Scielo RSS <![CDATA[Relações Internacionais (R:I)]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-919920160002&lang=pt vol. num. 50 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Nota introdutória</b>: <b>Populismo e migrações</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Era uma vez o populismo…</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O populismo está na ordem do dia. Este artigo dá uma visão geral das discussões conceptuais do fenómeno, e as suas consequências para a teoria e prática democráticas. O artigo conclui com uma discussão sobre a direita radical contemporânea, o seu caráter populista, e o impacto do tema da imigração para a sua ascensão na Europa.<hr/>Populism is on the agenda. This article gives an overview of the conceptual discussions about the phenomenon as well as its consequences to democratic theory and practice. The article concludes with a discussion of the contemporary radical right, its populist nature, and the impact of the theme of anti-immigration on its rise in Europe. <![CDATA[<b>A nova onda populista nos Estados Unidos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O populismo tem raízes profundas na política americana. Na atual campanha presidencial dos Estados Unidos, duas encarnações do populismo completamente diferentes obtiveram simultaneamente um apoio generalizado. À esquerda, Bernie Sanders apela a um amplo segmento da chamada «Geração do Milénio», que atingiu a maioridade numa época de estagnação económica. À direita, Donald Trump reflete as preocupações de muitos americanos comuns sobre a imigração em massa, as políticas comerciais, os gastos federais e o terrorismo. Estas duas versões competitivas de populismo fazem adivinhar uma polarização assustadora na América. As consequências podem ser graves, tanto para os Estados Unidos como para o mundo que se tornou tão dependente da sua liderança desde o final da Guerra Fria.<hr/>Populism has a long history in American politics. In the current U.S. presidential campaign, two widely different incarnations of populism have gained widespread support at the same time. On the political left, Bernie Sanders champions redistributive economic policies that resonate with members of the millennial generation who feel left behind in the stagnating American economy. On the political right, Donald Trump voices the concerns that many ordinary Americans have over immigration, trade policies, federal spending, and terrorism. These two competing versions of populism could presage great divisiveness in America. And the consequences could be substantial for the world which has become so dependent on American leadership since the end of the Cold War. <![CDATA[<b>A extrema-direita europeia perante a crise dos refugiados</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objeto de estudo do presente artigo é a extrema-direita europeia e a sua posição perante a recente crise dos refugiados. O objetivo é contrariar a tese do eterno retorno do fascismo, através das teorias da diversidade das extremas-direitas (a tradicional e a pós-industrial) e da sua dinâmica por vagas. Nesta base, as posições de partidos e movimentos de extrema-direita acerca da questão dos refugiados evidenciam empiricamente a polimorfia dessa família política e a profundidade do seu discurso: menos um chauvinismo racista trivial e mais umas alternativas radicais às políticas nacionais, à construção da Europa e ao seu papel geopolítico no Mediterrâneo.<hr/>The object of the paper is the European extreme-right and its perspetive on the refugees' crisis. The aim is to contrast the thesis of the eternal return of fascism through the theories of the varieties of the extreme-rights (the traditional ones and the post-industrial ones) and their dynamics by waves. On this basis, the statements of the extreme-right parties and movements about the refugees' crisis demonstrate empirically the polymorphic character of that political family and the strength of its discourse: not a mere racist chauvinism but a set of radical alternatives to the national policies, the European project and its geopolitical role in the Mediterranean region. <![CDATA[<b>Partidos de extrema-direita e a gestão da crise do asilo na Europa</b>: <b>O caso francês</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo explora a relação entre a evolução eleitoral de um partido de extrema-direita e a gestão da atual crise do asilo observada ao nível europeu por parte de um Estado-Membro da União Europeia, em particular no caso francês. Neste intuito, a investigação examina a evolução eleitoral da Frente Nacional, bem como as diversas mutações ao nível ideológico observadas neste partido. As ambiguidades identificadas na gestão da crise do asilo ao nível externo por parte do Presidente François Hollande e do Governo francês são associadas à ameaça eleitoral de Marine Le Pen nas eleições presidenciais de 2017.<hr/>This article explores the electoral development of an extreme right party and the management of the contemporary asylum crisis in Europe by one of the member states of the European Union, in particular France. With this purpose, the research examines the electoral development of the Front National and the ideological shifts within this party. The ambiguity identified on the management of asylum at the external level by President François Hollande and the French government are associated with the electoral threat posed by Le Pen at the 2017 presidential elections. <![CDATA[<b>O MoVimento 5 Estrelas e a lei férrea da oligarquia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nas últimas eleições legislativas italianas de 2013 o MoVimento 5 Estrelas (M5S), guiado pelo comediante Beppe Grillo, conseguiu 25 por cento dos votos. O M5S e a sua retórica antielitista fazem, indubitavelmente, parte da família dos partidos populistas. Os grillini, com um nível de instrução superior à média italiana, são motivados por um genuíno desejo de participação. Três são as características principais do MoVimento: por um lado, a retórica populista cidadão/elite e, por outro, o desejo de níveis acrescidos de democracia participativa e uma explícita preferência por formas de democracia direta.<hr/>In the last Italian general election (2013), the 5 Stars Movement (M5S) led by comedian Beppe Grillo gathered 25 per cent of the vote. The m5s and its antielitist rhetoric is undoubtedly part of the family of the populist parties. The profile of the grillini, with a higher level of education than the Italian average, is motivated by a genuine desire for participation. Three the main characteristic of the Movement: on one hand the populist rhetoric citizens/elite and on the other hand the whish for a more participatory democracy and finally an explicit preference for direct democracy. <![CDATA[<b>Orgulho e preconceito</b>: <b>A resposta europeia à crise de refugiados</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A crise internacional de refugiados afeta diretamente a União Europeia (UE), que entrou em modo de «crise» na procura de uma resposta para a gestão destes fluxos. No entanto, as divergências entre os estados-membros colocam vários entraves à construção de uma política global e coerente no seio da UE, a que se soma o crescente populismo e xenofobia no espaço comunitário, e que se reflete na adoção de medidas cada vez mais restritivas por parte de alguns estados-membros. Através da análise da resposta da União e dos seus membros a esta crise, concluímos que a resposta europeia resulta de acordos minimalistas entre os estados-membros.<hr/>The international refugee crisis is directly affecting the European Union (EU), which entered a ‘crisis' mode in the search for an answer for the management of these flows. However, the divergences between Member States put many obstacles to the construction of a comprehensive and coherent policy within the eu. Furthermore, the growing populism and xenophobia in the EU, translates into the adoption of increasingly more restrictive measures by the Member States. Through the analysis of the Union's and its members' response to the crisis, we concluded that the European answer is the result of minimum agreements between its Member States. <![CDATA[<b>Regresso a Bicesse</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A crise internacional de refugiados afeta diretamente a União Europeia (UE), que entrou em modo de «crise» na procura de uma resposta para a gestão destes fluxos. No entanto, as divergências entre os estados-membros colocam vários entraves à construção de uma política global e coerente no seio da UE, a que se soma o crescente populismo e xenofobia no espaço comunitário, e que se reflete na adoção de medidas cada vez mais restritivas por parte de alguns estados-membros. Através da análise da resposta da União e dos seus membros a esta crise, concluímos que a resposta europeia resulta de acordos minimalistas entre os estados-membros.<hr/>The international refugee crisis is directly affecting the European Union (EU), which entered a ‘crisis' mode in the search for an answer for the management of these flows. However, the divergences between Member States put many obstacles to the construction of a comprehensive and coherent policy within the eu. Furthermore, the growing populism and xenophobia in the EU, translates into the adoption of increasingly more restrictive measures by the Member States. Through the analysis of the Union's and its members' response to the crisis, we concluded that the European answer is the result of minimum agreements between its Member States. <![CDATA[<b>Bicesse</b>: <b>Uma visão estratégica inteligente</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A crise internacional de refugiados afeta diretamente a União Europeia (UE), que entrou em modo de «crise» na procura de uma resposta para a gestão destes fluxos. No entanto, as divergências entre os estados-membros colocam vários entraves à construção de uma política global e coerente no seio da UE, a que se soma o crescente populismo e xenofobia no espaço comunitário, e que se reflete na adoção de medidas cada vez mais restritivas por parte de alguns estados-membros. Através da análise da resposta da União e dos seus membros a esta crise, concluímos que a resposta europeia resulta de acordos minimalistas entre os estados-membros.<hr/>The international refugee crisis is directly affecting the European Union (EU), which entered a ‘crisis' mode in the search for an answer for the management of these flows. However, the divergences between Member States put many obstacles to the construction of a comprehensive and coherent policy within the eu. Furthermore, the growing populism and xenophobia in the EU, translates into the adoption of increasingly more restrictive measures by the Member States. Through the analysis of the Union's and its members' response to the crisis, we concluded that the European answer is the result of minimum agreements between its Member States. <![CDATA[<b>A relação entre executivo e legislativo na formulação de política externa no Brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estudos sobre a influência do Congresso Nacional na política externa brasileira são pouco frequentes, algo que deve ser revisto à luz dos debates sobre as relações executivo-legislativo. O presente artigo se voltará para estudar tal interação, especialmente para o padrão de comportamento do Congresso Nacional na aprovação de tratados, principal instrumento de influência legislativa sobre a política externa brasileira. Com o intuito de permitir um estudo aprofundado do tema, o artigo revisará a bibliografia nacional e internacional sobre atuação congressual em política externa e analisará os projetos de decreto legislativo deliberados no Congresso Nacional no período de 1990 a 2014.<hr/>Studies on National Congress' influence on the Brazilian foreign policy are unusual, but this to be reconsidered bearing in mind the debates on executive and legislative relations. This article will tackle this interaction, especially the National Congress behavioral pattern regarding the approval of international treaties and acts, bearing in mind that this is the main legislative instrument to influence Brazilian foreign policy. Aiming to allow for a thorough study on the matter, the article will conduct a revision of national and international bibliography on congressional influence in foreign policy and will analyze legislative decree projects that were deliberated by the Congress during the 1990-2014 period. <![CDATA[<b>Portugal e a guerra nas ondas hertzianas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estudos sobre a influência do Congresso Nacional na política externa brasileira são pouco frequentes, algo que deve ser revisto à luz dos debates sobre as relações executivo-legislativo. O presente artigo se voltará para estudar tal interação, especialmente para o padrão de comportamento do Congresso Nacional na aprovação de tratados, principal instrumento de influência legislativa sobre a política externa brasileira. Com o intuito de permitir um estudo aprofundado do tema, o artigo revisará a bibliografia nacional e internacional sobre atuação congressual em política externa e analisará os projetos de decreto legislativo deliberados no Congresso Nacional no período de 1990 a 2014.<hr/>Studies on National Congress' influence on the Brazilian foreign policy are unusual, but this to be reconsidered bearing in mind the debates on executive and legislative relations. This article will tackle this interaction, especially the National Congress behavioral pattern regarding the approval of international treaties and acts, bearing in mind that this is the main legislative instrument to influence Brazilian foreign policy. Aiming to allow for a thorough study on the matter, the article will conduct a revision of national and international bibliography on congressional influence in foreign policy and will analyze legislative decree projects that were deliberated by the Congress during the 1990-2014 period. <![CDATA[<b>A estranha oligarquia</b>: <b>O magnífico mito de Angola</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992016000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estudos sobre a influência do Congresso Nacional na política externa brasileira são pouco frequentes, algo que deve ser revisto à luz dos debates sobre as relações executivo-legislativo. O presente artigo se voltará para estudar tal interação, especialmente para o padrão de comportamento do Congresso Nacional na aprovação de tratados, principal instrumento de influência legislativa sobre a política externa brasileira. Com o intuito de permitir um estudo aprofundado do tema, o artigo revisará a bibliografia nacional e internacional sobre atuação congressual em política externa e analisará os projetos de decreto legislativo deliberados no Congresso Nacional no período de 1990 a 2014.<hr/>Studies on National Congress' influence on the Brazilian foreign policy are unusual, but this to be reconsidered bearing in mind the debates on executive and legislative relations. This article will tackle this interaction, especially the National Congress behavioral pattern regarding the approval of international treaties and acts, bearing in mind that this is the main legislative instrument to influence Brazilian foreign policy. Aiming to allow for a thorough study on the matter, the article will conduct a revision of national and international bibliography on congressional influence in foreign policy and will analyze legislative decree projects that were deliberated by the Congress during the 1990-2014 period.