Scielo RSS <![CDATA[Relações Internacionais (R:I)]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-919920140001&lang=pt vol. num. 41 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>As eleições europeias de 2014</b>: <b>o «gigante adormecido» já acordou?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>As instituições da UE na ressaca de Lisboa, e da crise</b>: <b>a quadratura do círculo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Tratado de Lisboa definiu uma nova equação de poderes para o sistema político da União Europeia, através da chamada reforma das instituições. Todavia, o equilíbrio institucional previsto em Lisboa foi alterado em virtude da crise do euro, tendo o poder político no seio da União pendido para o lado dos governos nacionais. O maior protagonismo do Conselho Europeu na gestão da crise foi acompanhado por uma mudança nas relações de poder entre os estados-membros, com a afirmação de uma potência hegemónica, e de um grupo de países que tiraram dividendos políticos da gestão da crise. Neste contexto, se deverá também analisar o impacto que a crise teve no papel desempenhado pela Comissão no processo político da União, bem como a forma como aquela instituição interagiu com os novos equilíbrios gerados.<hr/>The Lisbon Treaty settled a new balance of power within the EU political process, through the so-called institutional reform. However, the Lisbon balance of power was changed by the Euro crisis, which saw the strengthening of member states’ influence within the Union. The greater role taken by the European Council on crisis management went along with a new balance of power between member states, with Germany acting as a hegemonic power, and a group of countries taking political benefits from the crisis. The article also focuses on how the Euro crisis impacted on the role of the Commission and how the institution interacted with the new balance of powers. <![CDATA[<b>Os Partidos Políticos ao Nível Europeu</b>: <b>Evolução, Institucionalização e possíveis Desenvolvimentos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo visa avaliar os principais aspetos da institucionalização dos partidos políticos ao nível da União Europeia (UE). Os Partidos Políticos ao Nível Europeu (PPNE) foram formados fora das instituições europeias e, antes do Regulamento 2004-2003, foram basicamente federações transnacionais de partidos políticos nacionais. A introdução do financiamento público do orçamento da UE para os PPNE tinha como objetivo institucionalizar e apoiar estas organizações. No entanto, a influência dos ppne na esfera política europeia ainda é limitada. Embora duas mudanças institucionais e políticas já tenham sido implementadas - a aprovação de um novo estatuto para os partidos europeus e a nomeação de candidatos para a presidência da Comissão Europeia - o seu impacto na consolidação dos PPNE ainda precisa de ser verificado empiricamente.<hr/>The aim of the present article is to assess the main aspects of the institutionalization of party politics at the European Union level. The Political Parties at European Level (PPELS) originated outside the European institutions and were basically, before the approval of Regulation 2004-2003, transnational federations of national political parties. The introduction of public funding from the EU budget to the PPELs aimed to institutionalize and reinforce these organizations. However, the influence of PPELs in the European political sphere is still limited. Two institutional and political changes - namely the approval of a new Statute for European Parties and the nomination of candidates for the Presidency of the EU Commission - have been implemented, but their consequences on the consolidation of PPELs still need to be verified empirically. <![CDATA[<b>A Esquerda Em Vésperas Das Eleições Europeias De 2014</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo trata a situação das duas famílias partidárias herdeiras da clivagem de classes: a social-democracia e a esquerda radical. Analisam-se as suas dinâmicas internas, o seu posicionamento face à integração europeia bem como a evolução das respetivas representações no Parlamento Europeu no intuito de perceber como, ambas, encaram as eleições europeias do mês de maio de 2014. Enquanto classe, nele destacamos uma profunda divisão da esquerda. Os desacordos entre social-democracia e esquerda radical cristalizam-se em torno de questões relativas à democracia, à economia e à política externa, e traduzem uma oposição quanto ao rumo a dar à globalização.<hr/>The present paper focuses on the two partisan families that have stemmed from the class cleavage: Social Democracy and the radical Left. Their inner workings and their stance vis-à-vis the European integration are analysed, as well as the evolution of their respective representations in the European Parliament, in order to grasp how each of them envisages the May 2014 European elections. As a class, a pronounced division in the Left is strongly stressed. The disagreements between Social Democracy and radical Left are centered around issues relating to democracy, economy and foreign policy, and evince a conflict over what should be the course of globalization. <![CDATA[<b>A Direita Radical E As Eleições Europeias Em 2014</b>: <b>Nacionalistas Em Busca De Pontes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na contagem decrescente para as próximas eleições europeias, diversos analistas têm olhado com interesse para as alternativas políticas que se comprometem a abalar o atual status quo europeu através das urnas. De entre estas, a direita radical prepara-se para expandir a sua presença num Parlamento Europeu fortalecido pelo Tratado de Lisboa. Este artigo pretende explorar a relação que tal campo político tem mantido com as instituições europeias ao longo das décadas, assim como os desafios que terá pela frente. Numa conjuntura socioeconómica favorável para os seus objetivos, a direita radical terá primeiro de enfrentar as suas fragilidades internas.<hr/>In the countdown to the upcoming European elections, analysts have been increasingly paying attention to the political alternatives that intend to undermine the current status quo in Brussels. Within this group, the radical right is preparing to expand a its presence in the European Parliament, set to be strengthened by the Lisbon Treaty. This article explores the way these parties have dealt with the European institutions over the last decades, the changes they have been through, as well as the challenges that lie ahead. Although the socioeconomic scenario might favour its ambitions, the radical right still needs to cope with its internal fragilities. <![CDATA[<b>Os Programas Eleitorais Das Europeias De 2014</b>: <b>Uma Análise Preliminar Das Principais Dimensões De Competição</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em Portugal, a opinião pública e as elites têm dado um apoio constante ao projeto europeu. Desde a entrada de Portugal na CEE, em 1986, os principais partidos políticos foram fortes apoiantes da Europa. Nos últimos anos, porém, a crise económica e política tem vindo a erodir o apoio ao projeto europeu. Este trabalho faz uma análise preliminar das principais dimensões de competição das eleições europeias de 2014, analisando o posicionamento dos cinco maiores partidos portugueses em relação à integração europeia, ao euro, à renegociação da dívida, aos eurobonds, e aos cortes nas pensões, num contexto favorável à contestação da integração europeia e dos seus resultados.<hr/>The European project has enjoyed a substantive support from both elite and masses in Portugal. Since the country joined the ecc, in 1986, the main political parties have been strong supporters of Europe. In recent years, however, political and economic crises have undermined the support for the European project. In this paper we produce a preliminary analysis of the competition dimensions in the 2014 European elections. We empirically analyze the position of the five most important Portuguese political parties towards European integration, the Euro, debt renegotiation, Eurobonds, and changes in pensions in a context that fosters contestation of European integration and its outputs. <![CDATA[<b>O Apoio dos «Cidadãos» e das «Elites» à UE, antes e depois da Crise Financeira</b>: <b>Os Países Periféricos da Europa do Sul (Grécia, Portugal e Espanha) numa perspetiva comparada</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Recorrendo a dados do Euro-barómetro e do projeto INTUNE, este artigo estuda os efeitos da crise económica de 2008 no apoio à União Europeia (UE), quer entre os cidadãos, quer entre os seus representantes, na Grécia, Portugal e Espanha, em comparação com o resto da União Europeia (UE27 ou UE17). O artigo revela que a crise financeira diminuiu profundamente o nível de confiança que os cidadãos da UE depositam nesta, mas o seu efeito não é imediato. Ao fazer o controlo de uma série de explicações, o efeito da crise económica no período 2007-2009 é só aparente entre as elites políticas e apenas na ligação à UE.<hr/>Relying on data from the Euroba-rometer and the INTUNE project, the present paper studies the effects of the 2008 economic crisis on the support to the European Union, both among citizens and their representatives, in Greece, Portugal and Spain, and comparatively, in the remaining EU countries (EU27 or EU17). The paper discloses the fact that the financial crisis entailed a significant decrease in the confidence levels of the citizens towards the EU, although this effect is not immediate. After controlling for a variety of explanations, it has been made plain that the effect of the economic crisis between 2007 and 2009 is visible only among the political elites and only as regards their level of attachment to the EU. <![CDATA[<b>O Brasil e a Integração na América do Sul</b>: <b>Uma Análise dos Últimos Dez Anos (2003-2013)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992014000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo busca analisar a atual dinâmica da integração sul americana e o papel desempenhado pelo Brasil na região. A formação da UNASUL evidencia certa dinâmica de projeção de novos temas e questões na cooperação regional, dentre os quais merecem dest aque as dimensões da segurança, da infraestrutura e do financiamento. Pretendemos averiguar se o sentido da cooperação na América do Sul mudou com a formação da UNASUL, e em que medida é possível a construção de um processo de integração regional que tem como objetivo o fortalecimento da autonomia nacional.<hr/>The aim of this article is to analyze the current dynamics of South American integration and the role played by Brazil in the region. The formation of UNASUR evidences the projection of new themes and issues in regional cooperation, among which, the dimensions of security, infrastructure and financing. The projection of these issues opens up the possibility of change in historical dilemmas of cooperation and integration in South America and can offer new indications about the direction Brazilian foreign policy seeks to confer on regional integration. We intend to examine whether the sense of cooperation in South America has changed with the formation of UNASUR, and to what extent it is possible to build a regional integration process that aims to strengthen national autonomy. <![CDATA[<b>Para Além da Fluidez e das Relações de Poder</b>: <b>O Caso do Sudão Do Sul</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992014000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem por objetivo analisar a problemática da independência do Sudão do Sul, partindo de uma análise teórica sobre a imposição das fronteiras na região. O Sudão do Sul se tornou um país independente em 9 de julho de 2011, após uma votação nacional em prol da secessão do país. Todavia, algumas questões políticas e econômicas ainda permanecem sem solução desde sua independência, especialmente no que se refere à contestação da região de Abyei. Nesse sentido, a ênfase recai sobre a avaliação das relações de poder e as consequências dessa dinâmica para o povo sudanês, no quadro das teorias pós-modernistas.<hr/>This article aims to analyze the issue of the independence of South Sudan, starting with a theoretical analysis on the imposition of borders in the region. Southern Sudan became an independent country on July 9th 2011, after a nationwide vote in favor of country secession, however, some political and economic problems still remain unresolved since their independence, especially with regard to the defense of Abyei region. Thus, the emphasis is on the evaluation of power relations and the consequences of this dynamic for the Sudanese people, with the framework of the postmodernist theories. <![CDATA[<b>Em Busca Das Fundações Intelectuais Do Renascimento Asiático</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992014000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem por objetivo analisar a problemática da independência do Sudão do Sul, partindo de uma análise teórica sobre a imposição das fronteiras na região. O Sudão do Sul se tornou um país independente em 9 de julho de 2011, após uma votação nacional em prol da secessão do país. Todavia, algumas questões políticas e econômicas ainda permanecem sem solução desde sua independência, especialmente no que se refere à contestação da região de Abyei. Nesse sentido, a ênfase recai sobre a avaliação das relações de poder e as consequências dessa dinâmica para o povo sudanês, no quadro das teorias pós-modernistas.<hr/>This article aims to analyze the issue of the independence of South Sudan, starting with a theoretical analysis on the imposition of borders in the region. Southern Sudan became an independent country on July 9th 2011, after a nationwide vote in favor of country secession, however, some political and economic problems still remain unresolved since their independence, especially with regard to the defense of Abyei region. Thus, the emphasis is on the evaluation of power relations and the consequences of this dynamic for the Sudanese people, with the framework of the postmodernist theories. <![CDATA[<b>Duas nações dentro de uma</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992014000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem por objetivo analisar a problemática da independência do Sudão do Sul, partindo de uma análise teórica sobre a imposição das fronteiras na região. O Sudão do Sul se tornou um país independente em 9 de julho de 2011, após uma votação nacional em prol da secessão do país. Todavia, algumas questões políticas e econômicas ainda permanecem sem solução desde sua independência, especialmente no que se refere à contestação da região de Abyei. Nesse sentido, a ênfase recai sobre a avaliação das relações de poder e as consequências dessa dinâmica para o povo sudanês, no quadro das teorias pós-modernistas.<hr/>This article aims to analyze the issue of the independence of South Sudan, starting with a theoretical analysis on the imposition of borders in the region. Southern Sudan became an independent country on July 9th 2011, after a nationwide vote in favor of country secession, however, some political and economic problems still remain unresolved since their independence, especially with regard to the defense of Abyei region. Thus, the emphasis is on the evaluation of power relations and the consequences of this dynamic for the Sudanese people, with the framework of the postmodernist theories. <![CDATA[<b>Nação E Identidade Nacional Em Moçambique</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992014000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem por objetivo analisar a problemática da independência do Sudão do Sul, partindo de uma análise teórica sobre a imposição das fronteiras na região. O Sudão do Sul se tornou um país independente em 9 de julho de 2011, após uma votação nacional em prol da secessão do país. Todavia, algumas questões políticas e econômicas ainda permanecem sem solução desde sua independência, especialmente no que se refere à contestação da região de Abyei. Nesse sentido, a ênfase recai sobre a avaliação das relações de poder e as consequências dessa dinâmica para o povo sudanês, no quadro das teorias pós-modernistas.<hr/>This article aims to analyze the issue of the independence of South Sudan, starting with a theoretical analysis on the imposition of borders in the region. Southern Sudan became an independent country on July 9th 2011, after a nationwide vote in favor of country secession, however, some political and economic problems still remain unresolved since their independence, especially with regard to the defense of Abyei region. Thus, the emphasis is on the evaluation of power relations and the consequences of this dynamic for the Sudanese people, with the framework of the postmodernist theories.