Scielo RSS <![CDATA[Relações Internacionais (R:I)]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-919920110004&lang=pt vol. num. 32 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>O desafio crítico dos estudos para a paz</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992011000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os estudos para a paz constituem um elemento frequentemente referido no bloco de propostas teóricas que, no quadro do que ficou conhecido como o «quarto debate», veio contestar os pressupostos mais fundos do cânone racionalista e positivista em relações internacionais. Neste texto tentarei mostrar, em primeiro lugar, como essa identidade da Escola dos Estudos para a Paz foi construída a partir da negociação de tensões internas ao seu próprio discurso. Num segundo momento, ensaiarei uma leitura deste suposto desvirtuamento dos estudos para a paz, interrogando as vias de resgate possível do seu sentido crítico e emancipador originário no nosso tempo.<hr/>Peace Studies constitute an element often mentioned among the theoretical proposals in the framework of what came to be known as the “fourth debate”, coming to contest the deepest assumptions of the realist and positivist approaches in international relations. In this text I seek to clarify how that identity of the Peace Studies School was constructed on the basis of negotiations regarding inner tensions in its own discourse. Afterwards, I will argue about a des-virtualization of peace studies, questioning the avenues for possible rescuing of its original critical and emancipatory meaning in current days. <![CDATA[<b>A construção da paz em cenários de anarquia</b>: <b>uma inversão do foco de análise</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992011000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, argumenta-se que o construtivismo teria muito a oferecer às construções teóricas da paz caso conseguisse afastar-se da ontologia realista das guerras e dos conflitos, uma vez que perceber a paz como «socialmente construída» significa entender e analisar as ideias compartilhadas que informam a interacção dos agentes a nível internacional. Para defender o argumento, inverte-se aqui o foco da abordagem construtivista de Alexander Wendt e avaliam-se as possibilidades teóricas de paz - e não as de conflito - existentes em cada uma das culturas de anarquia identificadas por aquele autor: a hobbesiana, a lockeana e a kantiana.<hr/>This article argues that constructivism would have much to offer to theoretical constructions of peace in case it was able to distance itself from the realist ontology of wars and conflicts, since understanding peace as “socially constructed” means understanding and analyzing the shared ideas that inform agents’ interaction at the international level. To pursue the argument, the focus of Alexander Wendt’s approach is here inverted and the theoretical possibilities for peace are assessed - not those of conflict - regarding each of the anarchical cultures identified by the author: the Hobbesian, the Lockean and the Kantian. <![CDATA[<b>Da guerra à paz no Sudão</b>: <b>as (in)visibilidades do Acordo Geral de Paz</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992011000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No estudo actual sobre conflitos internos violentos são dominantes as visões que sublinham o papel decisivo das identidades religiosas e étnicas. Esta perspectiva primordialista, contudo, retira a atenção de outras causas, nomeadamente as desigualdades socioeconómicas profundas entre grupos. Partindo do conflito Norte-Sul no Sudão, as suas origens e a evolução dos modelos de resolução de conflito e de construção da paz, que culminaram com a assinatura do Acordo Geral de Paz de 2005, argumentamos que estratégias sustentáveis de paz implicam uma resposta às desigualdades mais complexas existentes e a desconstrução de visões simplistas sobre o papel da etnicidade e da religião.<hr/>In the current study of conflicts, dominant visions tend to underline the decisive role of primordial ethnic or religious identities. This primordialist perspective, however, takes attention away from other important causes that contribute to the emergence and perpetuation of conflict, namely deep socioeconomic inequalities between groups. Departing from Sudan’s North-South conflict, its origins and the evolution in the conflict resolution and peacebuilding models that culminated with the signature of the 2005 Comprehensive Peace Agreement, we argue that effective and sustainable peace strategies in Sudan (and elsewhere) imply addressing the more structural inequalities at stake and the deconstruction of simplistic views of the role of ethnicity and religion. <![CDATA[<b>Ruanda</b>: <b>entre a segurança e a liberdade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992011000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Dezassete anos depois do genocídio, o Ruanda permanece um país dividido e refém da oposição entre hutus e tutsis, colonizados e colonizadores, carrascos e vítimas. Enquanto o Presidente Kagame e o FPR permanecerem no poder a instalação da democracia será adiada. Só um processo de reconciliação entre os ruandeses e a sua história, e uma renovação da forma como se vê e se faz política permitirá uma transição real - e segura - para a democracia.<hr/>Seventeen years after the genocide, Rwanda remains a divided country shaped by the opposition between Hutus and Tutsis, colonized and settlers, genocidaires and victims. As President Kagame and the RPF stand firmly in control of the country, democracy is delayed. Only a reconciliation process among Rwandese and their history, and the renewing of the policy making will allow a real transition to democracy. <![CDATA[<b>Portugal no contexto da crise do euro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992011000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O sucesso de Portugal na superação da crise depende não apenas das suas decisões, mas também da estabilização financeira da zona euro e da forma como a União Europeia continuar a gerir a crise. As origens económicas, políticas e institucionais da crise podem ser encontradas não só nos países mais afectados mas também na construção e gestão política da zona euro no seu todo. Apesar dos problemas e desequilíbrios estruturais da economia portuguesa, uma análise temporal da crise demonstra o efeito de contágio. Travar este contágio e preservar a estabilidade da zona euro são os objectivos mais urgentes da União.<hr/>The Portuguese successful superation of the current crisis depends on its decisions but also on the financial stabilization of the euro area and how the European Union continues to address it. The economic, political, and institutional roots of this crisis can be found not only within the most affected countries but also in the construct and in the political management of the euro area as a whole. Despite the Portuguese structural problems and imbalances the contagion effects are obvious from the crisis timeline. Stopping contagion and preserving the stability of the whole area is the Union’s most pressing objective. <![CDATA[<b>Nos tiros de partida para a inevitável revisão do Tratado de Lisboa</b>: <b>Quem ousa abrir todas as <i>matrioshkas</i>?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992011000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo sustenta-se que passos na direcção da União Política ditados por maiores ambições em matéria de Política Externa e de Segurança Comum continuam a ser, por diversas razões, uma miragem. E como a Alemanha, nas discussões pré-Tratado de Lisboa, nunca mostrou vontade em mexer nos equilíbrios de Maastricht em sede de União Económica e Monetária, também não era nessa área que alguma vez alguém esperaria progressos institucionais significativos. Mas de repente, vinda do nada, a chamada crise das dívidas soberanas, neste último domínio, vai determinar uma inevitável revisão dos tratados europeus.<hr/>This paper argues that steps towards a Political Union dictated by major ambitions in terms of the Common Foreign and Security Policy continue to be, for various reasons, a mirage. And as Germany, at the pre-Lisbon Treaty discussions, as never shown willingness to change the balances from Maastricht regarding the Economic and Monetary Union, it was also not in that area that one would be expecting significant institutional progress. However, suddenly, coming from nowhere, the so-called sovereign debt crisis, in this last domain, will determine an inevitable revision of the European treaties. <![CDATA[<b><i>Pax Germanica</i></b>: <b>A nova paz liberal e a velha <i>Angst</i> europeia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992011000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo procura contribuir para uma reflexão sobre a actual crise europeia através de uma teorização crítica do liberalismo, aqui caracterizado como pressuposto filosófico, político e ontológico de uma paz liberal que assenta cada vez mais num cenário geopolítico de germanização progressiva da Europa. Neste sentido, iremos revisitar dois ensaios produzidos por Carl Schmitt e Emmanuel Levinas, cujas críticas ao modelo de paz liberal descrevem muitas das limitações do modelo industrial e tecnocrático que a sustenta mas sobretudo a forma como este modelo abre caminho ao seu próprio colapso.<hr/>This paper seeks to contribute to a reflection on the current European crisis through a critical theorization of liberalism, here characterized as a philosophical, political and ontological assumption of a liberal peace that rests increasingly on the geopolitical scenario of germanisation of Europe. Therefore, two main essays are revisited in the paper, one by Carl Schmitt and the other by Emanuel Levinas, their criticisms to the model of liberal peace describes many of the limitations of the industrial and technocratic model that underpins it, but above all the way in which this model paves the way for its own collapse. <![CDATA[<b>Kosovo</b>: <b>os desafios à democratização</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992011000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo foca a relação entre o Estado e a democracia no Kosovo analisando três das suas dimensões: o reconhecimento internacional, a capacidade governativa e a coesão nacional. Tendo declarado unilateralmente a independência em Fevereiro de 2008, o Kosovo tem procurado a concretização de dois grandes objectivos: obter o total reconhecimento internacional do Estado e continuar o seu processo de transição rumo à democracia e à economia de mercado, aproximando-se da União Europeia.<hr/>This article focuses the relation between the state and democracy in Kosovo, analysing three of its dimensions: the international recognition, the govern capacity and the national cohesion. After the unilaterally declaration of independence in February 2008, Kosovo searches to concretize two main goals: to obtain the State total international recognition and to pursue its transition process towards the democracy and market economy, approaching the European Union. <![CDATA[<b>As relações entre a Alemanha e a Rússia</b>: <b>duas políticas externas em transição</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992011000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as políticas externas da Alemanha e da Federação Russa com enfoque no período de transição pós-Guerra Fria até aos dias de hoje. O artigo argumenta que uma análise desta relação bilateral implica a centralidade de aspectos históricos, políticos, económicos e de segurança energética, que têm estado subjacentes ao desenvolvimento desta relação, confirmando um passado histórico de cooperação e mesmo proximidade em alguns momentos importantes na relação russo-alemã.<hr/>This article analyses the foreign policies of Germany and the Russian Federation focusing on the post-Cold War transition period up to the present. The article argues that the analysis of this bilateral relationship implies the centrality of historical, political, economic and energy security aspects, which have been underlying the development of this relationship, confirming a historical past of cooperation and even proximity in some fundamental moments in the German-Russian relationship. <![CDATA[<b>A isóbare dos Açores</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992011000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as políticas externas da Alemanha e da Federação Russa com enfoque no período de transição pós-Guerra Fria até aos dias de hoje. O artigo argumenta que uma análise desta relação bilateral implica a centralidade de aspectos históricos, políticos, económicos e de segurança energética, que têm estado subjacentes ao desenvolvimento desta relação, confirmando um passado histórico de cooperação e mesmo proximidade em alguns momentos importantes na relação russo-alemã.<hr/>This article analyses the foreign policies of Germany and the Russian Federation focusing on the post-Cold War transition period up to the present. The article argues that the analysis of this bilateral relationship implies the centrality of historical, political, economic and energy security aspects, which have been underlying the development of this relationship, confirming a historical past of cooperation and even proximity in some fundamental moments in the German-Russian relationship. <![CDATA[<b>Integração europeia e partidos políticos</b>: <b>a lição que vem de Varsóvia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992011000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as políticas externas da Alemanha e da Federação Russa com enfoque no período de transição pós-Guerra Fria até aos dias de hoje. O artigo argumenta que uma análise desta relação bilateral implica a centralidade de aspectos históricos, políticos, económicos e de segurança energética, que têm estado subjacentes ao desenvolvimento desta relação, confirmando um passado histórico de cooperação e mesmo proximidade em alguns momentos importantes na relação russo-alemã.<hr/>This article analyses the foreign policies of Germany and the Russian Federation focusing on the post-Cold War transition period up to the present. The article argues that the analysis of this bilateral relationship implies the centrality of historical, political, economic and energy security aspects, which have been underlying the development of this relationship, confirming a historical past of cooperation and even proximity in some fundamental moments in the German-Russian relationship. <![CDATA[<b>A demanda da Europa Comunitária</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992011000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as políticas externas da Alemanha e da Federação Russa com enfoque no período de transição pós-Guerra Fria até aos dias de hoje. O artigo argumenta que uma análise desta relação bilateral implica a centralidade de aspectos históricos, políticos, económicos e de segurança energética, que têm estado subjacentes ao desenvolvimento desta relação, confirmando um passado histórico de cooperação e mesmo proximidade em alguns momentos importantes na relação russo-alemã.<hr/>This article analyses the foreign policies of Germany and the Russian Federation focusing on the post-Cold War transition period up to the present. The article argues that the analysis of this bilateral relationship implies the centrality of historical, political, economic and energy security aspects, which have been underlying the development of this relationship, confirming a historical past of cooperation and even proximity in some fundamental moments in the German-Russian relationship. <![CDATA[<b>Em busca de uma visão total da estratégia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992011000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as políticas externas da Alemanha e da Federação Russa com enfoque no período de transição pós-Guerra Fria até aos dias de hoje. O artigo argumenta que uma análise desta relação bilateral implica a centralidade de aspectos históricos, políticos, económicos e de segurança energética, que têm estado subjacentes ao desenvolvimento desta relação, confirmando um passado histórico de cooperação e mesmo proximidade em alguns momentos importantes na relação russo-alemã.<hr/>This article analyses the foreign policies of Germany and the Russian Federation focusing on the post-Cold War transition period up to the present. The article argues that the analysis of this bilateral relationship implies the centrality of historical, political, economic and energy security aspects, which have been underlying the development of this relationship, confirming a historical past of cooperation and even proximity in some fundamental moments in the German-Russian relationship. <![CDATA[<b>Memórias</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992011000400014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as políticas externas da Alemanha e da Federação Russa com enfoque no período de transição pós-Guerra Fria até aos dias de hoje. O artigo argumenta que uma análise desta relação bilateral implica a centralidade de aspectos históricos, políticos, económicos e de segurança energética, que têm estado subjacentes ao desenvolvimento desta relação, confirmando um passado histórico de cooperação e mesmo proximidade em alguns momentos importantes na relação russo-alemã.<hr/>This article analyses the foreign policies of Germany and the Russian Federation focusing on the post-Cold War transition period up to the present. The article argues that the analysis of this bilateral relationship implies the centrality of historical, political, economic and energy security aspects, which have been underlying the development of this relationship, confirming a historical past of cooperation and even proximity in some fundamental moments in the German-Russian relationship. <![CDATA[<b>História internacional</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992011000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as políticas externas da Alemanha e da Federação Russa com enfoque no período de transição pós-Guerra Fria até aos dias de hoje. O artigo argumenta que uma análise desta relação bilateral implica a centralidade de aspectos históricos, políticos, económicos e de segurança energética, que têm estado subjacentes ao desenvolvimento desta relação, confirmando um passado histórico de cooperação e mesmo proximidade em alguns momentos importantes na relação russo-alemã.<hr/>This article analyses the foreign policies of Germany and the Russian Federation focusing on the post-Cold War transition period up to the present. The article argues that the analysis of this bilateral relationship implies the centrality of historical, political, economic and energy security aspects, which have been underlying the development of this relationship, confirming a historical past of cooperation and even proximity in some fundamental moments in the German-Russian relationship.