Scielo RSS <![CDATA[Relações Internacionais (R:I)]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-919920100001&lang=pt vol. num. 25 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Lisboa</b>: <b>as dúvidas ainda sem resposta</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992010000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>A nova Europa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992010000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>A «casa europeia» de Lisboa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992010000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>A defesa europeia depois do Tratado de Lisboa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992010000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, a União Europeia (UE) passou a dispor de um conjunto de instrumentos institucionais para melhor responder aos desafios que enfrenta, com vista a dotar a UE de uma visão global e integrada, para a produção de segurança e estabilidade. O artigo reflecte, numa primeira parte, sobre a evolução da política de defesa da UE, depois identifica as alterações introduzidas neste domínio pelo Tratado de Lisboa e alguns dos desafios com que a UE se vai confrontar, e por fim analisa a defesa europeia no quadro da Aliança Atlântica.<hr/>With the coming into force of the Lisbon Treaty, the European Union has become better suited institutionally to respond to the challenges, with the aim of endowing the Union with a global and integrated vision towards the promotion of security and stability. This article reflects firstly, on the evolution of the EU defense policy, secondly, on the changes and challenges introduced in this domain by the Lisbon Treaty and finally analyses European defense within the framework of the Atlantic Alliance. <![CDATA[<b>A Defesa Europeia em Lisboa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992010000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Como fica a segurança e defesa da UE no Tratado de Lisboa? Esta é uma área tradicionalmente de difícil integração europeia, pois está entre os poderes fundamentais do Estado soberano moderno. Por outro lado, os custos crescentes da defesa, um mundo em que as ameaças podem ser mais difusas, mas não são menos reais, e a crise económica e financeira tornam mais premente e mais provável mudanças neste campo. Quais são os avanços que o Tratado de Lisboa vem trazer no campo da segurança e defesa, quais serão os desafios da sua implementação? Estas são as questões fundamentais com que se debate este texto.<hr/>How are security and defense dealt with in the Lisbon Treaty? Traditionally this is an area of difficult integration due to the fact that it is here that reside the main powers of the modern sovereign state. The growing defense costs, a world with more diffuse threats, and the economic and financial crisis make changes in this domain more necessary and probable. What is the extent of novelty and the challenges of the Lisbon Treaty regarding security and defense? These are the main questions debated on this article. <![CDATA[<b>O Tratado de Lisboa e a <i>Security Actorness</i> da UE</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992010000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo de uma abordagem compreensiva da security actorness da União Europeia, é analisado o contributo do Tratado de Lisboa no domínio da segurança. A explicitação da actorness, no pós-Guerra Fria, obedeceu à lógica vestefaliana de separação entre as dimensões externa e interna da segurança. No pós-pós-Guerra Fria, a complexidade da ameaça favoreceu a transpilarização e confirmou a natureza compreensiva e muldimensional do actor. O tratado reformador contribui para a construção gradualista do mesmo, associada à ascensão da agenda securitária europeia. As alterações introduzidas evidenciam, no entanto, uma ambiguidade construtiva que se traduz na existência, por um lado, de disposições facilitadoras de uma actuação compreensiva e, por outro, de uma pilarização encoberta, combinada com a ausência de uma preocupação explícita relativa à coerência do actor de segurança.<hr/>Starting from a comprehensive approach to the eu security actorness this article analyzes the contribution of the Lisbon Treaty to security issues. The post-Cold War actorness has obeyed the Westphalian logic of separation between the internal and external dimensions of security. The current complexity of threats has favored the trend towards transpilarization, confirming the comprehensive and multidimensional nature of the actor. The reform treaty allows for this gradual construction of the actor, related to the consolidation of the European security agenda. However, the changes introduced highlight a constructive contradiction reflected on the dispositions that facilitate a comprehensive approach, and on the covert pilarization, combined with the absence of an explicit concern about the coherence of the security actor. <![CDATA[<b>A internacionalização da questão de Timor-Leste</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992010000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata o processo que levou à internacionalização da questão de Timor-Leste após a invasão e ocupação indonésia, ocorrida a 7 de Dezembro de 1975. O modo como o problema foi examinado na e pela Organização das Nações Unidas constituirá o essencial da análise, embora a questão de Timor-Leste tenha sido discutida em muitas outras instâncias e fora internacionais.<hr/>This article deals with the process that led to the internationalization of the East Timorese question, after the Indonesian invasion and occupation that occurred on December 7, 1975. The way how the question has been examined in and by the United Nations constitutes the core of the analysis, despite the question being discussed at other international forums. <![CDATA[<b>«Será que verei Lisboa?» Peregrinações de franceses no <i>Processo Revolucionário em Curso</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992010000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975, o processo revolucionário que ocorre em Portugal suscita um interesse invulgar em França. Centenas de franceses afluem a Portugal, sobretudo a Lisboa, para conhecer a Revolução, vivê-la e participar nela. Que fenómenos explicam este entusiasmo e esta peregrinação? Que procuram estes peregrinos em Portugal? Estes turistas singulares têm influência sobre o PREC? Este artigo descreve como esta peregrinação se inscreve no campo cultural francês do período final dos «anos 68», se articula com debates internos ao campo político francês e resulta da promoção de um novo turismo pelo esquerdismo cultural.<hr/>In Portugal, between April 25, 1974 and November 25, 1975, the revolutionary process elicited an unusual interest in France. Hundreds of Frenchs came to Portugal, mainly to Lisbon, to know, live and participate in the Revolution. Which reasons explain this enthusiasm and peregrination? What were the peregrines looking for in Portugal? Did these singular tourists have any influence on PREC? This article describes how the peregrination could be included on French cultural developments of 1968, and how it could be articulated with French internal and political debates. <![CDATA[<b>O apoio de Salazar a Ian Smith. Uma análise poli-heurística</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992010000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O empenho em política externa parece ser essencialmente o resultado de um processo de política interna e, por esta razão, a tomada de decisão do líder político tem como ponto de referência a sua manutenção no poder. É esta a tese principal da teoria poli-heurística de tomada de decisão, e o caso que se apresenta tem por objectivo a aplicação dessa teoria. A decisão de Oliveira Salazar em apoiar Ian Smith, primeiro-ministro da Rodésia do Sul, evidencia que o estudo da política interna, nomeadamente a liderança política, sistema político e tomada de decisão, devem assumir a mesma relevância que a análise do sistema internacional quando se estuda o empenho dos estados nas relações internacionais.<hr/>Commitment in foreign policy seems to be mostly a consequence of a domestic policy process, and in this way, when a political leader makes a decision this is underlined by his maintenance in power. This is the main argument of the poliheuristic theory of decision making. The case study presented here tests this theory, looking at the decision of Oliveira Salazar to support Ian Smith, South Rhodesian prime-minister, which stresses that the study of domestic policy, political systems and decision making should have the same relevance of the international system, when we analyze foreign policy states commitment. <![CDATA[<b>Uma autonomia energética sustentável para Portugal. Mitigar as alterações climáticas desenvolvendo segurança económica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992010000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As alterações climáticas, a segurança nacional e a dependência de energia são questões intimamente inter-relacionadas; deste modo, a segurança energética subiu para o topo da agenda dos responsáveis políticos, organizações internacionais e empresas. O artigo começa por reflectir sobre a segurança energética, avalia a segurança e a dependência energética no quadro da União Europeia e compara o Índice de Risco Geopolítico de Segurança Energética de Portugal e Suécia.<hr/>Climate changes, national security and energy dependence are deeply related questions, so energy security is on the top of the international agenda. This article starts to debate the idea of energy security, than examine the energy security and dependence on the European Union set, and finally compare Portugal and Sweden. <![CDATA[<b>O Tratado de Lisboa e o paradoxo comunitário que linhas divisórias entre os estados-membros e a UE?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992010000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As alterações climáticas, a segurança nacional e a dependência de energia são questões intimamente inter-relacionadas; deste modo, a segurança energética subiu para o topo da agenda dos responsáveis políticos, organizações internacionais e empresas. O artigo começa por reflectir sobre a segurança energética, avalia a segurança e a dependência energética no quadro da União Europeia e compara o Índice de Risco Geopolítico de Segurança Energética de Portugal e Suécia.<hr/>Climate changes, national security and energy dependence are deeply related questions, so energy security is on the top of the international agenda. This article starts to debate the idea of energy security, than examine the energy security and dependence on the European Union set, and finally compare Portugal and Sweden. <![CDATA[<b>A ilusão colectiva do colapso americano</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992010000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As alterações climáticas, a segurança nacional e a dependência de energia são questões intimamente inter-relacionadas; deste modo, a segurança energética subiu para o topo da agenda dos responsáveis políticos, organizações internacionais e empresas. O artigo começa por reflectir sobre a segurança energética, avalia a segurança e a dependência energética no quadro da União Europeia e compara o Índice de Risco Geopolítico de Segurança Energética de Portugal e Suécia.<hr/>Climate changes, national security and energy dependence are deeply related questions, so energy security is on the top of the international agenda. This article starts to debate the idea of energy security, than examine the energy security and dependence on the European Union set, and finally compare Portugal and Sweden. <![CDATA[<b>Descontruções e Reconstruções em <i>A Guerra dos Cinco Dias</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992010000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As alterações climáticas, a segurança nacional e a dependência de energia são questões intimamente inter-relacionadas; deste modo, a segurança energética subiu para o topo da agenda dos responsáveis políticos, organizações internacionais e empresas. O artigo começa por reflectir sobre a segurança energética, avalia a segurança e a dependência energética no quadro da União Europeia e compara o Índice de Risco Geopolítico de Segurança Energética de Portugal e Suécia.<hr/>Climate changes, national security and energy dependence are deeply related questions, so energy security is on the top of the international agenda. This article starts to debate the idea of energy security, than examine the energy security and dependence on the European Union set, and finally compare Portugal and Sweden. <![CDATA[<b>Um olhar diferente sobre a República Islâmica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992010000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As alterações climáticas, a segurança nacional e a dependência de energia são questões intimamente inter-relacionadas; deste modo, a segurança energética subiu para o topo da agenda dos responsáveis políticos, organizações internacionais e empresas. O artigo começa por reflectir sobre a segurança energética, avalia a segurança e a dependência energética no quadro da União Europeia e compara o Índice de Risco Geopolítico de Segurança Energética de Portugal e Suécia.<hr/>Climate changes, national security and energy dependence are deeply related questions, so energy security is on the top of the international agenda. This article starts to debate the idea of energy security, than examine the energy security and dependence on the European Union set, and finally compare Portugal and Sweden. <![CDATA[<b>O Comité de Londres ou a tentativa de contenção da Guerra Civil de Espanha</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992010000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As alterações climáticas, a segurança nacional e a dependência de energia são questões intimamente inter-relacionadas; deste modo, a segurança energética subiu para o topo da agenda dos responsáveis políticos, organizações internacionais e empresas. O artigo começa por reflectir sobre a segurança energética, avalia a segurança e a dependência energética no quadro da União Europeia e compara o Índice de Risco Geopolítico de Segurança Energética de Portugal e Suécia.<hr/>Climate changes, national security and energy dependence are deeply related questions, so energy security is on the top of the international agenda. This article starts to debate the idea of energy security, than examine the energy security and dependence on the European Union set, and finally compare Portugal and Sweden. <![CDATA[<b>Teoria das Relações Internacionais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992010000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As alterações climáticas, a segurança nacional e a dependência de energia são questões intimamente inter-relacionadas; deste modo, a segurança energética subiu para o topo da agenda dos responsáveis políticos, organizações internacionais e empresas. O artigo começa por reflectir sobre a segurança energética, avalia a segurança e a dependência energética no quadro da União Europeia e compara o Índice de Risco Geopolítico de Segurança Energética de Portugal e Suécia.<hr/>Climate changes, national security and energy dependence are deeply related questions, so energy security is on the top of the international agenda. This article starts to debate the idea of energy security, than examine the energy security and dependence on the European Union set, and finally compare Portugal and Sweden. <![CDATA[<b>Alemanha & União Europeia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992010000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As alterações climáticas, a segurança nacional e a dependência de energia são questões intimamente inter-relacionadas; deste modo, a segurança energética subiu para o topo da agenda dos responsáveis políticos, organizações internacionais e empresas. O artigo começa por reflectir sobre a segurança energética, avalia a segurança e a dependência energética no quadro da União Europeia e compara o Índice de Risco Geopolítico de Segurança Energética de Portugal e Suécia.<hr/>Climate changes, national security and energy dependence are deeply related questions, so energy security is on the top of the international agenda. This article starts to debate the idea of energy security, than examine the energy security and dependence on the European Union set, and finally compare Portugal and Sweden. <![CDATA[<b>Ásia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992010000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As alterações climáticas, a segurança nacional e a dependência de energia são questões intimamente inter-relacionadas; deste modo, a segurança energética subiu para o topo da agenda dos responsáveis políticos, organizações internacionais e empresas. O artigo começa por reflectir sobre a segurança energética, avalia a segurança e a dependência energética no quadro da União Europeia e compara o Índice de Risco Geopolítico de Segurança Energética de Portugal e Suécia.<hr/>Climate changes, national security and energy dependence are deeply related questions, so energy security is on the top of the international agenda. This article starts to debate the idea of energy security, than examine the energy security and dependence on the European Union set, and finally compare Portugal and Sweden.