Scielo RSS <![CDATA[Revista Lusófona de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-725020120001&lang=pt vol. num. 20 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502012000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>A construção da cidadania participativa através da educação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502012000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo procuro discutir as relações entre educação, neste caso particular entre educação de adultos, e participação, enquanto caminhos e formas de cidadania. Parto do pressuposto de que a participação e a cidadania estão inter-relacionadas: os indivíduos só são cidadãos de pleno direito se tiverem possibilidades de participar na res publica. Abordo igualmente a Investigação Participativa enquanto metodologia de desenvolvimento do processo de participação. De seguida, apresento quatro experiências relacionadas com o Orçamento Participativo adoptado na cidade de Sevilha. O final deste artigo inclui algumas conclusões que destacam as tensões e as contradições que emergem dessas experiências.<hr/>In this article I try to explore relationships between education - in this case adult education - and participation as a way and a form of citizenship. My departure point is that both participation and citizenship are closely linked each other: people can only be citizen if they are the possibility to participate in public business. I present Participatory Research as a methodology for developing participatory process. After that I present four micro experiences related to the practice of Participatory Budget in the city of Seville. At the end of the article are presented some conclusions to explore tensions and contradictions derived from these experiences. <![CDATA[<b>Formação e supervisão</b>: <b>o que move os professores?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502012000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A finalidade deste estudo é identificar que professores frequentam o Curso de Mestrado em Ciências da Educação, com especialização em Supervisão. Interessa determinar o perfil desses professores, averiguar as suas percepções da supervisão, verificar o que os motiva a investirem na formação contínua e no desenvolvimento profissional e quais são os seus interesses, ao iniciar um segundo ciclo de estudos. Em contexto de formação especializada, foi concretizado um estudo de caso numa Universidade Portuguesa, com aplicação de metodologia mista, qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram que os professores mais motivados, convencidos da utilidade do seu trabalho, procuram, na concretização de um segundo ciclo de estudos no Ensino Superior, uma jornada de desenvolvimento pessoal e profissional. Interessa-lhes o aperfeiçoamento da praxis em interligação com theoretical inputs, através de uma reflexão estruturada, actualização científico-pedagógica, investigação em acção e consequente melhoria das práticas. O estudo evidencia o imperativo da formação docente para uma supervisão formativa e democrática, enquanto factor de mudança do processo educativo e da escola, entendida como comunidade supervisiva aprendente.<hr/>The goal of this study is to try to recognize the characteristics of teachers that attend a Master Course in Sciences of Education, in Supervision. It is important to determine the profile of those teachers, determine their perceptions on supervision, verify what motivates them to invest in continuous learning and in their professional development, and what their interests are when beginning a second cycle of studies. In the context of specialized formation, a case study in a Portuguese University was materialized by applying mixed methodology, both qualitative and quantitative. The results show that the teachers who are the most motivated, convinced of the need of their work, seek, by taking up a second cycle of studies in Higher Education, a journey of personal and professional development. They are interested in the improvement of the praxis in connection with theoretical inputs, through a structured reflexion, scientific-pedagogical update, investigation in action and a consequent improvement of practices. The study highlights the imperative of teacher's continuous formation for a formative and democratic supervision, as a factor of change in the learning process and of the school as supervising learning community. <![CDATA[<b>Fatores intraescolares associados ao abandono escolar no Chile</b>: <b>um estudo de caso</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502012000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem como objetivo central identificar os fatores de caráter intraescolar que, quando comparados, têm maior incidência no abandono escolar no ciclo primário de crianças de ambos os sexos que vivem em Cerro Navia, uma zona da cidade de Santiago do Chile que se caracteriza por elevados índices de pobreza. A informação qualitativa que serve de base a este trabalho foi obtida através de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a duas amostras de 25 casos: uma de menores que abandonaram a escola e outra composta por crianças de ambos os sexos com perfil idêntico que permanecem na escola. Esta informação foi analisada segundo os princípios da análise do discurso e refere-se à perceção dos próprios menores, assim como das suas famílias em relação aos fatores intraescolares de abandono escolar e de permanência dos alunos em escolas públicas de Cerro Navia. Os resultados permitem observar diferenças importantes nos percursos educativos dos que abandonaram a escola e dos que permaneceram na escola, o que indicia o tipo de ações que poderiam adotar os próprios estabelecimentos de ensino de modo a prevenir a abandono escolar precoce dos seus estudantes.<hr/>The present article has as its main objective to identify the internal school factors which comparatively have a stronger impact on primary level dropout rates among boys and girls from Cerro Navia, namely one area of the Santiago city in Chile which is known for its high poverty levels. The study is based on qualitative information obtained from semi-structured interviews applied to two different samples of 25 cases each: the first one based on school leavers and the second one based on boys and girls who remain at the school system. This information was analyzed following the principles of the discourse analysis and is referred to the perceptions of the boys and girls and their families about the internal school factors which affect dropout and retention in public schools in Cerro Navia. The results allow to establishing significant differences between the educational trajectories of school leavers and vulnerable students and at the same time shed some light about the kind of measures which could be taken by schools themselves in order to prevent its students from dropping out. <![CDATA[<b>Os docentes e a biblioteca escolar</b>: <b>uma relação necessária</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502012000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Numa sociedade caracterizada por um crescimento ilimitado de informação, possibilitada pelas modernas tecnologias, há que necessariamente repensar o papel das Bibliotecas Escolares. O presente estudo, descritivo com levantamento de dados, aborda a temática das relações entre a Biblioteca Escolar e os Docentes de uma Escola Secundária com 3.º Ciclo. Os objectivos do estudo eram averiguar as formas de apropriação da utilização, por parte dos docentes, da Biblioteca Escolar; apurar outras possibilidades de integração / articulação da Biblioteca Escolar no desenvolvimento do currículo e das suas práticas; e saber qual a posição dos professores sobre indicadores que o Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares propõe no âmbito da articulação curricular da Biblioteca Escolar com as estruturas pedagógicas e os docentes. Com o desenvolvimento do estudo verificou-se que os professores consideram que utilizam a biblioteca de uma forma mais participada, diversificada e frequente do que realmente acontece. Quanto à aplicação do Modelo de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares, existe um quadro favorável à sua aplicação na Escola em estudo.<hr/>In a society depicted by an unlimited growth of information enabled by modern technology, the role of School Libraries must be rethought. The current descriptive study with gathering of data revolves around the relationships between the School Library and the Teachers of a Secondary School with the 3rd Cycle of Basic Education. The study aimed at assessing the ways teachers use the School Library; determine other School Library integration/ articulation possibilities in the curriculum development and its applications; and know the teachers' opinion on indicators that the School Libraries' Self-Evaluation Model proposes concerning the curricular articulation of the School Library with other pedagogical structures and teachers. The development of the study allowed to observe that the teachers think that they use the library in a more participated and diversified way and more often than it really happens. Regarding the School Libraries' Self-Evaluation Model there is a positive framework as far as its application in the school of this study is concerned. <![CDATA[<b>Ser professor hoje</b>: <b>O que pensam os professores das suas competências</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na sociedade do conhecimento e na era da globalização as mudanças ocorrem a um ritmo vertiginoso, ditando novas necessidades nas mais diversas áreas. Na área da educação, os professores que outrora tinham como principal papel ensinar, são agora confrontados com novos papéis. Perante este desafio, o papel do professor, bem como as competências essenciais ao desempenho da actividade docente, numa sociedade complexa, heterogénea e flutuante nos valores, do século XXI, constituíram a temática de um estudo científico. Através de uma pesquisa qualitativa, mas também quantitativa, fundada em testemunhos de professores do 3º ciclo do ensino básico e do secundário de escolas do concelho de Almada (Portugal) recolhidos por meio de inquéritos, e tendo por base sobretudo o referencial teórico de Philippe Perrenoud, identificou-se as competências que o grupo de docentes julga essencial ao seu actual papel e analisou-se em que medida os mesmos assumem, nas suas actuações, essas mesmas competências, enquanto profissionais do ensino. Os resultados deste estudo evidenciaram que os docentes privilegiam as competências relativas ao domínio pedagógico, tais como: «Envolver os Alunos na Aprendizagem e no seu Trabalho», «Organizar e Dirigir Situações de Aprendizagem» e «Administrar a Progressão das Aprendizagens». Por outro lado, confirmou-se a harmonia entre as competências que os docentes privilegiam como essenciais ao seu actual papel, e as competências que assumem no seu ofício de professor.<hr/>In the society of knowledge and in the age of the globalization the changes occur due to a vertiginous rhythm, dictating new needs in the most diverse areas. In the educational field, the teachers who, in the earlier times, had the main role of teaching, now are faced with new roles. In view of this challenge, the role of the teacher, as well as the essential abilities to the performance of the teaching activity, in a complex society, heterogeneous and floating in values, of the 21st Century, has constituted the thematic of a scientific study. Through a qualitative as well as quantitative study, based in the testimony of teachers of 3º cycle of the basic and the secondary education of schools of municipality of Almada, collected by means of inquiries, and based over all on the theoretical referential of Philippe Perrenoud, we identified the abilities that the group of professors find essential to its current role and analyzed which of them practice the same in their professions of education. The results of this study had evidenced that the teachers prefer the competences related to the pedagogical domain, such as: "To involve the students in the Learning Task and in the School Work", "To organize and To direct Situations of Learning" and "To manage the Progression of the Learnings". On the other hand, it was confirmed the harmony between the abilities that in theory the teachers prefer as essential to their current role and the abilities that assume in practice as teachers. <![CDATA[<b>O designer de produto como elemento de ligação nas equipas multidisciplinares</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502012000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A possibilidade de manter os mais importantes elementos do design criados pelo designer será possível através de uma mistura de estratégia e conhecimento que o designer deverá ser capaz de gerir da maneira mais proveitosa. O comportamento individual e reservado, geralmente assumido e projetado aos outros intervenientes no processo de desenvolvimento de novos produtos, por parte do designer, já não são suficientes para enfrentar as necessidades cada vez mais competitivas da indústria e do mercado. As ideias e os conceitos que podem ser transmitidas ao designer por um grupo de trabalho permitem a aquisição de múltiplas visões acerca do mesmo objeto em termos de conceito, utilização, produção e mercado, que seriam impossíveis de serem fornecidas por um único indivíduo devido a uma observação subjetiva e à limitação de experiências. A metodologia da investigação multidisciplinar é, sem dúvida, o caminho mais importante a seguir e deverá ser introduzido no ensino de design das escolas desde o princípio e especialmente desde que o Acordo de Bolonha veio reduzir drasticamente as horas de contato entre alunos e docentes.<hr/>The possibility of keeping the most important design elements created by the designer will be achieved through a mix of strategy and knowledge that the designer should be able to manage in the most profitable way. The individual and reserved behavior of the designer, generally assumed before the others players in the process of developing new products, is no longer sufficient to meet the needs of the increasingly competitive industry and market. The ideas and concepts that can be transmitted to the designer by a working group that allow acquisition of multiple views on the same object in terms of concept, use, production and market, would be impossible to be provided by a single individual because of a subjective observation and experiences limitations. The methodology of multidisciplinary research is undoubtedly the most important path to follow and should be introduced in the teaching curricula of design schools from the very beginning, especially since the Bologna Agreement has drastically reduced the contact time between students and teachers. <![CDATA[<b>Contribuições para entender a experiência estética</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502012000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho coloca em análise algumas concepções sobre arte, obra de arte, atitude estética e experiência estética com o intuito de propor o exercício da racionalidade estética como uma ampliação da capacidade dos sujeitos para orientar sua percepção e compreensão ante as infinitas possibilidades da existência. A razão estética habilita o sujeito para que se concebam mundos não apenas a partir de e/ou sobre esquemas referenciais, mas, a partir de e sobre a experiência da presentificação do que existe, do ser-aí, da história efeitual e da desrealização dos limites estabelecidos pelas formas tradicionais de racionalidade. Postulo a idéia da experiência estética como uma oportunidade de ampliação, de desvelamento e de expansão da subjetividade na medida que representa uma abertura para a coleção de exemplos que são a arte e a vida. A atitude estética é uma atitude desinteressada, é uma abertura, uma disponibilidade não tanto para a coisa ou o acontecimento "em si", naquilo que ele tem de consistência, mas para os efeitos que ele pode produzir. <![CDATA[<b>"Novos" territórios e agentes educativos em sociologia da educação</b>: <b>o caso da educação de adultos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502012000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A escola tem sido o objecto de estudo preferencial da sociologia da educação, e a justificação de tal facto deve-se ao relevo que aquela tem desde o século XVIII. No entanto, outros territórios e agentes educativos têm assumido um papel cada vez mais pertinente no contexto educativo, com particular incidência no campo da educação não formal de adultos. É a esta realidade que temos assistido também no nosso país, sobretudo na última década. Estes agentes assumem inclusive funções que até há pouco tempo eram exclusivas da escola, como seja a da certificação escolar. Que territórios e agentes educativos são esses? Quem são esses novos "profissionais"? E os novos públicos, quem são? O que os motiva a procurar todo um conjunto de novas ofertas educativas? Que efeitos sociais resultam dessa certificação? Por outro lado, o próprio agente educativo escola se está redefinindo à luz de parte desta mesma oferta educativa não formal no campo da educação de adultos. De que forma esta nova realidade tem sido vivida pela escola e pelos professores? Estas são algumas questões a que a sociologia da educação deve procurar dar resposta de forma mais intensa. O objectivo deste artigo é debater essa necessidade, que já tem sido levantada, quer entre nós, quer noutros contextos geográficos, por alguns autores. Tal discussão é feita, quando procuramos trazer à mesma aspectos concretos da realidade, essencialmente a partir da situação portuguesa.<hr/>School has been object of preferential study in the area of sociology of education. This fact may be justified by the growing importance than that has been developing since the 18th century. However, other fields and educational agents have been getting a more and more important role in the educational context, particularly in the field of non-formal adult education. This reality has also been observed in our country, namely in the last decade. Such agents assume at the same time functions which had been so far an exclusive job of school, such as schooling certification. Which are then these new territories and educational agents? Who are these new "professionals"? Who is this new public? What makes them look for set of new educational offers? What will the social effects be? On the other hand, the schooling agent itself is being redefined as a result of this new nonformal education offers in the field of adult education. How far has this new reality been faced by school and teachers? These are same the questions the sociology of education must try to find an intensive and as deep as possible answer. The aim of this article is to debate and examine this need, often raised before either among us or in other geographical contexts, by some authors. Such debate has been carried out whenever we try to bring to it concrete aspects of the reality, basically taken out from the Portuguese situation. <![CDATA[<b>Revista "Atlantida"</b>: <b>a educação elementar em Portugal e no Brasil nas primeiras décadas do século XX</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502012000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visa analisar o tratamento dado à educação elementar na revista "Atlantida: Mensario artistico, literario e social para Portugal e Brazil" (1915- 1920). O principal objetivo da revista era contribuir para a integração lusobrasileira e, embora a literatura merecesse maior destaque, as questões sociais, políticas, econômicas, culturais e educacionais foram bastante discutidas ao longo de suas páginas. A análise dos artigos relacionados à educação elementar veiculados pela "Atlantida" evidencia que a revista difundiu algumas das principais preocupações de sua época: a necessidade de ampliação desse nível de ensino e a defesa de ideias escolanovistas. Redigida e divulgada por uma elite intelectual próxima ao poder em ambos os países, acabou por servir de instrumento de veiculação dos ideais do liberalismo educacional, matriz das principais reformas empreendidas no período no âmbito da educação, tanto em Portugal quanto no Brasil.<hr/>The purpose of this article is to analyze how elementary education is dealt with in the journal "Atlantida: Mensario artistico, literario e social para Portugal e Brazil [Monthly on artistic, literary and social affairs in Portugal and Brazil]" (1915-1920). The principal aim of the journal was to contribute to Portuguese-Brazilian integration and, although literature was more prominent, considerable attention was given in the various volumes to social, political, economic, cultural and educational questions. Analysis of the articles devoted to elementary education in "Atlantida" reveals that the journal gave currency to some of the 214 Revista Lusófona de Educação Revista Lusófona de Educação, 20, 2012 major concerns of the time: the need to develop this level of education, and the defense of the ideas of the Escola Nova movement. Written and disseminated by an intellectual elite that was close to the seat of power in both countries, the journal ultimately became an instrument for conveying the ideas of educational liberalism and the nursery of the major educational reforms of the period, both in Portugal and in Brazil. <![CDATA[<b>Um olhar sobre a obra de Jean-Claude Forquin</b>: <b>a Filosofia e a Sociologia da Educação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502012000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visa analisar o tratamento dado à educação elementar na revista "Atlantida: Mensario artistico, literario e social para Portugal e Brazil" (1915- 1920). O principal objetivo da revista era contribuir para a integração lusobrasileira e, embora a literatura merecesse maior destaque, as questões sociais, políticas, econômicas, culturais e educacionais foram bastante discutidas ao longo de suas páginas. A análise dos artigos relacionados à educação elementar veiculados pela "Atlantida" evidencia que a revista difundiu algumas das principais preocupações de sua época: a necessidade de ampliação desse nível de ensino e a defesa de ideias escolanovistas. Redigida e divulgada por uma elite intelectual próxima ao poder em ambos os países, acabou por servir de instrumento de veiculação dos ideais do liberalismo educacional, matriz das principais reformas empreendidas no período no âmbito da educação, tanto em Portugal quanto no Brasil.<hr/>The purpose of this article is to analyze how elementary education is dealt with in the journal "Atlantida: Mensario artistico, literario e social para Portugal e Brazil [Monthly on artistic, literary and social affairs in Portugal and Brazil]" (1915-1920). The principal aim of the journal was to contribute to Portuguese-Brazilian integration and, although literature was more prominent, considerable attention was given in the various volumes to social, political, economic, cultural and educational questions. Analysis of the articles devoted to elementary education in "Atlantida" reveals that the journal gave currency to some of the 214 Revista Lusófona de Educação Revista Lusófona de Educação, 20, 2012 major concerns of the time: the need to develop this level of education, and the defense of the ideas of the Escola Nova movement. Written and disseminated by an intellectual elite that was close to the seat of power in both countries, the journal ultimately became an instrument for conveying the ideas of educational liberalism and the nursery of the major educational reforms of the period, both in Portugal and in Brazil. <![CDATA[<b>Literatura infantil</b>: <b>livros sobre livros</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502012000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visa analisar o tratamento dado à educação elementar na revista "Atlantida: Mensario artistico, literario e social para Portugal e Brazil" (1915- 1920). O principal objetivo da revista era contribuir para a integração lusobrasileira e, embora a literatura merecesse maior destaque, as questões sociais, políticas, econômicas, culturais e educacionais foram bastante discutidas ao longo de suas páginas. A análise dos artigos relacionados à educação elementar veiculados pela "Atlantida" evidencia que a revista difundiu algumas das principais preocupações de sua época: a necessidade de ampliação desse nível de ensino e a defesa de ideias escolanovistas. Redigida e divulgada por uma elite intelectual próxima ao poder em ambos os países, acabou por servir de instrumento de veiculação dos ideais do liberalismo educacional, matriz das principais reformas empreendidas no período no âmbito da educação, tanto em Portugal quanto no Brasil.<hr/>The purpose of this article is to analyze how elementary education is dealt with in the journal "Atlantida: Mensario artistico, literario e social para Portugal e Brazil [Monthly on artistic, literary and social affairs in Portugal and Brazil]" (1915-1920). The principal aim of the journal was to contribute to Portuguese-Brazilian integration and, although literature was more prominent, considerable attention was given in the various volumes to social, political, economic, cultural and educational questions. Analysis of the articles devoted to elementary education in "Atlantida" reveals that the journal gave currency to some of the 214 Revista Lusófona de Educação Revista Lusófona de Educação, 20, 2012 major concerns of the time: the need to develop this level of education, and the defense of the ideas of the Escola Nova movement. Written and disseminated by an intellectual elite that was close to the seat of power in both countries, the journal ultimately became an instrument for conveying the ideas of educational liberalism and the nursery of the major educational reforms of the period, both in Portugal and in Brazil. <![CDATA[<b>Movimentos Sociais e Educação de Adultos na Ibero-América</b>: <b>Lutas e desafios</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502012000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visa analisar o tratamento dado à educação elementar na revista "Atlantida: Mensario artistico, literario e social para Portugal e Brazil" (1915- 1920). O principal objetivo da revista era contribuir para a integração lusobrasileira e, embora a literatura merecesse maior destaque, as questões sociais, políticas, econômicas, culturais e educacionais foram bastante discutidas ao longo de suas páginas. A análise dos artigos relacionados à educação elementar veiculados pela "Atlantida" evidencia que a revista difundiu algumas das principais preocupações de sua época: a necessidade de ampliação desse nível de ensino e a defesa de ideias escolanovistas. Redigida e divulgada por uma elite intelectual próxima ao poder em ambos os países, acabou por servir de instrumento de veiculação dos ideais do liberalismo educacional, matriz das principais reformas empreendidas no período no âmbito da educação, tanto em Portugal quanto no Brasil.<hr/>The purpose of this article is to analyze how elementary education is dealt with in the journal "Atlantida: Mensario artistico, literario e social para Portugal e Brazil [Monthly on artistic, literary and social affairs in Portugal and Brazil]" (1915-1920). The principal aim of the journal was to contribute to Portuguese-Brazilian integration and, although literature was more prominent, considerable attention was given in the various volumes to social, political, economic, cultural and educational questions. Analysis of the articles devoted to elementary education in "Atlantida" reveals that the journal gave currency to some of the 214 Revista Lusófona de Educação Revista Lusófona de Educação, 20, 2012 major concerns of the time: the need to develop this level of education, and the defense of the ideas of the Escola Nova movement. Written and disseminated by an intellectual elite that was close to the seat of power in both countries, the journal ultimately became an instrument for conveying the ideas of educational liberalism and the nursery of the major educational reforms of the period, both in Portugal and in Brazil. <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502012000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502012000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 04:04:56 19-04-2024-->