Scielo RSS <![CDATA[Revista Lusófona de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-725020110003&lang=pt vol. num. 19 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Pensar a deficiência numa perspetiva inclusiva</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O que há de mais cultural do que definir a deficiência e dar-lhe respostas? A deficiência afecta a pessoa mas também o seu contexto mais alargado, pressionando a ordem cultural reinante. Vem de qualquer modo corromper o ideal enraizado numa cultura. Um ideal que delimita a conformidade, define os “fora da lei”, elabora categorias, vigia o conformismo das pessoas, cria e sustenta processos de interação, de oposição ou de segregação. Este artigo interroga os modos de a conceber e de a tratar na nossa cultura. Questiona de facto o formato estabelecido e as representações culturais comuns. Numa perspetiva inclusiva, convida a uma “desconstrução” e a “Novas Luzes” em relação à deficiência.<hr/>What is more cultural than the way to understand disability and to provide answers? Disability affects the person but also its wider environment, by challenging the prevailing cultural order. It is somehow corrupt the vision embedded in a culture. An ideal that defines the compliance, defined “unconventional”, prepares categories, ensuring that people comply, creates and maintains interaction process, opposition or segregation. This article examines the ways to devise and take it into account in our culture. It questions the format developed and the usual cultural representations. In an inclusive perspective, it invites a “deconstruction” and “New Lights” on disability <![CDATA[<b>Uma experiência internacional de formação de professores para a inclusão</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se pretendemos proporcionar a todos os alunos uma educação de qualidade, respeitando o princípio da igualdade de oportunidades, o sistema educativo tem de dar a devida atenção à diversidade. A educação inclusiva constitui-se como o melhor meio para o conseguir. Embora esteja a apostar-se na inclusão como modelo dos sistemas educativos, em várias frentes nacionais e internacionais, não podemos afirmar que esse modelo esteja a ser um êxito na maioria dos centros educativos. Esta realidade evidencia, entre outras, a necessidade de formar os professores para fazer face ao desafio de alargar o sucesso a todos os alunos. Apresentamos uma experiência desenvolvida em nove centros educativos de Espanha e da Costa Rica, baseada num projecto centrado na formação de professores para a inclusão, com a qual se conseguiu desencadear processos de transformação inclusivos. Abordam-se as principais linhas de actuação, as resistências e dificuldades manifestadas, bem como os resultados obtidos. As conclusões mostram que estes processos pressupõem uma mudança substancial para as escolas.<hr/>Diversity demands appropriate educative attention if all students are to receive a quality education, which guarantees the equal opportunities principle. Inclusive education is the better way to achieve it. At national and international levels, inclusion is considered a model for developing educational systems although the majority of schools have not yet attained it. This reality justifies the need for teachers training to meet the challenges of achieving success for all the students. We present an experience developed at nine schools in Spain and Costa Rica, through a teacher training for inclusion project. With this project schools have initiated processes for transforming into inclusive educational centers. We relate the core process principles, the strengths and difficulties found and the main results. The findings show how these processes represent substantial changes for the schools <![CDATA[<b>Desafios da inclusão em Portugal</b>: <b>a importância das atividades de tempo livre na promoção das aprendizagens</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto analisa os desafios da inclusão a partir da relação globalização e currículo na realidade educacional portuguesa em que se situa o prolongamento do tempo escolar -escola a tempo inteiro e o Programa de Enriquecimento Curricular que integram o 1º ciclo do ensino básico. Trata-se de uma investigação do tipo de estudo de caso desenvolvida a partir da aplicação de questionários, entrevista e análise de documentos em que se busca focar o desenvolvimento das aprendizagens a partir de atividades que envolvem processos de construção e ludicidade. A análise do processo de inclusão pretende ultrapassar os limites do debate que aponta as dificuldades e refletir sobre o processo de inclusão de uma criança com síndrome de Down em uma escola do ensino regular de Lisboa, que passa a frequentar o Centro de Actividade de Tempo Livre, em que se busca assinalar ações proactivas, capazes de avançar como o paradigma da inclusão.<hr/>The present text analyzes the challenges of inclusion since the relation globalization and curriculum in portuguese educational reality where there is an extansion of school time - full-time school and the programme of curriculum enrichment that integrates the 1st cycle of basic education. That treats of the investigation of type of study of desenvolved case since the application of questionnaires,interview and analysis of documents that aim the development of learnings from the activities that envolve the processes of construction and playfulnessl.The analysis of process of inclusion aims to exceed the limits of debate that points the difficulties and reflects on the process of inclusion of a child with Down’s Syndrome in a Lisbon school of regular education that passes to attend the Center of free time activities that aims to point out proactive actions, that are able to get a move on as a paradigm of inclusion. <![CDATA[<b>Autonomia e co-responsabilidade ou o lugar da Educação de Adultos na luta pela inclusão social</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Como pode a Educação de Adultos contribuir para a inclusão social de grupos mais desfavorecidos? Usando o exemplo de cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) dirigidos a mulheres desempregadas e residentes em meio rural, o presente texto visa analisar o modo como a Educação se pode transformar num passo importante para que estes adultos vejam reforçada a sua condição de cidadania e a capacidade para participarem na determinação do seu destino. No contexto de uma sociedade do risco, a formação para a autonomia, a (auto)reflexividade e a co-responsabilidade é a resposta encontrada para atingir o objectivo da inclusão social.<hr/>How can Adult Education contribute to the social inclusion of less favored groups? Taking in account the example of Adult Education and Training Courses directed to unemployed women living in rural areas, the present text aims at analyzing the way Education can transform itself in an important path towards the reinforcement of the citizen condition of these adults and also of their ability to actively participate in the modeling of their own destiny. Within the context of a risk society, the training with regard to the exercise of autonomy, (self)reflectivity and co-responsibility is the answer found to reach such a goal. <![CDATA[<b>Análise das condições organizadas em uma escola para promover a inclusão de alunos surdos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O processo de inclusão de alunos surdos é um tema polêmico, em vista da falta de condições da maioria das escolas para atender as necessidades educacionais especiais de tais alunos e a importância da convivência entre surdos para favorecer a construção de sua identidade. O presente artigo tem como objetivo analisar as condições organizadas por uma escola para promover a inclusão de alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental. A escola pesquisada continha 11 alunos surdos matriculados no ensino fundamental do 1º ao 5º ano. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e participação da pesquisadora em diversos contextos da escola. Os resultados evidenciaram que, desde a entrada dos alunos surdos, a escola se preocupou em propiciar um ambiente bilíngue para alunos surdos e ouvintes, em adquirir e confeccionar materiais pedagógicos adequados ao processo de aprendizagem deles e em oferecer formação a seus professores e equipe gestora sobre o processo de inclusão de alunos surdos e a Libras. Além disso, foi implantada uma disciplina de Libras no currículo para todos os alunos e disponibilizados professores de apoio com domínio em Libras para auxiliar os alunos surdos em seu processo de aprendizagem em sala de aula. Verificamos que a escola pesquisada, buscou, de forma coletiva por meio de estudos científicos baseados no bilinguismo e no movimento de inclusão e em análises das experiências vivenciadas, construir um ambiente inclusivo. <![CDATA[<b>A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social</b>: <b>um caso no ensino superior</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho pretende apresentar a educação para o empreendedorismo como um instrumento fundamental para a inclusão social, através da formação e do desenvolvimento de competências para a criação do próprio emprego. Apresenta uma revisão de literatura e um enquadramento teórico sobre os temas do emprego, pobreza e exclusão social e educação para o empreeendedorismo como chave para a inclusão social. Após esta análise, o trabalho desenvolve uma abordagem a um ecossistema empreendedor no ensino superior, através da apresentação de um caso no Instituto Politécnico de Setúbal. Finalmente, são apresentadas as conclusões e algumas recomendações relativas à promoção de um ambiente promotor de empreendedorismo no ensino superior que possa responder aos novos desafios e mudanças inerentes à actual conjuntura económica e social numa perspectiva de educação inclusiva.<hr/>This study aims to present the entrepreneurship education as an important tool for social inclusion, supported in training and development of competencies that help in self-employment. After a literature review and a theoretical approach related with employment, poverty, social exclusion and entrepreneurship education the study analyze the case of an entrepreneurial ecosystem in Polytechnic Institute of Setúbal. Finally the conclusions and final recommendations are presented to the promotion of a suitable environment to entrepreneurship in higher education in order to answer to the new challenges and changes related with the actual economic and social situation considering a inclusive education perspective. <![CDATA[<b>Educação Inclusiva</b>: <b>um novo paradigma de Escola</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A identidade é definida pela relação que estabelecemos com os outros que estão à nossa volta, que nos ajudam a “vermo-nos” como uma pessoa com características próprias. A escola é, assim, um espaço privilegiado para essa perceção, pela interação que proporciona, que deve criar ambientes estimulantes e ricos, condições fundamentais para o desenvolvimento adequado de qualquer indivíduo. Tendo em conta estes pressupostos, a educação inclusiva faz todo o sentido. No entanto, suscita dúvidas e questionamentos aos professores, sobretudo a nível da implementação de estratégias que têm em conta a turma como uma entidade heterogénea. Donde a pertinência de formação neste âmbito, alguma da qual, decorrente de investigação que realizámos ou orientámos, refletimos aqui.<hr/>The identity is defined through our relationship with those who around us and who help us to “see ourselves” as a person with our own characteristics. The school is a privileged space for this perception because of the interaction it provides, creating rich and stimulating environments and fundamental conditions to the proper development of any individual. Because of these given assumptions inclusive education makes all the sense, in spite of doubts felt and questions raised by teachers when asked to implement strategies which consider the class as a heterogeneous entity. Hence the relevance of teacher training to help overcome this problem, as shown by our own or oriented research in this area. <![CDATA[<b>Do ‘aprender para fazer’ ao ‘aprender fazendo’</b>: <b>as práticas de Educação inclusiva na escola</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A inclusão apresenta-se como um novo paradigma social que obriga a uma organização social flexível e funcional, assente no respeito por si e pelo outro e numa construção em permanência que faça sentido para cada um no contexto sócio cultural em que se insere. Educar, incluindo, é missão da sociedade em geral e da escola em particular. Aprender e ensinar, incluindo, é desafio para todos e utopia para muitos. Pretendemos, com este artigo, “meter as mãos na massa”, exemplificando e refletindo, para que possamos fazer do aprender e ensinar, incluindo, uma utopia realizável. Fomos buscar um trabalho de projeto desenvolvido em sala de aula, no âmbito do mestrado em Educação especial e, através dele, mas tendo como pano de fundo muitos outros que foram desenvolvidos segundo os mesmos princípios e preocupações, damos conta do como se pode tirar partido da diversidade do grupo e ganhar em termos académicos e sociais. Pelos resultados obtidos, podemos afirmar que experimentar novos/outros modelos de atuação em sala de aula e na escola, refletir sobre a ação, para a validar e a tornar sempre mais eficiente, numa perspetiva de construção de mais e melhor conhecimento, torna o ensino e a aprendizagem mais eficazes e motiva sobremaneira os seus intervenientes.<hr/>The inclusion emerges as a new social paradigm which requires a flexible and functional social organization that is based on the respect for one another and on a permanent construction that makes sense for each of the socio-cultural context in which it operates. To educate, by including, is a mission of the society, in general, and the school, in particular. Learning and teaching, by including, is a challenge for everyone and, for many, a utopia. We intend, with this article, to get involved, exemplifying and reflecting, so that we can make learning and teaching, by including, an achievable utopia. We sought a project developed in the classroom, in the framework of a master’s degree in special education, and through it, but having in the background that many other projects that were developed with the same principles and concerns, we report how to take advantage of the diversity of the group and obtain academic and social gains. From the results, we can say that trying new / other role models in the classroom and at school, reflecting on the action to validate and make it ever more efficient, in a perspective to build more and better knowledge, makes teaching and learning more effective and greatly motivates the players. <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 04:04:50 26-04-2024-->