Scielo RSS <![CDATA[Revista Lusófona de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-725020090002&lang=en vol. num. 14 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>The use of critical ethnography in the study of power relations</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A utilização da etnografia tradicional não é um fenómeno novo no domínio da investigação qualitativa. Antropólogos e, de seguida, sociólogos privilegiaram esta abordagem metodológica desde há muito tempo. Em meados dos anos 1970, alguns investigadores «críticos» voltaram-se para a etnografia enquanto abordagem de investigação, porque lhes permitia perceber melhor a realidade dos grupos oprimidos, e, deste modo, compreender melhor as realções de poder e o modo como elas evoluem. O presente artigo procura demonstrar a pertinência da etnografia crítica no exame das relações de poder. Os resultados de dois estudos etnográficos servem para mostrar de que modo a abordagem etnográfica permite um exame mais aprofundado das práticas sociais existentes, permitindo assim ao investigador dissecar no plano teórico a noção de poder. A análise comparativa de resultados apresentados centram-se nas minorias linguísticas no Canadá, sejam francófonos que vivem no exterior do Quebeque sejam anglófonos vivendo no Quebeque. A análise comparativa demonstra que as relações de poder não se situam somente entre as duas minorias linguísticas e a sua maioria respetiva, mas também entre as próprias minorias linguísticas.<hr/>The use of traditional ethnography is not new in qualitative research. Anthropologists and then sociologists have favored this methodological approach for some time now. In the middle of the seventies, a few “critical” researchers turned towards ethnography as a methodology because this approach allows researchers to better understand the lived experiences of the oppressed and the power relations in which social groups evolve. The present article will attempt to demonstrate the adequacy of critical ethnography in the study of power relations. Results from two ethnographic studies will be used to demonstrate how the ethnographic approach can favor a more serious examination of existing social practices by theoretically deconstructing the notion of power within these practices. Results examined are from the study of the official linguistic minorities in Canada - Francophones outside of Quebec and Anglophones in Quebec. The comparative analysis shows that power relations are not only to be found between the two minorities and the majority group, but as well as between the two minorities themselves. <![CDATA[<b>The situations of disability in the schooling process</b>: <b>What major issues in </b><b>Europe</b><b>?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto inventaria os grandes desafios da escolarização dos alunos em situação de deficiência, em França e na Europa, nos domínios do direito, dos media, dos conceitos, das estruturas, dos meios de acompanhamento, dos percursos escolares, dos cursos universitários e da formação de professores. Em cada um dos campos, formula o problema e faz uma proposta de acção. O ponto comum de todas as propostas é apoiar-se na ideia de continuum de acção e de pensamento, em oposição à ruptura e fragmentação, para responder ao continuum de diversidade dos alunos ao qual a Escola, aqui e lá, tem hoje de responder.<hr/>This paper identifies the major issues, in France and Europe, on the education of students with disabilities in concerning law, media, concepts, structures, means of support, school curricula, university degree and teacher training. In each of these fields, the problem is formulated and the corresponding proposal for action is made. The common point in all proposals is based on the idea of a continuum of thought and action, as opposed to the breaking and fragmentation, in order to address the continuum of diversity of students to whom the school, here and there, now has to take a stand. <![CDATA[<b>Education, qualification, work and public policies</b>: <b>A polemical field</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata das relações entre educação, qualificação profissional, trabalho e políticas públicas, entendidas como um assunto contemporâneo e polêmico. A sua primeira parte revisa o assunto através de um levantamento da literatura internacional, contemplada em diferentes abordagens e autores. A que segue, sistematiza o tema no cenário da realidade brasileira, nas pesquisas e publicações constantes nas áreas da educação e das ciências sociais. A última, comenta as políticas públicas de educação e qualificação implementadas no Brasil a partir dos anos 50/1950, detendo-se no momento atual. Entende-se o assunto, na contemporaneidade, como parte de um debate público tensionado pelas novas exigências internacionais e do mercado local e globalizado e pelas crises, mudanças e conquistas sociais e políticas nacionais visibilizadas a partir da década de 1980.<hr/>This paper focus on the relationships among education, professional qualification, work and public policies, as a current polemical issue. The first section is a review of international literature based on different perspectives and authors. The following section elaborates on the issue within the Brazilian context, considering research in education and social sciences. The final section comments on public policies for education and professional qualification implemented in Brazil from the 1950s until today. Currently the issue is understood as part of a public debate pressed by new international, global and local markets’ demands, as well as by crisis, changes, social advances, and national policies, which were evident since the 1980s. <![CDATA[<b>The seven sins of global governance</b>: <b>Paulo Freire and the reinvention of the possibilities of a democratic pedagogy and emancipatory education</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nos cenários da globalização e da revitalização do credo neoliberal, importa salientar as principais alterações assumidas pelo modelo estatal (desnacionalização do Estado, desestatização dos regimes políticos e internacionalização do Estado Nacional) na intersecção com a emergência de poderosos mecanismos de regulação transnacional protagonizados por agências globalizadoras, como a OCDE e a União Europeia. Neste artigo, a autora, a partir das perspectivas críticas e do sistema mundial moderno, analisa a emergência dos modos de governação e de regulação do campo educativo. Em contraponto às lógicas hegemónicas da governação global, metaforizadas nos sete pecados - vaidade, soberba, inveja, preguiça, gula, avareza, ira - a autora mobiliza os principais contributos da epistemologia e do ideário ético-pedagógico freiriano, patentes na riqueza axial de conceitos fundamentais legados pelo educador, tais como: historicidade, dialogicidade, conscientização, emancipação, autonomia, liberdade e esperança. A autora reflecte, por último, sobre os principais contributos da pedagogia freiriana para a recontextualização dos paradigmas tradicionais de pensar a educação e para a construção de sentidos emancipatórios que enformem a reinvenção dos contextos democráticos.<hr/>In the sceneries of globalization and of the revitalization of the neoliberal creed, it is important to point out the main changes assumed by the state-owned model (desnationalization of the state, desestatization of the political regimes and internationalization of the national state) in the intersection with the emergence of mighty mechanisms of transnational regulation played the lead role by globalised agencies, as oecd and european union. in this paper, the author, from the critical perspectives and the world-wide modern system, analyses the emergence of the ways of government and of regulation of the educational field. In counterpoint to hegemonic logics of the global government, metaphorized in the seven sins - vanity, pride, envy, laziness, gluttony, meanness, wrath - the author mobilizes the principals contributions of epistemology and of pedagogic-ethical ideas of paulo freire, patents in the axial wealth of basic concepts bequeathed by the educator, such as: historicity, dialogicity, conscientization, emancipation, autonomy, freedom and hope. in this paper, the author thinks about the main contributions of the pedagogy of paulo freire for the recontextualization of traditional paradigms of thinking education and for the construction of emancipatory senses which enform the reinvention of the democratic contexts. <![CDATA[<b>Leadership styles and democratic school</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O sistema educativo português tem assistido, nas últimas duas décadas, ao aparecimento de medidas de política educativa cuja agenda reformista tem dado importância crescente às dimensões da gestão e da liderança escolares. Ao longo deste percurso marcado por ensaios e reajustamentos morfológicos nos órgãos de gestão, denota-se uma valorização crescente do papel das lideranças no desenvolvimento da autonomia das escolas. Percepcionada politicamente como uma solução óptima para a resolução dos problemas da indisciplina, do abandono e do insucesso, a liderança emerge paulatinamente como uma variável de controlo da excelência escolar, ao arrepio de uma cultura de gestão colegial historicamente enraizada nas escolas portuguesas. Apesar de serem claras as influências de inspiração neoliberal na forma como se reduz a realidade educativa a indicadores de natureza gerencialista, é interessante, mesmo assim, problematizar a natureza da relação entre os estilos de liderança e gestão e os resultados escolares e o seu impacto no desenvolvimento democrático da escola. Partindo da análise crítica aos Relatórios de Avaliação Externa das Escolas, elegemos como objectivo central deste texto a discussão dos significados conferidos a uma “boa liderança”, a uma “boa organização e administração escolar” e à sua eventual relação com os resultados escolares, de modo a compreendermos quais as tensões que este processo avaliativo comporta no plano das configurações e das práticas organizacionais das diferentes escolas-objecto. Interrogamo-nos se este processo não constituirá uma espécie de “missionarismo gestionário”, que subverte as lógicas de decisão autónoma e democrática das escolas.<hr/>The Portuguese education system has witnessed, in the last two decades, the emergence of educational policy measures whose reformist agenda has attached growing importance to school management and leadership dimensions. Along this path, marked by trials and morphological adaptations of management bodies, one notes greater acknowledgement of the role leadership plays in the development of school autonomy. Perceived as a politically sound response to the plagues of rising school indiscipline, underachievement and dropout, the leadership theme has been gradually emerging as a fundamental variable in the quest for school excellence, strongly opposed to the historically rooted collegial management culture so widespread in Portuguese schools. Despite the clear the influence of neoliberal thinking in this attempt to reduce school life to the mere expression of indicators of manageralist nature, it is interesting, nevertheless, to study/examine the nature of the relationship between leadership and management styles and school outcomes and the impact this relationship has on the democratic development of the school. In this sense, based on the critical analysis of the external evaluation reports of secondary schools, the central aim of this paper is to discuss the meanings generally attributed to “good leadership”, “good school organization and administration” to observe if it is possible to establish some form of link with school outcomes, to understand how the tensions unleashed by this evaluation process influence the organizational settings and practices of different school-objects. One question if this process may not, in fact, represent a “managerialist mission” whose “secret” agenda is to subvert and rewire the logic of autonomous and democratic decision making of schools? <![CDATA[<b>Mass media and psychosocial intervention in communities</b>: <b>searching new possibilities</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é refletir acerca das possibilidades de utilização da mídia como instrumento de uma intervenção psicossocial, voltada para o desenvolvimento do senso crítico e autonomia nas comunidades. Parte-se do pressuposto de que a mídia pode ser utilizada a favor das transformações sociais. Sendo assim, mídia má é aquela que aliena e paralisa os sujeitos, ao apresentar a realidade como algo dado e que, portanto, não pode ser transformado. É proposta do artigo pensar a mídia de uma outra maneira, com base na cosmovisão social-comunitária, que permite encará-la enquanto fator de libertação social, possibilitando aos grupos serem autores de sua história e, portanto, modificá-la. A construção de espaços midiáticos alternativos é uma boa maneira para se alcançar estes objetivos dentro das comunidades.<hr/>The objective of this article is to reflect concerning the possibilities of use of the media as instrument of a psychosocial intervention, come back toward the development of the critical sense and autonomy in the communities. It has been broken of the estimated one of that the media can be used in the favor of the social transformations. For in such a way, the concept of psychosocial suffering and the characteristics of the world visions liberal, totalitarian and social-communitarian. Being thus, the bad media is that one that alienates and paralyzes the citizens, when presenting the reality as something given and that, therefore, it cannot be transformed. However, it is proposal of this article to think the media in one another way, on the basis of the social-communitarian world vision, that allows to face it while factor of social release, making possible to the groups to be authors of its history and, therefore, to modify it. The construction of intervention through alternative media spaces is a good way to inside reach these objectives of the communities. <![CDATA[<b>Historiography of Education In Portuguese América</b>: <b>Review And Perspectives</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Privilegiado pela historiografia brasileira de uma forma geral, o período colonial não tem despertado muito interesse nos historiadores da educação há várias décadas, ao contrário do que ocorre com o Império e o período republicano. Predominam ainda estudos realizados anteriormente aos anos 80 do século XX, concentrados, na sua maior parte, em análises sobre a atuação educacional da Companhia de Jesus no Brasil e nas reformas promovidas pela administração do Marquês de Pombal, na segunda metade do século XVIII. Neste artigo pretendo apresentar um balanço da historiografia da educação na América portuguesa, discutindo as características da produção sobre o período, as abordagens predominantes e suas matrizes explicativas, as fontes disponíveis e as possíveis razões para o papel secundário que a educação no período colonial ocupa na historiografia, salvo o destaque para alguns estudos sobre a história dos livros e da leitura, mas que não tratam a educação como objeto central . Pretendo, também, discutir algumas possibilidades de investigação, a partir de pressupostos teórico-metodológicos que têm sido utilizados em outros campos da pesquisa histórica sobre o período.<hr/>Generally privileged in Brazilian Historiography, the colonial period has raised the interest of education historians for several decades, in contrast to what occurs with the Empire and Republican Periods. The studies carried out before the 1980´s, which dealt mostly with the analysis of the educational action of the Society of Jesus in Brasil and the reforms promoted by the administration of Marquis of Pombal during the second half of the 18th century, still predominate. The present paper aims to review the historiography of education in the Portuguese America, to discuss its characteristics of production of the period, the prevailing approaches and their explanatory matrices, the sources available, and the possible reason for the secondary role of education in the Colonial Period in historiography, with the exception of the emphasis of some studies on the history of books and reading, but that nonetheless do not deal with education as their main subject. It is also sought to discuss some possibilities of investigation based on the theoretical-methodological assumptions used in other fields of historical research of the period. <![CDATA[<b>Descriptive analysis of affectivity in teachers on training in the Faculty of Education Sciences at the University of Granada</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo centra-se na análise descritiva dos valores afetivos dos estudantes de Ensino e Pedagogia da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada, no ano lectivo de 2004/2005. Começamos por apresentar um breve quadro referencial sobre o conceito de afetividade, assinalando algumas particularidades relativas aos sentimentos e às emoções para, em seguida, passarmos a expor com mais pormenor as características da nossa investigação e alguns resultados gerais; finalmente, concluímos o nosso estudo com uma análise detalhada sobre o sentimento, o amor, a felicidade e a emoção na formação de professores.<hr/>This articles deals with a descriptive analysis of the affective of the pedagogy and teaching profession students’ values of the faculty of Education Sciences at the University of Granada in the course 2004- 2006. First we present a brief referential frame on the concept of affectivity, pointing out some characteristics about feelings and emotions, then we go deeply on the characteristics of our research and some general results so as to finally focus in the specific analysis of feeling, love , happiness and emotion in the teachers’ formation processes <![CDATA[<b>The information and communication technologies as resources in secondary education</b>: <b>a case study</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Tentando corresponder aos desafios da escola do século XXI, com este trabalho pretende-se conhecer as condições de acessibilidade dos alunos às TIC, o papel motivador destes e outros recursos, dando especial atenção à disciplina de Matemática. O trabalho apresentado resulta de um estudo de caso, desenvolvido através de um inquérito, distribuído a 97 alunos, de quatro turmas, de uma Escola Secundária (no 10º e 11º ano) do norte de Portugal. Como principais resultados e conclusões destaca-se que: o acesso aos computadores e à Internet está bastante generalizado; os alunos não se encontram de uma forma geral desmotivados para os assuntos escolares; atribuem, inclusive, importância à Matemática na sua formação e consideram a utilização da Internet elemento motivador no processo de ensino-aprendizagem. A utilização dos computadores não constitui condição para que se goste da disciplina e nela haja sucesso. Contudo, gostariam de poder estudar mais pela Internet do que pelos livros e pensam que se aplicariam mais se os trabalhos fossem elaborados com o computador.<hr/>Trying to correspond to the challenges of the school of the 21st century, with this work it is intended to know the conditions of accessibility of the pupils to the ICT, the motivador role of these and other resources, giving special attention to Mathematics. The presented work results of case study developed through an inquiry, handed to 97 pupils of four groups of a secondary school (in 10th and 11th grades) of the north of Portugal. The main results and conclusions are: the access to the computers and to the Internet is sufficiently generalized; pupils are motivated to study and even consider the importance of Mathematics in their formation; they consider the use of the Internet a motivator element in the teach-learning process. The use of the computers does not necessarily contribute to their success. However, they would like to be able to study more through the Internet then for books and they think they would work harder if their projects could be done with the help of computers. <![CDATA[<b>The foster care in an ecological perspective</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O modelo ecológico-social de Bronfenbrenner permite compreender o desenvolvimento humano, as interacções e interdependências que o caracterizam, e o restruturam, bem como identificar os factores que condicionam ou facilitam as transições ecológicas. No caso específico do Acolhimento Familiar, esta perspectiva possibilita a compreensão das transições que ocorrem na vida da criança acolhida, a separação dos pais e o desenraizamento do seu contexto, a que se sucede a colocação num mundo novo e desconhecido, e orienta a intervenção na prática, de modo a prevenir os riscos e a promover a integração e o desenvolvimento das crianças.<hr/>Bronfenbrenner’s eco-social approach allows us to understand human development as well as to identify factors influencing ecological transitions. This perspective is particularly well suited to study the transitions occurring in the lives of children in foster care: separation from parents and the challenges of an unknown environment. This approach is also valuable in orienting intervention in practice, preventing risks and promoting children’s integration and development. <![CDATA[Setephen R. Stoer & António Magalhães (2005): A diferença somos nós - A gestão da mudança social e as políticas educativas e sociais.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O modelo ecológico-social de Bronfenbrenner permite compreender o desenvolvimento humano, as interacções e interdependências que o caracterizam, e o restruturam, bem como identificar os factores que condicionam ou facilitam as transições ecológicas. No caso específico do Acolhimento Familiar, esta perspectiva possibilita a compreensão das transições que ocorrem na vida da criança acolhida, a separação dos pais e o desenraizamento do seu contexto, a que se sucede a colocação num mundo novo e desconhecido, e orienta a intervenção na prática, de modo a prevenir os riscos e a promover a integração e o desenvolvimento das crianças.<hr/>Bronfenbrenner’s eco-social approach allows us to understand human development as well as to identify factors influencing ecological transitions. This perspective is particularly well suited to study the transitions occurring in the lives of children in foster care: separation from parents and the challenges of an unknown environment. This approach is also valuable in orienting intervention in practice, preventing risks and promoting children’s integration and development. <![CDATA[<b>Seminário</b>: <b>A educação em diálogos transculturais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O modelo ecológico-social de Bronfenbrenner permite compreender o desenvolvimento humano, as interacções e interdependências que o caracterizam, e o restruturam, bem como identificar os factores que condicionam ou facilitam as transições ecológicas. No caso específico do Acolhimento Familiar, esta perspectiva possibilita a compreensão das transições que ocorrem na vida da criança acolhida, a separação dos pais e o desenraizamento do seu contexto, a que se sucede a colocação num mundo novo e desconhecido, e orienta a intervenção na prática, de modo a prevenir os riscos e a promover a integração e o desenvolvimento das crianças.<hr/>Bronfenbrenner’s eco-social approach allows us to understand human development as well as to identify factors influencing ecological transitions. This perspective is particularly well suited to study the transitions occurring in the lives of children in foster care: separation from parents and the challenges of an unknown environment. This approach is also valuable in orienting intervention in practice, preventing risks and promoting children’s integration and development. <![CDATA[<b>Workshop</b>: <b>A igualdade de género no reinventar de lideranças</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O modelo ecológico-social de Bronfenbrenner permite compreender o desenvolvimento humano, as interacções e interdependências que o caracterizam, e o restruturam, bem como identificar os factores que condicionam ou facilitam as transições ecológicas. No caso específico do Acolhimento Familiar, esta perspectiva possibilita a compreensão das transições que ocorrem na vida da criança acolhida, a separação dos pais e o desenraizamento do seu contexto, a que se sucede a colocação num mundo novo e desconhecido, e orienta a intervenção na prática, de modo a prevenir os riscos e a promover a integração e o desenvolvimento das crianças.<hr/>Bronfenbrenner’s eco-social approach allows us to understand human development as well as to identify factors influencing ecological transitions. This perspective is particularly well suited to study the transitions occurring in the lives of children in foster care: separation from parents and the challenges of an unknown environment. This approach is also valuable in orienting intervention in practice, preventing risks and promoting children’s integration and development. <![CDATA[<b>Colóquio Internacional</b>: <b>Diversidade, Equidade e Inclusão</b> <b>Construindo um outro paradigma de escola</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O modelo ecológico-social de Bronfenbrenner permite compreender o desenvolvimento humano, as interacções e interdependências que o caracterizam, e o restruturam, bem como identificar os factores que condicionam ou facilitam as transições ecológicas. No caso específico do Acolhimento Familiar, esta perspectiva possibilita a compreensão das transições que ocorrem na vida da criança acolhida, a separação dos pais e o desenraizamento do seu contexto, a que se sucede a colocação num mundo novo e desconhecido, e orienta a intervenção na prática, de modo a prevenir os riscos e a promover a integração e o desenvolvimento das crianças.<hr/>Bronfenbrenner’s eco-social approach allows us to understand human development as well as to identify factors influencing ecological transitions. This perspective is particularly well suited to study the transitions occurring in the lives of children in foster care: separation from parents and the challenges of an unknown environment. This approach is also valuable in orienting intervention in practice, preventing risks and promoting children’s integration and development. <![CDATA[<b>8º Colóquio Anual da Lusofonia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=en O modelo ecológico-social de Bronfenbrenner permite compreender o desenvolvimento humano, as interacções e interdependências que o caracterizam, e o restruturam, bem como identificar os factores que condicionam ou facilitam as transições ecológicas. No caso específico do Acolhimento Familiar, esta perspectiva possibilita a compreensão das transições que ocorrem na vida da criança acolhida, a separação dos pais e o desenraizamento do seu contexto, a que se sucede a colocação num mundo novo e desconhecido, e orienta a intervenção na prática, de modo a prevenir os riscos e a promover a integração e o desenvolvimento das crianças.<hr/>Bronfenbrenner’s eco-social approach allows us to understand human development as well as to identify factors influencing ecological transitions. This perspective is particularly well suited to study the transitions occurring in the lives of children in foster care: separation from parents and the challenges of an unknown environment. This approach is also valuable in orienting intervention in practice, preventing risks and promoting children’s integration and development. <![CDATA[<b>II Seminário de Educação Inclusiva</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200017&lng=en&nrm=iso&tlng=en O modelo ecológico-social de Bronfenbrenner permite compreender o desenvolvimento humano, as interacções e interdependências que o caracterizam, e o restruturam, bem como identificar os factores que condicionam ou facilitam as transições ecológicas. No caso específico do Acolhimento Familiar, esta perspectiva possibilita a compreensão das transições que ocorrem na vida da criança acolhida, a separação dos pais e o desenraizamento do seu contexto, a que se sucede a colocação num mundo novo e desconhecido, e orienta a intervenção na prática, de modo a prevenir os riscos e a promover a integração e o desenvolvimento das crianças.<hr/>Bronfenbrenner’s eco-social approach allows us to understand human development as well as to identify factors influencing ecological transitions. This perspective is particularly well suited to study the transitions occurring in the lives of children in foster care: separation from parents and the challenges of an unknown environment. This approach is also valuable in orienting intervention in practice, preventing risks and promoting children’s integration and development. <![CDATA[<b>Congresso Internacional Iberoamericano</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200018&lng=en&nrm=iso&tlng=en O modelo ecológico-social de Bronfenbrenner permite compreender o desenvolvimento humano, as interacções e interdependências que o caracterizam, e o restruturam, bem como identificar os factores que condicionam ou facilitam as transições ecológicas. No caso específico do Acolhimento Familiar, esta perspectiva possibilita a compreensão das transições que ocorrem na vida da criança acolhida, a separação dos pais e o desenraizamento do seu contexto, a que se sucede a colocação num mundo novo e desconhecido, e orienta a intervenção na prática, de modo a prevenir os riscos e a promover a integração e o desenvolvimento das crianças.<hr/>Bronfenbrenner’s eco-social approach allows us to understand human development as well as to identify factors influencing ecological transitions. This perspective is particularly well suited to study the transitions occurring in the lives of children in foster care: separation from parents and the challenges of an unknown environment. This approach is also valuable in orienting intervention in practice, preventing risks and promoting children’s integration and development. <![CDATA[<b>O aluno com deficiência motora e a acessibilidade arquitetónica no Ensino Básico</b>: <b>Um Estudo de Caso: O Concelho de Guimarães</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200019&lng=en&nrm=iso&tlng=en O modelo ecológico-social de Bronfenbrenner permite compreender o desenvolvimento humano, as interacções e interdependências que o caracterizam, e o restruturam, bem como identificar os factores que condicionam ou facilitam as transições ecológicas. No caso específico do Acolhimento Familiar, esta perspectiva possibilita a compreensão das transições que ocorrem na vida da criança acolhida, a separação dos pais e o desenraizamento do seu contexto, a que se sucede a colocação num mundo novo e desconhecido, e orienta a intervenção na prática, de modo a prevenir os riscos e a promover a integração e o desenvolvimento das crianças.<hr/>Bronfenbrenner’s eco-social approach allows us to understand human development as well as to identify factors influencing ecological transitions. This perspective is particularly well suited to study the transitions occurring in the lives of children in foster care: separation from parents and the challenges of an unknown environment. This approach is also valuable in orienting intervention in practice, preventing risks and promoting children’s integration and development. <![CDATA[<b>A Internet e Sociedade</b>: <b>Das suas potencialidades à utilização pelos jovens na construção do seu mundo social, competências e saberes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200020&lng=en&nrm=iso&tlng=en O modelo ecológico-social de Bronfenbrenner permite compreender o desenvolvimento humano, as interacções e interdependências que o caracterizam, e o restruturam, bem como identificar os factores que condicionam ou facilitam as transições ecológicas. No caso específico do Acolhimento Familiar, esta perspectiva possibilita a compreensão das transições que ocorrem na vida da criança acolhida, a separação dos pais e o desenraizamento do seu contexto, a que se sucede a colocação num mundo novo e desconhecido, e orienta a intervenção na prática, de modo a prevenir os riscos e a promover a integração e o desenvolvimento das crianças.<hr/>Bronfenbrenner’s eco-social approach allows us to understand human development as well as to identify factors influencing ecological transitions. This perspective is particularly well suited to study the transitions occurring in the lives of children in foster care: separation from parents and the challenges of an unknown environment. This approach is also valuable in orienting intervention in practice, preventing risks and promoting children’s integration and development. <![CDATA[A compreensão na leitura: Um estudo sobre leitura e compreensão em alunos de 4º ano do 1º CEB]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200021&lng=en&nrm=iso&tlng=en O modelo ecológico-social de Bronfenbrenner permite compreender o desenvolvimento humano, as interacções e interdependências que o caracterizam, e o restruturam, bem como identificar os factores que condicionam ou facilitam as transições ecológicas. No caso específico do Acolhimento Familiar, esta perspectiva possibilita a compreensão das transições que ocorrem na vida da criança acolhida, a separação dos pais e o desenraizamento do seu contexto, a que se sucede a colocação num mundo novo e desconhecido, e orienta a intervenção na prática, de modo a prevenir os riscos e a promover a integração e o desenvolvimento das crianças.<hr/>Bronfenbrenner’s eco-social approach allows us to understand human development as well as to identify factors influencing ecological transitions. This perspective is particularly well suited to study the transitions occurring in the lives of children in foster care: separation from parents and the challenges of an unknown environment. This approach is also valuable in orienting intervention in practice, preventing risks and promoting children’s integration and development. <![CDATA[<b>Formação e docência no Ensino Superior</b>: <b>práticas e desencantos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200022&lng=en&nrm=iso&tlng=en O modelo ecológico-social de Bronfenbrenner permite compreender o desenvolvimento humano, as interacções e interdependências que o caracterizam, e o restruturam, bem como identificar os factores que condicionam ou facilitam as transições ecológicas. No caso específico do Acolhimento Familiar, esta perspectiva possibilita a compreensão das transições que ocorrem na vida da criança acolhida, a separação dos pais e o desenraizamento do seu contexto, a que se sucede a colocação num mundo novo e desconhecido, e orienta a intervenção na prática, de modo a prevenir os riscos e a promover a integração e o desenvolvimento das crianças.<hr/>Bronfenbrenner’s eco-social approach allows us to understand human development as well as to identify factors influencing ecological transitions. This perspective is particularly well suited to study the transitions occurring in the lives of children in foster care: separation from parents and the challenges of an unknown environment. This approach is also valuable in orienting intervention in practice, preventing risks and promoting children’s integration and development. <![CDATA[<b>A professora do Ensino Primário no Estado Novo</b>: <b>da mulher à funcionária pública</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200023&lng=en&nrm=iso&tlng=en O modelo ecológico-social de Bronfenbrenner permite compreender o desenvolvimento humano, as interacções e interdependências que o caracterizam, e o restruturam, bem como identificar os factores que condicionam ou facilitam as transições ecológicas. No caso específico do Acolhimento Familiar, esta perspectiva possibilita a compreensão das transições que ocorrem na vida da criança acolhida, a separação dos pais e o desenraizamento do seu contexto, a que se sucede a colocação num mundo novo e desconhecido, e orienta a intervenção na prática, de modo a prevenir os riscos e a promover a integração e o desenvolvimento das crianças.<hr/>Bronfenbrenner’s eco-social approach allows us to understand human development as well as to identify factors influencing ecological transitions. This perspective is particularly well suited to study the transitions occurring in the lives of children in foster care: separation from parents and the challenges of an unknown environment. This approach is also valuable in orienting intervention in practice, preventing risks and promoting children’s integration and development. <![CDATA[<b>Desafios da aprendizagem cooperativa</b>: <b>Procurando ultrapassar as disfunções motoras</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200024&lng=en&nrm=iso&tlng=en O modelo ecológico-social de Bronfenbrenner permite compreender o desenvolvimento humano, as interacções e interdependências que o caracterizam, e o restruturam, bem como identificar os factores que condicionam ou facilitam as transições ecológicas. No caso específico do Acolhimento Familiar, esta perspectiva possibilita a compreensão das transições que ocorrem na vida da criança acolhida, a separação dos pais e o desenraizamento do seu contexto, a que se sucede a colocação num mundo novo e desconhecido, e orienta a intervenção na prática, de modo a prevenir os riscos e a promover a integração e o desenvolvimento das crianças.<hr/>Bronfenbrenner’s eco-social approach allows us to understand human development as well as to identify factors influencing ecological transitions. This perspective is particularly well suited to study the transitions occurring in the lives of children in foster care: separation from parents and the challenges of an unknown environment. This approach is also valuable in orienting intervention in practice, preventing risks and promoting children’s integration and development. <![CDATA[<b>Desafios da Educação Inclusiva</b>: <b>um estudo sobre práticas de inclusão em escolas da rede regular de ensino na cidade de Santa Rita - PB</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000200025&lng=en&nrm=iso&tlng=en O modelo ecológico-social de Bronfenbrenner permite compreender o desenvolvimento humano, as interacções e interdependências que o caracterizam, e o restruturam, bem como identificar os factores que condicionam ou facilitam as transições ecológicas. No caso específico do Acolhimento Familiar, esta perspectiva possibilita a compreensão das transições que ocorrem na vida da criança acolhida, a separação dos pais e o desenraizamento do seu contexto, a que se sucede a colocação num mundo novo e desconhecido, e orienta a intervenção na prática, de modo a prevenir os riscos e a promover a integração e o desenvolvimento das crianças.<hr/>Bronfenbrenner’s eco-social approach allows us to understand human development as well as to identify factors influencing ecological transitions. This perspective is particularly well suited to study the transitions occurring in the lives of children in foster care: separation from parents and the challenges of an unknown environment. This approach is also valuable in orienting intervention in practice, preventing risks and promoting children’s integration and development.