Scielo RSS <![CDATA[Revista Lusófona de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-725020080001&lang=pt vol. num. 11 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Construir a Europa através de um Espaço Europeu de Educação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo propõe-se analisar a relação entre a construção de um espaço europeu de educação e a construção da “Europa” como entidade. Defende que a construção da “Europa” como entidade é um objectivo dos esforços levados a cabo para a construção de uma política de educação europeia especialmente importante pelos seus efeitos nas políticas educativas dos Estados Membros. Foca-se particularmente nos contextos interno e externo dessa construção. Considera que o contexto externo compreende mudanças no contexto politico-económico, na “arquitectura” dos sistemas educativos, nos seus mandatos e capacidade, bem como nos modos como estas contribuições são avaliadas. O contexto interno tem a ver com o mecanismo de “soft governance” através da qual o espaço europeu de educação se foi moldando. O artigo sugere que é possível identificar três fases nesta construção, respectivamente, no estabelecimento da “qualidade”, da “soft governance” (o Método Aberto de Coordenação) e da agenda da Aprendizagem ao Longo da Vida, formatadas por mudanças nos contextos globais e nas respectivas interpretações a nível europeu.<hr/>This paper considers the relationship between the construction of a European education space and the construction of ‘Europe’ as an entity. It argues that the construction of ‘Europe’ as an entity is at least as important an aim of the attempts to construct a European education policy as its effects on Member States’ education policies. It focuses particularly on both the external and internal contexts of this construction. The external context is seen as comprising changes in the political economic context, in the ‘architecture of education systems, in their mandates and capacities, and in the ways that their contributions are appraised. The internal context comprises the mechanisms of soft governance through which the European education space was brought into being. The paper suggests that it is possible to identify three stages of this construction, respectively, establishing ‘quality’, soft governance (the Open Method of Coordination), and the Lifelong Learning agenda, which are shaped by changes in global contexts and their interpretations at the European level. <![CDATA[<b>A Reestruturação do Modelo Nórdico de Educação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute o modelo Nórdico ou o modelo de Estado-Providência e a educação. Mostra como os processos de reestruturação estão acontecendo a nível político e a nível institucional e, ainda, como é que as estruturas básicas do modelo e exemplo nórdico, especialmente os princípios subjacentes às comprehensive schools e às escolas locais, estão a ser abandonados. Pela abordagem institucional, está a emergir um novo pacto geracional ou um modelo institucional, mas a sua legitimação e estabelecimento levarão muito tempo. As mudanças na política e na organização ocorrem de forma muito mais rápida do que nos contextos sócio-culturais. Exemplos de histórias de sucesso, como a reforma dinamarquesa do mercado laboral e o crescimento do cluster finlandês do conhecimento intensivo em TIC, abriram o caminho para esta transformação. Há ainda a possibilidade de uma estratégia de Estado-Providência e de uma estratégia de Estado Competitivo poderem coexistir.<hr/>This article discusses the Nordic model or pattern of welfare state and education. It shows how restructuring processes are going at policy level and institutional level. Still the basic structures of the Nordic model or pattern, especially the principles of comprehensive schools and local schools, are left. By the institutional approach, a new path generation or institutional pattern is emerging, but its legitimization and establishment will take a long time. Changes in policy and organization are much faster than in sociocultural settings. Such success stories like the Danish labour market reform and the rise of the Finnish knowledge intensive ICT cluster have paved the way for this transformation. There is still a possibility that a welfare-state strategy and a competition-state strategy will coexist. <![CDATA[<b>Mercado, <i>performance</i>, <i>accountability</i>. Duas décadas de retórica reaccionária na educação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A performance e a eficácia instituíram-se como prioridade das actuais políticas de educação. Quais os motivos que levaram à sua afirmação como paradigma dos sistemas educativos em detrimento da escola compreensiva? O presente artigo visa reconstituir e questionar a construção das teses fundamentais que contribuíram para a denúncia da crise generalizada da escola compreensiva e o aparecimento do modelo de escola eficaz, capaz de se integrar num mercado concorrencial e globalizado, no quadro de uma retórica reaccionária, instalada nos últimos vinte anos nos EUA e no Reino Unido e que se vem alargando à escala global. Pretende-se, desta forma, suscitar a reflexão sobre o papel dos sociólogos da educação na compreensão da interacção dos vários agentes educativos a uma escala globalizada e das novas implicações do capitalismo nas políticas educativas.<hr/>Performance and efficiency stand as priorities in present educational politics. Which were the reasons that led them to be the paradigm of educatinal systems replacing the comprehensive education? The following paper aims at rebuild and question the fundamental thesis that contributed to the evidence of a generalized crisis in the comprehensive education and the appearance of the model of efficient school, capable of taking part in a concurrent and global market, framed by a reactionary rhethoric, installed in USA and in the United Kingdom in the past twenty years, and developping at a global scale. It is also the aim of this paper to reflect over the role of the sociologists in education in the understanding of the interaction among various educational agents at a global scale and the new implications of capitalism in educational politics. <![CDATA[<b>Progressão continuada</b>: <b>por que a revisão dos ciclos?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo pretende registrar e também esclarecer a redução havida na duração dos ciclos da progressão continuada, na rede pública do Estado de São Paulo. Desde 1997, a Secretaria Estadual de Educação adotou o regime de ciclos para o ensino fundamental, com quatro anos de duração. Em 2007, esses ciclos foram reduzidos e é essa alteração que aqui se pretende discutir.<hr/>The present article aims to register and clarify the reducing of the period of the continuous progression cycles in São Paulo State public schools. Since 1997, the Education Secretary had adopted the rule of four-year cycles for the elementary schools. In 2007, these cycles were reduced and this alteration is the purpose of our discussion. <![CDATA[<b>Conselhos escolares</b>: <b>análise de sistema municipal de ensino no brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho discute o perfil dos representantes dos segmentos da comunidade escolar analisando as implicações decorrentes de sua diferenciação para a dinâmica de funcionamento dos Conselhos Escolares. Os dados decorrem da sistematização de informações levantadas por meio de questionário aplicado em reuniões de discussão do tema Conselhos Escolares junto aos representantes dos diferentes segmentos. O trabalho tem por objetivo refletir acerca de dados característicos tais como faixa etária, escolarização e as experiências anteriores de participação dos componentes dos Conselhos Escolares, capazes de fornecer subsídios para levantar hipóteses acerca de seu funcionamento. A problemática ao redor da qual a análise se realiza centra-se nas conseqüências decorrentes da diferenciação de comportamentos e na participação como experiência de vida pressupondo que indivíduos que já tiveram vivência em Sindicatos, Entidades Comunitárias, Partido-Político, respondem mais ativamente a espaços de participação dentro da escola. Os Conselhos Escolares constituem-se heterogeneamente pelas possibilidades de contribuição de cada segmento da comunidade escolar; são um desafio para a compreensão pelos processos de escolha de representantes, pelo contato destes com os representados e na relação entre eles, pela busca de objetivos. São espaço de construção comunitária, de aprendizagem, de elaboração e de acompanhamento da proposta da escola pública. <![CDATA[<b>Do colo à construção da cidadania</b>: <b>por uma escola acolhedora</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apela para uma atitude terapêutica expressa pelo acolhimento, em todos os espaços da comunidade, nomeadamente, no interior da escola, instituição com missão educativa, face a crianças com comportamentos desviantes. Lembra que o desvio pode ser, eventualmente, manifestação de um desequilíbrio arcaico, de natureza afectivo-social que só pode ser re-estabelecido através de uma experiência positiva de segurança, de confiança, de partilha de direitos e deveres.<hr/>The article calls for a therapeutic attitude with respect to children with behavioral deviance, to be expressed by welcoming, in all areas of the community-namely, inside the school, an institution with an educational mission. One must recall that deviance can be the expression of an earlier disequilibrium of a socio-affective nature that can only be balanced by a positive experience of security and trust, involving shared rights and responsibilities. <![CDATA[<b>Estudos de caso em educação. Investigação em profundidade com recursos reduzidos e outro modo de generalização</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Investigadores com parcos recursos e até sozinhos, mas pondo à prova as suas qualidades de pesquisa, podem dar uma contribuição séria para a investigação, através do estudo de caso, em alternativa a estudos de perspectiva mais vasta mas que exigem mais recursos em material e pessoas. E esse estudo pode obviamente ser depois prosseguido com futuros trabalhos do próprio ou de outros investigadores. A reflexão que segue baseia-se em vários autores com particular incidência em obras de Stake (1995; 1998) e Yin (1994; 2005), procurando delinear os procedimentos a seguir na adopção do estudo de caso em problemas educacionais, e inclui, em complemento, as ideias-chave de alguns estudos de caso sobre educação inventariados por Yin (2005).<hr/>Investigators with scarce resources and even alone, but challenging their research qualities, they can give a serious contribution for the investigation, through a case study, in alternative to studies of vaster perspective but demanding more resources in material and in persons. And that study obviously can be continued later on with future works of the own or of other investigators. The following reflection is based on several authors with major incidence in works of Stake (1995; 1998) and Yin (1994; 2005), it tries to delineate the procedures to use in the adoption of the case study in education problems and it includes, in complement, the key-ideas of some case studies about education inventoried by Yin (2005). <![CDATA[<b>‘As intermitências da Morte’</b>: <b>debate acerca do direito à literatura lusófona no processo de alfabetização de jovens e adultos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute o direito à literatura lusófona - Saramago, como exemplo - na formação de professores e na alfabetização de jovens e adultos por meio de pesquisa-formação na cidade de São Paulo.<hr/>The article discusses the right to lusophone literature - Saramago, as example - in the process of teacher’ s formation and inside of adults’ literacy through formation research process at São Paulo city. <![CDATA[<b><i>Vidas Reconhecidas</i></b>: <b>O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education. <![CDATA[<b>Para uma abordagem multicultural</b>: <b>o Programa Etnomatemática</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education. <![CDATA[<b>Immanuel Kant (1990-1764) </b> <b>Observations sur le sentiment du beau et du sublime.</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education. <![CDATA[<b>Gürtler, L., Kiegelmann, M. & Huber, G.L. (Eds.) (2007). </b> <b>Generalization in Qualitative Psychology</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education. <![CDATA[<b>Encontros Promovidos pelo Grupo de Investigação <i>Memórias da Educação no Espaço Lusófono</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education. <![CDATA[<b>Epistemologias Oprimidas</b>: <b>Reinventando Paulo Freire no Século XXI</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education. <![CDATA[<b>Conferência internacional “<i>Educação, Globalização e Cidadania</i></b>: <b><i>Novas Perspectivas da Sociologia da Educação</i>”</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education. <![CDATA[<b>3ª Reunião de Coordenação da RIAIPE - Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas de Educação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education. <![CDATA[<b>Seminário História do Currículo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education. <![CDATA[<b>Assinado Protocolo de Cooperação entre o CES e a UID - OPECE</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education. <![CDATA[<b>“Tapuia Ké Oca”. Educação Escolar Indígena dos Tapuios</b>: <b>entre o silêncio e o grito, a esperança cresce e a luta continua</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education. <![CDATA[<b>Educando o Cidação Global. Análise exploratória dos discursos dos professores do 1º e 2º ciclo sobre os efeitos da globalização nas suas práticas docentes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education. <![CDATA[<b>Desafios da Educação Inclusiva. Um estudo sobre representações e expectativas dos professores do ensino regular face aos professores do Apoio Educativo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education. <![CDATA[<b>Tempo de cárcere. Um estudo sobre as significações que os Presidiários estão construindo sobre as suas experiências educacionais na situação carcerária</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education. <![CDATA[<b>A problemática da componente social no Jardim de Infância Público. Estudo de caso</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education. <![CDATA[<b>Dificuldades de Identificação de Alunos Sobredotados. Uma reflexão sobre os factores impeditivos, inerentes aos professores dos 2º e 3º ciclos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education. <![CDATA[<b>A Educação Básica no Brasil e em Portugal. Uma análise comparada sobre as políticas definidas para os anos iniciais de escolarização</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education. <![CDATA[<b>A dança das identidades</b>: <b>dinâmicas e dafios no cotidiano dos jovens de periferia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education. <![CDATA[<b>Quem sou eu? O adolescente e seu olhar sobre si mesmo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100028&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education. <![CDATA[<b>O professor do ensino médio e a formação ética do educando</b>: <b>um estudo exploratório</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education. <![CDATA[<b>O Abandono no Ensino Fundamental</b>: <b>identificar as possíveis causas na perspectiva dos alunos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502008000100030&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.<hr/>The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education.