Scielo RSS <![CDATA[Revista Lusófona de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-725020060001&lang=pt vol. num. 7 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>A Identidade do Ensino Superior</b>: <b>a Educação Superior e a Universidade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A definição de uma ‘ideia’ de educação superior parece ser uma tarefa que alguns pós-modernistas lançam definitivamente para o caixote do lixo da história. Produto, por excelência, da modernidade, e no cruzamento dos modelos humboldtiano, napoleónico e de Oxbridge, a educação superior, tal como a herdámos, era centrada no conhecimento,isto é,na sua produção (investigação), na sua distribuição (ensino) e na sua difusão pelo corpo social (função de serviço à sociedade). O conhecimento e o seu manuseamento definiam não só a missão institucional como a natureza das organizações consagradas ao ensino superior. A estes elementos componentes da ‘ideia’ de educação superior foram incorporados outros igualmente estruturantes: a funcionalidade destas instituições em relação à consolidação e desenvolvimento do Estado-nação. Os quadros necessários ao funcionamento e estrutura do aparelho de Estado encontravam nas universidades e noutros institutos de ensino superior o lugar privilegiado para a sua formação. O que este artigo pretende argumentar é que,num contexto em que a produção, a distribuição e a difusão do conhecimento se transformam, em que a globalização/localização intensifica - sobretudo na Europa - a fragilidade das instâncias nacionais e em que o processo de massificação e de democratização do acesso ao ensino superior o conduzem a outro modelo sociológico que não o de origem,a educação superior está a viver uma identidade esquizóide: educação terciária, pós-secundária, educação fundada na investigação, educação vocacional, etc. Esta situação requer um esforço de reflexividade que, ao mesmo tempo que recusa a procura essencialista de uma ‘ideia’ de ensino superior, enfatiza a necessidade de promover uma perspectiva de educação que não soçobre ao pobre paradigma da adaptabilidade, segundo o qual o critério de utilidade de uma dada instituição é directamente proporcional à sua capacidade de sobreviver às mudanças operadas no seu ambiente organizacional.<hr/>Higher education is a product of modernity, built in the crossroad of the Humboldtian model, the Napoleonic model and the Oxbridge model. Higher education, as we know it, was centred in the handling of knowledge, i.e., in its production (research) in its distribution (teaching) and in its dissemination across society (service to community). Knowledge and its handling defined not only the institutional mission, but also the nature of higher education organizations. To these components of the ‘idea’ of higher education, others equally important elements were added: the role of higher education institutions in the consolidation and development of the nation-state. The cadres necessary to the functioning of the state apparatus found in the universities a privileged place for their training. This paper argues that in a context in which the production, distribution and dissemination of knowledge are changing, a context in which globalization/localization processes erode - mainly in Europe - the national level, and a context in which massification and democratization of access to higher education induce sociological patterns different from the originals, higher education itself is assuming a schizo identity: tertiary education, post-secondary education, research-driven higher education, vocational higher education, etc. This situation demands increased reflexivity, by simultaneously refusing an essentialist approach to the ‘idea’ to higher education and stressing the need to promote educational perspectives not reducible to its adaptability, i.e., refusing the framework of a paradigm in which the criterion of an institution legitimacy is proportional to their survival capacity in an ever changing environment <![CDATA[<b>Rede das Instituições de Ensino Superior nos Países da União Europeia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estuda-se a densidade do número de instituições de ensino superior nos vários países da União Europeia. Calcula-se o número de instituições por milhão de habitantes distribuídos por três grupos de países:os grandes,os médios e os de pequena dimensão.Faz-se uma apreciação compreendendo as várias tipologias das instituições de ensino superior públicas e privadas, universitárias e não universitárias (incluindo escolas monodisciplinares). Verifica-se que nos países com uma dimensão significativa o quociente do número de estabelecimentos por milhão de habitantes é essencialmente idêntico, exceptuando o caso português, onde os correspondentes valores são significativamente maiores, especialmente no subsistema não universitário. Faz-se referência à juventude relativa de muitas das instituições portuguesas de ensino superior, o que pode explicar algumas das suas actuais dificuldades. Verifica-se que na maioria dos países europeus existe um sector de ensino particular e observa-se que é relativamente deficiente o grau de excelência das instituições portuguesas.Sugerem-se alguns processos que possam contribuir para uma maior racionalização da rede portuguesa do ensino superior.<hr/>The number of Higher Education institutions in the different countries in Europe is analysed. It is calculated the number of institutions per million of habitants. To increase the degree of comparability, the European countries are separated in tree groups: the large, the medium and the small size countries. In general are considered the various types of institutions - public and private, universities and other institutions of higher learning. The institutions/population ratios are very similar for the institutions of the same size group, with the exception of the Portuguese non university sector. One of the reasons for such behaviour can be found on the youth, and the historical context of the creation of these institutions. It is referred that the universities in Portugal rank low in excellence comparatively with what happens in a great number of other European countries Some criteria that may be used to bypass the singularity of the Portuguese higher education network are advanced. <![CDATA[<b>O Processo de Bolonha e o Sistema</b> <b>Educativo da República Checa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O sistema educativo checo tem passado, ao longo dos últimos anos, por diversos esforços de transformação, relativamente intensivos, que reflectem os processos internacionais de transformação educativa no ensino superior. Esta transformação tem como estímulo mais importante o chamado processo de Bolonha. Sem qualquer dúvida que o processo de Bolonha tem sido, e continuará a ser, um significativo estímulo para definir a direcção e o carácter desta transformação, em todas as principais áreas operativas das instituições do ensino superior checo.<hr/>The Czech system of education has been through several years of relatively intensive transformation efforts reflecting the international processes of transformation of higher education the Czech Republic joined. The most important external stimulus directing the transformation process is the socalled Bologna process. The Bologna process undoubtedly has been and will continue to be a significant stimulus defining the direction and character of this transformation, in virtually all main areas of operation of higher education institutions. <![CDATA[<b>Ideias e Tendências Educativas no Cenário Escolar. Onde estamos, para onde vamos? </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo pretende reflectir sobre as tendências educativas no cenário escolar actual. O autor interroga-se sobre a existência dessas tendências e/ou movimentos pedagógicos e do seu significado, intentando responder à pergunta; para onde caminha a educação/formação? Este questionamento leva-o a analisar as repercussões pedagógicas nos novos tempos e nos diversos espaços educativos. A emergência das tendências educativas intercepta-se com o novo sujeito histórico-pedagógico em três vectores:o primeiro vector constitui a conexão dos professores dinâmicos e preocupados com as necessidades e problemáticas das novas gerações, o que supõe a recuperação e o debate dialógico das ‘velhas e novas ideias’ e das propostas educativas; o segundo vector refere-se aos discursos e à sensibilidade pelo educar, pelo ensino, pela formação ou pela aprendizagem, isto é,pelas mudanças,contributos e investigações;e o último vector abrange a inovação e o desenvolvimento, a renovação dos movimentos pedagógicos, com expressões organizativas que geram debates à volta das alternativas democráticas do ensino, da missão e função social da escola, da gestão curricular e dos conteúdos pedagógicos, modos de ensinar e aprender nos novos públicos e novas profissões, novos cenários de aprendizagem, novos saberes e culturas, etc.<hr/>This paper intends to make a contribution to the educational trends nowadays. The author questions the existence of these trends /and/ or pedagogical movements and their meanings trying to answer the question ‘What’s the actual path of education / training?’ It leads him to analyse the pedagogical issues of new timings in the several educational spaces. The emergency of educational tendencies is related with the new historical-pedagogical subject in three items: the first is connected to the dynamic and worried teachers in relation to the needs and problems of the new generations what gives floor to the dialogical debate of ‘old and new ideas’ and the educational proposals, the second refers to the different speeches and to the sensibility to educate, to teach and to train or to learn, i.e. the changes, contributions and research; and the last is related to innovation and development, the renewal of the pedagogical movements, with organizational expressions that lead to debates on the democratic alternatives to teaching, the mission and social role of school, the curricular management and the pedagogical contents ways of teaching and learning of the new publics and new jobs, new learning sceneries, new knowledge and cultures, and so on. <![CDATA[<b>Uma Aproximação à Pedagogia-Educação Social </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Pedagogia Social e a Educação Social estão situadas num ponto onde confluem o educativo e o social, e as suas origens e desenvolvimento histórico só podem compreender-se a partir desta perspectiva.Na sua configuração,as necessidades práticas sempre apontaram o caminho da reflexão teórica, o que marcou a identidade da pedagogia social como disciplina científica e da educação social como espaço de intervenção prática. A educação social define-se, não só pelas funções que tradicionalmente têm constituído a sua esfera de competência, como também por aquelas que, em resposta às necessidades derivadas da realidade cambiante, lhe são circunstancialmente atribuídas. Existe, igualmente, uma legitimação e fundamentação da educação social em diversos textos legais, tanto internacionais como de carácter nacional, nos quais se recolhe a filosofia das políticas sociais de cada país. Assim sendo, não há uma forma unívoca de entender a educação social, mas sim diversas concepções de acordo com espaços e momentos. Tudo isto faz com que, ao longo do tempo, não se tenha produzido tanto uma evolução conceptual como diferentes formas de a interpretar.<hr/>Social Pedagogy and Social Education are situated in a joining point of educational and social aspects, and, only from this perspective, their beginnings and historical development can be understood. In their configuration, the practical requirements always have pointed the way of theoretical reflection, which has set the Social Pedagogy identity as a scientific discipline and the Social Education as a practice intervention space. Social Education is not only defined by the functions that traditionally have been of its competences, even also by those which are circumstantially attributed to it, in response to the derivated changing reality necessities. Evenly, the Social Education fundamentation and legitimation exist in different lawful texts, with international but also national character, where the philosophy of social policy is collected in every country. Therefore, there is no complete accord in the way of understanding Social Education, but different conceptions exist according to spaces and moments. All of this has made that, throughout the time, a conceptual evolution has not been produced, but different interpretations of it. <![CDATA[<b>Sociologia da Educação</b>: <b>Uma Análise de suas Origens e Desenvolvimento a Partir de um Enfoque da Sociologia do Conhecimento </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho pretende analisar aspectos relacionados às origens e o desenvolvimento do campo científico da sociologia da educação segundo um enfoque da sociologia do conhecimento e sob uma dupla perspectiva: como um processo intelectual e como um fenômeno histórico-social. Para tanto, identifica as tendências teórico-metodológicas de prestígio do campo da sociologia da educação e suas relações com o contexto político-social, priorizando, nessa análise, os aspectos relacionados com as mudanças na função social assumida pela escola ao longo do tempo. Após as análises realizadas, conclui que no interior do campo científico da sociologia da educação convivem, na atualidade, teorias voltadas para a ação cotidiana, em que predominam, por um lado, temas relacionados à representação social, à ação do sujeito no cotidiano, e, por outro, teorias voltadas para o sistema social mais amplo, em que predominam as abordagens dos nexos entre a estrutura social e as interações que formam os sujeitos individuais e coletivos e as desigualdades existentes no sistema educacional.<hr/>This work intends to analyze aspects related the origins and to the development of the scientific field of the Sociology of the Education according to an approach of the Sociology of the Knowledge and under a perspective pair: as an intellectual process and as a social historical phenomenon. For in such a way, it identifies to the trends theoretician methodological of prestige of the field of the Sociology of the Education and its relations with the social political context, prioritizing, in this analysis, the aspects related with the changes in the social function assumed by the school to the long one of the time. After the carried through analyses, conclude that in the interior of the scientific field of the Sociology of the Education they coexist, in the present time, theories directed toward the daily action, where they pre-dominate, on the other hand, related subcts the social representation, the action of the daily citizen in, and, for another one, the theories come back toward ampler the social system, where the boarding of the nexuses between the social structure and the existing interactions that form the individual and collective citizens and inequalities in the educational system. <![CDATA[<b>Ensino Profissional de Jovens</b>: <b>Um Percurso Escolar Diferente para a (Re)Construção de Projectos de Vida</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação.O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio.A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido,com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissãoecoma experiênciaadquirida,permitindoaalgunsalunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.<hr/>This study is about Initial Professional Education and it is intended to analyze the reasons and conditioning factors perceived by young people that took them to choose this way of education.The study considered two possible ways for professional education in Portugal: the Learning System (called Sistema Aprendizagem) and Professional Schools. Among the reasons pointed out by the students for choosing professional education, emerges the concern in obtaining a qualification that could facilitate their insertion in the labor market, combining a qualified education with skills obtained from real work experience during practical apprenticeship training. The welfare exhibited by young people seemed to be related with the achieved success, with the acquisition of the necessary knowledge for working on the chose profession, allowing some of the students to reconcile themselves with school and to (re)construct plans for their lives. <![CDATA[<b>Sexualidade e Educação Sexual </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação.O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio.A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido,com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissãoecoma experiênciaadquirida,permitindoaalgunsalunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.<hr/>This study is about Initial Professional Education and it is intended to analyze the reasons and conditioning factors perceived by young people that took them to choose this way of education.The study considered two possible ways for professional education in Portugal: the Learning System (called Sistema Aprendizagem) and Professional Schools. Among the reasons pointed out by the students for choosing professional education, emerges the concern in obtaining a qualification that could facilitate their insertion in the labor market, combining a qualified education with skills obtained from real work experience during practical apprenticeship training. The welfare exhibited by young people seemed to be related with the achieved success, with the acquisition of the necessary knowledge for working on the chose profession, allowing some of the students to reconcile themselves with school and to (re)construct plans for their lives. <![CDATA[<b>A Crítica de Alguns Cientistas à Pedagogia Actual e a Minha Contestação, Algo Compreensiva…</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação.O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio.A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido,com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissãoecoma experiênciaadquirida,permitindoaalgunsalunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.<hr/>This study is about Initial Professional Education and it is intended to analyze the reasons and conditioning factors perceived by young people that took them to choose this way of education.The study considered two possible ways for professional education in Portugal: the Learning System (called Sistema Aprendizagem) and Professional Schools. Among the reasons pointed out by the students for choosing professional education, emerges the concern in obtaining a qualification that could facilitate their insertion in the labor market, combining a qualified education with skills obtained from real work experience during practical apprenticeship training. The welfare exhibited by young people seemed to be related with the achieved success, with the acquisition of the necessary knowledge for working on the chose profession, allowing some of the students to reconcile themselves with school and to (re)construct plans for their lives. <![CDATA[<b>Um Cidadão do Mundo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação.O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio.A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido,com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissãoecoma experiênciaadquirida,permitindoaalgunsalunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.<hr/>This study is about Initial Professional Education and it is intended to analyze the reasons and conditioning factors perceived by young people that took them to choose this way of education.The study considered two possible ways for professional education in Portugal: the Learning System (called Sistema Aprendizagem) and Professional Schools. Among the reasons pointed out by the students for choosing professional education, emerges the concern in obtaining a qualification that could facilitate their insertion in the labor market, combining a qualified education with skills obtained from real work experience during practical apprenticeship training. The welfare exhibited by young people seemed to be related with the achieved success, with the acquisition of the necessary knowledge for working on the chose profession, allowing some of the students to reconcile themselves with school and to (re)construct plans for their lives. <![CDATA[<b>Perda Irreparável </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação.O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio.A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido,com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissãoecoma experiênciaadquirida,permitindoaalgunsalunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.<hr/>This study is about Initial Professional Education and it is intended to analyze the reasons and conditioning factors perceived by young people that took them to choose this way of education.The study considered two possible ways for professional education in Portugal: the Learning System (called Sistema Aprendizagem) and Professional Schools. Among the reasons pointed out by the students for choosing professional education, emerges the concern in obtaining a qualification that could facilitate their insertion in the labor market, combining a qualified education with skills obtained from real work experience during practical apprenticeship training. The welfare exhibited by young people seemed to be related with the achieved success, with the acquisition of the necessary knowledge for working on the chose profession, allowing some of the students to reconcile themselves with school and to (re)construct plans for their lives. <![CDATA[<b>A Formação Inicial de Professores no Quadrodo Processo de Bolonha. Modelos e Desafios</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação.O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio.A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido,com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissãoecoma experiênciaadquirida,permitindoaalgunsalunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.<hr/>This study is about Initial Professional Education and it is intended to analyze the reasons and conditioning factors perceived by young people that took them to choose this way of education.The study considered two possible ways for professional education in Portugal: the Learning System (called Sistema Aprendizagem) and Professional Schools. Among the reasons pointed out by the students for choosing professional education, emerges the concern in obtaining a qualification that could facilitate their insertion in the labor market, combining a qualified education with skills obtained from real work experience during practical apprenticeship training. The welfare exhibited by young people seemed to be related with the achieved success, with the acquisition of the necessary knowledge for working on the chose profession, allowing some of the students to reconcile themselves with school and to (re)construct plans for their lives. <![CDATA[A Comemoração do Dia Internacional da Mulher: Reconstituindo o Passado, Analisando o Presente e Idealizando o Futuro]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação.O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio.A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido,com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissãoecoma experiênciaadquirida,permitindoaalgunsalunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.<hr/>This study is about Initial Professional Education and it is intended to analyze the reasons and conditioning factors perceived by young people that took them to choose this way of education.The study considered two possible ways for professional education in Portugal: the Learning System (called Sistema Aprendizagem) and Professional Schools. Among the reasons pointed out by the students for choosing professional education, emerges the concern in obtaining a qualification that could facilitate their insertion in the labor market, combining a qualified education with skills obtained from real work experience during practical apprenticeship training. The welfare exhibited by young people seemed to be related with the achieved success, with the acquisition of the necessary knowledge for working on the chose profession, allowing some of the students to reconcile themselves with school and to (re)construct plans for their lives. <![CDATA[<b>Ser Professor</b>: <b>Um Ofício em vias de Extinção. Reflexões sobre Práticas Educativas face, à Diversidade, no Limiar do Século XXI </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação.O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio.A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido,com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissãoecoma experiênciaadquirida,permitindoaalgunsalunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.<hr/>This study is about Initial Professional Education and it is intended to analyze the reasons and conditioning factors perceived by young people that took them to choose this way of education.The study considered two possible ways for professional education in Portugal: the Learning System (called Sistema Aprendizagem) and Professional Schools. Among the reasons pointed out by the students for choosing professional education, emerges the concern in obtaining a qualification that could facilitate their insertion in the labor market, combining a qualified education with skills obtained from real work experience during practical apprenticeship training. The welfare exhibited by young people seemed to be related with the achieved success, with the acquisition of the necessary knowledge for working on the chose profession, allowing some of the students to reconcile themselves with school and to (re)construct plans for their lives. <![CDATA[<b>Entrelaços escola-poder local. Atitudes e lógicas dos professores e dos autarcas nos processos da territorialização educativa </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação.O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio.A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido,com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissãoecoma experiênciaadquirida,permitindoaalgunsalunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.<hr/>This study is about Initial Professional Education and it is intended to analyze the reasons and conditioning factors perceived by young people that took them to choose this way of education.The study considered two possible ways for professional education in Portugal: the Learning System (called Sistema Aprendizagem) and Professional Schools. Among the reasons pointed out by the students for choosing professional education, emerges the concern in obtaining a qualification that could facilitate their insertion in the labor market, combining a qualified education with skills obtained from real work experience during practical apprenticeship training. The welfare exhibited by young people seemed to be related with the achieved success, with the acquisition of the necessary knowledge for working on the chose profession, allowing some of the students to reconcile themselves with school and to (re)construct plans for their lives. <![CDATA[<b>Trabalho colaborativo de professores</b>: <b>a utilização da calculadora gráfica na aula de Matemática </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação.O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio.A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido,com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissãoecoma experiênciaadquirida,permitindoaalgunsalunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.<hr/>This study is about Initial Professional Education and it is intended to analyze the reasons and conditioning factors perceived by young people that took them to choose this way of education.The study considered two possible ways for professional education in Portugal: the Learning System (called Sistema Aprendizagem) and Professional Schools. Among the reasons pointed out by the students for choosing professional education, emerges the concern in obtaining a qualification that could facilitate their insertion in the labor market, combining a qualified education with skills obtained from real work experience during practical apprenticeship training. The welfare exhibited by young people seemed to be related with the achieved success, with the acquisition of the necessary knowledge for working on the chose profession, allowing some of the students to reconcile themselves with school and to (re)construct plans for their lives. <![CDATA[<b>Estilo parental percebido e desempenho escolar de adolescentes do Ensino Médio de duas escolas das redes pública e privada da cidade do Salvador (Bahia), Brasil </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação.O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio.A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido,com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissãoecoma experiênciaadquirida,permitindoaalgunsalunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.<hr/>This study is about Initial Professional Education and it is intended to analyze the reasons and conditioning factors perceived by young people that took them to choose this way of education.The study considered two possible ways for professional education in Portugal: the Learning System (called Sistema Aprendizagem) and Professional Schools. Among the reasons pointed out by the students for choosing professional education, emerges the concern in obtaining a qualification that could facilitate their insertion in the labor market, combining a qualified education with skills obtained from real work experience during practical apprenticeship training. The welfare exhibited by young people seemed to be related with the achieved success, with the acquisition of the necessary knowledge for working on the chose profession, allowing some of the students to reconcile themselves with school and to (re)construct plans for their lives. <![CDATA[<b>Computador</b>: <b>possibilidades e limites do seu uso no processo de aprendizagem do ensino superior </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação.O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio.A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido,com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissãoecoma experiênciaadquirida,permitindoaalgunsalunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.<hr/>This study is about Initial Professional Education and it is intended to analyze the reasons and conditioning factors perceived by young people that took them to choose this way of education.The study considered two possible ways for professional education in Portugal: the Learning System (called Sistema Aprendizagem) and Professional Schools. Among the reasons pointed out by the students for choosing professional education, emerges the concern in obtaining a qualification that could facilitate their insertion in the labor market, combining a qualified education with skills obtained from real work experience during practical apprenticeship training. The welfare exhibited by young people seemed to be related with the achieved success, with the acquisition of the necessary knowledge for working on the chose profession, allowing some of the students to reconcile themselves with school and to (re)construct plans for their lives. <![CDATA[<b>Leitura recreativa</b>: <b>uma experiência em história em quadrinhos, no romance Menino de Engenho, de José Lins do Rego </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação.O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio.A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido,com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissãoecoma experiênciaadquirida,permitindoaalgunsalunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.<hr/>This study is about Initial Professional Education and it is intended to analyze the reasons and conditioning factors perceived by young people that took them to choose this way of education.The study considered two possible ways for professional education in Portugal: the Learning System (called Sistema Aprendizagem) and Professional Schools. Among the reasons pointed out by the students for choosing professional education, emerges the concern in obtaining a qualification that could facilitate their insertion in the labor market, combining a qualified education with skills obtained from real work experience during practical apprenticeship training. The welfare exhibited by young people seemed to be related with the achieved success, with the acquisition of the necessary knowledge for working on the chose profession, allowing some of the students to reconcile themselves with school and to (re)construct plans for their lives. <![CDATA[<b>O clima de escola e os auxiliares de acção educativa. 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Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio.A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido,com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissãoecoma experiênciaadquirida,permitindoaalgunsalunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.<hr/>This study is about Initial Professional Education and it is intended to analyze the reasons and conditioning factors perceived by young people that took them to choose this way of education.The study considered two possible ways for professional education in Portugal: the Learning System (called Sistema Aprendizagem) and Professional Schools. Among the reasons pointed out by the students for choosing professional education, emerges the concern in obtaining a qualification that could facilitate their insertion in the labor market, combining a qualified education with skills obtained from real work experience during practical apprenticeship training. The welfare exhibited by young people seemed to be related with the achieved success, with the acquisition of the necessary knowledge for working on the chose profession, allowing some of the students to reconcile themselves with school and to (re)construct plans for their lives. <![CDATA[<b>Experiências do ensino da Literatura à luz da teoria da carnavalização de Mikhail Bakhtin </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502006000100022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação.O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio.A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido,com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissãoecoma experiênciaadquirida,permitindoaalgunsalunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.<hr/>This study is about Initial Professional Education and it is intended to analyze the reasons and conditioning factors perceived by young people that took them to choose this way of education.The study considered two possible ways for professional education in Portugal: the Learning System (called Sistema Aprendizagem) and Professional Schools. Among the reasons pointed out by the students for choosing professional education, emerges the concern in obtaining a qualification that could facilitate their insertion in the labor market, combining a qualified education with skills obtained from real work experience during practical apprenticeship training. The welfare exhibited by young people seemed to be related with the achieved success, with the acquisition of the necessary knowledge for working on the chose profession, allowing some of the students to reconcile themselves with school and to (re)construct plans for their lives.