Scielo RSS <![CDATA[Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-446420150003&lang=pt vol. 14 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642015000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>A adoção da estratégia de enfoque em diferenciação</b>: <b>O caso do vinho Kosher no mercado brasileiro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642015000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A estratégia de enfoque em diferenciação implica na oferta de um produto que seja considerado único aos consumidores. A certificação de produtos Kosher, com base nos regimentos religiosos, garante processos rigorosos para a produção dos alimentos para os judeus. Desde os rituais pag ãos da Antiguidade, esta cultura emergiu e continua a se estender até a atualidade, com a proibição do povo judeu de consumir vinho produzido e manuseado por pessoas não judias. O objetivo do estudo foi identificar os aspectos positivos da estratégia de enfoque em diferenciação em uma empresa vinícola do Vale dos Vinhedos, Brasil, a partir da produção do vinho Kosher. Para tanto, foi realizado um estudo de caso único, com entrevistas individuais em profundidade, para posterior análise e interpretação dos dados. Os resultados apontam que a estratégia com enfoque em diferenciação, utilizada desde a fundação da empresa, é percebida como diferencial da vinícola, ao atingir seu público-alvo restrito e exigente, que está disposto a pagar mais em troca de um produto distinto.<hr/>Strategy focused on differentiation involves supplying a product that is considered unique to consumers. Kosher product certification, based on religious regulations, ensures strict processes in the production of food to the consumption of Jews. Since the pagan rituals in ancient times, this culture has emerged and continues in our present days, with the prohibition of Jewish people to consume wine produced and handled by non-Jews. The aim of the study was to identify the positive aspects of the strategy with focus on differentiation in a winery of Vale dos Vinhedos (Brazil), from the production of Kosher wine. Therefore, there was a single case study with individual in-depth interviews for further analysis and data interpretation. The results showed that strategy focusing on differentiation used since the company’s foundation is perceived as the winery’s distinctiveness, by reaching out to a restrict and demanding target public, willing to pay more for a distinct product.<hr/>La estrategia de enfoque en diferenciación implica el suministro de un producto a ser considerado único a los consumidores. La certificación de los productos Kosher, con base en las normas religiosas, garantiza rigurosos procesos en la producción de alimentos para los Judios. Desde los rituales paganos de la antigüedade, esta cultura surgió y continúa para extenderse hasta la actualidad, con la prohibición del pueblo judío de consumir vino producido y manipulado por personas non judías. El objectivo del estudio fue identificar los apectos positivos de la estrategia y centrarse en la diferenciación de una empresa de vinos en el Valle de los Viñedos, Brasil, a partir de la producción de vino Kosher. Con este fin, huno un solo caso de estudio, con entrevistas individuales en profundidad, para su posterior análisis e interpretación de datos. Los resultados muestran que la estrategia se centra en la diferenciación, utilizada desde la fundación de la empresa, es percibida como un diferencial de la bodega para llegar a su estricto y exigente público, que está dispuesto a pagar más a cambio de un producto diferente. <![CDATA[<b>Os fatores determinantes do empreendedorismo em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642015000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquanto conceito multidisciplinar e usualmente conotado com a inovação, o empreendedorismo é suscetível de ser explicado por inúmeros fatores. Com efeito, este trabalho tem como objetivo testar, numa ótica exploratória, os determinantes do empreendedorismo (global e setorialmente) na economia portuguesa. Para tal, propomos a estimação de alguns modelos de séries temporais. Os principais resultados indicam que os determinantes do empreendedorismo na indústria são, significativamente, diferentes dos determinantes do empreendedorismo no setor de serviços em Portugal. Apesar das limitações metodológicas inerentes a um trabalho desta natureza, principalmente devido à incompatibilidade de algumas séries e à limitação temporal de alguns dados, a novidade que encerra a perceção transversal do fenómeno empreendedor em Portugal alimenta o desafio.<hr/>Whilst multidisciplinary concept and usually connoted with innovation, entrepreneurship is likely to be explained by several factors. In fact, this work aims to test, in an exploratory perspective, the determinants of entrepreneurship (global and sectoral) in the Portuguese economy. To this end, we propose the estimation of some time series models. The main results indicate that the determinants of entrepreneurship in the industry are significantly different from the determinants of entrepreneurship in the services sector in Portugal. Despite the methodological limitations inherent in a work of this nature, mainly due to the incompatibility of some series and on the temporal limitation of some data, the novelty of transverse perception of the entrepreneurial phenomenon in Portugal supplies the challenge.<hr/>En cuanto concepto multidisciplinar y usualmente connotado con la innovación, el emprendimiento es susceptible de ser explicado por innumerables factores. De hecho, este trabajo tiene como objetivo testar, en una perspectiva exploratoria, los determinantes del emprendimiento (global y sectorialmente) en la economía portuguesa. Para ello, proponemos la estimación de algunos modelos de series temporales. Los principales resultados indican que los factores determinantes del emprendimiento en la industria son, significativamente diferentes de los determinantes del emprendimiento en el sector de servicios en Portugal. A pesar de las limitaciones metodológicas inherentes a un trabajo de esta naturaleza, principalmente debido a la incompatibilidad de algunas series y la limitación temporal de algunos datos, la novedad que encierra la percepción transversal del fenómeno emprendedor en Portugal alimenta el desafío. <![CDATA[<b>Marketing social</b>: <b>de curto passado a futuro promissor</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642015000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo foi desenvolvido no âmbito da investigação sobre «O envolvimento dos portugueses com temas de saúde pública: Um contributo para as estratégias de marketing social e comunicação de assuntos públicos». Apresenta uma revisão da literatura com o objetivo de definir e caracterizar a disciplina do marketing social, captar as discussões centrais do seu estudo e concluir sobre os seus resultados e eficácia. O método de seleção da bibliografia consistiu na consulta de bases de dados científicas digitais com base nas palavras-chave «social marketing» e «marketing social», bem como através das referências em trabalhos que se revelaram centrais na disciplina. Os resultados indicam que as discussões fundamentais se centram na definição da disciplina, sua caracterização e âmbito, na avaliação da sua eficácia e na ética a ela subjacente. Como conclusão, o artigo defende a ideia de que, apesar de necessitar de refinar a sua definição e de investigação adicional, com vista a construir uma base mais sólida em algumas áreas, principalmente na avaliação da eficácia, o marketing social representa uma ferramenta valiosa num futuro que trará desafios de muitas e grandes mudanças de comportamento a toda a humanidade.<hr/>This paper was developed with the purpose of investigating “the Portuguese people’s involvement with health issues: A contribution to the social marketing and public issues’ communication strategies”. It presents a literature review with the objective of defining and characterizing the subject of social marketing, attracting central discussions of its study and to conclude about its results as well as its effectiveness. The method used to build the bibliography consisted of in-depth searching in scientific digital databases with the keywords “social marketing” as well as “marketing social” and also through references from works that revealed to be relevant to the subject. Results indicate that central issues on the topic are the definition, characterization and scope of the subject of social marketing, the evaluation of effectiveness and the ethics of its practice. As a conclusion, the paper states the idea that, even with the need of refining its definition and also of further research on some topics, specifically on the effectiveness of its programs, social marketing must be considered a valuable tool in a future that will call for challenges on several and great behavior changes from humanity.<hr/>El presente artículo fue desarrollado como parte de la investigación sobre "La participación de los portugueses con temas de salud pública: una contribución para las estrategias de marketing social y comunicación de asuntos públicos". Se presenta una revisión de la literatura con el objetivo de definir y caracterizar la disciplina de marketing social, captar las discusiones centrales de su estudio y concluir sobre sus resultados y eficacia. El método de selección de la bibliografía consistió en la consulta de bases de datos científicas digitales basadas en las palabras clave «social marketing» y «marketing social», así como a través de referencias en trabajos que han resultado fundamentales para la disciplina. Los resultados indican que las discusiones fundamentales se centran en la definición de la disciplina, su caracterización y alcance, en la evaluación de su eficacia y la ética a la que subyace. Como conclusión, el artículo defiende la idea de que, a pesar de necesitar refinar su definición y de una investigación adicional, con el fin de construir una base más sólida en algunas áreas, principalmente en la evaluación de la eficacia, el marketing social representa una herramienta valiosa en un futuro que traerá desafíos de muchos y grandes cambios de comportamiento a toda la humanidad. <![CDATA[<b>Empreendedorismo em Portugal em comparação com os países da União Europeia entre 2010 e 2014</b>: <b>Estaremos perto (ou não) do ponto de viragem?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642015000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This study analyses the dynamics of entrepreneurship in Portugal and other European Union countries from 2010 to 2014. We used the Global Entrepreneurship Monitor (GEM) data collected through representative samples of the population of each country to analyze three main areas: entrepreneurial activity, entrepreneurial attitudes and entrepreneurial aspirations. Our results show that in 2010, 2011, 2012 and 2013, the total early-entrepreneurship rate in Portugal was the same as the average in EU countries but in 2014 it was higher. However, this rise in entrepreneurial activity in Portugal in 2014 was mainly necessity-driven and not improvement-driven. The results also show that despite the fact that Portugal was perceived to have poor opportunities for new business during this period, Portuguese people believe more strongly than people in other countries that they have the required knowledge and skills to start a business. In general, although entrepreneurial attitudes in Portugal are characterized by average entrepreneurial intentions, lower perceived opportunities, higher perceived capabilities to start a business, their fear of failure would prevent them from starting a business. These results are relevant with regard to rethinking the promotion of entrepreneurship in Portugal.<hr/>O presente estudo analisa a dinâmica do empreendedorismo em Portugal e noutros países da União Europeia entre 2010 e 2014. Foram utilizados os dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), recolhidos através de amostras representativas da população de cada país, para analisar três áreas principais: atividade empreendedora, atitudes empreendedoras e aspirações empreendedoras. Os resultados mostram que, em 2010, 2011, 2012 e 2013, a taxa de atividade empreendedora early-stage em Portugal foi igual à média nos países da União Europeia mas mais elevada em 2014. No entanto, este aumento da atividade empresarial em Portugal, neste último ano, foi principalmente motivado não pela oportunidade mas pela necessidade. Os resultados mostram também que, apesar do facto de em Portugal existir a perceção de que há poucas oportunidades para a criação de empresas, neste período, os portugueses estão, simultaneamente, convictos de que possuem as competências e os conhecimentos necessários à criação de uma empresa. Em geral, apesar das atitudes empreendedoras em Portugal serem caracterizadas por intenções empreendedoras de nível médio, por menos oportunidades percebidas e por maiores capacidades percebidas para a criação de empresas, o medo do fracasso impediria a criação de empresas. Estes resultados são importantes para a reflexão da promoção do empreendedorismo em Portugal.<hr/>El presente estudio analiza la dinámica del emprendimiento en Portugal y otros países de la Unión Europea en 2010, 2011, 2012, 2013 y 2014. Fueron utilizados los datos de Global Entrepreneurship Monitor (GEM), recogidos a través de muestras representativas de la población de cada país para analizar tres áreas principales: actividad emprendedora, actitudes emprendedoras y aspiraciones emprendedoras. Los resultados muestran que, en 2010, 2011, 2012 y 2013, la tasa de actividad emprendedora early-stage en Portugal fue igual a la media de los países de la Unión Europea, aunque más elevada en 2014. Sin embargo, este aumento de la actividad empresarial en Portugal, en 2014, fue principalmente motivada no por la oportunidad, sino por la necesidad. Los resultados también muestran que, a pesar del hecho de que en Portugal existe la percepción de que hay pocas oportunidades para la creación de empresas, en este periodo, los portugueses están simultáneamente convencidos de que poseen las habilidades y conocimientos necesarios para la creación de una empresa. En general, a pesar de que las actitudes emprendedoras en Portugal sean caracterizadas por intenciones emprendedoras de nivel medio, por menos oportunidades percibidas y por mayores capacidades percibidas para la creación de empresas, el miedo al fracaso impediría la creación de empresas. Estos resultados son importantes para reflexionar sobre la promoción del emprendimiento en Portugal. <![CDATA[<b>Perceções da responsabilidade social no setor público</b>: <b>O caso do Instituto da Segurança Social</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642015000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho tem subjacentes dois objetivos: compreender a perceção dos colaboradores de um Instituto Público (IP) quanto ao papel da Responsabilidade Social Organizacional (RSO); e identificar práticas organizacionais para uma política socialmente responsável. Seguiu-se uma metodologia quantitativa, adaptando-se o questionário desenvolvido pelo Grupo GRACE/Ethos (2004, 2011) - o Guia Prático para a Responsabilidade Social das Empresas. Os resultados do estudo demonstram que os colaboradores de um IP se encontram comprometidos com as práticas de gestão no domínio da RSO, os colaboradores detentores de um grau de ensino superior atribuem maior importância às questões gerais da RSO, e os colaboradores mais novos, em idade e antiguidade, atribuem maior relevância às práticas internas da RSO. Verificadas as diferenças estatisticamente significativas, esta análise faz emergir, assim, novas hipóteses a serem futuramente exploradas. Consequentemente está a contribuir-se para o reforço do conhecimento em áreas onde este ainda escasseia: as práticas de gestão de recursos humanos promotoras de uma maior RSO e a perceção dos colaboradores sobre o que é ser socialmente responsável, enquanto organização pública, a qual já deve ter este princípio inscrito na sua missão.<hr/>Current research followed two purposes: to understand the perception of employees of a Public Institution (PI) regarding the role of Organizational Social Responsibility (OSR); and to identify the organizational practices on pursuing a socially responsible policy. Based on a quantitative methodology a survey was adopted as a privileged instrument; having adapted the Practical Guide to Corporate Social Responsibility developed by the Group GRACE/Ethos (2004, 2011). The results show that employees are committed to management practices in OSR, issues of OSR are more relevant to employees with university degrees, and the internal practices of OSR are more important to young employees, in age and seniority. Considering the differences that are statistically significant, this study brings out new hypotheses to be explored hereafter. Therefore, this study is also a contribution to scientific knowledge in areas where it is scarce: practices in human resources management which promote OSR and the perception of employees about what it means to be socially responsible, as a public organization, which should have this principle in its mission.<hr/>El presente trabajo tiene subyacentes dos objetivos: comprender la percepción de los colaboradores de un Instituto Público (IP) en cuanto al papel de la Responsabilidad Social Organizacional (RSO); e identificar las prácticas organizativas de una política socialmente responsable. Se ha seguido una metodología cuantitativa, adaptando el cuestionario elaborado por el Grupo GRACIA / Ethos (2004, 2011) - La Guía Práctica de Responsabilidad Social Corporativa. Los resultados del estudio demuestran que los colaboradores de un IP se encuentran comprometidos con las prácticas de gestión en el ámbito de la RSO, los colaboradores en posesión de un título de enseñanza superior atribuyen mayor importancia a las cuestiones generales de la RSO, y los empleados más jóvenes, en edad y antigüedad, atribuyen mayor relevancia a las prácticas internas de la RSO. Verificadas las diferencias estadísticamente significativas, este análisis pone de manifiesto así nuevas hipótesis para ser exploradas en el futuro. En consecuencia, se contribuye al reforzamiento del conocimiento científico, en áreas donde este todavía escasea: las prácticas de gestión de recursos humanos promotoras una mayor RSO, y la percepción de los colaboradores sobre lo que es ser socialmente responsable, en cuanto organización pública, la cual ya debe tener este principio inscrito en su misión.