Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Estudos Africanos]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-379420170001&lang=en vol. num. 33 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Importance of the Benguela Railway for regional development</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942017000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como objetivo analisar a importância do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) para o desenvolvimento regional em Angola, em particular no seu Planalto Central. A metodologia de investigação utilizada tem por base a análise quantitativa e qualitativa. Foram recolhidos dados quantitativos e efetuada uma entrevista semiestruturada, com a posterior análise estatística e de conteúdo. Observa-se que o CFB contribuiu para a transformação profunda da geografia económica, desencravou regiões e assegurou mercados para produtos manufaturados das indústrias dos países mais desenvolvidos. Além disso, o CFB deu início a novas povoações que estiveram na origem de vilas e cidades. Conclui-se que, num futuro próximo, o CFB pode assumir um papel fundamental no desenvolvimento e diversificação da economia angolana, em particular no Planalto Central.<hr/>The objective of this paper is to analyze the importance of the Benguela Railway (CFB) for Angola’s regional development, particularly in its central highlands. The research methodology is based on quantitative and qualitative analysis. Quantitative data were collected and an semi-structured interview was conducted with statistical and content analysis. We observe that the CFB contributed to a profound transformation of economic geography, connecting regions and assuring markets for manufactured products from the industries of more developed countries. Also, the CFB has initiated new settlements that have led to present towns and cities. We conclude that, in a near future, CFB may have a fundamental role in the Angolan economic development and diversification, particularly in its central highlands. <![CDATA[<b>La Médiation Stato-centrée en Afrique</b>: <b>Entre l’impératif de la transformation des conflits politiques violents et la nécessité de la préservation des intérêts</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942017000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Cet article actualise le débat sur les finalités et les buts des pratiques de médiation stato-centrée des conflits politiques violents. On discute notamment si les pratiques de médiation peuvent rester cantonnées dans l’image d’Épinal véhiculée par l’action publique des médiateurs États. Prenant appui sur certaines expériences de médiation en Afrique et sur des entretiens, l’article met en évidence les finalités et buts apparents des pratiques de médiation stato-centrée qui gravitent autour de la nécessité de la transformation des conflits et insiste sur les nécessités sous-jacentes de préservation des intérêts qui traversent et/ou transcendent cette nécessité.<hr/>Este artigo atualiza o debate sobre os objetivos e propósitos das práticas de mediação estatocêntrica de conflitos políticos violentos. Discutimos, em particular, se as práticas de mediação podem permanecer confinadas à imagem de Épinal transmitida pela ação pública dos Estados mediadores. Com base em algumas experiências de mediação em África e em entrevistas, o artigo destaca os aparentes objetivos e propósitos das práticas de mediação que se centram em torno da necessidade de transformação de conflitos e enfatiza as necessidades subjacentes de preservação de interesses que atravessam e/ou transcendem essa necessidade. <![CDATA[<b>Apresentação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942017000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Cet article actualise le débat sur les finalités et les buts des pratiques de médiation stato-centrée des conflits politiques violents. On discute notamment si les pratiques de médiation peuvent rester cantonnées dans l’image d’Épinal véhiculée par l’action publique des médiateurs États. Prenant appui sur certaines expériences de médiation en Afrique et sur des entretiens, l’article met en évidence les finalités et buts apparents des pratiques de médiation stato-centrée qui gravitent autour de la nécessité de la transformation des conflits et insiste sur les nécessités sous-jacentes de préservation des intérêts qui traversent et/ou transcendent cette nécessité.<hr/>Este artigo atualiza o debate sobre os objetivos e propósitos das práticas de mediação estatocêntrica de conflitos políticos violentos. Discutimos, em particular, se as práticas de mediação podem permanecer confinadas à imagem de Épinal transmitida pela ação pública dos Estados mediadores. Com base em algumas experiências de mediação em África e em entrevistas, o artigo destaca os aparentes objetivos e propósitos das práticas de mediação que se centram em torno da necessidade de transformação de conflitos e enfatiza as necessidades subjacentes de preservação de interesses que atravessam e/ou transcendem essa necessidade. <![CDATA[<b>“Fit to the form of Christian living”</b>: <b>Catholic mission and resistance in African lands</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942017000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O cristianismo constitui uma das principais marcas da presença europeia no espaço cultural da África Central. Desde o batismo do soberano de Mbanza Kongo, ocorrido em 1491, símbolos, rituais, práticas cerimoniais foram incorporadas em algumas sociedades, ao ponto de alguns autores falarem de um “cristianismo africano”. O presente texto debruça-se sobre três guias para a ação missionária elaborados por religiosos capuchinhos que passaram pela região entre o último quartel do século XVII e meados do século XVIII. A sua análise permite reconstituir o programa de evangelização em terras africanas e o pensamento antropológico que lhe subjaz, mas, sobretudo, fazer luz sobre o dinamismo das sociedades africanas e os problemas e resistências levantados à proposta católica.<hr/>Christianity is one of the hallmarks of European presence in the cultural space of Central Africa. Since the baptism of the ruler of Mbanza Kongo, in 1491, symbols, rituals, ceremonial practices were incorporated in some societies, to the point that some authors speak of an “African Christianity.” This paper focuses on three guides for missionary action prepared by Capuchins friars who have gone through the region between the last quarter of 17th century and the 18th mid-century. Its analysis allows us to reconstruct the evangelization program in African lands and the anthropological thought that underlies it, but above all to shed light on the dynamism of African societies and the problems and resistance raised to the Catholic proposal. <![CDATA[<b>Forms of African resistance to Portuguese authorities in the XVIII century</b>: <b>The war in Murimuno and the weaving of machira in North Mozambique</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942017000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto procura discutir diferentes formas de resistência africanas à presença colonial e à pressão comercial externa, em Moçambique setecentista. No primeiro caso, procura analisar os violentos ataques praticados por um conjunto de chefaturas macua contra o corpo expedicionário português, em 1753. Diferentemente, o segundo caso assume um cariz marcadamente económico e cultural e aborda o aumento do cultivo de algodão e do fabrico de panos nativos (machiras), como forma de preservação de costumes e da identidade cultural africana face à imposição do consumo e uso de têxteis indianos.<hr/>The purpose of this paper is to discuss different forms of African resistance both against the Portuguese colonial presence and the external commercial pressure in Mozambique, in the eighteenth century. In the first case, it studies the violent attacks on the expeditionary Portuguese troops perpetrated by a number of belligerent Makua chieftains, in 1753. In contrast, the second case is mainly of economic and cultural nature and deals with the growing cultivation of cotton and the production of native cloths (machiras) as a way of preserving customs and identity thus facing the imposition of consumption and use of Indian textiles. <![CDATA[<b>From slaves to ‘serviçais’, from ‘serviçais’ to ‘contratados’</b>: <b>Perceptions, omissions and misconceptions in the history of African labour in colonial Angola</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942017000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Reflexão sobre a investigação histórica das questões laborais na colónia de Angola, visando contribuir para uma agenda da história do trabalho em África que dê conta da riqueza de fontes existentes. Problematiza, também, o uso de categorias genéricas (“escravo”, “trabalhador”) para diferentes espaços, épocas e contextos culturais. Partindo de uma breve panorâmica da transição do trabalho escravo ao trabalho livre em Angola (do século dezanove aos anos 60 do século vinte) o artigo destaca, por um lado, a importância, violência e persistência do trabalho forçado e, por outro lado, o facto de a maior parte da força de trabalho angolana, na produção e nos serviços, não ter sido por ele abrangida. Reconhecendo que os estudos sobre o trabalho africano no período colonial enfatizam algumas categorias e realidades, omitindo ou apenas mencionando outras, apela à diversificação de temas e abordagens, incluindo as que privilegiem as experiências de camponeses (nomeadamente mulheres), pescadores, pequenos comerciantes, artesãos, trabalhadores migrantes etc., ainda à margem na história do trabalho africano em Angola.<hr/>A reflexion on historical research on labour in Angola under Portuguese rule, this article aims to contribute to an African labour history agenda exploring the great amount of sources available. It points out to the problematic use of categories like “slave” and “worker” for very different spaces, times and cultural contexts. Starting with a quick overview of the slow transition from slavery to free work in Angola (from the nineteenth century to the 1960s), this article highlights the importance, violence and persistence of forced work. However, it also stresses the fact that most of productive and service activities in colonial Angola were not using forced labour. Research on African labour under colonial rule has emphasized certain categories and approaches while others were left in the shadow, so this article calls for more attention to the experiences of peasants (namely women), fishermen, petty traders, migrant workers and others still at the margins of the historical work on African labour in colonial Angola. <![CDATA[<b>Understanding “modern slavery”</b>: <b>Voices of archives</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942017000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto analisa a experiência africana do trabalho forçado na época colonial em Moçambique, onde a administração desenvolvia um regime de trabalho semelhante a uma “escravidão moderna”. Observadores do período e também os pesquisadores acadêmicos subsequentes têm utilizado o modificador “moderno” para descrever tipos de trabalho forçado e traçar linhas de diferenciação das formas mais antigas de escravidão. Este trabalho tem como objetivo historicizar noções de trabalho livre em meio a uma atmosfera mais ampla de coerção e compreender o silêncio de certos atores no que diz respeito à questão da escravidão. O texto explora o modo como os africanos em Moçambique entendiam as práticas de trabalho colonial, enfatizando as questões de dignidade, honra e degradação.<hr/>This paper examines the African experience with forced labor in colonial Mozambique, where the administration developed a labor regime that resembled a ‘modern slavery.’ Both contemporary observers and subsequent scholarly research have used the modifying ‘modern’ to describe types of forced labor and to draw distinctions from older forms of slavery. This work aims to historicize notions of free labor in the midst of a broader atmosphere of coercion and to make sense of the silence of certain actors on the question of slavery. The paper explores the ways in which African in Mozambique considered colonial labor practices, with an emphasis on questions of dignity, honor and degradation. <![CDATA[<b>Empire, patronage and a revolt in the kingdom of Kongo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942017000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo argumenta que o famoso levante ocorrido no Kongo, em 1913, simbolizou uma rotura nas relações clientelistas estabelecidas entre o Estado colonial português, os governantes do Kongo em São Salvador, e seus eleitores locais. Por um lado, a imposição colonial do trabalho forçado minou um contrato social que fazia o rei do Kongo confiável para os chefes subalternos e seus seguidores. A revolta subsequente contra o governante em exercício, Manuel Kiditu, é explicada em termos de economia moral como uma resposta coletiva ao desrespeito às regras da reciprocidade social por parte de Kiditu e seus assessores. Por outro lado, a quebra nas relações de confiança entre Kiditu e o líder rebelde Álvaro Buta também desempenhou um papel crucial na revolta.<hr/>This article argues that the famous Kongo uprising of 1913 epitomized a breakdown of patron-client relationships between the Portuguese colonial state, the Kongo rulers at São Salvador, and their local constituents. On the one hand, the colonial imposition of contract labor undermined a social contract that held the king of Kongo accountable to senior chiefs and their followers. The subsequent revolt against the incumbent ruler, Manuel Kiditu, is explained in moral economy terms as a collective response to the repudiation of the rules of social reciprocity by Kiditu and his assistants. On the other hand, a breakdown in relations of trust between Kiditu and the leader of the revolt, Álvaro Buta, also played a crucial role in the revolt. <![CDATA[<b>Balances on terror</b>: <b>Forced labour, escape and clandestine continuities in Congo Brazzaville, 1918-1968</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942017000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com o fim do regime concessionário no Médio Congo francês (hoje Congo-Brazzaville) na década de 1920 - de maneira análoga a processos nas colónias portuguesas da África Austral - abriram-se portas para uma organização administrativa menos repressiva. Porém, este caminho não foi o escolhido. Até 1946, o território do Congo continuava a caracterizar-se por uma acumulação de diferentes tipos de trabalho forçado; depois das reformas de 1946, as lógicas do trabalho compulsório sobreviveram numa variante menos extensa, e continuavam mesmo depois da independência. O artigo analisa estes equilíbrios no terror, e as fortes reações das populações do oeste e do norte do território, que responderam à violência colonial com fugas e enfraqueceram assim os pilares do domínio europeu.<hr/>The end of concession company rule in the French Middle Congo in the 1920s - in many ways analogous to similar processes in the Portuguese colonies of Southern Africa - opened gates towards a less repressive set-up of local administration. However, this route was not taken. Until 1946, the Congo remained under the joint impact of various types of forced labour; after the 1946 reforms, the logics of compulsory labour survived in a less extensive variant and continued even after independence. This article analyses the balance on terror, and the strong reactions of local populations, namely in the western and northern part of the Congolese territory. Those populations responded to colonial violence with flight movements, and successfully undermined the pillars of the colonial state.