Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Estudos Africanos]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-379420160001&lang=pt vol. num. 31 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Movimentos sociais, Estado e Sociedade Civil em África</b>: <b>Considerações introdutórias</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942016000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Os “guerreiros” Taghridjant do delta do rio Senegal</b>: <b>Identidade e políticas de conservação da natureza no Parque Nacional de Diawling (Mauritânia)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942016000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Cet article propose une approche du repositionnement identitaire et statutaire des Taghridjant, une qabîla (“tribu”) considérée par les institutions de conservation de la nature associées au Parc National du Diawling (PND, sud-ouest de la Mauritanie) comme représentante emblématique du savoir-faire local dans le delta du fleuve Sénégal, autour des activités de pêche et de collecte des végétaux. Ces activités constituent un indicateur majeur de réussite de la restauration du fonctionnement de l’estuaire, qui avait été dégradé suite à l’aménagement du barrage de Diama. À partir de l’observation des pratiques et de la mémoire collective des Taghridjant, ainsi que des gestionnaires de l’environnement, nous nous interrogeons sur l’effet des évolutions contemporaines de ces activités et de leur rôle dans la redéfinition statutaire des Taghridjant en tant que “pêcheurs”, questionnant ainsi le rôle qui traditionnellement a une qabîla de statut “guerrier”.<hr/>Este artigo aborda o atual reposicionamento identitário e estatutário dos Taghridjant, uma qabîla (“tribo”) que as instituições ligadas à conservação da natureza, associadas ao Parque Nacional de Diawling (PND, sudoeste da Mauritânia), veem como representante emblemática do savoir-faire local do delta do rio Senegal, vinculando-a em particular a atividades piscatórias e de recolha e tratamento de produtos de origem vegetal. Estas atividades constituem um importante indicador da recuperação de um estuário que se encontrava profundamente degradado após a construção da barragem de Diama. A partir da observação das práticas e da memória coletiva dos Taghridjant, bem como gestores do meio ambiente, interrogamos o impacto dessas atividades, assim como o seu papel na redefinição estatutária dos Taghridjant, hoje reconhecidos como “pescadores”, o que abertamente questiona o papel tradicionalmente atribuído a uma qabîla de estatuto “guerreiro”. <![CDATA[<b>Hip-hop em Angola</b>: <b>O rap de intervenção social</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942016000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo parte do argumento de que, enquanto um conjunto de estilos e formas culturais difundidos mundialmente a partir dos guetos afro-americanos de Nova Iorque dos anos 70 do século XX, o hip-hop obteve, em Angola, uma recepção e apropriação particulares. Para os jovens angolanos simpatizantes, a adaptação à realidade nacional daqueles estilos e formas culturais representou, a despeito do cálculo das consequências, um esforço de actualização e modernização da cultura nacional diante da emergência de um espaço público proporcionada pelo fim do regime monopartidário. Nesse contexto, o “rap de intervenção social”, produzido maioritariamente por jovens pertencentes às camadas sociais subalternas, vem assumindo-se como um instrumento artístico através do qual os rappers aliam a emancipação cultural ao exercício da participação política democrática.<hr/>This article has as its starting point the argument that, while a group of styles and cultural forms spread world-wide from the Afro-American ghettos of New York in the 1970’s, hip-hop, in Angola, had a particular reception and appropriation. For the Angolan contemporary youth, the cultural incorporation of those styles and cultural forms to the national reality represented, despite the calculation of the consequences, an effort to update and modernise the national culture on the emergency of a public space provided by the end of the monopartisan regime. In this context, the so-called “social intervention rap”, mainly produced by the young from the lower classes, has been assuming itself as an artistic instrument through which rappers combine the cultural emancipation to the exercise of the democratic political participation. <![CDATA[<b>Resistência urbana e ativismo social na Praia</b>: <b>O caso da <i>Korrenti di Ativiztas</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942016000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visa compreender um fenómeno atual da realidade da Praia, capital de Cabo Verde. As transformações socioeconómicas, políticas e urbanas do contexto contribuíram para o surgimento de novos atores sociais, especificamente os gangues urbanos chamados thugs, ativos nos subúrbios da cidade. Atualmente, nos mesmos bairros apareceram movimentos de ativistas sociais, uma nova tipologia de organizações de rua. O artigo apresenta o estudo de caso do movimento Korrenti di Ativiztas e, com base nos dados etnográficos recolhidos, pretende delinear as peculiaridades deste movimento e das suas formas de intervenção, analisando também a dimensão de género do fenómeno.<hr/>The essay aims to grasp a current phenomenon of the reality of Praia, capital city of the Cape-Verdean archipelago. Socio-economical, political and urban changes of the context have concurred with the birth of new social actors, in particular the urban gangs called thugs, active in the low-income neighbourhoods. Nowadays, in the same districts movements of social activists are growing, being a new type of street organization. The essay presents a case study focused on the movement Korrenti di Ativiztas and, on the basis of the ethnographical data collected, it seeks to outline the peculiarity of this organization and of its actions, stressing the gender dimension embedded in the issue too. <![CDATA[<b>Ativismo LGBT num campo político hostil</b>: <b>Uma leitura dos movimentos ativistas no Uganda</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942016000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho pretende tecer algumas considerações sobre o ativismo LGBT em contexto de grande hostilidade política e social. Em alguns países africanos, em especial o Uganda e o Quénia, têm surgido alguns movimentos de homofobia que tem o apoio do Estado. Essa homofobia traduz-se, em outros, em violência para com as pessoas que se identificam enquanto gays, lésbicas, ou outras, ou que são percecionadas enquanto tal. Pretende-se assim tomar o pulso aos movimentos LGBT que subsistem, quase em regime de clandestinidade, mas que são pontos de resistência contra a homofobia da sociedade e do Estado.<hr/>This work intends to make a few remarks about LGBT activism in the context of great political and social hostility. In some African countries, especially Uganda and Kenya, there have been some homophobia movements that have state support. That homophobia is reflected in others, violence toward people who identify as lesbian, gay, or other, or are perceived as such. The aim is to take the pulse to LGBT movements remain, almost underground system but are resistance points against homophobia in society and the state. <![CDATA[<b>Estado e sociedade civil em Cabo Verde e Guiné-Bissau</b>: <b><i>Djuntamon</i> para novas relações</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942016000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto analisa as relações entre a sociedade civil e o Estado no processo de democratização de Cabo Verde e da Guiné-Bissau. Para alcançar este objetivo, os eixos analíticos sobre os quais se estruturará a análise levarão em conta demandas, articulações, conflitos, composições, negociações e níveis de institucionalização dos grupos para a elaboração de um quadro do repertório das ações coletivas. Defendemos o argumento de que uma nova cultura democrática está se desenvolvendo em Cabo Verde e na Guiné-Bissau, com características próprias. O corpus se constitui de entrevistas, pronunciamentos e documentos escritos sobre o processo de democratização em curso.<hr/>This text analyzes the relationship between the civil society and the state in the democratization process of Cape Verde and Guinea-Bissau. The analytic main line supporting the analysis will take into account the demands, articulations, conflicts, compositions, negotiations and institutionalization of vulnerable groups to prepare a framework repertoire of the collective actions. We defend the argument that a new democratic culture has been developing in Cape Verde and Guinea-Bissau, with its own characteristics. The corpus is composed of interviews, statements and written documents about the ongoing democratization process.