Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Ciências do Desporto]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-052320090001&lang=en vol. 9 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Não ir na onda - correr contra o tempo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232009000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Emotions, stress, anxiety and coping</b>: <b>A qualitative study with elite athletes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232009000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A influência dos factores e processos psicológicos no rendimento desportivo dos atletas está, de uma forma geral, amplamente demonstrada. No entanto, poucas investigações recorreram a uma metodologia qualitativa, a qual permite uma perspectiva mais detalhada e aprofundada das emoções e cognições dos atletas. Neste sentido, recorrendo a uma entrevista semi-estruturada, a presente investigação procurou, junto de 11 atletas portugueses de elite de vários desportos, com idades compreendidas entre os 22 e os 36 anos (M=30.64±4.84), identificar as suas principais fontes de stress e ansiedade e as estratégias de coping a que recorriam em situações stressantes e/ou problemáticas, bem como explorar o papel de outras emoções no seu desempenho desportivo. Os resultados revelaram que: i) as principais fontes de stress estavam relacionadas com aspectos ligados à natureza da competição, pressões externas e ao seu próprios desempenho, sendo comuns a diferentes modalidades; ii) os atletas recorriam a diversas estratégias de coping em simultâneo, geralmente adaptativas, centradas na resolução de problemas e/ou na gestão das emoções; e iii) para além da ansiedade, outras emoções, positivas e negativas, pareciam influenciar o desempenho dos atletas.<hr/>The influence of psychological factors on athletes` sport performance is, in general, well documented. However, few investigations used a qualitative methodology, which gives a more detailed and profound perspective of athlete`s emotions and cognitions. In this sense, using a semi-structured interview with 11 Portuguese elite athletes from different sports, aged between 22 and 36 (M=30.64±4.84), the present study aimed to identify their major sources of stress and anxiety and the coping strategies they used in problematic and stressful situations, as well as to explore the role of other emotions, other than anxiety, in competitive performance. The results showed that: i) the major sources of stress were common to the different sports, and were related with the nature of competition, external pressures and the athletes` performance; ii) the athletes used several coping strategies simultaneously, usually adaptative, either problem or emotion-focused; iii) in addition to anxiety, there were other positive and negative emotions that influenced athletes` performance. <![CDATA[<b>Motor coordination centile charts of children aged 6 to 11 years in the Azores Autonomous Region, Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232009000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objectivo: Construir cartas centílicas e respectiva distribuição de valores da Coordenação Motora em crianças açorianas dos 6 aos 11 anos segundo o género e idade. Metodologia: A amostra é constituída por 2359 meninas e 2365 meninos da Região Autónoma dos Açores. A Coordenação Motora foi avaliada através da bateria KTK, que compreende quatro provas: equilíbrio à retaguarda, saltos laterais, saltos monopedais e transposição lateral. As estatísticas descritivas básicas foram calculadas no SPSS 15. os centis foram estimados pelo método da máxima verosimilhança no software LMS versão 1.32 e as cartas centílicas construídas no Excell. Resultados: Em todas as provas da bateria de testes KTK, para ambos os sexos, é visível um incremento do desempenho quer dos valores médios quer para categorias extremas de performance, seja o P3 ou P10, ou ainda os P90 e P97, não obstante uma forte variação em cada valor discreto de idade e sexo. Conclusões: Com base nos valores centílicos do desempenho da Coordenação Motora pode traçar-se perfis configuracionais e interpretar-se o seu significado relativamente ao que é esperado para uma dada idade e ano de escolaridade. Discorre daqui o contributo deste estudo em termos pedagógicos para a disciplina de Actividade Física e Desportiva no 1º ciclo do Ensino Básico.<hr/>Purpose: The aim of this study was to produce centile curves of Motor Coordination and the distribution of their values in Azorean children aged 6 to 11 years according to age and sex. Methodology: Sample size comprises 2359 girls and 2365 boys of the Autonomous Region of the Azores; they were evaluated with the KTK battery, which includes four tests: backward balance, jumping sideways, hopping on one leg and shifting platforms. Basic descriptive statistics were calculated on SPSS 15. We used LMS software version 1.32 compute centile using maximum likelihood, and Excell to construct the centile curves. Results: Both sexes showed visible increase in performance not only in mean values but also in extreme performance, described by such percentiles as P3, P10, P90 or P97. Conclusions: Motor Coordination performance percentile values may be used to portray individual profiles and to interpret their meaning according to what is expected for a given age and scholar level. Hence the contribution of this study in terms of teaching purposes for Physical Education in primary schools. <![CDATA[<b>Impact of regular physical exercise participation in balance, functional mobility and fall risk in institutionalized older adults</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232009000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objectivo deste estudo foi comparar o equilíbrio, a mobilidade funcional e a proporção de sujeitos em categorias de risco de queda em função do desempenho nos testes de aptidão funcional, entre idosos treinados e não treinados. Adicionalmente, procurou-se determinar o risco de queda (odds ratio) em função de os idosos praticarem ou não exercício. 144 idosos institucionalizados foram divididos em dois grupos: o grupo de exercício (n=65, 76.7±8.1 anos de idade) composto pelos idosos que reportaram praticar exercício físico estruturado supervisionado nos 12 meses anteriores ao início do estudo (sessões com 60 minutos de duração, pelo menos 3 vezes por semana); o grupo que não praticou exercício (n=79, 78.9±8.4 anos de idade). As sessões eram compostas por exercícios dirigidos para o desenvolvimento da aptidão cardiorespiratória, do equilíbrio, da coordenação, da força muscular e da flexibilidade. Para avaliação do equilíbrio recorreu-se ao Functional Reach Test (FRT) e para a mobilidade funcional ao Timed Up & Go Test (TUG). Idosos treinados (i) apresentam melhor performance no teste de equilíbrio (19.3±9.6 vs. 14.6±5.3cm; p<0.001) e mobilidade funcional (13.0±4.2 vs. 17.6±7.5s; p<0.001), (ii) têm menor probabilidade de estarem em risco elevado de queda, expresso pelos valores do FRT (odds ratio, 0.21, 95% IC 0.068-0.629, p=0.006), e (iii) de apresentarem risco de queda nos próximos 5 anos, expresso pelos valores do TUG (odds ratio, 0.27, 95% IC 0.126-0.582, p=0.001). Em conclusão, idosos treinados apresentam melhor mobilidade funcional e equilíbrio com consequente diminuição do risco de queda do que idosos não treinados.<hr/>The purpose of this study was to compare balance, functional mobility and the proportion of subjects in each category of fall risk based on the values of the functional tests, between trained and untrained older adults. Additionally, one aimed to determine the odds ratio of fall risk for those who did not exercise comparatively to those who did. 144 institutionalized older adults were divided into two groups: the exercise group (n=65, 76.7±8.1 years of age) composed by older adults who reported the participation in regular physical exercise during the 12 months previous to the beginning of the study (60-minute sessions, at least 3 times per week); the group that did not participate in physical exercise (n=79, 78.9±8.4 years of age). The exercise sessions were composed by aerobic, balance, coordination, flexibility and muscle strength exercises. Balance and functional mobility were assessed using the Functional Reach Test (FRT) and Timed Up & Go Test (TUG), respectively. Trained older adults (i) performed better in the balance (19.3±9.6 vs. 14.6±5.3cm; p<0.001) and functional mobility tests (13.0±4.2 vs. 17.6±7.5s; p<0.001); (ii) were less likely to be classified as in high risk of fall, based on the results of FRT (OR, 0.21, 95% CI 0.068-0.629, p=0.006), and (iii) were less likely to be classified as in risk of falling in the following 5 years, based on the results of TUG (OR, 0.27, 95% CI 0.126-0.582, p=0.001). In conclusion, trained older adults showed better balance and functional mobility, and, consequently, lower fall risk than untrained older adults. <![CDATA[<b>Injury profile characterization in women’s artistic gymnastics</b>: <b>a prospective research in female elite gymnasts throughout a season</b>.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232009000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objectivo geral deste estudo foi analisar e caracterizar as lesões ocorridas ao longo da época desportiva 2006/2007 na totalidade das ginastas portuguesas de competição. Foram observadas 79 atletas de Ginástica Artística Feminina, com idades entre os 6 e 18 anos, treinando em média 14,15h/semana. As lesões foram categorizadas em função da etiologia, tipo, distribuição anatómica, severidade e aparelho de ocorrência. Como principais resultados salienta-se: (i) 43% das atletas lesionaram-se, com uma taxa de 2,47 lesões em treino e 1,95 em competição; (ii) a maioria das lesões foi traumática (58,3%); (iii) a lesão mais frequente foi a entorse (21,3%); (iv) os membros inferiores foram a região mais atingida (53,5%); (v) a trave olímpica foi o aparelho com maior incidência lesiva (19,7%). Como principais conclusões, observou-se uma tendência notória na natureza das lesões tanto em função da sua etiologia, como da localização anatómica, tendência também evidente em relação à influência de algumas características de cargabilidade ( h/semanais treino) no aparecimento de lesões.<hr/>The purpose of this study was to analyze and characterize the injuries occurred during the 2006/2007 season in all competitive Portuguese gymnasts. 79 Women's Artistic Gymnastics athletes, aged between 6-18 years and training on average 14.15 h/week, were observed. The injuries were categorized according to its etiology, type, anatomic distribution, severity and apparatus occurrence. As main results we point out: (i) 43% of the gymnasts were injured, with a 2.47 lesion rate in training and 1.95 in competition; (ii) the majority of injuries were traumatic (58.3%); (iii) the most common injury was the sprain (21.3%); (iv) lower limbs were the most affected (53.5%); (v) the beam was the apparatus with the highest lesion incidence (19.7%). We concluded that there is a visible trend in the nature of injuries both in terms of its etiology and anatomical location. The trend is also evident in relation to the influence of Training load (h/week training) in the injuries appearance. <![CDATA[<b>Analysis of the coaching instruction in the youth sport training</b>: <b>a case study in basketball</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232009000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objectivo deste estudo foi descrever a forma como um treinador representa seu programa de treinamento na formação desportiva de jovens, relativamente aos propósitos, às estratégias, aos modelos curriculares e às aprendizagens dos jogadores. Realizou-se estudo de caso com um treinador de basquetebol que possuía dez anos de experiência e reconhecida competência no âmbito da formação de jogadores de basquetebol. Os dados foram colectados a partir da observação sistemática com gravação de imagem e áudio de um microciclo de treino, entrevistas formais e informais e procedimentos de estimulação de memória. A credibilidade das descrições e interpretações foi obtida por meio da triangulação das fontes de dados, da confirmação das informações pelo treinador e da supervisão pelos investigadores especialistas nesta área. Os resultados indicam que a instrução do treinador conduzia os jovens a compreender o modelo táctico de jogo e os princípios funcionais do jogo. Para tanto, simplificava a estrutura do jogo do basquetebol e utilizava, preponderantemente, tarefas de aprendizagem do tipo formas jogadas e feedback interrogativo. As tentativas frequentes de individualizar a aprendizagem, estimulando o engajamento consciente e a atenção aos princípios funcionais, reforçam a ideia de que o treinador se aproxima de um modelo de instrução voltado à compreensão.<hr/>The purpose of this study was to describe the way a Brazilian youth basketball coach builds on his coaching program by inspecting the purposes he set for the coaching, the curricular model and the instructional strategies he adopted, and the knowledge he held about the learning characteristics of his players. The coach, who was purposefully selected for this case study, is a male with ten years of coaching experience and highly recognized for his competence in preparing young basketball players. Data were collected from systematic observation of video and audio records of the coaching sessions during a two weeks micro-cycle; and from formal and informal interviews, also including procedures of stimulated recall. Trustworthiness of descriptions and interpretations was sought by means of triangulation of data sources, participant checking, and researchers’ use of audit trail. Results indicated that the coach’s instruction prized the players’ understanding the tactical model of the game and the functional principles of play. In order to achieve these goals, the coach proceeded to simplify the game structure and used predominantly game-like tasks and questioning feedback. The high frequency of individualized interactions, the stress on thoughtfully engagement, and the focus on principles of play corroborate the idea of a coaching model oriented towards game understanding. <![CDATA[<b>The autonomy and responsibility of the players in Volleyball training setting</b>: <b>Comparative study according coaches’ gender</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232009000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo pretendeu analisar a responsabilização e a autonomia conferida aos praticantes pelo treinador na actividade desenvolvida no treino, em Voleibol, em função do género dos treinadores. Participaram neste estudo quinze treinadores, sete do género feminino e oito do género masculino. Os instrumentos utilizados na recolha de dados, entrevista e sistema de observação, foram construídos obedecendo aos requisitos de validação de construção e de conteúdo. Na análise das respostas dos entrevistados, foi aplicado o método de análise de conteúdo, com recurso ao programa QSR NVivo, versão 7.0, e na análise dos dados relativos ao comportamento pedagógico do treinado em função do género, aplicou-se o teste de Mann-Whittney e o cálculo do Effect Size. Os resultados apontam em geral para um processo de ensino centrado no treinador, ao que não foi alheio o facto de os praticantes serem pouco responsabilizados na consecução das tarefas, criando situações desfavoráveis na adopção de estratégias instrucionais promotoras da autonomia dos praticantes. Todavia, a abordagem instrucional das treinadoras foi mais responsabilizante, porquanto os sistemas de accountability que adoptaram foram mais precisos e exigentes, o que se repercutiu na concessão de maior autonomia aos praticantes na consecução das tarefas de aprendizagem, suportada pelo recurso mais frequente ao questionamento específico.<hr/>The purpose of this study is to examine the accountability and the autonomy conferred by coaches to the players, in volleyball training according to coaches' gender. Fifteen Portuguese coaches, seven female and eight male, participated in this study. The instruments applied, interviews and observation system, were created obeying the requisites of construct and content validation. For the analysis of the coaches' answers, content analysis method was applied, resorting to QSR NVivo version 7.0. For data analysis regarding coaches' pedagogical behaviour according to coaches' gender, Mann-Whittney tests were applied, with calculation of Effect Size. Results indicate a coach-centred teaching approach, supported by little responsibility given to players when executing the training tasks. Subsequently, this approach created situations that did not promote the adoption of instructional strategies aiming at the players' autonomy. Nonetheless, the women coaches' instructional approach was more accountable, inasmuch as their adopted accountability systems were more accurate and demanding, fact that brought on repercussions when conceding more autonomy to the players executing learning tasks, which was also supported by a more frequent use of specific questioning. <![CDATA[<b>Trends of tactical performance analysis in team sports</b>: <b>bridging the gap between research, training and competition.</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232009000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Performance in Team Sports is carried out through a long term and methodical training process planned to improve skills and competence required to deal with competitive demands. Despite that tactical constraint play a major role in Team Sports performance the history of its scientific analysis has been driven by physiological and biomechanical approach, paying little attention to the tactical behaviour of the players and team organisation. For coaches and researchers, tactical analyses can be helpful, since they offer the opportunity to identify match regularities and random features of game events. The information about performance is crucial to achieve individual and team efficacy, also because it constitutes a basic criterion for training process. Once tactical major features are identified, they can inform training and performance enhancement programs. Regardless the technological progress, the analysis of tactical performance in Team Sports remains an under-theorised field, since there was no significant amount of research undertaken to identify the most important factors underpinning performance. Thus, it seems relevant to find out concepts and methods allowing to assemble and to organise knowledge about game complexity and dynamic interaction properties of the teams. The main purpose of this paper is to point out that conceptual frame about tactical indicators in Team Sports should be a major orientation to bridge the gap between research, training and competition.<hr/>Tendências da análise do desempenho táctico nos jogos desportivos: em busca da harmonia entre investigação, treino e competição A performance nos jogos desportivos colectivos é viabilizada, em grande parte, pelo recurso a processos de treino metódicos e planeados a longo prazo para desenvolver habilidades e competências que permitam lidar de modo eficaz com as exigências das competições. Apesar de, reconhecidamente, os constrangimentos tácticos desempenharem um papel nuclear nos jogos desportivos colectivos, a investigação tem sido predominantemente orientada para as abordagens fisiológicas e biomecânicas, em detrimento da atenção devotada ao comportamento táctico dos jogadores e das equipas. A análise da performance táctica pode ser profícua para treinadores e investigadores, na medida em que possibilita a identificação de regularidades e contingências, com base na observação do modo como jogadores e equipas engendram e gerem os eventos de jogo. Assim sendo, a informação sobre o desempenho táctico torna-se crucial para perseguir a eficácia individual e colectiva, também porque constitui um preceito fundamental para dar coerência ao processo de treino, na relação com a competição que o legitima. Uma vez identificadas as principais características e exigências tácticas, a partir delas é possível tornar o treino mais específico e adequar outros programas de aprimoramento do desempenho. Deste modo, o défice de investigação empreendida para identificar os constrangimentos mais relevantes que condicionam o rendimento nos jogos desportivos colectivos, nomeadamente no que se reporta ao desempenho táctico, justifica a necessidade de agenciar conceitos e métodos que permitam organizar o conhecimento sobre a complexidade do jogo e as propriedades de interacção dinâmica das equipas. O propósito principal deste artigo é aduzir argumentos que mostrem que a procura e a identificação de indicadores tácticos relevantes em jogos desportivos colectivos constitui uma orientação fundamental para demandar a harmonia entre pesquisa, treino e competição neste grupo de modalidades. <![CDATA[<b>Sport and life stories</b>: <b>A proposal for a new itinerary based on a self concept</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232009000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en As histórias de vida são cada vez mais frequentes nas ciências do desporto. Normalmente abordam a vida passada de ídolos do desporto, sendo uma tentativa de compreender o presente através da vida passada. Porém, uma vida não é apenas formada pelo tempo passado e presente, mas também pelo futuro, pelo que os autores propoêm um novo para o estabelecimento das histórias de vida. Baseados numa perspectiva personalista, os autores fundamentam um percurso de vida onde o futuro surge com um poder explicativo sobre o tempo presente, adicionando esta perspectiva às já descritivas visões diacrónica e sincrónica existentes. Concluem ainda que mais do que uma história de vida há histórias de vidas, sendo cada história uma narrativa de vários sujeitos, naquilo que denominam de intersubjectividade.<hr/>Life stories are becoming more frequent as far as sciences of sport are concerned. They usually approach the sportive idols` past life in order to understand the present. But life is not only about the past and the present; there is a need to consider the future. Therefore, authors propose a new kind of itinerary to gather and build life stories. Based on a kind of self perspective, authors work in scenery where the future rises within its explanatory power over the present time, adding this new idea to the well known diachronic and synchronic visions. The inevitable conclusion is that beyond a life story there are innumerous life stories /histories, several narratives with several subjects together in a whole of inter subjectivity. <![CDATA[<b>Aesthetic education, dance and sport in school</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232009000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en No presente trabalho realiza-se uma revisão da literatura (fundamentalmente de língua Portuguesa) acerca da relevância da educação estética e da sua relação com a dança, evidenciando-se que o desporto não representa um papel de intruso na educação estética. O currículo escolar inscreve a dança na educação física, pelo que a estética pode resultar como a ponte que facilita o trânsito entre estas duas formas de actividade, que encontram no corpo e no movimento a sua matriz comum. Embora grande parte dos autores reforce a importância da arte na educação estética, sublinha-se o protagonismo que objectos que não pertencem ao domínio da arte, como o desporto, podem desempenhar neste domínio.<hr/>This paper accomplishes a review of the literature (mainly in Portuguese language) about the importance of the aesthetic education and its relationship with dance, placing in evidence that sport may fairly contribute to aesthetic education. National school curriculum ascribes dance in physical education, so that aesthetics can be considered as the bridge that enhances the link between those activities that may find in body and movement its common matrix. Although large part of the authors strengthens the importance of art to aesthetic education, it is argued that objects outside theárealm of art, such as sport, may play a significant role in this domain. <![CDATA[<b>Expertise and perceptual-cognitive performance in soccer</b>: <b>a review</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232009000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en This review characterizes the importance of game intelligence between soccer players of different competition levels and according to a specific positional field status. However, research evidence on this topic is inconclusive and in some reports the importance of the perceptual-cognitive skills in the anticipation and decision-making performance remains unclear. Our intention is merely informative and indicative of the surrounding literature on the sport expertise, with the particular interest on the perceptual-cognitive performance, than depreciate some researches or taking part of some currents. Obviously that the variance in performance between soccer teams or players is depending of a several factors, like as anthropometric and physiological profiles, but one of the main factor that we want to include in the sport context is the perceptual-cognitive skills, such as visual search behaviour and the knowledge of situational probabilities. The aims of the present article are: (i) to define and to contextualize the different terminology used in this specific domain; (ii) to typify the different perceptual-cognitive skills that seems to bring on soccer players` performance; and (iii) to provide some future research guidelines.<hr/>Esta revisão caracteriza a importância da inteligência de jogo entre futebolistas de diferentes níveis competitivos e de acordo com as suas posições específicas em campo. No entanto, evidências científicas nesta área não são de todo conclusivas e em alguns estudos que atribuem importância às habilidades perceptivo-cognitivas no rendimento das acções de antecipação e de tomadas de decisões são algo díspares. A nossa intenção é meramente informativa e indicativa da literatura em volta da excelência desportiva, com particular interesse para o rendimento perceptivo-cognitivo, do que depreciar algumas investigações ou tomar partido por alguma corrente investigacional. Obviamente que a variabilidade do rendimento desportivo tanto entre equipas de Futebol como entre futebolistas é dependente de inúmeros factores, como os perfis antropométricos e fisiológicos dos atletas, mas um dos mais importantes factores que intencionámos incluir no contexto desportivo são as habilidades perceptivo-cognitivas, tais como o comportamento da procura visual e o conhecimento das probabilidades situacionais. Os objectivos do presente artigo são: (i) definir e contextualizar a diferente terminologia utilizada neste contexto específico; (ii) tipificar as diferentes habilidades perceptivo-cognitivas que parecem emergir no rendimento desportivo dos futebolistas; e (iii) fornecer algumas orientações para futuras investigações.