Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Ciências do Desporto]]> http://www.scielo.mec.pt/rss.php?pid=1645-052320100001&lang=es vol. 10 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.mec.pt/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.mec.pt <![CDATA[<b>Hora de balanço</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232010000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>Analysis of the joint reaction forces during different shoulder movements with and without external load</b>: <b>a preliminary study</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232010000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os modelos de segmentos rígidos são extremamente úteis para auxiliar a compreensão do tipo de sobrecarga que as articulações estão expostas. O objetivo deste trabalho foi analisar a força articular resultante e momento proximal durante atividades sem e com carga externa, em um estudo preliminar. Um indivíduo realizou flexão, extensão, abdução de ombro e flexão de cotovelo (sem e com carga). Dados cinemáticos foram obtidos por videogrametria (freqüência de amostragem de 50 campos/s). Um modelo de segmentos rígidos foi utilizado para obtenção dos dados cinéticos. O modelo é regido pelas equações de movimento de Newton-Euler. Os resultados encontrados evidenciaram aumentos não proporcionais na força e momento resultante. A força resultante longitudinal foi a única que apresentou aumento proporcional frente à carga externa. As componentes da força de cisalhamento e momento proximal apresentaram aumentos aleatórios. O aumento da carga externa promoveu aumentos da força e momento proximal, porém não de forma proporcional. As componentes de força e momento resultante sofrem influência da carga externa de maneira independente. Isto evidencia a necessidade de um controle rígido sobre os exercícios prescritos para diferentes disfunções do membro superior.<hr/>Link segment models are extremely useful for increasing the comprehension of joint overload. The aim of the present study was to analyze proximal joint reaction forces and moments during different movements performed with and without external load. One subject performed shoulder flexion, extension and abduction, and elbow flexion movements (with and without external load) Kinematic data were obtained by videogrammetry (frequency sample 50 fields/s). One link segment model was used to obtain kinetic data. The model is governed by Newton/Euler movement equations. The results suggested a not proportional increasing of proximal joint reaction forces and moments. The proximal joint reaction force longitudinal component was the only one that increased proportionally to the external load. Proximal joint reaction force shearing components and proximal moments presented increasing values of different magnitudes. The use of external load promoted increased magnitudes of proximal joint reaction force and moment, although it was not proportional. Proximal joint reaction force and moment are influenced in different ways by the external load. This suggests the need of a strict control of the prescribed exercises for different shoulder dysfunctions. <![CDATA[<b>3D model for analysis of resultant proximal reaction forces and moments for the upper limb</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232010000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetivos: Este estudo teve como objetivo implementar um modelo biomecânico, de segmentos articulados, associado à dinâmica inversa que permita a análise em três dimensões das forças de reação proximais e momentos proximais resultantes para diferentes gestos do membro superior. Método: Os gestos avaliados foram: flexão, extensão e abdução de ombro e flexão de cotovelo, os quais foram realizados por um indivíduo do sexo masculino. O modelo implementado é composto por cinco segmentos rígidos (mão, antebraço, braço, escápula e tronco) conectados. As equações de movimento de Newton-Euler foram utilizadas para quantificação das forças e momentos proximais resultantes. Para registro cinemático foram utilizadas cinco câmeras digitais, com freqüência de amostragem de 50 campos/seg. A precisão estimada do sistema de videogrametria foi, em média, de 1,7 mm. Foi monitorada a atividade eletromiográfica dos músculos deltóide (anterior, médio e posterior), bíceps braquial, tríceps braquial e peitoral maior. O modelo foi avaliado através da comparação qualitativa dos resultados de momento proximal resultante, com a atividade eletromiográfica. Resultados: Os resultados sugerem que o modelo apresenta resultados coerentes. O sinal eletromiográfico e o momento proximal apresentam sincronismo temporal. Conclusão: O modelo foi capaz de estimar as forças de reacção e momentos proximais resultantes nos diferentes gestos.<hr/>Objectives: The aim of this study was to implement a biomechanical model, with linked segments associated with inverse dynamics, to analyze proximal net forces and moments during different upper limbs’ activities. Methods: one male subject performed flexion, extension and abduction of the shoulder and flexion of the elbow. The model is composed of five connected rigid segments (hand, forearm, arm, scapula and trunk). The Newton-Euler motion equations were used to quantify proximal net reaction forces and moments. For kinematics recording, five cameras with a frequency sample of 50 fps were used. Videogrammetry accuracy was, on average, 1,7mm. The following muscles had their activities monitored: deltoid (anterior, medial, posterior), biceps brachialis, triceps brachialis, pectoralis major. The model was evaluated by qualitative comparison of proximal net moments with electromyographic signal of agonist muscles. Results: The results showed a temporal synchronism between the proximal net moments and agonist EMG activity. Conclusions: The model was able to estimate proximal net forces and moments during different upper limbs’ activities. <![CDATA[<b>Assessment of tactical principles in youth soccer players of different age groups</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232010000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es The aim of this study was to analyze tactical behaviours performed by youth Soccer players of different age groups according to ten core tactical principles of the game, in order to understand characteristics of each age group and their differences. The sample comprised a total of 300 youth Soccer players (60 U11, 60 U13, 60 U15, 60 U17 and 60 U20), who have performed 17,239 tactical actions. Three tactical measures were analyzed (number of tactical actions, efficiency of tactical behaviours and tactical performance indices). Kruskal-Wallis H and Whitney U tests were applied to compare the values of these measures. Data reliability was assured by the Kappa of Cohen index. The results indicated forty statistical differences relative to the number of tactical actions performed, thirty-two statistical differences relating the efficiency of tactical behaviours, and twenty statistical differences concerning tactical performance indices. In conclusion, it is possible to state that as the age group increased, the players had a greater participation in the game, namely through the performing of more tactical actions. In addition, the U15 and U17 groups presented no statistical differences in the efficiency of their tactical behaviours, and U17 and U20 groups exhibited the biggest differences in the tactical performance indices.<hr/>O objetivo desse estudo consistiu na análise dos comportamentos táticos realizados por jovens jogadores de Futebol com base em dez princípios táticos fundamentais do jogo, de modo a verificar as características e as diferenças de cada grupo etário avaliado. A amostra foi constituída por 300 jovens jogadores (60 Sub-11, 60 Sub-13, 60 Sub-15, 60 Sub-17 e 60 Sub-20), que realizaram 17.239 ações táticas. Foram analisados três indicadores táticos (número de ações táticas, eficiência dos comportamentos táticos e índice de performance tática). Os testes de Kruskal-Wallis H e Whitney U foram utilizados para comparar os valores obtidos. A fiabilidade foi avaliada pelo índice de Kappa de Cohen. Dos resultados emergiram quarenta diferenças estatisticamente significativas para o número de ações táticas realizadas, trinta e duas para a eficiência dos comportamentos táticos e vinte para os índices de performance tática. Em suma, é possível afirmar que, à medida que o escalão etário aumentou, os jogadores demonstraram ter maior participação no jogo, nomeadamente realizando mais ações de jogo. Adicionalmente, os jogadores dos grupos Sub-15 e Sub-17 não apresentaram diferenças estatisticamente significativas em relação à eficiência dos seus comportamentos táticos, enquanto os grupos Sub-17 e Sub-20 exibiram as maiores diferenças com relação aos índices de performance tática. <![CDATA[<b>Effects of practice schedule on the adaptive process of motor learning</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232010000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es This study had as objective to investigate the effects of practice schedule on the adaptive process of motor learning. The experimental design consisted of four practice groups (constant, random, constant-random and random-constant), and two learning phases (stabilization and adaptation). In three experiments, children performed a complex task of coincident timing, in which the varied practice was manipulated in terms of visual stimulus (Experiment 1), movement pattern (Experiment 2), and a combination of both (Experiment 3). In Experiment 1, the constant, constant-random, and random-constant groups showed better performance in the adaptation phase than did the random group. In Experiment 2, the constant and constant-random groups performed better than did the others. And, in Experiment 3, the constant-random group demonstrated better performance than the others. Overall results indicated that, during the adaptive process of motor skill acquisition, constant and constant-random practice, were superior to random and random-constant practice.<hr/>Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos da estrutura de prática no processo adaptativo de aprendizagem motora. O delineamento constou de quatro grupos de prática (constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante) e de duas fases de aprendizagem (estabilização e adaptação). Nos três experimentos crianças praticaram uma tarefa complexa de timing coincidente, na qual a prática variada foi manipulada em termos de estímulo visual (Experimento 1), padrão de movimento (Experimento 2) e ambos os aspectos (Experimento 3). No experimento 1, os grupos constante, constante-aleatória e aleatória-constante mostraram melhor desempenho na fase de adaptação do que o grupo de prática aleatória. No experimento 2, os grupos constante e constant-aleatória tiveram melhor performance do que os demais. E, no experimento 3, o grupo constante-aleatória foi aquele com melhor desempenho. No seu conjunto, os resultados indicaram que as práticas constante e constante-aleatória foram superiores no processo adaptativo de aprendizagem motora do que as práticas aleatória e aleatória-constante <![CDATA[<b>Physical activity Level in adolescents and its association with sociodemographic variables</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232010000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo objetivou avaliar o NAF de adolescentes, bem como investigar sua associação com variáveis sociodemográficas. Participaram desta investigação 608 estudantes de 14 a 20 anos de idade, de ambos os sexos, do ensino médio do município da Lapa, Paraná. O NAF foi estimado através do IPAQ, e a condição socioeconômica foi avaliada de acordo com o Critério de Classificação Econômica do Brasil. Inicialmente, recorreu-se à análise descritiva, em seguida, foram empregados os testes do Qui-quadrado, teste t de Student e ANOVA one-way para analisar diferenças, a Regressão Logística foi utilizada para examinar as associações. O NAF dos adolescentes foi alto (76,8%) ou moderado (20,9%) e apenas 2,3% apresentaram NAF baixo, com gasto energético médio de 7039±5602 MET-minuto/semana. As moças tiveram 1,6 vezes mais chance de apresentar NAF baixo quando comparadas aos rapazes. Os adolescentes do turno matutino tiveram 2,2 vezes mais chance de apresentar NAF baixo em relação àqueles do turno noturno. Com base nestes achados, programas de promoção da saúde e incentivo à prática de atividade física regular devem considerar o sexo e o turno de estudo como vaiáveis chave para mudanças no NAF de adolescentes.<hr/>This study aimed to evaluate PAL in adolescents and to investigate its association with sociodemographic variables. A total of 608 adolescents (14-20 years), of both sexes, of the high school from Lapa, Paraná, Brazil participated in the study. Their PAL was estimated using the IPAQ, and their socioeconomic status was assessed according to the Brazilian Economic Classification Criteria. Initially, a descriptive analysis was carried out, followed by the Chi-square test, Student’s t test and one-way ANOVA to analyze differences and Logistic Regression to examine associations. The PAL of these adolescents was high (76.8%) or moderate (20.9%) and just 2.3% had a low PAL, with mean energy expenditure of 7039±5602 MET-minute/week. The girls had a 1.6 times greater chance of exhibiting a low PAL when compared with the boys. Adolescents who attended school during the morning had 2.2 times greater chance of having a low PAL than those who attending in the evenings. Health promotion programs encouraging the regular practice of physical activity should take account of sex and whether the students study in the mornings or evenings as being key variables to changing the PAL of adolescents. <![CDATA[<b>Aesthetic experience of the swimmer. A study grounded in the perspective of elite swimmers</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232010000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo inscreve-se na estética do desporto, domínio que tem procurado contribuir para o entendimento dos aspectos relacionados com a sensibilidade e as emoções, sempre presentes e inseparáveis do desporto, num contexto de permanente crescimento e desenvolvimento deste fenómeno que integra a dinâmica cultural da contemporaneidade. O trabalho focalizou-se na caracterização da experiência estética do nadador de alto rendimento, cumprindo o propósito fundamental de produzir informação que se constituísse num contributo significativo para a compreensão dessa experiência. Fez-se uso da metodologia qualitativa por meio da aplicação de uma entrevista semi-estruturada a 10 nadadores de elite (7 pertencentes à equipa olímpica de Portugal, Pequim 2008), tendo sido as narrativas discursivas submetidas a análise de conteúdo, da qual resultou um quadro categorial. A análise da informação recolhida permitiu mapear os elementos que intervêm de modo significativo na experiência estética dos nadadores, designadamente: o corpo, a técnica, o sentir a água, a díade vitória-derrota e o contexto ambiental.<hr/>The current study fits in the field of the aesthetics of sport. This field aims to contribute to the understanding of aspects related to sensibility and emotions, always present and inseparable from sport, within a context of its continuous growth and development as a cultural phenomenon. The purpose of this paper was to describe the aesthetic experience the swimmer, aiming to contribute to a better understanding of the subject. Using a qualitative methodology, 10 high performance athletes (7 were part of the Portuguese Olympic team in Beijing, 2008) were interviewed following a semi-structured interview script. The contents of their narratives were then submitted to content analysis in order to reach an assemblage of categories that could explain the swimmers aesthetic experience. Those categories were: body, technique, feeling the water, victory versus defeat, and the surrounding environment. <![CDATA[<b>Sport and art in Portugal</b>: <b>Amadeo de Souza-Cardoso</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232010000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo teve por objetivo discutir a presença do esporte na obra de Amadeo de Souza-Cardoso, reconhecidamente um dos primeiros artistas portugueses que esteve sintonizado com as vanguardas européias do pré-Primeira Grande Guerra. Argumentamos que por suas características a obra de Souza-Cardoso se constitui em uma boa chave de compreensão das relações entre esporte, arte e sociedade em Portugal na transição dos séculos XIX e XX.<hr/>This study aimed to discuss the presence of sports in the work of Amadeo de Souza-Cardoso, recognized as one of the first Portuguese artists who were tuned with the European vanguards of the pre-First World War. We argue that the characteristics of the work of Souza-Cardoso are a good key to understand the relationship between sport, art and society in Portugal in the transition of the XIXth and XXth centuries. <![CDATA[<b>O importante é publicar. A (re)produção do conhecimento em educação física e ciências do desporto nos países de língua Portuguesa</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232010000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo teve por objetivo discutir a presença do esporte na obra de Amadeo de Souza-Cardoso, reconhecidamente um dos primeiros artistas portugueses que esteve sintonizado com as vanguardas européias do pré-Primeira Grande Guerra. Argumentamos que por suas características a obra de Souza-Cardoso se constitui em uma boa chave de compreensão das relações entre esporte, arte e sociedade em Portugal na transição dos séculos XIX e XX.<hr/>This study aimed to discuss the presence of sports in the work of Amadeo de Souza-Cardoso, recognized as one of the first Portuguese artists who were tuned with the European vanguards of the pre-First World War. We argue that the characteristics of the work of Souza-Cardoso are a good key to understand the relationship between sport, art and society in Portugal in the transition of the XIXth and XXth centuries. <![CDATA[<b>From persons to institutions</b>: <b>the Janus in the system of academic ideas of physical education and sport sciences in the Portuguese language speaking countries</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232010000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Existe um reconhecimento de que o chamado Movimento Lusófono da Educação Física e Desporto foi muito bem sucedido, ao longo dos seus 21 anos de existência, na realização de sua meta que é encurtar distâncias, aproximar pessoas e instituições que têm como objetivo comum o estudo da Educação Física e do Desporto, e que esse sucesso baseou-se fundamentalmente em ações de pessoas e muito pouco de instituições. O presente ensaio teve como objetivo colocar em discussão as metas desse Movimento visando ao seu desenvolvimento sustentável no futuro e propõe que para tanto é preciso, sem abrir mão do envolvimento e dedicação pessoais, absolutamente fundamentais, passar a ações mais concretas de natureza institucional, e discute algumas preocupações nessa mudança de estratégia tendo como pano de fundo a ideia de hólon proposta por Koestler (1967).<hr/>There is a recognition that the so-called Physical Education and Sport Movement of the Portuguese Speaking Countries was very successful, along its 21 years of existence, in the achievement of its goal which is shortening distances, and approaching persons and institutions that have as a common preoccupation the study of Physical Education and Sport. It is also recognized that this success was basically dependent on actions of people rather than institutions. The objective of the present essay was to put in discussion the goals of this Movement aiming at its sustainable development in the future. It proposes that to achieve that end the Movement needs more concrete institutional actions, without renouncing the absolutely fundamental involvement and dedication of people, and discuss some concerns related to change in that strategy having as a background the idea of holon proposed by Koestler (1967). <![CDATA[<b>Goalball</b>: <b>a sport of competition</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232010000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O desafio de tentar romper barreiras, através do desporto para pessoas com deficiência, é sempre uma forma de criar novas propostas no âmbito do ensino e da pesquisa com essa população. Desta forma, se considerarmos que vivemos numa sociedade onde grande parte das informações que nos chegam são feitas através da visão, entendemos ser importante abordar uma modalidade desportiva como o Goalball, uma vez que a mesma tem sido pouco estudada e também devido ao crescente desenvolvimento da modalidade em vários países. Assim, é propósito de nosso estudo fazer uma revisão acerca da modalidade Goalball, por se tratar de um Desporto Paralímpico e porque possui determinadas particularidades dos Jogos Desportivos Colectivos (JDC) em relação aos aspectos técnico-tácticos e aos sistemas ofensivos/defensivos. Uma modalidade tem que ser conhecida nas suas várias vertentes estruturais, nomeadamente conhecer as estratégias utilizadas pelos indivíduos cegos e deficientes visuais na prática da modalidade.<hr/>The challenge of overcoming difficulties, namely through sport for disabled people, is always a way of bringing up new proposals concerning teaching and researching having in mind this kind of population. Therefore, and taking in consideration that a significant amount of information in nowadays’ society runs through sight, we find of major importance to approach such a sport as Goalball, as has been scarcely researched and also due to its increasing development around several countries. Hence, it is our aim to accomplish a research about Goalball, not only because is a Para Olympic Sport but also because contains certain features of Collective Sporting Games (CSG) concerning technical and tactical particularities and offensive/defensive systems. A sport should be known within its several structural features, namely the strategies which can be adopted by blind and visually impaired when practicing. <![CDATA[<b>Manual asymmetry development</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232010000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es A reduzida tendência para a sinistralidade têm sido documentadas em diversas culturas, em diferentes grupos com patologias identificadas, e em diferentes faixas etárias. Pela importância da funcionalidade manual torna-se pertinente compreender o desenvolvimento do comportamento assimétrico, quer ao nível da preferência quer da proficiência e funcionalidade. O presente ensaio consubstancia-se na descrição do desenvolvimento da preferência e proficiência manual relacionadas com a idade e com o género, e sua caracterização em condições patológicas. As evidências provenientes de vários estudos mostram que a assimetria manual é uma característica que, apesar de se estabelecer durante os primeiros anos de vida, continua a desenvolver-se ao longo da idade. O género, o estado neurológico do sujeito e o tipo de sociedade em que este está inserido são factores que parecem ter efeito no desenvolvimento da preferência manual e na consequente assimetria manual. Pode-se assim dizer que esta resulta de factores biológicos, sociais e culturais característicos de um determinado espaço geográfico e num período de tempo particular.<hr/>The reduced tendency to be left-handed has been documented in several cultures, in different groups, with identified pathologies, and with age. The importance of manual dexterity brings additional interest to the problem of the development of asymmetric behavior, either in preference and proficiency. This paper will describe the development of hand preference and proficiency related to age and gender, as well as some aspects of pathological conditions. Evidence from several studies show that manual asymmetry is a characteristic that, although it is set during the first years of life, continues to develop with age. Gender, neurological status, and social characteristics are factors that seem to play a role in the development of hand preference and in the subsequent manual asymmetry. Hand preference and lateral dexterity stems from biological, social, and cultural factors, in a geographical context and in a particular time.