Scielo RSS <![CDATA[Psicologia, Saúde & Doenças]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-008620010002&lang=en vol. 2 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<B>Social representations of feminine infertility among married and single women </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862001000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo relata resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as representações sociais da infertilidade feminina, entre mulheres de diferentes estratos sociais. Foram entrevistadas 180 mulheres, com idade variando entre 18 e 40 anos, sendo 90 moradoras de bairros populares, e 90 moradoras de dois bairros considerados de classe-média. Cada grupo foi dividido em 3 subgrupos: (a) 30 mulheres casadas, com pelo menos um filho biológico; (b) 30 mulheres casadas há pelo menos 1 ano, sem filhos; (c) 30 mulheres solteiras, sem filhos. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica de associação livre, tendo como expressão geradora "mulher que não pode ter filhos", além de perguntas específicas sobre a temática de interesse. Os dados mostraram como principais elementos do campo representacional tristeza, incompleta, frustração, cobrança dos outros, solidão, pessoa inferior, adoção, busca de soluções e não é problema, confirmando a permanência da concepção da infertilidade como uma condição estigmatizante para a mulher.<hr/>This paper discusses results of research objectifying the investigation of social representations of feminine infertility, among women of different social layers. We interviewed 180 women, with ages varying between 18 and 40, half of them residents of low-income neighbour hoods and the other half residents of neighbour hoods considered middle-class. Each group was divided into 3 subgroups: (a) 30 married women, with at least one biological child; (b) 30 women married for at least a year, without children; (c) 30 single women, without children. For data collection the technique of free association was utilized, the generating expression being "woman who can’t have children". Specific questions on the subject of interest were also asked. The data showed as main elements of the representational field sadness, incomplete, frustration, pressure from others, loneliness, inferior person, adoption, search for solutions and not a problem, reaffirming the permanence of the conception of infertility as a stigmatizing condition for the woman. <![CDATA[<b>Nephrotic syndrome and celiac disease in infancy</b>: <b>child' s perspective about the relationship others establish with her</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862001000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresentam-se os resultados respeitantes a uma entrevista semi-estruturada para crianças com Síndrome Nefrótico e com Doença Celíaca construída no âmbito de um estudo mais alargado dirigido para o impacto destas doenças na infância. Exploram-se, em particular, as respostas a questões que avaliam a percepção da criança relativamente ao modo como se sente tratada pelos outros em função da doença. Os participantes têm idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos e estão distribuídos por dois grupos: G1 - Síndrome Nefrótico (n=27), G2 - Doença Celíaca (n=27). Verifica-se que as crianças não diferem de forma importante no modo como se sentem tratadas pelos outros. No entanto, tendem a manifestar uma percepção diferencial em conteúdos particulares quando estão em causa características específicas da relação que a mãe, o pai e os irmãos estabelecem com elas.<hr/>A semi-structured interview to children with Nephrotic Syndrome and children with Celiac Disease was developed in the context of a larger study that addressed the impact of these diseases in infancy. Answers to specific questions that evaluate the perception of the way the children feel others treat them, in function of disease, were analyzed. The participants (6 to 10 years old) were distributed in two groups: G1 - Nephrotic Syndrome (n=27), G2 - Celiac Disease (n=27). Results show that, in general, the two groups do not differ importantly. However, they present a differential perception in some domains concerning specific characteristics of the relationship between mother, father and siblings with the child. <![CDATA[<B>The adolescents health</B>: <B>school ethos and well being</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862001000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O afastamento da escola favorece o envolvimento dos adolescentes com outros adolescentes com a mesma falta de laços em relação à escola e, muitas vezes, este facto foi relacionado com o envolvimento em comportamentos de risco para a saúde partilhados pelos pares, como se de uma cultura de grupo se tratasse. Pelo contrário, uma escola que elicite um sentimento de se ter apoio e de pertença, facilita o desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes e o seu bem-estar (Battistich & Hom, 1997; Matos & Carvalhosa, 2001c). Este trabalho examina o modo como a percepção por parte dos alunos de um ambiente escolar positivo, acolhedor e capaz de gerar um sentimento de pertença, é importante na percepção de bem-estar dos alunos em idade escolar. Este estudo usa dados da amostra nacional do HBSC (Matos, Simões, Carvalhosa, Reis, & Canha, 2000). A amostra nacional consistiu em 6903 alunos, de 191 escolas portuguesas seleccionadas aleatoriamente após estratificação por região, cobrindo todo o Portugal continental. Os alunos ficaram assim distribuídos pelas áreas educativas: 39.7% Norte, 24.7% Centro, 25% Lisboa, 6.2% Alentejo e 4.4% Algarve. Dos 6903 alunos, 53% eram raparigas e 47% rapazes, 34.9% do 6º ano, 37.5% do 8º ano e 27.6% do 10º ano. Os resultados utilizando um modelo linear de regressão múltipla, sugerem uma relação directa entre o ambiente escolar e o bem-estar. É também claro a partir destes dados que a influência mais relevante na percepção que os jovens têm do seu bem-estar, é a sua percepção de um ambiente positivo na escola. Esta medida global inclui questões e actores variados, relevantes na vida escolar do jovem. As influências seguintes mais importantes são: uma comunicação fácil com o pai, uma auto-imagem positiva e a facilidade em fazer amigos. Estes resultados apoiam a ideia de que factores relacionados com a escola, com a família, com o grupo social e com eles próprios, têm uma influência relevante na percepção de bem-estar por parte dos adolescentes. De sublinhar que a profissão do pai/baixo estatuto, só é relevante na percepção de bem-estar, se apenas factores demográficos forem incluídos no modelo. Este resultado sugere que o efeito negativo de um baixo estatuto sócio-económico no bem-estar dos adolescentes, pode ser atenuado na presença de uma percepção de um ambiente escolar positivo. Estes resultados salientam a importância do ambiente escolar, enquanto factor modificável, sublinhando a importância de intervenções na área da promoção da saúde e bem-estar dos jovens portugueses, fazerem especial enfoque na alteração do próprio ambiente da escola.<hr/>During school age years, disengagement from school fosters adolescents involvement with other adolescents with the same lack of school ties. Often this fact is related to involvement in risk behaviors shared by peers within the group as a group culture. In contrast, a supportive school "ethos" facilitates adolescents’ development and promotes their well being (Battistich & Hom, 1997; Matos & Carvalhosa, 2001c). This paper examines the way in which a perception of a positive school "ethos" is important in the perception of well being in school age adolescents, using data from the Portuguese sample of the HBSC European study (Matos, Simões, Carvalhosa, Reis & Canha, 2000). Portugal was included as a full partner in this study for the first time in 1996. This survey is based on a self-completed questionnaire that is administered in schools to pupils in the 6th, 8th and 10th grades of high school, average age 14.1 years, standard deviation 1.71. Schools in the sample were randomly selected from a national list of schools, stratified by region. The Portuguese sample consisted of 6903 students, from 191 Portuguese schools, covering the whole country. Pupils were distributed, by Education Regional Divisions, as follows: 39.7% North, 24.7% Centre, 25% Lisbon, 6.2% Alentejo and 4.4% Algarve. Of the total 6903 pupils, 53% were girls and 47% boys, 34.9% in the 6th grade, 37.5% in the 8th grade and 27.6% in the 10th grade. By using a multiple linear regression model, it is clear from our results, that the more relevant issue in adolescent subjective perception of well being is perceived positive school "ethos". This score is a broad "ethos" score and included relationship with school matters themselves, and relationship with teachers, parents and peers, within the school arena. The next significant influences are, an easy communication with father, a positive self-image and an easy friendship making. These findings strongly support that both school, family, personal and social factors are important in the establishment of a positive perception of well being in school aged adolescents. However school based ones seem to be the more powerful. Notably father job was not a significant predictor of well being, unless only demographic factors are included in the model. These findings suggest that although socio economic status (father job) can be a relevant influence in what well being in adolescents is concerned, this effect can be faded in the presence of a positive perception of school "ethos" by those adolescents. These results highlighted the importance of schools, in the perception of well being in adolescents and thus the relevance to focus on the quality of school "ethos" in order to achieve an increased chance of a positive mental health status in school aged Portuguese adolescents. <![CDATA[<B>Psychological well-being inadolescents with chronic kidney disease </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862001000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo pretendeu avaliar o bem-estar psicológico de adolescentes com insuficiência renal crónica. As investigações até à data têm produzido resultados contraditórios. Umas apontam para que os jovens com uma doença crónica estão em maior risco para alterações ao bem-estar psicológico, outras sugerem que, embora a doença crónica possa ser uma condição difícil, não resulta necessariamente em alterações significativas desta variável quando comparada com jovens saudáveis. Neste estudo usou-se um instrumento especificamente desenvolvido para a avaliação do bem-estar psicológico de adolescentes, abrangendo duas vertentes: bem-estar psicológico como ausência de índices de dificuldades ou de perturbação e bem-estar psicológico como a presença de factores positivos ou recursos pessoais. Foram comparados dois grupos de adolescentes entre os 12 e os 18 anos, um com jovens saudáveis e outro com jovens com insuficiência renal crónica e dependentes de hemodiálise. Neste último foi ainda estudado o efeito da idade, do sexo e do tempo de hemodiálise. Os resultados apontaram para diferenças significativas no bem-estar psicológico dos dois grupos e evidenciaram aspectos relevantes se se pretender planear intervenções no sentido da promoção do bem-estar psicológico de adolescentes com insuficiência renal crónica.<hr/>This study assesses psychological well-being in adolescents with chronic kidney disease. Most of the research until now has produced contradictory results. Some concluded that adolescents with a chronic disease are at greater risk for psychological well-being changes, but others suggest that although a chronic disease may be a difficult condition, it does not result in significant alterations when compared with healthy adolescents. In this work it was used an instrument for the assessment of adolescent psychological well-being that addresses two domains: psychological well-being as an absence of disturbance signs and psychological well-being as the presence of personal resources. Two groups of 12 to 18 years old adolescents were compared: one healthy group and other with chronic kidney disease and being dialysis dependent. It was also analysed the effect of age and timing of dialysis. Results showed significant differences in psychological well-being between both groups and also some pertinent aspects for those who want to plan psychological interventions directed adolescents with chronic kidney disease. <![CDATA[<B>Patient attitudes and satisfaction toward physicians and medicine</B>: <B>a pilot study</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862001000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Ao longo dos vários contactos que os utentes vão estabelecendo com o serviço de saúde e com os profissionais vão construindo um conjunto de atitudes face aos médicos e medicina que derivam da sua avaliação pessoal dos cuidados recebidos presente trabalho descreve um estudo exploratório sobre a relação entre as atitudes face aos médicos e medicina e a satisfação do utente. Os resultados revelam a existência duma relação entre estas duas variáveis enfatizando assim a importância das representações cognitivas e das variáveis sócio-demográficas na satisfação do utente. Implicações ao nível do treino dos profissionais são apresentadas.<hr/>During their contact with the health care system and health professionals, patients develop a set of attitudes towards doctors and medicine that are derived from their personal experience. This paper describes an exploratory study that assesses the relationship between patient satisfaction and attitudes toward doctors and medicine. The results revealed that these two variables are related and show the importance of addressing patients’ cognitive representations and socio-demographics characteristics on their satisfaction with the health care system. Implications for health professionals training are also presented. <![CDATA[<B>Contribution to concurrent validity of treatment adherence </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862001000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apesar da não adesão aos tratamentos ser provavelmente a principal causa de insucesso das terapêuticas, não se encontram suficientemente desenvolvidas medidas validadas de detecção do nível de adesão. Neste estudo desenvolveu-se, a partir da medida de adesão apresentada por Morisky, Green e Levine (1986), uma versão com 7 itens. Analisou-se, em diversas condições de resposta, a consistência interna da Medida de Adesão aos Tratamentos (MAT) e a sua validade concorrente através do critério contagem de medicamentos. A MAT apresentou uma boa consistência interna na condição de resposta na forma de escala de Likert. Em termos de validade concorrente, a medida de adesão apresentou correlações elevadas em qualquer condição de resposta. A resposta em forma de escala de Likert revelou maior sensibilidade e especificidade a captar os diversos comportamentos de adesão.<hr/>Non-adherence to medical regimens is likely the major cause of therapeutic failure. Besides that health professionals face difficulties on the assessment of rates of adherence. Based on Morisky, Green e Levine (1986)’s measure of medication adherence, a version with 7 items was developed. It was analysed, in diverse conditions of response, the internal consistency of the 7 items Measure Treatment Adherence (MTA) and its concurrent validity, through the pill count criterion. The MTA presented a good internal consistency in the condition of Likert scale response, and raised correlations in any condition of response. The response in form of Likert scale disclosed to greater sensitivity and specificity to detect the diverse behaviours of adherence. <![CDATA[<B>Main themes implicated in experience of HIV positive and aids patients </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862001000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo tem como objectivo principal a apresentação das reacções psicológicas a infecção por VIH/SIDA através da identificação das temáticas organizadoras da vivência desta doença. Assim, serão apresentadas sete temáticas centrais: a quem revelar a condição de sero-positividade, discriminação, dependência/perda de autonomia, vivência da sexualidade, cuidados médicos, planos para o futuro e confronto com a morte. Estas temáticas permitem uma abordagem mais abrangente no que se refere à avaliação da adaptação de cada seropositivo/doente com SIDA à infecção por VIH.<hr/>This article has the primary goal the presentation of the psychological reactions of HIV positive and AIDS through the identification of the main themes of the disease. It ill be presented seven main themes: Who to reveal the condition of being HIV positive; Discrimination; Dependency/loss of autonomy; Sexuality; Medical care; Plans for the future and Confrontation with death. These themes allow un approach more comprehensive when we considered the assessement of the adaptation of each HIV positive/patient with AIDS.