Scielo RSS <![CDATA[Ex aequo]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-556020160001&lang=pt vol. num. 33 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602016000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Introdução</b>: <b>Género, profissões e carreiras: oportunidades, constrangimentos e desafios. Uma nota introdutória</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602016000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>O ambiente universitário</b>: <b>oportunidades, limitações e desafios para mulheres idosas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602016000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper discusses the way in which the university culture as typified by the work environment and working conditions impacts on women academic staff who have atypi-cal careers. Feminist standpoint theory provides a rationale for using case histories from a New Zealand and an Australian academic to explore the university as a workplace from the perspective of those outside the mainstream and the issues raised in negotiating their place in the organisation. It analyses the wider context of the changes in the tertiary edu-cation sector in each country, including the impact of managerialism on women’s acade-mic careers and argues that a broad range of approaches can be taken to get into and on in the male-centric university.<hr/>Cet exposé cherche à démontrer que le milieu universitaire, qu’il s’agisse du lieu de travail ou des conditions de travail, impacte sur les professeures qui ont des carrières aty-piques. La théorie de position féministe fournit une base pour l’emploi de cas d’étude diri-gés par une universitaire de Nouvelle Zélande et une d’Australie. Ces cas d’étude explo-rent la situation extérieure à l’intégration et les difficultés à l’encontre de négociations cherchant à les intégrer dans l’organisation. Tenant compte de l’extension du contexte, l’exposé analyse les changements survenus au niveau de l’éducation tertiaire des deux pays y inclut l’impact du manégéralisme sur les carrières du professorat féminin. Il démontre qu’une gamme d’approches leur permet de s’insérer et de collaborer au sein de l’infrastructure universitaire dirigée principalement par les hommes.<hr/>O presente artigo discute o modo pelo qual a cultura universitária, tipificada pelo ambiente e pelas condições de trabalho, tem impacto sobre as mulheres académicas com carreiras atípicas. As teorias de pendor feminista fornecem fundamentação para a utilização de histórias de casos de uma académica neozelandesa e uma australiana, com o propósito de explorar a universidade enquanto local de trabalho a partir da perspetiva dos que estão fora do sistema e as questões levantadas na negociação do seu lugar na organização. O artigo analisa o impacto do managerialismo nas carreiras académicas das mulheres, o contexto mais amplo das mudanças no sector do ensino superior em cada um dos países e argumenta que pode ser utilizada uma ampla gama de abordagens para a integração na universidade dominada pelos homens. <![CDATA[<b>«As mulheres tentam compensar</b>: <b>O verbo ‘compensar’ é terrível, não é?» Género e jornalismo em tempos de mudança</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602016000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O jornalismo encontra-se hoje num momento de grandes transformações. Em particular, a revolução digital provocou mudanças profundas na forma como as notícias são produzidas e consumidas, assim como na própria identidade profissional. Trata-se, além disso, de transformações que parecem penalizar as profissionais mulheres, perpetuando desigualdades de género. Neste trabalho, concentramo-nos precisamente no modo como essas transformações se relacionam com o género, procurando saber de que modo são vividas e explicadas dentro das redações. Com esse intuito, apresentamos um conjunto de dados empíricos, recolhidos de entrevistas em profundidade, que analisamos mediante o quadro interpretativo da sociofenomenologia e do olhar feminista sobre ela.<hr/>Nowadays, journalism is under major changes. In particular, the digital revolution has brought profound changes in the way news is produced and consumed, as well as in the professional identity. It is, moreover, transformations that seem to penalize female professional, perpetuating gender inequalities. In this paper, we focus precisely on how these changes relate to gender, seeking to know how they are experienced and explained in newsrooms. To that end, we present a set of empirical data gathered from in-depth interviews that are framed by the interpretative framework of socio phenomenology and its feminist approach.<hr/>El periodismo es hoy sujeto a grandes cambios. En particular, la revolución digital ha dado lugar a cambios profundos en la manera como las noticias se producen y consu-men, así como en la identidad profesional. Se trata además de transformaciones que pare-cen penalizar a las mujeres profesionales, perpetuando las desigualdades de género. En este trabajo, nos centramos precisamente en cómo estos cambios se relacionan con el género, buscando conocer la forma en que se experimentan y se explican en las salas de redacción. A tal fin, se presenta un conjunto de datos empíricos recogidos de entrevistas en profundidad que están enmarcados por el marco interpretativo de la fenomenología y su enfoque feminista. <![CDATA[<b>A contabilidade, o acesso e o exercício da profissão decontabilista certificado<i>/</i>a na perspetiva das mulheres</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602016000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo tem como objetivo central a compreensão da problemática do acesso e do exercício na profissão contabilística, na perspetiva das mulheres que desempenham a profissão. Para alcançar este objetivo foram realizadas entrevistas a treze mulheres com inscrição ativa na Ordem dos Contabilistas Certificados. Na opinião das entrevistadas, apesar da maior facilidade no acesso à profissão ainda se verificam desigualdades, discriminações e sexismos que dificultam o exercício e a progressão das mulheres na carreira. Consideram, no entanto, que a profissão de contabilista exige organização, rigor, empenho e responsabilidade, atributos que melhor se adequam às características intrínsecas das mulheres.<hr/>The main objective of this study is to obtain a better understanding of the problems in the access and practice in the accounting profession from the point of view of women who are chartered accountants. To accomplish this objective thirteen interviews were per-formed to women who are accountants registered in the Portuguese Order of Chartered Accountants. According to the interviewees, despite the easier access to the profession, there are still inequalities, discrimination and sexism that hinder the exercise and progress of women in career. However, interviewees consider that the accounting profession requires organization, rigor, commitment and responsibility, attributes that are best suited to the intrinsic characteristics of women.<hr/>El objetivo principal de este estudio es obtener una mejor comprensión de los problemas en el acceso y la práctica en la profesión contable desde el punto de vista de las mujeres. Para lograr este objetivo se realizaron trece entrevistas a las mujeres que son contadoras registradas en la Orden de Contadores Públicos portuguesa. De acuerdo con las entrevistadas, a pesar de la facilidad de acceso a la profesión, todavía hay desigualdades, discriminación y sexismo que dificultan el ejercicio y el progreso de las mujeres en la carrera. Sin embargo, las entrevistadas tienen la opinión de que la profesión requiere organización, rigor, compromiso y responsabilidad, atributos que mejor se adapten a las caracte-rísticas intrínsecas de las mujeres. <![CDATA[<b>Questões de género em arquitetura</b>: <b>história(s), espaço(s) e experiências profissionais e arquitetónicas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602016000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Por diversas razões, que também dependem do contexto histórico e social em que ocorrem, em muitas situações as mulheres têm sido excluídas da história ou apresentam papéis secundários. A arquitetura tem apoiado o seu reconhecimento na vida dos grandes mestres e nas suas obras, como «faróis históricos» capazes de legitimar a quase totalidade de um discurso disciplinar. Posto isto, e uma vez desvendado este cenário masculinizado, inclui-se tanto uma breve história das arquitetas (a nível mundial) bem como o fenómeno da feminização do curso superior em questão. Relativamente à profissão, expõem-se quais as especificidades atuais desta, sobretudo em Portugal, tendo em conta o desemprego, a conciliação das esferas profissional-pessoal-familiar-social, o conceito de «carreira», as expectativas e a gestão do tempo no binómio trabalho-ócio, usando a revisão bibliográfica como metodologia de investigação.<hr/>For many reasons, which also depend on the historical and social context in which they occur, in many occasions women have been excluded from the history or they have secondary roles. The architecture has supported its recognition in the life of the ‘great masters’ and their works, as ‘historic lighthouses’ able to legitimize almost all of a discipli-nary discourse. So, once unraveled this male scenario, it includes both a brief history of architects (worldwide) and the phenomenon of the feminization of higher education in this subject. Concerning the profession, it is exposed which the current features of this, especially in Portugal, taking into account the unemployment, the conciliation of the work-family-personal-social levels, the concept of «career», the expectations and the management of time in the work-leisure binomial, using literature review as research met-hodology.<hr/>Por variadas razones, que también dependen del contexto histórico y social en que se producen, en muchas situaciones las mujeres han sido excluidas de la historia o fueron relegadas a un segundo plano. La arquitectura ha apoyado su reconocimiento en la vida de los grandes maestros e en sus obras, como «faros históricos» capaces de legitimar la casi totalidad del discurso arquitectónico. Así, y una vez desenredado este escenario masculino, se incluye tanto una breve historia de las arquitectas (a nivel mundial) así como el fenómeno de la feminización de la educación superior. Con respecto a la profesión, se exponen cuáles son las especificidades de esta, sobretodo en Portugal, teniendo en cuenta el desempleo, la conciliación de los niveles profesional-personal-familiar-social, el concepto de «carrera profesional», las expectativas y la gestión del tiempo en el binomio trabajo-ocio, utilizando la revisión bibliográfica como metodología de la investigación. <![CDATA[<b>Género e carreiras académicas atípicas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602016000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article explores gender and atypical academic careers, and analyses two case histories, one in Australia and one in Portugal. While national and organisational contexts impacted on the career trajectories of these academics, the main themes of the case studies were sponsorship/mentoring, resilience and being an outsider. The analysis indicates there is a strong link between sponsorship/mentoring and resilience. Sponsorship/mentoring provides women with guidance, advice and access to job opportunities, and helps them develop resilience in the often challenging higher education (HE) organisational culture. But lack of sponsorship/mentoring can engender a sense of being excluded and cause some academic women to become ambivalent about their careers as a mechanism for survival in HE.<hr/>O presente artigo explora as carreiras académicas por sexo e atípicas, e analisa dois estudos de caso, um na Austrália e outro em Portugal. Sendo certo que os contextos nacionais e organizacionais tiveram impacto nas trajetórias profissionais destas académicas, os principais temas dos estudos de caso foram o patrocínio/tutoria, a resiliência e ser-se um estranho. A análise revela a existência de uma forte ligação entre patrocínio/tutoria e resiliência. O patrocínio/tutoria proporciona às mulheres orientação, aconselhamento e acesso a oportunidades de emprego, e ajuda-as a desenvolverem resiliência na, muitas vezes, desafiadora cultura organizacional do ensino superior (ES). Todavia, a exclusão das mulheres académicas pode fazer com que algumas delas sejam ambivalentes relativamente às suas carreiras e pode constituir um mecanismo necessário para a sua sobrevivência no ES.<hr/>Este artículo explora las carreras académicas por género y atípicas, y examina dos estudios de caso, uno en Australia y otro en Portugal. Mientras los contextos nacionales y organizacionales han tenido un impacto en las trayectorias profesionales de estas académicas, los temas principales de los estudios de casos fueron el patrocinio/tutoría, la resiliencia y ser-se un extraño. El análisis revela la existencia de un fuerte vínculo entre patrocinio/tutoría y resiliencia. El patrocinio/tutoría proporciona a las mujeres orientación, asesoramiento y acceso a oportunidades de empleo, y les ayuda a desarrollar la resiliencia en la, a menudo, desafiante cultura organizacional de la educación superior (ES). Sin embargo, la exclusión de las mujeres académicas puede hacer que algunas de ellas sean ambivalentes con respecto a sus carreras y puede ser un mecanismo necesario para su supervivencia en el ES. <![CDATA[<b>Entre mulheres</b>: <b>o ensino doméstico e a profissão</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602016000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir de uma pesquisa qualitativa realizada em Portugal sobre famílias que prati-cam ensino doméstico, o autor dá a conhecer as diferentes abordagens que as mães tecem como gestoras dos planos dos percursos familiares. Tendo o lar como micro-organizações, entre a burocracia racional e os modelos anárquicos, dos tipos ideais de famílias estudados, o autor defende que as mães assumem uma carreira sem fronteiras por tenderem a abandonar a ideia de carreira profissional delimitada por fronteiras organizacionais. Durante o período de escolaridade obrigatória dos seus filhos, estas mulheres tendem a fazer a autogestão do seu autoemprego como estratégia de conseguirem um maior equilíbrio entre o ensino doméstico dos seus filhos e o trabalho.<hr/>Based on a qualitative research held in Portugal on families who practice homeschooling, the author sets forth the different approaches that mothers weave as managers of familiar plans. Taking homes as micro-organizations, between the rational bureaucracy and anarchic models, the author argues that mothers take a borderless career and tend to abandon the idea of career bounded by organizational boundaries. During the period of compulsory schooling of their children, these women tend to do self-management of their self-employment as a strategy to achieve a better balance between the homeschooling of their children and work.<hr/>Sobre la base de un estudio cualitativo llevado a cabo en Portugal en las familias que hacen la educación en casa, el autor da a conocer los diferentes enfoques que se tejen las madres como managers de los planes de rutas familiares. Tomando la casa como micro-organizaciones, entre la burocracia racional y modelos anárquicos, de los tipos ideales de familias estudiadas, el autor sostiene que las madres tienen una carrera sin fronteras, ten-diendo a abandonar la idea de carrera limitada por las fronteras organizacionales. Durante el periodo de la educación obligatoria de los hijos, estas mujeres abrazan la auto-gestión de su trabajo por cuenta propia como una estrategia para lograr un mejor equili-brio entre la educación en casa a sus hijos y el trabajo. <![CDATA[<b>Processos de discriminação de profissionais imigrantes e qualificadas em contextos laborais tipicamente masculinos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602016000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O aumento dos fluxos migratórios independentes das mulheres continua a coexistir com profundas desigualdades assentes, nomeadamente, em formas de segregação hori-zontal, vertical e transversal. Este artigo procura explorar os processos de dupla discriminação - de género e de imigração - tal como são percecionados por um grupo de mulheres imigrantes qualificadas a trabalhar em Portugal nas áreas académicas das engenharias, um contexto tipicamente masculino. A investigação baseia-se num estudo qualitativo e tem como objetivo contribuir para a discussão de como é (ou não é) promovida a igualdade profissional de género, num contexto particular, e retratar a potencial discriminação de género específica que se pode associar à experiência de imigração.<hr/>The increase in female migratory independent flows continues to coexist with deep inequalities based, in particular, in forms of horizontal, vertical and transversal segrega-tion. This article seeks to explore the processes of double discrimination - gender and immigration - as understood by a group of qualified immigrant women working in Portu-gal in the academic areas of engineering, a typically male context. The research is based on a qualitative study and aims to contribute to the discussion of how is (or is not) promoted the professional gender equality, in a particular context, and portray the potential gender-specific discrimination that can be associated with the immigration experience.<hr/>El aumento de flujos migratorios independientes de las mujeres continúa coexis-tiendo con profundas desigualdades basadas, en particular, en las formas de segrega-ción horizontal, vertical y transversal. Este artículo pretende explorar los procesos de doble discriminación - el de género y de inmigración - tal como son percibidos por un grupo de mujeres inmigrantes calificadas, trabajando en Portugal en las áreas académi-cas de la ingeniería, un contexto típicamente masculino. La investigación se basa en un estudio cualitativo y tiene como objetivo contribuir a la discusión de cómo es (o no) pro-movida la igualdad de género profesional, en un contexto particular, y retratar a la potencial discriminación de género-específica que se puede asociar con la experiencia de la inmigración. <![CDATA[<b>O género no jornalismo em tempos de recessão</b>: <b>como se dá a representação mediática das mulheres num contexto de crise em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602016000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo busca refletir sobre o silenciamento e a invisibilidade das mulheres, tanto na arquitetura macroeconómica da crise como na própria produção noticiosa adjacente. Começa-se por identificar em que medida as identidades das mulheres vêm sendo (re)produzidas e reforçadas pelo discurso institucional tal como hoje se encontra organizado na economia neoliberal. Por fim, faz-se uma análise reflexiva acerca da linguagem enquanto mecanismo regulador das formas convencionais de representação e de como os papéis socialmente expectáveis em relação às mulheres, tão ritualizados pelo jor-nalismo, delimitam a sua posição-de-sujeito na sociedade.<hr/>This article aims to reflect on the silencing and the invisibility of women in both the macroeconomic architecture of the crisis and in the adjacent news production itself. We begin by identifying the extent to which women’s identities have been (re)produced and reinforced by institutional discourse as today is organized in the neoliberal economics. Finally, a reflective analysis is made about language as a regulatory mechanism of con-ventional forms of representation and how the socially expected roles towards women, as ritualized by journalism, delimit its position-of-subject in society.<hr/>Cet article vise à réfléchir sur le silence et l’invisibilité des femmes dans l’architecture macro-économique de la crise et dans la production de nouvelles adjacente ellemême. Nous commençons par identifier la mesure dans laquelle les identités des femmes ont été (re)produit et renforcées par la façon comme le discours institutionnel est aujourd’hui organisé dans l’économie néolibérale. Enfin, une analyse réflexive est faite sur la langue comme mécanisme de régulation des formes classiques de représentation et de la façon dont les rôles socialement attendus envers les femmes, ritualisés par le journalisme, délimitent sa position-de-sujet dans la société. <![CDATA[<b>Mulheres no ensino superior brasileiro</b>: <b>espaço garantido e novos desafios</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602016000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A vantagem numérica das mulheres em matrículas no ensino superior é bem conhecida. Ao considerarmos a organização social de género no mundo do trabalho e da profissionalização, percebe-se, no entanto, que essa vantagem deve ser problematizada. O conceito de divisão sexual do trabalho é utilizado como orientação principal para essa problematização. Com base nas estatísticas nacionais, são analisadas as carreiras mais procuradas por homens e mulheres, apontando para possíveis mudanças na segregação das carreiras de ensino superior no caso brasileiro. Os dados coligidos apontam para uma inserção importante das mulheres em carreiras antes predominantemente masculinas, enquanto o movimento contrário não se concretiza.<hr/>Women’s numerical advantage in enrollment in higher education is now well known. If we consider the gender social organization in the realm of work and professio-nalism, it can, however, be seen that this advantage should be problematized. The concept of sexual division of labour is used as the main guidance for such questioning. Finally, based on quantitative data extracted from databases national statistics, the most popular careers between men and women are analyzed, pointing to possible changes in the segre-gation of the careers in higher education on the Brazilian case. The data collected point to an important female insertion into careers before predominantly male, while the reverse movement is not realized.<hr/>La ventaja numérica de las mujeres en la matrícula en la educación superior es ampliamente conocida. Sin embargo, teniendo en cuenta la organización social de género en el ámbito del trabajo y profesionalismo, se puede observar que la ventaja numérica de las mujeres se debe problematizar. El concepto de división sexual del trabajo se utiliza como guía principal para tal cuestionamiento. Por último, con base en las estadísticas nacionales, se analizan las carreras más populares entre los hombres y las mujeres, que apunta a posibles cambios en la segregación de las carreras en la educación superior en el caso de Brasil. Los datos apuntan a una importante inserción femenina en las carreras antes predominantemente masculinas, mientras que el movimiento inverso no se realiza. <![CDATA[<b>Femmes et défis pour la formation des adultes</b>: <b>Un regard critique non-conformiste</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602016000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A vantagem numérica das mulheres em matrículas no ensino superior é bem conhecida. Ao considerarmos a organização social de género no mundo do trabalho e da profissionalização, percebe-se, no entanto, que essa vantagem deve ser problematizada. O conceito de divisão sexual do trabalho é utilizado como orientação principal para essa problematização. Com base nas estatísticas nacionais, são analisadas as carreiras mais procuradas por homens e mulheres, apontando para possíveis mudanças na segregação das carreiras de ensino superior no caso brasileiro. Os dados coligidos apontam para uma inserção importante das mulheres em carreiras antes predominantemente masculinas, enquanto o movimento contrário não se concretiza.<hr/>Women’s numerical advantage in enrollment in higher education is now well known. If we consider the gender social organization in the realm of work and professio-nalism, it can, however, be seen that this advantage should be problematized. The concept of sexual division of labour is used as the main guidance for such questioning. Finally, based on quantitative data extracted from databases national statistics, the most popular careers between men and women are analyzed, pointing to possible changes in the segre-gation of the careers in higher education on the Brazilian case. The data collected point to an important female insertion into careers before predominantly male, while the reverse movement is not realized.<hr/>La ventaja numérica de las mujeres en la matrícula en la educación superior es ampliamente conocida. Sin embargo, teniendo en cuenta la organización social de género en el ámbito del trabajo y profesionalismo, se puede observar que la ventaja numérica de las mujeres se debe problematizar. El concepto de división sexual del trabajo se utiliza como guía principal para tal cuestionamiento. Por último, con base en las estadísticas nacionales, se analizan las carreras más populares entre los hombres y las mujeres, que apunta a posibles cambios en la segregación de las carreras en la educación superior en el caso de Brasil. Los datos apuntan a una importante inserción femenina en las carreras antes predominantemente masculinas, mientras que el movimiento inverso no se realiza. <![CDATA[<b>Private world(s)</b>: <b>Gender and informal learning of adults</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602016000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A vantagem numérica das mulheres em matrículas no ensino superior é bem conhecida. Ao considerarmos a organização social de género no mundo do trabalho e da profissionalização, percebe-se, no entanto, que essa vantagem deve ser problematizada. O conceito de divisão sexual do trabalho é utilizado como orientação principal para essa problematização. Com base nas estatísticas nacionais, são analisadas as carreiras mais procuradas por homens e mulheres, apontando para possíveis mudanças na segregação das carreiras de ensino superior no caso brasileiro. Os dados coligidos apontam para uma inserção importante das mulheres em carreiras antes predominantemente masculinas, enquanto o movimento contrário não se concretiza.<hr/>Women’s numerical advantage in enrollment in higher education is now well known. If we consider the gender social organization in the realm of work and professio-nalism, it can, however, be seen that this advantage should be problematized. The concept of sexual division of labour is used as the main guidance for such questioning. Finally, based on quantitative data extracted from databases national statistics, the most popular careers between men and women are analyzed, pointing to possible changes in the segre-gation of the careers in higher education on the Brazilian case. The data collected point to an important female insertion into careers before predominantly male, while the reverse movement is not realized.<hr/>La ventaja numérica de las mujeres en la matrícula en la educación superior es ampliamente conocida. Sin embargo, teniendo en cuenta la organización social de género en el ámbito del trabajo y profesionalismo, se puede observar que la ventaja numérica de las mujeres se debe problematizar. El concepto de división sexual del trabajo se utiliza como guía principal para tal cuestionamiento. Por último, con base en las estadísticas nacionales, se analizan las carreras más populares entre los hombres y las mujeres, que apunta a posibles cambios en la segregación de las carreras en la educación superior en el caso de Brasil. Los datos apuntan a una importante inserción femenina en las carreras antes predominantemente masculinas, mientras que el movimiento inverso no se realiza. <![CDATA[<b>Violências na contemporaneidade no Brasil e em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602016000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A vantagem numérica das mulheres em matrículas no ensino superior é bem conhecida. Ao considerarmos a organização social de género no mundo do trabalho e da profissionalização, percebe-se, no entanto, que essa vantagem deve ser problematizada. O conceito de divisão sexual do trabalho é utilizado como orientação principal para essa problematização. Com base nas estatísticas nacionais, são analisadas as carreiras mais procuradas por homens e mulheres, apontando para possíveis mudanças na segregação das carreiras de ensino superior no caso brasileiro. Os dados coligidos apontam para uma inserção importante das mulheres em carreiras antes predominantemente masculinas, enquanto o movimento contrário não se concretiza.<hr/>Women’s numerical advantage in enrollment in higher education is now well known. If we consider the gender social organization in the realm of work and professio-nalism, it can, however, be seen that this advantage should be problematized. The concept of sexual division of labour is used as the main guidance for such questioning. Finally, based on quantitative data extracted from databases national statistics, the most popular careers between men and women are analyzed, pointing to possible changes in the segre-gation of the careers in higher education on the Brazilian case. The data collected point to an important female insertion into careers before predominantly male, while the reverse movement is not realized.<hr/>La ventaja numérica de las mujeres en la matrícula en la educación superior es ampliamente conocida. Sin embargo, teniendo en cuenta la organización social de género en el ámbito del trabajo y profesionalismo, se puede observar que la ventaja numérica de las mujeres se debe problematizar. El concepto de división sexual del trabajo se utiliza como guía principal para tal cuestionamiento. Por último, con base en las estadísticas nacionales, se analizan las carreras más populares entre los hombres y las mujeres, que apunta a posibles cambios en la segregación de las carreras en la educación superior en el caso de Brasil. Los datos apuntan a una importante inserción femenina en las carreras antes predominantemente masculinas, mientras que el movimiento inverso no se realiza. <![CDATA[<b>Prostituição à brasileira</b>: <b>cinco histórias</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602016000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A vantagem numérica das mulheres em matrículas no ensino superior é bem conhecida. Ao considerarmos a organização social de género no mundo do trabalho e da profissionalização, percebe-se, no entanto, que essa vantagem deve ser problematizada. O conceito de divisão sexual do trabalho é utilizado como orientação principal para essa problematização. Com base nas estatísticas nacionais, são analisadas as carreiras mais procuradas por homens e mulheres, apontando para possíveis mudanças na segregação das carreiras de ensino superior no caso brasileiro. Os dados coligidos apontam para uma inserção importante das mulheres em carreiras antes predominantemente masculinas, enquanto o movimento contrário não se concretiza.<hr/>Women’s numerical advantage in enrollment in higher education is now well known. If we consider the gender social organization in the realm of work and professio-nalism, it can, however, be seen that this advantage should be problematized. The concept of sexual division of labour is used as the main guidance for such questioning. Finally, based on quantitative data extracted from databases national statistics, the most popular careers between men and women are analyzed, pointing to possible changes in the segre-gation of the careers in higher education on the Brazilian case. The data collected point to an important female insertion into careers before predominantly male, while the reverse movement is not realized.<hr/>La ventaja numérica de las mujeres en la matrícula en la educación superior es ampliamente conocida. Sin embargo, teniendo en cuenta la organización social de género en el ámbito del trabajo y profesionalismo, se puede observar que la ventaja numérica de las mujeres se debe problematizar. El concepto de división sexual del trabajo se utiliza como guía principal para tal cuestionamiento. Por último, con base en las estadísticas nacionales, se analizan las carreras más populares entre los hombres y las mujeres, que apunta a posibles cambios en la segregación de las carreras en la educación superior en el caso de Brasil. Los datos apuntan a una importante inserción femenina en las carreras antes predominantemente masculinas, mientras que el movimiento inverso no se realiza.