Scielo RSS <![CDATA[Ex aequo]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-556020140002&lang=pt vol. num. 30 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602014000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Introdução</b>: <b>História, História das mulheres, História de género. Produção e transmissão do conhecimento Histórico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602014000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Autobiografias de gerações feministas</b>: <b>Algumas reflexões sobre narrativas de histórias feministas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602014000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Borrowing the cartographical mode of theorising generationality of feminist theory, this article proposes to consider the possibility of applying it to the construction of women’s memory. Considering particularly the interviewer/narrator relationship in an oral history framework, it is the reciprocal «restitution of subjectivity» which enable me to look at the transmission of women's memory in terms of maps, compositions, and cyclical as opposed to linear time. This article seeks to problematize the narration of feminist stories, how they are transmitted, which the complex dynamics of passing on in feminist (hi)stories are, which the effects on thinking generationality in a relational construction of memory are.<hr/>Tomando en cuenta el modo cartográfico de teorizar generacionalmente la teoria feminista, el presente artículo se propone considerar las posibilidades de su aplicación en la construcción de la memoria de las mujeres. Considerando, en particular, la relación entre entrevistadora/narradora en el marco de una historia oral, es la recíproca «restitución de la subjetividad» aquella que permite observar la transmisión de la memoria de las mujeres en términos de mapas, composiciones y ciclos, por oposición al tiempo lineal. En este sentido, este artículo intenta problematizar la narración de las historias feministas: cómo son trasmitidas, cuáles son las dinámicas complejas de transmisión de las historias feministas, cuáles son los efectos de pensar generacionalmente una construcción relacional de la memoria.<hr/>Recorrendo ao modo cartográfico de teorizar geracionalmente a teoria feminista, este artigo propõe-se considerar a possibilidade de o aplicar na construção da memória das mulheres. Considerando especificamente a relação entrevistadora/narradora no quadro da história oral, é a recíproca «restituição da subjetividade» que me permite observar a transmissão da memória das mulheres em termos de mapas, composições e ciclos, por oposição ao tempo linear. Este artigo procura problematizar a narrativa de histórias feministas, como são transmitidas, quais são as dinâmicas complexas da transmissão de histórias feministas, quais são os efeitos de pensar geracionalmente uma construção relacional da memória. <![CDATA[<b>Produção, transmissão e reequadramento do conhecimento por via da história das mulheres</b>: <b>o caso da 1.ª républica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602014000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O caso da história social e política da 1.ª República é particularmente expressivo quanto ao contributo da História das Mulheres, porque denota a preocupação de desconstruir silêncios que há muito as subjugavam e de integrar a intervenção e vivências femininas nos diferentes domínios da sociedade e do quotidiano, com as fontes a quebrarem mutismos, a revelarem as mulheres e a tornarem-se passíveis de outras reinterpretações e, como tal, mais próximas da reconstrução de uma história global e total, porque inclusiva. Por via da História das Mulheres houve vasta produção historiográfica e mediatismo no período em causa, com impacto na academia e no público mais generalista.<hr/>The social and political history of the 1st Republic example expresses particularly well the Women’s History contribution because it reveals the worry to deconstruct silences that subjugated women for long. It also shows the intent to integrate interventions and feminine life experiences in different domains of society and everyday life trough sources that break their mutism reveling women. In doing so, new interpretations become possible, hence, nearer the reconstruction of a global and total history, because it is inclusive. Through Women History, there has been a large amount of historiographical production and media in that period of time, with an impact in academics and public.<hr/>El caso de la historia social y política de la primera República es particularmente expresivo cuanto al contribución de la Historia de las Mujeres, porque denota la preocupación de deconstruir silencios que hace mucho las subyugaban y de integrar la intervención y vivencias femeninas en los diferentes dominios de la sociedad y del cotidiano, con las fuentes quebrando mutismos, revelando las mujeres y haciéndose pasibles de otras reinterpretaciones y, como tal, más próximas de la reconstrucción de una historia total, porque inclusiva. Por vía de la Historia de las Mujeres hubo vasta producción historiográexfica y mediática en el periodo en causa, con impacto en la academia y en el público más generalista. <![CDATA[<b>Uma Mulher Singular</b>: <b>Mary Shelley (1797-1851)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602014000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Frankenstein transformou-se num mito que perdura há duzentos anos e é mundialmente conhecido. Mary Shelley, a autora de Frankenstein ou o Prometeu Moderno, permaneceu durante largos anos desconhecida, quer entre o público, quer nos meios académicos. O brilhantismo dos pais, Mary Wollstonecraft e William Godwin, do marido, Percy Shelley, e do seu círculo de amigos, entre os quais Lord Byron, contam-se entre os muitos fatores que contribuíram para que ficasse ‘invisível na História’. Numa breve síntese, pretende-se apresentar a vida e a vasta obra desta mulher independente, determinada, inovadora, de cultura invulgar, que não se conformou com o papel imposto às mulheres da sua época.<hr/>Frankenstein has become a myth which has endured for two hundred years and is well known worldwide. Mary Shelley, the author of Frankenstein, or the Modern Prometheus, has long remained unknown both among the public and the academic circles. The brilliance of her parents, Mary Wollstonecraft and William Godwin, of her husband, Percy Shelley, and of her circle, not the least of whom Lord Byron, may be accounted for as one of many other factors leading to her ‘hidden from History’ status. In a brief synthesis, the life and vast work of this independent, determined, innovative woman of unusual cultural knowledge, who said no to the role imposed upon women of her time, is presented.<hr/>Frankenstein est devenu un mythe qui dure depuis 200 ans et est mondialement connu. Mary Shelley, auteur de Frankenstein ou le Prométhée Moderne, est restée inconnue soit auprès du public, soit dans les milieux académiques pendant de nombreuses années. L'éclat de ses parents, Mary Wollstonecraft et William Godwin, de son mari, Percy Shelley et de son cercle d'amis, y compris Lord Byron, sont parmi les nombreux éléments qui ont contribué à ce qu'elle fut cachée de l'histoire. Dans cet article, nous prétendons présenter un bref résumé de la vie et de l'immense ouvre de cette femme indépendante, déterminée, innovante, d'une culture exceptionnel, qui ne s'est pas pliée au rôle imposé aux femmes de son époque. <![CDATA[<b>A posição das mulheres trabalhadoras num mundo em evolução</b>: <b>Uma jornalista Portuguesa na Conferência Internacional do Trabalho</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602014000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo faz parte de uma investigação mais vasta que está a ser realizada no quadro das relações Portugal - Organização Internacional do Trabalho. Nesta investigação centramo-nos sobre a integração de mulheres nas delegações tripartidas à Conferência Internacional do Trabalho (CIT). Este artigo refere-se à participação da primeira portuguesa a integrar a delegação sindical, em 1964 num tempo em que os sindicatos não eram livres e cuja pressão internacional sobre Portugal era cada vez mais acentuada. Na CIT de 1964, um dos temas da agenda foi as «mulheres trabalhadoras num mundo em mudança». As principais questões aí debatidas são tratadas neste artigo.<hr/>This article is part of a broader research which is being carried out regarding the relationship between Portugal and the International Labour Organization, with a focus on Portuguese female in the tripartite delegations to the International Labour Conference (ILC). This article refers the participation of the first Portuguese woman in the workers adviser group in 1964, a time when the Portuguese trade unions were not free and in a period at which the international pressure over the country was growing. In 1964, one of the items in ILC agenda was «women workers in a changing world». The main subjects debated during the specialized committee regarding women workers are discussed here.<hr/>Cet article fait partie d’une recherche plus vaste sur les relations entre le Portugal et l’Organisation Internationale du Travail centrée sur l’inclusion des femmes dans les délégations tripartites à la Conférence Internationale du Travail (CIT). Dans cet article on part de la participation de la première portugaise à intégrer la délégation syndicale, en 1964, une époque où il n’existait pas le droit de liberté syndicale et le Portugal était sous une forte pression internationale. En 1964, la CIT discute le sujet des «femmes travailleuses dans un monde en mutation». Les questions principales discutées lors de la Conférence sont présentées ici. <![CDATA[<b>Existe uma psicanálise sem Édipo?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602014000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Diante deste momento de crise do discurso e da prática analíticos, este texto visa se perguntar se uma saída desta situação não consistiria no encontro da psicanálise com os estudos de gênero. Isso lhe consentiria se liberar dos pressupostos ontológicos e universais que ainda a atravessam, a começar pelo complexo de Édipo. Nossa hipótese é que a psicanálise precisa levar em conta seu inevitável revés político ou seja a historicidade do seu discurso como da sua prática. Pode-se imaginar uma psicanálise sem Édipo, enquanto centrada na figura de Antígona? Esta versão da psicanálise permite imaginar uma multiplicidade de formas sócio-afetivas que desatam a referência a uma norma ou papel de gênero predefinidos.<hr/>Frente a este momento de crisis del discurso y de la practica del psicoanálisis, este texto pretende levantar una pregunta: ¿una posible salida de esta situación no consistiría en el encuentro del psicoanálisis con los estudios de género? Este encuentro le permitiría liberarse de los presupuestos ontológicos y universales que todavía la atraviesan, a comenzar por el complejo de Edipo. Nuestra hipótesis es que el psicoanálisis tiene que llevar en cuenta su inevitable revés político, a saber el carácter histórico de su discurso como de su practica. ¿Podemos imaginar un psicoanálisis sin Edipo como centrado en la figura de Antígona? Esta versión de psicoanálisis permite imaginar una multiplicidad de formas socio-afectivas que desatan la referencia a una norma de género predefinida.<hr/>Psychoanalysis is facing nowadays a moment of crisis. This paper pretends to ask if a solution wouldn’t reside in the confrontation of psychoanalysis with gender studies. This would allow psychoanalytical discourse to free from ontological and universal principles, such as Oedipus complex. Our hypothesis is that psychoanalysis has to assume its political reverse, the historicity of its practice and of its discourse. Can we imagine a form of psychoanalysis without Oedipus, thus based in the figure of Antigone? This version of psychoanalysis allows imagining a multiplicity of socio-affective forms lives questioning the reference to a predefined gender norm. <![CDATA[<b>«O que eu faço tem valor»</b>: <b>discutindo o cuidado familiar e o reconhecimento</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602014000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A importância manifesta do cuidado na vida quotidiana não se tem refletido no seu (re)conhecimento em sociedade. As biografias de quem cuida refletem como a invisibilidade social do trabalho de cuidar se repercute em inúmeros constrangimentos nas suas vidas. Nas histórias de vida das mulheres cuidadoras em concreto, esses impactos revelam-se com maior intensidade. Partindo da história de vida de uma mulher cuidadora, este texto reflete sobre o não reconhecimento do papel de cuidadora e os impactos disso na vida de quem cuida. O texto reflete também sobre a importância e os limites do uso da narrativa oral como fonte de conhecimento e de reconhecimento do cuidado e do papel de cuidadora.<hr/>The importance of care in everyday life hasn’t been reflected in social recognition. The caregiver' biographies show that: as the social invisibility of the care has many effects on their lives. In life stories of women those impacts are huge. In this paper we focus on a woman' life story interview to reflect on non-recognition of the caregiver’s role and the impacts on the lives of carers. Because the life story interviews have a great importance to study these issues, we also present a reflection about the importance and the limits of oral narratives to recognize and understand the care and caregiver’s role.<hr/>La manifeste importance des soins dans la vie quotidienne, n’est pas, d’habitude, reconnue par la société. Les biographies de tout ceux qui prennent soin des autres sont le reflet de cela: l’invisibilité sociale du travail de prendre soin se répercute en nombreuses contraintes de leurs vies. Cela est présent particulièrement dans les histoires des femmes soignantes. En partant de l’histoire de vie de la femme soignante, ce texte nous montre le manque de reconnaissance du rôle de soignant/e et tout ce qui cela représente dans leurs vies. Le texte se concentre aussi sur l’importance et les limites de l’utilisation de l’oralité comme source de connaissance et reconnaissance du rôle du soignant. <![CDATA[<b>Tarefas domésticas e género</b>: <b>representações de estudantes do ensino superior</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602014000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A mudança dos papéis sociais de género ocorrida na esfera profissional nas últimas décadas tem tido um reflexo não proporcional na organização da vida familiar e doméstica, o que se explica pelo facto do modelo tradicional de divisão do trabalho familiar das tarefas domésticas ter raízes profundas nos nossos padrões culturais. O objetivo deste estudo foi o de compreender o efeito do tempo e a mudança geracional na alteração desta situação. Verificou-se que as desigualdades de género na distribuição das tarefas domésticas persistem e que existe elevada probabilidade da reprodução dos modelos familiares na divisão de tarefas domésticas, sendo as raparigas quem demonstram maior desejabilidade de transformação e mudança.<hr/>Despite the important changes of Portuguese professional gender roles of the recent decades, an equivalent effect on the organization of domestic life hasn't occurred. Gender inequalities in the domestic space are still common in Portuguese society. This article is based on the idea that to understand the effect of generational change in this situation can bring us important information to better understand this. Therefore the purpose of this research is to analyze the social representations of gender in university students in the context of their domestic tasks practices and also to understand in what measure is the young generation willing to reproduce the model in which they were socialized. The results allow us to say that there is a strong trend of continuity among students but the girls are more willing and prepared for the change.<hr/>Los cambios acaecidos en las últimas décadas en los papeles de género en la esfera profesional no han tenido un reflejo proporcional en la organización de la vida familiar y doméstica, lo que se explica por las profundas raíces que el modelo tradicional de división familiar de las tareas domésticas tiene en nuestros patrones culturales. El objetivo de este estudio ha sido el de comprender los efectos del tiempo y el cambio generacional en la modificación de esta situación. Los resultados muestran que las desigualdades de género en la distribución de tareas domésticas persisten y que existe una elevada probabilidad de reproducción de los modelos familiares de división de dichas tareas; no obstante son las jóvenes las que muestran un mayor deseo de transformación y cambio hacia modelos más igualitarios. <![CDATA[<b>Género e Saúde</b>: <b>Novas (In)Visibilidades</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602014000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A mudança dos papéis sociais de género ocorrida na esfera profissional nas últimas décadas tem tido um reflexo não proporcional na organização da vida familiar e doméstica, o que se explica pelo facto do modelo tradicional de divisão do trabalho familiar das tarefas domésticas ter raízes profundas nos nossos padrões culturais. O objetivo deste estudo foi o de compreender o efeito do tempo e a mudança geracional na alteração desta situação. Verificou-se que as desigualdades de género na distribuição das tarefas domésticas persistem e que existe elevada probabilidade da reprodução dos modelos familiares na divisão de tarefas domésticas, sendo as raparigas quem demonstram maior desejabilidade de transformação e mudança.<hr/>Despite the important changes of Portuguese professional gender roles of the recent decades, an equivalent effect on the organization of domestic life hasn't occurred. Gender inequalities in the domestic space are still common in Portuguese society. This article is based on the idea that to understand the effect of generational change in this situation can bring us important information to better understand this. Therefore the purpose of this research is to analyze the social representations of gender in university students in the context of their domestic tasks practices and also to understand in what measure is the young generation willing to reproduce the model in which they were socialized. The results allow us to say that there is a strong trend of continuity among students but the girls are more willing and prepared for the change.<hr/>Los cambios acaecidos en las últimas décadas en los papeles de género en la esfera profesional no han tenido un reflejo proporcional en la organización de la vida familiar y doméstica, lo que se explica por las profundas raíces que el modelo tradicional de división familiar de las tareas domésticas tiene en nuestros patrones culturales. El objetivo de este estudio ha sido el de comprender los efectos del tiempo y el cambio generacional en la modificación de esta situación. Los resultados muestran que las desigualdades de género en la distribución de tareas domésticas persisten y que existe una elevada probabilidad de reproducción de los modelos familiares de división de dichas tareas; no obstante son las jóvenes las que muestran un mayor deseo de transformación y cambio hacia modelos más igualitarios. <![CDATA[<b>The caring self</b>: <b>the work experiences of home care aides</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602014000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A mudança dos papéis sociais de género ocorrida na esfera profissional nas últimas décadas tem tido um reflexo não proporcional na organização da vida familiar e doméstica, o que se explica pelo facto do modelo tradicional de divisão do trabalho familiar das tarefas domésticas ter raízes profundas nos nossos padrões culturais. O objetivo deste estudo foi o de compreender o efeito do tempo e a mudança geracional na alteração desta situação. Verificou-se que as desigualdades de género na distribuição das tarefas domésticas persistem e que existe elevada probabilidade da reprodução dos modelos familiares na divisão de tarefas domésticas, sendo as raparigas quem demonstram maior desejabilidade de transformação e mudança.<hr/>Despite the important changes of Portuguese professional gender roles of the recent decades, an equivalent effect on the organization of domestic life hasn't occurred. Gender inequalities in the domestic space are still common in Portuguese society. This article is based on the idea that to understand the effect of generational change in this situation can bring us important information to better understand this. Therefore the purpose of this research is to analyze the social representations of gender in university students in the context of their domestic tasks practices and also to understand in what measure is the young generation willing to reproduce the model in which they were socialized. The results allow us to say that there is a strong trend of continuity among students but the girls are more willing and prepared for the change.<hr/>Los cambios acaecidos en las últimas décadas en los papeles de género en la esfera profesional no han tenido un reflejo proporcional en la organización de la vida familiar y doméstica, lo que se explica por las profundas raíces que el modelo tradicional de división familiar de las tareas domésticas tiene en nuestros patrones culturales. El objetivo de este estudio ha sido el de comprender los efectos del tiempo y el cambio generacional en la modificación de esta situación. Los resultados muestran que las desigualdades de género en la distribución de tareas domésticas persisten y que existe una elevada probabilidad de reproducción de los modelos familiares de división de dichas tareas; no obstante son las jóvenes las que muestran un mayor deseo de transformación y cambio hacia modelos más igualitarios. <![CDATA[<b>Considering gender in adult learning and in academia</b>: <b>(in)visible act</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602014000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A mudança dos papéis sociais de género ocorrida na esfera profissional nas últimas décadas tem tido um reflexo não proporcional na organização da vida familiar e doméstica, o que se explica pelo facto do modelo tradicional de divisão do trabalho familiar das tarefas domésticas ter raízes profundas nos nossos padrões culturais. O objetivo deste estudo foi o de compreender o efeito do tempo e a mudança geracional na alteração desta situação. Verificou-se que as desigualdades de género na distribuição das tarefas domésticas persistem e que existe elevada probabilidade da reprodução dos modelos familiares na divisão de tarefas domésticas, sendo as raparigas quem demonstram maior desejabilidade de transformação e mudança.<hr/>Despite the important changes of Portuguese professional gender roles of the recent decades, an equivalent effect on the organization of domestic life hasn't occurred. Gender inequalities in the domestic space are still common in Portuguese society. This article is based on the idea that to understand the effect of generational change in this situation can bring us important information to better understand this. Therefore the purpose of this research is to analyze the social representations of gender in university students in the context of their domestic tasks practices and also to understand in what measure is the young generation willing to reproduce the model in which they were socialized. The results allow us to say that there is a strong trend of continuity among students but the girls are more willing and prepared for the change.<hr/>Los cambios acaecidos en las últimas décadas en los papeles de género en la esfera profesional no han tenido un reflejo proporcional en la organización de la vida familiar y doméstica, lo que se explica por las profundas raíces que el modelo tradicional de división familiar de las tareas domésticas tiene en nuestros patrones culturales. El objetivo de este estudio ha sido el de comprender los efectos del tiempo y el cambio generacional en la modificación de esta situación. Los resultados muestran que las desigualdades de género en la distribución de tareas domésticas persisten y que existe una elevada probabilidad de reproducción de los modelos familiares de división de dichas tareas; no obstante son las jóvenes las que muestran un mayor deseo de transformación y cambio hacia modelos más igualitarios.