Scielo RSS <![CDATA[Ex aequo]]> http://www.scielo.mec.pt/rss.php?pid=0874-556020110001&lang=pt vol. num. 23 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.mec.pt/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.mec.pt http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602011000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Introdução</b>: <b>Género e Intimidades</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602011000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>As velhas também</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602011000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apesar da clara heterogeneidade que informa a categoria social, também analítica, mulher, quando se fala nas mulheres sempre vêm ao pensamento as mais jovens. As que figuram exercer os papéis mais dinâmicos, ou mais esperados socialmente - sejam os tradicionais de sempre, que compõem a ainda idealizada família nuclear, sejam os profissionais contemporâneos, em novos postos no mercado de trabalho e na política. Para elas são pensadas as políticas sociais mais básicas: os acessos às práticas educacionais; a atenção em saúde, com as suas campanhas sempre voltadas para as faixas de idade reprodutiva; a novíssima atenção ao problema da violência contra a mulher, visto academicamente como apenas questão de gênero. Vale lembrar que as velhas também existem, e se destacam, não como «problemas sociais», ou como ranzinzas ou doces avozinhas, como mais livres, saudáveis, sexuadas e criativas do que as de sua geração em épocas anteriores.<hr/>Despite the clear heterogeneity that informs the social and analytical category «women», when we speak of women the notion that comes through is always that of young adult women. They are the ones who perform the more dynamic or socially expected roles - be they the usual traditional ones, that figure in the still idealized nuclear family, be they those of the contemporary professionals, in new roles in the labor market and in politics. For them are formulated the most basic social policies: access to educational practices; health care, with campaigns always geared towards women in reproductive age; the newest attention to the issue of violence against women, seen academically as simply a matter of gender. In this paper we argue that old women also exist and express themselves, not as «social problems» nor as nasty old ladies or sweet grannies, but as much freer, healthier, more sexually alive and creative women than old women in past generations.<hr/>Malgré l'hétérogénéité qui informe la catégorie sociale, et analytique, femme, lorsquon parle des femmes ce sont toujours les jeunes qui nous viennent à l'esprit. Celles qui exercent les rôles les plus dynamiques ou couramment exercés dans la société - soit les rôles traditionnels propres à la famille nucléaire idéalisée, soit des rôles professionnels contemporains, dans de nouvelles fonctions sur le marché du travail et de la politique. C'est à elles que s'adressent les politiques sociales de base: l'accès à l'éducation; les soins médicaux, dont les campagnes sont toujours tournées vers les femmes d'âge reproductif; la toute nouvelle attention accordée au problème de la violence contre les femmes, perçue par l´académie comme n´étant qu´une question de genre. Il faut alors rappeler que les vieilles existent aussi et qu´elles ne sont ni «un problème social» ni de petites grand-mères acariâtres ou gentilles, mais qu´elles se montrent plus libres, saines, sexuées et créatives que les femmes de cette même génération à des époques antérieures. <![CDATA[<b>O Sexo dos Anjos</b>: <b>os cuidados às pessoas idosas dependentes como uma esfera de acção preferencialmente feminina</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602011000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Face ao reconhecimento da importância dos cuidados familiares para a promoção do bem-estar das pessoas dependentes e à deficiente cobertura das redes formais de apoio social, tem-se consolidado um discurso de revalorização das solidariedades informais e, em particular, do envolvimento da família na prestação de cuidados aos seus elementos mais dependentes. Este discurso negligencia, contudo, o impacto que essa revalorização pode ter nas trajectórias femininas, desconsiderando o esforço que as mulheres têm feito para se demarcarem dos papéis que tradicionalmente lhes eram atribuídos. Partindo de uma pesquisa de âmbito qualitativo, baseada no testemunho de 34 cuidadores/as, intentamos reflectir sobre o papel das mulheres na prestação de cuidados a pessoas idosas dependentes.<hr/>Due the limited coverage of formal social support networks and the importance of family care for the well-being dependent elderly people, informal solidarities have recently re-attained great meaning. This fact neglects the impact that it can have on women's trajectories and does not consider the effort that women have made to demarcate themselves from the roles that were traditionally assigned for them. The main aim of this text is to reflect about the women's role in caring of dependent elderly people. To reach this aim, we used the results of a qualitative research, based on 34 caregivers' testimony.<hr/>Face à la reconnaissance de l'importance des soins apportés par la famille pour le bien-être des personnes dépendantes et à l'insuffisance des institutions d'aide sociale, nous avons pu observer un discours qui valorise à nouveau la solidarité qui n'est pas institutionnalisée et, en particulier, l'implication de la famille dans les soins apportés à ses éléments les plus dépendants. Ce discours néglige, cependant, l'impact que cette revalorisation peut avoir sur le chemin parcouru par les femmes, en ignorant ces effort pour se détacher des rôles qui, traditionnellement, leur a été attribués. À partir d'une recherche basée sur le témoignage de 34 personnes s'occupant d'autrui, nous nous sommes penchés sur le rôle des femmes dans les soins aux personnes âgées dépendantes. <![CDATA[<b>A conciliação entre a vida familiar e a vida profissional no Direito Comunitário</b>: <b>Uma análise jurídico-feminista</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nuestro trabajo analiza, a partir de la teoría feminista y, en particular, de la teoría jurídica feminista, la problemática de la conciliación de la vida familiar y de la vida laboral en el Derecho Comunitario (en la actualidad, Derecho de la Unión Europea) y muestra cómo éste no tiene en cuenta la necesidad que tienen las mujeres de un reparto equitativo con los hombres de las tareas familiares y domésticas. En el Derecho Comunitario la conciliación de responsabilidades familiares y profesionales no es percibida como una cuestión de ciudadanía. La ciudadanía se articula en torno al espacio público, y este espacio toma como referente el modo de vida masculino, del que no forma parte la asunción de las tareas familiares y domésticas, tareas que, por el contrario, forman parte de la función de reproducción social de la vida humana que deben asumir las mujeres. Lo que pone de manifiesto el sesgo masculino y de género del Derecho Comunitario.<hr/>From the feminist theory and, in particular, from the feminist legal theory, our work analyze the situation of the conciliation of work and family life in the Community Law (today, the European Union Law) and it show how this hasn´t included the women's need of an equitable distribution with the men of the family and domestic tasks. In the Community Law the conciliation of work and family life isn´t perceived as a citizenship question. The citizenship is formulated around the public sphere and this sphere has as referent the men way of life of which the family and domestic tasks aren´t accepted. Contrary these tasks to belong to function of social reproduction of human life that the women must to take on. What become apparent the masculine bias and of gender of Community Law.<hr/>O nosso trabalho analisa, a partir da teoria feminista e, em particular, da teoria jurídica feminista, a problemática da conciliação da vida familiar e da vida profissional no Direito Comunitário (na actualidade, no Direito da União Europeia) e mostra como este não tem em conta a necessidade que as mulheres têm de uma partilha equitativa das tarefas familiares e domésticas com os homens. No Direito Comunitário, a conciliação de responsabilidades familiares e profissionais não é percebida como uma questão de cidadania. A cidadania articula-se em torno do espaço público e este espaço toma como referente o modo de vida masculino, do qual não faz parte a assunção das tarefas familiares e domésticas, tarefas que, pelo contrário, se integram na função de reprodução social da vida humana que as mulheres devem assumir. Isto evidencia o enviesamento masculino e de género do Direito Comunitário. <![CDATA[<b>As amantes de homens casados</b>: <b>Razão e sentimentos nos amores adúlteros na perspectiva de género</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602011000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt L'article questionne les représentations de l'amour dans les relations entre femmes célibataires et hommes mariés. L'idée de départ est la mise en question des thèses actuelles sur la conjugalité et l'extraconjugalité qui dénient la dimension de genre à l'œuvre dans les conceptions contemporaines de l'amour. Le texte montre que, si hommes et femmes ont en commun une représentation romantique de l'amour, le modèle dominant de la masculinité est en décalage avec la primauté des sentiments et de la valorisation du soi intime qu'elle implique, et que les femmes adhèrent, implicitement, à ce modèle.<hr/>This paper deals with the representation of love in relationships between single women and married men. The idea is to question the current theories about adultery love who deny gender dimension in the contemporary world. This paper reveals that men and women are romantic lovers, but the dominant model of masculinity, sustained by men on reality, disregards the importance of love feelings against the value of inner self and social status while women adhere to this model.<hr/>O artigo questiona as representações do amor nas relações entre mulheres celibatárias e homens casados. O ponto de partida é o questionamento das teses actuais sobre a conjugalidade e a extraconjugalidade que negam a dimensão de género nas concepções contemporâneas do amor. O texto mostra que, embora homens e mulheres partilhem uma representação romântica do amor, o modelo dominante da masculinidade diverge do primado dos sentimentos e da valorização do eu íntimo que essa representação implica e que as mulheres aderem, tacitamente, a este modelo. <![CDATA[<b><i>O Maternal é Político</i></b>: <b>Um olhar sobre a Maternidade entre Mulheres com Deficiência</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602011000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In this paper disabled women's mothering experiences in the Portuguese society are explored, drawing from in-depth interviews with 21 women with a variety of impairments, living in the metropolitan region of Lisbon. The women offer accounts of mothering which in many ways resonate with the findings reported in the mainstream literature on care, motherhood, and mothering. But disability is also a factor of difference in their lives that transforms and re-shapes their experiences and practices of mothering. Thus, both commonality and difference permeate their stories. Importantly too, women's narratives highlight their self-determination in the face of stigmatizing discourses which historically have operated to exclude many like them from motherhood. Thus for these women, mothering is also a site of struggle and empowerment. For them the maternal is political.<hr/>Neste artigo são exploradas as experiências de maternidade de mães com deficiência na sociedade portuguesa, sustentando esta análise nos dados obtidos em entrevistas semidirectivas realizadas com 21 mães com diversos tipos de deficiência a residir na região metropolitana de Lisboa. As narrativas destas mulheres fazem eco dos resultados reportados na literatura geral sobre maternidade e o trabalho de cuidar. Mas a deficiência emerge também como factor de diferenciação na sua vida, que transforma e confere especificidade às suas experiências e práticas de maternidade. Assim, traços de igualdade e de diferença pontuam as suas histórias. No contexto de discursos estigmatizantes, que historicamente têm servido para excluir muitas mulheres com deficiência da maternidade, as narrativas destas mães sublinham também a sua autodeterminação na escolha do percurso de vida. Neste sentido, para estas mulheres a maternidade surge como um lugar de luta e empoderamento. Para elas, o maternal é político.<hr/>Dans cet article les expériences de maternité de femmes handicapées dans la société portugaise sont explorées, à partir des données obtenues par le biais d'interviews semi-directives, réalisées auprès de 21 mères avec différents types de handicap, résidentes dans la région métropolitaine de Lisbonne. Les narratives de ces femmes font l'écho de résultats rapportés dans la littérature générale sur la maternité et le travail de soins. Mais l'handicap émerge aussi comme un facteur de différentiation dans leur vie, qui transforme et apporte spécificité à leurs expériences et pratiques de maternité. Ainsi, des traits d'égalité aussi bien que de différence traversent leurs histoires. Dans le contexte de discours stigmatisants, qu'historiquement ont servi à exclure les femmes handicapées de la maternité, les narratives de ces mères soulignent aussi son auto-détermination dans le choix d'un parcours de vie. Dans ce sens, pour ces femmes-là, la maternité se constitue comme un lieu de lutte et pouvoir. Pour elles, le maternel est politique. <![CDATA[<b>Impacto da orientação sexual e do género na parentalidade</b>: <b>Uma revisão dos estudos empíricos com famílias homoparentais</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602011000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A convicção de que a presença simultânea de uma mãe e de um pai são essenciais para o bom exercício da parentalidade tem subjacente a concepção de que a maternidade e a paternidade implicam capacidades mutuamente exclusivas em termos de género. No entanto, esta crença deriva, essencialmente, de estudos que confundem o efeito de variáveis distintas como, por exemplo, o número de progenitores ou o seu estatuto conjugal. Embora não exista um corpo de pesquisa que tenha isolado propositadamente o efeito do género na parentalidade, os estudos com mães lésbicas e pais gays fornecem uma oportunidade única para esclarecer esse impacto. Neste trabalho, debruçamo-nos sobre este conjunto de investigações, analisando o efeito da orientação sexual e do género na parentalidade.<hr/>The conviction that the simultaneous presence of a mother and a father are essential for the proper exercise of parenthood is associated with the notion that motherhood and fatherhood involve mutually exclusive skills in terms of gender. However, this belief is derived primarily from studies that confound the effect of different variables, such as the number of parents or their marital status. Although there is not a body of research that has deliberately isolated the effect of gender in parenting, studies with lesbian and gay parents provide a unique opportunity to clarify this impact. In this work, we have looked at this extensive group of studies, analyzing the effect of sexual orientation and gender in parenting.<hr/>La conviction que la présence simultanée d'un père et d'une mère est essentielle pour le bon exercice de la parentalité incarne la notion que la maternité et la paternité impliquent des compétences mutuellement exclusives en termes de genre. Cependant, cette croyance est dérivée principalement d'études qui confondent l'effet de différentes variables, telles que le nombre de parents ou leur état matrimonial. Malgré qu'il n'éxiste pas un corps de recherche qui a délibérément isolé l'effet du genre sur la parentalité, les études avec des mères lesbiennes et des pères gays fournissent une occasion unique de préciser cet impact. Dans ce travail, nous avons examiné ces études, en analysant les effets de l'orientation sexuelle et du genre sur la parentalité <![CDATA[<b>Desnaturalização da sexualidade</b>: <b>última fronteira da democracia. Formas afectivas e parentais à prova da noção de género</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602011000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Los cambios que afectan la organización familiar, las nuevas formas de lazos parentales, particularmente con respecto a la homoparentalidad, plantean un debate ideológico y cultural sobre el estatuto de las normas que regulan el campo de la sexualidad y de la filiación. ¿Se trata de principios meta-históricos que serían externos a las transformaciones socio-políticas o de normas jurídicas instituidas, como lo afirma la tradición «civilista» del derecho? Las cuestiones sexuales se imponen en la escena política, mostrando que las problemáticas que plantean habitan el corazón mismo de nuestra sociedad. El caso francés del debate sobre la homoparentalidad muestra la tensión ideológica y política entre la naturalización y la desnaturalización de la sexualidad y del derecho de filiación en una encrucijada compleja que incluye la noción misma de la nacionalidad. ¿El orden simbólico ocultaría también un orden racial?<hr/>Changes concerning familial order, the new forms of kinship and, particularly, same sex parenthood, raise ideological and cultural debates about the status of the norms regulating sexuality and kinship. Are those norms meta-historical principles not affected by social and political change according to the positive tradition of Law? Sexuality issues impose themselves on the political arena showing that the questions they raise are in the core of our society. The French debate about same sex parenthood shows the ideological and political tension between naturalization and denaturalization of sexuality and kinship of in a complex articulation implying the notion of nationality. Does the so called «symbolical order» refer also to a racial order?<hr/>As mudanças que afectam a organização familiar, as novas formas de laços parentais, particularmente no respeitante à homoparentalidade, colocam um debate ideológico e cultural sobre o estatuto das normas que regulam o campo da sexualidade e da filiação. Trata-se de princípios meta-históricos, que seriam exteriores às transformações sociopolíticas, ou de normas jurídicas instituídas, como o afirma a tradição «civilista» do direito? As questões sexuais impõem-se na cena política, mostrando que as problemáticas que colocam habitam o próprio coração da nossa sociedade. O caso francês do debate sobre a homoparentalidade mostra a tensão ideológica e política entre a naturalização e a desnaturalização da sexualidade e do direito de filiação numa encruzilhada complexa que inclui a própria noção de nacionalidade. A ordem simbólica ocultaria também uma ordem racial? <![CDATA[<b>O reconhecimento legal do casal do mesmo sexo na Europa</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602011000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Aujourd'hui, le couple de même sexe est légalement reconnu dans vingt et un pays européens. La nouvelle visibilité fait resurgir de nouvelles questions. L'article en pose trois: comment comprendre la chronologie de la reconnaissance légale à travers l'Europe? Comment comprendre la diversité des statuts légaux? Comment comprendre la diversité de la fréquence d'usage? Les résultats d'une analyse comparative sociodémographique montrent que le recul de la pratique traditionnelle du mariage est l'élément décisif. Il faci­lite la reconnaissance légale, mais en réduit l'usage. Quant aux types de statuts légaux auxquels les couples de même sexe ont accès, ils font ressortir le clivage européen ancien entre différentialisme et universalisme.<hr/>At the time being, same-sex couples have been legalized in twenty one European countries. The legalization raised new questions. The article treats three of them: how can we understand the timeline of legalization throughout Europe? How can we understand the diversity of the newly created legal statutes? How can we explain diversity in frequen­cies of use? Results of a comparative socio-demographic analysis show that the retreat of traditional marriage is the key factor for legalization and for the frequency of its use. It faci­litates legalization, but reduces its use. Moreover, the different types of legal statutes bring out the traditional European opposition between differentialism and universalism.<hr/>Actualmente, o casal do mesmo sexo é reconhecido legalmente em vinte e um países europeus. A nova visibilidade faz emergir novas questões. O artigo coloca três delas: como compreender a cronologia do reconhecimento legal através da Europa? Como compreender a diversidade dos estatutos legais? Como compreender a diversidade da frequência de uso? Os resultados de uma análise sociodemográfica comparativa mostram que o recuo da prática tra­dicional do casamento é o elemento decisivo. Ele facilita o reconhecimento legal, mas reduz o seu uso. Quanto aos tipos de estatuto legal a que os casais do mesmo sexo têm acesso, elas fazem ressurgir a antiga clivagem europeia entre diferencialismo e universalismo. <![CDATA[<b>Sugestionabilidade Interrogativa em Mulheres Vítimas de Violência Conjugal</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602011000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Considerando o aumento de casos de violência conjugal que chegam ao sistema de justiça, este estudo visou analisar a vulnerabilidade à sugestionabilidade de mulheres vítimas deste crime. Administraram-se individualmente, a 60 mulheres (30 vítimas de violência conjugal e 30 não vítimas), a Escala de Sugestionabilidade de Gudjonsson 2, uma tarefa de Memória da Fonte, o Inventário de Assertividade de Auto-Resposta, o Brief Cope, o Inventário de Sintomas Psicopatológicos e o Inventário de Violência Conjugal. As participantes vítimas de violência conjugal revelaram-se menos sugestionáveis do que as participantes não vítimas. Este resultado pode explicar-se atendendo a sinais, muitas vezes presentes em vítimas de violência conjugal, como a hipervigilância e a desconfiança face aos outros.<hr/>Considering the increasing number of couple violence cases that are coming into the justice system, this study analyzes the vulnerability to suggestibility of women victims of this crime. Individually, were administered to 60 women (30 victims of couple violence and 30 non-victims), the Gudjonsson Suggestibility Scale 2, a Source Memory task, the Assertiveness Self-Report Inventory. The Brief Cope, the Brief Symptoms Inventory and the Couple Violence Inventory. The women who were victims of couple violence were less suggestible than non-victims participants. This result may be understood in view of the features often present in victims of couple violence, such as hypervigilance and distrust of others.<hr/>Compte tenu du nombre croissant des cas de violence conjugale qui viennent demander l'intervention de la justice, cette étude visait à analyser la vulnérabilité à la suggestibilité chez femmes victimes de ce crime. À 60 femmes (30 victimes de violence conjugale et 30 non-victimes) on a administré individuellement l' Échelle de Suggestibilité de Gudjonsson 2, une tâche de Mémoire de la Source, l'Inventaire d'Auto-Évaluation de l'Assertivité, le Brief Cope, l'Inventaire des Symptômes Psychopathologiques et l'Inventaire de la Violence Conjugale. Les femmes victimes de violence conjugale étaient moins influençables que les participantes non-victimes. Ce résultat peut être compris compte tenu des caractéristiques souvent constatées chez les victimes de violence conjugale, telles que l'hyper vigilance et la méfiance des autres. <![CDATA[<b>Raparigas e rapazes</b>: <b>uma boa ou uma má educação?</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602011000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A 60 ans d'écart, deux des rares féministes ayant écrit sur l'éducation, Madeleine Pelletier (L'Éducation féministe des filles, 1914) et Elena Gianini Belotti (Du côté des petites filles, 1973) semblent proposer une même chose pour parvenir à une socialisation égalitaire: masculiniser les filles. Cela signifie-t-il que les féministes tiennent toutes les valeurs inculquées jusqu'alors aux filles pour moins bonnes que celles proposées aux garçons? Ou est-il est plus difficile de changer la façon dont sont élevés les petits hommes? On montrera en quoi certaines théories féministes actuelles permettent de renouveler notre approche de l'éducation.<hr/>Writing 60 years apart from each other, Madeleine Pelletier (The Feminist Education of Girls, 1914) and Elena Gianini Belotti (What Are Little Girls Made Of?, 1973), two of the few feminist authors to explicitly discuss the raising of children, appear to propose one and the same solution for achieving a more egalitarian socialization: masculinize the girls. Does this mean that feminists regard the values hitherto inculcated in young girls as inferior to those instilled in boys? Or is it simply more difficult to change the way in which we raise boys? This article examines how contemporary feminist theories can inform a new approach to education.<hr/>À distância de 60 anos, duas das raras feministas que escreveram sobre educação, Madeleine Pelletier (L'Éducation féministe des filles, 1914) e Elena Gianini Belotti (Du côté des petites filles, 1973) parecem apresentar a mesma proposta para atingir uma socialização igualitária: masculinizar as raparigas. Significa isto que as feministas consideram que os valores, inculcados até então às raparigas, são menos bons do que os propostos para os rapazes? Ou é mais difícil mudar a forma como são educados os rapazes? Mostrar-se-á de que modo certas teorias feministas actuais permitem renovar a nossa abordagem sobre a educação. <![CDATA[<b>(A)Simetrias de género no acesso às Engenharias e Ciências no Ensino Superior Público</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602011000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tendo em conta que a maior parte das informações sobre a feminização do Ensino Superior em Portugal é geralmente apresentada por grandes áreas de formação, pretendemos, neste artigo, avaliar a frequência de rapazes e raparigas, as médias de candidatura ao Ensino Superior, bem como a opção de candidatura ao Ensino Superior em determinados cursos que integram as áreas habitualmente designadas de «Ciências, Matemáticas e Informática» e «Engenharias, Industrias Transformadoras e Construção». Os resultados apontam para a necessidade dos estudos ao nível da União Europeia e Portugal terem em consideração campos mais específicos de formação, para que se possam implementar acções de intervenções mais adequadas e fundamentadas numa imagem real da situação.<hr/>Given that most information about the feminization of Higher Education in Portugal is usually performed by large areas of education we intend, in this paper, to evaluate the frequency of boys and girls, the means of candidature to Higher Education and the option of candidature for Higher Education in certain courses that integrate the areas commonly referred to as «Science, Mathematics and Informatics» and «Engineering, Manufacturing and Construction». The results indicate the need for studies at the European Union and Portugal taking into account the more specific fields of education, so they can be implemented most appropriate interventions, based on a real picture of the situation.<hr/>Étant donné que la plupart des informations sur la féminisation de l'Enseignement Universitaire au Portugal sont généralement effectuées par des grands domaines de formation, dans cette article, nous avons l'intention d'évaluer la fréquence des garçons et des filles, les classifications de candidature à l'Enseignement Supérieur et aussi l'option de candidature dans une même Université à certaines filières de formation qui intègrent les domaines communément appelées de «Sciences, Mathématiques et de Informatique» et de «Ingénierie, Fabrication et Construction». Les résultats indiquent que les études au niveau de l'Union Européenne et du Portugal doivent tenir compte des domaines plus spécialisés de l'éducation, afin qu'il soit possible de mettre en œuvre des interventions plus appropriées et basées sur une image réelle de la situation. <![CDATA[<b>Quem tem medo dos feminismos?</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602011000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tendo em conta que a maior parte das informações sobre a feminização do Ensino Superior em Portugal é geralmente apresentada por grandes áreas de formação, pretendemos, neste artigo, avaliar a frequência de rapazes e raparigas, as médias de candidatura ao Ensino Superior, bem como a opção de candidatura ao Ensino Superior em determinados cursos que integram as áreas habitualmente designadas de «Ciências, Matemáticas e Informática» e «Engenharias, Industrias Transformadoras e Construção». Os resultados apontam para a necessidade dos estudos ao nível da União Europeia e Portugal terem em consideração campos mais específicos de formação, para que se possam implementar acções de intervenções mais adequadas e fundamentadas numa imagem real da situação.<hr/>Given that most information about the feminization of Higher Education in Portugal is usually performed by large areas of education we intend, in this paper, to evaluate the frequency of boys and girls, the means of candidature to Higher Education and the option of candidature for Higher Education in certain courses that integrate the areas commonly referred to as «Science, Mathematics and Informatics» and «Engineering, Manufacturing and Construction». The results indicate the need for studies at the European Union and Portugal taking into account the more specific fields of education, so they can be implemented most appropriate interventions, based on a real picture of the situation.<hr/>Étant donné que la plupart des informations sur la féminisation de l'Enseignement Universitaire au Portugal sont généralement effectuées par des grands domaines de formation, dans cette article, nous avons l'intention d'évaluer la fréquence des garçons et des filles, les classifications de candidature à l'Enseignement Supérieur et aussi l'option de candidature dans une même Université à certaines filières de formation qui intègrent les domaines communément appelées de «Sciences, Mathématiques et de Informatique» et de «Ingénierie, Fabrication et Construction». Les résultats indiquent que les études au niveau de l'Union Européenne et du Portugal doivent tenir compte des domaines plus spécialisés de l'éducation, afin qu'il soit possible de mettre en œuvre des interventions plus appropriées et basées sur une image réelle de la situation. <![CDATA[<b>Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na 1.ª República</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602011000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tendo em conta que a maior parte das informações sobre a feminização do Ensino Superior em Portugal é geralmente apresentada por grandes áreas de formação, pretendemos, neste artigo, avaliar a frequência de rapazes e raparigas, as médias de candidatura ao Ensino Superior, bem como a opção de candidatura ao Ensino Superior em determinados cursos que integram as áreas habitualmente designadas de «Ciências, Matemáticas e Informática» e «Engenharias, Industrias Transformadoras e Construção». Os resultados apontam para a necessidade dos estudos ao nível da União Europeia e Portugal terem em consideração campos mais específicos de formação, para que se possam implementar acções de intervenções mais adequadas e fundamentadas numa imagem real da situação.<hr/>Given that most information about the feminization of Higher Education in Portugal is usually performed by large areas of education we intend, in this paper, to evaluate the frequency of boys and girls, the means of candidature to Higher Education and the option of candidature for Higher Education in certain courses that integrate the areas commonly referred to as «Science, Mathematics and Informatics» and «Engineering, Manufacturing and Construction». The results indicate the need for studies at the European Union and Portugal taking into account the more specific fields of education, so they can be implemented most appropriate interventions, based on a real picture of the situation.<hr/>Étant donné que la plupart des informations sur la féminisation de l'Enseignement Universitaire au Portugal sont généralement effectuées par des grands domaines de formation, dans cette article, nous avons l'intention d'évaluer la fréquence des garçons et des filles, les classifications de candidature à l'Enseignement Supérieur et aussi l'option de candidature dans une même Université à certaines filières de formation qui intègrent les domaines communément appelées de «Sciences, Mathématiques et de Informatique» et de «Ingénierie, Fabrication et Construction». Les résultats indiquent que les études au niveau de l'Union Européenne et du Portugal doivent tenir compte des domaines plus spécialisés de l'éducation, afin qu'il soit possible de mettre en œuvre des interventions plus appropriées et basées sur une image réelle de la situation. <![CDATA[<b>Linguagem. Gênero. Sexualidade.</b>: <b>Clássicos traduzidos</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602011000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tendo em conta que a maior parte das informações sobre a feminização do Ensino Superior em Portugal é geralmente apresentada por grandes áreas de formação, pretendemos, neste artigo, avaliar a frequência de rapazes e raparigas, as médias de candidatura ao Ensino Superior, bem como a opção de candidatura ao Ensino Superior em determinados cursos que integram as áreas habitualmente designadas de «Ciências, Matemáticas e Informática» e «Engenharias, Industrias Transformadoras e Construção». Os resultados apontam para a necessidade dos estudos ao nível da União Europeia e Portugal terem em consideração campos mais específicos de formação, para que se possam implementar acções de intervenções mais adequadas e fundamentadas numa imagem real da situação.<hr/>Given that most information about the feminization of Higher Education in Portugal is usually performed by large areas of education we intend, in this paper, to evaluate the frequency of boys and girls, the means of candidature to Higher Education and the option of candidature for Higher Education in certain courses that integrate the areas commonly referred to as «Science, Mathematics and Informatics» and «Engineering, Manufacturing and Construction». The results indicate the need for studies at the European Union and Portugal taking into account the more specific fields of education, so they can be implemented most appropriate interventions, based on a real picture of the situation.<hr/>Étant donné que la plupart des informations sur la féminisation de l'Enseignement Universitaire au Portugal sont généralement effectuées par des grands domaines de formation, dans cette article, nous avons l'intention d'évaluer la fréquence des garçons et des filles, les classifications de candidature à l'Enseignement Supérieur et aussi l'option de candidature dans une même Université à certaines filières de formation qui intègrent les domaines communément appelées de «Sciences, Mathématiques et de Informatique» et de «Ingénierie, Fabrication et Construction». Les résultats indiquent que les études au niveau de l'Union Européenne et du Portugal doivent tenir compte des domaines plus spécialisés de l'éducation, afin qu'il soit possible de mettre en œuvre des interventions plus appropriées et basées sur une image réelle de la situation.