Scielo RSS <![CDATA[Ex aequo]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-556020100001&lang=pt vol. num. 21 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Introdução</b>: <b>Maria De Lourdes Pintasilgo, cinco anos depois. Ecos de palavras dadas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Emergence du féminin et démocratisation du politique</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Testemunho nomear a aurora sem ela</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>A dimensão do cuidar e a ressignificação do espaço público no pensar e agir de Maria de Lourdes Pintasilgo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo, cuja origem se integra num ciclo de conferências realizadas em Junho e Julho de 2009, em homenagem a Maria de Lourdes Pintasilgo, procura analisar, em articulação sistemática, as noções de cuidar e de espaço público, tomando como referência o pensamento de MLP como teórica e a sua acção de intervenção na vida pública, nacional e internacional. Para além de exploração das referidas noções, procurar-se-á, também, evidenciar a linha de coerência do pensamento de Maria de Lourdes Pintasilgo, desde o início do seu desenvolvimento, mostrando como tais noções se enraízam na rede de preocupações que a ocuparam desde os anos 50 do século XX.<hr/>This paper has its origin in series of conferences which took place in June and July 2009, to pay homage to MLP. It intends to analyse, in a systematic connection, the notions of «care» and of «public space» with reference to MLP thought as a theoretical thinker and to her public life involvement, both national and international. Besides, it also aims to underline MLP coherent line of thought, since the very beginning of her involvement, and show that such notions take root in the causes she was concerned with since 20th century fifties.<hr/>Ce texte, dont l’origine concerne un cicle de conférences réalisées en Juin et Juillet, en hommage de MLP, veut analiser, d’une façon systématique les notions de souci et d’espace publique dans la pensée de MLP en tant que théorique, ainsi que son intervention dans la vie publique. Par ailleurs, on cherchera mettre aussi en evidence la coheéence de la pensée de MLP dès son debut, en montrant comment ces notions-là prennent leurs racines dans une raiseau de questions dont elle se préoccupe depuis les années 50 du XXième siècle. <![CDATA[<b>O cuidado com as gerações futuras e a biodiversidade</b>: <b>ética da terra e algumas implicações para estruturar o domínio público</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In this paper Hans Opschoor considers how society can extend the concern over the common good to include not only future generations of humans, but also other parts of Earth’s biodiversity. He explores some moral philosophy and/or ethics based approaches to this, in a context of rights and responsibilities or duties that humans have (or could consider having!), and see how that should influence the way societies today shape their public spaces.<hr/>Neste artigo, Hans Opschoor pretende mostrar a maneira como as sociedades podem aumentar a sua preocupação em relação ao bem comum, incluindo aí, não apenas as futuras gerações, mas também outras dimensões da biodiversidade terrestre. Fá-lo explorando algumas linhas de desenvolvimento da filosofia moral e da ética num contexto de direitos e responsabilidades ou deveres que os humanos têm ou deveriam ter e considera a influência que elas deveriam ter sobre o modo como as sociedades configuram o seu espaço público.<hr/>Dans cet article, Hans Opschoor s'attache à montrer la manière dont les sociétés peuvent étendre leur préoccupation concernant le bien commun, en incluant non seulement les futures générations humaines, mais également d'autres dimensions de la biodiversité terrestre. Pour ce faire, il explore certaines démarches de la philosophie morale et de l'éthique dans un contexte de droits et de responsabilités, ou devoirs, que les humains ont (ou devraient avoir), et considère l'influence qu'elles devraient avoir sur la manière dont les sociétés configurent leur espace publique. <![CDATA[<b>Maria de Lourdes Pintasilgo Primeira-Ministra do V Governo Constitucional. Em busca das reacções na imprensa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In this paper Hans Opschoor considers how society can extend the concern over the common good to include not only future generations of humans, but also other parts of Earth’s biodiversity. He explores some moral philosophy and/or ethics based approaches to this, in a context of rights and responsibilities or duties that humans have (or could consider having!), and see how that should influence the way societies today shape their public spaces.<hr/>Neste artigo, Hans Opschoor pretende mostrar a maneira como as sociedades podem aumentar a sua preocupação em relação ao bem comum, incluindo aí, não apenas as futuras gerações, mas também outras dimensões da biodiversidade terrestre. Fá-lo explorando algumas linhas de desenvolvimento da filosofia moral e da ética num contexto de direitos e responsabilidades ou deveres que os humanos têm ou deveriam ter e considera a influência que elas deveriam ter sobre o modo como as sociedades configuram o seu espaço público.<hr/>Dans cet article, Hans Opschoor s'attache à montrer la manière dont les sociétés peuvent étendre leur préoccupation concernant le bien commun, en incluant non seulement les futures générations humaines, mais également d'autres dimensions de la biodiversité terrestre. Pour ce faire, il explore certaines démarches de la philosophie morale et de l'éthique dans un contexte de droits et de responsabilités, ou devoirs, que les humains ont (ou devraient avoir), et considère l'influence qu'elles devraient avoir sur la manière dont les sociétés configurent leur espace publique. <![CDATA[<b>O Cuidado Como Ser e o Cuidado Como Agir</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objectivo tratar a noção de cuidado em duas acepções: a de constituição ontológica do ser humano, no seu existir; e a de modo de agir do próprio ser humano, tendo em conta a sua necessária coexistência em sociedade. Estas perspectivas do cuidado serão abordadas tendo em conta que Maria de Lourdes Pintasilgo, política, foi leitora de Heidegger, filósofo. Nesta medida, pretender-se-á desocultar alguma desta influência da noção de cuidado em Heidegger sobre o pensamento social e político de Maria de Lourdes Pintasilgo.<hr/>This article aims to address the notion of care in two senses: that of ontological constitution of the human beings, in their existence, and the manner of the man himself, in view of its necessary co-existence in society. These perspectives of care will be addressed taking into account that Maria de Lourdes Pintasilgo, politician, was a reader of Heidegger, a philosopher. To that extent, you will uncover some of this influence of the notion of care in Heidegger on the social and political thought of Maria de Lourdes Pintasilgo.<hr/>Cet article a pour objectif d’étudier la notion de souci pris en deux acceptions : celle de constitution ontologique de l’être humain dans son existence ; et celle de mode d’agir propre à l’être humain, en prenant en compte sa coexistence nécessaire en société. Ces perspectives du souci seront abordées en assumant que Maria de Lourdes Pintasilgo, comme politique, fut lectrice de Heidegger philosophe. Dans cette mesure, nous essayerons de désoculter une partie de cette influence dans la notion de souci chez Heidegger dans sa répercussion sur la pensée sociale et politique de Maria de Lourdes Pintasilgo. <![CDATA[<b>A Fecundidade Ontológica da Noção de Cuidado. De Heidegger a Maria de Lourdes Pintasilgo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto pretende mostrar na noção heideggeriana de cuidado, analisada a partir das lições de 1925, o apoio fundamental para a ideia de uma democracia do cuidado de Maria de Lourdes Pintasilgo, ainda que tal ideia, enunciada nos seus últimos trabalhos não esteja completamente desenvolvida.<hr/>This paper aims to find in Martin Heidegger’s use of the notion of care, whose phenomenological analysis is followed along the lessons of 1925, the key support for Maria de Lourdes Pintasilgo’s idea of a democracy of care, which appears, although not quite developed, in his latest works.<hr/>Ce travail essai de montrer dans le notion heideggerienne de souci, analysée en partant des lessons de 1925, l’appui fondamental pour l’idée d’une democratie du souci chez Maria de Lourdes Pintasilgo, quoique cet idée, enoncée dans ses derniers travaux, ne soit pas complètement developpée. <![CDATA[<b>Testemunho Fundação Cuidar o Futuro, Cinco Anos Depois</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto pretende mostrar na noção heideggeriana de cuidado, analisada a partir das lições de 1925, o apoio fundamental para a ideia de uma democracia do cuidado de Maria de Lourdes Pintasilgo, ainda que tal ideia, enunciada nos seus últimos trabalhos não esteja completamente desenvolvida.<hr/>This paper aims to find in Martin Heidegger’s use of the notion of care, whose phenomenological analysis is followed along the lessons of 1925, the key support for Maria de Lourdes Pintasilgo’s idea of a democracy of care, which appears, although not quite developed, in his latest works.<hr/>Ce travail essai de montrer dans le notion heideggerienne de souci, analysée en partant des lessons de 1925, l’appui fondamental pour l’idée d’une democratie du souci chez Maria de Lourdes Pintasilgo, quoique cet idée, enoncée dans ses derniers travaux, ne soit pas complètement developpée. <![CDATA[<b>Mulheres Artistas na Idade da Razão. Arte e Crítica na Década de 1960 em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O novo estatuto das mulheres artistas nos anos de 1960 em Portugal é analisado a partir das obras das artistas mais significativas (Paula Rego, Helena Almeida e Lourdes Castro) e da sua recepção por parte da crítica. Trata-se de uma verdadeira transformação. Ao nível da postura dessas mulheres, quebram-se as barreiras que as confinavam a um tipo de arte particular - arte feminina. Ao nível da crítica, ultrapassa-se uma atitude paternalista e discriminatória e aposta-se em critérios mais imparciais e sem preconceitos de género. Estabelece-se o contraponto entre uma arte feminina, qualificada pela crítica na primeira metade do século XX como ingénua, lírica, sensível e manifestamente solar, e uma arte de natureza reflexiva e experimental, feita nos anos de 1960 por mulheres com capacidade crítica e conceptual.<hr/>This article discusses the new status of women artists in Portugal in the 1960’s based on the works of the most significant artists (Paula Rego, Helena Almeida and Lourdes Castro) and on their appraisal by the critics. A real transformation occurs: the attitude of these women changes and the barriers that used to confine them to a particular type of art - female art - are broken. At the critic’s level, the paternalistic and discriminatory attitude is overcome, and the turn is to more impartial criteria and less gender prejudice. The article establishes the contrast between the female art, classified by critics in the first half of the twentieth century as naive, lyrical, sensitive and clearly solar, and an art of reflexive and experimental nature, made in the years of 1960’s by women with critical and conceptual ability.<hr/>Le nouveau statut des femmes artistes dans les années 1960 au Portugal est analysé à partir des oeuvres des artistes les plus significatives (Paula Rego, Helena Almeida e Lourdes Castro) et de leur réception critique. Il s’agit d’une véritable transformation. Au niveau de l’attitude de ces femmes, les barrières qui les limitaient à un type particulier d’art - art féminin - se brisent. Au niveau de la critique, l’attitude paternaliste et discriminatoire traditionnelle est surmontée et des critères plus impartiaux et sans préjugés sexistes sont implémentés. Il se définit le contraste entre un art féminin, décrit par les critiques de la première moitié du XXe siècle comme naïf, lyrique, sensible et clairement solaire, et un art de nature réfléchie et expérimentale, réalisé dans les années 1960 par des femmes avec des compétences critiques et conceptuelles. <![CDATA[<b>Contribuições dos Estudos de Género às Investigações que Enfocam a Masculinidade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O que é masculinidade? O homem pode ser feminino? O masculino e o feminino são construídos, por isso, envolvem vários aspectos, inclusive sentimentos. Neste artigo, começaremos por analisar as questões de género e as contribuições destes estudos para as investigações, analisando seguidamente como o género e a masculinidade são construídos.<hr/>What is masculinity? Can men be feminine? Masculine and feminine are constructed, so they involve several aspects, including feelings. This paper will analyze gender issues and their contributions to research and how gender and masculinity are constructed.<hr/>Qu'est-ce que c’est la masculinité? Est-ce que l'homme peut être féminin? Le masculin et le féminin sont construits, donc ils comprennent plusieurs aspects, notamment les sentiments. Dans cet article, nous commencerons par analyser les questions de genre et les contributions de ces études pour les recherches et ensuite nous examinerons comment le genre et la masculinité sont construits. <![CDATA[<b>Reinventando Lideranças</b>: <b>Género, Educação e Poder</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O que é masculinidade? O homem pode ser feminino? O masculino e o feminino são construídos, por isso, envolvem vários aspectos, inclusive sentimentos. Neste artigo, começaremos por analisar as questões de género e as contribuições destes estudos para as investigações, analisando seguidamente como o género e a masculinidade são construídos.<hr/>What is masculinity? Can men be feminine? Masculine and feminine are constructed, so they involve several aspects, including feelings. This paper will analyze gender issues and their contributions to research and how gender and masculinity are constructed.<hr/>Qu'est-ce que c’est la masculinité? Est-ce que l'homme peut être féminin? Le masculin et le féminin sont construits, donc ils comprennent plusieurs aspects, notamment les sentiments. Dans cet article, nous commencerons par analyser les questions de genre et les contributions de ces études pour les recherches et ensuite nous examinerons comment le genre et la masculinité sont construits. <![CDATA[<b>Género e Pobreza</b>: <b>Impactos e Determinantes da Pobreza no Feminino</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O que é masculinidade? O homem pode ser feminino? O masculino e o feminino são construídos, por isso, envolvem vários aspectos, inclusive sentimentos. Neste artigo, começaremos por analisar as questões de género e as contribuições destes estudos para as investigações, analisando seguidamente como o género e a masculinidade são construídos.<hr/>What is masculinity? Can men be feminine? Masculine and feminine are constructed, so they involve several aspects, including feelings. This paper will analyze gender issues and their contributions to research and how gender and masculinity are constructed.<hr/>Qu'est-ce que c’est la masculinité? Est-ce que l'homme peut être féminin? Le masculin et le féminin sont construits, donc ils comprennent plusieurs aspects, notamment les sentiments. Dans cet article, nous commencerons par analyser les questions de genre et les contributions de ces études pour les recherches et ensuite nous examinerons comment le genre et la masculinité sont construits. <![CDATA[<b>Rebeldes Ilustradas (La Otra Transición)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O que é masculinidade? O homem pode ser feminino? O masculino e o feminino são construídos, por isso, envolvem vários aspectos, inclusive sentimentos. Neste artigo, começaremos por analisar as questões de género e as contribuições destes estudos para as investigações, analisando seguidamente como o género e a masculinidade são construídos.<hr/>What is masculinity? Can men be feminine? Masculine and feminine are constructed, so they involve several aspects, including feelings. This paper will analyze gender issues and their contributions to research and how gender and masculinity are constructed.<hr/>Qu'est-ce que c’est la masculinité? Est-ce que l'homme peut être féminin? Le masculin et le féminin sont construits, donc ils comprennent plusieurs aspects, notamment les sentiments. Dans cet article, nous commencerons par analyser les questions de genre et les contributions de ces études pour les recherches et ensuite nous examinerons comment le genre et la masculinité sont construits.