Scielo RSS <![CDATA[Ex aequo]]> http://www.scielo.mec.pt/rss.php?pid=0874-556020170002&lang=pt vol. num. 36 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.mec.pt/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.mec.pt http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Género, Educação e Cidadania</b>: <b>Que «Agenda» para a Investigação Científica e para o Ensino e a Formação?</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Género e (In)Sucesso Escolar</b>: <b>Perspetivas de Professoras/es do Ensino Básico sobre Possíveis Consequências da Feminização do Ensino</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presença crescente das raparigas nas escolas registada nos últimos anos, associada ao seu maior desempenho escolar em comparação com os rapazes, levou ao ressurgimento de alguma ansiedade social. A sobrerrepresentação das mulheres no corpo docente tem sido apontada como uma das razões para o menor desempenho escolar dos rapazes devido à ausência de role models masculinos. Numa perspetiva de género, este artigo apresenta uma reflexão sustentada por alguns resultados de um estudo que envolveu entrevistas individuais semiestruturadas a 18 professoras/es do 1.º ciclo do ensino básico, com idades entre os 31 e os 61 anos, que entendem que a «feminização da docência» não afeta a oferta de educação de qualidade, e identifica diversos fatores que poderão contribuir para explicar o fenómeno do «in/sucesso escolar» dos/as alunos/as, como a falta de consciencialização sobre o género.<hr/>The growing presence of girls in schools registered in recent years, coupled with their greater school performance compared to their male peers, has led to the resurgence of some social anxiety. The overrepresentation of women in the teaching staff has been pointed out as one reason driving the poorer performance of male students due to the lack of masculine role models. From a gender perspective, this article presents a reflection supported by some results of a study that involved individual, semi-structured interviews with 18 male and female elementary school teachers between 31 and 61 years old, who understand that the «feminization of teaching» does not affect the provision of quality education, and identifies several factors that may contribute to explain the phenomenon of «school non/success» of male and female students, such as the lack of gender awareness.<hr/>La croissante présence des filles dans les écoles enregistrées ces dernières années, associée à leur rendement scolaire supérieur, par rapport à leurs pairs masculins, a conduit à la résurgence d'une certaine anxiété sociale. La surreprésentation des femmes dans le corps enseignant a été identifiée comme l'une des raisons de la faible performance scolaire des garçons dû à l'absence de role models masculins. Dans une perspective de genre, cet article présente une réflexion soutenue par quelques résultats d'une étude portant sur des entretiens individuels semi-structurés avec 18 enseignant.e.s du primaire âgés de 31 à 61 ans, qui entendent que la «féminisation de l'enseignement» n'affecte pas la qualité de l'éducation, et identifie plusieurs facteurs qui peuvent contribuer à expliquer le phénomène de «l'in/succès scolaire» des étudient.e.s, comme le manque de conscience sur le genre. <![CDATA[<b>A perspetiva de género na formação inicial de docentes de educação infantil</b>: <b>Notas sobre uma investigação realizada com estudantes da licenciatura em educação infantil da Universidade de Cantábria (Espanha)</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesar del favorable contexto legal vivido en España durante las primeras décadas del Siglo XXI para el tratamiento de la perspectiva de género en todos los niveles educativos, la realidad nos hace ver cómo ésta no ha sido abordada adecuadamente. Se presentan en este artículo los resultados de una investigación realizada entre el alumnado del 1º curso de Magisterio de Educación Infantil de la Universidad de Cantabria (España) para conocer su opinión sobre la situación de mujeres y hombres en la sociedad, su conocimiento hacia la coeducación, el papel que la escuela debe jugar en la búsqueda de la igualdad de género además de su valoración sobre la inclusión de estas cuestiones en el Grado. El trabajo está basado en una encuesta y un grupo de discusión.<hr/>Apesar do contexto jurídico favorável vivido em Espanha durante as primeiras décadas do século XXI para a inclusão da perspetiva de género em todos os níveis educacionais, a realidade mostra que essa abordagem não é devidamente feita nos diferentes anos de escolaridade. Discutem-se neste artigo os resultados de uma investigação realizada com alunos e alunas do 1.º curso da Licenciatura em Educação Infantil da Universidade de Cantábria (Espanha), a fim de apresentar os seus pontos de vista acerca da situação das mulheres e dos homens na sociedade, bem como descobrir o conhecimento que possuem sobre o que é a educação mista, qual o papel que a escola deve desempenhar na promoção da igualdade, além da perceção que têm da oportunidade de abordar estas questões no currículo do curso que frequentam. A recolha de dados foi feita através de um inquérito e de um grupo de discussão.<hr/>In spite of the favourable legal context in Spain during the first decades of the 21st century for the gender mainstreaming perspective at all educational levels, reality shows that it has not been addressed adequately. In this paper, we present the results of a research carried out in the 1st course of the Degree in Early Childhood Education at the University of Cantabria (Spain), in order to know students' opinions on the situation of women and men in society, their perceptions about coeducation programmes, the role school should play in the pursuit of equality and students' vision about the opportunity for incorporating this subject in their degree programme. The research is based on a survey and a focus group. <![CDATA[<b>Jovens Estudantes Universitários/As Perante A Futura Vida Profissional e Familiar: A Marca do Género</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A informação recolhida através de um inquérito por questionário aplicado a jovens universitários/as permitiu verificar que os jovens universitários têm melhores perspetivas em relação à inserção laboral e à carreira profissional do que as jovens universitárias. No contexto de crise laboral, foram mais as jovens mulheres, contrariamente aos seus colegas do sexo masculino, a condicionar os seus projetos familiares devido às fracas perspetivas de inserção laboral. São ainda as jovens que apresentam os valores e as atitudes mais igualitárias e progressistas relativamente aos papéis de género na vida profissional e familiar. Relativamente à questão da articulação entre o domínio profissional e o laboral, são valorizadas práticas de organização do trabalho e políticas de gestão dos recursos humanos amigas das famílias. Contudo, são as jovens mulheres quem mais confere relevância às mesmas.<hr/>The data collected through a questionnaire survey applied to undergraduate students illustrate that male students have better perspectives of integration in the labour market and concerning their professional careers than female students. In a context of labour market crisis, the survey results show that young women are more likely than their male counterparts to limit their family projects due to their poor labour perspectives. Young women are also the ones displaying more egalitarian values and attitudes, and the ones that are more progressive in relation to gender roles in both professional and family lives. Furthermore, the results confirm that students tend to value work organization practices and human resources management policies that are family friendly. Nonetheless, the study shows that young women give more relevance to such policies and practices than their male counterparts.<hr/>L'information recueillie à travers une enquête par questionnaire auprès des étudiant- e-s de l'enseignement supérieur ont démontré que ce sont les étudiants, plutôt que les jeunes étudiantes, qui ont de meilleures perspectives de s'intégrer sur le marché de travail et d'avoir accès à une carrière professionnelle. Par ailleurs, dans un contexte de crise du marché de travail, les jeunes étudiantes sont plus susceptibles de limiter leurs projets familiaux en fonction de leurs mauvaises perspectives d'emploi. De surcroit, elles affichent des valeurs et des comportements beaucoup plus égalitaires, ainsi qu'une disposition plus progressiste sur les rôles liés au genre, dans leurs vies professionnelles et familiales. En ce qui concerne l'organisation du plan professionnel, les deux sexes ont tous tendance à valoriser pratiques d'organisation du travail et politiques de gestion des ressources humaines favorables à la famille, même si elles accordent plus d'importance à ces pratiques. <![CDATA[<b>Violência no Namoro na Escola Superior de Educação de Lisboa</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A visibilidade social, académica, mediática e o esforço político e legislativo para regular e prevenir o fenómeno da violência nas suas múltiplas facetas (género, sexual, namoro, etc.) são atualmente uma realidade. A violência continua, ainda, a ser um fenómeno complexo atravessado por discursos e processos difusos que potenciam a sua invisibilidade, inclusive no ensino superior. O estudo é de natureza mista e pretende caracterizar a violência no namoro, aferir a prevalência dos diferentes tipos de abuso e analisar as estratégias de resolução de conflitos. A amostra é constituída por 371 estudantes da Escola Superior de Educação de Lisboa, sendo 324 do sexo feminino e 47 do sexo masculino, com uma média de idades de 21,5 anos. Os dados apontam para a presença de violência no namoro, sendo que o tipo de abuso sofrido com maior prevalência é o emocional ou verbal, e são as raparigas que o perpetram mais do que os rapazes.<hr/>Social, academic and media visibility and the political and legislative effort to regulate and prevent the phenomenon of violence in its multiple dimensions (gender, sexual, dating, intimacy, etc.) are currently a reality. Nonetheless, violence continues to be a complex phenomenon that is crossed by discourses and processes which enhance its invisibility, including in higher education. The mixed research carried out intended to characterize the phenomenon of dating violence, the prevalence of different types of abuse or violence, and analyse strategies for conflict resolution. The sample included 371 students from Lisbon School of Education, 324 female and 47 male, with an average age of 21.5 years. The data refer to the presence of dating violence, especially emotional or verbal, and for significant differences between young men and women.<hr/>La visibilidad social, académica y mediática y el esfuerzo político y legislativo para regular y prevenir el fenómeno de la violencia en sus múltiples facetas (género, sexual, noviazgo, intima, etc.) son actualmente una realidad. No obstante, la violencia sigue siendo un fenómeno complejo atravesado por discursos y procesos que potencian su invisibilidad, incluso en la enseñanza superior. La investigación de naturaleza mixta que se ha realizado pretendió caracterizar el fenómeno de la violencia en el noviazgo, la prevalencia de los diferentes tipos de abuso o violencia y analizar estrategias de resolución de conflictos. La investigación fue realizada con 371 estudiantes de la Escuela Superior de Educación de Lisboa, siendo 324 del sexo femenino y 47 del sexo masculino, con una media de edades de 21,5 años. Los datos remiten a la presencia de violencia en el noviazgo, sobre todo emocional o verbal, y para diferencias significativas entre jóvenes del sexo masculino y femenino. <![CDATA[<b>Armários de papel</b>: <b>heterossexismo em manuais de espanhol como língua estrangeira</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El presente trabajo pretende analizar la representación de la sexualidad en los manuales de Español como Lengua Extranjera (ELE) y poner de manifiesto el papel que desempeñan estos en la transmisión y perpetuación (directa o indirectamente) de estereotipos y valores heterosexistas y LGBTfóbicos. Se ha seleccionado un corpus representativo y actual de los métodos de ELE, con el objetivo de describir y examinar el tratamiento de los contenidos lingüísticos. La investigación se complementa con una fundamentación teórica que recoge cuestiones como el valor de la otredad en los documentos curriculares - Marco común europeo de referencia para las lenguas (MCER) y Plan Curricular del Instituto Cervantes (PCIC) -, la importancia de los factores afectivos para el aprendizaje de idiomas y, especialmente, el potencial subversivo de la pedagogía queer.<hr/>The aim of this paper is to analyse the representation of sexuality in Spanish as a Foreign Language coursebooks, highlighting the role of books in the perpetuation, both directly and indirectly, of heterosexist and LGBTphobic stereotypes and values. Thus a corpus, consisting of a current selection of Spanish textbooks, has been chosen with the aim of examining the treatment given to linguistic contents. The research posits a theoretical basis which explores the relevance of Otherness in curricular documents - Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) and Curricular Plan of the Cervantes Institute (IPPC) -, the importance of affective factors in order to succeed in language learning and, essentially, the subversive potential of queer pedagogy.<hr/>Este trabalho visa analisar a representação da sexualidade nos manuais de espanhol como língua estrangeira (ELE) e, sobretudo, evidenciar o papel que eles desenvolvem na transmissão e perpetuação (direta ou indiretamente) de estereótipos e valores heterossexistas e LGBTfóbicos. Foi selecionado um corpus representativo e atual dos métodos de espanhol como língua estrangeira, com o objetivo de descrever e examinar o tratamento dos conteúdos linguísticos. A investigação é complementada com uma fundamentação teórica que explora questões como o valor da outredade nos documentos curriculares - Quadro europeu comum de referência para as línguas (QECR) e Plano Curricular do Instituto Cervantes (PCIC) -, a importância dos fatores afetivos para a aprendizagem de idiomas e, especialmente, o potencial subversivo da pedagogia queer. <![CDATA[<b>Para uma visão complexa do <i>bullying</i> homofóbico</b>: <b>Desocultando o quotidiano da homofobia nas escolas</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apesar do crescente interesse pela investigação LGBTI, em Portugal são escassos os estudos sobre bullying homofóbico. Este artigo explora as representações e as experiências de estudantes do ensino secundário sobre bullying homofóbico, com recurso a 36 grupos de discussão focalizada com 232 raparigas e rapazes em 12 escolas públicas do Norte de Portugal. Constata-se a incapacidade do conceito de bullying homofóbico em abarcar todas as formas de violência homofóbica e heteronormativa da e na escola. A maior expressividade do fenómeno relaciona-se com os seus processos de construção da masculinidade no contexto das culturas juvenis, cuja incidência quotidiana nos desafia a questionar as oportunidades para a construção de uma cidadania inclusiva da diversidade sexual na escola.<hr/>Despite the growing interest in LGBTI research, in Portugal there are few studies on homophobic bullying, especially with a qualitative focus and involving a critical reappraisal of the concept. This paper explores the representations and experiences on homophobic bullying and sexual diversity of 232 young students (boys and girls), using focus group discussion in 12 public secondary schools in the North of Portugal. As in other studies, our data suggests the inability of the concept of «homophobic bullying» to include all the diversity of forms of homophobic and heteronormative violence within and of the school. The expression of homophobia is strongly related with juvenile cultures and processes of masculinity construction, a phenomenon with a daily prevalence that challenges us to question what are the real opportunities for the construction of a citizenship that includes sexual diversity in schools.<hr/>A pesar del creciente interés por la investigación LGBTI, en Portugal son escasos los estudios realizados sobre el bullying homofóbico. Este documento explora las representaciones y las experiencias de estudiantes jóvenes de secundaria sobre el bullying homofóbico, con la participación de 232 chicos y chicas en 36 grupos de discusión focalizada de 12 escuelas públicas del Norte de Portugal. Los datos obtenidos constatan la incapacidad del concepto de «bullying homofóbico» para abarcar todas las formas de violencia homofóbica y heteronormativa de la y en la escuela. La expresión de homofobia está fuertemente relacionada con la cultura juvenil y con los procesos de construcción de masculinidad, cuya incidencia cotidiana nos desafía a cuestionar las oportunidades para la construcción de una ciudadanía inclusiva sobre la diversidad sexual en las escuelas. <![CDATA[<b>Questões de género no contexto italiano contemporâneo</b>: <b>Uma análise focada na educação informal e propostas para uma abordagem sensível ao género através de dimensões intergeracionais e interculturais</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Italian context, where the educational system, lacking an intentional gender education and a gender-sensitive approach, risks to contradict its most essential finalities: the promotion of equal opportunities and active citizenship. This paper, according with the transformative vocation of pedagogical research, explores the risks and opportunities of informal gender education. After a theoretical introduction, intergenerationality and interculturality are suggested as dimensions whose exploration facilitates a better understanding of the complexity of the contemporary gender order, opening up new possibilities to challenge it.<hr/>O género está presente de forma generalizada em todas as experiências de educação informal. Isto é particularmente verdadeiro no contexto italiano, em que o sistema educacional, sem uma educação intencional que aborde temáticas de género e faça uso de uma abordagem sensível ao género, corre o risco de não concretizar as suas finalidades fundamentais: a promoção da igualdade de oportunidades e a cidadania ativa. Este artigo, de acordo com a vocação transformadora da investigação pedagógica, explora os riscos e as oportunidades da educação informal sobre género. Depois de uma introdução teórica, sugere-se que intergeracionalidade e interculturalidade sejam dimensões cuja exploração facilita uma melhor compreensão da complexidade da ordem de género na atualidade, abrindo dessa forma novas possibilidades para desafiá-la.<hr/>Le genre est une expérience éducative principalement inintentionnelle, en particulier dans le contexte italien, où le système éducatif, en l'absence d'une éducation intentionnelle au genre et d'une approche sensible au genre, risque de contredire ses finalités essentielles: la promotion de la parité homme/femme et d'une citoyenneté pleine. Cet article, en accord avec la vocation transformative de la recherche pédagogique, explore les risques et les opportunités de l'éducation informelle de genre. Après une introduction théorique, l'intergénérationnalité et l'interculturalité sont suggérées en tant que dimensions dont l'exploration peut faciliter la compréhension de la complexité de l'ordre de genre actuel, et ouvrir la possibilité de le défier. <![CDATA[<b>Diversidade de Género na Infância e Educação</b>: <b>Contributos para uma Escola Sensível ao (Trans)Género</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo incide sobre a diversidade de género na infância e juventude, pretendendo mapear as dificuldades e desvantagens que se colocam a crianças e jovens com identidades e expressões de género diversas no decurso do seu percurso escolar. Para tal, recorreu-se a entrevistas de carácter biográfico a mais de três dezenas de pessoas trans(género) adultas, que relataram as suas experiências de infância e juventude. Corroborando o encontrado em outros estudos, os resultados apontam para um panorama de estranheza, desamparo e mesmo violência em ambiente escolar, que evidenciam a necessidade de implementar medidas especificamente direcionadas a esta problemática, mas também a sua incorporação nos instrumentos de combate ao sexismo e estereótipos de género.<hr/>This article focuses on the gender diversity in childhood and youth, aiming to map the difficulties and disadvantages faced by children and young people with diverse identities and gender expressions in the course of their school career. More than three dozen of trans(gender) adults were interviewed, describing their experiences as children and young people. Corroborating what has been found in other studies, the results point out to a panorama of strangeness, helplessness and even violence in school, which stress the need to implement measures specifically aimed at this problem, as well as its incorporation into tools and initiatives to fight sexism and gender stereotypes.<hr/>Este trabajo se refiere a la diversidad de género en la infancia y juventud, pretendiendo mapear las dificultades y desventajas que se plantean a niños, niñas y jóvenes con identidades y expresiones de género diversas en el curso de su recorrido escolar. Para ello, se recurrió a entrevistas de carácter biográfico a más de tres decenas de personas trans(género) adultas, que relataron sus experiencias de infancia y juventud. Tal como otros estudios han demostrado, los resultados apuntan a un panorama de extrañeza, desamparo e incluso violencia en ambiente escolar, que evidencian la necesidad de implementar medidas específicamente dirigidas a esta problemática, pero también su incorporación en los instrumentos de combate al sexismo y los estereotipos de género. <![CDATA[<b>Brincar ao género</b>: <b>Socialização e igualdade na educação pré-escolar</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, aborda-se a socialização de género na educação pré-escolar. Procurou-se observar como se realiza o processo de socialização de género numa sala de jardim-de-infância em que a educadora frequentou uma oficina de formação em educação de género e cidadania. Acionando uma metodologia de tipo qualitativo, o estudo decorreu numa sala de uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS). Os resultados sugerem que a socialização é fortemente marcada pelos papéis de género, o que na sala observada se manifestou de acordo com uma lógica institucional dominante de cariz tradicionalista. A ação e práticas educativas denotam uma sensibilização para as questões do género e da cidadania, mas ainda aquém de uma promoção efetiva.<hr/>The research focused on gender socialization in pre-school. It aimed at observing the process of gender socialization in a class whose educator had recently done a training workshop on gender and citizenship. By triggering a qualitative methodology, the study took place in one pre-school class of a private institution. The results suggest that socialization is shaped according to gender roles, which in the institution studied is connected to a traditional logic. Action and educational practices reflect some degree of gender and citizenship awareness but still far from an effective promotion goal.<hr/>Este estudio trabaja la socialización de género en la educación preescolar. Se buscó percibir cómo se realiza el proceso de socialización de género en una sala donde la educadora había hecho recientemente una formación en educación de género y ciudadanía. Accionando una metodología de tipo cualitativo el, estudio se desarrolló en una sala de una institución privada de solidaridad social. Los resultados indican que la socialización está fuertemente marcada por los roles de género, que se manifestó de acuerdo con la lógica institucional dominante de cariz tradicionalista. La acción y las prácticas educativas denotan una sensibilización sobre las cuestiones de género y de la ciudadanía, pero aún no una promoción efectiva. <![CDATA[<b>A inexpressiva representação feminina nas academias científicas brasileiras e no prêmio Nobel</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto trata da persistente quase ausência de mulheres nas principais academias científicas do Brasil e também entre os vencedores do Prêmio Nobel, e como tal fato ajuda a desestimular que alunas ingressem nas carreiras científicas, pois, inconscientemente, essas instituições passam a ideia de que a ciência é masculina. Argumenta-se que a maior inserção de mulheres nessas instituições, assim como a maior divulgação de mulheres cientistas, encorajaria que mais estudantes do sexo feminino se interessassem pelas carreiras acadêmicas. A título de ilustração, são apresentados dados referentes às principais academias científicas brasileiras, ao percentual de líderes de área na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Brasil e ao Prêmio Nobel.<hr/>The text deals about the persistent and almost absence of women in the main scientific academies of Brazil and among the winners of the Nobel Prize and how this helps to discourage female students entering scientific careers since, unconsciously, these institutions convey the idea that science is masculine. It is argued that a greater insertion of women in these institutions, as well as a greater dissemination of female scientists, would encourage more female students to become interested in academic careers. As illustration, some data are presented referring to the main Brazilian scientific academies, to the percentage of area leaders in the Brazilian institution that awards grants for higher education (CAPES) and to the Nobel Prize.<hr/>El texto trata de la persistente casi ausencia de mujeres en las principales academias científicas de Brasil y también entre los vencedores del Premio Nobel, y como tal hecho ayuda a desestimular que alumnas ingresen en las carreras científicas, ya que, inconscientemente, esas instituciones pasan la idea de que la ciencia es masculina. Se argumenta que la mayor inserción de mujeres en esas instituciones, así como más divulgación de mujeres científicas, alentaría a que más estudiantes del sexo femenino se interesaran por las carreras académicas. Como ejemplificación, se presentan datos concernientes a las más importantes academias científicas brasileñas, al porcentaje de líderes de área en la institución brasileña responsable por la concesión de becas de enseñanza superior (CAPES) y al Premio Nobel. <![CDATA[<b>Que horas ela volta? Percepções do discurso fílmico por blogueiras feministas do Brasil</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O cinema, enquanto produção textual que evidencia formas de agir, pensar e sentir, permite a veiculação de diferentes representações sociais. Este estudo propõe uma análise das percepções de quatro blogueiras feministas brasileiras acerca das mulheres e de suas relações sociais no filme Que horas ela volta? Optou-se por analisar a opinião de espectadoras para verificar como o filme se aproxima e se apropria do contexto socio-histórico, contribuindo para que o cinema se constitua como registro histórico das situações sociais.<hr/>Cinema, as a textual production that shows ways of acting, thinking and feeling, allows the propagation of different social representations. This study proposes an analysis of the perceptions of four Brazilian feminist bloggers about women and their social relationships in the film Que horas ela volta? It was decided to analyze the opinion of spectators to verify how the film approaches and appropriates the socio-historical context, making a contribution for the cinema to affirm itself as a historical record of social situations.<hr/>El cine, como producción textual que evidencia formas de actuar, pensar y sentir, permite la difusión de diversas representaciones sociales. Este estudio propone un análisis de las percepciones de cuatro blogueras feministas brasileñas acerca de las mujeres y de sus relaciones sociales en la película Que horas ela volta? Se optó por analizar la opinión de espectadoras para verificar cómo la película se acerca y se apropia del contexto socio-histórico, contribuyendo para que el cine se constituya como registro histórico de las situaciones sociales. <![CDATA[<b>Sexualidades, gravidez e juventude: relações sociais e educativas</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O cinema, enquanto produção textual que evidencia formas de agir, pensar e sentir, permite a veiculação de diferentes representações sociais. Este estudo propõe uma análise das percepções de quatro blogueiras feministas brasileiras acerca das mulheres e de suas relações sociais no filme Que horas ela volta? Optou-se por analisar a opinião de espectadoras para verificar como o filme se aproxima e se apropria do contexto socio-histórico, contribuindo para que o cinema se constitua como registro histórico das situações sociais.<hr/>Cinema, as a textual production that shows ways of acting, thinking and feeling, allows the propagation of different social representations. This study proposes an analysis of the perceptions of four Brazilian feminist bloggers about women and their social relationships in the film Que horas ela volta? It was decided to analyze the opinion of spectators to verify how the film approaches and appropriates the socio-historical context, making a contribution for the cinema to affirm itself as a historical record of social situations.<hr/>El cine, como producción textual que evidencia formas de actuar, pensar y sentir, permite la difusión de diversas representaciones sociales. Este estudio propone un análisis de las percepciones de cuatro blogueras feministas brasileñas acerca de las mujeres y de sus relaciones sociales en la película Que horas ela volta? Se optó por analizar la opinión de espectadoras para verificar cómo la película se acerca y se apropia del contexto socio-histórico, contribuyendo para que el cine se constituya como registro histórico de las situaciones sociales. <![CDATA[<b>Filosofia e Género. Outras narrativas sobre a tradição ocidental</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O cinema, enquanto produção textual que evidencia formas de agir, pensar e sentir, permite a veiculação de diferentes representações sociais. Este estudo propõe uma análise das percepções de quatro blogueiras feministas brasileiras acerca das mulheres e de suas relações sociais no filme Que horas ela volta? Optou-se por analisar a opinião de espectadoras para verificar como o filme se aproxima e se apropria do contexto socio-histórico, contribuindo para que o cinema se constitua como registro histórico das situações sociais.<hr/>Cinema, as a textual production that shows ways of acting, thinking and feeling, allows the propagation of different social representations. This study proposes an analysis of the perceptions of four Brazilian feminist bloggers about women and their social relationships in the film Que horas ela volta? It was decided to analyze the opinion of spectators to verify how the film approaches and appropriates the socio-historical context, making a contribution for the cinema to affirm itself as a historical record of social situations.<hr/>El cine, como producción textual que evidencia formas de actuar, pensar y sentir, permite la difusión de diversas representaciones sociales. Este estudio propone un análisis de las percepciones de cuatro blogueras feministas brasileñas acerca de las mujeres y de sus relaciones sociales en la película Que horas ela volta? Se optó por analizar la opinión de espectadoras para verificar cómo la película se acerca y se apropia del contexto socio-histórico, contribuyendo para que el cine se constituya como registro histórico de las situaciones sociales. <![CDATA[<b>Como ser uma Ragazza: Discursos de sexualidade numa revista para raparigas adolescentes</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O cinema, enquanto produção textual que evidencia formas de agir, pensar e sentir, permite a veiculação de diferentes representações sociais. Este estudo propõe uma análise das percepções de quatro blogueiras feministas brasileiras acerca das mulheres e de suas relações sociais no filme Que horas ela volta? Optou-se por analisar a opinião de espectadoras para verificar como o filme se aproxima e se apropria do contexto socio-histórico, contribuindo para que o cinema se constitua como registro histórico das situações sociais.<hr/>Cinema, as a textual production that shows ways of acting, thinking and feeling, allows the propagation of different social representations. This study proposes an analysis of the perceptions of four Brazilian feminist bloggers about women and their social relationships in the film Que horas ela volta? It was decided to analyze the opinion of spectators to verify how the film approaches and appropriates the socio-historical context, making a contribution for the cinema to affirm itself as a historical record of social situations.<hr/>El cine, como producción textual que evidencia formas de actuar, pensar y sentir, permite la difusión de diversas representaciones sociales. Este estudio propone un análisis de las percepciones de cuatro blogueras feministas brasileñas acerca de las mujeres y de sus relaciones sociales en la película Que horas ela volta? Se optó por analizar la opinión de espectadoras para verificar cómo la película se acerca y se apropia del contexto socio-histórico, contribuyendo para que el cine se constituya como registro histórico de las situaciones sociales. <![CDATA[<b>La comunicación en clave de igualdad de género</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O cinema, enquanto produção textual que evidencia formas de agir, pensar e sentir, permite a veiculação de diferentes representações sociais. Este estudo propõe uma análise das percepções de quatro blogueiras feministas brasileiras acerca das mulheres e de suas relações sociais no filme Que horas ela volta? Optou-se por analisar a opinião de espectadoras para verificar como o filme se aproxima e se apropria do contexto socio-histórico, contribuindo para que o cinema se constitua como registro histórico das situações sociais.<hr/>Cinema, as a textual production that shows ways of acting, thinking and feeling, allows the propagation of different social representations. This study proposes an analysis of the perceptions of four Brazilian feminist bloggers about women and their social relationships in the film Que horas ela volta? It was decided to analyze the opinion of spectators to verify how the film approaches and appropriates the socio-historical context, making a contribution for the cinema to affirm itself as a historical record of social situations.<hr/>El cine, como producción textual que evidencia formas de actuar, pensar y sentir, permite la difusión de diversas representaciones sociales. Este estudio propone un análisis de las percepciones de cuatro blogueras feministas brasileñas acerca de las mujeres y de sus relaciones sociales en la película Que horas ela volta? Se optó por analizar la opinión de espectadoras para verificar cómo la película se acerca y se apropia del contexto socio-histórico, contribuyendo para que el cine se constituya como registro histórico de las situaciones sociales. <![CDATA[<b>Géneros e sexualidades: interseções e tangentes</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O cinema, enquanto produção textual que evidencia formas de agir, pensar e sentir, permite a veiculação de diferentes representações sociais. Este estudo propõe uma análise das percepções de quatro blogueiras feministas brasileiras acerca das mulheres e de suas relações sociais no filme Que horas ela volta? Optou-se por analisar a opinião de espectadoras para verificar como o filme se aproxima e se apropria do contexto socio-histórico, contribuindo para que o cinema se constitua como registro histórico das situações sociais.<hr/>Cinema, as a textual production that shows ways of acting, thinking and feeling, allows the propagation of different social representations. This study proposes an analysis of the perceptions of four Brazilian feminist bloggers about women and their social relationships in the film Que horas ela volta? It was decided to analyze the opinion of spectators to verify how the film approaches and appropriates the socio-historical context, making a contribution for the cinema to affirm itself as a historical record of social situations.<hr/>El cine, como producción textual que evidencia formas de actuar, pensar y sentir, permite la difusión de diversas representaciones sociales. Este estudio propone un análisis de las percepciones de cuatro blogueras feministas brasileñas acerca de las mujeres y de sus relaciones sociales en la película Que horas ela volta? Se optó por analizar la opinión de espectadoras para verificar cómo la película se acerca y se apropia del contexto socio-histórico, contribuyendo para que el cine se constituya como registro histórico de las situaciones sociales.