Scielo RSS <![CDATA[Ex aequo]]> http://www.scielo.mec.pt/rss.php?pid=0874-556020180001&lang=pt vol. num. 37 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.mec.pt/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.mec.pt http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602018000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>A «ideologia de género» da Igreja Católica</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602018000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>As falácias discursivas em torno da ideologia de género</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602018000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Los discursos en torno a la llamada Ideología de Género han mutado en cada región de América Latina y han hecho metástasis a distintos niveles sociales. En Colombia, la estrategia ha estado mediada por la desinformación y por la falta de un movimiento social fuerte que le haga frente a los argumentos que encierra el discurso cada vez más confuso; razón por la cual, en el presente artículo se presenta la evolución del concepto y su impacto en los fundamentalismos religiosos en Colombia y Latinoamérica hasta develar las principales falacias que en torno a estos discursos se puedan identificar, con el fin de contribuir, desde la academia, al debate de lo que podría llamarse una de las estrategias más fuertes en los últimos años para impedir el avance y retroceder en materia de derechos de mujeres y personas Gais, Lesbianas, Bisexuales y Transexuales.<hr/>A discussão em torno da chamada ideologia de género tem sofrido alterações em cada região da América Latina e tem metastizado nos diferentes níveis sociais. Na Colômbia, a estratégia tem estado mediada pela desinformação e pela falta de um movimento social forte que faça frente aos argumentos em torno de um discurso cada vez mais confuso; por este motivo, no presente artigo, apresenta-se a evolução do conceito e seu impacto nos fundamentalismos religiosos colombianos e latino-americanos, assinalando as principais falácias discursivas que se podem evidenciar em torno desse discurso. Pretende-se assim contribuir para o debate do que poderia ser chamado de uma das estratégias mais fortes, nos últimos anos, para impedir o avanço e retirar direitos às mulheres e aos Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais.<hr/>The discourses around so-called Gender Ideology have changed in each region of Latin America and have metastasized to different social levels. In Colombia, the strategy has been influenced by misinformation and the lack of a strong social movement that confronts the arguments contained in an increasingly confusing discourse. This is why, in this article, the evolution of the concept and its impact on Colombian and Latin American religious fundamentalisms is presented with the aim of revealing the main discursive fallacies that surround this discourse. The ultimate objective is to contribute, from within the academy, to the debate of what could be called one of the most forceful strategies, in recent years, to cut off progress and turn back on the rights of women and Gays, Lesbians, Bisexuals and Transsexuals. <![CDATA[<b>‘Ideologia de gênero' e a política de educação no Brasil</b>: <b>exclusão e manipulação de um discurso heteronormativo</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602018000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, realiza‑se uma análise crítica feminista da manipulação do discurso «ideologia de gênero» em torno da aprovação da Base Nacional Comum Curricular no Brasil. O argumento desenvolvido busca afirmar que o olhar de estranhamento para o/a Outro/a é basilar no modo como a manipulação desse discurso coloca a centralidade da heteronormatividade do gênero na política de educação. Busca ainda demonstrar como essa centralidade está presente na aprovação final do documento com a exclusão da temática de gênero e sexualidade. Por fim, essa abordagem busca somar‑se ao conjunto de outros trabalhos que se colocaram na esteira da resistência acadêmica contra a onda conservadora no Brasil.<hr/>This article makes a critical feminist analysis of the manipulation of the discourse «gender ideology» around the approval of the Common National Curriculum Base in Brazil. The argument here developed seeks to affirm that the look of estrangement towards the Other is fundamental in the way in which the manipulation of this discourse raises the centrality of the heteronormativity of gender in education policy. It also seeks to demonstrate how this centrality is present in the final approval of the document with the exclusion of the theme of gender and sexuality. Finally, this approach seeks to join the set of other works that continue on the path of academic resistance against the conservative wave in Brazil.<hr/>En este artículo se realiza un análisis crítico feminista de la manipulación del discurso «ideología de género» en torno a la aprobación de la Base Nacional Común Curricular en Brasil. El argumento desarrollado busca afirmar que la mirada de extrañamiento hacia el/la Otro/a es fundamental en el modo cómo la manipulación de ese discurso plantea la centralidad de la heteronormatividad del género en la política de educación. También busca demostrar cómo esta centralidad se encuentra presente en la aprobación final del documento con la exclusión de la temática de género y sexualidad. Por último, este enfoque busca sumarse al conjunto de otros trabajos que se colocaron en el camino de la resistencia académica contra la ola conservadora en Brasil. <![CDATA[<b>A disputa do género no Estado espanhol a partir da análise do ativismo católico</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602018000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir del desarrollo de las políticas de género en el Estado español, surgió la disputa en torno a la llamada «ideología de género» desde distintos actores antigénero, entre los que estaría la Iglesia Católica. La revisión de sus discursos, acciones y estrategias nos permite clarificar este término de «ideología» y, a su vez, dar cuenta de cómo hoy en día el género es un concepto político en disputa en nuestra sociedad, ya no tanto en el interior de la teoría feminista sino entre ciertos grupos contrarios al reconocimiento de los derechos de las mujeres y del colectivo LGTB. Para ello, también tomamos en cuenta la perspectiva de grupos católicos practicantes críticos que impulsan un mayor acercamiento entre la religión y los problemas sociales contemporáneos.<hr/>O desenvolvimento das políticas de género pelo Estado espanhol fez com que diferentes atores sociais e políticos antigénero, como a Igreja Católica, encetassem uma disputa em torno da chamada “ideologia de género”. A revisão dos seus discursos, ações e estratégias permite-nos clarificar o sentido do termo “ideologia” e, ao mesmo tempo, explicar como o género é hoje um conceito político em disputa na nossa sociedade, já não tanto no interior da teoria feminista, mas em certos grupos contrários ao reconhecimento dos direitos das mulheres e das pessoas LGBT. É também tida em conta a perspetiva de grupos católicos praticantes críticos que promovem uma relação mais próxima entre a religião e os problemas sociais contemporâneos.<hr/>Since the development of gender policies by the Spanish government, different social and political actors, including the Catholic Church, have been discussing the so-called «gender ideology». The revision of these anti-gender discourses, actions and strategies allows us to clarify the term «ideology» and, in turn, to explain how gender has become a political concept in dispute in our society, not only within feminist theory, but within certain groups opposed to the recognition of the rights of women and LGBT people. We also take into account the perspective of critical Catholic groups who promote a closer relationship between religion and contemporary social problems. <![CDATA[<b>Salvando as almas</b>: <b>Discursos de género e religião nas revistas de ação católica Espanhola</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602018000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este artículo se presenta, a través del binomio categórico género y religión, un análisis de tres revistas femeninas editadas por la Acción Católica Española (ACE) en las décadas de 1940 y 1950: Volad. Revista de las Muchachas Inteligentes, dirigida a las jóvenes católicas; Para Nosotras. Revista para Obreras, destinada a las trabajadoras; y Ecclesia, orientada a un público más amplio, a mujeres y hombres católicos. El propósito de este trabajo es establecer una conexión entre los discursos difundidos desde el catolicismo, en especial, desde su organización más destacada, la ACE, y la consolidación de un modelo de género que asumió el franquismo como propio. Pero, por otra parte, se pretende señalar el rol de las católicas en la difusión de esos discursos de género y en el cuestionamiento de la supuesta separación establecida históricamente entre lo público y lo privado. Esta investigación se llevó a cabo por medio del análisis de documentos procedentes del Archivo de la Acción Católica Española y de la Biblioteca Nacional de España.<hr/>Neste artigo apresentamos, através do binômio categórico gênero e religião, uma análise de três revistas femininas publicadas pela Ação Católica Espanhola (ACE) durante as décadas de 1940 e 1950: Volad. Revista de las Muchachas Inteligentes, dirigida às jovens católicas; Para Nosotras. Revista para Obreras, destinada às trabalhadoras; e Ecclesia, orientada para um público mais amplo, a mulheres e homens católicos. O objetivo deste artigo é estabelecer uma conexão entre os discursos difundidos do catolicismo, especialmente de sua organização mais proeminente, a ACE, e a consolidação de um modelo de gênero que assumiu o regime de Francisco Franco como seu. Porém, por outro lado, pretendemos destacar o papel dos católicos na disseminação desses discursos de gênero e, também, no questionamento da suposta separação estabelecida historicamente entre o público e o privado. Esta investigação foi realizada através da análise de documentos do Arquivo da Ação Católica Espanhola e da Biblioteca Nacional da Espanha.<hr/>This article presents, through the categorical binomial gender and religion, an analysis of three women's magazines published by the Spanish Catholic Action (ACE) in the 1940s and 1950s: Volad. Revista de las Muchachas Inteligentes, for young women; Para Nosotras. Revista para Obreras, for women workers; and Ecclesia, oriented to a wider audience, to Catholic women and men. The purpose of this paper is to establish a connection between the discourses spread from Catholicism, especially from its most prominent organization, the ACE, and the consolidation of a gender model that assumed the Franco regime as its own. On the other hand, we intend to point out the role of Catholics in the dissemination of these gender discourses, and in questioning of the alleged separation between the public and the private sphere. This investigation was carried out through the analysis of documents from the Spanish Catholic Action and the Spanish National Library. <![CDATA[<b>Repressão sexual e de género na confissão</b>: <b>os manuais dos confessores da Idade Moderna (séculos XVI-XVII)</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602018000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La confesión de los pecados en ámbito católico, especialmente a raíz del Concilio de Trento, constituyó un medio eficaz para disciplinar las conductas individuales y sociales de los fieles. El objetivo primordial que me planteé con este trabajo es el análisis de los discursos eclesiásticos en torno a las mujeres y a las temáticas sexuales a través de la lectura de una tipología de fuentes directamente relacionada con el sacramento de la penitencia: los manuales de confesores. Mí hipótesis es que estas obras de literatura confesional, por su valor didáctico de adoctrinamiento de los sacerdotes, constituyeron un instrumento para endurecer la condición de subordinación de las mujeres a lo largo de la Edad Moderna.<hr/>A confissão dos pecados no espaço católico representou uma ferramenta eficaz para disciplinar as condutas individuais e sociais entre os fiéis, especialmente após o Concílio de Trento. O objetivo principal neste artigo é analisar o pensamento eclesiástico sobre a mulher e a sexualidade através de fontes diretamente relacionadas com o sacramento da penitência: os manuais dos confessores. A minha hipótese é que a literatura confessional, por causa do seu valor didático de doutrinação dos sacerdotes, se tornou um instrumento prático para endurecer a condição subordinada das mulheres durante a Idade Moderna.<hr/>The confession of the sins within the catholic sphere represented an efficient tool in order to discipline the individual and social conducts of the faithful, especially after the Council of Trent. The aim of this article is to analyse the ecclesiastical discourses regarding women and sexuality through sources directly connected with the Sacrament of Penance: Confessors' manuals. My hypothesis is that confessional literature, for its didactic value of indoctrination of the priests, represented an instrument to harden the subordinated condition of women during the Modern Age. <![CDATA[<b>Intimidade humana</b>: <b>ciências da vida, neuroteologia fundamental e ciberfeminismo</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602018000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El modo en que construimos nuestra intimidad está cambiando aceleradamente. Sobre ella inciden nuevos códigos lingüísticos y visuales que generan sus propios lenguajes, símbolos y valores, y que transforman el modo en que nos relacionamos. Algunas de estas novedades, como son la realidad aumentada o la visibilidad posicionada en Internet, son potenciadas por las llamadas ciencias de la vida. Analizar teológicamente estas producciones y sus efectos es uno de los objetivos de la neuroteología fundamental. Se abren así nuevos escenarios para pensar lo humano y solo desde una crítica ética interdisciplinar podemos movilizar el horizonte tecnocrático en el que nos hemos instalado.<hr/>A forma de construirmos a nossa intimidade está a mudar a uma velocidade vertiginosa. Estas mudanças na construção da intimidade produzem novos códigos linguísticos e visuais que geram as suas próprias linguagens, símbolos e valores e transformam as formas de nos relacionarmos. Algumas destas novidades, como a realidade aumentada ou a visibilidade na Internet, são potenciadas pelas chamadas «ciências da vida». Um dos objetivos da neuroteologia fundamental é analisar teologicamente estas produções e os seus efeitos. Abrem-se novos cenários para pensar o humano. É necessária uma crítica ética interdisciplinar para mobilizar o horizonte tecnocrático no qual nos instalámos.<hr/>The way we build our privacy is changing rapidly. New linguistic and visual codes that generate their own languages, symbols and values, and that transform the way we relate to each other, influence it. Some of these developments, such as augmented reality or visibility positioned on the Internet, are enhanced by the so-called life sciences. Theological analysis of these productions and their effects is one of the objectives of fundamental neurotheology. New scenarios are opened to think about the human and only from an interdisciplinary ethical critique can we mobilize the technocratic horizon in which we have installed ourselves. <![CDATA[<b>Ordem Patriarcal de Gênero, Mediação e Serviço Social</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602018000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho é um ensaio teórico, parte de uma pesquisa intitulada «A ordem patriarcal de gênero no processo de formação profissional dos cursos de Serviço Social das Universidades públicas do norte do Paraná». Neste artigo, buscou‑se versar a respeito das determinações da ordem patriarcal de gênero na trajetória do Serviço Social brasileiro e traduzir sua importância enquanto categoria de mediação. Por tratar‑se de uma profissão majoritariamente composta por mulheres numa sociabilidade pautada na ordem patriarcal de gênero entrelaçada com os antagonismos de raça/etnia e das contradições de classe na ordem do capital, as particularidades postas no movimento do real devem ser analisadas à luz da apreensão crítica desta profissão.<hr/>The present paper is a theoretical essay, part of a research entitled «The Patriarchal order of gender in the professional training process of Social Work courses at public universities in the north of Paraná». In this article, we deal with the patriarchal order of gender determinations in the trajectory of Brazilian Social Work, as well as to translate its importance as a mediation category. Since it is a profession dominated by women, in a sociability based on the patriarchal order of gender, interlaced with the antagonisms of race/ethnicity and class contradictions in the order of capital, the particularities placed in the movement of the real must be analyzed in the light of a critical apprehension of this profession.<hr/>Le présent ouvrage est un essai théorique, qui fait partie d'une recherche intitulée «L'Ordre patriarcal de genre dans le processus de formation professionnelle des cours de Travail Social des universités publiques au nord du Paraná». Dans cet article, nous traitons des déterminations de l'ordre patriarcal du genre dans la trajectoire du Travail Social brésilien, bien comme à traduire son importance comme catégorie de médiation. Comme cette profession est dominée par des femmes dans une sociabilité basée sur l'ordre patriarcale du genre, entrelacé par les antagonismes de race/ethnicité et les contradictions de classe dans l'ordre du capital, les particularités placées dans le mouvement du réel doivent être analysées à la lumière de l'appréhension critique de cette profession. <![CDATA[<b>Perceções de equidade de género em futuros/a professores/as</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602018000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El objetivo central de este estudio es analizar las percepciones de equidad de género en los/as estudiantes que cursan su último año de pedagogía en una universidad chilena con financiamiento del Estado. Para ello se realizó un estudio cualitativo de tipo exploratorio y se aplicó teoría fundamentada como herramienta de análisis, a través de la búsqueda de categorías teóricas a partir de los datos. Los resultados generales, si bien indican un reconocimiento de la desigualdad e inequidad entre hombres y mujeres con base en el sistema sexo/género, también señalan la persistencia de ciertos estereotipos de género en los/ as futuros/as profesores/as que es necesario deconstruir para que puedan promover prácticas pedagógicas que fomenten una mayor equidad de género en la sala de clases.<hr/>O objetivo central deste estudo é analisar as perceções de equidade de género de estudantes que cursam o último ano de pedagogia numa universidade chilena com financiamento do Estado. Para tal, foi realizado um estudo qualitativo de tipo exploratório e foi aplicada a teoria fundamentada como ferramenta de análise por meio da busca de categorias teóricas a partir dos dados recolhidos. Os resultados gerais, se por um lado indicam um reconhecimento da desigualdade e falta de equidade entre homens e mulheres com base no sistema sexo/género, também assinalam a persistência de certos estereótipos de género nos futuros/a professores/as que precisam de ser desconstruídos para que estes possam promover práticas pedagógicas que fomentem uma maior equidade de género na sala de aula.<hr/>The main objective of this study was to analyze the perceptions of gender equity in students who are pursuing a degree on education in a Private University in Chile. A qualitative exploratory study was developed, using grounded theory for the analysis of the data. The results indicate that participants of this study recognize a structure of gender inequality. Also, they see themselves reproducing some gender stereotypes. This type of findings makes the need to deconstruct stereotypes based in gender issues to promote pedagogical practices that encourage greater gender equity in the classroom. <![CDATA[<b>Violência sexual e consumo de substâncias psicoativas</b>: <b>podem os contextos festivos ser educativos?</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602018000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, analisa‑se a tríade sexo feminino, consumo de substâncias psicoativas em contextos festivos e a sua relação com situações de violência sexual. Através da revisão bibliográfica e de dois grupos de discussão realizados com frequentadoras de contextos festivos e utilizadoras recreativas de substâncias psicoativas (n=12), com idades compreendidas entre os 16 e os 46 anos e de classe média, foram identificadas várias desigualdades de género que emergem em ambientes de diversão noturna. A normalização de situações de violência sexual nestes contextos e a reprodução de mitos da violação justificam a implementação de ações educativas informais que os previnam. Nesse sentido, analisam‑se também propostas de intervenção que se têm focado nesse fenómeno sublinhando‑se as boas práticas.<hr/>This paper analyses the triad feminine sex, drug use in party settings and its association with sexual violence. Through literature review and two focus groups implemented with female partygoers and recreational drug users (n=12), aged between 16 and 46 years old and from middle class, several gender inequalities emerging in party settings were highlighted. The normalization of sexual violence in these settings and the reproduction of rape myths justify the implementation of informal educational interventions to prevent them. Considering this, responses to this phenomenon and best practices are also analyzed.<hr/>En este artículo, analizase la tríada sexo femenino, consumo de sustancias psicoactivas en contextos de ocio nocturno y su relación con violencia sexual. A través de la revisión bibliográfica y de dos grupos de discusión, realizados con frecuentadoras de contextos de ocio nocturno y usuarias recreativas de sustancias psicoactivas (n=12), con edades comprendidas entre los 12 e los 46 años e de clase media, se identificaron varias desigualdades de género que emergen en ambientes de ocio nocturno. La normalización de situaciones de violencia sexual y la reproducción de mitos de violación en estos contextos justifican la implementación de acciones educativas informales que los prevengan. En este sentido, se analizan también algunas intervenciones que se han enfocado en este fenómeno y las buenas prácticas. <![CDATA[<b>Power, Knowledge and Feminist Scholarship</b>: <b>an ethnography of academia, de Maria do Mar Pereira. Oxon e Nova Iorque: Routledge, 2017, 228 pp</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602018000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, analisa‑se a tríade sexo feminino, consumo de substâncias psicoativas em contextos festivos e a sua relação com situações de violência sexual. Através da revisão bibliográfica e de dois grupos de discussão realizados com frequentadoras de contextos festivos e utilizadoras recreativas de substâncias psicoativas (n=12), com idades compreendidas entre os 16 e os 46 anos e de classe média, foram identificadas várias desigualdades de género que emergem em ambientes de diversão noturna. A normalização de situações de violência sexual nestes contextos e a reprodução de mitos da violação justificam a implementação de ações educativas informais que os previnam. Nesse sentido, analisam‑se também propostas de intervenção que se têm focado nesse fenómeno sublinhando‑se as boas práticas.<hr/>This paper analyses the triad feminine sex, drug use in party settings and its association with sexual violence. Through literature review and two focus groups implemented with female partygoers and recreational drug users (n=12), aged between 16 and 46 years old and from middle class, several gender inequalities emerging in party settings were highlighted. The normalization of sexual violence in these settings and the reproduction of rape myths justify the implementation of informal educational interventions to prevent them. Considering this, responses to this phenomenon and best practices are also analyzed.<hr/>En este artículo, analizase la tríada sexo femenino, consumo de sustancias psicoactivas en contextos de ocio nocturno y su relación con violencia sexual. A través de la revisión bibliográfica y de dos grupos de discusión, realizados con frecuentadoras de contextos de ocio nocturno y usuarias recreativas de sustancias psicoactivas (n=12), con edades comprendidas entre los 12 e los 46 años e de clase media, se identificaron varias desigualdades de género que emergen en ambientes de ocio nocturno. La normalización de situaciones de violencia sexual y la reproducción de mitos de violación en estos contextos justifican la implementación de acciones educativas informales que los prevengan. En este sentido, se analizan también algunas intervenciones que se han enfocado en este fenómeno y las buenas prácticas. <![CDATA[<b>Handbook on Gender and Organizational Change, de Sara Falcão Casaca e Johanne Lortie, Turin, Italy</b>: <b>International Training Centre of the International Labour Organization, 2017, 117 pp</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602018000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, analisa‑se a tríade sexo feminino, consumo de substâncias psicoativas em contextos festivos e a sua relação com situações de violência sexual. Através da revisão bibliográfica e de dois grupos de discussão realizados com frequentadoras de contextos festivos e utilizadoras recreativas de substâncias psicoativas (n=12), com idades compreendidas entre os 16 e os 46 anos e de classe média, foram identificadas várias desigualdades de género que emergem em ambientes de diversão noturna. A normalização de situações de violência sexual nestes contextos e a reprodução de mitos da violação justificam a implementação de ações educativas informais que os previnam. Nesse sentido, analisam‑se também propostas de intervenção que se têm focado nesse fenómeno sublinhando‑se as boas práticas.<hr/>This paper analyses the triad feminine sex, drug use in party settings and its association with sexual violence. Through literature review and two focus groups implemented with female partygoers and recreational drug users (n=12), aged between 16 and 46 years old and from middle class, several gender inequalities emerging in party settings were highlighted. The normalization of sexual violence in these settings and the reproduction of rape myths justify the implementation of informal educational interventions to prevent them. Considering this, responses to this phenomenon and best practices are also analyzed.<hr/>En este artículo, analizase la tríada sexo femenino, consumo de sustancias psicoactivas en contextos de ocio nocturno y su relación con violencia sexual. A través de la revisión bibliográfica y de dos grupos de discusión, realizados con frecuentadoras de contextos de ocio nocturno y usuarias recreativas de sustancias psicoactivas (n=12), con edades comprendidas entre los 12 e los 46 años e de clase media, se identificaron varias desigualdades de género que emergen en ambientes de ocio nocturno. La normalización de situaciones de violencia sexual y la reproducción de mitos de violación en estos contextos justifican la implementación de acciones educativas informales que los prevengan. En este sentido, se analizan también algunas intervenciones que se han enfocado en este fenómeno y las buenas prácticas. <![CDATA[<b>Cómo informar sobre la violencia machista, de José María Calleja, Madrid</b>: <b>Signo e Imagen, 2016, 168 pp</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602018000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, analisa‑se a tríade sexo feminino, consumo de substâncias psicoativas em contextos festivos e a sua relação com situações de violência sexual. Através da revisão bibliográfica e de dois grupos de discussão realizados com frequentadoras de contextos festivos e utilizadoras recreativas de substâncias psicoativas (n=12), com idades compreendidas entre os 16 e os 46 anos e de classe média, foram identificadas várias desigualdades de género que emergem em ambientes de diversão noturna. A normalização de situações de violência sexual nestes contextos e a reprodução de mitos da violação justificam a implementação de ações educativas informais que os previnam. Nesse sentido, analisam‑se também propostas de intervenção que se têm focado nesse fenómeno sublinhando‑se as boas práticas.<hr/>This paper analyses the triad feminine sex, drug use in party settings and its association with sexual violence. Through literature review and two focus groups implemented with female partygoers and recreational drug users (n=12), aged between 16 and 46 years old and from middle class, several gender inequalities emerging in party settings were highlighted. The normalization of sexual violence in these settings and the reproduction of rape myths justify the implementation of informal educational interventions to prevent them. Considering this, responses to this phenomenon and best practices are also analyzed.<hr/>En este artículo, analizase la tríada sexo femenino, consumo de sustancias psicoactivas en contextos de ocio nocturno y su relación con violencia sexual. A través de la revisión bibliográfica y de dos grupos de discusión, realizados con frecuentadoras de contextos de ocio nocturno y usuarias recreativas de sustancias psicoactivas (n=12), con edades comprendidas entre los 12 e los 46 años e de clase media, se identificaron varias desigualdades de género que emergen en ambientes de ocio nocturno. La normalización de situaciones de violencia sexual y la reproducción de mitos de violación en estos contextos justifican la implementación de acciones educativas informales que los prevengan. En este sentido, se analizan también algunas intervenciones que se han enfocado en este fenómeno y las buenas prácticas.