Scielo RSS <![CDATA[Ex aequo]]> http://www.scielo.mec.pt/rss.php?pid=0874-556020190001&lang=pt vol. num. 39 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.mec.pt/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.mec.pt http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602019000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Entre silêncios e interferências</b>: <b>mulheres na imprensa colonial</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602019000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b><i>A Esperança</i></b>: <b>a leitura e a escrita de e para mulheres em Cabo Verde, 1901</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602019000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo centra-se no papel da revista A Esperança, publicada como suplemento literário do Almanach Luso-Africano, como lugar da leitura e escrita de e para mulheres. Por esta altura, a escrita e publicações femininas em Cabo Verde já tinham décadas de tradição, sobretudo em revistas e almanaques. Este desenvolvimento histórico rastreia-se na contribuição.<hr/>This article is focused on the role of the journal A Esperança, published as literary supplement of the Almanach Luso-Africano, as a place for reading and writing for and by women. At that time, female writing and publishing at the Cape Verd Islands already had decade-long tradition, above all in journals and almanacs. This historical development is retraced in the contribution.<hr/>Este artículo se centra en el papel de la revista A Esperança, publicada como suplemento literario del Almanach Luso-Africano, como lugar de la lectura y escritura de y para mujeres. Por esta altura, la escritura y publicaciones femeninas en Cabo Verde ya tenían décadas de tradición, sobre todo en revistas y almanaques. Este desarrollo histórico se rastrea en la contribución. <![CDATA[<b>Domingas Lazary Amaral</b>: <b>«Uma Querelada pela Liberdade de Imprensa»</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602019000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No texto, realça-se a intervenção da escritora e pedagoga Domingas Lazary do Amaral nos periódicos da segunda década do século do XX, em defesa das degredadas em Angola. Como militante feminista, a autora sente a «utilidade» da sua voz na denúncia das condições, físicas e psicológicas em que viviam estas mulheres, bem como dos abusos de que eram vítimas no Depósito Geral dos Degredados de Luanda. Num período em que eram poucas as vozes femininas que se faziam ouvir na imprensa, Lazary ampliou a sua para exigir, tanto das autoridades coloniais como das nacionais, a moralização de procedimentos dentro da instituição e uma justiça adequada à regeneração das condenadas. Uma voz que se tornou incómoda para o poder colonial, que a tentou calar através de atos de censura e processos em tribunal.<hr/>The text highlights the intervention of the writer and educator Domingas Lazary do Amaral, in the newspapers of the second half of the 20th century in defense of condemned women in Angola. As a feminist militant, the author feels the ‘usefulness’ of her voice in denouncing the physical and psychological conditions in which these women lived, as well as the abuses they suffered in the General Depot of the Exiled in Luanda. In a period when there were few women’s voices heard in the press, Lazary amplified hers to demand from both the colonial and national authorities the moralization of procedures within the institution and claim adequate justice for the regeneration of the condemned women. A voice that quickly became uncomfortable for colonial military power, which tried to silence it through censorship and court proceedings.<hr/>Le texte met en évidence l’intervention de l’écrivaine et éducatrice féministe Domingas Lazary do Amaral dans des journaux de la deuxième décennie du vingtième siècle, en faveur des femmes condamnées à peine d’exil en Angola. En tant que militante féministe, l’auteur sent « l’utilité » de sa voix pour dénoncer les conditions physiques et psychologiques dans lesquelles ces femmes vivaient, ainsi que les abus dont elles ont été victimes au Dépôt général des exilés à Luanda. À une époque où peu de voix de femmes étaient entendues dans la presse, Lazary l’avait élargie pour exiger des autorités coloniales et nationales une moralisation des procédures au sein de l’institution et une justice adéquate pour la régénération des damnés. Une voix qui est rapidement devenue inconfortable pour le pouvoir militaire colonial, qui a essayé de le faire taire par la censure et des procès. <![CDATA[<b>Silêncios no feminino no Boletim da Agência Geral das Colónias/do Ultramar</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602019000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo incide sobre os «silêncios no feminino» no Boletim da Agência Geral das Colónias, ou seja, sobre a ausência (ou quase) das mulheres como participantes na escrita de tão importante veículo da imprensa colonial. É aqui intenção pensar e avaliar sobre as razões disso, partindo-se do princípio de que os silêncios devem ser recuperados para uma melhor compreensão da história colonial portuguesa.<hr/>This article focuses on the «silences of the feminine» in the Boletim da Agência Geral das Colónias [Bulletin of the General Agency of the Colonies/Overseas], that is, on the (almost complete) absence of women as writers in the pages of such an important vehicle of the colonial press. I intend to analyze and evaluate the reasons for this absence, beginning with the principle that silences should be recovered for a better understanding of Portuguese colonial history.<hr/>Este artículo se enfoca en los «silencios de lo femenino» en el Boletim da Agência Geral das Colónias [Boletín de la Agencia General de las Colonias], es decir, en la (casi completa) ausencia de las mujeres como autoras en las páginas de tan importante vehículo de la prensa colonial. Intento analizar y evaluar las razones por esta ausencia, empezando con el principio que los silencios deben ser recuperados para entender de mejor manera la historia colonial portuguesa. <![CDATA[<b>A construção da identidade da mulher em revistas do Estado Novo</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602019000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com vista a compreender o papel da imprensa periódica durante a ditadura do Estado Novo no recorte e na defesa de uma identidade da mulher portuguesa, no presente estudo analisa-se, numa perspetiva linguístico-discursiva, a representação da mulher num corpus de «Página(s) Feminina(s)» e rubricas de autoria feminina nas revistas Mundo Gráfico, A Esfera e Portugal Colonial. Como revistas do regime, as publicações promoviam um Portugal e uma mulher idealizados. A presença e participação da Mulher na imprensa cingia-se prototipicamente a rubricas de entretenimento e/ou aconselhamento, difusoras da propaganda do Estado e alheadas do cenário sociopolítico de então, em que, por ausência, está implícita essa segregação.<hr/>In order to understand the role of the periodic press during the Estado Novo dictatorship in the design and defense of an identity of the Portuguese Woman, the present study analyzes, in a linguistic-discursive perspective, the representation of women in a corpus of «Woman(en) Page(s)» and female editorials of the magazines Mundo Gráfico, A Esfera and Portugal Colonial. As magazines of the regime, the publications promoted idealized versions of Portugal and womanhood. The presence and participation of women is prototypically limited to entertainment and/or counseling editorials, diffusing the state propaganda and oblivious of the socio-political scenario of the time, were their absence implies segregation.<hr/>Afin de comprendre le rôle de la presse périodique pendant la dictature de l’Estado Novo dans la construction d’une identité de la femme portugaise, cette étude analyse, dans une perspective linguistique-discursive, la représentation des femmes dans un corpus de «Page(s) Feminine(s)» et d’éditoriaux d’auteures féminines des magazines Mundo Gráfico, A Esfera, et Portugal Colonial. En tant que magazines du régime, les publications faisaient la promotion d’un Portugal et d’une Femme idéalisés. La présence et participation des femmes dans cette presse était essentiellement limitées aux articles d’amusement et/ou de conseil, diffusant la propagande de l’État tout en restant aliénées face au scénario sociopolitique de l’époque, où leur absence implicite la ségrégation. <![CDATA[<b>Maria Archer</b>: <b>uma etnógrafa Amadora na imprensa colonial</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602019000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do estudo de caso de três artigos de Maria Archer - escritora portuguesa que começou a escrever dentro do cânone da literatura colonial e que experimentou tal evolução literária e ideológica que acabou por ser perseguida pela PIDE e por se exilar no Brasil - publicados na revista Portugal Colonial, neste artigo pretende-se analisar a dimensão etnográfica dos mesmos e dar visibilidade à participação feminina na imprensa colonial portuguesa. Assim, visa-se refletir sobre os espaços e as formas mediante as quais a imprensa colonial permitiu o acesso de autoras à publicação, a necessidade de reivindicar as genealogias femininas e os processos de apagamento das mulheres que não seguiram as regras.<hr/>Starting from the case study of three Maria Archer articles - a Portuguese writer that began to write inside the canon of colonial literature and then followed a literary and ideological evolution that led her to being pursued by the political police (PIDE) and to exile in Brazil - published in the magazine Portugal Colonial, this paper intends to analyse in this paper their ethnographic dimension and to give visibility to feminine participation in the Portuguese colonial press. Thus, the aim is to scrutinize the spaces and forms by which the colonial press allowed female authors to be published, the need to claim feminine genealogies and the processes of erasure of women that did not follow the rules.<hr/>A partir del estudio de caso de tres artículos de Maria Archer - escritora portuguesa que empezó a escribir dentro del canon de la literatura colonial y que experimentó tal evolución literaria e ideológica que acabó siendo perseguida por la policía política (PIDE) y exiliándose en Brasil - publicados en la revista Portugal Colonial, en este artículo se pretende analizar la dimensión etnográfica de los mismos y dar visibilidad a la participación femenina en la prensa colonial portuguesa. De este modo, se pretende reflexionar sobre los espacios y las formas mediante las cuales la prensa colonial permitió publicar a autoras, la necesidad de reivindicar las genealogías femeninas y los procesos de silenciamiento de las mujeres que no siguieron las reglas. <![CDATA[<b>Beatriz da Conceição de Ataíde Lobo e Faria</b>: <b>um Rosário de Contos para a Coluna «Leituras para Senhoras»</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602019000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo neste artigo é fazer uma leitura dos contos da autora goesa de língua portuguesa Beatriz da Conceição de Ataíde Lobo e Faria (1913-1994) que foram publicados nas seções para mulheres dos jornais goeses A Vida, O Heraldo e O Académico. O principal argumento é que nesses contos Lobo e Faria mostra a necessidade de a mulher ter uma educação esmerada, não para a sua emancipação mas, sim, para se tornar uma verdadeira companheira de seu marido e uma mãe que pudesse ter um papel decisivo na educação de seus filhos. Contudo, se, ao educar uma família, a mulher educa uma nação, conforme o pensamento da época, os contos de Lobo e Faria, de fim moral, tinham como objetivo último a formação da consciência social e política da sociedade goesa.<hr/>This article analyses the short stories in Portuguese of the Goan author Beatriz da Conceição de Ataíde Lobo e Faria (1913-1994), which were published in the column for women in the Goan newspapers A Vida, O Heraldo and O Académico. The main argument is that, in these stories, Lobo e Faria makes clear the need for women to be educated not for their emancipation, but to become true companions for their husbands and mothers who could play a decisive role in the education of their children. However, if, when educating a family, a woman educates a nation, according to the beliefs of the time, the ultimate goal of Lobo e Faria´s moral short-stories was to raise social and political awareness in Goan society.<hr/>El propósito de este artículo es analizar los cuentos en lengua portuguesa de la autora goesa Beatriz da Conceição Ataíde Lobo e Faria (1913-1994), publicados en las secciones para mujeres de los periódicos de Goa A Vida, O Heraldo y O Académico. El principal argumento es que en estos cuentos Lobo e Faria deja en claro la necesidad de que la mujer tenga una educación esmerada no para su emancipación, sino para convertirse en una verdadera compañera de su marido y para guiar la educación de sus hijos. Sin embargo, si, al educar a una familia, la mujer educa a una nación, según el pensamiento de la época, los cuentos de Lobo e Faria, de fin moral, tenían como objetivo último contribuir para la formación social y política de la sociedad goesa. <![CDATA[<b>Sofia Pomba Guerra</b>: <b>uma feminista na imprensa Moçambicana dos anos 1930</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602019000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo, aborda-se a intervenção de Sofia Pomba Guerra na imprensa de Moçambique na década de 1930, através dos jornais O Emancipador e Notícias. Trata-se do início de um percurso de ativismo que a levará mais tarde a ter um papel de liderança na oposição à ditadura de Salazar em Moçambique e na Guiné, e a prestar um importante apoio ao Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). Agente ativa na defesa da mulher, da sua inserção social e política, a jovem Sofia protagonizará uma campanha de imprensa pelo direito ao trabalho e à igualdade económica entre homens e mulheres. Marcada pelo seu tempo e condição social, levantará questões na imprensa colonial que até então eram delegadas às falas masculinas, o que nos permite trazer como hipótese sua importância em tomar para si espaços de polémica enquanto mulher e feminista.<hr/>This article deals with the intervention of Sofia Pomba Guerra in the Mozambican press in the 1930s, through the newspapers O Emancipador and Notícias. It was the beginning of the activism course that would lead her later to take a leading role in the opposition to Salazar’s dictatorship in Mozambique and Portuguese Guinea, and to provide an important support to the African Party for the Independence of Guinea and Cape Verde (PAIGC). Active agent in the defence of women, of their social and political integration, the young Sofia will carry out a press campaign for the right to work and economic equality between men and women. Marked by her time and social condition, she will raise questions in the colonial press that until then were delegated to the masculine speech, which allows us to hypothesize its importance in taking to herself spaces of controversy as a woman and feminist.<hr/>Cette article aborde l’intervention de Sofia Pomba Guerra dans la presse mozambicaine des années 1930, dans les journaux O Emancipador et Notícias. C’est le début d’un parcours de militantisme qui l’amènera plus tard à jouer un rôle de premier plan dans l’opposition à la dictature de Salazar au Mozambique et en Guinée Bissau, et à apporter un important soutien au Parti africain pour l’indépendance de la Guinée et du Cap-Vert ( PAIGC). Agent active de la défense des femmes et de leur intégration sociale et politique, la jeune Sofia mènera une campagne de presse pour le droit au travail rémunéré et pour l’égalité économique entre hommes et femmes. Marquée par son époque et sa condition sociale, elle soulèvera dans la presse coloniale des questions jusque-là reléguées aux discours masculins, ce qui nous permet de relever l’hypothèse de son importance dans la conquête d’espaces de controverse en tant que femme et féministe. <![CDATA[<b>Irene Gil e Sofia Pomba Guerra</b>: <b>vozes de mulheres Portuguesas em Moçambique nas páginas de <i>Itinerário</i></b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602019000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, pretende-se abordar a questão da participação feminina na revista moçambicana Itinerário (1941-1955), nomeadamente na década de 1940, antes do processo das independências africanas. Entre as várias contribuições, escolheu-se analisar parte da produção de duas mulheres portuguesas, pertencentes à classe média, radicadas em Moçambique, Irene Gil e Maria Sofia Pomba Guerra, podendo estas ser interpretadas como exemplos paradigmáticos de dois olhares contrastantes sobre a missão da mulher na sociedade colonial.<hr/>This article aims to discuss the female participation in the Mozambican magazine Itinerário (1941-1955), specifically in the 1940s, before the process of African independences. Among the different contributions, I decided to analyse part of the works of two middle-class Portuguese women living in Mozambique, Irene Gil and Maria Sofia Pomba Guerra, who perfectly embody two opposing concepts of the mission of women in the colonial society.<hr/>Este artículo aborda la cuestión de la participación femenina en la revista mozambiqueña Itinerário (1941-1955), principalmente en la década de 1940, antes del proceso de las independencias africanas. Entre las diferentes contribuciones, he decido analizar parte de la producción de dos mujeres portuguesas, pertenecientes a la clase media, radicadas en Mozambique, Irene Gil y Maria Sofia Pomba Guerra, ejemplos paradigmáticos de dos miradas contrastantes sobre la misión de la mujer en la sociedad colonial. <![CDATA[<b>Maria Firmina dos Reis, decolonialidade e escrita abolicionista na imprensa Maranhense oitocentista</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602019000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo, analiso o conto «A escrava», de Maria Firmina dos Reis, publicado na Revista Maranhense, n.º 3, de 1887, por meio de uma leitura decolonial. O conto aborda o tema da escravização negra na perspectiva do sujeito escravizado, questionando, assim, o sistema-mundo moderno/colonial mesmo durante o pós-independência no Brasil. Utilizo a abordagem decolonial para refletir como Firmina põe em debate a hierarquização de raça e de gênero como elemento estruturante tanto da colonização quanto da escravização e, sobretudo, como ela, nas páginas da imprensa maranhense, lutou contra a lógica da colonialidade e suas implicações materiais, epistêmicas e simbólicas.<hr/>This article analyzes the tale «A escrava» by Maria Firmina dos Reis, published in Revista Maranhense, no. 3, 1887, by means of a decolonial reading. The tale addresses the issue of black enslavement from the perspective of the enslaved subject, thus, questioning the modern/colonial world system even during the post-independence in Brazil. I use the decolonial approach to reflect on how Firmina puts into question the hierarchy of race and gender as a structuring element of both colonization and enslavement, and, above all, as she, in the pages of the Maranhão press, struggled against the logic of coloniality and its material, epistemic and symbolic implications.<hr/>En el presente artículo, se analiza el cuento «A escrava», de Maria Firmina dos Reis, publicado en la Revista Maranhense, n.º 3, de 1887, por medio de una lectura decolonial. El cuento aborda el tema de la esclavitud negra desde la perspectiva del sujeto esclavizado, cuestionando así el sistema-mundo moderno/colonial mismo en la época de la post-independencia en Brasil. Utilizo el enfoque decolonial para reflexionar cómo Firmina pone en discusión la jerarquización de raza y género como elemento estructurante tanto de la colonización como de la esclavización y, sobre todo, cómo ella, en las páginas de la prensa de Maranhão, luchó contra la lógica de la colonialidad y sus implicaciones materiales, epistémicas y simbólicas. <![CDATA[<b>«O cansaço sente-se no ar»</b>: <b>o ambiente nas universidades contemporâneas e o seu impacto na investigação feminista</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602019000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Science and higher education have undergone profound changes in recent decades, leading in many countries to the institutionalisation of academic cultures of performativity. In this article, I examine how that institutionalisation shapes women’s, gender, feminist studies (WGFS) in paradoxical ways. Drawing on an ethnography of Portuguese academia, I show that the growing emphasis on productivity has created opportunities for WGFS but also produced a mood of exhaustion and depression that has extremely detrimental impacts on WGFS academics’ bodies, relationships and knowledge production. I use this paradox to call for more debate in WGFS about contemporary academic working cultures, and our ambivalent personal investments in work.<hr/>A ciência e o ensino superior têm sofrido alterações profundas nas últimas décadas, que têm levado em muitos países à institucionalização de culturas académicas performativas. Neste artigo, examino a forma paradoxal como essa institucionalização tem afetado os Estudos sobre as Mulheres, de Género e Feministas (EMGF). Tomando como ponto de partida uma etnografia da academia em Portugal, demonstro que a crescente valorização da produtividade na ciência gerou oportunidades para os EMGF, mas também criou um ambiente de exaustão e depressão que está a ter impactos muito nocivos nos corpos, relações e trabalho científico de quem trabalha em EMGF. Uso este paradoxo para argumentar que é necessário fazer um debate crítico e urgente nos EMGF sobre as culturas de trabalho na academia contemporânea, e as relações ambivalentes que temos com o trabalho científico que fazemos.<hr/>La science et l’enseignement supérieur ont vécu de profondes transformations ces dernières décennies, qui ont amené à l’institutionnalisation de cultures performatives dans le milieu académique dans plusieurs pays. Dans cet article, j’analyse la forme paradoxale dont cette institutionnalisation a façonné les études sur les femmes, de genre et féministes (EFGF). En m’appuyant sur une ethnographie réalisée dans le milieu académique au Portugal, je montre que l’accent croissant mis sur la productivité a créé des opportunités pour les EFGF, mais aussi un état d’épuisement et de dépression qui a des impacts extrêmement préjudiciables sur les corps, les relations et la production scientifique de qui travaille dans les EFGF. J’utilise ce paradoxe pour faire appel à un débat critique et urgent dans les EFGF sur les cultures de travail académiques contemporaines et sur nos relations ambivalentes avec le travail scientifique. <![CDATA[<b>«Cada um no seu canto!»</b>: <b>Olhares de jovens do ensino profissional sobre homossexualidade e masculinidade</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602019000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo resulta de uma investigação que mobilizou métodos quantitativos e qualitativos para compreender processos de construção social da homossexualidade em contexto escolar. Considera-se que este é um contributo no âmbito dos estudos sobre homossexualidade em contexto educativo na medida em que se realiza num contexto de formação profissional, realidade menos abordada nestes estudos. Procura-se - tendo como enquadramento teórico conceitos como sexualidade, heteronormatividade e homofobia - discutir as perspetivas de diferentes jovens, rapazes e raparigas, sobre homossexualidade na sociedade e em contexto escolar, dirimindo questões como o preconceito, tipificação de comportamentos e importância da abordagem das sexualidades por parte da escola.<hr/>In this article, we study processes of social construction of homosexuality in an educational context, employing both quantitative and qualitative methods. Our research attempts to fill a gap in the existing literature on homophobia and homosexuality by focusing on the neglected area of professional training. We employ the concepts of sexuality, heteronormativity and homophobia to analyse the perspectives of young boys and young girls regarding homosexuality at school and society at large, prejudice, stereotypes and the role of sexual education.<hr/>Cet article résulte d’une recherche qui a mobilisé des méthodes quantitatives et qualitatives pour comprendre les processus de construction sociale de l’homosexualité dans le contexte scolaire. On considère qu’il s’agit d’une contribution dans le cadre des études sur l’homosexualité en contexte éducatif dans la mesure où elle est réalisée dans un contexte de formation professionnelle, une réalité peu abordée dans ces études. On cherche, en tenant comme encadrement théorique des concepts comme sexualité, hétéronormativité et homophobie, à discuter les perspectives de différents jeunes garçons et jeunes filles sur l’homosexualité dans la société en général et en contexte scolaire, en éclaircissant des sujets tels que les préjugés, la typification des comportements et l’importance de l’approche à la sexualité par l’école. <![CDATA[<b>Women’s <i>Activisms in Africa</i>. Struggles for Rights and Representation</b>: <b>editado por Balghis Badri e Aili Tripp, Londres: Edição Zed Books, 2017, 250 pp.</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602019000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo resulta de uma investigação que mobilizou métodos quantitativos e qualitativos para compreender processos de construção social da homossexualidade em contexto escolar. Considera-se que este é um contributo no âmbito dos estudos sobre homossexualidade em contexto educativo na medida em que se realiza num contexto de formação profissional, realidade menos abordada nestes estudos. Procura-se - tendo como enquadramento teórico conceitos como sexualidade, heteronormatividade e homofobia - discutir as perspetivas de diferentes jovens, rapazes e raparigas, sobre homossexualidade na sociedade e em contexto escolar, dirimindo questões como o preconceito, tipificação de comportamentos e importância da abordagem das sexualidades por parte da escola.<hr/>In this article, we study processes of social construction of homosexuality in an educational context, employing both quantitative and qualitative methods. Our research attempts to fill a gap in the existing literature on homophobia and homosexuality by focusing on the neglected area of professional training. We employ the concepts of sexuality, heteronormativity and homophobia to analyse the perspectives of young boys and young girls regarding homosexuality at school and society at large, prejudice, stereotypes and the role of sexual education.<hr/>Cet article résulte d’une recherche qui a mobilisé des méthodes quantitatives et qualitatives pour comprendre les processus de construction sociale de l’homosexualité dans le contexte scolaire. On considère qu’il s’agit d’une contribution dans le cadre des études sur l’homosexualité en contexte éducatif dans la mesure où elle est réalisée dans un contexte de formation professionnelle, une réalité peu abordée dans ces études. On cherche, en tenant comme encadrement théorique des concepts comme sexualité, hétéronormativité et homophobie, à discuter les perspectives de différents jeunes garçons et jeunes filles sur l’homosexualité dans la société en général et en contexte scolaire, en éclaircissant des sujets tels que les préjugés, la typification des comportements et l’importance de l’approche à la sexualité par l’école. <![CDATA[<b>Barbarismos queer y otras esdrújulas</b>: <b>editado por R. Lucas Platero, María Rosón y Esther Ortega. Barcelona: Editorial Bellaterra, 2017, 431 pp.</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602019000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo resulta de uma investigação que mobilizou métodos quantitativos e qualitativos para compreender processos de construção social da homossexualidade em contexto escolar. Considera-se que este é um contributo no âmbito dos estudos sobre homossexualidade em contexto educativo na medida em que se realiza num contexto de formação profissional, realidade menos abordada nestes estudos. Procura-se - tendo como enquadramento teórico conceitos como sexualidade, heteronormatividade e homofobia - discutir as perspetivas de diferentes jovens, rapazes e raparigas, sobre homossexualidade na sociedade e em contexto escolar, dirimindo questões como o preconceito, tipificação de comportamentos e importância da abordagem das sexualidades por parte da escola.<hr/>In this article, we study processes of social construction of homosexuality in an educational context, employing both quantitative and qualitative methods. Our research attempts to fill a gap in the existing literature on homophobia and homosexuality by focusing on the neglected area of professional training. We employ the concepts of sexuality, heteronormativity and homophobia to analyse the perspectives of young boys and young girls regarding homosexuality at school and society at large, prejudice, stereotypes and the role of sexual education.<hr/>Cet article résulte d’une recherche qui a mobilisé des méthodes quantitatives et qualitatives pour comprendre les processus de construction sociale de l’homosexualité dans le contexte scolaire. On considère qu’il s’agit d’une contribution dans le cadre des études sur l’homosexualité en contexte éducatif dans la mesure où elle est réalisée dans un contexte de formation professionnelle, une réalité peu abordée dans ces études. On cherche, en tenant comme encadrement théorique des concepts comme sexualité, hétéronormativité et homophobie, à discuter les perspectives de différents jeunes garçons et jeunes filles sur l’homosexualité dans la société en général et en contexte scolaire, en éclaircissant des sujets tels que les préjugés, la typification des comportements et l’importance de l’approche à la sexualité par l’école. <![CDATA[<b>Género, Direitos Humanos e Desigualdades</b>: <b>coordenado por Anália Torres, Paula Pinto e Cláudia Casimiro, Lisboa, Edições ISCSP, 2018, 337 pp.</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602019000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo resulta de uma investigação que mobilizou métodos quantitativos e qualitativos para compreender processos de construção social da homossexualidade em contexto escolar. Considera-se que este é um contributo no âmbito dos estudos sobre homossexualidade em contexto educativo na medida em que se realiza num contexto de formação profissional, realidade menos abordada nestes estudos. Procura-se - tendo como enquadramento teórico conceitos como sexualidade, heteronormatividade e homofobia - discutir as perspetivas de diferentes jovens, rapazes e raparigas, sobre homossexualidade na sociedade e em contexto escolar, dirimindo questões como o preconceito, tipificação de comportamentos e importância da abordagem das sexualidades por parte da escola.<hr/>In this article, we study processes of social construction of homosexuality in an educational context, employing both quantitative and qualitative methods. Our research attempts to fill a gap in the existing literature on homophobia and homosexuality by focusing on the neglected area of professional training. We employ the concepts of sexuality, heteronormativity and homophobia to analyse the perspectives of young boys and young girls regarding homosexuality at school and society at large, prejudice, stereotypes and the role of sexual education.<hr/>Cet article résulte d’une recherche qui a mobilisé des méthodes quantitatives et qualitatives pour comprendre les processus de construction sociale de l’homosexualité dans le contexte scolaire. On considère qu’il s’agit d’une contribution dans le cadre des études sur l’homosexualité en contexte éducatif dans la mesure où elle est réalisée dans un contexte de formation professionnelle, une réalité peu abordée dans ces études. On cherche, en tenant comme encadrement théorique des concepts comme sexualité, hétéronormativité et homophobie, à discuter les perspectives de différents jeunes garçons et jeunes filles sur l’homosexualité dans la société en général et en contexte scolaire, en éclaircissant des sujets tels que les préjugés, la typification des comportements et l’importance de l’approche à la sexualité par l’école.