Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920180002&lang=pt vol. 32 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Escala das Dimensões do Desenvolvimento da Identidade</b>: <b>Estudos psicométricos iniciais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492018000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo apresenta o processo de desenvolvimento e os estudos psicométricos iniciais da Escala das Dimensões do Desenvolvimento Identitário (DIDS), um instrumento que avalia os processos de desenvolvimento da identidade. Participaram no estudo 403 indivíduos (15-29 anos), que responderam a um questionário de dados sociodemográficos, à DIDS e ao Inventário da Sintomatologia Psicológica (ISP). Foram analisadas as características psicométricas da DIDS. Para o estudo da validade de construto foi realizada uma análise fatorial confirmatória. As validades convergente e discriminante foram analisadas através: da Variância Extraída Média (VEM); da comparação dos valores de VEM com os valores de correlação ao quadrado entre os fatores; e das correlações entre os processos de desenvolvimento da identidade e o ISP. A DIDS apresentou índices satisfatórios de fiabilidade compósita e consistência interna e a estrutura fatorial proposta foi confirmada. Os resultados sugerem que o instrumento poderia tornar-se mais fiável com o aumento do número de itens em alguns fatores e a eliminação de alguns itens existentes. No entanto, a DIDS é um instrumento passível de ser usado na medição do desenvolvimento identitário em adolescentes e adultos emergentes portugueses.<hr/>This paper presents the development process and the initial psychometric studies of the Dimensions of Identity Development Scale (DIDS), an instrument for assessing identity development processes. The study involved 403 participants (ages ranging from 15 to 29 years) who answered the DIDS, the Brief Symptom Inventory (BSI) and a questionnaire about socio-demographic information. We analyzed the psychometric properties of DIDS. We conducted a confirmatory factorial analysis to study the construct validity. Convergent and discriminant validity were analyzed through: the Average Variance Extracted (AVE); the comparison between the VEM values with the value of the correlation to square between the factors; and the correlations between the BSI and the identity processes. The Portuguese version of DIDS showed acceptable composite reliability, internal consistency, and the proposed factorial structure was confirmed. The results suggest that DIDS would be more reliable by increasing of the number of items in some factors and eliminating some existing items. However, DIDS is an instrument that can be used to measure identity development processes among Portuguese adolescents and emerging adults. <![CDATA[<b>Escalas de Bem-Estar Social</b>: <b>Evidências de validade e fidelidade no contexto português</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492018000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This study aims to provide evidence of validity and reliability of the Social Well-being Scales in the Portuguese context. A cross-sectional study was developed with 322 adults (M = 30.45; SD = 8.52) aged from 18 to 58 years old, mostly females (65.8%). Confirmatory factor analysis revealed a good model fit considering the five-factor model consistent with the original theoretical proposal. Also, additional validity evidence was obtained with statistically significant associations being found between social well-being dimensions and satisfaction with life, depression and anxiety. Reliability data also showed adequate internal consistency of all well-being dimensions. This reliable and valid scale is useful to evaluate social well-being in adulthood in the Portuguese context, not only allowing a more comprehensive approach to the mental health research but also providing opportunities of assessment and intervention focused on a positive framework.<hr/>Este estudo pretende providenciar evidências de validade e fidelidade das Escalas de Bem-Estar Social no contexto português. Foi desenvolvido um estudo transversal com 322 adultos (M=30.45; SD= 8.52) com idades compreendidas entre os 18 e 58 anos, maioritariamente do sexo feminino (65.8%). A Análise Fatorial Confirmatória revelou um bom ajustamento do modelo, considerando o modelo dos cinco fatores consistente com a proposta teórica original. Além disso, evidências de validade adicional foram obtidas através das associações estatisticamente significativas obtidas entre as dimensões de bem-estar social e a satisfação com a vida, depressão e ansiedade. Dados de fidelidade revelam adequada consistência interna para todas as dimensões de bem-estar. Esta escala é útil para avaliar o bem-estar social na idade adulta no contexto português, permitindo não só uma abordagem mais compreensiva da saúde mental, mas também providenciando oportunidades de avaliação e intervenção centradas numa perspetiva positiva. <![CDATA[<b>Efeitos do género, tempo de serviço e orientação religiosa da escola na dimensão ética e afetiva da identidade docente</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492018000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo analisa as diferenças introduzidas pelo género, anos de serviço e orientação religiosa da escola na dimensão ética e afetiva da identidade docente. 450 professores de escolas privadas distribuídas pelo território nacional e ilha da Madeira, sendo 306 do género feminino (68%), com idades entre os 21 e os 73 anos (M = 41, DP = 9.56) e uma média de 15.5 anos de serviço, responderam a um questionário online. Os resultados mostram que as professoras expressaram autopercepções mais favoráveis na orientação ética, na relação com os colegas e satisfação, nas competências profissionais e de conduta e no compromisso afetivo. Os anos de serviço introduzem diferenças no autoconceito profissional e em algumas das suas dimensões; o compromisso afetivo aumenta com a experiência, enquanto o compromisso instrumental diminui. Os professores de escolas com orientação religiosa apresentam autopercepções mais favoráveis na relação com os alunos, na satisfação profissional e no compromisso.<hr/>This study analyzes the differences introduced by gender, teaching experience and school religious orientation on ethical and affective dimensions of teacher identity. An online questionnaire was filled by 450 Portuguese teachers (68% female) aged 21 to 73 years (M = 41, SD = 9.56). Teachers were from private schools all around the Portuguese territory and Madeira Island, and had an average of 15.5 years of teaching experience (SD = 9.47). The results showed that female teachers express more favourable self-perceptions in ethical orientation, professional knowledge and conduct, and in the affective commitment to the school. Teaching experience introduced differences in professional self-concept and some of its dimensions; the affective commitment increases with experience, favouring the more experienced group, while the instrumental commitment decreases. Teachers in schools with religious orientation presented more favourable self-perceptions in their relationship with students, their satisfaction, and their affective commitment to the school. <![CDATA[<b>Estilos parentais, <i>bullying</i> e o papel mediador da sintomatologia psicopatológica em adolescentes e jovens adultos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492018000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O bullying constitui um fenómeno que embora tenha vindo a assumir grandes repercussões nas últimas décadas, continua a carecer de uma abordagem compreensiva e relacional face às vivências dos jovens. O presente estudo teve como objetivo analisar os estilos parentais percebidos, quer relativamente à mãe, quer relativamente ao pai, e testar o seu papel no envolvimento em comportamentos de bullying, assim como, analisar o papel mediador da sintomatologia psicopatológica na associação anterior. A amostra foi constituída por 1976 adolescentes e jovens adultos, com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos de idade (M = 17.22; DP = 2.50). Os resultados apontam para uma associação significativa dos estilos parentais dos pais face aos comportamentos de bullying e ainda para existência de um papel mediador da sintomatologia psicopatológica na associação entre estilos parentais e comportamentos de bullying. Os resultados serão discutidos à luz da teoria de Baumrind, assumindo a importância dos estilos parentais para o desenvolvimento psicológico e comportamental nos adolescentes e jovens adultos.<hr/>Over the last decades, the bullying phenomenon had countless repercussions, however, it still remains an issue that need to be addressed according to a comprehensive and relational approach of young’s experiences. The present study aims to analyse the perceived parenting styles (either to mother or the father) and to test their involvement on bullying behaviours, as well as to test the mediating role of the psychopathological symptomatology in last association. The study sample consisted of 1976 adolescents and young adults aged between 14 and 25 years old (M = 17.22, SD = 2.50). The results indicate a significant effect of parenting styles regarding to bullying behaviours, as well as the existence of a mediation role of psychopathological symptomatology in the association between parenting styles and bullying behaviours. The results will be discussed in light of Baumrind’s theory, assuming the importance of parenting styles to the psychological and behavioural development in adolescents and young adults.