Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920170002&lang=pt vol. 31 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Comportamentos e motivos dos/as observadores/as de <i>bullying</i></b>: <b>Contributos para a sua avaliação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492017000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abordagens recentes sobre o bullying escolar têm criticado o foco exclusivo sobre a díade agressor/a-vítima e indicado a necessidade de se analisar também os papéis que observadores/as podem desempenhar neste fenómeno - assistentes, reforçadores/as, defensores/as e outsiders (Salmivalli, Voeten, & Poskiparta, 2011). Neste sentido, o presente estudo procurou, com base no quadro conceptual da motivação para intervir em situações de bullying de Thornberg et al. (2012), compreender fatores que levam os/as observadores/as a ajudar ou não as vítimas de bullying. Um total de 481 estudantes, do 5º ao 9º ano, de quatro escolas da região de Évora, participou no estudo. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário composto de caracterização sociodemográfica e escolar, e por duas escalas relacionadas com a observação de fenómenos de bullying: Escala de Comportamento de Observadores de Bullying (ECOB; Thornberg & Jungert, 2013) e Escala de Avaliação e Sensibilidade Moral face ao Bullying (EASMB; Pereira & Melo, 2014). Os principais resultados sugerem a existência de quatro fatores que influenciam o/a observador/a a intervir ou não nas situações de bullying - Falta de Sensibilidade Moral Básica, Afastamento da Situação de Bullying, Empatia e Desengajamento Moral.<hr/>Recent approaches about school bullying have criticized the exclusive focus on the bully/victim dyad and indicated the need to also examine the roles that observers can play in this phenomenon - assistants, reinforcers, defenders and outsiders (Salmivalli, Voeten, & Poskiparta, 2011). In this sense, based on the conceptual framework of the motivation to intervene in bullying situations Thornberg et al. (2012), the present study aimed to understand factors that lead observers to help or not the victims of bullying. A total of 481 students from 5th to 9th grade, from four schools of Évora region, participated in the study. For data collection it was used a questionnaire composed by socio-demographic and school characterization, and two scales related with observation of bullying situations: Bullying Bystanders Behaviour Scale (ECOB; Thornberg & Jungert, 2013) and Assessment and Moral Sensibility Scale towards Bullying (EASMB; Pereira & Melo, 2014). The main results suggest the existence of four factors that influence the observer to intervene or not in bullying situations - Lack of Basic Moral Sensitivity, Withdrawal from Bullying Situation, Empathy and Moral Disengagement. <![CDATA[<b>Ter amigos com amigos gays/lésbicas? O papel do contacto alargado, empatia e ameaça nas intenções comportamentais assertivas dos <i>bystanders</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492017000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Peers are present in more than 80% of bullying episodes and research showed that bystanders have a very important role in stopping bullying episodes. However, little is known about the predictors of assertive interventions by bystanders. The current study explored if extended contact (i.e., having friends who have gay friends), is related to assertive behavioral intentions to help the victims of homophobic bullying, through increased empathy and decreased masculinity/femininity threat. An online survey was completed by 87 heterosexual adolescents (12 to 18 years old). Results revealed that, as expected, extended contact was associated with more assertive interventions, via increased affective empathy and decreased masculinity/femininity threat. These findings replicated and extended previous studies by illustrating the underlying mechanisms through which extended contact positively affects bystanders’ interventions.<hr/>Os pares estão presentes em mais de 80% dos episódios de bullying e a investigação tem revelado que os bystanders têm um papel muito importante na interrupção dos episódios de bullying. No entanto, pouco se sabe acerca dos preditores das intervenções assertivas dos bystanders. Este estudo explorou se o contacto alargado (i.e., ter amigos que têm amigos gays/lésbicas) está relacionado com intenções comportamentais assertivas de ajuda às vítimas de bullying homofóbico, através do aumento da empatia e da diminuição da ameaça à masculinidade/feminilidade. Um questionário online foi preenchido por 87 adolescentes heterossexuais (entre os 12 e os 18 anos). Como esperado, os resultados revelaram que o contacto alargado esteve associado a mais intervenções assertivas, através do aumento da empatia afectiva e da diminuição da ameaça à masculinidade/feminilidade. Estes efeitos permitem replicar e alargar a investigação anterior, ilustrando os mecanismos através dos quais o contacto alargado influencia positivamente as intervenções dos bystanders. <![CDATA[<b>Mecanismos de proteção perante a vitimização por pares e a discriminação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492017000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A vitimização por pares e a discriminação, nomeadamente de minorias étnicas e sexuais, têm um efeito negativo no funcionamento psicossocial, mas diversos estudos começam a abordar a resiliência perante estas adversidades. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi identificar mecanismos protetores da saúde mental e do desajustamento externo na presença destas formas de violência social. O estudo foi conduzido numa amostra de 2975 de estudantes do ensino secundário português, dos quais 245 identificaram-se como negros e 84 como gay, lésbicas ou bissexuais. Os mecanismos de proteção avaliados incluem baixos níveis de personalidade ansiosa, competências de empatia, as estratégias de coping usadas, o otimismo familiar e as relações com as figuras parentais. O resultado das regressões revela que a identificação racial e a orientação sexual moderam a influência das diferentes formas de violência e dos diferentes mecanismos de proteção, sugerindo suporte à abordagem socioecológica da resiliência.<hr/>Peer victimization and discrimination, namely of ethical and sexual minorities, have a negative effect on psychosocial functioning but several studies begin to address the resilience to these adversities. In this sense, the objective of this study was to identify protective mechanisms of mental health and external maladjustment in the presence of these forms of social violence. The study was conducted with a sample of 2975 Portuguese high school students, of which 245 identified as black and 84 as gay, lesbian or bisexual. The protection mechanisms considered include low levels of anxious personality, empathy abilities, the coping strategies used, familial optimism and the relationships with the parental figures. The regression results show that racial identification and sexual orientation moderate the influence of the different forms of violence and the different protection mechanisms, suggesting support to a socio-ecological approach of resilience. <![CDATA[<b>Justiça popular em <i>bullies</i></b>: <b>Atribuições de responsabilidade, raiva, e controlo social ineficaz como combustível para ação coletiva não-normativa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492017000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt School bullying has seldom been analyzed through the perspective of society in general. However, severe collective reactions often emerge towards bullies when they attract public attention. In this paper, we analyze the process underlying these non-normative forms of collective action triggered by bullying. A survey was presented to 350 Portuguese participants following the release of a viral video depicting a bullying situation. Results showed that assignment of responsibility to the aggressor predicted agreement with popular justice, which was mediated by anger and moderated by perceived ineffectiveness of social control. Specifically, greater responsibility attributed to aggressors yielded greater anger towards them, which, in turn, triggered more agreement with popular justice. Moreover, this effect was stronger for participants who believed that formal social control mechanisms were ineffective. We discuss these results in light of their contribution for tackling bullying, as well as for the literature on deviance, social control and collective action.<hr/>O bullying escolar raramente tem sido analisado através do ponto de vista da sociedade em geral. No entanto, nas situações em que o agressor atrai a atenção mediática, verificam-se reações coletivas muito severas. Neste trabalho, analisámos os processos subjacentes à ação coletiva não-normativa que muitas vezes emerge perante situações de bullying. Após um vídeo amador que mostrava uma destas situações se ter tornado viral em Portugal, pedimos a 350 participantes que preenchessem um questionário sobre o tema. Os resultados mostraram que a atribuição de responsabilidade ao agressor predizia a concordância com medidas de justiça popular, e que isto era mediado por emoções de raiva, e moderado pela perceção de ineficácia dos mecanismos de controlo social. Mais especificamente, quanto maior a responsabilidade atribuída ao agressor, maior a raiva sentida, o que levava a um maior grau de concordância com medidas de justiça popular. Para além disso, este efeito era maior para os participantes que acreditavam que os mecanismos formais de controlo social eram ineficazes. Os resultados foram discutidos à luz da sua contribuição para o combate ao bullying, e da literatura sobre desvio, controlo social, e ação coletiva. <![CDATA[<b>Violência entre pares na adolescência</b>: <b>Um estudo com estudantes no início e no final do 3.º ciclo do ensino básico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492017000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo propõe-se caraterizar comportamentos de violência entre pares, em função do nível de escolaridade, género e variáveis socioafetivas. Os participantes incluem uma amostra de 80 estudantes do 3.º ciclo do ensino básico (7.º - 9.º anos), avaliados com o QEVE, em dois momentos (7.º e 9.º anos). Os resultados demonstram que: i) as condutas de vitimação e agressão mais frequentes são a exclusão social e a agressão verbal; ii) a taxa de vitimação diminui do 7.º para o 9.º ano, enquanto a taxa de agressão mantém-se estável; iii) os rapazes encontram-se mais envolvidos em situações de bullying físico do que as raparigas; iv) o sentimento face à escola (i.e., gostar da escola) e a perceção de ter amigos revelam-se aspetos protetores especialmente importantes das condutas de vitimação e agressão entre os alunos do nível de escolaridade mais baixo. Estes resultados sugerem uma intervenção educativa diferenciada e orientada para a literacia socioemocional, destacando o papel dos pares na prevenção da violência escolar.<hr/>This study aims at characterizing behaviours of peer violence, according to school level, gender and socio affective variables. Participants include a sample of 80 students attending the 3rd level of elementary education (grades 7 - 9), which were evaluated with QEVE, in two distinct moments: 7th and 9th grades. The results show that: i) the most frequent conducts of victimization and aggression are social exclusion and verbal aggression; ii) the victimization rates decrease from 7th to 9th grade although the aggression rates remain stable; iii) boys find themselves more involved in physical bullying situations than girls; vi) the felling towards school (i.e., school liking) and the perception of having friends are revealed has important protective aspects in victimization and aggression conducts. These results are suggestive of a differential educational intervention, oriented to socioemotional literacy, highlighting the role of peers in prevention of school violence. <![CDATA[<b><i>Bullying</i></b><b> e agressão</b>: <b>Estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492017000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os processos interativos na escola, pares e contextos familiares dos adolescentes apresentam um peso considerável no estudo dos fatores de risco e protetores associados ao desenvolvimento de comportamentos agressivos. Atendendo a esta premissa, pretendemos analisar a relação entre a perceção que os jovens têm do seu suporte social e do ambiente escolar e o desenvolvimento das diferentes formas e funções de comportamentos agressivos. Participaram no estudo 851 adolescentes, com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos, a frequentar o ensino básico e secundário. Recorrendo a regressões hierárquicas, obtivemos 2 modelos explicativos dos fatores de risco e protetores da agressão direta reativa, agressão relacional reativa, agressão direta instrumental e agressão relacional instrumental. Os resultados revelam interessantes padrões de risco e proteção para cada um dos subtipos de comportamento agressivo. As relações familiares e o ambiente escolar são preditores-chave para esta amostra, quer de risco, quer de proteção.<hr/>The adolescents interactive processes at school, peers and family contexts presents considerable weight in the study of risk and protective factors associated with the development of aggressive behavior. Given this premise we intend to analyze the relationship between the perception that young people have of their social support and the school climate and the development of different forms and functions of aggressive behavior. Participated in the study 851 adolescents aged between 11 and 19 years, attending elementary and high school grades. Using hierarchical regression, 2 models are presented that capture significant risk and protective factors for reactive overt aggression, reactive relacional aggression, instrumental overt aggression, and instrumental relacional aggression. Results reveal several insteresting patterns of risk and protection for each subtipe of aggressive behavior. Relationships with parents and school climate are key predictors for this sample, representing both risk and protection. <![CDATA[<b>Locus de controlo e adesão terapêutica em adultos emergentes e adultos com condições crónicas de saúde</b>: <b>O papel moderador do grupo etário</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492017000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo pretendeu analisar as associações entre locus de controlo (LC) e adesão terapêutica em indivíduos com condições crónicas de saúde, assim como o papel moderador do grupo etário nestas relações. A amostra incluiu 61 adultos emergentes (18-25 anos) e 60 adultos (26-64 anos) com doença crónica e a receberem tratamentos. Os participantes preencheram um questionário de dados clínicos/sociodemográficos e instrumentos de avaliação do LC e da adesão terapêutica. Não foram encontradas diferenças significativas no LC nem na adesão terapêutica entre grupos etários. Uma maior tendência para um LC externo-acaso associou-se a menores níveis de adesão terapêutica, independentemente do grupo etário, enquanto a associação negativa entre LC interno e adesão e a associação positiva entre LC externo-outros poderosos e adesão foram significativas apenas para os adultos emergentes. Estes resultados sugerem que o LC pode influenciar a adesão aos tratamentos, pelo que deve ser considerado como alvo terapêutico nas intervenções psicossociais.<hr/>This study was aimed at examining the associations between locus of control (LC) and adherence to treatments in individuals with chronic health conditions, as well as the moderating role of age-group on these associations. The sample included 61 emerging adults (18-25 years) and 60 adults (26-64 years) with a chronic condition and who were receiving treatments. Participants completed a clinical/sociodemographic datasheet and self-report questionnaires assessing LC and adherence to treatments. No significant differences were found in LC orientation or adherence to treatments between age-groups. A greater likelihood of having an external LC by chance was associated with lower adherence independently of age-group, while the negative link between internal LC and adherence and the positive link between external LC by powerful others and adherence were statistically significant only for emerging adults. These results suggest that LC may influence adherence to treatments and, therefore, should be considered as an intervention target in psychosocial interventions. <![CDATA[<b>Impacto das missões internacionais nos jovens filhos de pais militares e a importância do apoio da comunidade escolar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492017000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pretende-se com este estudo conhecer o impacto das missões internacionais no bem-estar dos filhos de militares e a forma como a comunidade escolar pode promover um ajustamento positivo destes durante uma missão. Neste estudo exploratório e qualitativo participaram nove alunos, filhos de militares, e oito professores que lidam e/ou lidaram com este tipo de estudantes (N = 17). Realizaram-se três focus groups, cujas transcrições foram analisadas através de procedimentos de análise temática, com recurso ao software QSR Nvivo 10. Os resultados revelaram que as dificuldades associadas à adaptação dos jovens durante a missão estão relacionadas com alterações emocionais e com mudanças nas rotinas familiares, salientando-se os pares e a mãe como importantes fontes de suporte. Para um ajustamento positivo destes alunos a comunidade escolar pode contribuir significativamente através da articulação com os pais e com a instituição militar. São discutidas algumas linhas orientadoras para o desenvolvimento de programas de promoção do ajustamento destes jovens.<hr/>This study intends to acknowledge the impact of international missions on the well-being of military children, and how school community can promote a positive adjustment during missions. In this exploratory and qualitative study participated nine students, whose parents are military, and eight teachers dealing and/or dealt with such students (N = 17). There were three focus groups whose transcriptions were analyzed according to the thematic analysis procedures, using the software QSR Nvivo 10. The results showed that difficulties associated with adaptation of youngsters during the international mission are related to emotional changes and changes in family routines, emphasizing the role of peers and the mother as important sources of support. To a positive adjustment of these students the school community can contribute significantly, in articulation with their parents and the military organization. Guidelines to develop programs about these youngsters’ adjustment are discussed. <![CDATA[<b>Propriedades psicométricas da versão Portuguesa da escala Relational Interdependent Self-Construal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492017000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Relational interdependent self-construal (RISC) can be described as the degree to which the individuals define themselves in terms of their intimate relationships. Due to the significance that this construct and its associated measurement, the RISC scale, have in individual and social processes, we conducted two studies in order to validate the scale for the Portuguese population. The 11 item one-dimensional RISC scale was translated into Portuguese and its psychometric properties were analysed with two samples: 399 participants for Study 1 (62.9% women and 30.8% men, aged between 18 and 59 years - M = 26.4; SD = 8.90) and 292 participants for Study 2 (57.9% women and 42.1% men, aged between 17 and 59 years - M = 26.37; SD = 8.87). The results confirmed the one-dimension scale structure, showing good values of validity and model adjustment (CFI = 0.92; TLI = 0.87; NFI = 0.89; RMSEA = 0.09). The RISC-P scale proved to be invariant between gender, and significant differences between genders were found, notably that women have higher values of RISC. The good psychometric indicators and model adjustment validates the use of this version for the Portuguese population in many research settings (e.g. control for social desirability effect, analysis of convergent and predictive validity).<hr/>O Relational Interdependent Self-construal (RISC) pode ser descrito como o grau em que os indivíduos se definem em termos das suas relações íntimas. Devido à importância deste constructo e da sua medida, a escala RISC, em processos individuais e sociais, realizámos dois estudos de validação da escala para a população Portuguesa. A escala RISC, unidimensional e composta por 11 itens, foi traduzida para o português e as suas propriedades psicométricas foram analisadas com duas amostras: 399 participantes para o estudo 1 (62.9% mulheres e 30.8% homens, com idades entre os 18 e os 59 anos - M = 26.4; DP = 8.90) e 292 participantes para o estudo 2 (57.9% mulheres e 42.1% homens, com idades entre os 17 e os 59 anos - M = 26.37, DP = 8.87). Os resultados confirmaram a estrutura unidimensional da escala, mostrando bons valores de validade e de ajustamento do modelo (CFI = 0.92; TLI = 0.87; NFI = 0.89; RMSEA = 0.09). A escala RISC-P mostrou ser invariante entre géneros, observando-se que as mulheres apresentam valores mais elevados de RISC. Os bons indicadores psicométricos e de ajustamento do modelo validam o uso desta versão para a população Portuguesa em muitas áreas de investigação (e.g., controlo da desejabilidade social, análise de validade convergente e preditiva).