Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920170001&lang=en vol. 31 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Relationships between the regulation of psychological needs satisfaction and symptomatology</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492017000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Framed by the integrative Paradigmatic Complementarity Model, the present study addresses the relationships between regulation and discrepancy in psychological needs satisfaction, and symptomatology. This Model conceptualizes psychological needs as dialectical polarities, suggesting that disorders essentially stem from the inability to regulate their satisfaction. 848 adults participated in this study. The results showed that the regulation of psychological needs satisfaction correlated negatively with symptomatology, whereas discrepancy correlated positively with it. Moreover, the level of that regulation showed predictive value of symptomatology. Non-disordered individuals displayed higher regulation of psychological needs satisfaction and lower discrepancy than disordered ones. In both groups, subjects with a high degree of regulation of both needs of each dialectical polarity generally displayed less symptoms, in comparison with all the others, with a few and non-significant exceptions. These results suggest the importance of regulation and discrepancy in psychological needs satisfaction as related to symptomatology.<hr/>Enquadrado no Modelo de Complementaridade Paradigmática, de natureza integrativa, o presente estudo versa sobre as relações entre a regulação e a discrepância na satisfação de necessidades psicológicas e a sintomatologia. Este Modelo conceptualiza as necessidades psicológicas como polaridades dialéticas, sugerindo que as perturbações mentais emergem fundamentalmente da incapacidade de regular adequadamente a sua satisfação. 848 adultos participaram neste estudo. Os resultados mostraram que a regulação da satisfação de necessidades psicológicas se correlacionou negativamente com a sintomatologia, enquanto a discrepância naquela regulação se correlacionou positivamente com a mesma variável. Além disso, o nível dessa regulação revelou valor preditivo em relação à sintomatologia. Os indivíduos “não perturbados” apresentaram maior regulação e menor discrepância na satisfação de necessidades psicológicas do que os “perturbados”. Em ambos os grupos, regra geral, os indivíduos com elevado grau de regulação da satisfação das necessidades de cada polaridade dialética manifestaram menor sintomatologia, comparativamente a todos os outros, sendo as exceções poucas e não significativas. Estes resultados sugerem a importância da regulação e da discrepância na satisfação das necessidades para o nível de sintomatologia. <![CDATA[<b>Sibling</b>: <b>Parental differential treatment and negative emotional states</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492017000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Para compreendermos a dinâmica familiar, temos de conhecer a constituição da família, pois são as características dos seus membros e das relações entre eles que influenciam essa dinâmica, nomeadamente, o número de filhos e as experiências diferenciadas, como a perceção da justiça e as doenças, que cada um deles tiveram e têm. Nesta amostra de 244 adolescentes verificámos que os adolescentes do sexo masculino sentem uma maior diferenciação ao nível do tratamento parental comparativamente aos adolescentes do sexo feminino, e que a depressão se correlaciona positivamente com o tratamento materno diferenciado, tendo este, assim, um contributo significativo para o aparecimento da depressão nos adolescentes. Como o tratamento materno diferenciado parece influenciar o bem-estar emocional dos adolescentes, parece-nos importante que se façam mais investigações de modo a compreender melhor qual o seu impacto e as suas repercussões na vida dos filhos, quer na adolescência, quer na infância.<hr/>To understand the family dynamics, first we have to know the structure of the family, as some of its features may influence the relationship between its members, as the perception of justice and disease that each had and have. In this sample of 244 adolescents, the results demonstrated no differences in the emotional well-being in adolescents. However, it is concluded that adolescent males feel a greater differentiation in terms of parental treatment compared to female adolescents. It was established that depression is positively correlated with differentiated maternal treatment, thus having a significant contribution to the onset of depression in adolescents. Since the differentiated maternal treatment appears to influence the emotional well-being of adolescents, it seems relevant to continue the research in this area of studies in order to understand the real impact on the lives of children, either in adolescence or in childhood. <![CDATA[<b>Factorial Structure of the PPBS Portuguese Version for Preschool Teachers</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492017000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Preschool Play Behavior Scale é um instrumento constituído por 18 itens que expressam diferentes tipos de comportamentos das crianças, em contexto de brincadeira livre com os pares, procurando diferenciar, em particular, tipos de comportamentos não-sociais. O presente estudo teve como objetivo traduzir e analisar a estrutura fatorial do instrumento e as suas características psicométricas. Sessenta educadoras descreveram os comportamentos de 369 crianças (166 raparigas), com idades compreendidas entre os 36 e os 60 meses, e a frequentar escolas de Ensino Particular com fins lucrativos e Instituições Particulares de Solidariedade Social, do Distrito de Lisboa/Portugal. O modelo final de 4 fatores - Comportamento Reticente, Solitário-Passivo, Solitário-Ativo e Brincadeira Social parece ajustar-se adequadamente aos grupos de idade e sexo considerados.<hr/>The Preschool Play Behaviour Scale (PPBS) is an 18-item questionnaire describing children’s behaviours during free play, in the presence of their peers. It aims, mainly, to differentiate different types of non-social behaviours. The goals of this study were to translate and test the factorial structure of the PPBS and its psychometric proprieties. Sixty preschool teachers described the behaviors of 369 children (166 girls), with ages ranging from 36 to 60 months. All attended private pre-school programs in the district of Lisbon/Portugal. A four model factorial structure: Reticent behaviour, Solitary-Passive behaviour, Solitary-Active behaviour, Social Play seems to fit when age and sex groups are considered. <![CDATA[<b>Ethical issues in research with victims of violence and crime</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492017000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A investigação vitimológica é fundamental para o desenvolvimento de políticas que possam promover a segurança e o equilíbrio emocional das vítimas. Na produção deste conhecimento científico colocam-se inúmeros preceitos éticos que devem ser devidamente salvaguardados sob pena de se poder promover uma revitimação. A experienciação de uma situação de vitimação poderá ter efeitos muito nefastos, podendo interferir com a capacidade das vítimas para decidir a sua participação numa investigação. Tendo por base as evidências em torno do impacto da violência e do crime nas suas vítimas, pretende-se ao longo deste artigo elencar algumas das principais questões éticas subjacentes à produção científica neste domínio, identificando alguns dos cuidados e recomendações a implementar. A observância deste conjunto de guidelines é fundamental para a realização de uma investigação de qualidade e para mitigar eventuais danos que a mesma possa causar nos seus participantes.<hr/>Research in the field of victimology is important to develop policies that can promote safety and emotional stability of the victims. Nevertheless, in the production of this knowledge arise numerous ethical issues that must be considered. The non-respect for them can promote a revictimization. The victimization experiences can result in very adverse effects and may interfere with the ability of the victims to decide to participate in a research. Based on the evidence around the impact of violence and crime on its victims, we pretend in this article to list some of the major ethical issues underlying the scientific production in this area, identifying the main care and recommendations to be implemented in this regard. Taking into account this set of guidelines is essential for carrying out a quality research and to mitigate any damage that it can cause in their participants. <![CDATA[<b>Psychological research in the Portuguese prison context</b>: <b>a systematic literature review and challenges for future research</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492017000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo procura, por meio de uma revisão sistemática da literatura, identificar e compreender as temáticas predominantes na investigação em contexto prisional português, identificando oportunidades de investigação futura. A análise de 41 artigos permite identificar 6 tipologias de estudos que caracterizam este domínio de investigação, nomeadamente, estudos empíricos com população adulta, população juvenil e com staff prisional, estudos de adaptação e/ou validação de instrumentos, programas de intervenção e artigos teóricos. A nível temático, a investigação com população forense adulta, que representa 18 dos 41 estudos analisados, centra-se nos domínios da psicopatologia e perturbações de personalidade. Os resultados permitem concluir que a investigação psicológica em contexto prisional se tem centrado, maioritariamente, em temas psicológicos clássicos, do domínio clínico, com recolha de dados junto dos reclusos. A utilização de abordagens multinível e a investigação nos domínios organizacional, ocupacional, educacional e da sexualidade humana, são identificados como oportunidades de investigação futura.<hr/>The present paper aims, through a systematic literature review, at identifying and understanding the main themes in the Portuguese research in the prison context, identifying future research opportunities. The analysis of 41 papers allow the authors to identify 6 typologies of studies in this field, namely, empirical studies with adult samples, juvenile samples and prison staff, studies that work on the adaptation and validation of measures, intervention programs and theoretical papers. Thematically, the research with adult forensic populations, which represents 18 out of 41 papers, focuses on the psychopathology and personality disorders domains. The results allow the conclusion that psychological research in the prison context has focused in classic psychological themes, from the clinical domain, collecting data from inmates. The authors identify the use of multilevel approaches and research in the organizational, occupational, educational and human sexuality domains as opportunities for future research. <![CDATA[<b>Portuguese norms for ad hoc categories</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492017000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A investigação sobre organizações de representações mentais tem vindo a revelar desenvolvimentos teóricos muito relevantes ao focar-se na flexibilidade destas estruturas e na sua dependência do contexto. Categorias ad hoc são particularmente úteis para esta investigação por possuírem estruturas hierárquicas semelhantes a categorias taxonómicas, mas sendo simultaneamente, e por definição, altamente dependentes do contexto e de objetivos. O presente estudo fornece medidas normativas Portuguesas para 63 listas de exemplares de diferentes categorias. Dois tipos de categorias ad hoc são apresentados: 35 inter-categóricas (compostas por exemplares provenientes de diferentes categorias taxonómicas) e 28 intra-categóricas (compostas por exemplares de uma mesma categoria taxonómica). São ainda incluídas normas relativamente a 10 categorias taxonómicas de onde as categorias ad hoc intra-categóricas foram derivadas. As listas de exemplares categóricos são apresentadas com medidas de frequência de produção, frequência de primeira produção, e posição média da ordem de produção.<hr/>Scientific investigation on the organization of mental representations of categories has been showing, over the years, important new developments by focusing on the flexibility of these knowledge structures and its context dependency. Ad hoc categories are of particular use in this research domain because although their structures are hierarchically organized (as taxonomic categories are) they are, by definition, highly dependent on context and goals. Our study presents Portuguese norms for 63 lists of exemplars from different ad hoc categories. Two types of ad hoc categories are presented: 35 inter-categorical (composed of exemplars from different taxonomic categories), and 18 intra-categorical (composed of exemplars from the same taxonomic category). The present work further includes norms for 10 taxonomic categories, from which the intra-categorical ad hoc lists are derived. The categorical exemplars lists are presented with measures of production frequency, frequency of first production and production order average rank.