Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920160002&lang=pt vol. 30 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Base emocional das diferenças de género na auto-estima dos adolescentes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492016000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Lower self-esteem in adolescent girls than boys confers greater vulnerability to numerous risks in their development towards social adulthood. This research aimed to study the role of perceived emotional intelligence in self-esteem's gender differences. An anonymous questionnaire was applied to 1791 Spanish adolescents aged between 12 and 17 years old, composed of the Rosenberg self-esteem scale and a reduced version of the Trait Meta-Mood Scale. The results showed that girls presented lower overall self-esteem than boys, as well as lower perceived emotional intelligence. On the one hand, it was found that high perceived emotional attention was related to lower self-esteem in girls; on the other hand, results detected that high perceived emotional attention was linked to higher perceived emotional clarity and repair in boys, which were associated with higher self-esteem. These results suggest the need to design programmes to improve self-esteem in adolescent girls by reducing perceived emotional attention.<hr/>Uma menor auto-estima em raparigas confere uma maior vulnerabilidade a diversos riscos no desenvolvimento e transição para a idade adulta, comparativamente aos rapazes. Este estudo teve como objetivo estudar o papel da inteligência emocional percebida nas diferenças de género na auto-estima. Foi aplicado um questionário anónimo a 1791 adolescentes espanhóis com idade entre 12 e 17 anos, incluindo a escala de auto-estima de Rosenberg e uma versão reduzida da escala Trait Meta-Mood de inteligência emocional percebida. Os resultados mostram que as raparigas apresentam menor auto-estima geral do que rapazes, bem como menor inteligência emocional percebida. Os resultados constatam que a elevada atenção emocional percebida, nas raparigas, se relaciona com auto-estima mais baixa, enquanto, nos rapazes, se associa a uma maior percepção de clareza emocional e reparação, ambas associadas a uma auto-estima mais elevada. Estes resultados sugerem a necessidade de elaborar programas para melhorar a auto-estima na população feminina, através da redução da atenção emocional percebida. <![CDATA[<b>Estudo preliminar</b>: <b>Validação do questionário “CDC - Corpo, Dança e Comunidade” para adolescentes de 12-18 anos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492016000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta um segundo estudo preliminar desenvolvido para construir e validar o questionário CDC (Corpo, Dança e Comunidade) para jovens praticantes de 12 a 18 anos do Núcleo de Arte da Prefeitura do Rio de Janeiro. O referencial teórico foi baseado em estudos relacionados com as dimensões corporal (Figueiredo, 2013; Furhmann, 2014), afetiva (Damásio, 2013, 2012; Figueiredo, 2011) social (Fuhrmann, 2008; Marques, 2010, 2014; Shapiro, 2008) e da adolescência (Lipp, 2010; Matos & Tomé, 2012). O instrumento foi aplicado a 50 jovens com idades compreendidas entre os 12 e 16 anos. Com base nos resultados do estudo, obteve-se a consistência interna do questionário e suas subescalas. Os resultados do estudo apontam valores de consistência interna adequados, bem como benefícios da prática da dança assinalados pelos jovens nas dimensões física, afetiva e social. Na dimensão física assinala-se uma melhor expressividade do corpo e autoperceção das emoções expressas ao dançar; na dimensão afetiva o desenvolvimento de sentimentos de autoconfiança e bem-estar e na dimensão social uma melhor interação e participação social com a família, escola, comunidade e membros do Núcleo de Arte.<hr/>This article presents the second preliminary study designed to develop and validate the questionnaire CDC (Body, Dance and Community) for young dance practitioners from the Art Centers of Rio de Janeiro City Hall. The theoretical framework was based on studies related to the physical dimension (Figueiredo, 2013; Furhmann, 2014), affective dimension (Damásio, 2014; 2013; Figueiredo, 2011), social dimension (Fuhrmann, 2008; Marques, 2010; 2014; Shapiro, 2008) and adolescence (Lipp, 2010; Matos & Thomas, 2012). The instrument was applied to 50 subjects aged from 12 to 16 years old. Based on the results of this study, we obtained the internal consistency of the questionnaire and its subscales. The results from the study point adequate values for the internal consistency of the questionnaire and identify benefits derived from the practice of dance by young people, namely in the physical dimension trough a better expressiveness and self-perception of emotions expressed while dancing, as well as in an affective dimension, through the development of feelings of self-confidence and well-being and in a social dimension by the impact of dance on a better interaction and social participation with family, school, community and among members of the art center. <![CDATA[<b>Diferenças na expressão emocional entre indivíduos portadores e não-portadores de deficiências auditivas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492016000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Emotion is the most common experience of all human beings, whether normal or impaired. The universal emotions like happiness, sadness, anger, fear etc. are well recognizable through facial expressions. But even though we may identify these emotions clearly, we display them differently towards different target persons. The objective of the present study is two-fold: (1) to understand the pattern of display rules of four emotions namely, happiness, anger, fear and sadness in hearing impaired and with hearing individuals in private and public contexts, and (2) to find out whether display rules of emotions are equal for all target persons i.e. parents, friends and teachers. Display Rule Assessment Inventory of Matsumoto et al. (2005) was administered to 204 hearing-impaired and 273 with hearing individuals. The findings of the study indicate that the pattern of overall expression of emotions are different for hearing-impaired and for hearing individuals. Repeated Measure ANOVA results indicate a significant main effect of context on overall expression of both positive and negative emotions. The results also show that emotions are displayed in an amplified manner depending upon the target person. On the whole, the findings indicate that both hearing and impaired individuals regulate positive and negative emotions depending upon the target person and context.<hr/>A emoção é uma das experiências mais comuns do ser humano, quer este seja, ou não, portador de deficiência. As emoções universais tais como a felicidade, tristeza, fúria ou medo, etc., são bem reconhecidas através de expressões faciais. No entanto, e ainda que se consiga identificar de forma clara estas emoções, a expressão individual das mesmas pode ser diferente consoante a pessoa a quem as dirigimos. O objectivo do presente estudo é duplo: (1) compreender o padrão de expressão de quatro emoções, designadamente felicidade, fúria, medo e tristeza, junto de indivíduos portadores de deficiência auditiva e indivíduos não-portadores, em contextos públicos e privados; e (2) compreender se a expressão destas emoções é igual para todos os tipos de pessoas-alvo, ou seja, pais, amigos e professores. 204 indivíduos portadores de deficiências auditivas e 273 indivíduos não-portadores preencheram o Display Rule Assessment Inventory de Matsumoto et al. (2005). Os resultados mostram que o padrão geral de expressão de emoções é muito diferente para indivíduos portadores de deficiência auditiva quando comparado com indivíduos não-portadores. Os resultados de uma ANOVA de medidas repetidas evidenciaram um efeito principal do contexto na expressão geral de emoções positivas e negativas. Os resultados mostram, também, que as emoções são expressadas de forma amplificada dependendo da pessoa-alvo. De uma forma global, estes resultados indicam que tanto indivíduos não-portadores, como indivíduos portadores de deficiência auditiva, regulam a expressão de emoções positivas e negativas, dependendo do alvo e do contexto. <![CDATA[<b>Evidência adicional para a estrutura da <i>Resilience Scale</i> em países de Língua Portuguesa</b>: <b>Um estudo de invariância com adolescentes brasileiros e portugueses</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492016000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Especially since the last decades of the 20th century, research about resilience provided some insights into how people deal and overcome adversity in a positive way. Given the recent research history on this topic, discussion about theories and measures is still ongoing. In this study we aim to explore the structural invariance of the Wagnild and Young’s Resilience Scale (RS), one of the most widely used measures of resilience, across Portuguese and Brazilian adolescents. A sample of 969 adolescents with ages ranging between 13 and 18 years old completed the RS. A five- and a two-factor structure for the full RS version with 25 items and a one-factor structure for a RS short version, composed of 14 items, were tested using confirmatory factor analysis (CFA). After determining the best fitting structure, a multi-group CFA was performed to test the invariance of the instrument across the Portuguese and Brazilian samples. The five- and two-factor structures for the full version revealed a poor fit. The one-factor structure revealed a good fit in both samples. Moreover, evidence for the partial measurement invariance of the short version across both samples was found. Our results indicate that the RS short version can be used for cross-cultural studies of resilience in both countries and that the five- and two-factor structures might be inadequate for comparison purposes.<hr/>Especialmente desde as últimas décadas do século 20, a investigação sobre a resiliência contribuiu para aumentar o conhecimento sobre a forma como as pessoas lidam com a adversidade e a superam de uma forma positiva. Tendo em conta que este tópico de investigação é relativamente recente, continua a existir algum debate em torno das teorias e dos instrumentos de medida da resiliência. Neste estudo pretendeu-se explorar a invariância da estrutura fatorial de uma das medidas de resiliência mais utilizadas - a Resilience Scale (RS) desenvolvida por Wagnild e Young-, entre adolescentes Portugueses e Brasileiros. Utilizou-se uma amostra de 969 adolescentes, com idades que variavam entre os 13 e os 18 anos. Com recurso à análise fatorial confirmatória, testaram-se estruturas de cinco e de dois fatores para a escala completa composta por 25 itens, bem como uma estrutura unidimensional para uma versão reduzida da escala composta por 14 itens. Depois de determinada a estrutura fatorial mais ajustada, realizou-se uma análise multi-grupo para testar a invariância da medida entre as amostras de adolescentes Portugueses e Brasileiros. As estruturas de cinco e de dois fatores obtiveram um ajustamento pobre. A estrutura unidimensional revelou-se ajustada em ambas as amostras. Além disso, obteve-se evidência de invariância parcial para a estrutura unidimensional relativa à versão reduzida. Estes resultados sugerem que a versão reduzida da RS pode ser utilizada para estudos transculturais na área da resiliência em ambos os países e que as estruturas de cinco e de dois fatores são inadequadas para propósitos de comparação. <![CDATA[<b>"The place I long to be"</b>: <b>Processos de resiliência em migrantes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492016000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Migration has been addressed in studies with a marked focus on its obstacles and difficulties, particularly in the contact with the host country. Recognizing that migrating is a complex process that involves several hardships, it is imperative to understand how migrants overcome adversity and to become aware of the resources mobilised to be cultural adjusted. Based on the theoretical perspective of resilience, this study aims to understand the contexts of adversity, resources and adjustment of Cape Verde migrants in Portugal, who have migrated to continue their studies in higher education. The collected 10 biographical narratives revealed the meanings of their life journeys, both in their country of origin and in the host country. The analysis of the narratives allowed the understanding of the diversity of resilience processes among the participants. The adversities were related to two main dimensions: cultural differences and interpersonal relationships with the Portuguese. In terms of resources, participants stressed the importance of the Cape Verdean diaspora upon arrival to the new country. Along the length of stay for some migrants, this remained the main resource; however, others were developing belongings and significant attachments in a broader context. In terms of cultural adjustment, many configurations have emerged, standing for the fluid nature of the resilience process, which can occur in different ways.<hr/>As migrações têm sido abordadas através de estudos com um enfoque particular nos obstáculos e dificuldades, nomeadamente no contacto com o país de acolhimento. Reconhecendo que migrar é um processo complexo que envolve várias dificuldades importa compreender o modo como os migrantes superam a adversidade, bem como se torna importante conhecer os recursos mobilizados para serem culturalmente ajustados. Partindo da perspectiva teórica da resiliência, este estudo procurou compreender os contextos de adversidade, recursos e ajustamento dos migrantes cabo-verdianos em Portugal, que migraram para continuar os estudos no ensino superior. As 10 narrativas biográficas recolhidas revelaram significados das suas trajetórias de vida, tanto no país de origem como no país de acolhimento. A análise das narrativas permitiu compreender a diversidade dos processos de resiliência entre os participantes. As adversidades relacionaram-se com duas principais dimensões; as diferenças culturais e as relações interpessoais com os portugueses. Ao nível dos recursos, foi salientada a importância da diáspora cabo-verdiana na chegada ao novo país. Ao longo do tempo de permanência, para alguns migrantes, este permaneceu como o principal recurso, no entanto, outros foram desenvolvendo pertenças e vinculações significativas num contexto mais alargado. Em termos de ajustamento cultural, surgiram diversas configurações, sugerindo a natureza fluida do processo de resiliência, que pode ocorrer numa multiplicidade de formas. <![CDATA[<b>Resiliência e autoconceito de competência em jovens institucionalizados e não-institucionalizados</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492016000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The institutionalization of young people may have important negative influence on their development and emotional well being. The aim of this study was to analyze the relations between resilience and the self concept of competence in institutionalized and non institutionalized young people. The sample was composed of 158 young people, aged between 15 and 18 years old. The following instruments were used: a socio-demographic questionnaire, the Healthy Kids Resilience Assessment Module and the Self Concept of Competence Scale. The results showed: (1) no significant differences between the two groups in terms of resilience; (2) the non institutionalized sample revealed higher scores on the self concept competence; and (3) there was a strong positive correlation between resilience and self concept of competence amongst the institutionalized sample. These results are discussed in the light of the constructivist perspective of resilience.<hr/>A institucionalização de jovens pode ter importantes influências negativas no seu desenvolvimento e bem-estar emocional. O objetivo desta pesquisa foi analisar as relações entre a resiliência e o autoconceito de competência em jovens institucionalizados e não institucionalizados. A amostra é constituída por 158 jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, o Healthy Kids Resilience Assessment Module e a Self Concept of Competence Scale. Os resultados mostram que: (1) não existem diferenças significativas entre os dois grupos a nível da resiliência; (2) a amostra de jovens não institucionalizados apresentou resultados mais elevados relativamente ao autoconceito de competência; e (3) existe uma correlação positiva de forte magnitude entre a resiliência e o autoconceito de competência entre os jovens não institucionalizados. Os resultados são discutidos tomando como referência a perspectiva construtivista de resiliência. <![CDATA[<b>Experiência de flow, controlo atencional e regulação emocional</b>: <b>contributos para o desenvolvimento positivo de adolescentes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492016000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Research has shown that optimal experiences lead to positive development outcomes. Adolescence is a critical period for the engagement in daily optimal experiences, namely, flow experience, since it is a period of experimentation and definition of interests. Adolescents are more willing to attend new challenges and develop new skills, finding more opportunities within contexts to develop engaged and happy lives. In this article, we review the major findings of the impact of flow experience in adolescents’ lives and positive development, and the individual and contextual factors associated with this psychological state of consciousness. We specifically relate attentional control and emotion regulation concepts to flow experience. We discuss the possible link between flow and these self-regulation abilities and its potential for positive adolescent development. Finally, we make some conclusions and suggest new lines for future research concerning predictors of flow experience within a social and ecological framework.<hr/>A investigação tem demonstrado que as experiências ótimas promovem o desenvolvimento positivo. Sendo a adolescência marcada pela experimentação e definição de interesses, é também um período crucial para a ocorrência de experiências ótimas na vida diária, concretamente, a experiência de Flow. Os adolescentes estão mais propensos a procurar desafios e desenvolver novas competências nos vários contextos, emergindo assim a possibilidade de experienciarem Flow e desenvolverem vidas bem-sucedidas. O presente artigo apresenta uma revisão dos principais resultados da investigação acerca dos fatores individuais e contextuais associados à experiência de Flow e do impacto desta na vida dos adolescentes. Especificamente, o artigo discute as possíveis relações entre o Controlo Atencional, a Regulação Emocional e a experiência de Flow, e a importância destes para o desenvolvimento positivo dos adolescentes. Adotando uma perspetiva social e ecológica, o artigo apresenta conclusões e sugere novas linhas de investigação futura acerca dos preditores da experiência de Flow. <![CDATA[<b>Atitudes dos pares sobre a inclusão</b>: <b>Contributos da adaptação de um instrumento</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492016000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Para uma plena inclusão educativa, são centrais as interações entre todos os alunos. Apesar da importância das suas atitudes e comportamentos, os pares são um dos grupos menos estudados. Em dois estudos, procuramos uma estrutura com boa validade e fidelidade da escala Chedoke-McMaster Attitudes towards Children with Handicaps junto de estudantes Portugueses para, posteriormente, analisar as atitudes das crianças e adolescentes em relação à inclusão. A partir de análises factoriais exploratórias e confirmatórias, foi encontrada uma solução mais curta, mantendo uma estrutura multidimensional com boa validade e fidelidade. Com o instrumento, foi possível encontrar diferenças entre rapazes e raparigas e uma relação entre idade e a dimensão cognitiva. Ainda, o contacto com pares com NEE aparece como factor determinante nas atitudes, seja entre os alunos com familiares, com amigos ou com colegas com NEE pela primeira vez na turma Os resultados e suas implicações são discutidos.<hr/>For a full educational inclusion it is necessary the interaction among all students. Despite the importance of the attitudes and behaviours, peers are one of the least studied. In two studies we search for a structure with good validity and reliability of the Chedoke-McMaster Attitudes towards Children with Handicaps scale toward Portuguese students to, afterwards, analyse children and adolescents of the attitudes regarding inclusion. From exploratory and confirmatory factor analysis, a shorter solution was found, keeping a multidimensional structure with good validity and reliability. With the instrument, it was possible to find differences between boys and girls and a relationship between age and cognitive dimension. Yet, contact with SEN peers appears as a determining factor in the attitudes, either among students with SEN family, SEN friends or SEN colleagues for the first time in the class. The results and their implications are discussed.