Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920150001&lang=en vol. 29 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Empowering Employees</b>: <b>A Portuguese Adaptation of the Conditions of Work Effectiveness Questionnaire (CWEQ-II)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492015000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en The aim of this study was to adapt and translate into Portuguese the Conditions for Work Effectiveness Questionnaire (CWEQ-II) (Laschinger, Finegan, Shamian, & Wilk, 2004). A process of translation and reverse-translation was applied to the questionnaire's items, whose psychometric properties were examined using a sample of 282 Portuguese university employees, teachers and services staff. The data were subjected to confirmatory factor analysis, item analysis and reliability analysis. Criterion-related validity was analyzed using a multiple regression model on global empowerment and t-test. The results confirmed the original, four-factor structure obtained by Laschinger and colleagues (2004), supporting Kanter's structural empowerment theory. The psychometric properties of the Portuguese version of the CWEQ-II were adequate, supporting the use of this questionnaire in the workplace. Future research should investigate its construct validity and test the nomological network of the operationalized construct within the field of psychological well-being and in the context of the workplace.<hr/>O objetivo deste estudo foi a tradução e adaptação para a população portuguesa do Questionário de Condições para Eficácia do Trabalho (Conditions of Work Effectiveness Questionnaire, CWEQ-II) (Laschinger, Finegan, Shamian, & Wilk, 2004). Foi aplicado um processo de tradução-retradução dos itens do questionário, cujas características psicométricas foram analisadas através de uma amostra de 282 funcionários, docentes e não docentes, de uma universidade portuguesa. Os dados foram submetidos a uma análise fatorial confirmatória, análise de itens e análise de fidelidade. A validade critério foi analisada com recurso a um modelo de regressão múltipla no empowerment global e a t-test. Os resultados confirmaram a estrutura original de quatro fatores, obtida por Laschinger e colaboradores (2004), a qual é suportada pela teoria de empowerment estrutural do Kanter. As propriedades psicométricas da versão portuguesa do CWEQ-II foram adequadas, permitindo a sua utilização no local de trabalho. Pesquisas futuras devem investigar a validade de constructo e testar a rede nomológica da construção, operacionalizada dentro do campo do bem-estar e no contexto do local de trabalho. <![CDATA[<b>Economic crisis and marital quality</b>: <b>The relationship between economic pressure and marital conflict and satisfaction</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492015000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Considerando a crise económica que Portugal atravessa, e com base no modelo de stress familiar económico (MSFE), o presente estudo teve como objectivo investigar o papel mediador do stress emocional na relação entre a percepção de pressão económica e o conflito e satisfação conjugais. Procurou-se, ainda, alargar a aplicabilidade do MSFE, testando-o no contexto português, bem como contribuir para um maior conhecimento do modelo através da utilização de uma abordagem de análise baseada no actor-partner interdependence model. Participaram no estudo 208 casais portugueses, casados ou em união de facto, com filhos adolescentes. Os resultados mostraram uma relação indirecta entre a percepção de pressão económica e o conflito e satisfação conjugais, mediada através do stress emocional de cada cônjuge. Os resultados indicaram também a existência uma relação directa entre a percepção de pressão económica e o conflito conjugal de ambos os elementos do casal, bem como entre a percepção de pressão económica e a satisfação conjugal dos homens, divergindo do preconizado pelo MSFE e sugerindo possíveis influências culturais.<hr/>Considering the economic crisis currently affecting Portugal, and based in the family stress model of economic pressure (FSM), the present study aims to investigate the mediating role of emotional stress in the relationship between the perception of economic pressure, and marital conflict and satisfaction. It was also sought to expand the FSM’s applicability, testing it in the Portuguese context, using an actor-partner interdependence model approach. Participants were 208 Portuguese couples, married or living together, with adolescent children. The results showed an indirect pathway between the perception of economic pressure and marital conflict and satisfaction, mediated by both spouses emotional stress. The results also showed direct effects between the perception of economic pressure and women and men’s marital conflict, as well as direct effects between the perception of economic pressure and men’s marital satisfaction, suggesting possible cultural influences. <![CDATA[<b>Perfectionism, emotional disturbance and its relation to eating disorder symptomatology</b>: <b>A study with Portuguese adolescents</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492015000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O perfecionismo tem sido associado ao desenvolvimento de sintomatologia de perturbação alimentar, apesar de ser ainda necessário o seu escrutínio em adolescentes dos dois sexos. Pretendeu-se investigar o contributo e as relações entre o perfecionismo e a sintomatologia emocional no desenvolvimento de comportamento alimentar perturbado em ambos os sexos numa amostra de 531 adolescentes. Utilizaram-se o Eating Attitudes Test 26, Cuestionario Educativo-Clínico: Ansiedad y Depresión e a subescala de perfecionismo do Eating Disorder Inventory 2. Com recurso a regressões múltiplas hierárquicas identificou-se que a idade, dieta, perfecionismo auto-orientado e depressão contribuem para explicar significativamente 42% da variância da sintomatologia de perturbação alimentar nas raparigas. Nos rapazes o perfecionismo global e a sintomatologia de perturbação emocional contribuíram para explicar 10% da variância da sintomatologia relativa a esta perturbação. São discutidas as implicações dos fatores de risco estudados para o desenvolvimento das perturbações alimentares na adolescência e sua forma de avaliação.<hr/>Perfectionism has been associated with the development of eating disorder symptomatology, even though it is still necessary its scrutiny within adolescents of both sexes. We aimed to investigate the relations between perfectionism and emotional disturbance symptoms in the development of eating disorders symptomatology in a sample of 531 adolescents. The instruments used were the Eating Attitudes Test 26, the Cuestionario Educativo-Clínico: Ansiedad y Depresión and the perfectionism subscale of the Eating Disorder Inventory 2. By means of hierarchical multiple regression analysis was possible to identify, within the adolescent girls’ group that diet, self-oriented perfectionism and depression contributed significantly for 42% of the variance of eating disorder’s symptoms. In the adolescent boys’ global perfectionism and emotional disturbance symptoms that contributed to explain 10% of the symptomology’s variance of this disturbance. Implications for the studied eating disorders risk factors’ in adolescence are discussed so as its assessment means. <![CDATA[<b>Relationship between career adaptability and personality</b>: <b>A study with Brazilian freshmen university students</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492015000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Identificar os fatores que influenciam a experiência universitária dos estudantes é importante para a pesquisa no desenvolvimento de carreira e permite uma maior compreensão da adaptação acadêmica dos alunos. Este estudo investigou as relações entre traços de personalidade e adaptabilidade de carreira em universitários ingressantes brasileiros. 359 alunos participaram (59.3% mulheres), com idade média de 20.6 anos, que responderam a perguntas biodemográficas, uma escala de adaptabilidade de carreira e uma lista de marcadores de personalidade. Foram encontradas correlações significativas entre adaptabilidade e todas as dimensões da personalidade. Não houve diferenças significativas entre os sexos na adaptabilidade e os estudantes de Humanidades tiveram escores significativamente mais baixos em preocupação de carreira do que alunos de outras áreas. Os resultados favorecem a discussão sobre o impacto das características de entrada dos estudantes para a adaptação e o engajamento acadêmico.<hr/>Identify factors that influence students’ university experience is important to research in career development and allows a greater understanding of the students’ academic adaptation. This study investigated relations between personality traits and career adaptability in Brazilian university freshmen. 359 students participated (59.3% women) with a mean age of 20.6 years, who responded to biodemographic questions, a career adaptability scale, and a list of personality traits. Significant correlations were found between adaptability and all personality dimensions. There were no significant gender differences in adaptability, and students of Humanities had significantly lower scores in career concern than students from other areas. The results incite discussions on the impact of students’ incoming characteristics for adaptation and academic engagement. <![CDATA[<b>Better off together</b>: <b>A cluster analysis of self-leadership and its relationship to individual innovation in hospital nurses</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492015000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Self-leadership is designed to influence positive outcomes like individuals’ innovative capacity in the workplace. Nevertheless, research on the relationship between self-leadership and individual innovation has failed to determine which self-leadership strategies contribute to innovation. Thus, this study aims to: explore the existence of different profiles of self-leadership strategies in hospital nurses and, test if these different profiles have different effects on individuals’ ability to be innovative. 288 nurses participated in this study. Firstly, data was analysed using Cluster analysis. Secondly, to verify the significance of the association between self-leadership clusters and individual innovation chi-square tests were conducted and the adjusted residuals were considered. Results revealed the existence of 3 different clusters of self-leadership, and that individual innovation is more frequent when all self-leadership strategies are used. The findings suggest that self-leadership strategies vary between individuals and that they all should be fostered in order to promote individual innovation.<hr/>A auto-liderança tem como objetivo o desenvolvimento de resultados positivos como é o caso do desenvolvimento da capacidade de se ser inovador no local de trabalho. Contudo, até ao momento, a investigação sobre a relação entre a auto-liderança e a inovação individual não foi capaz de determinar quais as estratégias de auto-liderança que contribuem para que um individuo seja inovador. Por isto, este estudo tem como objetivos: explorar a existência de diferentes perfis de estratégias de auto-liderança em enfermeiros/as hospitalares e, verificar se estes perfis têm diferentes efeitos sobre a capacidade destes indivíduos serem inovadores. 288 enfermeiros/as participaram neste estudo. Inicialmente, os dados foram analisados ??por meio de uma análise de Clusters. Seguidamente, e por forma a verificar o significado da associação entre os clusters de auto-liderança e a inovação individual, levaram-se a cabo testes de qui-quadrado e realizou-se uma análise de resíduos ajustados. Os resultados evidenciaram a existência de três clusters de auto-liderança e, que a inovação individual é mais frequente quando todas as estratégias de auto-liderança são utilizadas. Desta forma sugere-se que as estratégias de auto-liderança variam entre os indivíduos e, que todas as estratégias devem ser propagadas a fim de promover a inovação individual. <![CDATA[<b>Adaptation of a Portuguese version of the Adapted Self-Report Delinquency Scale for adolescents</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492015000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A presente investigação teve como objetivo adaptar uma versão portuguesa da Escala de Delinquência Auto-Relatada Adaptada (ASRDS), instrumento que avalia comportamentos delituosos e antissociais em adolescentes. Recorrendo a 760 participantes adolescentes subdivididos em amostra forense (n = 250) e amostra escolar (n = 510) foram demonstradas propriedades psicométricas que na generalidade justificam a sua utilização na população adolescente portuguesa, nomeadamente a nível de validade fatorial, consistência interna, validade divergente, validade convergente, validade concorrente, e validade retrospetiva.<hr/>The aim of the present study was to adapt a Portuguese version of the Adapted Self-Report Delinquency Scale (ASRDS), a measure that assesses self-reported delinquent and antisocial behaviors in youths. With a total of 760 youths subdivided in a forensic sample (n = 250) and a community sample (n = 510) we were able to demonstrate psychometric properties that justify its use with the Portuguese adolescent population in terms of factorial validity, internal consistency, divergent validity, convergent validity, concurrent validity, and retrospective validity.