Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920100002&lang=en vol. 24 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Introduction - moving emotion forward</b>: <b>from the ubiquity of emotion in mental processes to rewinding its origins</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492010000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Emotions and facial expression</b>: <b>New challenges</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492010000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Partindo de questões controversas na pesquisa sobre a emoção e as expressões faciais, revemos posições teóricas da Abordagem da Expressão Emocional e apresentamos alternativas de pesquisa. São analisadas questões como: terminologia; expressões involuntárias ou deliberadas; tipo de informação que deriva das expressões faciais; cultura versus universalidade das expressões faciais da emoção; influência do contexto; metodologia. Novos desafios são enfatizados quando analisamos as directrizes emergentes na pesquisa da ligação entre emoção e expressão facial, que apontam para: influência dos aspectos sociais e comunicativos; multifuncionalidade; dialectos emocionais específicos de cada cultura; valorização crescente do contexto; análise dos componentes; comportamento facial como variável dependente; análise de contextos naturais; ênfase nos Modelos Componenciais.<hr/>Starting from controversial questions in research about emotion and facial expressions, we review some theoretical positions of the Emotional Expression Approach and present some research alternatives. Some questions are analysed: terminology; spontaneous or deliberated expressions; information given by facial expressions; culture versus universality of emotional facial expressions; context influence; methodology. New challenges are emphasized when we analyse emergent guidelines in the study of the link between emotion and facial expression, which lead to: Influence of social and communicative aspects; multi-functionality; specific cultural emotional dialects; growing valorisation of context; component analysis; facial behaviour as dependent variable; analysis of natural contexts; emphasis on Componential Models. <![CDATA[<b>Are there individual differences in the ability to detect lie and honesty in others?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492010000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo investigou se diferenças individuais, como o género e a inteligência emocional, contribuem para a detecção da mentira e da honestidade. Adicionalmente, foram analisados os indícios usados nos julgamentos de mentira. Noventa estudantes universitários de ambos os sexos foram expostos a oito gravações em vídeo que exibiam pessoas adultas (quatro homens e quatro mulheres) a responder às mesmas questões numa entrevista (metade mentiu; a outra metade foi honesta). No geral, a percentagem de respostas correctas para a detecção da mentira foi aproximadamente o que seria de esperar em respostas ao acaso; para a detecção da honestidade a precisão foi inferior a valores ao acaso. Os participantes também responderam com maior frequência que os alvos foram “desonestos”, sugerindo um enviesamento nos seus julgamentos. Os acertos não se mostraram associados à maioria das dimensões de inteligência emocional. Em relação a diferenças de género, os participantes do sexo masculino foram significativamente mais precisos na detecção da mentira, enquanto as mulheres foram mais precisas na detecção da honestidade, independentemente do género do alvo. Várias possíveis explicações emergiram e foram discutidas com base na pesquisa e teoria nesta área.<hr/>This article examined whether individual differences, such as gender and emotional intelligence, contribute to detecting lying and honesty. Additionally, the cues used in judgments about lying were analysed. Ninety male and female university students were exposed to eight videotapes showing adult persons (four men and four women) answering the same questions in an interview (half were telling the truth; the other half were lying). Overall, the percentage of accurate lie detection was nearly what would be expected by chance; accurate honesty detection was below chance. Participants also responded more often that targets were “dishonest”, suggesting that a bias occurred in their judgments. Accuracy was unrelated to most emotional intelligence dimensions. Regarding gender differences, male participants were significantly more accurate in detecting lying, whereas women were more accurate in detecting honesty, regardless of the gender of the target. Several possible explanations were raised and discussed based on research and theory in this area. <![CDATA[<b>The impact of facial expression on time perception</b>: <b>The role of valence and arousal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492010000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A natureza emocional de uma expressão facial parece enviesar a percepção da sua duração. Neste artigo apresentamos um estudo que testa a hipótese deste efeito ser moderado pelas dimensões emocionais (valência e activação [arousal]), abordando a sua explicação em termos de processos que interferem com o funcionamento de um “relógio interno”, nomeadamente processos atencionais e activacionais. Utilizando uma tarefa de bissecção temporal, com durações entre 400 e 1600ms, os resultados sugerem um efeito da valência da emoção expressa por uma face: a duração das faces negativas é sobre-estimada relativamente às positivas. Este efeito foi moderado pela intensidade das expressões emocionais (activação [arousal]) verificando-se apenas claramente na condição de baixa intensidade. Na condição de elevada intensidade, as faces positivas foram avaliadas de forma idêntica às negativas O facto de esta interacção apenas se verificar em durações mais curtas, sugere uma interferência concorrente de processos atencionais e activacionais. Esta explicação é discutida no artigo, tendo em consideração as suas limitações.<hr/>The emotional nature of a facial expression seems to favour a bias regarding the perception of its duration. In this paper we present a study that tests the hypothesis that this effect will be moderated by the emotional dimensions of facial expressions (valence and arousal), addressing its explanation in terms of processes that interfere with the functioning of an “internal clock”, including activation and attentional processes. Using a temporal bisection task with duration between 400 and 1600 ms, the results suggest a valence effect: The duration of the negative faces is overestimated in relation to positive faces. This effect was moderated by the intensity of emotional expressions (arousal), but only in the low arousal condition. In the high arousal condition positive and negative faces were identically estimated. The fact that this interaction has been found only in short time windows, suggests a concurrent interference of activation and attentional processes. This explanation is discussed in the article, taking into account its limitations. <![CDATA[<b>Emotional responses (verbal and psychophysiological) to pictures of food stimuli</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492010000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Emotional processing of food-related pictures was studied in four experiments, comparing participants who revealed unhealthy attitudes toward food, dieting and body shape with control groups. All subjects were female and responses to pictures of low and of high calorie foods were compared to responses to other emotional stimuli. The first three experiments measured verbal and autonomic responses and Experiment 4 was a classical conditioning study. In Experiments 2-4, pictures were presented backward masked in order to observe automatic, non-conscious responses. The results showed that, in general, food pictures were processed in the same way as other emotional material, both verbally and psychophysiologically. Although there were some results indicating a difference between groups, the general pattern was that participants selected for being more worried about food and dieting did not show higher reactivity to food cues.<hr/>O processamento emocional de imagens com estímulos alimentares foi estudado em quatro experiências, comparando participantes que revelaram ter atitudes pouco saudáveis face à alimentação, dieta e forma do corpo, com grupos de controlo. Todos os participantes eram do sexo feminino e as respostas a imagens de alimentos de baixo e elevado teor calórico foram comparadas às respostas a outros estímulos emocionais. Nas primeiras três experiências foram medidas as respostas verbais e autonómicas; a Experiência 4 foi um estudo de condicionamento clássico. Nas experiências 2-4 foi usado um procedimento backward masking de apresentação de imagens com o intuito de observar respostas automáticas, não-conscientes. Os resultados mostraram, no geral, que as imagens de alimentos foram processadas de modo semelhante a outro material emocional, a nível verbal e fisiológico. Embora alguns resultados indicassem diferenças entre grupos, o padrão geral foi o de que as participantes com maiores preocupações com a alimentação e dieta mostraram maior reactividade a estímulos alimentares. <![CDATA[<b>Emotional and social predictors of peer acceptance in school-age children</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492010000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo pretende contribuir para uma visão compreensiva dos processos emocionais e sociais no domínio das relações entre pares. Mais especificamente, trata-se de estudar a capacidade preditiva do conhecimento emocional e das habilidades sociais na determinação da aceitação pelos pares. Participaram neste estudo, 131 crianças que frequentavam o 3° ano de escolaridade. Os resultados revelaram que as habilidades sociais medeiam o efeito do conhecimento emocional na aceitação pelos pares. O contributo do conhecimento emocional da criança para a sua aceitação pelos pares é explicado de forma significativa pelas suas habilidades sociais.<hr/>This study intends to contribute to a comprehensive vision of emotional and social processes in peer relations. It is intended to analyse the role of emotion knowledge and social abilities as predictors of peer acceptance. The participants were 131 children attending third grade, aged eight to nine years. The results showed that social abilities mediated the effect of emotion knowledge on peer acceptance. The effect of child emotional knowledge on peer acceptance was largely explained by her/his social abilities. <![CDATA[<b>The evolving empathy</b>: <b>hardwired bases of human and non-human primate empathy</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492010000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Empathy has always been hard to operationalize. A communication gap between psychologists and neurobiologists delayed the study of empathic processes for long, but in recent years, with the discovery of mirror neurons, with the finally found neurological substrate of the much discussed “embodiment of observed behaviours”, envisaged by psychophysiologists, a revolution is in the way we understand emotion. Neuroscientists are coming ever closer to social psychologists in finding the substrate for the proposed relations between gender, mimicry, emotional contagion and empathy. Furthermore, they are stumping on evidence of empathy in non-human animals. In this paper we describe different types and components of empathy, with a particular emphasis on thePerception-Action Model (Preston and de Waal, 2002), and overview the discovery of the mirror neurons and its implication to empathy and its biological evolution.<hr/>A empatia foi desde sempre um conceito de difícil operacionalização. Durante muito tempo existiu um fosso na comunicação entre psicólogos e neurobiólogos que retardou o estudo dos processos empáticos. Nos últimos anos, com a descoberta do sistema de neurónios-espelho, passou finalmente a conhecer-se o substrato neurológico já conhecido em psicofisiologia - o ‘embodiment'dos comportamentos observados. Deu-se assim uma revolução no modo como a empatia é compreendida e os neurocientistas e psicólogos sociais encontram-se agora numa rota de aproximação, em busca da compreensão das relações longamente propostas entre género, imitação, contágio emocional e empatia. Ao mesmo tempo, é impossível não tropeçar na evidência de existência de empatia em outros animais. Neste artigo revêem-se definições de empatia, incluindo tipos e graus de empatia, dando-se particular ênfase ao modelo inclusivo de Preston e de Waal (2002), o Modelo da Percepção-Acção,e recapitula-se a descoberta dos neurónios-espelho e as suas implicações para a definição de empatia, bem como para o suporte da evolução biológica da mesma. <![CDATA[<b>Contribution to the study of the cognitive impact of higher education on students</b>: <b>A study held at the University of Coimbra</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492010000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O interesse científico pelo impacto do ensino superior no desenvolvimento dos estudantes afirma-se, progressivamente, quer pela acessibilidade da população alvo, quer pela importância atribuída àquele contexto no desenvolvimento do jovem adulto/adulto emergente. O estudo transversal aqui apresentado sobre o impacto da frequência do ensino superior no pensamento pós-formal, em alunos da Universidade de Coimbra (caloiros e finalistas), põe em evidência um impacto positivo no constructo de desenvolvimento intelectual e ético definido por Perry (1970), que se traduz na superação do dualismo e em melhorias significativas no relativismo. O género apresenta-se como uma variável que permite distinguir as performances cognitivas dos alunos, favorecendo as raparigas, e os resultados também são distintos nos diferentes estabelecimentos de ensino considerados.<hr/>The scientific inteFrest on the impact of Higher Education on students has undergone a growing development not only because of the availability of its target group, but also through the importance given to that context on the development of the youngster/adult. This horizontal study about the impact of Higher Education on the post-formal reasoning in students of the University of Coimbra (freshmen and finalists) highlights a positive impact on the construct of intellectual and ethical development defined by Perry (1970), that is evident in the overcoming of dualism and a better performance as far as relativism is concerned. Gender appears as a variable that allows making a distinction in students’ cognitive performances, favouring female students, and the results are also distinct in the different institutions analysed. <![CDATA[<b>Trafficking of Brazilian women for sexual exploitation in Portugal and Intersectionality</b>: <b>A case study</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492010000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute o fenómeno do tráfico de mulheres para fins de exploração sexual, usando como referência a teoria da interseccionalidade. A partir de um estudo de caso, analisam-se as vivências de uma mulher brasileira vítima de tráfico de seres humanos. As evidências encontradas neste estudo clarificam os dados apontados na literatura no que respeita à associação entre condições estruturais de desigualdade social e vulnerabilidade ao tráfico para fins de exploração sexual.<hr/>This paper discusses the phenomenon of trafficking of women for sexual exploitation, using as reference the intersectionality theory. Based on a case study, we analyze the experiences of a Brazilian woman victim of human trafficking. The evidences found in this study clarify what the literature points out as the association between social structural conditions of inequality and vulnerability to trafficking for sexual exploitation <![CDATA[<b>The Integrated Family Assessment and Intervention Model (IFAIM): Evaluation of a proposal to be implemented in Centers for Family Support and Parental Counseling</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492010000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta os resultados da avaliação da qualidade do planeamento de um Modelo de Avaliação e Intervenção Familiar Integrada (MAIFI) tendo em vista a sua implementação em Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental. Utilizando-se uma adaptação da Técnica de Grupo Nominal, um painel de especialistas avaliou a proposta apresentada, quer no que diz respeito ao MAIFI, quer no que toca ao perfil de competências dos profissionais que o venham a implementar e ao plano de formação dos mesmos. As médias das avaliações quantitativas indicam resultados bastante satisfatórios considerando a relevância, a qualidade do enquadramento conceptual e da definição de objectivos, a adequação às características da população-alvo, a qualidade dos métodos propostos, dos recursos necessários e dos procedimentos de avaliação das propostas. Foi realizada uma análise do conteúdo da reunião de avaliação, sendo apresentadas e discutidas as dúvidas colocadas pelos especialistas, as avaliações positivas e negativas e as sugestões de melhoramento.<hr/>This article reports the results of a quality planning evaluation of a proposal of the Integrated Family Assessment and Intervention Model (IFAIM) to be implemented in Centers for Family Support and Parental Counseling. Through an adaptation of the Nominal Group Technique, an expert panel performed quantitative and qualitative evaluations of a proposal describring IFAIM, a profile of competencies for its professionals and the respective training programme. The calculation of the mean score for each dimension yielded quite satisfactory results considering the relevance, the conceptual background and the definition of objectives, necessary resources and evaluation procedures of the model. A content analysis of the meeting was conducted. The results regarding the experts’ questions, their positive and negative evaluations as well as suggestions for improvement are reported and discussed.