Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920080002&lang=en vol. 22 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Introduction</b>: <b>one hundred year old questions, novel paradigms and new findings on emotion</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492008000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Emotions</b>: <b>Past, present and future</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492008000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Embora durante muito tempo a psicologia tenha relegado para segundo plano o estudo das emoções, actualmente estas são consideradas essenciais para a compreensão do comportamento e funcionamento dos seres humanos em praticamente todos os ramos da psicologia. Neste contexto, a presente revisão da literatura debruça-se sobre a análise de algumas das questões que mais têm preocupado os teóricos e investigadores no domínio das emoções - modelos teóricos, definição conceptual, dimensionalidade, universalidade e relação emoção-cognição - realizando, simultaneamente, uma análise do seu passado histórico e sugerindo direcções e caminhos futuros de investigação.<hr/>Although in the present day emotions are considered an important component of human functioning, that is essential for understanding human behavior in virtually every branch of psychology, their study was long time neglected. The present review of the literature focuses on the analysis of some of the main concerns in this domain - theoretical models, conceptual definition, dimensionality, universality and emotion-cognition relation - while reviewing its past history and suggesting future research directions. <![CDATA[<b>The distinction between real and apparent emotion in pretend play and deception situations</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492008000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Children’s understanding of the distinction between real and apparent emotion was assessed using a deception task and a pretend play task. In each task, children aged from 5 to 7 listened to a story and were asked about protagonist’s external and internal emotion. Our procedure allowed children to show their understanding of the distinction spontaneously, with prompting and after explicit questioning. Children had great difficulty to make the distinction spontaneously in both tasks. However, they performed better when they were explicitly asked whether protagonist’s external and internal emotion could be different. Globally, 7 year-olds understood the distinction better than 5 year-olds. More important, we found no differences between the deception and the pretend play tasks. A possible explanation is that children’s understanding of the distinction develops simultaneously in both kinds of situations. The importance of understanding emotions in pretend play for the comprehension of the distinction between real and apparent emotion is discussed.<hr/>A compreensão das crianças acerca da distinção entre emoção aparente e real foi avaliada através de uma tarefa de engano e de uma tarefa de faz-de-conta. Em cada tarefa, as crianças entre os 5 e os 7 anos ouviram uma história e foram inquiridas acerca das emoções internas e externas do protagonista. O procedimento permitiu que as crianças mostrassem a compreensão dessa distinção a nível espontâneo e após questionamento explícito. As crianças tiveram grande dificuldade em fazer a distinção espontaneamente em qualquer uma das tarefas. No entanto, tiveram um melhor desempenho quando foram questionadas explicitamente acerca de a possibilidade de as emoções internas e externas do protagonista serem diferentes. De um modo global, as crianças com 7 anos de idade compreenderam melhor a distinção do que as de 5 anos. Mais importante, não houve diferenças entre as tarefas de engano e de faz-de-conta. Uma possível explicação é a de que a compreensão dessa distinção desenvolve-se em simultâneo em ambos os tipos de situações. É discutida a importância da compreensão das emoções através do faz-de-conta para um entendimento da distinção entre emoção real e aparente. <![CDATA[<b>Influence of socio-cultural factors and the independence-interdependence dimension on the focus of Social Anxiety</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492008000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo de revisão, procura-se salientar a importância e potencial efeito de determinantes socioculturais e da dimensão independência-interdependência na forma de manifestação subjectiva da ansiedade social. Para cumprir esse objectivo, são revistos os sintomas geralmente associados à ansiedade social desadaptativa tal como descritos no DSM-IV-TR e no CID-10 (associados portanto à cultura ocidental, particularmente europeia e norte-americana moderna), procura-se analisar relatos bibliográficos de vivências desse tipo de ansiedade em outras culturas (nomeadamente em culturas asiáticas, com especial ênfase na cultura japonesa), e faz-se uma revisão bibliográfica de literatura relativa a esta temática. Formam-se assim as bases para discussão do tópico proposto, e para o levantamento de questões relevantes para a investigação futura e para a prática clínica².<hr/>The objective of this review article is the highlighting of the importance and potential effect of socio-cultural variables and the independence-interdependence dimension on how social anxiety will manifest itself. To accomplish that goal, a review is presented of the symptoms commonly associated with maladaptive social anxiety as described in DSM-IV-TR and CID-10 (associated thus with western culture, especially contemporary European and North-American). In addition, an analysis of bibliographical accounts of such kinds of anxiety as experienced in other cultures (Asian cultures in particular, with special emphasis on Japanese culture), and a bibliographical review of the literature concerning this topic are presented. These form the basis for the discussion of the proposed topic, and for the raising of questions relevant to future investigation and clinical practice. <![CDATA[<b>Recognizing facial expressions of social emotions</b>: <b>do males and females differ?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492008000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Social behaviour plays an important role on individual’s interpersonal relations and it is mainly regulated by social emotions expression and recognition. This social emotional processing is distributed differently by gender relations and roles. In this sense, the main goal of this study was to assess gender differences in social emotion recognition. Three social emotions were selected (arrogance, guilt and jealousy) and assessed by a group of 60 participants (30 men and 30 women), using an emotion recognition paradigm. Results suggested that genders differ on emotion recognition. Overall females presented higher accuracy scores and inferior reaction times when compared to males. These findings suggest that emotional processing evolved to regulate social behaviour is based on gender roles.<hr/>O comportamento social é maioritariamente regulado pela expressão e reconhecimento de emoções sociais, considerando que o processamento emocional está distribuído diferentemente pelas relações e papéis de género. Para analisar esta diferença, o presente estudo focalizou-se nas diferenças de género no reconhecimento de emoções sociais. Com recurso a um paradigma de reconhecimento emocional, foram seleccionadas três emoções sociais (arrogância, culpa e ciúme) e avaliadas por 60 participantes (30 homens e 30 mulheres). Os resultados obtidos sugerem que homens e mulheres diferem no reconhecimento de emoções sociais. De um modo geral, as mulheres apresentam uma acuidade mais elevada, assim como tempos de reacção inferiores, sugerindo que o processamento emocional evolui baseado nos papéis de género, como forma de regular o comportamento social. <![CDATA[<b>Influence and Interference</b>: <b>Combining two affective priming paradigms</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492008000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, focamos o fenómeno de primação afectiva (impacto de activação prévia de valência afectiva em processamento subsequente), contrastando dois dos principais paradigmas experimentais que lhe dão suporte: interferência e influência. Em dois experimentos, analisámos os dados relativos ao enviesamento de resposta avaliativa e aos tempos de reacção. O Experimento 1 mostra que a apresentação de uma palavra valenciada facilita (interfere) respostas subsequentes congruentes (incongruentes). Analisando também o tipo de resposta dada pelos participantes, verificou-se um maior número de erros nos ensaios incongruentes. O Experimento 2 demonstra o efeito de influência em que imagens-primo induzem julgamentos avaliativos de alvos, previamente neutros, congruentes com a sua valência. O estudo dos tempos de reacção neste paradigma revelou que primos negativos induziam maior rapidez de resposta. Vantagens e desvantagens de ambos os paradigmas são discutidas relativamente à sua relevância para o efeito de primação e para a sua aplicabilidade enquanto medidas implícitas de atitudes.<hr/>In this paper, we investigate affective priming phenomenon (impact of a previously activated valence in subsequent processing) by contrasting two of the main experimental paradigms used in this domain: interference and influence paradigms. In two experiments, data referring both to the evaluative response bias and response times were analysed. Experiment 1 demonstrates that the presentation of a valenced prime-word facilitates (interferes) processing of a subsequent congruent (incongruent) stimulus. The analysis considering the type of response given by the participants reveals a higher number of errors for incongruent trials. Experiment 2 demonstrates an influence effect given that judgments of target-images portraying neutral objects are influenced in the direction of the valence activated by the primes. Response time analysis in this paradigm revealed faster responses when the primes were negative. Advantages and disadvantages associated in both types of paradigms are discussed considering their relevance to affective priming effect and their applicability as attitudes implicit measures. <![CDATA[<b>Why valence is not enough in the study of emotions</b>: <b>behavioral differences between regret and disappointment</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492008000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en This paper reflects on the role of emotions in decision-making. The authors stress the limitations of a valence (“positivity” versus “negativity”) based approach. Emotions and their experiential content are synthetically exposed. Research has shown that even closely related emotions - such as regret and disappointment -, whether anticipated or experienced, have differential influences on the behavior of decision makers. This favours emotion-specific research in decision-making context, i.e., the pragmatic “feeling-is-for-doing” approach. We believe the emotional system is the primary motivational system for goal-directed behavior.<hr/>Este artigo reflecte sobre o papel das emoções na tomada de decisão. Os autores ressaltam as limitações da abordagem de valência (“positividade” versus “negatividade”). As emoções e o seu conteúdo experiencial são sinteticamente descritos. Algumas investigações têm mostrado que as emoções, mesmo intimamente relacionadas - como o arrependimento e a desilusão -, quer antecipadas quer experienciadas, têm influências distintas sobre o comportamento dos decisores. Esta realidade favorece a investigação de emoções específicas no contexto de tomada de decisão, ou seja, a abordagem pragmática “feeling-is-for-doing”. Acreditamos que o sistema emocional é o principal sistema que motiva o comportamento dirigido por objectivos. <![CDATA[<b>Emotional differentiation and emotion regulation in Portuguese adults</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492008000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo empírico pretendeu caracterizar o repertório e capacidade de diferenciação emocional e estratégias de regulação emocional em adultos, como estas se relacionam, bem como avaliar como variam em função de características sócio-demográficas. Uma amostra de 824 indivíduos entre os 18 e os 65 anos respondeu a dois questionários, a Escala de Avaliação do Repertório e Capacidade de Diferenciação Emocional e o Questionário de Regulação Emocional.Os resultados evidenciaram que, quanto maior é o repertório e a diferenciação emocional, menor é a utilização da supressão emocional. Adicionalmente, uma maior capacidade de diferenciação emocional está associada a uma maior reavaliação cognitiva. Apesar de não haver diferenças de género em termos de repertório e diferenciação emocional, os homens recorrem mais à supressão emocional. Indivíduos com o Ensino Básico referem menor repertório emocional do que indivíduos com um nível de escolaridade mais elevado (Secundário ou Superior/Pós-Graduado) e empregam mais ambas as estratégias de regulação emocional.<hr/>This empirical study as well as aimed at characterizing adults’ emotional repertoire and differentiation, as well as emotional regulation strategies, and assessing how these vary as a function of socio-demographic characteristics. It also focused on the relationship between emotional repertoire and differentiation and emotional regulation. A sample of 824 adults aged 18 to 65 years answered two self-reports, the Range and Differentiation of Emotional Experience Scale and the Emotion Regulation Questionnaire. Results showed that higher emotional repertoire and differentiation is associated with lower emotional suppression. Additionally, higher emotional differentiation is coupled wih higher cognitive reappraisal. No gender differences were found in terms of emotional repertoire and differentiation, but males use more emotional suppression. Finally, individuals with lower educational lever report lower emotional repertoire than individuals with higher educational level and use more both emotional regulation strategies. <![CDATA[<b>Gender and social representations</b>: <b>dual sexual pattern as a function of religion and political opinion</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492008000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo de natureza não experimental apresentado pretendeu identificar e caracterizar os padrões sexuais pré-matrimoniais aos níveis individual e social e analisá-los em função do sexo, religião e posição política numa amostra de 308 estudantes do ensino superior. Os resultados apontaram para a adesão ao duplo-padrão sexual ao nível individual, mas para uma maior consensualidade na sua forma social, isto é, na percepção dessa duplicidade moral nos julgamentos e nas avaliações dos comportamentos sexuais pela sociedade em geral. Da análise da influência da opção religiosa e da posição política sobre as representações sociais da sexualidade pré-matrimonial, observou-se que os factores religiosidade e conservadorismo político estão negativamente associados à permissividade das atitudes sexuais, apesar da tendência comum dos diferentes grupos religiosos e políticos para a adesão ao duplo-padrão sexual, nas suas duas formas, individual e social. As implicações dos resultados são discutidas no âmbito da teoria das representações sociais e do género.<hr/>The non-experimental study presented sought to identify and characterize pre-matrimonial sexual standards at an individual and social level and analyze these norms as a function of sex, religion and political opinion in a sample of 308 graduate students. The results point to the adherence to the double standard at an individual level in a tenuous form, gathering more consensus in its social form, i.e. in the perception of moral duplicity within the judgments and evaluations of sexual behavior by society in general. The analysis of the influence of religion and political opinion on social representations of pre-matrimonial sexuality highlighted the fact that, despite religious factors and conservative political opinions are negatively associated to experience and permissiveness of sexual attitudes, there is a common tendency within religious and political groups towards the adherence to the sexual double-standard both at an individual and social form. The implications of results are discussed within the framework of social representations theory and gender. <![CDATA[<b>Marital quality as a predictor of parental rearing styles</b>: <b>the discriminant profile of couples with teenager children</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492008000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo buscou traçar um perfil discriminante de casais entre as dimensões da qualidade conjugal, adaptabilidade, coesão, satisfação, nível de conflito conjugal, as variáveis sócio-demográficas, e os estilos educativos parentais exercidos com os seus filhos. Para tanto utilizou-se uma amostra de 149 casais com, no mínimo, um filho adolescente, de nível sócio-econômico-médio, residentes na cidade de Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul. Foi utilizado um instrumento composto de quatro escalas: três para mensurar as dimensões da conjugalidade e uma para as dimensões da parentalidade. Os resultados mostraram que as dimensões da qualidade conjugal se expressam de forma efetiva e dinâmica nas variáveis que compõe os estilos educativos parentais. Ademais esses resultados mostraram uma coerência de funcionamento entre as características individuais dos cônjuges, tanto no exercício da conjugalidade, quanto da parentalidade.<hr/>The present study aimed to draw a discriminating profile of couples taking into consideration the dimensions of marital quality, adaptability, cohesion, satisfaction, level of marital conflict, the social-demographic variables and the parental rearing styles practiced with their children. We used a sample of 149 middle class couples with at least one teenage child, living in Porto Alegre city or in the countryside of Rio Grande do Sul. It was used an instrument composed of four scales: three to measure the dimensions of marital relationship and one for the dimensions of parenting. The results showed that the dimensions of marital quality express themselves in a dynamic and effective way in the variables which compose the parental rearing styles. Moreover, these results showed a coherence of functioning between the individual characteristics of the spouses concerning the practice of marital relationship as well as parenting.