Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920060002&lang=en vol. 20 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Apresentação do Número</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492006000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Personal Conceptions of Intelligence</b>: <b>Definition, Differentiation and Emergence as an Organizer and Integrative Model of Other Motivational Constructs</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492006000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en This article, developing the theme of Personal Conceptions of Intelligence, will be approached from the perspective of four main topics: definition and characterization of the concept; development and differentiation; emergence and foundation of personal conceptions of intelligence as an organizer and integrative model of other motivational constructs; and future developments: intercultural studies. Thus, we will present the reflections and the results of a series of studies, several of them cross­‑sectional and one longitudinal­‑sequential, conducted in the Portuguese educational context during the past 18 years, which aimed not only to present, define and delimitate the model of personal conceptions of intelligence, but also to apply, develop and transform it, both through the construction of adequate evaluation measures, by studying the specificities of the Portuguese cultural context with regard to the expression of differences, and also through the application of these results to other cultural contexts in the scope of intercultural studies.<hr/>Este artigo, sobre o tema das Concepções Pessoais de Inteligência (CPI), está organizado em torno de quatro tópicos axiais: definição e caracterização do constructo; desenvolvimento e diferenciação das CPI; emergência e fundamentação como modelo organizador e integrador de outros constructos da motivação; e desenvolvimentos futuros: estudos interculturais. Assim, apresentaremos as reflexões e os resultados de um conjunto de estudos, vários transversais e um longitudinal­‑sequencial, no contexto educativo português, conduzidos ao longo dos últimos 18 anos, que visaram não apenas apresentar, definir e delimitar o modelo das concepções pessoais de inteligência, mas também aplicá­‑lo, desenvolvê­‑lo e transformá­‑lo, quer pela construção de medidas de avaliação adequadas e do estudo das especificidades do contexto cultural português na manifestação de diferenças no constructo, quer pela aplicação desses resultados a outros contextos culturais, no quadro de estudos interculturais. <![CDATA[<b>Construction, adaptation, and validation of the <i>Academic Self­‑Efficacy Scale</i> (ASES) </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492006000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en As expectativas de auto­‑eficácia, de acordo com Bandura (2001), refe­rem­‑se a domínios de realização específicos, pelo que a sua avaliação deve ser microanalítica, o que implica a construção de instrumentos de avaliação adaptados às respectivas especificidades. Assim, neste artigo, começamos por descrever as várias fases da construção da Escala de Auto­‑Eficácia Académica ( EAEA ), a saber: (i) definição do seu racional teórico­‑prático, partindo de revisões bibliográficas e de entrevistas realizadas com alunos e professores; (ii) definição das suas dimensões e redacção dos seus itens; e (iii) pré­‑teste, que inclui a revisão dos itens por especialistas, reflexões faladas com alunos e um estudo­‑piloto com 207 alunos. Finalmente, apresentamos os resultados do estudo de adaptação e validação com 1.302 alunos, constatando­‑se que as dimensões da EAEA são consistentes, mas pouco discriminativas entre si, e que análises factoriais confirmatórias revelam que um modelo com três factores correlacionados, aceitando­‑se a existência de covariância entre os erros de alguns dos itens da escala, é o que melhor se ajusta aos dados.<hr/>Self­‑efficacy expectancies, according to Bandura (2001), are related to particular domains of performance, thus, self­‑efficacy evaluations must be micro­analytic, creating the need to construct specific instruments adapted to the par­ticularities of each domain. Therefore, we begin this article by describing the various steps in the construction of the Academic Self­‑Efficacy Scale (ASES): (i) the definition of its theoretical and practical background, based on literature reviews and on interviews with students and teachers; (ii) the definition of its dimensions and the conception of its items; and (iii) the pre­‑test, that includes the revision of the items by experts and its discussion in aloud reflections with students, followed by a preliminary study with 207 students. Finally, we present the results of an adaptation and validation study with 1.302 students, which evidence the good internal consistency, but the poor discrimina­tive validity of ASES’s dimensions, and the confirmatory factor analyses reveal that the model with three correlated factors, allowing the existence of covariance between some items’ residuals, fits better to the data. <![CDATA[<b>Motivation, Success, and Transition to University </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492006000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A transição do ensino secundário para o ensino superior apresenta­‑se ao jovem, simultaneamente, como um desafio e uma ameaça, considerando quer as restritas condições de acesso ao ensino superior, quer as diferentes exigências e descontinuidades existentes entre estes dois ciclos de ensino. Surge, então, uma questão nuclear: Será que os alunos mais motivados (com um auto­‑conceito e uma auto­‑estima positivos, bem como atribuições internas, está­veis e controláveis para os seus resultados) são os que se adaptam melhor ao ensino superior e apresentam maior sucesso académico? No sentido de responder a esta questão, foram, por nós, realizados vários estudos, dos quais vamos apresentar, neste trabalho, os resultados mais representativos, a saber: os correlacionais, com uma amostra de 649 alunos do 12.º ano (avaliação da relação entre motivação e sucesso académico), e os de teste­‑reteste, com uma amostra de 62 alunos do ensino superior, sendo de realçar que encontramos corre­lações positivas e significativas, especialmente entre o auto­‑conceito académico e o sucesso académico, tendo­‑se, ainda, constatado mudanças intra­‑individuais do auto­‑conceito, num sentido mais positivo.<hr/>The transition from high school to university is simultaneously a challenge and a threat due either to the access constraints to higher education, and also to the gap between the two education cycles. One should ask a central question: Will the highly motivated students (those with positive self­‑concept, positive self­‑esteem, and stable and controllable internal attributions to their performance) be more fitted to university? Will they achieve higher academic scores? In order to answer these questions several studies were made using a sample of 649 high school students (for the evaluation of the relation between motivation and success) and 62 undergraduate students (for a test­‑retest study). The more relevant and significant findings are discussed in this paper, such as the significant correlations between academic self­‑concept and academic success and the positive intra­‑subject change in self­‑concept. <![CDATA[<b>Cross­ Cultural Validation of the Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492006000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en This article discusses the cross-cultural validation of the Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ), which consists of 45 items divided into three subscales - (i) perceiving and understanding emotion (PU), (ii) expressing and labelling emotion (EL), and (iii) managing and regulating emotion (MR) - and is classified as a “trait emotional intelligence” or “perceived emotional intelligence” measure. Originally, it was developed in Croatian settings using a theoretical framework from the emotional intelligence model (Mayer & Salovey, 1997), but it has already been translated into English and presented in 2001 at the 7th European Congress of Psychology in London. The psychometric qualities and the relations of ESCQ with several relevant constructs in Croatian, Portuguese, Finnish, Swedish, Slovene, Spanish, and Japanese contexts are here presented, using target samples of mainly high school and university students, as well as older subjects (workers and supervisors), highlighting construct, convergent, divergent and concurrent validity. However, the Cronbach alpha of the MRscale needs improvement, stressing the need to further pursue the validity studies of the ESCQ.<hr/>Este artigo tem como objectivo discutir a validação intercultural do Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ), sendo constituído por 45 itens divididos em três subescalas - (i) percepção emocional (PE),(ii) expressão emocional (EE)e(iii) capacidade para lidar com a emoção (CLE) -, e classifica­do como um instrumento de avaliação da “inteligência emocional de tipo traço” ou da “percepção de competência emocional”. Foi originalmente desenvolvido no contexto croata, de acordo com a perspectiva teórica de Mayer e Salovey (1997), tendo sido traduzido para inglês e apresentado, em 2001, no 7th European Congress of Psychology, em Londres. São apresentadas as qualidades psicométricas e as relações do ESCQ com outros constructos relevantes, nos contextos Croata, Português, Finlandês, Sueco, Eslove­no, Espanhol e Japonês, utilizando amostras­‑alvo de estudantes do ensino secun­dário e universitário, bem como de sujeitos mais velhos (trabalhadores e supervi­sores de empresas), tendo evidenciado bons valores de validade de constructo, convergente, divergente e concorrente. Contudo, o valor de alpha de Cronbach da subescala CLE exige melhoria, enfatizando a necessidade de prosseguir os estudos de validade do ESCQ. <![CDATA[<b>Psychosocial regulation in the organization of intelligence beliefs</b>: <b>relations between social representations of intelligence and personal conceptions of intelligence</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492006000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en No presente trabalho analisam­‑se os processos que regulam a organização de crenças sobre a inteligência em adolescentes, nomeadamente a influência da “familiaridade” com o objecto de representação sobre tais crenças. Os resultados mostram que os sujeitos para os quais as diferenças inter­individuais de inteligên­cia constituem algo de inexplicável tendem a explicá­‑la de modo biológico e a naturalizá­‑la, sob a forma de uma teoria implícita dos dons (desigualmente) natu­rais. Investigam­‑se, ainda, as relações entre o princípio da “familiaridade” com a inteli­gência, as representações sociais da inteligência e as concepções pessoais de inte­ligência. Os resultados mostram que as crenças que postulam a existência de “inteligências alternativas” às definidas pela instituição escolar predizem negati­vamente as concepções estáticas e positivamente as concepções dinâmicas. Verifi­ca­‑se, também, que a crença nas “desigualdades naturais” da inteligência é hege­mónica, sendo partilhada quer pelos sujeitos estáticos, quer pelos dinâmicos.<hr/>In the present work we analyse the processes that regulate the organi­zation of beliefs about intelligence in adolescents, namely the influence of the “familiarity” with the object of the representation. Results show that subjects for whom intelligence is an unfamiliar topic explain it in a biological way and repre­sent it as a natural gift. We also research the relations among the “familiarity” principle, the social repre­sentations of intelligence, and the personal conceptions of intelligence. Results show that some beliefs about “alternative intelligences” to the school definitions predict negatively static conceptions and positively dynamic conceptions. We also find that a belief in the “natural inequality” of intelligence is a hegemonic lay theory, shared both by static and dynamic subjects. <![CDATA[<b>Individualism and Collectivism</b>: <b>Conceptual Basis for the Intercultural Study of Personal Conceptions of Intelligence of Portuguese and Romanian Students</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492006000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A questão-chave do presente artigo centra­‑se na tentativa de evidenciar o modo como a dimensão de individualismo­‑colectivismo (IND/COL) - que, nos últimos 20 anos, tem sido preponderantemente utilizada para comparar as socieda­des - pode ser operacionalizada, com o objectivo de se conceber uma metodologia adequada para medir e validar estes dois constructos tão controversos e, conse­quentemente, para indagar a sua relação com aspectos psicológicos do comporta­mento dos indivíduos, particularmente no que se refere à estruturação e ao desen­volvimento das concepções pessoais de inteligência (CPI). Deste modo, a um nível teórico, analisa­‑se a influência do IND/COL nas CPI de estudantes portugueses e romenos, partindo do pressuposto de que o contexto cultural em que os indivíduos vivem e agem modela tais concepções e, implicitamente, influencia os respectivos padrões de realização e de desempenho escolar.<hr/>The core aspect of this article is centered on the attempt of highlighting the way in which the individualism­‑collectivism (IND/COL) dimension - which in the last 20 years has been largely used to compare societies - can be accurately operacionalized, to conceive an adequate methodology for the measurement and validation of these two controversial constructs, and, consequently, for the inves­tigation of their relation with individuals’ psychological aspects of behavior, particularly, with the structuring and the development of personal conceptions of intelligence (PCI). In this way, at a theoretical level, we explore the influence of the IND/COL on the PCI of Portuguese and Romanian students, proceeding from the assumption that the cultural context, in which individuals live and act, models such conceptions, and, implicitly, influences the respective achievement patterns of behavior and school performance. <![CDATA[<b>Portuguese towards Spaniards, Americans and Cape-Verdians in Portugal</b>: <b>social distance, stereotypes and predisposition to attitudinal change</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492006000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo apresenta resultados de um estudo sobre a identidade nacional e as representações de alguns exogrupos em Portugal­ - distância social, estereótipos e predisposição para a mudança atitudinal. Os 446 estudantes de nacionalidade por­tuguesa que participaram no estudo­ - 241 do ensino secundário, 205 do ensino superior, 194 raparigas e 252 rapazes­ - tinham idades compreendidas entre os 14 e os 36 anos. O instrumento utilizado foi um questionário com diferentes versões consoante o exogrupo de comparação considerado: Espanhóis, Americanos ou Cabo­‑Verdianos. Com base nos resultados, foi introduzido o conceito de assimetria variada nas relações intergrupais, conceito que pretende traduzir a ideia de que o mesmo grupo pode assumir uma posição de dominante, num dado contexto de comparação, e a de dominado, num outro contexto.<hr/>The article presents results of a study concerning national identity and the representations of some exogroups in Portugal­ - social distance, stereotypes and predisposition to attitudinal change. The 446 Portuguese students who participated in the study - 241 from high school, 205 from college, 194 female and 252 male­ - were aged from fourteen to thirty­‑six. The instrument used was a questionnaire with seven versions, according to the comparison exogroups: Spaniards, Americans or Cape­‑Verdians. Considering the results, the concept of varied asymmetry was intro-duc­ed, and this concept pretends to express the idea that the same group may assume the dominant position in a certain comparison context and that of the dominated position in another different one. <![CDATA[<b>Persecutory delusions</b>: <b>a review of theories and evidence based studies</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492006000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nas últimas duas décadas, a conceptualização das ideias delirantes, em geral, e dos delírios persecutórios, em particular, tem sido alvo de grande contro­vérsia. O presente artigo procura sumarizar e integrar a literatura existente acerca deste tema, começando por descrever brevemente algumas teorias inicialmente propostas para a explicação da paranóia, passando, de seguida, a uma descrição mais detalhada, com base em estudos realizados, das duas mais recentes propostas explicativas para os delírios persecutórios. Estas são a teoria de Trower e Chadwick (1995) e o modelo de Auto­‑Representação Atribucional sugerido por Bentall et al. (2001). Será necessário que mais investigações sejam conduzidas, tendo em conta o dina­mismo das crenças delirantes, de forma a que seja possível alcançar uma com­preensão mais concertada do desenvolvimento e manutenção da paranóia.<hr/>The account for delusional beliefs, particularly persecutory beliefs, has been at the centre of much controversy over the last two decades. The present paper summarizes and integrates the existing literature on this topic and starts by briefly describing the first few theories that explained paranoia, moving later to a more detailed evidence based description of the two most recent accounts for paranoia. These are Trower and Chadwick’s theory (1995) and Bentall et al.’s (2001) Attribution­‑Self­‑Representation model. More studies looking further into the dynamics of delusional beliefs are needed to utterly understand both the development and maintenance of paranoia.