Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920040001&lang=pt vol. 18 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Dinâmicas posicionais e dinâmicas representacionais</b>: <b>reflexões e interrogações</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492004000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A teoria das representações sociais debruça-se sobre o modo como é construído o conhecimento no decurso das interacções sociais, e analisa a lógica subjacente ao modo como conceptualisamos os objectos sociais e nos exprimimos acerca deles. Uma das conclusões da teoria é que a forma como pensamos e falamos acerca desses objectos traduz a nossa posição no campo social, contribuindo, assim, para a manutenção da ordem social. Esta conclusão parece, np entanto, entrar em contradição com a perspectiva de Moscovici (1961), quanto à natureza dinâmica das representações sociais. Assim, a questão de saber se, como, e porquê as representações sociais variam toma-se um objecto de análise pertinente. Este número de Psicologia incide sobre a relação entre as dinâmicas posicionais e as dinâmicas representacionais, salientando a sua complexidade. Os artigos propostos revelam que, em alguns casos, as posições assimétricas dos indivíduos na hierarquia social, se reflectem em oposições nos discursos expressos, e, noutros casos, não. As variações representacionais traduzem, por vezes, mudanças individuais de posição na estrutura social, sendo, outras vezes, induzidas pelos contextos em que são evocados os objectos sociais. Estes últimos ajustamentos de opinião poderiam não permanecer para além das situações de comunicação, o que sugere que a plasticidade do pensamento social pode colidir com a notável resistência à mudança das representações sociais.<hr/>Social representations theory focuses itself on how knowledge is constructed in the course of social interaction, and analyses the logic that underlies the way individuals conceptualise social objects and express themselves about them. One of the theory's main conclusions is that individuals' position in the social field translates into their way of thinking and speaking about these objects, thus contributing to the maintenance of social order. However, this conclusion seems inconsistent with Moscovici's (1961) contention that social representations have a dynamic nature. This seeming contradiction thus raises the relevant question of whether, how, and why do social representations evolve in time and vary across groups. The present issue of Psicologia focuses on the relationship between positional dynamics and representational dynamics, while emphasizing its complexity. The present papers suggest that, whereas in some cases, individuals' divergent discourses mirror their asymmetrical positions in the social hierarchy, in other cases, they do not. Sometimes, individual changes of position in the social structure translate into representational variations, whereas, other times, these variations ensue from the particular contexts in which social objects are evoked. Ultimately, these adjustments of opinion would not last beyond the specific situations of communication, suggesting that the plasticity of social thinking may collide with social representations' notable resistance to change. <![CDATA[<b>Transformações das representações da violência no contexto escolar</b>: <b>da definição dos especialistas à definição dos alunos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492004000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nous présentons une recherche sur la violence dans le contexte scolaire réalisée en Suisse romande. L'orientation théorique est fondée sur la transformation de la représentation sociale de la violence dans les analyses expertes et ordinaires de l'agression. Différentes définitions de la violence sont discutées dans une perspective développementale de l'identité sociale et des dynamiques des relations scolaires. Les résultats montrent que la représentation de la violence et des actes d'agression différencie clairement les élèves et les enseignants. Ces distinctions sont particulièrement importantes dans l'évaluation des actes d'agression "faible" dans la vie quotidienne et dans le caractère légitime et illégitime de l'usage de la force. Les agressions commises sur ou par les élèves dépendent en grande partie de la légitimité conférée à l'usage de la force par les auteurs des actes. Nos résultats permettent de défendre l'hypothèse que les relations violentes sont ancrées dans le cadre plus général des relations scolaires. Dans la mesure où les élèves se distancient des enseignants à cause de difficultés avec le travail scolaire, la famille ou l'intégration, ils soutiennent des positions et des actions qui s'écartent ou s'opposent aux modèles prônés par les enseignants et les adultes. Dans ce sens, la représentation de la violence devient plus complexe et plus polémique dans la société, en particulier lorsque les enfants sont pris en considération comme sujets ou objets des agressions.<hr/>Apresentamos uma investigação sobre a violência no contexto escolar realizada na Suíça francófona. A orientação teórica fundamenta-se no processo de transformação da representação social da violência no contexto das análises que os especialistas e os leigos fazem da agressão. Diferentes definições da violência são discutidas na perspectiva desenvolvimentista da identidade social e das dinâmicas das relações escolares. Os resultados indicam que a representação da violência e dos actos de agressão diferencia claramente os alunos e os docentes. Estas diferenças são particularmente importantes na avaliação dos actos de agressão "fraca" na vida quotidiana e na percepção do carácter legítimo e ilegítimo do uso da força. As agressões cometide sobre os, ou pelos, alunos dependem em grande parte da legitimidade conferida ao uso da força pelos autores dos actos. Os nossos resultados apoiam a hipótese d que as relações violentas são ancoradas no quadro mais geral das relações escolares. Na medida em que os alunos se distanciam dos docentes por causa das dificuldades com o trabalho escolar, a família ou a integração, eles adoptam posições e acções que se afastam dos modelos defendidos pelos docentes e os adultos ou se opõem a esses modelos. Neste sentido, a representação da violência toma-se mais complexa e mais polémica na sociedade, particularmente quando ai crianças são consideradas como sujeitos ou objectos de agressões.<hr/>We present a study on violence in school conducted in French-speaking part of Switzerland. The theoretical orientation is based on the transformation of the social representation of violence in expert and everyday analyses of aggression. Different definitions of violence are discussed ir a developmental perspective of social identity, and the dynamics of school relations. Our results show that the representation of violence and the acts of aggression clearly differentiates pupils and teachers. Such distinctions are particularly important in evaluating everyday "low aggression acts", and the legitimate and illegitimate use of force. Aggression from or on pupils depends to great extent on the positive standpoint regarding the use of force of the offenders. Our results allow us to sustain the hypothesis that violent relations are establish^ within the more general framework of school relations. To the extent that pupils distance themselves from teachers, because of difficulties with school work, famil or integration, they convey positions and actions which differ from, or are oppose to, models advocated by teachers or adults in general. In this sense, the representation of violence is becoming more complex, more polemic, in the societ in particular when children are taken into consideration as subjects or objects of aggression. <![CDATA[<b>Representações da masculinidade e da feminilidade e retratos de homens e de mulheres na literatura portuguesa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492004000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Uma análise dos trabalhos produzidos no último século sobre as representações da masculinidade e da feminilidade revela que estas foram objecto de poucas transformações, apesar das importantes mudanças ocorridas na situação social das mulheres. As imagens dos homens e das mulheres transmitidas pela família, pela escola e pelos meios de comunicação social também não reflectem as transformações da vida das mulheres. Por isso, muitos autores concluem que essas imagens contribuem para a permanência das representações tradicionais da masculinidade e da feminilidade e, logo, para a manutenção das relações assimétricas entre homens e mulheres. O estudo que apresentamos incide sobre as mensagens transmitidas aos alunos nas obras designadas como leituras obrigatórias no ensino secundário. Examinam-se as diferenças entre os retratos dos autores de romance do séc. XIX e as imagens e representações actuais da masculinidade e da feminilidade, e discutem-se as razões e as consequências da manutenção dos antigos modelos femininos nas representações sociais e nas produções culturais actuais.¹<hr/>An analysis of the work produced on the representations of masculinity and femininity during the past century reveals that these were object of few transformations, in spite of the important changes that occurred in women's social condition. The images of men and women transmitted by family, school and mass media also do not reflect the transformation of women's lives. Therefore, many authors conclude that those images contribute to the permanence of the traditional representations of masculinity and femininity, and, consequently, to the maintenance of the asymmetrical relations between men and women. The study presented here aims at analyzing the messages transmitted to the Portuguese pupils by the writings designated as compulsory readings at the secondary school level. We examine the differences between the portraits depicted by the authors of the 19th century and present-day images and representations of masculinity and femininity, and we discuss the reasons and consequences of the maintenance of old feminine models in present-day social representations and cultural productions. <![CDATA[<b>Efeito do meio profissional nas representações do sucesso profissional</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492004000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho examina as mudanças nas representações do sucesso profissional em função do percurso profissional. As representações dos futuros quadros, dos quadros do sector privado e dos quadros do sector público são analisadas numa sequência de estudos destinados a: (1) recolher a informação relativa às representações do sucesso profissional; (2) evidenciar a estrutura dessas representações e realçar eventuais diferenças entre os três grupos; (3) examinar o efeito de uma comparação intergrupal sobre essas representações. Os resultados revelam que as representações do sucesso profissional dos quadros reflectem o padrão cultural de cada instituição: os quadros do sector público consideram o esforço como uma componente menos importante do sucesso profissional, os quadros do sector privado dão mais valor ao papel do grupo para alcançar o sucesso, enquanto que os futuros quadros têm uma posição intermédia. Eles sugerem, ainda, que as representações do sucesso profissional dos quadros do sector privado e do público podem servir eficazmente para diferenciar os dois grupos numa situação de comparação social.¹<hr/>This paper examines the transformations in the representations of professional success according to the professional trajectory. The representations of future executives and of executives from the private and public sectors are analyzed in a sequence of three studies, aiming at (1) gathering information relative to the representations of professional success, (2) bringing out the structure of the representations and possible differences between the three groups, and (3) examining the effect of an intergroup comparison on these representations. Results reveal that the representations of professional success reflect the cultural standards of each institution: the executives from the public sector consider effort as a less important component of professional success, the executives from the private sector place higher value in the role of the group forjbeing successful, whereas the future executives hold an intermediate position. They also suggest that the representations of professional success of the executives from the private and the public sectors may efficiently be used to differentiate the two groups in a situation of social comparison. <![CDATA[<b>A mobilidade social como forma socialmente regulada de transgressão</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492004000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Cet article vise à rendre compte théoriquement des résultats d'une étude longitudinale sur la modification des représentations de l'économie de sujets corrélative à leur mobilité dans l'espace social (promotion sociale). Après avoir rappelé les principaux résultats de l'étude, nous considérons, à la suite des travaux de Doise, que le processus d'ancrage rend compte d'effets d'assignation et, plus généralement, d'une homologie entre groupes et représentations. À partir de là, le déplacement de sujets au sein de l'espace social peut être conçu comme une transgression socialement régulée qui, au cours du processus de changement, va permettre à l'individu de substituer aux représentations de son groupe celles du groupe d'appartenance qu'il a rejoint. Cette régulation doit ainsi être envisagée elle-même comme une représentation sociale dont les propriétés représentées concourent à son efficacité symbolique. Enfin, compte tenu des divergences qui peuvent être observées entre les prescriptions de cette régulation et les résultats auxquels elle aboutit, nous formulons l'hypothèse d'un lieu d'indétermination.¹<hr/>This article aims to explain the results of a longitudinal survey on the modification of subjects' representations of the economy correlative to their mobility in the social space (upward mobility). Having summarized the main results of the study, we consider, following Doise's works, that the process of anchoring produces assignment effects between groups and representations and so the homology between groups and representations. From there, the change of subjects within the social space can be conceived as a socially regulated transgression which, during the process of change, is going to allow the individual to substitute the representations of its group by those of the group he joined. This regulation must be considered as a social representation itself, the represented properties of which contribute to its symbolic efficiency. Finally, considering the differences that can be observed between the prescriptions of this regulation and the results to which it leads, we formulate the hypothesis of a space of indétermination.<hr/>Este artigo pretende analisar teoricamente os resultados de um estudo longitudinal sobre a modificação das representações dos indivíduos acerca da economia em função da sua mobilidade no espaço social (promoção social). Após uma síntese dos principais resultados do estudo, consideramos, na sequência dos trabalhos de Doise, que o processo de ancoragem dá conta de efeitos de colocação (qssignation) e, mais geralmente, de uma homologia entre grupos e representações. A partir daí, a movimentação dos indivíduos no espaço social pode ser concebida como uma transgressão socialmente regulada que, no decurso da mudança, vai permitir ao indivíduo substituir as representações do seu grupo pelas do novo grupo de pertença que integra. Assim, esta regulação deve ser encarada como uma representação social, cujas propriedades representadas contribuem para a sua eficácia simbólica. Por fim, tendo em conta as divergências que podem ser observadas entre as prescrições desta regulação e os resultados a que ela conduz, formulamos a hipótese de um espaço de indeterminação. <![CDATA[<b>Contextos, expressões e dinâmica representacional</b>: <b>Itinerário na evolução da investigação sobre representações sociais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492004000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Cet article propose une vue chronologique sur l'évolution des recherches sur les représentations sociales: une première période d'études descriptives fait place à celle des modèles de l'organisation des représentations, puis l'accent est mis sur les facteurs et processus de leur genèse et de leur transformation (pratiques sociales, persuasion et influence, engagement et implication, identité,..). L'analyse de travaux représentatifs de ces différentes périodes s'attache à repérer la part qu'ils accordent aux contextes (socio-historique global ou actuels et proximaux) dans lesquels fonctionnent les représentations. Des développements récents de recherches dans ce champ mettent l'accent sur l’étude de représentations circulantes, de leur expression et de leurs fonctions lors de confrontations intergroupes, Ces travaux montrent une grande variabilité des représentations exprimées suivant le contexte actualisé; ils insistent aussi sur la permanente négociation entre les acteurs pour définir la réalité sociale. Privilégier cette diversité des expressions impose d'accorder une attention particulière à l'identité des acteurs, au contexte de leurs échanges et aux résistances qu'y rencontrent les ferments de transformation. On suggère de distinguer l'étude de la dynamique représentationnelle (appliquée à cerner les échanges autour de l'objet de représentation) de celle du changement des principes organisateurs, et de situer plus clairement les recherches dans la temporalité si ce n'est dans l'histoire.<hr/>Este artigo propõe uma. visão cronológica da evolução da investigação sobre as representações sociais: a um primeiro período de estudos descritivos sucede-se 0 período dos modelos de organização das representações, sendo de seguida enfatizada a análise dos factores e processos envolvidos na sua génese e transformação (práticas sociais, persuasão e influência, envolvimento e implicação, identidade...). A análise dos trabalhos característicos destes diferentes períodos pretende evidenciar a importância que atribuem aos contextos (sócio-históricos globais ou actuais e próximais) nos quais funcionam estas representações. Desenvolvimentos recentes da investigação neste campo enfatizam o estudo das representações circulantes, da sua expressão e das suas funções no quadro das confrontações entre grupos. Estes trabalhos revelam uma grande variabilidade das representações expressas em função do contexto actualízado; insistem também na permanente negociação entre actores para definir a realidade social. Privillegiar esta diversidade de expressões impõe que se preste uma atenção particular á identidade dos actores, ao contexto das suas troca? e as resistências que encontram os fermentos de transformação. Sugere-se a distilo entre o estudo da dinâmica representacional (aplicada â detecção das trocas sociais em tomo do objecto de representação) e o estudo da mudança dos princípios organizadores, e propõe-se situar mais claramente a investigação, se não na história, pelo menos na temporalidade. <![CDATA[<b>O desenvolvimento das percepções de valor pessoal e de competência escolar em estudantes do 2.° e do 3.° ciclos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492004000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa as trajectórias desenvolvimentistas da percepção que as crianças têm da sua competência escolar e dó seu valor pessoal, bem como o impacto do rendimento escolar, da retenção no mesmo ano e das transições escolares nessas percepções. Estas variáveis foram avaliadas em 526 estudantes portugueses, 245 raparigas e 281 rapazes, do 5° ao 9.° ano de escolaridade. Os resultados indicam que: (a) existem trajectórias desenvolvimentistas diferentes para os dois géneros, sendo de forma geral as auto-avaliações dos rapazes mais positivas do que as das raparigas; (b) os estudantes com um melhor desempenho vêem-se como mais competentes na escola do que aqueles com um baixo rendimento; e (c) a mudança de escola parece afectar negativamente as percepções dos estudantes, mas só a partir do 7.° ano de escolaridade. Por último, discutem-se as implicações destes resultados para o planeamento de intervenções clínicas e educacionais que procuram promover o sucesso escolar.<hr/>The present paper analyses the developmental patterns of children's perceptions of their competence in school and global self-worth and the impact of school performance, grade retention and school transitions on those same perceptions. These variables were assessed in 526 Portuguese students, 245 girls and 281 boys, from 5th to 9th grades. The results showed that: (a) the boys' self-perceptions are generally more positive than the girls' perceptions of themselves; (b) the students with a better school performance see themselves as more competent in school than those with a poor performance; and (c) school transitions seem to have a negative impact on students' self-perceptions but only after 7th grade. These findings are discussed in terms of their implications for the development of interventions to promote school achievement. <![CDATA[<b>Concepções de aprendizagem em estudantes universitários(as) portugueses(as)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492004000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo procurou caracterizar as concepções de aprendizagem de estudantes universitários(as) portugueses(as). Uma amostra de estudantes respondeu a uma questão aberta sobre o significado, o processo e o contexto da aprendizagem. As respostas foram sujeitas a uma análise de conteúdo. Os resultados replicam a maioria das concepções de aprendizagem descritas pela investigação "fenomenográfica" (i.e. a distinção é entre aprendizagem enquanto memorização e enquanto compreensão). Surgiu também uma concepção da aprendizagem pouco registada, que define esta como conjugação da memória com a compreensão. Parecem também terem emergido novas variantes de algumas concepções de aprendizagem conhecidas (i.e. "aprende-se": praticando exploratoriamente; por compreensão da aprendizagem; através da motivação), assim como uma concepção aparentemente nova (i.e. a aprendizagem como compreensão e aplicação de conhecimento).<hr/>This study aimed to characterise learning conceptions of Portuguese university students. A sample of students answered to an open question on meaning, process and learning context. Answers were subjected to content analysis. Results replicate most learning conceptions founded, in other contexts, by "phenomenographical" research (i.e. the distinction is between learning as memorisation and as comprehension). There was also the occurrence of a less represented conception, which defines learning as a conjugation of memory and comprehension. Furthermore, other variants of already detected learning conceptions emerged (i.e. "one learns by": exploratory practice; comprehension of the learning process; motivation) as well as what it seems a new conception (i.e. learning as knowledge comprehension and application) <![CDATA[<b>Contributos para uma cartografia da investigação em psicologia em portugal</b>: <b>Uma análise a partir dos trabalhos apresentados no V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492004000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo constitui um balanço do V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Procurou-se, em primeiro lugar, analisar a distribuição temática e institucional da investigação apresentada, que se mostrou heterogénea e diversificada e, na sua grande maioria, realizada ou liderada por psicólogos vinculados a instituições universitárias. Foi também analisada a saliência dos diversos temas e a sua estrutura de associação, através da frequência das palavras-chave dos trabalhos apresentados e de uma análise de correspondências múltiplas, a qual permitiu elaborar uma cartografia das tendências de pesquisa em Portugal, mostrando as várias lógicas que organizam as diferentes linhas temáticas e as instituições universitárias a elas mais associadas.<hr/>The present paper aims to be an overview of the V National Symposium of Psychological Research. The thematic and institutional distribution of the presented research showed to be heterogeneous and diversified and mostly originating in academia. The thematic assodative structure of the presented works was also analysed, through a multiple correspondence analysis of the key words, which allowed the mapping of the research trends in Portugal, showing the several underlying logics that organize the different thematic lines and the academic institutions most attached to each of them.