Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920030001&lang=en vol. 17 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Present issues of early intervention</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Tendo como quadro conceptual de referência o modelo de Bronfenbrenner (1979,1998) para a teorização e práticas da Intervenção Precoce, os autores vão, na primeira parte deste artigo, analisar o "estado da arte" da Intervenção Precoce nos EUA, à luz do trabalho de Bailey e Wolery (2002). Em seguida, vão confrontar os principais problemas referenciados nesta área nos EUA, com os problemas detectados na situação portuguesa através do estudo de Bairrão e Almeida (2002). Dessa análise comparativa ressalta a grande distância que nos separa dos EUA em matéria de Intervenção Precoce, tanto no domínio teórico como no das práticas. Os principais problemas que a Intervenção Precoce revela entre nós, aliás comuns aos demais domínios da educação, são: a inexistência de uma organização eficaz de recursos, a ausência de uma planificação realizada com base em opções e objectivos bem determinados e, claro está, um financiamento ajustado às necessidades das crianças com necessidades educativas especiais e suas famílias.<hr/>The authors underline the importance of Bronfenbrenner' theory of Human Development (1979,1998) for the theory and practice of Early Intervention (El). Based on the work of Bailey and Wolery (2002), conc erning the recommendations for a federal special education agenda, in particular in El, provision of special education and related services for infants, toddlers and preschoolers with disbilities and their families, the above mentioned authors in the second part of this papper made a comparaison with El programmes and provision for Portugal (BairrSo & Almeida, 2002). The authors conclude assuming that there exists a great gap between the two countries in what concerns EL They also stress the need of a good organization, planning, staffing and financing of El programmes in Portugal in order to give to poruguese children with special education needs and their families the urgent education and care they really need. <![CDATA[<b>Documenting delay and disability in early development with the who - ICF</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en While iniciatives to prevent or reduce developmental delay in young children are well established in Portugal and other European countries, inadequate documentation of childhood disability introduces significant variability in the description of children served in early intervention programs. This variability contributes to problems of standardizing eligibility criteria, uniform description of the population as well as to the derivation of incidence and prevalence estimates.<hr/>As iniciativas para prevenir ou reduzir o atraso de desenvolvimento em crianças estão bem estabelecidas na UE e em Portugal, mas o uso de anadaptadas formas de classificação e registo de incapacidade na infância introduz significativa variabilidade na descrição das crianças em programas de intervenção precoce. Isso acarreta problemas na definição de critérios de elegibilidade, na descrição uniforme da população e na derivação das estimativas de incidência e prevalência. É assim necessário um método abrangente de classificação e documentação que possa abarcar as dimensões de incapacidade e limitações funcionais nos primeiros seis anos de vida. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da OMS, 2001, fornece um referencial universal para definir a funcionalidade, actividade, participação e factores ambientais. A Classificação Internacional das Doenças (CID-10) permite atender a condições de saúde específicas que essas crianças possam acumular, fornecendo informação complementar sobre as etiologias, condições de saúde e manifestações funcionais de deficiência. Neste artigo, descreve-se um recente algoritmo que integra os códigos dessas duas classificações em 4 categorias principais correspondentes ao modelo da CIF. Esse sistema de classificação tem vindo a ser largamente aplicado nos EUA, na codificação de razões de eligibilidade (National Early Intervention Longitudinal Study) sendo, também, descrita a experiência da sua adaptação em Portugal, com sucesso, na classificação e documentação das características das crianças em intervenção precoce. <![CDATA[<b>Parental interactions and quality of attachment in cerebral palsied children</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho investiga a organização dos processos de vinculação em crianças com alterações neuromotoras. A amostra incluía 11 rapazes e 8 raparigas portadores de paralisia cerebral, cuja idade variava entre os 18 e os 32 meses. Estes participantes foram avaliados através de uma versão adaptada da Situação Estranha. Ignorando os sinais D associados aos quadros de alteração neuromotora, verificou-se que 18 das 19 crianças exibiam padrões de vinculação coerentes; 9 pertenciam à categoria dos seguros, 5 à dos evitantes e 4 à dos ambivalentes. A adequação destas classificações foi plenamente confirmada pela análise da função discriminante. Contrariamente ao esperado, não se detectaram quaisquer relações entre os padrões de vinculação e as características das interacções parentais examinadas mediante a parent/caregiver ilnvolvement scale. A discussão realça as implicações teóricas dos resultados e os possíveis contributos da teoria da vinculação para as práticas no domínio da Intervenção Precoce.¹<hr/>The purpose of this study was to examine quality of attachment in a group of cerebral palsied children. Eleven boys and eight girls with ages ranging from 18 to 32 months were observed in the context of an adapted version of the Ainsworth's Strange Situation procedure. Ignoring indices of disorganization associated to the neurological condition of our participants it was found that 18 out of the 19 observed cases showed coherent attachment patterns. In fact, we were able to identify nine secure, five avoidant and four ambivalent children. The adequacy of this classification was tested by discriminant function analysis which indicated that all cases were correctly classified. No relations were found between children's patterns of attachment and parental interactive behaviors assessed by the Parent/Caregiver Involvement Scale. Theoretical implications of the results and potential contributions of attachment theory for early intervention are discussed. <![CDATA[<b>Child's learning opportunities in natural environments</b>: <b>Family and comunity</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo tem como objectivo abordar as investigações e teorias recentes de Dunst e colaboradores sobre as oportunidades de aprendizagem da criança nos seus contextos de vida, realçando a comunidade como fonte importante de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento da criança. A análise do tema proposto, inicia-se com uma breve abordagem das bases conceptuais do modelo de Dunst e colaboradores em relação às oportunidades de aprendizagem da criança nos seus contextos naturais. Numa segunda parte, vamos focar a nossa atenção na aprendizagem da criança que acontece como parte da vida familiar e da comunidade, remetendo-nos ao modelo proposto por Dunst e colaboradores para identificar contextos naturais de aprendizagem e oportunidades de inclusão para bebés e crianças em idade pré-escolar com necessidades educativas especiais. Como conclusão, traçaremos um resumo das ideias principais veiculadas ao longo da temática abordada.<hr/>The purpose of this paper is to present a revision of the recent theories and research efforts done by Dunst and his collaborators concerning children's learning opoortunities in their natural environments. These authors sustain that children's full participantion in community life should occur in ways that transmit ability rather than disability in order to make lives of children with special needs and their families more inclusive, and simultaneously helping them to learn and develop. In the first part of the article we briefly present an overview of the conceptual bases of Dunst's model and then we present some strategies described by Dunst and his collaborators to help the identification of natural learning environments, and how these aspects can be used by early intervention professionals to improve child and family outcomes. <![CDATA[<b>A longitudinal study of four children with Down syndrome</b>: <b>Analysis of the effects  of maternal adaptation, mother-child interaction, and early forms of support in children development</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho apresenta um estudo longitudinal de quatro díades com crianças com síndroma de Down entre o final do primeiro ano de vida e os sete anos. Analisamos a sua evolução em função da adaptação materna ao nascimento e desenvolvimento do bebé, a evolução das expectativas maternas em relação ao desenvolvimento dos seus filhos, a interacção mãe-criança, o apoio precoce à criança e à família e a forma como estes aspectos se relacionam com o desenvolvimento da criança. Os dados do estudo permitem concluir que a interacção mãe-criança e a forma como a mãe lida com factores de stresse pelo facto de ter uma criança com deficiência tiveram um efeito decisivo no desenvolvimento dos seus filhos. Salientam-se as características individuais de cada díade e a necessidade de individualizar as formas de intervenção, de modo a responder adequadamente às necessidades específicas de cada uma.<hr/>In this paper we present a longitudinal case study involving four dyads with babies with Down syndrome from the end of the first year until the age of seven. We analyse maternal adaptation to the birth and development of their babies, the evolution of mother's expectations concerning the development of their children, mother-child interaction, early support for both the child and the family, and the way in which these aspects of the overall situation relate to the children's development. Our longitudinal study appears to prove that family characteristics and patterns - particularly mother-child interaction and the way in which the mother deals with the stress factors associated with the fact that she has a disabled child - have a decisive effect on children's development. We point out the differences of these dyads in their adaptation process, the different needs of these mothers and the specific and individualised forms of support that should be offered to each of them. <![CDATA[<b>The primary-service-provider model for homeland community-based services</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Home-based services are the most common method for providing early intervention in the US, yet no sound model has been articulated to date. This article proposes a model that has applicability across continents - wherever itinerant or consultative services are offered. It focuses on "integrated" services, which are based in the concept of support to the family and which use one primary service provider (i. e., a transdisciplinary model). The model is founded on the principles that (a) professionals can have more impact on adult family members than on children, (b) daily caregivers such as family members can have a more profound impact on children than can professionals, so (c) home-based services should be directed at supporting those caregivers.1<hr/>Os serviços ao domicílio são o método mais comum de realizar intervenção precoce nos EUA. Contudo, e até à data, nenhum modelo sólido de intervenção foi proposto relativamente a este problema. Este artigo propõe um modelo que pode ser aplicado trans-continentalmente - quer se trate de serviços itinerantes, quer se trate de serviços consultivos. Este modelo centra-se nos serviços "integrados", que são baseados no conceito de suporte à família e que utilizam um prestador de serviços primários (isto é, um modelo transdisciplinar). O modelo é fundamentado pelos seguintes princípios: (a) os profissionais possuem maior impacto nos membros adultos das famílias do que nas crianças; (b) os prestadores de cuidados diários, tais como os membros das famílias, podem ter um impacto mais profundo nas crianças do que os profissionais; o que leva a que (c) os serviços ao domicílio podem ser direccionados para o suporte destes prestadores de cuidados. <![CDATA[<b>Kindergarten teacher's patterns of behaviour</b>: <b>Exploratory study for understanding the interaction in contexts of kindergarten classes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho insere-se no âmbito da dissertação de mestrado em psicologia,¹ e pretende contribuir para a compreensão das interacções que ocorrem em contextos de salas de jardim de infância. Neste sentido foi feito um estudo em que se procurou aprofundar a forma como as educadoras de infância se relacionam com as crianças, nomeadamente tentou-se definir padrões de comportamento das educadoras. A amostra é de conveniência, constituída por doze educadoras de infância que trabalham em jardins de infância privados sem fins lucrativos, em duas instituições do distrito de Aveiro. Foram privilegiados métodos qualitativos (observação e entrevista), tendo sido utilizado software informático específico para análise qualitativa (programa NUD*ÍST 4.0 - Non-numerical Unstructured Data Indexing Searching Theorizing, versão 4.0 - Copyright Qualitative Solutions & Research, 1991-1997). Os resultados obtidos sugerem que há regularidades no comportamento das educadoras, podendo ser esboçados alguns padrões de comportamento em relação à interacção com as crianças.<hr/>The present work interferes in the extent of the dissertation of master's degree in psychology, area of early intervention, and it intends to contribute for the understanding of the interactions that happen in contexts of kindergarten classes. Concretely we try to know a little more on the way as preschool teachers link with the children, and tried to define patterns of the preschool teachers' behaviour in his relationship with the children. It is made reference to the empiric study, accomplished near 12 preschool teachers and in witch qualitative methods were privileged (observation and interview). It was fallen back upon methods of qualitative research with the program NUD*IST 4.0 - non-numerical unstructured date indexing searching theorizing, version 4.0 (copyright Qualitative Solutions & Research, 1991-1997). The obtained results suggests that there are regularities in the preschool teachers' behaviour and some patterns of behaviour in relations to the interaction with the children can be privileged. <![CDATA[<b>An experiential approach in early intervention</b>: <b>in training, supervision and intervention</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O sucesso da Intervenção Precoce (IP) depende dos processos vividos pelas famílias no seu percurso para se tomarem emancipadas, capazes, com poder, com sentido de controlo sobre as suas próprias vidas, educando e criando as suas crianças, participando nas comunidades em que vivem. O modelo de educação experiencial (EDEX), numa procura de apreensão do vivido da criança como ponto de referência para a intervenção, tem como objectivo último a formação de uma pessoa emancipada. Em EDEX e IP, o bem-estar emocional e a implicação das crianças/famílias são cruciais, sendo determinante a qualidade do suporte dos profissionais de educação e IP. Este suporte dinamiza-se em tomo de três dimensões essenciais: sensibilidade, estimulação e promoção da autonomia das crianças/famílias. Neste quadro, torna-se imperativo o desenvolvimento de supervisão suportiva do processo de crescimento e desenvolvimento dos profissionais nas dimensões assinaladas, ela própria caracterizada por estimulação, sensibilidade e autonomia do outro.<hr/>Early Intervention (El) is a family centred process, having as ultimate desired outcome, the development and well being of 0-6 children at risk of developmental delay (due to established, biological or environmental factors). Its success depends on the processes lived by their families, on their strive to become capable, empowered, in control of their own lives, raising their children, participating in the communities they live in, experiencing feelings of emotional well being and involvement. In order to support families in their strive to acquire all those strengths that make them families, the role played by professionals capable of being sensitive, stimulating and promoting autonomy of families is crucial. Scaffolding the professionals on their strive of acquiring competencies to develop the relational process underlying El, we present a training, supervision and evaluating model of El based on an experiential approach. <![CDATA[<b>Family focused intervention scale</b>: <b>Validation study in a Portuguese sample</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo apresentamos a adaptação portuguesa da Family Focused Intervention Scale de Mahoney, O'Sullivan e Dennenbaum (1990a). A escala foi respondida por 193 mães de crianças com risco biológico ou rsico estabelecido que recebiam apoio precoce e pelos 128 técnicos que lhes prestavam apoio, que responderam à escala em função de cada criança, havendo portanto também 193 escalas respondidas pelos técnicos. Os pais eram residentes no distrito de Lisboa e os técnicos integravam uma variedade de serviços de apoio precoce do mesmo distrito. Os pais e os técnicos responderam à escala, quer relativamente aos serviços efectivamente recebidos/prestados, quer relativamente à importância atribuída a cada serviço. A análise factorial efectuada indicou que os itens da escala avaliavam dois factores independentes: serviços focados na criança e serviços focados na família. Os itens integrando cada uma dessas subescalas mantiveram-se constantes, quer para a totalidade dos participantes quer para pais e técnicos individualmente. O teste Alfa de Cronbach indicou que cada uma das subescalas tinha elevado grau de coerência interna, quer relativamente aos serviços recebidos/prestados, quer relativamente à importância atribuída.<hr/>In this paper we present an adaptation of the Family Focused Intervention Scale (Mahoney, O'Sullivan & Dennenbaum, 1990a). The scale was completed by 193 mothers of handicapped and at-risk children and 128 professionals that supported them in early intervention programmes. All the participants were from the Lisbon county and the professionals were members of various teams. Mothers and professionals completed the scale twice: first indicating the services that were actually being provided and the second time indicating the degree of importance attributed to each service. A factorial analysis of the responses indicated that the items assessed two independent factors: child focused services and family focused services. The items belonging to each sub-scale remained constant when considering the responses of all the participants or when suing only mother's or professionals' responses. Cronbach Alpha indicated that each of the sub-scales was reliable for the services actually being provided and for the degree of importance attributed to each service. <![CDATA[<b>Contributions to the study of quality in inclusive pre-school contexts</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem como objectivo geral descrever a qualidade de jardins de infância regulares frequentados por crianças com necessidades educativas especiais (NEE). Pretende também descrever as experiências diárias vividas pelas crianças com NEE. Recorremos a uma amostra de 23 salas de jardins de infância, na zona do Grande Porto, seleccionando em cada uma delas uma criança com NEE e outra com desenvolvimento normal. Os instrumentos utilizados foram: escala de avaliação do ambiente em educação de infância - ECERS (Harms & Clifford, 1980); observação de actividades no jardim de infância - OAP (Palacios & Lera, 1991). A qualidade geral das salas, enquanto avaliada pela ECERS, revela condições mínimas de funcionamento. Existem aspectos inadequados no que diz respeito aos recursos da sala para as crianças com NEE. De um modo geral as crianças com NEE passam mais tempo sozinhas e sem realizar qualquer actividade.¹<hr/>This work aims to describe the quality of regular kindergarten that are attended by children with special educational needs (SEN). It also aims to describe the daily experiences lived by children with SEN. We resorted to a sample of 23 kindergarten rooms, in Great Oporto area, selecting from each one a child with SEN and another with normal development. The used instruments were: Early childhood environment rating scale - ECERS (Harms & Clifford, 1980); ECERS - Provisions for children with special educational needs; Observing activities in the kindergarten - OAF (Palacios & Lera, 1991). The general quality of the playrooms, while evaluated by ECERS, revealed that minimum working conditions are assured. But there are aspects of inadequate quality with respect to room provisions for children with SEN. Generally, children with SEN share the same activities with their peers of normal development, but spend more time on their own and without practising any activity. <![CDATA[<b>Parental training</b>: <b>evaluation of its impacts on the family</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste estudo apresenta-se o impacte de um programa de formação de pais (PFP) em algumas das dimensões do contexto familiar. O PFP teve como objectivos: melhorar o nível de informação dos pais; fortalecer as competências parentais; melhorar a percepção do funcionamento familiar e do suporte social, Organizou-se em 12 workshops para pais. Participaram neste estudo mães de crianças com síndroma de Down, com idades compreendidas entre os 6 e os 48 meses de idade, que foram incluídas em um de dois grupos: grupo convencional (N=17) e grupo experimental (N=22), que foram comparados nos pré e pós-teste. No pré-teste não se verificaram diferenças significativas em nenhuma das seguintes variáveis: sexo da criança; idade cronológica e de desenvolvimento; nível de instrução da mãe; e estatuto socioeconómico da família. As análises estatísticas evidenciaram diferenças significativas (aumento) no sentimento de competência maternal, no funcionamento familiar e na percepção de utilidade de redes informais/grupos sociais, observadas apenas no grupo experimental. Os participantes apresentaram níveis elevados de satisfacção com o programa.¹<hr/>This paper describes the family impact of a parent education program (PEP) designed for parents of Down syndrome children. The PEP focused on enhancing parent's level of information, parent's sense of competece and promoting family functioning and informal support network. The program organized 12 workshops for parents in a small group format. Mothers that participated in this study were, in average, high school educated and were assigned to either a treatment (N=22) or a waiting list control group / conventional group (N=17), that were compared on several pre and post-test measures. At pre-test there were no significant differences between both groups on any of the following characteristics: children's sex, chronological and developmental age, mother's education and socio-economic status of the family. Statistical analyses showed significant differences (enhancement) in maternal sense of competence, family functioning and usefulness of informal support network, only for mothers that integrated the experimental group. Parent's evaluations indicated high levels of satisfaction with this program.