Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920000002&lang=pt vol. 14 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior</b>: <b>Do modelo teórico aos níveis da intervenção</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com base nas perspectivas interaccionista, desenvolvimentista e contextualista, os autores fundamentam um modelo teórico e de intervenção psicológica em contexto académico, susceptível de abranger um conjunto de estratégias, métodos e técnicas eficazes no apoio aos estudantes ao longo do seu percurso no Ensino Superior. Sem esquecer a vertente remediativa, este modelo privilegia uma intervenção de carácter preventivo, facilitadora do ajustamento e do sucesso no desempenho das principais tarefas implicadas nos três principais momentos de transição ao longo do Ensino Superior (entrada, frequência e saída) e nos principais domínios da intervenção psicológica neste tipo de população (orientação para o trabalho, apoio psicopedagógico e de promoção do sucesso educativo, apoio clínico).<hr/>Founded in the contextualist, interactionist and developmental approaches, the authors present a theoretical and psychological intervention model capable of encompassing a set of strategies, methods and techniques which are effective in supporting higher education students during the whole university years. Although it has a remedial component, this model privileges a preventive kind of intervention that facilitates adjustment and success in the main tasks involved both in the three main transitional moments (entrance, attendance and access to the labour market) and in the main domains of psychological intervention adequate for this kind of population (career guidance, psychological support, enhancement of achievement success and clinical support). <![CDATA[<b>Estudantes dos PALOP no ensino superior português</b>: <b>Do acesso à progressão</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O acesso dos estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) às universidades portuguesas é facilitado pela existência de acordos de cooperação. Os estudantes são colocados, sempre que possível, no par estabelecimento de ensino/curso pretendido. O problema levanta-se no contexto da sua progressão ao longo do Ensino Superior. A sua experiência de estudo noutro país envolve desafios que, para alguns, podem revelar-se enriquecedores e facilitadores do seu desenvolvimento pessoal e social enquanto, para outros, poderá ser uma experiência negativa quando marcada por dificuldades de ordem social, económica e afectiva. A adaptação a uma nova cultura, inevitavelmente ligada ao domínio da língua, à compreensão de regras e normas orientadoras de comportamentos, à adopção de novos valores, atitudes e padrões de comportamento, poderá originar dificuldades quando existe uma perspectiva multicultural limitada. Relativamente aos estudantes dos PALOP salienta-se o facto de a sua progressão nos estudos ser agravada por uma inadequada formação anterior, um fraco domínio da língua portuguesa, falta de apoio, dificuldades na aprendizagem dos conteúdos das disciplinas, e de integração, entre outras. Provavelmente, uma intervenção a nível social e da aprendizagem dirigida sobretudo a uma aprendizagem correcta da língua portuguesa, facilitaria uma melhor adaptação e inserção na sociedade de acolhimento. Tal como outros países europeus, Portugal é um país com uma população estudantil cada vez mais heterogénea do ponto de vista da diversidade étnica, cultural e linguística o que, em certa medida, obriga a uma maior atenção às questões levantadas neste contexto, buscando respostas mais adequadas à resolução de determinadas situações problemáticas.<hr/>The access of the students from the portuguese-speaking african countries (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - PALOP) to portuguese universities is made easy by the existence of co-operation agreements. As much as possible, students are placed in the institution and course they have applied to. Yet, there are some problems in their progress in higher education. In Portugal, their previous learning experience in another country involves challenges with different consequences. For some students, these challenges fulfil and stimulate their personal and social development, whereas other students find this a negative experience marked by social, economic and emotional hardship. When there is a limited multicultural perspective, the adaptation to a new culture may be difficult, as it is inevitably linked to language proficiency, to understanding rules guiding behaviour, and to adopting new values, attitudes and patterns of behaviour. As far as students from these portuguese-speaking african countries are concerned, their progress in higher education is clearly made more difficult because of inadequate previous learning, limited proficiency in portuguese, lack of support, difficult understanding of the subjects and difficult integration in the new community. Intervention in social skills and proficiency in portuguese would probably ease their adaptation and integration in the welcoming society. As in other european countries, Portugal has an increasingly heterogeneous student population from the point of view of the ethnic, cultural and linguistic diversity. In fact, this diversity should cause the country to pay closer attention to the issues considered in this context, in order to look for a more adequate answer. <![CDATA[<b>Promover o sucesso académico</b>: <b>Um estudo de caso relativo ao departamento de química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo apresenta as linhas gerais duma intervençAo que se destina a melhorar a situação detectada no Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e caracterizada principalmente por uma grande volatilidade do corpo discente. Procura-se actuar duma forma sistémica em vários aspectos do mais importante sistema dinâmico contido no departamento, a sua licenciatura em Química. A ideia mais saliente desta intervenção é a de criar um aumento da motivação nos alunos, apresentando a Química duma forma atractiva, organizada curricularmente por episódios ou por histórias químicas, de acordo com uma tendência que se generalizou em Inglaterra, primeiro para o ensino secundário c que agora se tem vindo a expandir aos priíficiros anos da universidade (curriculum SALTERS com origem no Departamento de Química da Universidade de Iorque). A base psicológica desta organização, altamente motivadora, é a de que sc aprende melhor quando se constrói o próprio conhecimento, caminhando duma perspectiva episódica para uma semântica. Nessa medida existem três tipos de actividades curriculares: (i) as histórias químicas, apresentadas duma forma jornalística, atractiva, motivadora e englobando os importantes problemas sobre que a Química se debruça nos nossos dias; (ii) as ideias químicas, com uma organização semântica semelhante às dos vulgares livros de texto, mas totalmente referenciada à estrutura episódica das histórias; (iii) as actividades químicas, que ajudam a consolidar o conhecimento e as aptidões adquiridas. Propõe-se também a introdução de tutorias e algumas alterações curriculares do curso, bem como das estruturas envolventes das licenciaturas e da faculdade.<hr/>The present paper presents the broad lines of a plan for educational intervention in order to improve the situation detected in the Chemistry Department of the Faculty of Sciences, University of Porto, the main characteristic of which was the great "volatility" of its students. The idea is to act in the various aspects of the most important dynamic system in the department (its first degree in Chemistry), using a systemic approach. The most salient aim of this intervention is to increase the students' motivation, presenting Chemistry in a more attractive way, with a curricular organization based on episodes or chemical storylines, following a tendency that has developed in the UK for Secondary Education that in recent years has been extended to the University's first years (SALTERS curriculum originated at the Chemistry Department, University of York). The psychological basis of such an highly motivating approach is based on Tulving's distinction between semantic and episodic memory, implying that learning is more effective when one constructs his own knowledge, starting from cases or stories and finishing in the concepts. Three types of curricular activities are proposed: the stories - chemical storylines - presented as much as possible in an attractive and motivating newspaper format, covering all the most important chemical related problems of today's world and everyday life, the chemical ideas, organized similarly to the current textbooks, but with links to the episodical structure of the chemical storylines, and the chemical activities, helping to consolidate the acquired knowledge and aptitudes. The inclusion of tutorial sessions and some other curricular modifications of the course, apart from the above first year ones, are proposed, as well as modifications in the structure of the degree and of the Faculty. <![CDATA[<b>Abordagens e estratégias de regulação do estudo em alunos do 1.°ano das licenciaturas de ciências e engenharias da Universidade de Aveiro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura descrever parte dos objectivos, instrumentos e metodologia usada num projecto de investigação iniciado em 1999, no âmbito de uma dissertação de mestrado. Fomos diagnosticar e caracterizar as influências existentes entre alguns níveis de ajustamento académico, abordagens e uso de estratégias auto-reguladoras do estudo e aprendizagens, em 420 estudantes do 1.° ano (comum) de ciências e engenharias da Universidade de Aveiro. Para o efeito, foram construídos e/ou adaptados três instrumentos de medida que permitiram obter resultados que apontaram no sentido da uma estreita relação entre diferentes dimensões pessoais, interpessoais e institucionais implicadas nos processos de ajustamento e auto-regulação académica, além da evidência de algumas diferenças significativas nos sujeitos, ao nível das várias dimensões em estudo.<hr/>This paper describes goals, instruments and methodology of a research project initiated in 1999, with the main aim of diagnosing and characterising the variables related to academic adjustment and self-regulating processes of 420 students in the common 1st year of science and engineering programs at the University of Aveiro. For the purpose, three instruments are constructed and/or adapted. The results evidenced a close link between personal, interpersonal and institutional dimensions taken into consideration in the academic and self-regulating academic processes. The results also showed some significant differences on the dimensions and variables under analysis. <![CDATA[<b>Transição e adaptação à Universidade</b>: <b>Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa o processo de transição e adaptação à universidade e apresenta o Questionário de Vivências Académicas (QVA - Almeida & Ferreira, 1997). Este questionário, enquanto instrumento de despiste, conceptualiza o processo de transição e adaptação à universidade como um processo complexo onde, tanto as variáveis pessoais como as variáveis académicas e contextuais, interagem, afectando o modo como os estudantes se adaptam, realizam e desenvolvem na instituição do Ensino Superior em que estão inseridos. O QVA foi administrado a uma amostra de 1273 alunos a frequentar o primeiro ano de 41 licenciaturas da Universidade do Minho. Os resultados nas 17 subescalas que compõem o QVA, demonstram boas qualidades psicométricas, quer no que se refere aos valores de consistência interna, quer à dimensionalidade, o que corrobora a sua utilização enquanto um instrumento de despiste.<hr/>The purpose of this paper is to analyze the process of transition and adaptation to the university of college students and to present the Academic Life Experiences Questionnaire (ALEQ; Almeida & Ferreira, 1997). This questionnaire has been developed as a screening instrument and is conceptualized to describe the college student transition and adaptation as a dynamic process of interaction between the individual (with certain psychological and cognitive characteristics) and the academic and environmental demands. The ALEQ was administered to a sample of 1273 first-year students from different majors of Minho University. The results on the 17 scales of the instrument showed good psychometric properties. The internal consistency coefficients ranged from 0,69 to 0,88. A factor analysis conducted revealed five factors explaining 72% of the variance. The five factors were designed as: (i) personal dimensions; (ii) adaptation to college major; (iii) context dimensions; (iv) academic learning process; and (v) family and financial management. <![CDATA[<b>Uma abordagem multimétodo do desenvolvimento pessoal com estudantes do ensino superior</b>: <b>Contributos da investigação e da intervenção</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Após um século de Psicologia, entendemos que é necessário integrar no estudo do desenvolvimento humano abordagens capazes de nos aproximarem da complexidade dos processos de desenvolvimento e mudança. Na linha de alguns autores, entendemos que é possível aproximar abordagens quantitativas e qualitativas na Psicologia (e.g., Patton, 1990; Mertens, 1998). A nossa proposta é a de que se integrem no plano de investigação diferentes metodologias, efectuando uma aproximação ao problema a partir de diferentes ângulos. Além disso, consideramos que, na avaliação da intervenção em desenvolvimento humano (estudo experimental), as medidas de pré e pós-teste são insuficientes para compreender a complexidade da mudança, assumindo os estudos defollow-up uma importância crucial. Entendemos ainda que é necessário efectuar uma exploração inicial do problema sob investigação e daí a utilidade de um estudo exploratório (estudo transversal de observação), pois permite obter um esboço inicial do contexto em que vamos intervir. Finalmente, defendemos que é de particular relevância ir além do silêncio dos números, introduzindo no plano de investigação os valores extremos e as histórias que co-construímos nos movimentos de desenvolvimento e mudança (estudo de casos extremos).<hr/>After a century of Psychology, it is clear that there is a need for the integration into the study of human development of those approaches that are capable of bringing us closer to the complexity of the processes of change and development. Following some authors on the subject, we can see that it is possible to apply both quantitative and qualitative approaches to Psychology (e.g., Patton, 1990; Mertens, 1998). Our proposal is that different methodologies can be integrated into a research plan, so that a problem is approached from different perspectives. Moreover, we consider that pre-and pos-test measures in the assessment of intervention in personal development (experimental studies) do not go far enough to enable us to understand the complexity of change, and so follow-up studies become crucial. We also believe that an initial exploration of the problem must be carried out and, therefore, exploratory studies (cross studies) are useful since they allow us to obtain an initial outline of the context in witch we are going to intervene. Finally, we defend the fact that it is particularly relevant to go beyond the silence of numbers, introducing to the research plan the extreme cases and the stories that we build together in the movements of human development and change process (study of extreme cases). <![CDATA[<b>Diferenças desenvolvimentais entre estudantes que solicitam e não solicitam apoio psicológico/psiquiátrico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A construção da autonomia, a capacidade para estabelecer relações amorosas, a consolidação da auto-estima são tarefas desenvolvimentais do fim da adolescência e início da idade adulta. Às dificuldades na resolução destas tarefas está frequentemente associado o humor depressivo. Este estudo analisa as diferenças entre jovens que solicitaram ou que não solicitaram apoio psicológico/psiquiátrico no último ano, no grau de resolução daquelas tarefas e no nível de humor depressivo. Para tal, duas escalas de avaliação da construção da autonomia, três escalas de avaliação da capacidade para estabelecer relações amorosas, todas construídas pelos autores, bem como a escala de auto-estima global de Rosenberg e a escala de depressão de Zung foram aplicadas a uma amostra de 525 estudantes de diversos estabelecimentos de Ensino Superior de Lisboa. Os resultados mostram a existência de diferenças significativas em todas aquelas variáveis. Sào analisadas as implicações para a intervenção psicológica com estudantes universitários.<hr/>The construction of autonomy, the capacity to establish love relationships, and self-esteem consolidation arc late adolescents' and young adults' developmental tasks. This study analyses differences between young people having and not having sought psychological/psychiatric support within the last year, with respect to their degree of resolution of those tasks, and to their depressive mood level. With this purpose, two scales evaluating autonomy construction and three scales evaluating the capacity to establish love relationships, developed by the authors, as well as Rosenberg's global self-esteem scale and Zung's depression scale were applied to a sample of 525 university students from different higher education establishments in Lisbon. The results show the existence of significant differences in all such variables. The implications for psychological intervention with university students are studied. <![CDATA[<b>A experiência de estágio académico</b>: <b>Oportunidades de formação e desenvolvimento do estudante</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo descrevemos o estágio curricular como oportunidade complementar de formação académica dos estudantes. Vários desafios adaptativos são colocados ao estagiário, dependendo o seu impacte das próprias contingências do estágio e das características do aluno. Tomando uma amostra de 282 estagiários da Universidade do Minho, pertencentes a cursos da área das Ciências Exactas, do Ensino e das Humanidades, analisamos os principais contributos e mudanças experienciados pelos estagiários ao nível da aprendizagem/formação e do desenvolvimento psicossocial. De acordo com a literatura na área, o estágio foi maioritariamente percepcionado, por estes alunos, de forma positiva enquanto oportunidade única de aquisição de competências profissionais específicas, contribuindo também para o desenvolvimento de percepções pessoais mais positivas e para uma maior clarificação das suas escolhas e projectos vocacionais.<hr/>In this article we describe the practicum as a complementary opportunity for the college student's development. In this experience, there are several challenges which the student has to deal with, which impact depends on personal and contextual variables. Taking a sample of 282 Teaching Education, Exact Sciences and Humanities students of the University of Minho, we've analysed the major contributions and changes experienced by these students in terms of their apprenticeships and their psychosocial development. According to the literature, the practicum experience is mainly perceived by these students as an unique opportunity for acquiring specific professional abilities and for developing a more positive sense of self as a person and as a professional, as well as for the clarification of their choices and vocational projects. <![CDATA[<b>A teoria da crença no mundo justo e a vitimização secundária</b>: <b>Estudos empíricos e desenvolvimentos teóricos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo revemos a literatura correspondente à teoria e à investigação que relacionam a teoria da crença no mundo justo e a vitimização secundária. Numa primeira fase é exposta a teoria e são apresentados os estudos que estiveram na base do seu desenvolvimento. Em seguida são referidos os estudos em que o grau de crença no mundo justo de cada observador é medido através de uma escala. Estes estudos permitiram avaliar o efeito do grau de adesão à crença no mundo justo dos observadores na vitimização secundária e no bem-estar psicológico. São também apresentados os estudos que introduzem a categorização na relação entre a CMJ e a vitimização secundária. Finalmente discute-se a relação entre a CMJ e os níveis de processamento da informação.<hr/>This article presents the literature relative to the theory and empirical findings relating the belief in a just world (BJ W) theory with secondary victimization. We first summarize the BJW theorie and the studies from which it was built. Secondly, we present the studies in which the observers' BJW level is measured by a scale. These studies allowed an evaluation of the level of the observer’s BJW in secondary victimization and psychological well-being. We also present the studies that introduce the categorization variable on the relation between BJW and secondary victimization. Finally we discuss the relation between BJW and levels of information processing. <![CDATA[<b>Justiça organizacional</b>: <b>Desenvolvimento e validação de um instrumento de medida</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objectivo do presente artigo é duplo: a) propor um instrumento de medida das percepções de justiça organizacional; b) testar a estrutura dimensional subjacente. Quatro fases foram seguidas. Primeira: recolheram-se itens na literatura, e elaborou-se um questionário com escalas tipo Likerl. Segunda: aplicou-se um questionário a uma amostra de 167 indivíduos, oriundos de 12 organizações, e os dados foram sujeitos a uma análise factorial das componentes principais. Terceira: novo questionário foi elaborado com os itens remanescentes do processo de depuração factorial. Quarta: foi inquirida nova amostra, contendo 282 indivíduos oriundos de 37 organizações, tendo os dados sido sujeitos a uma análise factorial confirmatória. Os resultados sugerem uma dimensionalização tripartida, correspondente às três facetas da justiça mais enfatizadas pela literatura: distributiva, procedimental e interaccional. No entanto, também oferecem pistas de reflexão sobre a pertinência de a dimensão interaccional poder ser alvo da distinção entre justiça interpessoal e justiça informacional.<hr/>This study aims to purpose a measurement instrument for organizational justice perceptions, and to test the underlying dimensional structure. Four steps were done. First: the items were collected from literature, and a questionnaire with Likert type scales was developed. Second: the questionnaire was applied to a sample comprising 167 individuals from 12 organizations, and the data were submitted to a principal component analysis. Third: a new questionnaire was performed containing the items remaining from principal component analysis. Four: a new sample comprising 282 individuals from 37 organizations was inquired, and the data were submitted to a confirmatory factor analysis. The findings suggest three dimensions of justice perceptions, the same more emphasized in literature: distributive, procedural and interactional. However, they also show that the interactional dimension can be divided in two factors: interpersonal and informational justice.