Scielo RSS <![CDATA[Revista de Enfermagem Referência]]> http://www.scielo.mec.pt/rss.php?pid=0874-028320180002&lang=es vol. serIV num. 17 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.mec.pt/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.mec.pt http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>Autoevaluación de la intensidad del dolor</b>: <b>correlación entre niños, padres y enfermeros</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Enquadramento: Em pediatria são frequentes as situações clínicas em que existe impossibilidade de autoavaliação da dor e incerteza quanto à correlação existente entre a avaliação feita por pais e enfermeiros e o autorrelato da criança. Objetivo: Avaliar o grau de correlação da avaliação da intensidade da dor entre crianças, pais e enfermeiros. Metodologia: Estudo descritivo correlacional, transversal, realizado em duas unidades de saúde com a participação de 64 crianças (5 - 17 anos), seus pais e enfermeiros cuidadores. Na avaliação da intensidade da dor foram utilizadas a Escala Visual Analógica e a escala Face, Legs, Activity, Cry, Consolability (FLACC). Resultados: Quando pais e enfermeiros avaliaram a dor com a escala FLACC, a correlação com o autorrelato revelou-se moderada entre crianças e pais (r s = 0,51; p < 0,01) e entre crianças e enfermeiros (r s = 0,55; p < 0,01). Conclusão: A autoavaliação da intensidade da dor das crianças apresenta moderadas correlações com a avaliação feita por pais e enfermeiros.<hr/>Background: In pediatrics, pain self-report is often impossible and the uncertainty regarding the degree of agreement between parents and nurses' proxy-report and children's self-report is a concern. Objective: To assess the degree of agreement between children, parents, and nurses' reports of pain intensity. Methodology: A descriptive, cross-sectional study was conducted in two health units involving 64 children (aged 5-17 years), their parents, and nurses. The Visual Analogue Scale and the Face, Legs, Activity, Cry, Consolability (FLAAC) scale were used to assess pain intensity. Results: When parents and nurses used the FLACC scale to assess pain, a moderate correlation was found between children and nurses' reports (r s = 0.51; p < 0.01) and between children and parents' reports (r s = 0.55; p < 0.01). Conclusion: Children's self-report of pain intensity is moderately correlated with parents and nurses' proxy-reports.<hr/>Marco contextual: En pediatría son frecuentes las situaciones clínicas en las que existe cierta imposibilidad de autoevaluación del dolor, así como incertidumbre en cuanto a la correlación existente entre la evaluación hecha por padres y enfermeros y el autorrelato del niño. Objetivo: Evaluar el grado de correlación de la evaluación de la intensidad del dolor entre niños, padres y enfermeros. Metodología: Estudio descriptivo correlacional, transversal, desarrollado en dos unidades de salud con la participación de 64 niños (de 5 a 17 años), sus padres y enfermeros cuidadores. En la evaluación de la intensidad del dolor se utilizaron la Escala Visual Analógica y la Escala Face, Legs, Activity, Cry, Consolability (FLACC). Resultados: Cuando los padres y los enfermeros evaluaron el dolor con la escala FLACC, la correlación con el autorrelato se mostró moderada entre niños y padres (r s = 0,51; p < 0,01) y entre niños y enfermeros (r s = 0,55; p < 0,01). Conclusión: La autoevaluación de la intensidad del dolor de los niños presenta moderadas correlaciones con la evaluación hecha por padres y enfermeros. <![CDATA[<b>Construcción de un programa de imaginación guiada para pacientes internados en unidades de cuidados paliativos</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Enquadramento: Uma das intervenções não farmacológicas cada vez mais implementada em diferentes contextos clínicos é a imaginação guiada (IG). Porém, não existem programas de intervenção de IG desenvolvidos e adaptados aos doentes admitidos em unidades de cuidados paliativos, o que impossibilita a sua implementação. Assim, emerge a necessidade de se desenvolver e validar um programa de IG. Objetivo: Construir e validar um programa de IG. Metodologia: Estudo descritivo, seguindo as diretrizes para desenvolvimento de intervenções complexas do Medical Research Council que consiste em 3 fases: identificação da evidência existente, identificação e/ou desenvolvimento de teoria, modelagem do processo e resultados. Resultados: O processo de desenvolvimento resultou num programa composto por 2 sessões de IG a serem implementadas numa mesma semana. Resultados provisórios relativamente à implementação de uma sessão de IG sugerem que a intervenção é eficaz na melhoria do conforto. Conclusão: O programa de IG demonstrou ter características ajustadas ao contexto e população-alvo. A eficácia do programa será provada num estudo quasi-experimental, a desenvolver.<hr/>Background: Guided imagery (GI) is being increasingly used as a non-pharmacological intervention in different clinical settings. However, GI intervention programs have not yet been developed and adapted to patients admitted to palliative care units, which impedes their implementation. Thus, the need emerges to develop and validate a GI program. Objective: To develop and validate a GI program. Methodology: A descriptive study was conducted following the guidelines of the Medical Research Council for the development of complex interventions in 3 phases: identifying the evidence base, identifying/developing appropriate theory, modelling process and outcomes. Results: The development process resulted in a program consisting of 2 GI sessions to be implemented in the same week. Preliminary results on the implementation of a GI session suggest that the intervention is effective in increasing comfort. Conclusion: The characteristics of the GI program proved to be adjusted to the context and target population. The effectiveness of the GI program will be tested in a quasi-experimental study.<hr/>Marco contextual: Una de las intervenciones no farmacológicas que se implementan cada vez más en diferentes contextos clínicos es la imaginación guiada (IG). Sin embargo, no existen programas de intervención de IG desarrollados y adaptados a los pacientes admitidos en unidades de cuidados paliativos, lo que imposibilita su implementación. De este modo, surge la necesidad de desarrollar y validar un programa de IG. Objetivo: Construir y validar un programa de IG. Metodología: Estudio descriptivo, que sigue las directrices para el desarrollo de intervenciones complejas del Medical Research Council, que consiste en 3 fases: identificación de las pruebas existentes, identificación y/o desarrollo de la teoría, modelado del proceso. Resultados: El proceso de desarrollo dio lugar a un programa compuesto por 2 sesiones de IG para implementarse en una misma semana. Los resultados provisionales de la implementación de una sesión de IG sugieren que la intervención es eficaz en la mejora del confort. Conclusión: El programa de IG demostró que tiene características ajustadas al contexto y la población objetivo. La eficacia del programa se probará en un estudio cuasiexperimental que se desarrollará más adelante. <![CDATA[<b>Consulta de enfermería y control de factores de riesgo cardiovasculares en pacientes después de un síndrome coronario agudo</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Enquadramento: A doença cardiovascular (DCV) é a mais importante causa de mortalidade em Portugal, sendo por isso uma área de intervenção prioritária. Mesmo após um evento coronário, muitos doentes mantêm comportamentos de risco cardiovascular (RCV). Desta forma, é pertinente o acompanhamento de enfermagem no controlo dos comportamentos de RCV, através do ensino de estilos de vida saudáveis e a adesão ao regime terapêutico. Objetivos: Analisar a influência de um programa de ensino estruturado sobre o índice de massa corporal (IMC), perímetro abdominal (PA), tensão arterial (TA), glicemia capilar (GiC), colesterol total (CT) e literacia sobre a sua situação clínica. Metodologia: Estudo quantitativo, longitudinal, randomizado, do tipo experimental, antes e após, com grupo de controlo. Resultados: O programa de prevenção secundária da DCV contribuiu para a redução do IMC, do PA e para a melhoria da compreensão do paciente sobre a sua situação clínica. Conclusão: A implementação de um programa estruturado de ensino em doentes pós síndrome coronária aguda (SCA), constitui-se uma boa metodologia na melhoria do controlo dos fatores de risco cardiovasculares.<hr/>Background: Cardiovascular disease (CVD) is the leading cause of mortality in Portugal and is thus a priority area of intervention. Even after a coronary event, many patients maintain cardiovascular risk (CVR) behaviors. For this reason, the nursing intervention is essential to control CVR behaviors through the teaching of healthy lifestyles and adherence to the therapeutic regimen. Objectives: To analyze the influence of a structured teaching program on body mass index (BMI), waist circumference (WC), blood pressure (BP), capillary blood glucose (BCG), total cholesterol (TC), and the patient's understanding of their medical condition. Methodology: A quantitative, longitudinal, randomized, experimental study was conducted with a before-and-after design and a control group. Results: The CVD secondary prevention program reduced the BMI, the WC, and improved the patient's understanding of their medical condition. Conclusion: The implementation of a structured teaching program for patients with acute coronary syndrome (ACS) is a good methodology to improve the control of CVR factors.<hr/>Marco contextual: Las enfermedades cardiovasculares (ECV) son la principal causa de mortalidad en Portugal y, por lo tanto, suponen un área de intervención prioritaria. Incluso después de un problema coronario, muchos pacientes mantienen comportamientos de riesgo cardiovascular (RCV). Por ello, en el control de los comportamientos de RCV es necesario el acompañamiento de enfermería, a través de la enseñanza de estilos de vida saludables y la adhesión al régimen terapéutico. Objetivos: Analizar la influencia de un programa de enseñanza estructurado en torno al índice de masa corporal (IMC), el perímetro abdominal (PA), la presión arterial (TA), la glucemia capilar (GiC), el colesterol total (CT) y la alfabetización sobre su situación clínica. Metodología: Estudio cuantitativo, longitudinal, aleatorizado, de tipo experimental, antes y después, con un grupo testigo. Resultados: El programa de prevención secundaria de la ECV contribuyó a la reducción del IMC, del PA y a la mejora de la comprensión del paciente de su condición médica. Conclusión: La aplicación de un programa estructurado de enseñanza en pacientes después de haber sufrido un síndrome coronario agudo (SCA) constituye una buena metodología en la mejora del control de los factores de riesgo cardiovasculares. <![CDATA[<b>Estado funcional y nutricional en pacientes ancianos admitidos en un servicio de cirugía general</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Enquadramento: O comprometimento funcional e a desnutrição associada à doença aumentam o risco de resultados adversos em saúde. Objetivo: Correlacionar a capacidade funcional com o estado nutricional em pacientes com mais de 65 anos admitidos num serviço de cirurgia. Metodologia: Estudo descritivo e correlacional com abordagem quantitativa, que avaliou, por amostragem de conveniência e protocolo de investigação aprovado por Comissão de Ética, 89 idosos (78,0 ± 6,9 anos) hospitalizados num serviço de cirurgia. A funcionalidade foi avaliada pelo Índice de Barthel (IB) e Escala Lawton e Brody (ELB) e o estado nutricional pelo Mini Nutritional Assessment Short-Form (MNA-SF). Resultados: A prevalência de desnutrição foi de 16,9%. As pontuações obtidas no IB e ELB correlacionaram-se de forma positiva com os valores do MNA-SF (R = 0,400; p < 0,01 vs R = 0,267; p < 0,05). Pacientes mais idosos apresentavam menores pontuações no IB, ELB e MNA-SF (p < 0,01). Quanto maior a força de preensão da mão dominante, melhor o estado funcional e nutricional (p < 0,01). Conclusão: A relação encontrada entre funcionalidade e estado nutricional recomenda a triagem destas condições no paciente cirúrgico.<hr/>Background: Disease-related functional impairment and malnutrition increase the risk of adverse health outcomes. Objective: To establish a correlation between functional capacity and nutritional status in patients aged over 65 years who were admitted to a general surgery ward. Methodology: Descriptive and correlational study with a quantitative approach. The sample was composed of 89 older adults (78,0 ± 6,9 years) admitted to a general surgery ward. Participants were selected using the convenience sampling technique. The research protocol was approved by the Ethics Committee. Patients' functional capacity was assessed using the Barthel Index (BI) and the Lawton and Brody Scale (LBS), and the nutritional status was assessed using the Mini Nutritional Assessment Short-Form (MNA-SF). Results: The prevalence of malnutrition was 16.9%. Both BI and LBS scores showed a positive correlation with the MNA-SF scores (R = 0.400, p < 0.01 vs R = 0.267, p < 0.05). The oldest inpatients had lower BI, LBS, and MNA-SF scores (p < 0.01). Inpatients with a better functional and nutritional status had greater grip strength in the dominant hand (p < 0.01). Conclusion: Based on the association found between functional capacity and nutritional status, it is recommended to screen surgical patients for these conditions.<hr/>Marco contextual: El compromiso funcional y la desnutrición asociada a la enfermedad aumentan el riesgo de resultados adversos en la salud. Objetivo: Correlacionar la capacidad funcional con el estado nutricional en pacientes de más de 65 años admitidos en un servicio de cirugía. Metodología: Estudio descriptivo y correlacional con enfoque cuantitativo en el que se evaluó, por muestreo de conveniencia y protocolo de investigación aprobado por la Comisión de Ética, 89 ancianos (78,0 ± 6,9 años) hospitalizados en un servicio de cirugía. La funcionalidad se evaluó mediante el Índice de Barthel (IB) y la Escala de Lawton y Brody (ELB), y el estado nutricional por la Mini Nutritional Assessment Short-Form (MNA-SF). Resultados: La prevalencia de desnutrición fue del 16,9%. Las puntuaciones obtenidas en el IB y la ELB se correlacionaron positivamente con los valores de la MNA-SF (R = 0,400; p < 0,01 vs R = 0,267; p < 0,05). Los pacientes más mayores presentaron menores puntuaciones en el IB, la ELB y la MNA-SF (p < 0,01). Cuanto mayor es la fuerza de agarre de la mano dominante, mejor es el estado funcional y nutricional (p < 0,01). Conclusión: Debido a la relación que se encontró entre funcionalidad y estado nutricional, se recomienda clasificar estas condiciones en el paciente quirúrgico. <![CDATA[<b>Metodología de cuidado humanitud</b>: <b>dificultades y beneficios de su aplicación en la práctica</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Enquadramento: A metodologia de cuidado humanitude (MCH), através de uma sequência estruturada de procedimentos cuidativos humanitude, permite operacionalizar a humanização dos cuidados. Objetivos: Conhecer a perceção dos enfermeiros sobre as dificuldades na implementação da MCH e os benefícios da sua aplicação na prática. Metodologia: Estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa que envolveu a participação de 7 enfermeiros com formação sobre MCH. Os dados foram colhidos através de entrevistas semiestruturadas e o tratamento dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo. Resultados: Da análise dos discursos emergiram dificuldades na implementação da MCH relacionadas com fatores pessoais e organizacionais. Os principais benefícios da implementação desta metodologia abrangem os profissionais, as pessoas cuidadas e as instituições. Conclusão: Dados os benefícios identificados na implementação da MCH, torna-se fundamental ter em conta os fatores que dificultam este processo, e desenvolver algumas estratégias como o envolvimento dos líderes, no sentido de criarem as condições para uma efetiva apropriação e consolidação na práxis.<hr/>Background: Through a structured sequence of humanitude care procedures, the humanitude care methodology (HCM) allows for the humanization of care. Objectives: To identify nurses' perceptions of the difficulties and benefits from the implementation of the HCM in clinical practice. Methodology: A qualitative exploratory-descriptive study was conducted involving 7 nurses with previous training on HCM. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed using the content analysis technique. Results: The discourse analysis showed that the main difficulties in the implementation of HCM were related to personal and organizational factors. The implementation of this methodology had more benefits for the professionals, the patients, and the institutions. Conclusion: Given the benefits identified in the implementation of the HCM, it is fundamental to take into account the factors that hamper this process, as well as to develop some strategies, such as leader involvement, with the purpose of creating the conditions for an effective implementation and consolidation in clinical practice.<hr/>Marco contextual: La metodología de cuidado humanitud (MCH), a través de una secuencia estructurada de procedimientos de cuidado humanitud, permite poner en funcionamiento la humanización del cuidado. Objetivos: Conocer la percepción de los enfermeros sobre las dificultades en la implementación de la MCH y los beneficios de su aplicación en la práctica. Metodología: Estudio exploratorio descriptivo de naturaleza cualitativa que involucró la participación de 7 enfermeros con formación sobre MCH. Los datos se recogieron a través de entrevistas semiestructuradas, y el tratamiento de los datos siguió la técnica del análisis de contenido. Resultados: Del análisis de los discursos surgieron dificultades en la implementación de la MCH relacionadas con factores personales y de organización. Los principales beneficios de la implementación de esta metodología engloban a los profesionales, a las personas cuidadas y a las instituciones. Conclusión: Debido a los beneficios identificados en la implementación de la MCH, es fundamental tener en cuenta los factores que dificultan este proceso y desarrollar algunas estrategias, como la participación de los líderes, para crear las condiciones necesarias para una efectiva apropiación y consolidación en la práctica. <![CDATA[<b>Percepción parental sobre los hábitos y la calidad del sueño de los niños en edad preescolar</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Enquadramento: A qualidade do sono é determinante para o bem-estar durante o dia e para otimizar o desempenho nas atividades de cada criança. Objetivos: Caracterizar os hábitos e a qualidade de sono percebidos pelos pais das crianças em idade pré-escolar. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e correlacional. Amostra não probabilística com 642 pais de crianças que frequentavam o ensino pré-escolar dos concelhos de Albergaria-a-Velha (64,2%) e Águeda (35,8%). Utilizou-se o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. Resultados: Apurou-se que 64,8% das crianças foi classificada como tendo boa qualidade de sono; 47,2% demoram a adormecer entre 16 a 30 minutos; 88,3% dormem entre 09h30 e 10h30 horas; 84% apresentam uma eficiência habitual do sono muito boa; 75,4% referem perturbação do sono; 97,5% não usam medicação para dormir e 76,6% não referem disfunção diurna. Conclusão: Embora a qualidade do sono seja boa na maioria das crianças, foram identificados vários aspetos preocupantes. Assim, é necessário que seja fornecida educação sobre a higiene do sono aos pais e à comunidade pré-escolar.<hr/>Background: Sleep quality is essential for children's well-being during the day and to optimize their school performance. Objectives: To characterize the sleep habits and quality of preschool-aged children based on their parents' perceptions. Methodology: A quantitative, descriptive, and correlational study was conducted using a nonprobability sample of 642 parents of children attending preschool in the municipalities of Albergaria-a-Velha (64.2%) and Águeda (35.8%). The Pittsburgh Sleep Quality Index was used. Results: The results showed that 64.8% of children had a good sleep quality; 47.2% of them took 16 to 30 minutes to fall asleep; 88.3% of them slept between 9 and a half hours and 10 and a half hours; 84% had very good habitual sleep efficiency; 75.4% had sleep disturbance; 97.5% did not use sleeping pills; and 76.6% had no daytime dysfunction. Conclusion: Although sleep quality is good in most of the children, a number of concerns were identified. Thus, sleep hygiene education should be provided to parents and the preschool community.<hr/>Marco contextual: La calidad del sueño es determinante para el bienestar durante el día y para optimizar el desempeño en las actividades que realiza el niño. Objetivos: Caracterizar los hábitos y la calidad del sueño percibidos por los padres de los niños en edad preescolar. Metodología: Estudio cuantitativo, descriptivo y correlacional. Muestra no probabilística con 642 padres. Los niños asisten a la enseñanza preescolar de los municipios de Albergaria-a-Velha (64,2%) y Águeda (35,8%). Se utilizó el Índice de Calidad del Sueño de Pittsburgh. Resultados: Se constató que al 64,8% de los niños se le clasificó como con buena calidad del sueño; el 47,2% tarda en dormirse entre 16 y 30 minutos; el 88,3% se duerme entre las 9h30 y las 10h30; el 84% presenta una eficiencia habitual del sueño muy buena; el 75,4% indicó trastornos del sueño; el 97,5% no usa medicamentos para dormir y el 76,6% no indicó ninguna disfunción diurna. Conclusión: En la mayoría de los niños la calidad del sueño es buena, pero hay aspectos preocupantes, por lo que es necesario educar sobre la higiene del sueño a los padres y a la comunidad educativa preescolar. <![CDATA[<b>Perfil laboral y exposición ocupacional de los recolectores de residuos sólidos de un municipio de Brasil</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Enquadramento: As condições de trabalho dos cantoneiros de recolha de resíduos sólidos (CRRS) expõem estes trabalhadores a constantes riscos ocupacionais. Objetivos: Descrever o perfil laboral e a exposição ocupacional dos CRRS de um município de Minas Gerais, Brasil. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal, descritivo, realizado com 43 CRRS de um município do interior do Estado de Minas Gerais, Brasil, no ano de 2015. Resultados: Verifica-se que este grupo de trabalhadores é constituído, essencialmente, por homens jovens, em união estável, de baixa escolaridade, que declaram estar satisfeitos com o seu trabalho, apesar de alegarem sofrer frequentemente de exposição a riscos ocupacionais. Conclusão: Conclui-se que são necessárias intervenções do ponto de vista da saúde do trabalhador, que compreendam ações de promoção da saúde e prevenção de riscos e danos destes trabalhadores.<hr/>Background: The working conditions of solid waste collectors (SWC) expose them constantly to occupational risks. Objectives: To describe the occupational profile and exposure of SWC from a municipality of Minas Gerais, Brazil. Methodology: A quantitative, cross-sectional, descriptive study was conducted with 43 SWC from a municipality of Minas Gerais, Brazil, in 2015. Results: This group of workers is mostly composed of young men in a stable union, with a low level of education, who reported being satisfied with their work, despite claiming to be often exposed to occupational risks. Conclusion: There is a need for interventions focused on the workers' health, which include actions to promote health and prevent risks and injuries among these workers.<hr/>Marco contextual: Las condiciones de trabajo de los recolectores de residuos sólidos (RRS) exponen a estos trabajadores a constantes riesgos ocupacionales. Objetivos: Describir el perfil laboral y la exposición ocupacional de los RRS de un municipio de Minas Gerais, Brasil. Metodología: Estudio cuantitativo, transversal, descriptivo, realizado con 43 RRS en un municipio del interior del Estado de Minas Gerais, Brasil, en el año 2015. Resultados: Se verifica que este grupo de trabajadores está conformado especialmente por varones jóvenes, con una unión estable, de baja escolaridad, que, a pesar de que alegan que sufren exposición a riesgos ocupacionales con frecuencia, indican que están satisfechos con su trabajo. Conclusión: Se concluye que se necesitan, desde el punto de vista de la salud del trabajador, intervenciones que comprendan acciones de promoción de la salud, así como prevención de riesgos y agravios de estos trabajadores. <![CDATA[Identificación sistemática e intervenciones breves en la reducción del consumo de alcohol en usuarios en un servicio de urgencias]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Enquadramento: Os serviços de urgência (SU) admitem o maior número de indivíduos que apresentam qualquer tipo de lesão, direta ou indiretamente, relacionada com o consumo de álcool de risco. Um potencial episódio de urgência pode ser o momento chave para uma mudança de padrão de consumo. Objetivos: Avaliar o efeito das intervenções breves (IB) na redução do consumo de risco, nos utentes admitidos num SU. Metodologia: Estudo pré-experimental, avaliação antes e após com grupo único. Foram realizadas 215 entrevistas a uma amostra não aleatória de 9 participantes com nível de risco e nocivo de álcool, avaliados através do Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT). As IB foram realizadas por um enfermeiro com treino específico. Resultados: Três utentes foram referenciados para consulta por provável perturbação de uso de álcool (PUA). Três meses após as IB, verificou-se uma redução dos níveis de risco estatisticamente significativa (p = 0,0017). Conclusão: Os resultados sugeriram efeito positivo das IB na diminuição do consumo de risco de álcool dos utentes admitidos no SU.<hr/>Background: Emergency departments (ED) admit the largest number of individuals presenting any type of injury directly or indirectly related to harmful alcohol consumption. A potential emergency episode may be the key moment for a change in the consumption pattern. Objectives: To evaluate the effect of brief interventions (BI) in reducing alcohol consumption to low-risk levels in patients admitted to an ED. Methodology: A pre-experimental study, with one-group pretest-posttest design, was conducted. A total of 215 interviews were performed to a non-randomized sample of 9 patients with harmful or hazardous risk consumption assessed using the Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT). BI were performed by a nurse with specific training. Results: Three patients were referred for consultation due to likely alcohol use disorder. At the 3-month follow-up, a statistically significant reduction in risk levels was observed (p = 0.0017). Conclusion: The results suggest a positive effect of BI in reducing alcohol consumption to low-risk levels in patients admitted to the ED.<hr/>Marco contextual: Los servicios de urgencias (SU) son los que más admiten a individuos que presentan cualquier tipo de lesión de riesgo relacionada directa o indirectamente con el consumo de alcohol. Un posible caso de urgencias puede ser el momento clave para un cambio en el patrón de consumo. Objetivos: Evaluar el efecto de las intervenciones breves (IB) en la reducción del consumo de riesgo en los usuarios admitidos en un SU. Metodología: Estudio preexperimental, evaluación antes y después con un único grupo. Muestra no aleatoria. Se realizaron 215 entrevistas. En el estudio se incluyen 9 participantes con nivel de riesgo y nocivo de alcohol, evaluado a través del Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT). Las intervenciones las llevó a cabo un enfermero con formación específica. Resultados: Se indicaron tres usuarios para consulta por probable alteración del consumo de alcohol (PUA). Tres meses después de las IB, se verificó una reducción de los niveles de riesgo estadísticamente significativa (p = 0,0017). Conclusión: Los resultados mostraron un efecto positivo de las IB en la disminución del consumo de riesgo de alcohol de los usuarios admitidos en el SU. <![CDATA[<b>Terapia por caja espejo y autonomía en el autocuidado después de un accidente cerebrovascular</b>: <b>programa de intervención</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Enquadramento: Nos doentes com acidente vascular cerebral (AVC) da artéria cerebral média (ACM), a alteração da função do membro superior conduz à dependência no autocuidado. No processo de reconstrução da autonomia/independência, existe evidência da efetividade dos métodos com estímulos sensoriais na recuperação motora após o AVC. Objetivo: Avaliar o contributo da terapia por caixa de espelho para a autonomia no autocuidado nos doentes com hemiplegia/hemiparesia, por AVC da ACM. Metodologia: Estudo transversal, quase-experimental, com abordagem quantitativa, desenho pré-programa/pós-programa com grupo controlo não equivalente. Amostra não probabilística de 30 participantes. Resultados: Verificaram-se ganhos na força de preensão, amplitude articular e destreza manual do membro superior, mais expressivos no grupo experimental mas sem diferenças estatisticamente significativas entre grupos. Conclusão: Apesar da evolução mais expressiva do grupo experimental, a terapia por caixa de espelho não se revelou efetiva na recuperação motora do membro superior, pelo que, é necessário continuar a investigação nesta área com desenhos randomizados, amostras maiores e direcionada para o autocuidado.<hr/>Background: In patients with middle cerebral artery (MCA) stroke, changes in upper limb function lead to dependence on others for self-care. In the process of recovering autonomy/independence, there is evidence on the effectiveness of sensory stimulation techniques in the motor recovery after stroke. Objective: To assess the effect of mirror therapy on the self-care autonomy of patients with hemiplegia/hemiparesis due to MCA stroke. Methodology: Cross-sectional and quasi-experimental study with a quantitative approach, a before-and-after design, and a non-equivalent control group. A nonprobability sample of 30 participants was selected. Results: Gains in grip strength, joint range of motion, and manual dexterity of the upper limb were more significant in the experimental group but without statistically significant differences between groups. Conclusion: Despite the more significant evolution of the experimental group, mirror therapy was not effective in the motor recovery of the upper limb. Further studies are needed in this area using randomized designs, larger samples, and focused on self-care.<hr/>Marco contextual: En los pacientes que han sufrido un accidente cerebrovascular (ACV) en la arteria cerebral media (ACM), la alteración de la función del miembro superior lleva a ser dependientes en el autocuidado. En el proceso de reconstrucción de la autonomía/independencia, existen pruebas de la efectividad de los métodos con estímulos sensoriales en la recuperación motora después del ACV. Objetivo: Evaluar la contribución de la terapia por caja espejo para la autonomía en el autocuidado en los pacientes con hemiplejia/hemiparesia por ACV de la ACM. Metodología: Estudio basado en el paradigma cuantitativo, de naturaleza transversal y carácter cuasiexperimental, con un diseño preprograma/posprograma con un grupo de control no equivalente. Muestra de 30 participantes sin repartir aleatoriamente. Resultados: Se observaron beneficios en la fuerza de prensión, amplitud articular y destreza manual del miembro superior, más llamativos en el grupo experimental pero sin diferencias estadísticamente significativas entre grupos. Conclusión: A pesar de la evolución más llamativa del grupo experimental, la terapia por caja espejo no se mostró efectiva en la recuperación motora del miembro superior, por lo que es necesario continuar la investigación en esta área con diseños aleatorizados, muestras mayores y dirigida al autocuidado. <![CDATA[<b>Validación de la <i>Resilience Scale</i> de Wagnild y Young en el contexto de la acogida residencial de adolescentes</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Enquadramento: O acolhimento residencial pode constituir proteção para os adolescentes, promovendo o desenvolvimento e manutenção da sua resiliência. Objetivo: Validar, numa amostra de adolescentes em acolhimento residencial, a Resilience Scale (RS) de Wagnild e Young (1993), adaptada para português por Felgueiras, Festas, e Vieira (2010). Metodologia: Estudo metodológico, de validação da RS, a partir de adaptação portuguesa prévia, numa amostra de 384 adolescentes em acolhimento residencial. Resultados: A RS, de 25 itens, apresentou elevada consistência interna (α = 0,925). A análise fatorial exploratória revelou uma solução bifatorial (competência pessoal e aceitação de si e da vida) de acordo com a proposta original. Algumas diferenças foram encontradas na alocação de itens. Nos adolescentes, a competência pessoal foi positiva e significativamente correlacionada com a idade. Os rapazes são significativamente mais resilientes (total e dimensões) do que as raparigas, diferença que foi tomada como validade discriminante. Conclusão: Esta versão portuguesa da escala tem muitas semelhanças com a versão original, distinguindo-se das versões portuguesas já publicadas. Permite a investigação sobre a resiliência em adolescentes em acolhimento residencial.<hr/>Background: Residential care can protect adolescents by developing and maintaining their resilience. Objective: To validate the Resilience Scale (RS), developed by Wagnild and Young (1993) and adapted to the Portuguese population by Felgueiras, Festas, and Vieira (2010), in a sample of adolescents in residential care. Methodology: Methodological study on the validation of the RS, following a previous Portuguese adaptation, in a sample of 384 adolescents in residential care. Results: The 25-item RS had a high internal consistency (α = 0.925). The exploratory factor analysis revealed a two-factor solution (personal competence and acceptance of self and life), which is in line with the original proposal. Some differences were found in item allocation. In adolescents, personal competence was positively and significantly correlated with age. Boys were significantly more resilient (total and dimensions) than girls. This difference was taken as discriminant validity. Conclusion: This Portuguese version of the scale has many similarities with the original version but is different from the previously published Portuguese versions. It allows for the development of research on resilience in adolescents in residential care.<hr/>Marco contextual: La acogida residencial puede constituir protección para los adolescentes, lo que promueve el desarrollo y mantenimiento de su resiliencia. Objetivo: Validar, en una muestra de adolescentes en acogida residencial, la Resilience Scale (RS) de Wagnild y Young (1993), adaptada al portugués por Felgueiras, Festas, y Vieira (2010). Metodología: Estudio metodológico de validación de la RS a partir de la adaptación portuguesa previa en 384 adolescentes en acogida residencial. Resultados: La RS, de 25 ítems, presenta elevada consistencia interna (α = 0,925). El análisis factorial exploratorio sugirió una solución bifactorial (competencia personal y aceptación de sí mismo y de la vida), de acuerdo con la propuesta original, y muestra algunas diferencias en la asignación de los ítems. En los adolescentes, la competencia personal se correlaciona positiva y significativamente con la edad. Los chicos son significativamente más resilientes (total y dimensiones) que las chicas, diferencia que fue tomada como validez discriminante. Conclusión: Esta versión portuguesa de la escala tiene muchas similitudes con la versión original aunque se distingue de las versiones en portugués anteriormente publicadas. Permite la investigación sobre la resiliencia en adolescentes en acogida residencial. <![CDATA[<b>La caminata como intervención durante la quimioterapia</b>: <b>revisión integradora</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Enquadramento: A caminhada tem vindo a ser utilizada como intervenção promotora da saúde e para alívio dos sintomas em utentes com cancro durante a quimioterapia. Objetivo: Delineou-se este percurso com o objetivo de mapear a produção científica sobre a utilização da caminhada enquanto intervenção nos utentes sujeitos a quimioterapia. Metodologia: Procedeu-se a uma revisão integrativa da literatura de artigos das bases de dados MEDLINE® e CINAHL®. O protocolo de revisão foi elaborado e a categorização temática foi realizada. Resultados: Com base nos critérios de inclusão e exclusão, foram considerados 12 estudos primários para análise, publicados entre 2010 e 2017. Foram identificadas 5 áreas temáticas relevantes: duração, frequência e acompanhamento da caminhada durante a quimioterapia, adesão à intervenção da caminhada, efeitos nos sintomas psicológicos e físicos, população-alvo e instrumentos de avaliação utilizados. Conclusão: Apesar das vantagens da utilização da caminhada durante a quimioterapia, é ainda incipiente a sua utilização como intervenção de enfermagem, sendo fundamental mais investigação a este nível.<hr/>Background: Walking has been used as a health promotion and symptom relief intervention in patients with cancer during chemotherapy. Objective: To map the existing literature on the use of walking as an intervention in patients undergoing chemotherapy. Methodology: Integrative review of articles found in MEDLINE® and CINAHL® databases. The review protocol was designed and the thematic categorization was performed. Results: Based on inclusion and exclusion criteria, 12 primary studies published between 2010 and 2017 were considered for analysis. Five relevant thematic areas were identified: duration, frequency, and monitoring of walking during chemotherapy; adherence to the walking intervention; effects on psychological and physical symptoms; target population; and assessment tools. Conclusion: Despite the advantages of the walking intervention during chemotherapy, evidence on its use as a nursing intervention is still scarce, with further research being required in this area.<hr/>Marco contextual: La caminata se ha utilizado como intervención para promover la salud y aliviar los síntomas durante la quimioterapia en los pacientes con cáncer. Objetivo: Se desarrolló este itinerario con el objetivo de mapear la producción científica sobre la utilización de la caminata como intervención en los usuarios sometidos a quimioterapia. Metodología: Se realizó una revisión integradora de la literatura de artículos de las bases de datos MEDLINE® y CINAHL®. El protocolo de revisión se diseñó y se realizó la categorización temática. Resultados: Con base en los criterios de inclusión y exclusión, se consideraron para su análisis 12 estudios primarios publicados entre 2010 y 2017. Se identificaron 5 áreas temáticas relevantes: duración, frecuencia y seguimiento de la caminata durante la quimioterapia, adhesión a la intervención de la caminata, efectos en los síntomas psicológicos y físicos, población objetivo e instrumentos de evaluación utilizados. Conclusión: A pesar de las ventajas de la utilización de la caminata durante la quimioterapia, su utilización como intervención de enfermería es aún incipiente, por lo que es fundamental realizar más investigaciones a este nivel. <![CDATA[<b>El foro de discusión como herramienta docente en prácticas tuteladas del grado en enfermería</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Marco contextual: Entre las metodologías activas que aprovechan las posibilidades que ofrecen las técnicas de la información y la comunicación se encuentran los foros de discusión, como método de comunicación asincrónico, utilizados para desarrollar competencias esenciales entre los estudiantes del grado en enfermería, como la capacidad de redacción, reflexión y pensamiento crítico. Objetivo: Reflexionar sobre el uso del foro virtual como herramienta didáctica en prácticas tuteladas. Principales temas en análisis: En el grado en enfermería del Centro Universitario de Ciencias de la Salud San Rafael-Nebrija se implementó, en el curso 2014-2015, el uso de foros de discusión como actividad dirigida dentro del porfolio digital incluido en la asignatura de Prácticas Tuteladas Nivel Medio del 3.º curso. Conclusión: El foro de discusión como herramienta de innovación docente es útil para la adquisición de conocimientos o la actualización de los mismos a través de la realización de búsquedas bibliográficas y para desarrollar la capacidad de síntesis y priorización de los estudiantes, lo que favorece su autoaprendizaje.<hr/>Background: The virtual forum is one the active methodologies taking advantage of the possibilities offered by the information and communication technologies. They are an asynchronous communication method used to develop essential skills among nursing degree students, including their writing, reflection, and critical thinking skills. Objective: To reflect on the use of the virtual forum as a teaching tool in supervised practice. Main topics under analysis: In the Nursing Degree of the University Center of Health Sciences San Rafael-Nebrija, discussion fora were implemented in 2014/2015 as a directed activity within the digital portfolio included in the Intermediate Internship of the 3rd-year of the Nursing Degree (4 years in total). Conclusion: As an innovative teaching tool, discussion fora are useful for the acquisition or update of knowledge through literature searches and for the development of students' synthesis and prioritization skills, promoting their self-learning.<hr/>Enquadramento: Entre as metodologias ativas que aproveitam as possibilidades oferecidas pelas técnicas de informação e comunicação, estão os fóruns de discussão, como método de comunicação assíncrona, usado para desenvolver competências essenciais entre os estudantes de Enfermagem, como a capacidade de escrever, reflexão e pensamento crítico. Objetivo: Refletir sobre o uso do fórum como ferramenta pedagógica na prática supervisionada. Principais tópicos em análise: Na Licenciatura em Enfermagem do Centro Universitário de Ciências da Saúde, San Rafael-Nebrija foi implementado, no curso 2014-2015, o uso de fóruns de discussão como atividade direcionada dentro do portfólio digital incluído no assunto de Estágios Tutelados Nível 3 do terceiro ano. Conclusão: O uso do fórum de discussão como ferramenta de inovação pedagógica é útil para a aquisição de conhecimento ou atualização do mesmo através da realização de pesquisas bibliográficas e para desenvolver a capacidade de síntese e priorização dos alunos, o que favorece a sua auto-aprendizagem. <![CDATA[<b>Potencial de contaminación de garrotes en la punción venosa periférica de pacientes</b>: <b>protocolo de <i>scoping review</i></b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Contexto: Na seleção de um acesso venoso, preconiza-se a utilização de um garrote acima do local de punção, potencializando a distensão venosa. Dadas as características e práticas na utilização clínica, o garrote pode representar uma fonte de disseminação de microrganismos. Todavia, os resultados dos estudos científicos neste âmbito encontram-se dispersos na literatura. Objetivos: Mapear a evidência disponível sobre a contaminação microbiológica de garrotes utilizados na punção venosa periférica, identificando práticas na sua manipulação. Método de revisão: Metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. Foi definido um protocolo de scoping review, adequado a cada base/repositório para identificar estudos relevantes a incluir que respondam aos critérios delineados. A análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados será desenvolvida por dois revisores independentes. Apresentação e interpretação dos resultados: O mapeamento do potencial de contaminação do garrote e práticas dos profissionais contribuirá para a disseminação da evidência disponível. Conclusão: Espera-se que a scoping review contribua para a análise crítica de práticas neste âmbito, dado o potencial impacte na segurança dos cuidados prestados.<hr/>Background: The tourniquet should be placed above the venipuncture site, thus promoting venous distension. Given its characteristics and use in clinical practice, tourniquets can be a source of microbial contamination. However, the results of scientific studies on this topic are scattered in the literature. Objective: To map the available evidence on the microbial contamination of tourniquets used in peripheral venipuncture, as well as identify health professionals' practices in handling these devices. Review method: Methodology proposed by the Joanna Briggs Institute. A scoping review protocol was established, which is appropriate to each database/repository, with the purpose of identifying relevant studies that meet the criteria outlined. Two independent reviewers will assess all articles for relevance, as well as perform data extraction and synthesis. Presentation and interpretation of results: The mapping of the potential for contamination of tourniquets and professionals' practices will contribute to the dissemination of the available evidence. Conclusion: This scoping review is expected to contribute to the critical analysis of the clinical practices in this area, given their potential impact on the safety of care delivery.<hr/>Contexto: En la selección de un acceso venoso, se recomienda la utilización de un garrote por encima del lugar de punción, lo que potencia la distensión venosa. Dadas las características y prácticas en la utilización clínica, el garrote puede representar una fuente de propagación de microorganismos. No obstante, los resultados obtenidos en los estudios científicos de este ámbito se encuentran dispersos en la literatura. Objetivos: Mapear las pruebas disponibles sobre la contaminación microbiológica de los garrotes utilizados en la punción venosa periférica, e identificar las prácticas en su manipulación. Método de revisión: Metodología propuesta por el Joanna Briggs Institute. Se definió un protocolo de scoping review adecuado para cada base o repositorio con el fin de identificar e incluir estudios relevantes que respondan a los criterios definidos. El análisis de relevancia de los artículos, así como la extracción y la síntesis de los datos lo desarrollarán dos revisores independientes. Presentación e interpretación de los resultados: El mapeo del potencial de contaminación del garrote y las prácticas de los profesionales contribuirá a la diseminación de las pruebas disponibles. Conclusión: Se espera que la scoping review contribuya al análisis crítico de las prácticas en este ámbito, dado el potencial impacto en la seguridad de los cuidados prestados. <![CDATA[<b>Preocupaciones maternas en el posparto</b>: <b>revisión integradora</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Enquadramento: O período de pós-parto representa uma área fundamental nos cuidados à mulher/casal e família. Neste contexto, as preocupações das mães durante a transição para a parentalidade podem assumir um impacto diferencial na adaptação ao novo papel parental. Objetivo: Identificar as principais preocupações maternas no período pós-parto. Metodologia: Revisão integrativa, no motor de busca EBSCOhost, nas bases de dados CINAHL (Plus with Full Text), MEDLINE (with Full Text), MedicLatina (tm) Cochrane (Plus Collection), Nursing & Allied Health Collection (tm). Foram elegíveis 17 estudos no período entre 1990 e 2016, nos idiomas português e inglês. Resultados: A análise realizada identificou 6 áreas que refletem as preocupações maternas no pós-parto: preocupações maternas e o cuidar do recém-nascido; preocupações maternas e recuperação funcional; preocupações maternas e transição para a parentalidade; preocupações maternas e relacionamento conjugal; preocupações maternas e família/apoio social e preocupações maternas e apoio de profissionais de saúde. Conclusão: A revisão sintetiza conhecimentos das preocupações maternas que podem ser promotoras de estratégias que aumentem a competência materna na transição para a parentalidade.<hr/>Background: The postpartum period is a particularly relevant area when caring for the woman/couple and family. Thus, the mothers' concerns during the transition to parenthood can have a differential impact on the adaptation to the new parental role. Objective: To identify the main maternal concerns in the postpartum period. Methodology: Integrative review in the CINAHL (Plus with Full Text), MEDLINE (with Full Text), MedicLatina (tm), Cochrane (Plus Collection), and Nursing & Allied Health Collection (tm) databases on the EBSCOhost platform. Seventeen studies were selected which had been published between 1990 and 2016 in Portuguese and English. Results: Six dimensions were identified which reflect maternal concerns during the postpartum period: maternal concerns and infant care; maternal concerns and functional recovery; maternal concerns and transition to parenthood; maternal concerns and marital relationship; maternal concerns and family/social support; and maternal concerns and support from health professionals. Conclusion: The review synthesizes the evidence on maternal concerns which may lead to the development of strategies for increasing maternal competence during the transition to parenthood.<hr/>Marco contextual: El período de posparto representa un área fundamental en los cuidados a la mujer/pareja y familia. En este contexto, las preocupaciones de las madres durante la transición a la parentalidad pueden tener un impacto diferencial en la adaptación al nuevo papel parental. Objetivo: Identificar las principales preocupaciones maternas en el período de posparto. Metodología: Revisión integradora, en el motor de búsqueda EBSCOhost en las bases de datos CINAHL (Plus with Full Text), MEDLINE (with Full Text), MedicLatina (tm), Cochrane (Plus Collection), Nursing & Allied Health Collection (tm). Del total, 17 estudios fueron elegibles entre 1990 y 2016, en portugués y en inglés. Resultados: El análisis realizado identificó 6 áreas que reflejan las preocupaciones maternas en el posparto: preocupaciones maternas y cuidado del recién nacido; preocupaciones maternas y recuperación funcional; preocupaciones maternas y transición hacia la parentalidad; preocupaciones maternas y relación conyugal; preocupaciones maternas y familia / apoyo social; y preocupaciones maternas y apoyo de profesionales de la salud. Conclusión: La revisión sintetiza conocimientos de las preocupaciones maternas que pueden promover estrategias que aumenten la competencia materna en la transición a la parentalidad. <![CDATA[<b>Responsabilidad en los cuidados enfermeros</b>: <b>poniendo en el centro a la persona</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Marco contextual: La esencia de la enfermería es el cuidado. Aun habiendo diferentes definiciones de enfermería, todas ellas comparten esta idea. En lo que quizá no haya un acuerdo sea en el significado de cuidado. Objetivo: Reflexionar acerca de la responsabilidad en los cuidados enfermeros, poniendo en el centro a la persona. Principales temas de análisis: Se efectuó una revisión narrativa en relación a la evolución de los paradigmas de la enfermería, la realidad de la asistencia en el actual modelo hegemónico de la atención sanitaria, la relación enfermera-paciente en el encuentro asistencial y las propuestas de mejora para que este encuentro sea de calidad. Conclusión: El cuidado enfermero no es un acto aislado. Tiene lugar en unos determinados contextos sociales, institucionales y en redes de relaciones que le confieren significado. No debemos, no podemos descuidar los cuidados. Tenemos que preservar la responsabilidad en los cuidados enfermeros, poniendo en el centro a la persona.<hr/>Background: The essence of nursing is care. Although we can find different definitions of Nursing, all of them share this idea. Even though, they all don't agree in the meaning of care. Objective: Reflect on responsibility in nursing care by placing the person in the center. Main topics under analysis: A narrative review was carried out in relation to the evolution of Nursing paradigms, the reality of the assistance in the current hegemonic model of health care, the nurse-patient relationship in the care encounter and the proposals for improvement for quality meetings. Conclusion: Nursing care is not an isolated act. It takes place in certain social and institutional contexts as well as in networks of relationships that confer meaning on it. We should not, we can not neglect the care. We have to preserve the responsibility in nursing care, placing at the center the person.<hr/>Enquadramento: O cuidado é a essência da enfermagem. Embora existam diferentes definições de enfermagem, todos eles compartilham essa ideia. Naquilo em que pode não haver acordo é no significado atribuído ao cuidado. Objetivo: Refletir sobre a responsabilidade no cuidado de enfermagem, colocando a pessoa no centro. Principais tópicos em análise: Uma revisão da literatura foi realizada em relação à evolução dos paradigmas de enfermagem, a realidade da assistência no atual modelo hegemónico de cuidados de saúde, a relação enfermeiro-paciente no encontro de atendimento e as propostas de melhoria para que o mesmo seja de qualidade. Conclusão: O cuidado de enfermagem não é um ato isolado. Isso ocorre em certos contextos sociais, institucionais e redes de relacionamentos que lhe dão significado. Não devemos, não podemos negligenciar o cuidado. Temos de preservar a responsabilidade no cuidado de enfermagem, colocando a pessoa no centro.