Scielo RSS <![CDATA[Revista de Enfermagem Referência]]> http://www.scielo.mec.pt/rss.php?pid=0874-028320170001&lang=pt vol. serIV num. 12 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.mec.pt/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.mec.pt http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>A dependência de tabaco em estudantes de enfermagem</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: Os estudantes de enfermagem, pelos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, devem estar conscientes dos malefícios do tabagismo. Objetivos: Estimar a prevalência de consumo de tabaco e identificar as variáveis sociodemográficas, académicas e psicológicas, associadas à dependência de nicotina, em estudantes de enfermagem. Metodologia: Estudo transversal analítico. Amostra de 404 estudantes de enfermagem, 86,1% género feminino (M=23,60±6,67 anos). Questionário constituído por variáveis sociodemográficas e académicas, Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse, Escala de Afeto Positivo e Negativo, o Teste Fagerström da Dependência à Nicotina e o Inventário de Personalidade de Eysenck. Resultados: Prevalência de consumo de tabaco de 25,2%, género masculino com uma percentagem maior (32,1% vs. 24,1%). Os estudantes começaram a fumar aos 16,8 anos. Dos estudantes que começaram a fumar antes dos 15 anos, 44,4% apresentam um nível de dependência elevado.O consumo de tabaco associou-se à extroversão e ao stresse. Conclusão: Um quarto dos estudantes fumam e o consumo associou-se com variáveis psicológicas. Há necessidade da criação e implementação de intervenções de dissuasão do consumo de substâncias psicoativas.<hr/>Background: Nursing students should be aware of the harmful effects of smoking as a result of the knowledge acquired throughout their degree. Objectives: To estimate the prevalence of tobacco consumption and identify the sociodemographic, academic, and psychological variables associated with tobacco dependence in nursing students. Methodology: Analytical cross-sectional study. Sample of 404 nursing students, 86.1% of female students (M=23.60±6.67 years). Questionnaire composed of sociodemographic and academic variables, the Portuguese versions of the Depression, Anxiety and Stress Scale and the Positive and Negative Affect Scale, the Fagerström Test for Nicotine Dependence, and the Eysenck Personality Inventory. Results: Prevalence of tobacco consumption of 25.2%, higher percentage among male students (32.1% vs. 24.1%). Students started smoking at 16.8 years. A high level of dependence was found in 44.4% of the students who started smoking before the age of 15. Tobacco consumption was associated with extroversion and stress. Conclusion: A quarter of the students smoke. Tobacco consumption was associated with psychological variables. Interventions to discourage the consumption of psychoactive substances should be created and implemented.<hr/>Marco contextual: Los estudiantes de enfermería, por los conocimientos adquiridos a lo largo del curso, deben ser conscientes de los perjuicios del tabaquismo. Objetivos: Estimar la prevalencia del consumo de tabaco e identificar las variables sociodemográficas, académicas y psicológicas asociadas a la dependencia a la nicotina en estudiantes de enfermería. Metodología: Estudio transversal analítico. La muestra estuvo formada por 404 estudiantes de enfermería, el 86,1 % del género femenino (M=23,60±6,67 años). El cuestionario estuvo constituido por variables sociodemográficas y académicas, la Escala de Ansiedad, Depresión y Estrés, la Escala de Afecto Positivo y Negativo, el Test de Fagerström de la Dependencia a la Nicotina y el Inventario de Personalidad de Eysenck. Resultados: Prevalencia del consumo de tabaco del 25,2%, género masculino con un porcentaje mayor (32,1 % vs. 24,1 %). Los estudiantes comenzaron a fumar a los 16,8 años. De los estudiantes que comenzaron a fumar antes de los 15 años, el 44,4% presenta un nivel de dependencia elevado. El consumo de tabaco se asoció a la extroversión y al estrés. <![CDATA[<b>A pessoa com retenção urinária</b>: <b>perceção do estudante e evidências científicas da utilização do ultrassom portátil</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: Na assistência e ensino da enfermagem é infrequente o uso do ultrassom de bexiga na avaliação do paciente em retenção urinária. Objetivo: Analisar a perceção do aluno de enfermagem sobre proficiência, conhecimento e habilidade na avaliação da retenção urinária e na execução do cateterismo urinário e identificar evidências científicas da utilização do ultrassom de bexiga na formulação do diagnóstico de retenção urinária. Metodologia: Realizados dois estudos: 1) descritivo, tendo participado 305 estudantes de enfermagem (dados colhidos por questionário); 2) revisão integrativa da literatura. Resultados: No estudo 1, verificou-se que os estudantes referem maior confiança para a realização do cateterismo urinário do que para a avaliação da pessoa em retenção urinária. No estudo 2, surge a evidência de que o ultrassom de bexiga é uma tecnologia que proporciona segurança ao profissional e ao paciente, qualificando o ensino e a assistência. Conclusão: A complexidade da assistência de enfermagem na retenção urinária pode ser qualificada com o uso do ultrassom de bexiga.<hr/>Background: In nursing care and teaching, ultrasound bladder scanners are rarely used for assessing urinary retention. Objectives: To analyze nursing students' perception of proficiency, knowledge, and skill in the evaluation of urinary retention and performance of urinary catheterization, and to identify scientific evidence on the use of ultrasound bladder scanners to diagnose urinary retention. Methodology: Two studies were conducted: 1) Descriptive, with the participation of 305 nursing students (data collected by questionnaire); 2) Integrative review of the literature. Results: In study 1, students reported more confidence in the performance of urinary catheterization than in the evaluation of the person with urinary retention. Study 2 showed that the ultrasound bladder scanner is a technology that provides professional and patient safety, improving teaching and care delivery. Conclusion: The use of ultrasound bladder scanners can improve the complexity of nursing care in urinary retention.<hr/>Marco científico: En la asistencia y enseñanza de la enfermería no es muy frecuente el uso del ultrasonido de vejiga en la evaluación del paciente en retención urinaria. Objetivo: Analizar la percepción del alumno de enfermería sobre la competencia, conocimiento y habilidad en la evaluación de la retención urinaria y en la ejecución del cateterismo urinario, e identificar evidencias científicas de la utilización del ultrasonido de vejiga en la formulación del diagnóstico de retención urinaria. Metodología: Se realizaron dos estudios: 1) descriptivo, en el que participaron 305 estudiantes de enfermería (datos recogidos mediante cuestionario); 2) revisión integradora de la literatura. Resultados: En el estudio 1, se verificó que los estudiantes muestran mayor confianza hacia la realización del cateterismo urinario que hacia la evaluación de la persona en retención urinaria. En el estudio 2, surge la evidencia de que el ultrasonido de vejiga es una tecnología que proporciona seguridad al profesional y al paciente, lo que cualifica la enseñanza y la asistencia. Conclusión: La complejidad de la asistencia de enfermería en la retención urinaria puede ser cualificada con el uso del ultrasonido de vejiga. <![CDATA[<b>Consumo de álcool e tabaco em jovens portadores do vírus de imunodeficiência humana</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Marco Contextual: El consumo de alcohol y tabaco en jóvenes portadores del virus de la inmunodeficiencia humana representa un problema debido al impacto que tiene en la salud de estas personas. Objetivos: Determinar la prevalencia de consumo de alcohol y tabaco en jóvenes portadores del virus de la inmunodeficiencia humana. Metodología: Diseño descriptivo transversal, la muestra se estimó bajo un nivel de confianza del 95%, incluyéndose 70 jóvenes portadores del virus de la inmunodeficiencia humana adscritos a un centro ambulatorio de prevención y atención en sida e infecciones de transmisión sexual. Resultados: El 100% de los jóvenes han consumido alcohol alguna vez en la vida, presentando un consumo dañino el 95,7%. Asimismo el 81,4% de los jóvenes han consumido tabaco alguna vez en la vida, predominando el tipo de fumador experimental con un 50%. Conclusión: Se presentó alta prevalencia de consumo de alcohol y tabaco en los jóvenes portadores del virus de la inmunodeficiencia humana. Por ello es indispensable implementar intervenciones de enfermería que contribuyan de manera eficaz y oportuna a reducir, retrasar o evitar el consumo de estas sustancias.<hr/>Background: Alcohol and tobacco use among young people with human immunodeficiency virus represents a problem due to its impact on their health. Objectives: To determine the prevalence of alcohol and tobacco use among young people with human immunodeficiency virus. Methodology: Cross-sectional descriptive study. The sample included 70 young people with human immunodeficiency virus registered in an outpatient center for prevention and care of AIDS and sexually transmitted diseases. A confidence level of 95% was used. Results: We found that 100% of young people had drink alcohol at some point in their life, with a harmful consumption of 95.7%. Similarly, 81.4% of young people had smoked at some point in their life, with a predominance of experimental smokers (50%). Conclusion: A high prevalence of alcohol and tobacco use was observed among young people with human immunodeficiency virus. Therefore, nursing interventions should be implemented with a view to effectively reducing, delaying or avoiding the consumption of these substances.<hr/>Enquadramento: O consumo de álcool e tabaco em jovens portadores do vírus da imunodeficiência humana representa um crescente problema devido ao impacto na saúde destas pessoas. Objectivos: Determinar a prevalência de consumo de álcool e tabaco em jovens portadores do vírus de imunodeficiência humana. Metodologia: Desenho descritivo transversal, incluiu 70 jovens portadores do vírus da imunodeficiência humana, inscritos num centro ambulatório de prevenção e atenção em sida e infeções de transmissão sexual. Resultados: Cem por cento dos jovens têm consumido álcool alguma vez na vida, apresentando um consumo nocivo de 95,7%. Assim mesmo o 81,4% dos jovens que têm consumido tabaco alguma vez na vida, predominando o tipo de fumador experimental com 50%. Conclusão: Verificou-se uma elevada prevalência de consumo de álcool e tabaco nos jovens portadores do vírus de inmunodeficiência humana, sendo indispensável implementar intervenções de enfermagem que contribuam de maneira eficaz a reduzir ou evitar o consumo destas substâncias. <![CDATA[<b>Gravidez na adolescência e coplaneamento local</b>: <b>uma abordagem diagnostica a partir do modelo PRECEDE-PROCEED</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: O artigo expõe a primeira fase de uma pesquisa participativa baseada na comunidade para reduzir gravidez na adolescência (GA). Esta abordagem visa privilegiar a complexidade do fenómeno e a especificidade de contextos locais. Objetivos: Aplicar o modelo PRECEDE-PROCEED para realizar o diagnóstico social e epidemiológico da GA num município do Estado do Rio de Janeiro (RJ) com vista a subsidiar intervenções para sua redução. Metodologia: Utilizaram-se metodologias quanti-qualitativas. Análise descritiva de informações epidemiológicas, observação participante, mapa-falante e rodas de conversa, num município de médio porte do RJ (2014-2015). Resultados: O diagnóstico evidenciou a gravidez precoce na adolescência e a sua associação com importantes vulnerabilidades sociais e na atenção à saúde deste segmento. O modelo empregado possibilitou mapear este cenário e fortalecer o engajamento de parceiros locais para enfrentar a problemática, além de elencar prioridades e compromissos numa perspetiva emancipatória e interdisciplinar. Conclusão: Com este estudo foi possível desenhar novas intervenções para envolver adolescentes e diversos atores na conceção de aproximações de cogestão, ensino, serviço e comunidade.<hr/>Background: The article outlines the first phase of a community-based participatory research to reduce adolescent pregnancy. This approach aims to address the complexity of the phenomenon and the specific characteristics of the local settings. Objectives: To apply the PRECEDE-PROCEED model to make a social and epidemiological diagnosis of adolescent pregnancy in a city of the State of Rio de Janeiro (RJ), with a view to contributing to interventions for its reduction. Methodology: Quantitative and qualitative methodologies were used (descriptive analysis of epidemiological data, participant observation, talking-map, and conversation circles) in a medium-sized city of RJ (2014-2015). Results: The diagnosis highlighted the association between early adolescent pregnancy and key social and healthcare vulnerabilities in this population segment. The model enabled the mapping of this scenario and the increasing engagement of local partners to address this issue, as well as the listing of priorities and commitments from an emancipatory and interdisciplinary perspective. Conclusion: This study will contribute to the development of new interventions to engage adolescents and other stakeholders in the design of approaches to co-management, education, service, and community.<hr/>Marco contextual: El artículo expone la primera fase de una investigación participativa basada en la comunidad para reducir el embarazo en la adolescencia. Este enfoque tiene como objetivo privilegiar la complejidad del fenómeno y la especificidad de los contextos locales. Objetivos: Aplicar el modelo PRECEDE-PROCEED para realizar el diagnóstico social y epidemiológico del embarazo en la adolescencia en un municipio del Estado de Río de Janeiro (RJ) con el fin de subsidiar las intervenciones para reducirlo. Metodología: Se utilizaron metodologías cuantitativas y cualitativas y se realizó un análisis descriptivo de las informaciones epidemiológicas, una observación participante, un mapa visual y ruedas de conversación en un municipio de tamaño medio de RJ (2014-2015). Resultados: El diagnóstico mostró que el embarazo precoz en la adolescencia se asocia con importantes vulnerabilidades sociales y con la atención a la salud de este segmento. El modelo empleado permitió mapear este escenario y fortalecer el compromiso de colaboradores locales para enfrentarse a la problemática, además de aumentar las prioridades y los compromisos en una perspectiva emancipatoria e interdisciplinar. Conclusión: Con este estudio fue posible diseñar nuevas intervenciones para envolver a adolescentes y a diversos actores en la concepción de las aproximaciones de cogestión, enseñanza, servicio y comunidad. <![CDATA[<b>Mapeamento e definição de termos registados por enfermeiros de um hospital especializado em emergência e trauma</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A técnica de mapeamento cruzada é utilizada em estudos pela Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®). As definições de termos novos devem aplicar princípios de definições terminológicas. Objetivos: Mapear termos utilizados por enfermeiros em registos de utente com a CIPE® e elaborar definição para 15 termos não identificados na classificação. Metodologia: Mapeamento cruzado com a CIPE® 2011 e 2013. As definições foram elaboradas segundo os princípios de definições terminológicas e avaliadas por 5 especialistas, por meio do Índice de Validade de Conteúdo. Resultados: Dos 2.638 termos identificados, 2.349 não constavam na CIPE® 201. Destes, 1.431 são idênticos, similares ou presentes na definição de outro termo da CIPE® 2013. Dos 63 termos novos, 15 foram definidos. Treze definições foram validadas e 2 reformuladas. Conclusão: O uso de termos similares demonstra pouca aproximação dos enfermeiros com linguagens classificatórias. O princípio da simplicidade pode determinar a não validação de definições.<hr/>Background: Cross-mapping is a technique used in studies by the International Classification for Nursing Practice (ICNP®). The definition of new terms must apply principles of terminological definition. Objectives: To map terms used by nurses in patient records according to ICNP®, and to define 15 terms which are not listed in the classification. Methodology: Cross-mapping using the 2011 and 2013 versions of ICNP®. Terms were defined in accordance with the principles of terminological definition and assessed by 5 specialists by means of the Content Validity Index. Results: Of the 2,638 terms identified, 2,349 were not listed in ICNP® 2011. Of these, 1,431 are identical, similar, or included in the definition of another term of ICNP® 2013. Of the 63 new terms, 15 were defined. Thirteen definitions were validated, and 2 were rewritten. Conclusion: The use of similar terms shows that nurses have little contact with classification languages. The principle of simplicity can prevent the validation of definitions.<hr/>Marco contextual: La técnica del mapeo cruzado se utiliza en estudios de la Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería (CIPE®). Las definiciones de términos nuevos deben aplicar los principios de las definiciones terminológicas. Objetivos: Mapear términos utilizados por enfermeros en registros de usuarios con la CIPE® y elaborar una definición para 15 términos no identificados en la clasificación. Metodología: Mapeo cruzado com la CIPE® 2011 y 2013. Las definiciones se elaboraron de acuerdo con los principios de las definiciones terminológicas, y las evaluaron 5 especialistas por medio del Índice de Validez de Contenido. Resultados: De los 2.638 términos identificados, 2.349 no constaban en la CIPE® 2011. De estos, se identificaron 1.431, similares o presentes en la definición de otro término de la CIPE® 2013. De los 63 términos nuevos, se definieron 15. Se validaron 13 definiciones y se formularon 2. Conclusión: El uso de términos similares demuestra la poca aproximación de los enfermeros a los lenguajes clasificatorios. El principio de simplicidad puede determinar la no validación de las definiciones. <![CDATA[<b>Os efeitos cardiorrespiratórios dos sons maternos no recém-nascido das 26 às 33 semanas de idade gestacional</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A assistência ao recém-nascido prematuro (RNP) é uma das áreas da saúde com maiores progressos nas últimas décadas, determinando condutas obstétricas e neonatais mais intervencionistas e inovadoras. Os fatores ambientais e comportamentais, existentes nas unidades de cuidados intensivos neonatais (UCINs), têm sido estudados para analisar e determinar quais os seus efeitos nos RNPs. Objetivos: Determinar quais os efeitos dos sons maternos nos parâmetros cardiorrespiratórios dos RNPs internados numa UCIN. Metodologia: Efetuou-se um estudo experimental randomizado com 18 RNPs, distribuídos aleatoriamente em 2 grupos, de modo a comparar os efeitos dos sons maternos com os efeitos dos sons habituais de uma UCIN. Resultados: Os RNPs expostos aos sons maternos apresentaram valores mais estáveis de frequência cardíaca (p = 0,000), frequência respiratória mais elevada (p = 0,000) e saturações de oxigénio superiores (p = 0,000) quando comparados com os RNP expostos aos sons habituais de uma UCIN. Conclusão: Os resultados obtidos demonstram o benefício da exposição aos sons maternos, conduzindo a uma maior estabilidade fisiológica e clinica dos RNPs.<hr/>Background: Care delivery to preterm infants is one of the health areas that have made most progress in recent decades, leading to more interventionist and innovative obstetrical and neonatal practices. Environmental and behavioral factors in neonatal intensive care units (NICUs) have been studied in order to analyze and identify their impact on PTIs. Objectives: To identify the effects of maternal sounds in the cardiorespiratory parameters of PTIs admitted to an NICU. Methodology: An experimental randomized study was conducted with 18 PTIs who were randomly distributed into 2 groups, in order to compare the effects of maternal sounds with the effects of the usual sounds at a NICU. Results: PTIs exposed to maternal sounds had a more stable heart rate (p = .000), higher respiratory rate (p = .000), and higher oxygen saturation (p = .000) than PTIs exposed to the usual sounds at a NICU. Conclusion: The results show the benefit of exposure to maternal sounds, leading to greater physiological and clinical stability of PTIs.<hr/>Marco contextual: La asistencia al recién nacido prematuro (RNP) es una de las áreas de la salud con mayores progresos en las últimas décadas, y determina conductas obstétricas y neonatales más intervencionistas e innovadoras. Se han estudiado los factores ambientales y comportamentales, existentes en las unidades de cuidados intensivos neonatales (UCINs), para analizar y determinar cuáles son sus efectos en los RNPs. Objetivos: Determinar cuáles son los efectos de los sonidos maternos en los parámetros cardiorrespiratorios de los RNPs internados en una UCIN. Metodología: Se realizó un estudio experimental aleatorizado con 18 RNPs, distribuidos aleatoriamente en 2 grupos, con el objetivo de comparar los efectos de los sonidos maternos con los efectos de los sonidos habituales de una UCIN. Resultados: Los RNPs expuestos a los sonidos maternos presentaron valores más estables de frecuencia cardíaca (p = 0,000), frecuencia respiratoria más elevada (p = 0,000) y saturaciones de oxígeno superiores (p = 0,000) cuando se compararon con los RNPs expuestos a los sonidos habituales de una UCINs. Conclusión: Los resultados obtenidos demuestran el beneficio de la exposición a los sonidos maternos, lo que lleva a una mayor estabilidad fisiológica y clínica de los RNPs. <![CDATA[<b>Perceções dos estudantes de enfermagem sobre os processos formativos em contexto de ensino clínico</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: O presente texto situa-se no campo da supervisão em enfermagem e apresenta um estudo de cariz qualitativo e quantitativo, desenvolvido numa escola superior de enfermagem. Objetivos: Descrever representações e vivências da atividade profissional dos estudantes e supervisores em contexto de ensino clínico; analisar a articulação escola-hospital no processo de formação em contexto de ensino clínico; discutir a função da supervisão em enfermagem como articuladora organizacional; inferir princípios constitutivos da qualidade da formação inicial de enfermeiros, com incidência na atividade em contexto profissional e na supervisão. Metodologia: Os dados foram recolhidos através de um questionário a 92 estudantes em ensino clínico (2º ano) e entrevistas semiestruturadas a um grupo de 5 estudantes e 2 supervisoras. Resultados: Apontam-se algumas potencialidades e fragilidades dos processos formativos, relacionadas com o papel da supervisão e a articulação da teoria com a prática, na construção do conhecimento na ação profissional. Conclusão: Evidencia-se a necessidade de reforçar as relações interinstitucionais e promover modalidades de supervisão de orientação reflexiva e dialógica.<hr/>Background: This article falls within the field of nursing supervision and describes a qualitative and quantitative study carried out in a Nursing School. Objectives: To describe representations and experiences of students and supervisors' professional activity in clinical supervision contexts; to analyze the school-hospital articulation in training processes in clinical supervision contexts; to discuss the role of nursing supervision in the school-hospital articulation; to identify quality principles for pre-service nursing training with a focus on the activity in professional and supervision contexts. Methodology: Data were collected through a questionnaire to 92 students in clinical contexts (2nd year) and semi-structured interviews with a group of 5 students and 2 supervisors. Results: We found some strengths and weaknesses in the training processes regarding the role of supervision and the link between theory and practice in the development of professional knowledge. Conclusion: The need to strengthen inter-institutional relationships and promote reflective, dialogic supervision practices is highlighted.<hr/>Marco contextual: El presente texto se sitúa en el campo de la supervisión en enfermería y presenta un estudio de cariz cualitativo y cuantitativo desarrollado en una escuela superior de enfermería. Objetivos: Describir representaciones y vivencias de la actividad profesional de los estudiantes y supervisores en el contexto de la enseñanza clínica; analizar la articulación escuela-hospital en el proceso de formación en el contexto de la enseñanza clínica; discutir la función de la supervisión en enfermería como articuladora organizativa; inferir principios constitutivos de la calidad de la formación inicial de enfermeros, con incidencia en la actividad en el contexto profesional y en la supervisión. Metodología: Los datos se obtuvieron a través de un cuestionario a 92 estudiantes en la enseñanza clínica (2.º año) y entrevistas semiestructuradas a un grupo de 5 estudiantes y 2 supervisoras. Resultados: Se apuntan algunas potencialidades y fragilidades de los procesos formativos, relacionadas con el papel de la supervisión y la articulación de la teoría con la práctica, en la construcción del conocimiento en la acción profesional. Conclusión: Se observa la necesidad de reforzar las relaciones interinstitucionales y promover modalidades de supervisión de orientación reflexiva y dialógica. <![CDATA[<b>Processos desenvolvidos por gestores de enfermagem face ao erro</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: No contexto atual de promoção da segurança do doente, os enfermeiros gestores assumem um papel preponderante nos cuidados de saúde. Objetivos: Conhecer as perceções dos enfermeiros gestores e identificar estratégias de gestão face ao erro, analisar as medidas corretivas e preventivas implementadas pelos mesmos. Metodologia: Estudo qualitativo fundamentado na teoria de James Reason, realizado através de entrevista semiestruturada a 14 enfermeiros gestores de um centro hospitalar da região centro de Portugal, escolhidos por conveniência. Realizada análise de conteúdo com recurso ao software ATLAS.ti. Resultados: Foram identificadas 8 categorias agrupadas em duas áreas temáticas. Na abordagem individual identificaram-se as categorias: Análise com o enfermeiro, e Comunicar ao médico na abordagem sistémica; Análise com a equipa, Notificação de eventos adversos, Grupo de trabalho, Sensibilização, Análise de reclamações e Reforço positivo. Conclusão: As categorias do âmbito sistémico superam em número as do âmbito individual, os entrevistados salientaram a necessidade de melhoria na adesão à notificação, e não foram explícitas estratégias para prevenção de erros.<hr/>Background: In the current context of patient safety promotion, nurse managers play a key role in health care. Objectives: To identify nurse managers' perceptions and their management strategies regarding the error, and to analyze the corrective and preventive measures implemented by them. Methodology: Qualitative study, based on James Reason's theory, with semi-structured interviews to a convenience sample of 14 nurse managers of a hospital center in the central region of Portugal. Content analysis was performed using the ATLAS.ti software. Results: Eight categories were identified and grouped into two thematic areas. The following categories were identified: Analysis with the nurse, and Report to the physician in the Person approach; and Analysis with the team, Adverse event reporting, Working Group, Awareness, Analysis of complaints, and Positive reinforcement in the System approach. Conclusion: Systemic categories outnumbered individual categories. Participants emphasized the need to improve adherence to reporting. No strategies for error prevention were identified.<hr/>Marco contextual: En el contexto actual de promoción de la seguridad del paciente, los enfermeros gestores asumen un papel preponderante en los cuidados de salud. Objetivos: Conocer las percepciones de los enfermeros gestores e identificar las estrategias de gestión frente al error, analizar las medidas correctivas y preventivas implementadas por los mismos. Metodología: Estudio cualitativo fundamentado en la teoría de James Reason, realizado a través de una entrevista semiestructurada a 14 enfermeros gestores de un centro hospitalario de la región centro de Portugal, escogidos por conveniencia. El análisis de contenido se realizó con el software ATLAS.ti. Resultados: Se identificaron 8 categorías agrupadas en 2 áreas temáticas. En el enfoque individual se identificaron las categorías: Análisis con el enfermero, y Comunicar al médico en el enfoque sistémico; Análisis con el equipo, Notificación de eventos adversos, Grupo de trabajo, Sensibilización, Análisis de reclamaciones y Refuerzo positivo. Conclusión: Las categorías: del ámbito sistémico superan en número a las del ámbito individual. Los entrevistados resaltaron la necesidad de mejorar la adhesión a la notificación, y no se explicitaron estrategias para prevenir errores. <![CDATA[<b>Qualidade de vida da pessoa com esclerose múltipla e dos seus cuidadores</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A esclerose múltipla (EM) é uma doença crónica que interfere na qualidade de vida (QV) das pessoas com EM e dos cuidadores. Objetivos: Avaliar a perceção da QV das pessoas com EM e dos cuidadores. Avaliar a perceção da QV das pessoas com EM e dos cuidadores segundo o sexo. Comparar a QV das pessoas com EM com a dos cuidadores. Metodologia: Aplicou-se um questionário sobre perfil sociodemográfico e QV (WHOQOL-Bref) nos 2 grupos, e perfil clínico nas pessoas com EM. Resultados: As pessoas com EM e os cuidadores percecionam melhor QV no domínio das Relações sociais e pior no Físico. As mulheres com EM têm melhor QV, enquanto que nos cuidadores são os homens. A QV das pessoas com EM é diferente da dos cuidadores, sendo estatisticamente significativa nos domínios QV geral-saúde (p=0,039), Físico (p=0,001) e Ambiente (p=0,012). Conclusão: Os resultados sugerem que as pessoas com EM têm pior QV que os cuidadores. É fundamental o planeamento de uma intervenção de enfermagem dirigida por forma a melhorar a QV de ambos.<hr/>Background: Multiple sclerosis (MS) is a chronic disease that interferes with the quality of life (QoL) of people with MS and their caregivers. Objectives: To assess the perception of QoL of people with MS and their caregivers. To assess the perception of QoL of people with MS and their caregivers according to gender. To compare the QoL of people with MS with the QoL of their caregivers. Methodology: Application of a questionnaire on the sociodemographic characteristics and QoL (WHOQOL-Bref) in 2 groups, and clinical profiling of people with MS. Results: People with MS and caregivers have a better perception of QoL in the domain of Social relationships and a worse perception in the physical domain. Women with MS and male caregivers have better QoL. The QoL of people with MS is different from that of caregivers, with a statistically significant difference in the overall QoL and general Health (p=.039), Physical (p=.001), and Environment (p=.012) domains. Conclusion: The results suggest that people with MS have worse QoL than caregivers. A nursing intervention should be planned to improve the QoL of both patients and caregivers.<hr/>Marco contextual: La esclerosis múltiple (EM) es una enfermedad crónica que interfiere en la calidad de vida (CV) de las personas con EM y de los cuidadores. Objetivos: Evaluar la percepción de la CV de las personas con EM y de los cuidadores. Evaluar la percepción de la CV de las personas con EM y de los cuidadores según el sexo. Comparar la CV de las personas con EM con la de los cuidadores. Metodología: Se aplicó un cuestionario sobre el perfil sociodemográfico y la CV (WHOQOL-Bref) en los 2 grupos, y el perfil clínico en las personas con EM. Resultados: Las personas con EM y los cuidadores perciben una mejor CV en el dominio de las Relaciones sociales y peor en el Físico. Las mujeres con EM tienen mejor CV mientras que, en los cuidadores, son los hombres. La CV de las personas con EM es diferente de la de los cuidadores, y es estadísticamente significativa en los dominios de CV general-salud (p=0,039), Físico (p=0,001) y Ambiente (p=0,012). Conclusión: Los resultados sugieren que las personas con EM tienen peor CV que los cuidadores. Es fundamental la planificación de una intervención de enfermería dirigida con el fin de mejorar la CV de ambos. <![CDATA[<b>Qualidade de vida de crianças com doença renal</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A doença renal enquanto doença crónica impede as crianças e famílias de poderem disfrutar de uma vida normal, tendo em conta as modificações que ocorrem no seu quotidiano. Objetivos: Caracterizar a qualidade de vida percebida pelas crianças com doença renal e que frequentam campos de férias. Metodologia: Estudo descritivo-correlacional e transversal, de natureza mista. A amostra é não probabilística composta por 42 crianças (29 espanholas e 13 portuguesas), entre os 7 e 17 anos e com doença renal crónica, que frequentaram campos de férias. Utilizou-se a versão portuguesa e espanhola da escala KINDL®, questões sociodemográficas, clínicas e um bloco de notas. Resultados: As crianças têm uma perceção positiva da qualidade de vida. A dimensão Autoestima foi a melhor percecionada e o Bem-Estar Emocional a pior. As crianças espanholas percecionaram melhor qualidade de vida. Da análise de conteúdo efetuada emergiram sentimentos positivos. Conclusão: Um acompanhamento individualizado da criança por uma equipa multidisciplinar, campos de férias formativos, de autonomização e libertação, de educação por pares, de socialização e lúdicos, poderão ser benéficos às crianças e sua família.<hr/>Background: Chronic kidney disease prevents families and children from enjoying a normal life due to changes in their everyday life. Objectives: To characterize the quality of life perceived by children with kidney disease who attend summer camps. Methodology: Descriptive, correlational, and cross-sectional study, with a mixed-method approach. The nonprobability sample is composed of 42 children (29 Spanish and 13 Portuguese children) aged between 7 and 17 years with a diagnosis of chronic kidney disease and attending summer camps. We used the Portuguese and Spanish versions of the KINDL® scale, sociodemographic and clinical questions, and a notepad. Results: Children had a positive perception of quality of life. The Self-Esteem dimension was the best perceived, and the Emotional well-being dimension was the worst perceived. Spanish children had a better perception of quality of life. Positive feelings emerged from the content analysis. Conclusion: Individualized follow-up up by a multidisciplinary team and summer camps for educational purposes, empowerment and emancipation, peer education, socialization, and entertainment can be beneficial to children and their families.<hr/>Marco contextual: La enfermedad renal, como enfermedad crónica impide que los niños y las familias puedan disfrutar de una vida normal, dadas las alteraciones que tienen lugar en su vida diaria. Objetivos: caracterizar la calidad de vida percibida por los niños con enfermedad renal que van a campamentos de vacaciones. Metodología: Estudio descriptivo-correlacional y transversal, de naturaleza mixta. La muestra es no probabilística y está compuesta por 42 niños (29 españoles y 13 portugueses) de entre 7 y 17 años con enfermedad renal crónica que estuvieron en campamentos de vacaciones. Se utilizó la versión portuguesa y española de la escala KINDL®, cuestiones sociodemográficas, clínicas y un cuaderno de notas. Resultados: Los niños tienen una percepción positiva de la calidad de vida. La dimensión Autoestima fue la que mejor se percibió y el Bienestar Emocional la que peor. Los niños españoles percibier on mejor la calidad de vida. Del análisis de contenido realizado surgieron sentimientos positivos. Conclusión: Un seguimiento individualizado del niño por un equipo multidisciplinar, así como campamentos de vacaciones formativos, de autonomía y liberación, de educación por pares, de socialización y lúdicos pueden ser beneficiosos para los niños y su familia. <![CDATA[<b>Stresse em serviço de urgência e os desafios para enfermeiros brasileiros e portugueses</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: O stresse em serviço de urgência configura-se como um dos principais problemas de saúde pública, repercutindo-se de forma negativa na vida dos trabalhadores. Objetivos: Analisar a opinião de enfermeiros brasileiros e portugueses sobre o stresse em serviço de urgência. Metodologia: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado com 120 enfermeiros em 2 serviços públicos de saúde, um no Brasil e outro em Portugal. Os dados foram colhidos através de entrevistas semiestruturadas, processados pelo software Alceste versão 4.7 e interpretados com análise temática de conteúdo. Resultados: Elaboraram-se 2 blocos temáticos: o trabalho no setor de urgência e a sua interface com o stresse, e o setor de urgência: cenários e desafios. Conclusão: Os enfermeiros compreendem o stresse em serviço de urgência com sentimentos de insatisfação, configurando um trabalho constituído de dificuldades, perpassado pela impossibilidade de atender às necessidades dos usuários segundo os padrões da dignidade humana.<hr/>Background: Stress in the emergency room is a major public health issue, with a negative impact on the professionals' lives. Objectives: To analyze Brazilian and Portuguese nurses' opinion about the presence of stress in an emergency room. Methodology: Descriptive and qualitative study conducted with 120 professionals in a public healthcare institution in Brazil and in another one in Portugal. Data were collected through semi-structured interviews, processed using the Alceste software, version 4.7, and interpreted using thematic content analysis. Results: Two thematic blocks emerged: the work in the emergency room and its association with stress, and the emergency room: scenarios and challenges. Conclusion: Nurses experience stress in an emergency room as a result of feelings of dissatisfaction and difficulties in meeting patient needs while preserving human dignity.<hr/>Marco contextual: El estrés en el servicio de urgencias supone uno de los principales problemas de la salud pública y repercute de forma negativa en la vida de los trabajadores. Objetivos: Analizar la opinión de los enfermeros brasileños y portugueses sobre el estrés en el servicio de urgencias. Metodología: Estudio descriptivo de enfoque cualitativo realizado con 120 enfermeros en 2 servicios públicos sanitarios, uno en Brasil y otro en Portugal. Los datos se recogieron a través de entrevistas semiestructuradas, se procesaron con el software Alceste versión 4.7 y se interpretaron con el análisis temático de contenido. Resultados: Se elaboron 2 bloques temáticos: el trabajo en el sector de urgencias y su interfaz con el estrés, y el sector de urgencias, escenarios y desafíos. Conclusión: Los enfermeros comprenden el estrés en el servicio de urgencias con sentimientos de insatisfacción, lo que hace que el trabajo lo constituyan dificultades, como la imposibilidad de atender a las necesidades de los usuarios de acuerdo con los patrones de la dignidad humana. <![CDATA[<b>Validação de uma Escala de Satisfação dos Enfermeiros com o Trabalho para a população portuguesa</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A satisfação profissional é resultante da avaliação afetiva e/ou cognitiva. Ela é um importante indicador do clima organizacional e um elemento determinante na avaliação da qualidade das organizações. Objetivos: Este estudo tem como objetivo validar uma Escala de Satisfação dos Enfermeiros com o Trabalho (ESET). Metodologia: A ESET, após um pré-teste, foi aplicada a 382 enfermeiros que exerciam funções num hospital de Entidade Pública Empresarial (EPE) da região sul de Portugal. Resultados: Após a análise fatorial exploratória com rotação ortogonal varimax foram obtidas seis dimensões que explicam 68,63% da variância total. No que concerne à análise da consistência interna foram obtidos valores de alfa de Cronbach considerados adequados de 0,96 para a escala geral e de 0,85 a 0,95 para as dimensões referidas. Conclusão: A escala construída demonstrou ser um instrumento de fácil aplicação nos enfermeiros com um bom índice de validade e fiabilidade.<hr/>Background: Professional satisfaction results from an affective and/or cognitive evaluation. It is an important indicator of the organizational climate and a key aspect in the assessment of organizational quality. Objectives: This study aims to validate a Nurse Job Satisfaction Scale (Escala de Satisfação dos Enfermeiros com o Trabalho - ESET) for the Portuguese population. Methodology: After a pre-test, the ESET was applied to 382 nurses who worked at an EPE Hospital (Public Corporate Entity) in the southern region of Portugal. Results: After an exploratory factor analysis with varimax orthogonal rotation, 6 dimensions were obtained that explained 68.63% of the total variance. With regard to the analysis of internal consistency, adequate Cronbach's alpha values were obtained for the total scale (.96) and for the dimensions (between .85 and .95). Conclusion: The scale proved to have good validity and reliabiity and to be an easy-to-apply instrument for nurses.<hr/>Marco contextual: La satisfacción profesional resulta de la evaluación afectiva y/o cognitiva y es un indicador importante del clima organizativo, así como un elemento determinante en la evaluación de la calidad de las organizaciones. Objetivos: Este estudio tiene como objetivo validar una Escala de Satisfacción de los Enfermeros con el Trabajo (ESET). Metodología: La ESET, tras realizar un pretest, se aplicó a 382 enfermeros que desempeñaban sus funciones en un hospital de la Entidad Pública Empresarial (EPE) de la región sur de Portugal. Resultados: Después del análisis factorial exploratorio con rotación ortogonal varimax se obtuvieron 6 dimensiones que explican el 68,63 % de la varianza total. En lo que concierne al análisis de la consistencia interna se obtuvieron valores de alfa de Cronbach considerados adecuados, de 0,96 para la escala general y de 0,85 a 0,95 para las dimensiones mencionadas. Conclusión: La escala construida demostró que es un instrumento de fácil aplicación en los enfermeros con un buen índice de validez y fiabilidad. <![CDATA[<b>Validação para a população portuguesa da Escala de Observação de Competências Precoces na Alimentação Oral</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A introdução da alimentação oral (mama/tetina) no recém-nascido (RN) pré-termo baseia-se no peso, idade gestacional, estabilidade fisiológica e estado de saúde. É evidente que a avaliação através destes pressupostos tem sido uma mais-valia, porém nem sempre responde às necessidades individuais do RN. Existem instrumentos que permitem avaliar o momento adequado para o início da alimentação bem como o desempenho da criança durante o processo. Objetivos: Fazer a adaptação cultural e a avaliação das qualidades psicométrica da Early Feeding Skills Assessment Scale, versão modificada (EFS-VM). Metodologia: Estudo quantitativo, numa amostra de 698 RN, idade gestacional ≥24 e <37. A validade fatorial do modelo e a fiabilidade foi avaliada com uma análise fatorial confirmatória e o alfa de Cronbach. Resultados: A EFS-VM apresentou uma adequada validade fatorial, ([χ²(186)=913,206; p<0,001; n=698; χ²/df=4,91; CFI=0,903; TLI=0,890; RMSEA=0,075; P[rmsea≤0,05]<0,001). Conclusões: EFS-VM é um instrumento sensível, válido e fiável para observar as competências precoces do RN durante o processo de alimentação, facilitao ajustamento do plano de cuidados e permite desenvolver intervenções em parceria com as famílias.<hr/>Background: The decision to introduce oral feeding (breast/bottle-feeding) in preterm infants is based on their weight, gestational age, physiological stability, and health status. Although the assessment based on these assumptions has been a clear asset, it has not always met preterm infants' individual needs. Some instruments allow determining the adequate moment to begin oral feeding as well as monitoring the infant during this process. Objectives: To perform the cultural adaptation and psychometric validation of the Early Feeding Skills Assessment, modified version (Early Feeding Skills Assessment, versão modificada - EFS-VM). Methodology: Quantitative study with a sample of 698 newborns with a gestational age ≥24 and <37. Confirmatory factor analysis and Cronbach's alpha were used to assess the factorial validity and reliability of the model. Results: The EFS-VM presented adequate factorial validity, ([χ2(186)=913.206; p<.001, n=698; χ2/df=4.91; CFI=.903; TLI=.890; RMSEA=.075; P[rmsea≤.05]<.001). Conclusion: EFS-VM is a sensitive, valid, and reliable tool to observe newborns' early feeding skills;it facilitates the adjustment of the care plan, and allows developing interventions in partnership with families.<hr/>Marco contextual: La introducción de la alimentación oral (pecho/tetina) en los recién nacidos (RN) prematuros se basa en el peso, la edad gestacional, la estabilidad fisiológica y el estado de salud. La evaluación a través de estos parámetros resulta muy útil, pero no siempre responde a las necesidades de cada RN. Existen herramientas para determinar el momento adecuado para comenzar con la alimentación oral, así como el rendimiento del niño. Objetivos: Realizar la adaptación cultural y evaluación de las cualidades psicométricas de la Early Feeding Skills Assessment versión modificada(EFS-VM). Metodología: Estudio cuantitativo en una muestra de 698 RN, edad gestacional ≥24 y <37. La validez factorial del modelo y la fiabilidad se evaluó con un análisis factorial confirmatorio y el alfa de Cronbach. Resultados: La EFS-VM presenta una adecuada validez factorial, ([χ²(186)=913,206; p<0,001; n = 698; χ²/df=4,91; CFI=0,903; TLI=0,890; RMSEA=0,075; P[rmsea≤0,05]<0,001). Conclusión: la EFS-VM es una herramienta sensible, válida y fiable para observar las competencias precoces del RN durante la alimentación oral, facilita el ajuste del plan de atención y permite intervenir en colaboración con las familias. <![CDATA[<b>Estratégias de autogestão da ansiedade nos sobreviventes de cancro</b>: <b>revisão sistemática da literatura</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A ansiedade é uma condição que pode dificultar a capacidade do sobrevivente de cancro em se adaptar à nova condição da vida, influenciar a autogestão e o processo saúde-doença. Objetivos: Conhecer as estratégias de gestão da ansiedade utilizadas pelos sobreviventes de cancro, após o fim dos tratamentos, que favorecem a gestão da doença. Método de revisão: Estudo de revisão sistemática da literatura segundo o modelo do Instituto Joanna Briggs. Dos 1.483 artigos encontrados nas bases de dados, 12 foram incluídos. Interpretação dos resultados: As estratégias relacionadas com o exercício físico, a perceção da doença, o coping, o apoio social e o controlo das interações negativas podem ter efeitos benéficos na redução dos níveis de ansiedade e promover uma adequada gestão da doença. Conclusão: A prática de atividade física, as estratégias de coping menos fatalistas, as estratégias de coping focadas nos aspetos positivos (otimismo), o apoio social (formal ou informal) e as estratégias que reduzem as interações negativas podem ter efeitos benéficos na redução da ansiedade.<hr/>Background: Anxiety is a condition that can hinder cancer survivors' capacity to adapt to the new life condition, and influence self-management and the health-illness process. Objectives: To identify the anxiety management strategies used by cancer survivors to promote disease management after the end of treatments. Review method: A systematic literature review was conducted based on the Joanna Briggs Institute model. Twelve of the 1,483 articles found in the databaseswere included. Interpretation of results: Strategies involving physical exercise, disease perception, coping and social support, and the control of negative interactions may have positive effects in reducing anxiety levels and promoting an adequate disease management. Conclusion: Physical activity, non-fatalistic coping strategies, coping strategies focused on positive aspects (optimism), social support (formal or informal), and strategies for reducing negative interactions may have beneficial effects in reducing anxiety.<hr/>Marco contextual: La ansiedad es un problema que puede dificultar la capacidad del superviviente de cáncer para adaptarse a la nueva situación de la vida, así como influir en la autogestión y la transición de la salud a la enfermedad. Objetivos: Conocer las estrategias de gestión de la ansiedad utilizadas por los supervivientes de cáncer, tras finalizar el tratamiento, que favorecen la gestión de la enfermedad. Método de revisión: Estudio de revisión sistemática de la literatura de acuerdocon el modelo del Instituto Joanna Briggs. De los 1.483 artículos encontrados en las bases de datos se incluyeron 12. Interpretación de los resultados: Las estrategias relacionadas con el ejercicio físico, la percepción de la enfermedad, el afrontamiento (coping), el apoyo social y el control de las interacciones negativas pueden tener efectos benéficos en la reducción de los niveles de ansiedad y promover una adecuada gestión de la enfermedad. Conclusión: La práctica de actividad física, las estrategias de afrontamiento menos fatalistas, las estrategias de afrontamiento enfocadas en los aspectos positivos (optimismo), el apoyo social (formal o informal) y las estrategias que reducen las interacciones negativas pueden tener efectos benéficos en la reducción de la ansiedad. <![CDATA[<b>Aprendizagem e desenvolvimento em contexto de prática simulada</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: O presente documento dá suporte à comunicação com o mesmo título, apresentada no V Congresso de Investigação em Enfermagem Iberoamericano e de Países de Língua Oficial Portuguesa. Apresenta um conjunto de argumentos que sustentam a utilização da prática simulada no ensino de enfermagem. Objetivos: Analisar os contributos da prática simulada para a aprendizagem e o desenvolvimento do enfermeiro e da enfermagem. Metodologia: Estudo teórico alinhado pelo conhecimento e experiência do autor, e que utiliza algumas evidências recentes, de forma a conferir maior consistência aos mesmos. Resultados: É enfatizada a importância da simulação, enquanto estratégia pedagógica, para o processo de construção das competências para o exercício da enfermagem, trazendo como bases justificativas as dimensões da ética e da estética, do conhecimento, da eficiência e da efetividade, da emoção e da relação, da liderança e, inevitavelmente, da segurança do doente. Conclusão: A simulação é uma estratégia pedagógica efetiva, com resultados positivos para o ensino e desenvolvimento da enfermagem, justificando-se maior investimento na área.<hr/>Background: This article gives support to the oral presentation with the same title presented at the 5th Congress on Nursing Research of Ibero-American and Portuguese-speaking Countries. It puts forward a set of arguments that support the use of simulated practice in nursing education. Objectives: To analyze how simulated practice contributes to the learning and development process of nurses and nursing. Methodology: Theoretical study derived from the author's knowledge and experience, using recent evidence to provide consistent results. Results: The results underline the importance of simulation as a pedagogical strategy in the process of development of nursing skills, based on the dimensions of ethics and esthetics, knowledge, efficiency and effectiveness, emotions and relationships, leadership and, inevitably, patient safety. Conclusion: Simulation is an effective pedagogical strategy, with positive outcomes for nursing education and development, what justifies greater investment in this area.<hr/>Marco contextual: El presente documento sirve como soporte para la comunicación con el mismo título, presentada en el V Congreso de Investigación en Enfermería Iberoamericano y de los Países de Lengua Oficial Portuguesa. Presenta un conjunto de argumentos que apoyan la utilización de la práctica simulada en la enseñanza de enfermería. Objetivos: Analizar las contribuciones de la práctica simulada al aprendizaje y al desarrollo del enfermero y de la enfermería. Metodología: Estudio teórico alineado por el conocimiento y la experiencia del autor, junto a los cuales se intentaron movilizar algunas pruebas recientes con el objetivo de aportar mayor consistencia a los mismos. Resultados: Se enfatiza la importancia de la simulación como estrategia pedagógica, para el proceso de construcción de las competencias para el ejercicio de la enfermería, teniendo como bases justificativas las dimensiones de la ética y de la estética, del conocimiento, de la eficiencia y de la efectividad, de la emoción y de la relación, del liderazgo e, inevitablemente, de la seguridad del paciente. Conclusión: La simulación es una estrategia pedagógica efectiva con resultados positivos para la enseñanza y el desarrollo de la enfermería, lo que justifica una mayor inversión en el área.