Scielo RSS <![CDATA[Revista de Enfermagem Referência]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-028320120003&lang=pt vol. serIII num. 8 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Adaptação cultural e propriedades psicométricas da versão portuguesa da escala <i>Pain Assessment in Advanced Dementia</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As escalas desenvolvidas para a avaliação da dor em idosos não comunicantes estão insuficientemente estudadas para garantir a sua validade e fiabilidade. O objetivo deste estudo foi adaptar culturalmente para o Português a PAINAD e avaliar as suas propriedades psicométricas em doentes idosos (com ou sem demência) internados em serviços hospitalares com patologia médica e/ou cirúrgica. Estudo descritivo e transversal com o desenvolvimento de painéis e aplicação da escala de forma simultânea e independente a 99 doentes seleccionados de forma acidental. O processo de validação cultural foi fácil de obter, apesar da necessidade de gerar consenso em relação aos termos: «frigtened», «facial grimacing», «Knees pulled up» e «moan». A análise dos componentes principais revelou um factor com variância explicada de 61,09 %. A consistência interna calculada pelo a de Cronbach foi de 0,84. O nível de concordância variou entre um valor de Kappa de 0,49 e 0,78. O coeficiente de correlação intraclasse foi de 0,89. A versão Portuguesa da escala PAINAD quando utilizada em doentes idosos (com ou sem demência) e com patologia médica e/ou cirúrgica internados em serviços hospitalares revela ser válida e fiável. Sugere-se o seu uso por profissionais de saúde com formação específica na aplicação da escala.<hr/>The scales developed for pain assessment in non-communicative elderly persons have not been sufficiently tested to ensure their validity and reliability. The aim of this study was to culturally adapt to Portuguese the PAINAD scale and to assess its psychometric properties with elderly patients (with or without dementia) who are hospitalized with medical and/orsurgical conditions. This descriptive and cross-sectional study was carried out with panels and a simultaneous and independent application of the scale with 99 patients who were both accidentally selected. The process of cultural validation was easily obtained, in spite of the need to generate a consensus regarding the terms: «frightened», «facial grimacing», «knees pulled up» and «moaning». Analysis of the main components revealed a factor with an explained variance of 61,09%. Internal consistency calculated by Cronbach’s alpha equaled 0,84. The level of concordance varied between a value of Kappa ranged from 0,49 to 0,78. The interclass correlation coefficient was 0,89. The Portuguese version of the PAINAD scale, when used with hospitalized elderly patients (with or without dementia) and with a medical and/or surgical condition reveals validity and reliability. However, this scale should be used by healthcare professionals with specific training in its application.<hr/>Las escalas desarrolladas para la evaluación del dolor en ancianos con problemas comunicativos no han sido aún suficientemente estudiadas para garantizar su validad y fiabilidad. El objeto de este estudio fue adaptar culturalmente al portugués la PAINAD y evaluar sus propiedades psicométricas en pacientes ancianos (con o sin demencia) ingresados en servicios hospitalarios con patología médica y/o quirúrgica. Estudio descriptivo y transversal con el desarrollo de paneles y la aplicación de la escala de forma simultánea e independiente a 99 pacientes seleccionados de forma accidental. El proceso de validación cultural fue fácil de obtener, a pesar de la necesidad de generar consenso con respecto a los términos: «asustado/a», «muecas faciales», «rodillas levantadas» y «gemidos». El análisis de los componentes principales reveló un factor con una varianza explicada de 61,09 %. La consistencia interna calculada por el a de Cronbach fue de 0,84. El nivel de concordancia varió entre un valor de Kappa de 0,49 y 0,78. El coeficiente de correlación intraclase fue de 0,89. La versión portuguesa de la escala PAINAD, cuando se utiliza en pacientes adultos mayores (con o sin demencia) y con patología médica y/o quirúrgica, ingresados en servicios hospitalarios, resulta ser válida y fiable. Se sugiere que sean los profesionales de la salud con formación específica quienes apliquen la escala. <![CDATA[<b>Adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Escala de Expectativas acerca do Álcool</b>: <b>versão adolescentes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os estudos empíricos têm mostrado que as expectativas acerca do álcool são adquiridas precocemente, mesmo antes das experiências pessoais de consumo de álcool, sendo consideradas importantes mediadores do início e da manutenção do consumo de álcool. Neste quadro, é importante a investigação das expectativas acerca do álcool nos adolescentes e o seu papel na transição para os padrões de consumo em adultos. Neste artigo é apresentada a tradução e adaptação do Álcool Expectancy Questionaire - Adolescent Form (AEQ-A). O processo de adaptação realizado incluiu três estudos com adolescentes (N=654; N=205 e N=212). Foi avaliada a consistência interna, a validade de constructo e a validade concorrente. Os três estudos psicométricos realizados resultaram no desenvolvimento da Escala de Expectativas Positivas Acerca do Álcool (EEPA-A/AEQ-A) que integra 49 itens em formato de resposta likert, que apresenta índices de fidelidade bons (a = .82 a .85), assim como validade de construto. A análise fatorial revelou uma estrutura com quatro fatores que designámos por: facilitador da relação com os outros; estimulação e redução da tensão; escape a estados emocionais negativos; e fator IV - Alteração do comportamento social e ativação sexual. A EEPA-A revelou propriedades que atestam a sua qualidade para analisar as expectativas acerca do álcool nos adolescentes.<hr/>Empirical studies have shown that alcohol expectations are acquired early in life, even before personal experiences of alcohol consumption. These expectations are important mediators of the onset and maintenance of alcohol consumption. In this regard, it is important to develop further research on alcohol expectations among teenagers and their role in the transition to their consumption patterns as adults. This article presents the translation and adaptation into Portuguese of the Alcohol Expectations Scale - Adolescent Form (AES-A). This process of adaptation included three studies with adolescents (n=654; n=205 and n=212). Internal consistency, construct validity and concurrent validity were assessed. The three psychometric studies resulted in the development of a Scale of Positive Alcohol Expectancies (EEPA-A/AES-A). It contains 49 Likert-type items, with good reliability (a = .82 to .85) and construct validity. Factor analysis showed the following four-factor structure: factor I - Facilitator of interpersonal relationships; factor II - Stimulation and tension reduction; factor III - Escape from negative emotional states; and factor IV - Change in social behaviour and sexual arousal. The EEPA has properties which demonstrate its value for analysing alcohol expectations among adolescents.<hr/>Los estudios empíricos han mostrado que las expectativas en relación al alcohol se adquieren de manera precoz, incluso antes de vivir experiencias personales relacionadas con su consumo, y se consideran además importantes mediadores del inicio y de la persistencia en el consumo. En este marco, es importante investigar las expectativas que los adolescentes tienen en torno al alcohol y su papel en la transición hacia patrones de consumo en adultos. En este artículo se presenta la traducción y adaptación del Cuestionario de Expectativas Acerca del Alcohol - formato para adolescentes [Alcool Expectancy Questionnaire - Adolescent Form (AEQ-A). El proceso de adaptación realizado incluye tres estudios con adolescentes (N=654; N=205 y N=212). Se evaluaron la consistencia interna, la validez de constructo y la validez concurrente. Los tres estudios psicométricos realizados dieron como resultado el desarrollo de una Escala de Expectativas Positivas Acerca del Alcohol (EEPA-A/AEQ-A) que integra 49 ítems en formato de respuesta Likert, que presenta buenos índices de fidelidad (a = .82 a .85), así como validez de constructo. El análisis factorial reveló una estructura con cuatro factores que designamos: factor I - Facilitador de la relación con los demás; factor II - Estimulación y reducción de la tensión; factor III - Escape a estados emocionales negativos y factor IV - Alteración del comportamiento social y activación sexual. <![CDATA[<b>Enfermagem de reabilitação</b>: <b>percurso para a avaliação da qualidade em unidades de internamento</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo pretende-se apresentar um percurso para identificar fatores que contribuam para a qualidade dos cuidados de enfermagem de reabilitação em unidades de internamento e conceber um caminho para a criação de um instrumento de avaliação para a prática de cuidados de enfermagem de reabilitação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada nos serviços de medicina de um hospital do norte do país, cujos participantes foram doze enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação e a metodologia de colheita de dados foi a entrevista semiestruturada. Os resultados que emergem das narrativas dos participantes traduzem-se por um conjunto de atributos que ilustram o modelo proposto por Donabedian, baseado em três componentes do cuidado em saúde: estrutura, processo e resultado, a par com o conhecido ciclo de melhoria contínua proposto por Deming. Analisamos as especificidades necessárias para boas práticas de cuidados de reabilitação.<hr/>This article is an attempt to present a route to identify factors that contribute to the quality of nursing care for inpatient rehabilitation units and to identify instruments used to design and evaluate a way to create an assessment instrument for care in rehabilitation nursing. This is a qualitative study conducted in the medical services of a hospital in the north of Portugal, whose participants were twelve nurse specialists in rehabilitation, and the data collection method was semi-structured interview. The results that emerge from the participants’ narratives translate into a set of attributes that illustrate the model proposed by Donabedian, based on three components of health care: structure, process and outcome, and the cycle of continuous improvement proposed by Deming. We analised the specific requirements for good practice in rehabilitation care.<hr/>En este artículo se intenta presentar un itinerario para identificar los factores que contribuyen a la calidad de los cuidados de enfermería de rehabilitación en unidades de internamiento y abrir un camino a la creación de un instrumento de evaluación para la práctica de cuidados de enfermería de rehabilitación. Se trata de un estudio cualitativo realizado en los servicios médicos de un hospital en el norte de Portugal cuyos participantes fueron doce especialistas en enfermería de rehabilitación. La metodología para la recolección de datos fue una entrevista semiestruturada. Los resultados obtenidos a partir de los relatos de los participantes se traducen en un conjunto de atributos que ilustran el modelo propuesto por Donabedian, basado en tres componentes de la atención sanitaria: estructura, proceso y resultados, junto con el conocido ciclo de mejora continua propuesto por Deming. Analizamos las especificidades necesarias para la buena práctica en los cuidados de rehabilitación. <![CDATA[<b>Estudo das dimensões da qualidade de vida nos pacientes hemodialisados</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A hemodiálise é responsável por alterações significativas na qualidade de vida (QV) dos utentes com insuficiência renal crónica. Este estudo tem o objetivo de avaliar a QV relacionada com a saúde, bem como os fatores que lhe estão associados. Metodologia: trata-se de um estudo transversal, descritivo-correlacional, empregando o questionário kidney disease and quality of life- short form (KDQOL-SF) em 52 sujeitos selecionados aleatoriamente. Os nossos resultados indicam que os sujeitos que efetuam diálise entre 1 a 5 anos referem menor QV comparativamente aos que se encontram em tratamento há menos de 1 ano ou há mais do que 5. Os homens demonstram melhor perceção da QV particularmente na função emocional do SF-36 e nos efeitos da doença na vida diária do ESRD. As dimensões mais afetadas são a saúde geral (SF-36) e o peso da doença renal (ESRD). Conclui-se que a QV, enquanto indicador do dinamismo e adaptabilidade à doença crónica, favorece o desenvolvimento de medidas de ação que permitam a melhoria dos cuidados a estes utentes.<hr/>Hemodialysis is responsible for major changes in the quality of life (QOL) of clients with chronic renal failure. The aim of this study was to assess health-related quality of life and factors associated with it. Methodology: This was a cross-sectional, descriptive, correlational, using the Kidney Disease Questionnaire and Quality of Life-Short Form (SF-KDQOL) with 52 randomly selected respondents. Our results indicate that clients who have performed dialysis for between 1 and 5 years have a lower quality of life compared to those who have been treated for less than one year or more than 5. Men show a better perception of the quality of life, particularly on the emotional measure of the SF-36 and the effects of disease on daily life of the ESRD (End-stage renal disease). The dimensions most affected are general health (SF-36) and the burden of ESRD. We conclude that quality of life, as an indicator of the clients’ dynamism and adaptability to chronic disease, encourages the development of courses of action that allow the improvement of care for these service users.<hr/>La hemodiálisis es la responsable de cambios significativos en la calidad de vida (CV) de los pacientes con insuficiencia renal crónica. Este estudio tiene por objetivo evaluar la CV relacionada con la salud, los factores que le están asociados. Metodología: Se trata de un estudio transversal, descriptivo-correlacional, con base al cuestionario de la enfermedad renal y Calidad de Vida - Short Form (SF-KDQOL) en 52 sujetos seleccionados aleatoriamente. Nuestros resultados indican que los sujetos que realizan diálisis de desde hace 1 a 5 años presentan menor CV en comparación con los que se encuentran en tratamiento desde hace menos de 1 año y más de 5. Los hombres muestran una mejor percepción de su CV, en particular en la función emocional del SF-36 y en los efectos de la enfermedad en la vida cotidiana del ESRD. Las dimensiones más afectadas son la salud general (SF-36) y el peso de la enfermedad renal (ESRD). Se concluyó que la CV, en cuanto indicador del dinamismo y de la capacidad de adaptación a enfermedades crónicas, favorece el desarrollo de medidas de acción que permiten la mejora de la atención a estos usuarios. <![CDATA[<b>Evolução dos comportamentos e do estado de saúde na passagem à reforma</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A passagem à reforma é um acontecimento de vida de caráter transicional que exige uma inevitável adaptação à mudança (Fonseca, 2011; Meleis, 2010). A evolução dos comportamentos e do estado de saúde que os indivíduos revelam durante esse período são ilustrativos deste facto e traduzem os efeitos que a aquisição deste estatuto lhes poderá suscitar, em termos de saúde. Com a finalidade de conhecer esses efeitos, o presente estudo teve por objetivo descrever a evolução dos comportamentos e do estado de saúde dos indivíduos no período de passagem à reforma. Tratou-se de um estudo de caráter quantitativo, no qual foi aplicado um questionário a 432 indivíduos aposentados há menos de cinco anos. A amostra foi conseguida pelo método de rede e os dados foram analisados recorrendo ao SPSS17. As evidências revelaram que os inquiridos melhoraram os seus comportamentos em saúde após a reforma. Todavia essa melhoria não se expressou numa correspondente melhoria do estado de saúde (ex. Índice Massa Corporal aumentou em 94,8% dos casos e a patologia crónica em 3,7%, com destaque para o foro psiquiátrico). Concluiu-se que a passagem à reforma apresenta expressivas implicações na saúde dos indivíduos, particularmente naquelas que são as dimensões psicoemocionais desse mesmo estado.<hr/>Retirement is a transitional life event which requires an inevitable adaptation to change (Fonseca, 2011; Meleis, 2010). The evolution of behaviour and health status revealed by individuals during this period illustrates this and reflects the effect that this status change may have in terms of health. To understand these effects, we developed a study whose aim was to describe the evolution of behaviour and health status of individuals during retirement. This was a quantitative study, in which a questionnaire was administered to 432 individuals who had been retired for less than five years. The sample was selected by the network method and data were analysed using the SPSS17 program. After retirement, respondents improved their health behaviours, but this improvement was not as accompanied by a corresponding improvement in their health status (Body Mass Index increased in 94.8% of cases and the incidence of chronic disease by 3.7%, particularly psychiatric illness). We concluded that retirement has important implications for the health of individuals, particularly in the psychological and emotional dimensions.<hr/>La jubilación es un acontecimiento transicional que exige la experiencia de una adaptación a los cambios (Fonseca, 2011; Meleis, 2010). La evolución de la conducta y del estado de salud, expresado por las personas durante ese período, puede ser ilustrativo de ese fenómeno y reflejar los efectos que esta condición les puede aportar a su salud. El estudio tuvo por objeto describir la evolución del comportamiento y del estado de salud de las personas durante la jubilación. Fue un estudio de carácter cuantitativo, en el cual se aplicó un cuestionario a 432 personas que se jubilaron hace menos de cinco años. La muestra se obtuvo por método de una red y los datos se analizaron utilizando el programa SPSS17. Después de la jubilación los encuestados mejoraron sus hábitos de salud, sin embargo, esta mejora no se tradujo en una mejora significativa de su estado de salud (Índice Masa Corporal aumentó 94,8%; enfermedad crónica aumentó 3,7%, con un énfasis en el foro psiquiátrico). Se concluyó que la jubilación tiene implicaciones significativas en la salud de los individuos, especialmente aquellas que constituyen sus dimensiones psicoemocionales. <![CDATA[<b>O envolvimento do pai na gravidez/parto e a ligação emocional com o bebé</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: a ligação emocional entre pai e filho é determinante na transição para a paternidade e no desenvolvimento do bebé. Objetivos: pretendemos verificar se existe relação entre as variáveis sóciodemográficas, o envolvimento na gravidez ou o corte do cordão umbilical com a ligação emocional do pai com o bebé. Metodologia: efetuámos um estudo transversal, quantitativo de caráter descritivo analítico. Aplicámos um questionário e a escala bonding validada para a população Portuguesa (Figueiredo et al., 2005), em três momentos diferentes (durante o trabalho de parto, no 1º e no 3º dia após o parto) a 222 pais, entre novembro de 2010 e janeiro de 2011. Resultados: verificámos que a idade (entre 25 e 40 anos), o acompanhamento da grávida às consultas de vigilância da gravidez, o acompanhamento da grávida nos preparativos para o nascimento do bebé, a leitura de informação sobre o bebé em desenvolvimento, o envolvimento na gravidez e o corte do cordão umbilical influenciam positivamente a ligação emocional do pai com o bebé. Conclusão: os resultados apontam para uma melhoria na ligação afetiva entre o pai e o bebé se os profissionais de saúde promoverem o envolvimento do pai na gravidez e no parto.<hr/>Background: the emotional bond between father and child is crucial in the transition to parenthood and the baby’s development. Objectives: our intention was to verify if there is a relationship between sociodemographic variables, involvement in the pregnancy or cutting the umbilical cord with the emotional bond between father and baby. Methodology: we performed a cross-sectional, quantitative study descriptive and analytical in nature. We administered a questionnaire and the Bonding scale validated for the Portuguese population (Figueiredo et al., 2005), at three different times (during labour, on the 1st and 3rd days after birth) to 222 parents between November 2010 and January 2011. Results: We found that age (between 25 and 40 years), accompanying the pregnant woman to appointments for pregnancy surveillance, monitoring of the pregnancy in preparation for the birth of the baby, reading information about the developing baby involvement in the pregnancy and cutting the umbilical cord positively influence the emotional bond between father and baby. Conclusion: the results indicate an improvement in the emotional bond between father and baby if health professionals promote fathers’ involvement during pregnancyand childbirth.<hr/>Marco: el vínculo emocional entre padre e hijo es crucial en la transición hacia la paternidad y el desarrollo del bebé.Objetivos: pretendemos verificar si existe una relación entre las variables sociodemográficas, la participación en el embarazo o el corte del cordón umbilical y el vínculo emocional entre el padre y el bebé. Metodología: se realizó un estudio transversal, cuantitativo, de corte descriptivo-analítico. Se aplicó un cuestionario y la escala de Bonding validado para la población portuguesa (Figueiredo et al., 2005), en tres momentos diferentes (durante el parto, durante el primer y el tercer día después del parto) a 222 padres, entre noviembre 2010 y enero de 2011. Resultados: se comprobó que la edad (entre 25 y 40 años), el acompañamiento con la mujer embarazada alas citas para la vigilancia del embarazo, el acompañamiento de la mujer embarazada en los preparativos para el nacimiento del bebé, la lectura de información sobre el desarrollo del bebé, la participación en el embarazo y el corte del cordón umbilical influyen positivamente en el vínculo emocional entre el padre y el bebé. Conclusión: los resultados indican una mejora en el vínculo emocional entre el padre y el bebé siempre y cuando los profesionales de la salud promuevan la participación del padre durante el embarazo y el parto. <![CDATA[<b>Oficina sobre projeto pedagógico de curso de enfermagem</b>: <b>refletindo sobre inovações, desafios e potencialidades</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: a educação no ensino superior de enfermagem implica o emprego de recursos pedagógicos que favoreçam nos estudantes a aquisição de habilidades e competências indispensáveis para o exercício da profissão. Uma atuação reflexiva, crítica e interdisciplinar tem sido estimulada a partir do currículo integrado. O aspecto inovador desta modalidade de ensino tem dificultado a sua aplicação prática, sendo indispensável refletir sobre o processo de implantação deste currículo. Objetivos: descrever os fatores dificultadores da implantação do projeto pedagógico integrado e identificar estratégias de intervenção para sua implantação, na perspetiva dos docentes. Metodologia: Relato de experiência vivenciada na forma de oficina na qual os sujeitos trabalharam as possíveis estratégias de superação de desafios na execução do projeto pedagógico integrado do curso de enfermagem numa universidade pública do Brasil. Resultados: a dificuldade de integração de professores e dos conhecimentos nas diferentes áreas e a fragilidade de conhecimento dos alunos representam um entrave na efetivação da proposta pedagógica segundo o relato dos sujeitos participantes da oficina. Conclusão: acredita-se que este processo é fundamental na construção de um projeto pedagógico do curso dentro dos preceitos institucionais da interdisciplinaridade e da integração de conhecimentos, os quais determinarão as condições estruturais e formação de competências discentes desejadas.<hr/>Framework: education in a higher education setting in nursing requires the establishment of educational resources to encourage students to acquire the skills and competencies essential to the exercise of the profession. A reflexive, critical and interdisciplinary approach has been stimulated by the integrated curriculum. The innovative aspect of this type of education has hampered its application in practice, and it is essential to reflect on the process of implementation of this curriculum. Objectives: to describe the factors that complicate the implementation of the integrated pedagogical project and to identify intervention strategies for its implementation by teachers. Methodology: this is a report of lived experience in the form of a workshop whose participants have tried out possible strategies for overcoming challenges in the implementation of the integrated pedagogical project in the nursing course at a public university in Brazil. Result: difficulty in the integration of teachers and knowledge in different areas and the weakness of students’ knowledge are barriers to the realization of the pedagogical proposal, according workshop participants. Conclusion: we believe that this process is essential for the construction of an educational project in the course within the framework of institutional interdisciplinarity and the integration of knowledge; it will determine the structural conditions and skills training desired for students.<hr/>Marco: la educación en materia de estudios superiores en enfermería implica la creación de recursos pedagógicos que favorezcan la adquisición las habilidades y competencias esenciales por parte de los estudiantes para el ejercicio de la profesión. Una actuación reflexiva, crítica e interdisciplinaria ha sido estimulada a partir del currículo integrado. El aspecto innovador de este tipo de educación ha dificultado su aplicación en la práctica, por lo que es indispensable reflexionar sobre el proceso de aplicación de este currículo. Objetivos: describir los factores que dificultan la implantación del proyecto pedagógico integrado e identificar las estrategias de intervención para su aplicación desde la perspectiva de los docentes. Metodología: relato de la experiencia adquirida mediante un taller cuyos sujetos exploraron las posibles estrategias para superar los desafíos de la aplicación del proyecto pedagógico integrado de la carrera de enfermería en una universidad pública en Brasil. Resultados: la dificultad de integración de los docentes y del conocimiento en distintas áreas y la fragilidad del conocimiento de los estudiantes representan un obstáculo para la concretización de la propuesta pedagógica, de acuerdo con el relato de los participantes del taller. Conclusión: se cree que este proceso es fundamental para la construcción de un proyecto pedagógico de la carrera dentro de los preceptos institucionales de la interdisciplinariedad y de la integración de los conocimientos, los cuales determinarán las condiciones estructurales y la formación de competencias deseadas en los discentes. <![CDATA[<b>Perceção do cuidar de um grupo de estudantes finalistas de enfermagem</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo enquadra-se no âmbito do ensino em enfermagem, incidindo sobre o processo ensino/aprendizagem do cuidar. Ao longo do percurso formativo os estudantes adquirem uma conceção do cuidar, que importa seja reveladora de uma posição harmoniosa entre as diferentes dimensões que o cuidar encerra. Foi nosso objetivo - conhecer a perceção do cuidar de um grupo de estudantes finalistas de enfermagem. É um estudo exploratório - descritivo de natureza quantitativa. A colheita de dados foi efetuada através da aplicação da “ Escala de avaliação do Significado de Cuidar - EASC” da autoria de Bison (2003, p. 26-28). A amostra é constituída por 197 estudantes finalistas de uma Escola Superior de Enfermagem Portuguesa. Os resultados evidenciam que os estudantes em fase de conclusão do curso, valorizam mais o cuidar enquanto interação interpessoal e como intervenção terapêutica, sendo o cuidar como afeto e o cuidar como imperativo moral ou ideal as dimensões menos valorizadas. Os resultados parecem orientar para a necessidade de uma avaliação sistemática dos resultados obtidos ao longo e no final do processo ensino/aprendizagem de modo a que o processo formativo culmine numa aprendizagem global onde o cuidar seja o resultado da valoração harmonizada das diferentes dimensões que o compõem.<hr/>The present study falls within the scope of nursing education, focusing on the teaching/learning process of care. In the course of their training, students should gain a conception of care that incorporates the different dimensions of caring. Our goal was to identify the perception of caring in a group of graduate students in nursing. This is an exploratory, quantitative, descriptive study. Data collection was performed by administering the “Scale to assess the meaning of care - EASC” authored by Bison (2003, p. 26-28). The sample consists of 197 final year students at the Portuguese School of Nursing. The results show that students nearing completion of the course value caring most when it involves interpersonal interaction and therapeutic intervention, and values less care as affective and caring as a moral imperative or ideal. The results seem to point to the need for a systematic evaluation of these results both during and at the end of the teaching/learning process so that the training process culminates in global learning where care is the result of a harmonious assessment of its different dimensions.<hr/>El presente estudio se inscribe en el ámbito de la educación de enfermería centrándose en el proceso de enseñanza/aprendizaje del cuidar. A lo largo su trayecto formativo, los estudiantes adquieren una concepción del cuidar, la cual debe revelar una posición armoniosa entre las diferentes dimensiones que comporta el cuidar. Nuestro objetivo fue conocer la percepción del cuidar a un grupo de pasantes de enfermería. Se trata de un estudio exploratorio - descriptivo de corte cuantitativo. La recolección de datos se realizó mediante la aplicación de la “Escala de evaluación del Significado del Cuidar - EASC”, escrito por Bison (2003, p. 26-28). La muestra consta de 197 estudiantes del último semestre de una Escuela Superior de Enfermería portuguesa. Los resultados muestran que los estudiantes a punto de concluir la carrera, valoran más el cuidar como interacción interpersonal y como intervención terapéutica, siendo que el cuidar como afecto y como un imperativo moral o ideal revelan ser las dimensiones menos valoradas. Los resultados parecen apuntar hacia la necesidad de una evaluación sistemática de los resultados obtenidos a lo largo y al final del proceso de enseñanza/aprendizaje de modo a que el proceso formativo culmine en un aprendizaje global, donde el cuidar sea el resultado de la valoración armonizada de las diferentes dimensiones que lo componen. <![CDATA[<b>Reformas da gestão na saúde</b>: <b>desafios que se colocam aos enfermeiros</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o intuito de tornar a Administração Pública mais eficiente emergiu um novo modelo de gestão que se refletiu nos serviços de saúde e, consequentemente, nos enfermeiros. Assim, pretendeu-se conhecer quais os desafios, considerados pelos enfermeiros, que se colocam à profissão de Enfermagem perante estas mudanças. Este estudo é do tipo descritivo, com o recurso a técnicas de análise qualitativa, realizado a partir de um questionário auto preenchido. As respostas à questão em estudo foram analisadas através do programa NVivo. Da análise emergiram três categorias centrais designadas de: valorização da profissão; carreira de enfermagem; e formação e investigação. Os Enfermeiros consideram que a profissão não é valorizada ou reconhecida, além disso, referem que as alterações na carreira de enfermagem, advindas da Nova Gestão Pública, não se adequam à prática e impossibilitam a progressão e a remuneração justa. Os participantes realçam que é caminhando para a autonomia e construção do seu próprio corpo de conhecimentos que a Enfermagem poderá enfrentar estes desafios. Considera-se relevante a continuação da realização de estudos que abordem o impacto das reformas nos enfermeiros, incluindo diferentes variáveis. É igualmente relevante que estes resultados sejam tidos em conta pelos gestores e responsáveis.<hr/>A new management model has been introduced with the purpose of making public management more efficient. This has had consequences for the health services and therefore for nurses. Therefore, it was necessary to identify the challenges perceived by nurses that Nursing has to confront in the face of these changes. The present study was descriptive, using qualitative analysis techniques, based on a self-administered questionnaire. Responses were analysed using the NVivo programme. Three main categories arose from the analysis: Value of the Profession; Nursing Career, and Training and Research. Nurses consider that the profession is not valued or recognized; furthermore, they consider that changes in the nursing career resulting from the New Public Management are not appropriate to nursing practice and do not allow career progression or fair remuneration. Participants added that the only way forward is to work towards autonomy for the profession and to build a body of nursing knowledge. It is important to continue to study the impact of the reforms on nurses, including different variables. It is equally important that the results are taken into account by managers and leaders.<hr/>Con el fin de hacer que la administración pública sea más eficiente ha surgido un nuevo modelo de gestión que se refleja en los servicios de salud y por tanto lo en los enfermeros. En este marco, nos proponemos saber cuáles son los desafíos a los que los enfermeros consideran que se va a enfrentar la enfermería, delante de estos cambios. Se trata de un estudio descriptivo, que cuenta con el uso de técnicas de análisis cualitativo, realizado a partir de un cuestionario rellenado por los encuestados. Las respuestas a la cuestión objeto de estudio fueron analizadas con el programa de NVivo. El análisis reveló tres categorías principales: Valoración de la profesión, Carreras de Enfermería y Formación Profesional e Investigaciones. Los enfermeros creen que la profesión ni se valora ni se reconoce. Además, indican que los cambios en la carrera de enfermería derivados de la Nueva Gestión Pública no son adecuados para la práctica e imposibilitan la progresión y la remuneración justa. Los participantes destacan que la enfermería solo podrá hacer frente a estos desafíos si tiene como objetivos la autonomía y la construcción de su propio cuerpo de conocimientos. Consideramos pues relevante que se sigan realizando estudios que aborden el impacto de estos cambios en los enfermeros, y que incluyan diferentes variables. También es importante que los gestores y responsables tengan en cuenta estos resultados. <![CDATA[<b>Significados das ações educativas de enfermagem centradas na amamentação na perspectiva das nutrizes e familiares</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O número de mães que optam pelo leite artificial é crescente. Portanto, para modificar esta situação, estratégias centradas no aspecto educativo e formadoras de opiniões precisam ser desenvolvidas. Assim, este estudo descritivo, exploratório, qualitativo objetivou compreender os significados das ações educativas de Enfermagem para as nutrizes e familiares atendidos no ambulatório de amamentação do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife-PE, Brasil. Entrevistas semiestruturadas, conduzidas por duas questões norteadoras, foram realizadas com onze nutrizes e onze familiares do referido ambulatório. As falas foram submetidas à análise de conteúdo temática e interpretadas à luz dos constructos de Paulo Freire: diálogo, problematização e humanização. Desta análise emergiram quatro temas: experiência exitosa envolvida pelo acolhimento e cuidado; aprendizagem familiar; empoderamento do conhecimento para amamentar; e orientações centradas em metodologias ativas. As ações de enfermagem, dialógicas, problematizadoras e humanísticas significaram para os participantes deste estudo produção e apreensão do conhecimento, cuidado, apoio e respeito aos saberes, proporcionando uma prática da amamentação tranquila envolvida pela facilidade de amamentar.<hr/>The number of mothers who opt for artificial milk is growing. Therefore, to change this situation, strategies centred on educative aspects and forming opinions need to be developed. In this light, the intention behind this descriptive, exploratory, qualitative study was to understand the results of educative nursing actions towards breastfeeding mothers and relatives attending the breastfeeding clinic at the Federal University of Pernambuco’s Teaching Hospital in Recife-PE, Brazil. Semi-structured interviews with two guiding questions were held with eleven breastfeeding mothers and eleven family members in the aforementioned clinic. Responses underwent thematic content analysis and were interpreted in the light of the constructs developed by Paulo Freire: dialogue, problematisation and humanisation. From this analysis, four themes emerged: successful experience involving collection and care; familiar learning; empowerment of breastfeeding awareness; and instruction centred on active methodologies. The dialogic, problematisation and humanistic nursing actions, for the participants of this study, resulted in production and capture of knowledge, care, support and respect towards the learners, enabling a calm breastfeeding practice resulting from ease of breastfeeding.<hr/>El número de madres que optan por la leche artificial es creciente. Por ello, con vistas a modificar tal situación, es necesario desarrollar estrategias centradas en el aspecto educativo y formadoras de opinión. Así, el presente estudio descriptivo, exploratorio, cualitativo, tuvo por objeto comprender los significados de las acciones educativas de Enfermería para las madres y sus familiares atendidos en el ambulatorio de lactancia del Hospital das Clínicas de la Universidad Federal de Pernambuco, en Recife-PE, Brasil. Las entrevistas semiestructuradas, conducidas por dos cuestiones guía fueron realizadas con once madres y once familiares del referido ambulatorio. Los diálogos fueron sometidos a análisis de contenido temático e interpretados a la luz de los constructos de Paulo Freire: diálogo, problematización y humanización. De tal análisis emergieron cuatro temas: experiencia exitosa de la acogida y del cuidado; aprendizaje familiar; empoderamiento del conocimiento sobre la lactancia; y orientaciones centradas en metodologías activas. Las acciones de enfermería, dialógicas, problematizadoras y humanísticas significaron para los participantes del presente estudio producción y aprehensión del conocimiento, cuidado, apoyo y respeto de los saberes, proporcionando una práctica tranquila de la lactancia, centrada en la facilidad de amamantar. <![CDATA[<b>Sistematização da Assistência de Enfermagem na Rede Hospitalar de Uberaba</b>: <b>MG</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O planeamento da assistência de enfermagem tem como finalidade a organização do cuidado a partir de um método sistemático, sendo o enfermeiro o responsável pelo seu desenvolvimento. Objetivos: verificar o conhecimento dos enfermeiros sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na rede hospitalar de Uberaba e implantar a SAE num hospital privado do município. Método: estudo descritivo, exploratório e de intervenção. Primeira etapa: enfermeiros responderam um questionário semi-estruturado sobre as suas percepções em relação à SAE. Segunda etapa: implantação da SAE em hospital privado. Resultados: a maioria dos enfermeiros tinha incentivo institucional para implantação da SAE (60,29%) e referia conhecê-la desde a graduação (91,18%), revelando desconexão entre o conhecimento da SAE adquirido na graduação e a prática profissional dos enfermeiros. Obstáculos para o uso da SAE: dificuldade na realização do exame físico (47,06%), do diagnóstico de enfermagem (36,76%) e o acesso aos cursos de capacitação (85,71%). A implantação da SAE ocorreu no Centro de Terapia Intensiva (CTI) de um hospital privado do município. Foram identificados os diagnósticos de enfermagem mais freqüentes na UTI, originando um documento impresso que passou a compor o prontuário dos pacientes. No verso deste documento constavam as prescrições de enfermagem, que após implementadas foram verificadas.<hr/>The planning of nursing care has as its objective the organization of care using a systematic method, the nurse being responsible for the development of this. Goals: to describe the perception;of nurses of the Nursing Assistance Systematization (NAS) in the Uberaba hospital network and to implement the NAS in a private hospital in the city. Method: descriptive exploratory study with an intervention. First stage: nurses answered a semi-structured questionnaire about their perceptions in relation to the NAS. Second stage: NAS implementation in a private hospital. Results: the majority of the nurses had an institutional incentive for NAS implementation (60,29%) and were familiar with it since graduation (91,18%), revealing disconnection between NAS knowledge acquired during graduation and professional practice. Obstacles to NAS use: difficulty in carrying out the physical examination (47,06%) and identifying the nursing diagnosis (36,76%), and access to training courses (85,71%). Implementation of the NAS was carried out in the Intensive Care Unit (ICU) of a private hospital in a city. We identified the most frequent nursing diagnoses in the ICU, resulting in a printed document that constituted the patient record. The back of this document contained the nursing prescriptions that, after implementation, were checked off.<hr/>La finalidad del planeamiento de la asistencia de enfermería es el organizar el cuidado a partir de un método sistemático. Objetivos: describir la percepción de los enfermeros sobre la Sistematización de la Asistencia de Enfermería (SAE) en la red hospitalaria de Uberaba y la implantación de la SAE en un hospital privado. Método: estudio descriptivo, exploratorio y de intervención. Primer paso: los enfermeros respondieron a un cuestionario semiestruturado sobre sus percepciones con respecto a la SAE. Segundo paso: implantación de la SAE en un hospital privado. Resultados: la mayoría de los enfermeros tenía un incentivo institucional para la implantación de la SAE (60,29%) e informó conocerla desde su graduación (91,18%), revelando desconexión entre conocimiento adquirido en la graduación y su práctica profesional. Obstáculos para el uso de la SAE: dificultad en realizar examen físico (47,06%), diagnóstico de enfermería (36,76%) y acceso a los cursos de capacitación (85,71%). La implantación de la SAE ocurrió en el Centro de Terapia Intensiva (CTI) de un hospital privado del municipio. Fueron identificados los diagnósticos de enfermería más frecuentes en el CTI, lo que originó un documento que se incorporó al expediente de los pacientes, que contenía igualmente las prescripciones de enfermería, las cuales después de implementadas fueron verificadas. <![CDATA[<b>Sofrimento do doente oncológico em situação paliativa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Contexto: o aumento da incidência do número de doentes crónicos da população portuguesa tornou-se um fenómeno preocupante com repercussões sociais, económicas e de saúde, estes doentes apresentam níveis de sofrimento variáveis. Este foco representa uma área de intervenção importante nos cuidados de enfermagem à pessoa em situação paliativa quer na perspetiva da sua prevenção quer no seu alívio. Objetivo: analisar a perceção do doente oncológico em situação paliativa quanto ao sofrimento e às suas várias dimensões. Metodologia: desenhou-se um estudo descritivo-correlacional com dimensão transversal. Aplicou-se o Inventário de Experiências Subjetivas de Sofrimento na Doença a 38 doentes em situação paliativa, internados num serviço de cirurgia e hemato-oncologia e que tivessem mais de 18 anos. Resultados: os doentes evidenciaram níveis intermédios de sofrimento global e observou-se a existência de correlação significativa entre a idade e a dimensão do sofrimento sócio relacional. Conclusão: pensamos ter contribuído para alicerçar de uma forma estruturada a importância desta área de intervenção do enfermeiro à pessoa em situação paliativa e desenvolver intervenções ao nível da prevenção e alívio do sofrimento destes doentes.<hr/>Context: the increase in the number of chronically ill people in the Portuguese population has become a worrying phenomenon with social, economic and health repercussions, and with patients having varying degrees of suffering. This issue is an important area of nursing intervention for people at the palliative stage, whether from a preventive perspective or for the relief of suffering. Objectives: to analyze perceptions of the situation of cancer patients with regard to suffering and its various dimensions. Methodology: a descriptive-correlational study with a cross-sectional dimension was designed. We administered the Inventory of Subjective Experiences of Suffering to 38 patients in a palliative situation who had been admitted to surgical and hematology-oncology services and who were over 18 years of age. Results: patients showed intermediate levels of global suffering and a significant correlation was observed between age and the social relational dimension of distress. Conclusion: we believe that we have identified in a structured way the importance of this area of nursing intervention for people in a palliative situation and for the development of interventions for the prevention and relief of suffering of these patients.<hr/>Contexto: el aumento de la incidencia del número de enfermos crónicos de la población portuguesa se ha convertido en un fenómeno preocupante con consecuencias sociales, económicas y, cuyos pacientes presentan niveles variables de sufrimiento. Este enfoque representa un área de intervención importante para los cuidados de enfermería a la persona en situación paliativa bien desde la perspectiva de su prevención, bien en su alivio. Objetivos: analizar la percepción del paciente con cáncer en situación paliativa con respecto al sufrimiento y a sus diversas dimensiones. Metodología: se diseñó un estudio descritivo-correlacional con una dimensión transversal. Se aplicó el Inventario de experiencias subjetivas de sufrimiento durante la enfermedad a 38 pacientes en situación paliativa, ingresados en los servicios quirúrgicos y de hemato-oncología, y quienes tenían más de 18 años. Resultados: los pacientes mostraron niveles intermedios de sufrimiento global y se observó una correlación significativa entre la edad y la dimensión del sufrimiento socio-relacional. Conclusión: pensamos haber contribuido a fundamentar de forma estructurada la importancia de esta área de intervención del enfermero a la persona en situación paliativa y a desarrollar intervenciones al nivel de la prevención y del alivio del sufrimiento de estos pacientes. <![CDATA[<b>O papel dos enfermeiros na equipa multidisciplinar em Cuidados de Saúde Primários</b>: <b>Revisão sistemática da literatura</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As tendências internacionais indicam uma mudança de paradigma nos Cuidados de Saúde Primários, com o desenvolvimento de equipas multidisciplinares que desafiam os enfermeiros a assumir novos papéis interventivos para além dos atributos socialmente aceites e esperados da sua prática. Com o objetivo de conhecer como é percebido o papel do enfermeiro na equipa multidisciplinar dos Cuidados de Saúde Primários realizou-se uma revisão sistemática da literatura, apurando-se 10 artigos, todos sobre estudos primários de natureza qualitativa, selecionados com base em critérios predefinidos, pesquisados na plataforma EBSCOhost, em bases bibliográficas eletrónicas com texto integral e publicados entre 2000-2010. Ressaltaram diversidade de perceções sobre o papel do enfermeiro: conhecimento superficial das suas competências pelos outros profissionais; percebido como facilitador no acesso aos cuidados pelos utentes; enfermeiros percecionam-se como elementos chave na comunicação interdisciplinar e reconhecem que o seu papel pode expandir-se na área preventiva, nos cuidados aos idosos e no contexto domiciliário. Conclui-se que é necessário ‘trabalhar’ para o trabalho em equipa e que há desafios a superar para uma participação mais efetiva dos enfermeiros na decisão, planeamento e coordenação de cuidados, havendo reconhecimento de que a mudança ocorrerá consoante o papel do enfermeiro seja melhor compreendido na equipa e entre os utentes.<hr/>International trends indicate a paradigm shift in primary health care, with the development of multidisciplinary teams that challenge the nurses to assume new outreach roles beyond the socially accepted and expected. With the aim of knowing how the nurse’s role in the multidisciplinary primary health care team is perceived, a systematic review of literature was carried out, based on 10 articles, all primary and qualitative studies, selected according to predefined criteria, and identified using the EBSCOhost platform, electronic bibliographic databases with full text and published between 2000-2010. A diversity of perceptions of the role of the nurse were identified: superficial knowledge of their competence by other professionals; being perceived as facilitator in access to care by users; nurses being key elements in interdisciplinary communication; and recognition that their role may expand in the area of preventive care for older people and in the home help context. We concluded that it is necessary to ‘work ‘ to achieve teamwork, that there are challenges to overcome to achieve more effective participation of nurses in the decision-making, planning and coordination of care, and that changes in perceptions will occur as the role of the nurse is better understood in the team and among clients.<hr/>Las tendencias internacionales indican un cambio de paradigma en la atención primaria de la salud, con el desarrollo de equipos multidisciplinarios que desafían a los enfermeros a asumir nuevos papeles más allá de sus atributos socialmente aceptados y esperados de su práctica. Con el objeto de conocer cómo se percibe el papel del enfermero dentro del equipo multidisciplinario de la Atención Primaria de Salud se llevó a cabo una revisión sistemática de la literatura, que destacó 10 artículos, todos estos sobre estudios primarios de corte cualitativo, seleccionados con base a criterios predefinidos, encontrados en la plataforma de EBSCOhost, en bases de datos bibliográficas electrónicas con texto completo y publicados entre 2000-2010. Se destacó la diversidad de percepciones sobre el papel del enfermero: un conocimiento superficial de sus competencias por otros profesionales; el ser percibido como siendo un facilitador en el acceso a los cuidados por parte de los usuarios; los enfermeros se perciben a sí mismos como siendo elementos clave en la comunicación interdisciplinaria y reconocen que su papel puede ampliarse en el área preventiva, en los cuidados de mayores y en el contexto domiciliario. Se concluye que es necesario «trabajar» hacia el trabajo en equipo y que hay retos que superar para una participación más eficaz de los enfermeros en la decisión, la planificación y la coordinación de los cuidados, reconociendo asimismo que el cambio se producirá en función de que el papel del enfermero sea mejor entendido por el equipo y entre los usuarios. <![CDATA[<b>Adaptação dos adolescentes com cancro na fase de tratamento</b>: <b>uma revisão da literatura</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O cancro na adolescência é uma experiência especialmente crítica. Os adolescentes com cancro têm de enfrentar as exigências do confronto com a ameaça vital e o sofrimento relacionados com a doença e os tratamentos, em simultâneo com os desafios e as condições desenvolvimentais próprios da sua fase etária. Com o propósito central de conhecer “como se caracteriza e se processa a adaptação dos adolescentes com cancro durante o tratamento”, realizámos uma revisão sistemática da literatura empírica indexada em bases de dados online. Foram analisados 15 artigos publicados desde o ano 2000. Dos resultados, salienta-se alguma consistência entre as evidências empíricas geradas, nomeadamente acerca dos mecanismos de confronto e de ajustamento e sobre as respostas adaptativas comuns nesta população. São enunciadas novas perspetivas e evocados outros fenómenos a necessitarem de mais investigação, em particular centrada no processo de adaptação, enquanto transição pessoal. São ainda deduzidas algumas implicações para a prática de enfermagem.<hr/>Cancer in adolescence is an especially critical experience. Adolescents with cancer have to face the demands of confronting the threat to life and suffering related to the illness and treatments, along with the challenges and developmental conditions of their own stage in life. We conducted a systematic review of empirical literature indexed in online databases with the main aim of understanding “how to characterize and process the adaptation during treatment of adolescents with cancer“. Fifteen articles published since the year 2000 were analysed. From the results we identified some consistency in the empirical evidence, particularly related to coping and adjustment mechanisms and adaptive responses common in this population. New perspectives are described and other aspects suggested which need further research, particularly focusing on the adaptation process during personal transition. Some implications for nursing practice are also identified.<hr/>El cáncer en la adolescencia es una experiencia especialmente crítica. Los adolescentes con cáncer tienen que enfrentarse a las exigencias de la confrontación con la amenaza vital y el sufrimiento relacionados con la enfermedad y los tratamientos, al mismo tiempo que lo hacen a los desafíos y condiciones de su fase de desarrollo. Con el principal propósito de saber “cómo se caracteriza y se procesa la adaptación de los adolescentes con cáncer durante el tratamiento”, hemos realizado una revisión sistemática de la literatura empírica indexada en bases de datos en línea. Se analizaron 15 artículos publicados desde el año 2000. A partir de los resultados, se destacada una cierta consistencia entre las evidencias empírica generadas, en particular en relación a los mecanismos de confrontación y de ajuste y sobre las respuestas de adaptación comunes en esta población. Se abren nuevas perspectivas y se mencionan otros fenómenos que necesitan ser más investigados, especialmente en relación al proceso de adaptación como transición personal. También se deducen algunas implicaciones para la práctica de enfermería. <![CDATA[<b>A visão da família sobre a experiência de ter uma criança gastrostomizada</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A gastrostomia é cada vez mais usada para tratar de problemas nutricionais e de crescimento em crianças com doenças crónicas ou deficientes. Embora seja um procedimento simples para a equipa de saúde, a criação de estomas na criança pode gerar consequências emocionais e sociais na vida familiar. Este estudo teve como objetivo identificar as evidências científicas acerca da experiência da família que possui uma criança gastrostomizada. Elaborou-se uma revisão integrativa da literatura no período de 2005 a 2011 e busca de artigos em diferentes bases de dados, sendo selecionados 10 artigos sobre o tema. A análise dos textos permitiu organizar os resultados em quatro temas: o significado da alimentação para os pais; o desempenho do papel parental; a experiência da família na interação com a equipa de saúde; a vida após a gastrostomia. Os resultados demonstram que a família que tem uma criança gastrostomizada experiencia uma grande sobrecarga emocional, sobretudo no período anterior ao procedimento, em virtude do significado sociocultural que a alimentação tem para ela. A família necessita de receber informações e apoio da equipa de saúde que acompanha a criança.<hr/>Gastrostomy is frequently used to treat children with growth and nutritional problems in chronic illness or incapacity. Even though the health team considers that it is a simple procedure, a stoma performed for the child can have emotional and social consequences for family life. The aim of this study was to identify scientific evidence about the experience of a family with a child with gastrostomy. An integrative literature review was performed for the period from 2005 to 2011 and a search for articles in certain databases was conducted, 10 articles about the topic being selected. The findings were organized into four themes: the meaning of the diet for the parents carrying out the parental role; the family experience in interaction with health team; life after gastrostomy. The findings indicate that the family with a child with gastrostomy experiences emotional burden, mainly in the period preceding the procedure, due to the socio-cultural meaning of food for the family. The family needs information and support from the health team during each phase of the experience.<hr/>La gastrostomía se utiliza cada vez más para tratar problemas nutricionales y de crecimiento en niños con enfermedades crónicas o incapacidades. A pesar de que el equipo sanitario considera que es un procedimiento simple, la realización de un estoma en el niño puede tener consecuencias emocionales y sociales en la vida familiar. El objetivo de este estudio fue identificar las evidencias científicas relacionadas con la experiencia de la familia que tiene un niño con gastrostomía. Se realizó una revisión integrativa de la literatura en el periodo comprendido entre 2005 y 2011 y se buscaron artículos en diferentes bases de datos, de los cuales se seleccionaron 10 sobre el tema. El análisis de los textos permitió organizar los resultados en cuatro temas: 1) el significado de la alimentación para los padres; 2) el desempeño del papel parental; 3) la experiencia de la familia en su interacción con el equipo sanitario y 4) la vida después de la gastrostomía. Los resultados demostraron que la familia que tiene un niño con gastrostomía experimenta una sobrecarga emocional, sobre todo en el periodo anterior al procedimiento, en virtud del significado socio-cultural que la alimentación tiene para esta. La familia tiene la necesidad de recibir información y apoyo por parte del equipo sanitario que acompaña al niño. <![CDATA[<b>Estilos parentais, inteligência emocional e o <i>enfant terrible</i></b>: <b>relações, implicações e reflexões</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Existe uma forte evidência científica que sustenta a relação estreita entre o estilo educacional e as práticas a ele associadas, como preditores e determinantes fulcrais do desenvolvimento psicossocial da criança/adolescente. Com efeito, objetiva-se compreender que influências exerce a parentalidade, mormente a componente emocional e o controlo na aquisição de competências emocionais e sociais dos jovens. A metodologia consistiu numa reflexão crítica sobre a revisão da literatura efetuada. Conclui-se que o estilo autoritativo é uma praxis parental que potencia a inteligência emocional, com ênfase numa supervisão adequada e métodos disciplinares moderados, revelando-se fundamental para o desenvolvimento de adultos emocionalmente competentes, evitando problemas de internalização e externalização do comportamento.<hr/>There is strong scientific evidence supporting the close relationship between the educational style, and practices associated with it, as key predictors and determinants of psychosocial development of children and adolescents. The objective of this paper is to understand the influence that parenting has, especially the emotional component and control in the acquisition of emotional and social skills of the young. The methodology consisted in a critical reflection on the literature review carried out. It is concluded that the authoritative style, a parental praxis that maximizes emotional intelligence, with emphasis on proper supervision and moderate disciplinary methods is fundamental to the development of emotionally competent adults preventing, this way, behavioral problems such as internalizing or externalizing.<hr/>Existen fuertes evidencias científicas que sostiene la estrecha relación entre el estilo educativo y las prácticas asociadas a este, como predictores clave y determinantes esenciales del desarrollo psicosocial de los niños/adolescentes. De hecho, el objetivo es entender qué influencia ejerce la paternidad, especialmente el componente emocional y el control en la adquisición de competencias emocionales y sociales de los jóvenes. La metodología consistió en una reflexión crítica sobre la revisión de la literatura realizada. Se concluye que el estilo autoritativo es una praxis parental que potencia la inteligencia emocional, centrada en una supervisión adecuada y unos métodos disciplinares moderados. Es fundamental para el desarrollo de adultos emocionalmente competentes y evita problemas de internalización y externalización del comportamiento. <![CDATA[<b>Tendências de pesquisas brasileiras sobre mulheres mastectomizadas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetivou-se analisar as tendências das pesquisas realizadas no Brasil sobre mulheres mastectomizadas. Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem quantitativa, realizado de 15 de junho a 31 de julho de 2009. Para coleta dos dados empíricos utilizou-se um instrumento estruturado, posteriormente os dados foram tabulados, analisados, transformados em porcentagens e agrupados em uma tabela para facilitar a visualização das informações. A amostra foi constituída por resumos adquiridos através de busca eletrónica, utilizando-se as bases de dados da BIREME, LILACS, SciELO, MEDLINE e BDENF. Foram encontrados 111 artigos e após os critérios de inclusão chegou-se à amostra final de 69 artigos. Identificaram-se tendências a pesquisas qualitativas na maioria dos resumos, sendo o maior enfoque dado à reabilitação. A região que mais desenvolveu pesquisas foi a Sudeste, seguida pelo Nordeste. Muitos artigos não apresentavam dados informativos metodológicos essenciais para o entendimento do leitor, dificultando a busca nos referidos bancos de dados.<hr/>The objective was to analyze the trends in research conducted in Brazil with women having mastectomies. This was a bibliographical study using a quantitative approach, performed from June 15 to July 31, 2009. To collect empirical data, we used a structured instrument, then the data were tabulated, analyzed, transformed into percentages and grouped into a table for easy viewing of the information. The sample consisted of abstracts obtained through an electronic search, using the BIREME, LILACS, SciELO, MEDLINE and BDENF databases. One hundred and eleven articles were found and after applying the inclusion criteria, there was a final sample of 69 articles. Trends identified in the majority of abstracts were for qualitative research, the main focus being on rehabilitation. The region that has carried out most investigations was the Southeast, followed by the Northeast. Many articles had no essential methodological information to allow the reader to understand the data, making it difficult to conduct searches in these databases.<hr/>Se ha fijado el objetivo de analizar las tendencias de la investigación realizada en Brasil en mujeres sometidas a mastectomías. Este es un estudio bibliográfico de enfoque cuantitativo, realizado entre el 15 junio y el 31 julio 2009. Para recolectar los datos empíricos, se utilizó un instrumento estructurado, posteriormente los datos fueron tabulados, analizados, transformados en porcentajes y se agrupan en una tabla para facilitar la visualización de la información. La muestra consistió en resúmenes obtenidos mediante una búsqueda electrónica, utilizando las bases de datos de BIREME, LILACS, SciELO, MEDLINE y BDENF. Se encontraron 111 artículos y tras aplicar los criterios de inclusión se llegó a una muestra final de 69 artículos. Se identificó una tendencia hacia la investigación cualitativa en la mayoría de los resúmenes, siendo que el foco principal fue dado a la rehabilitación. La región en la que se desarrolló la investigación fue el sureste, seguida del noroeste. Muchos de los artículos no presentaban datos informativos metodológicos fundamentales para la comprensión del lector, lo cual dificulta la búsqueda en dichas bases de datos. <![CDATA[<b>A liga republicana das mulheres portuguesas e a enfermagem no século xx</b>: <b>leituras na imprensa feminista</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As representações que a sociedade associa à profissão de enfermagem e à enfermeira, muitas vezes contraditórias, persistem no imaginário individual e coletivo e pouco têm a ver com a evolução verificada no âmbito do exercício profissional, do ensino e da academia. As imagens associadas à enfermeira e à enfermagem inscrevem-se na memória dum passado mais ou menos longínquo e poderão ter uma justificação histórica, social e cultural. Desvendar do modo como as representações sociais associadas à enfermeira e à enfermagem se constituíram no passado poderá permitir-nos recriar, no presente, o percurso da nossa identidade profissional e compreender como, enquanto grupo social, produzimos, consumimos, divulgamos e assumimos imagens que definem essa própria identidade. Propomo-nos neste artigo dar a conhecer como a Liga Republicana das Mulheres Portuguesas (LRMP), no início do século XX, criou uma imagem positiva da enfermagem, desenvolvendo um discurso elogioso da profissão captando o interesse das mulheres para uma “profissão digna” que lhes possibilitaria a independência económica em caso de abandono ou viuvez. Utilizaremos um conjunto de artigos publicados na imprensa oficial da Liga: A Mulher e A Criança e A Madrugada dado que a imprensa foi uma importante forma de divulgação e doutrinação das ideias feministas.<hr/>Representations that society associates with nurses and nursing, some of them contradictory, persist in individual and collective imaginations. This is not consistent with the development of nursing in terms of professional practice, education and scholarship. Images we associate with nurses and nursing are engraved in the memory from the more or less remote past and may have historical, social and cultural justifications. Revealing how social representations associated with nurses and nursing have been formed in the past can help us today to re-create the construction of our professional identity and elucidate how we as a social group produce, use, share and take on images that define our own identity. Our aim is to reveal how Portuguese feminist movements at the beginning of XXth century, namely the Liga Republicana das Mulheres Portuguesas (LRMP), has created a positive image of nursing, revealing a praiseworthy discourse attracting the interest of women in a “dignified profession” that could allow them economic independence in cases of abandonment or widowhood. We will use a set of newspaper articles published by the official press of LRMP - “A Mulher e a Criança”, and “A Madrugada” - since the printing press was an important way to reveal and spread feminist ideals.<hr/>Las representaciones que la sociedad asocia con la profesión de enfermería y a la enfermera, a menudo contradictorias, persisten en el imaginario individual y colectivo y tienen poco que ver con la evolución en el campo profesional, la educación y la academia. Las imágenes asociadas con la enfermera y la enfermería están registradas en la memoria de un pasado más o menos lejano y pueden tener una justificación histórica, cultural y social. Descubrir cómo las representaciones asociadas con la enfermería y la enfermera se constituyeron nos permitirá recrear el curso de nuestra identidad profesional y entender cómo el grupo social, produce, consume, comparte y recoge imágenes que definen nuestra identidad. Proponemos en este artículo conocer cómo “A Liga Republicana das Mulheres Portuguesas”, en el siglo XX, creó una imagen positiva de la enfermería desarrollando un discurso positivo de profesión captando el interés de las mujeres acerca de una “profesión digna” que les permitiría su independencia económica en caso de abandono o viudez. Vamos a utilizar un conjunto de artículos publicados en la prensa oficial de la Liga: “A Mulher e a Criança” y “A Madrugada” ya que la prensa fue una importante forma de difusión y adoctrinamiento de ideas feministas. <![CDATA[<b>As vivências da mulher infértil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000300019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Segundo Moreira et al. (2006), as mulheres inférteis estão mais vulneráveis ao stress, principalmente aquelas que nunca tiveram filhos, apresentando maior tendência para reagir a situações ameaçadoras. Este estudo, sob enfoque fenomenológico, segundo Colaizzi de acordo com Carpenter et al. (2009), tem como objetivo conhecer as vivências e o impacto do insucesso dos tratamentos de infertilidade na mulher infértil que deseja ter filhos. Recorremos à metodologia qualitativa de enfoque fenomenológico. Na análise das entrevistas, surgiram várias categorias: significado de ser mãe, o desejo de ter um filho, significado da infertilidade, consequências da infertilidade, dificuldades sentidas e redes de apoio. Compreender o mundo destas mulheres face ao fenómeno da infertilidade é fundamental, para que as práticas de cuidados sejam facilitadoras e vinculativas face ao processo de transição das mesmas.<hr/>According to Moreira and others (2006), infertile women are more vulnerable to stress, especially those who never had children, and are more likely to react to threatening situations. This study using the phenomenological approach, following Colaizzi and according to Carpenter et al. (2009), was aimed at understanding the experiences and impact of unsuccessful fertility treatments of infertile women who wanted children. We used qualitative methodology and a phenomenological approach. In the analysis of the interviews on the experiences of infertile women who wanted to have children there were several categories, including: the meaning of motherhood, the desire to have a child, meaning of fertility, consequences of infertility, difficulties and support networks. Understanding the world of these women faced with the phenomenon of infertility is essential, so that care practices are facilitative and protective in the face of the process of transition that these women undergo.<hr/>Según Moreira y otros (2006), las mujeres estériles son más vulnerables al estrés, especialmente aquellas que nunca han tenido hijos y presentan una mayor tendencia en reaccionar ante situaciones amenazadoras. Este estudio, de enfoque fenomenológico, que según Colaizzi en acuerdo con Carpenter et al. (2009), tiene por objeto dar a conocer las experiencias y el impacto del fracaso de los tratamientos de infertilidad en la mujer estéril, que desea tener hijos. Recurrimos a la metodología cualitativa de enfoque fenomenológico. En el análisis de las entrevistas, en lo que concierne las experiencias de la mujer infértil que desea tener hijos, surgieron varias categorías, entre las cuales: el significado de serse madre, el deseo de tener un hijo, el significado de la infertilidad de las consecuencias de la infertilidad, las dificultades sentidas y las redes de apoyo. Entender el mundo de estas mujeres ante el fenómeno de la infertilidad es esencial para que las prácticas de cuidado sean facilitadoras y capaces de crear vínculos ante el proceso de transición que estas mujeres enfrentan.