Scielo RSS <![CDATA[Revista de Enfermagem Referência]]> http://www.scielo.mec.pt/rss.php?pid=0874-028320110002&lang=es vol. serIII num. 4 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.mec.pt/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.mec.pt <![CDATA[<b>La lactancia en los libros de texto escolares del Estudio del Medio del 1º ciclo de la educación básica</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Para conhecer como a amamentação é abordada às crianças do 1º Ciclo, e o que aprendem na escola sobre este tema, analisaram-se, do 1º ao 4º ano de escolaridade, 19 manuais escolares de Estudo do Meio, adoptados em 73 escolas públicas de seis agrupamentos de escolas da área educativa de Coimbra. Na análise dos conceitos transmitidos definiram-se, a priori, alguns considerados imprescindíveis para ensinar e explicar à criança noções básicas de amamentação. Apenas dois manuais do 3º ano incluíam, cada um, os conteúdos “Somos mamíferos. Alimentamo-nos das mamas das nossas mães após o nascimento” e “O natural é tomar leite materno logo depois do nascimento”. A análise dos manuais permitiu observar que existem diversas oportunidades de ensinar, esclarecer e ajudar a criança a aprender uma cultura da amamentação, pois este tema pode estar incluído em diversos capítulos das diferentes rubricas programáticas. No entanto, estas oportunidades são desperdiçadas e neste material didáctico várias imagens utilizadas promovem a alimentação artificial.<hr/>In order to get to know how breastfeeding is approached in 1st cycle basic education children’s textbooks, and what they learn in school about this subject, we analysed, 19 Environmental Studies textbooks, used in 73 public schools, from the 1st to 4th years of education, in six school clusters in the Coimbra education area in Portugal. In the analysis of the concepts presented to the child, we defined a priori some considered essential to teach and explain to children the basics of breastfeeding. Only two school books for the 3rd year each included content on "We are mammals. We feed at the breast of our mothers after birth” and “It is natural to take breast milk after birth”. Analysis of the manuals showed that there are many opportunities to teach, enlighten and help the child to learn about a breastfeeding culture because this topic may be included in various chapters of the educational program; however, these opportunities are wasted and in this didactic material various illustrations used promote a culture of artificial feeding.<hr/>Para conocer cómo se les presenta la lactancia a los niños del y lo que aprenden en la escuela sobre este tema, se analizaron, del 1º al 4º año de escolaridad, 19 libros de texto escolares del Estudio del Medio, adoptados en 73 escuelas públicas de seis grupos de escuelas del área educativa de Coimbra. En el análisis de los conceptos transmitidos se definieron, a priori, algunos considerados imprescindibles para enseñar y explicarle al niño nociones básicas de lactancia. Solo dos libros de texto del 3º año incluían, en cada caso, los contenidos “Somos mamíferos. Nos alimentamos del pecho de nuestras madres después de nacer” y “Lo natural es tomar leche materna después de haber nacido”. El análisis de los libros de texto permitió observar que existen diversas oportunidades de enseñar, aclarar e ayudar al niño a aprender una cultura de la lactancia ya que este tema; puede estar recogido en diversos capítulos de las diferentes rúbricas programáticas, sin embargo estas oportunidades no se aprovechan y en este material didáctico varias imágenes utilizadas promueven la alimentación artificial. <![CDATA[<b>Autonomía del cuidado desde la perspectiva de lo que representa vivir saludable para el adolescente</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo discorre sobre a adolescência e o desenvolvimento da autonomia para o cuidado na perspetiva do viver saudável. Tem como objetivo compreender o significado de autonomia do cuidado para o adolescente e suas interações na perspetiva de um viver saudável. Método: estudo ancorado na Grounded Theory, realizado mediante entrevistas, textos e dinâmicas interativas com 27 participantes em quatro grupos amostrais: adolescentes, pais, professores e enfermeiros, na cidade de Belém/Pará. Resultados: da análise dos dados, emergiram seis categorias, localizando-se neste artigo a primeira categoria “O adolescente expressando a necessidade de ajuda na construção da autonomia para o cuidado de si”, constituída por nove subcategorias. Conclusão: a inter-relação entre as subcategorias e categoria mostra a circularidade dos movimentos do viver humano adolescente, família, grupos sociais vinculados, convergindo para a possibilidade do viver mais saudável desses adolescentes, exercitando sua autonomia na dependência da família protetora, educadora, orientadora, cuidadora e presente na vida deles. Entende-se que o cuidado de enfermagem no processo de educação e promoção da saúde, venha contribuir para o desenvolvimento da autonomia do adolescente para o auto cuidado.<hr/>The study discusses adolescence and empowerment for care from the perspective of healthy living. It aims to understand the meaning of autonomous care for adolescents and their interactions from the perspective of healthy living. Method: study based on Grounded Theory, carried out through interviews, texts and dynamic interactions with 27 participants in 4 sample groups: teenagers, parents, professors and nurses in the city of Belem, Para. Results: the data analysis produced six categories, and this article focuses on the first category: “The teenager expressing the need for help in the construction of autonomy in caring for oneself ”, which is constituted by nine subcategories. Conclusion: the inter-relationships between subcategories and category show the circularity of movements from the teenaged human, family, connected social groups, towards the possibility of more healthy living by these teenagers, exercising their autonomy within their dependency on protective family, educator, adviser, caregiver present in their lives. It is understood that nursing care in the process of education and health promotion will contribute to the development towards self-care of an independent adolescent.<hr/>El estudio discurre sobre la adolescencia y el desarrollo de la autonomía para fomentar el cuidado desde la perspectiva del vivir saludable. Este tiene por objetivo comprender el significado de de la autonomía del cuidado para el adolescente y sus interacciones desde la perspectiva de un vivir saludable. Método: estudo asentado en la teoría fundamentada, realizado mediante entrevistas, textos y dinámicas interactivas con 27 participantes en cuatro grupos de muestreo: adolescentes, padres, profesores y enfermeros, en la ciudad de Belém/Pará. Resultados: del análisis de los datos, emergieron seis categorías, siendo que para este artículo fue seleccionada la primera de ellas, es decir: “El adolescente expresando la necesidad de ayuda en la construcción de la subcategories autonomía para el cuidado de sí mismo”, y que esta a su vez está constituida por nueve subcategorías. Conclusión: la inter-relación entre las subcategorías y la categoría muestra la circularidad de los movimientos del vivir humano adolescente, familia, grupos sociales vinculados, convergiendo hacia la posibilidad del vivir más saludable de esos adolescentes, al ejercitar su autonomia en la dependencia de la familia protectora, educadora, orientadora, cuidadora y presente en sus vida. Se entiende que el cuidado de enfermería en el proceso de educación y promoción de la salud pueda llegar un día a contribuir para el desarrollo de la autonomía del adolescente respecto a su auto cuidado. <![CDATA[<b>Contribuiciones de una intervención de enfermería de Atención Primaria para la transición a la maternidad</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A transição para a maternidade caracteriza-se por um compromisso intenso e envolvimento ativo que requer a reestruturação de responsabilidades e comportamentos. Engloba tarefas relacionadas com a satisfação pessoal, relação com a família de origem e com o cônjuge/companheiro, aceitação do bebé e reestruturação da identidade materna. Enquanto a mulher não desenvolve a perícia e formas particulares de gerir as necessidades, os profissionais de saúde são um recurso importante para o desempenho do novo papel. No estudo analisamos o contributo de intervenções de enfermeiras de Cuidados de Saúde Primários, na promoção da transição para a maternidade. Trata-se de um desenho quasi-experimental, longitudinal, com uma amostra de 134 primíparas, com colheita de dados ao terceiro trimestre de gravidez, primeiro e sexto mês após o parto, tendo-se utilizado a escala Maternal Adjustment and Maternal Attitudes (Kumar, Robson e Smith, 1984), na versão portuguesa de Figueiredo, Mendonça e Sousa (2004). A variável independente assumiu os modos: consulta individual; curso de preparação para o parto/parentalidade; e visita domiciliária. Os resultados evidenciam evolução positiva do ajustamento à maternidade nas dimensões sintomas somáticos e atitudes perante a gravidez e o bebé e evolução negativa da imagem corporal e relação conjugal. A intervenção de Enfermagem não teve efeitos significativos.<hr/>The transition to motherhood is characterized by an intense commitment and active involvement that requires the restructuring of responsibilities and behaviors. It includes tasks related to personal satisfaction, relationships with family and, partner, accepting the baby, and restructuring of maternal identity. While women do not develop the necessary expertise and particular ways of managing, health professionals are an important resource for the performance of the new role. The study aimed to analyze the contributions of the interventions of primary health care nurses in the transition to motherhood. It is a quasi-experimental and longitudinal study. With a 134 primiparous: the data were collected during the third trimester of pregnancy, and at the first and sixth months after delivery, using the Maternal Attitudes scale (Kumar, Robson and Smith, 1984), Portuguese version by Figueiredo, Mendonça e Sousa (2004). The independent variables were: individual consultation; childbirth/parenthood preparation course; and home visit.The results show positive development of adjustment of somatic symptoms and attitudes to the pregnancy and baby and negative development of body image and marital relationship. Nursing intervention had no significant effects.<hr/>La transición a la maternidad se caracteriza por un compromiso intenso y una participación activa que requiere la reestructuración de responsabilidades y comportamientos. Incluye tareas relacionadas con la satisfacción personal, relación con la familia de origen y con su cónyuge/pareja, aceptación al bebé, y reestructuración de la identidad materna. Hasta que la mujer no desarrolle conocimientos y formas particulares de gestión de las necesidades, los profesionales de la salud son un recurso importante para el desempeño del nuevo papel. Con el estudio se evaluó la contribución de intervenciones de enfermeras en Atención Primaria de Salud, en la promoción de la transición a la maternidad. Se trata de un diseño cuasi-experimental, longitudinal, con una muestra de 134 primíparas. La recolección de datos se produjo durante el tercer trimestre del embarazo, primero y sexto mes después del nacimiento, con la escala Maternal Adjustment and Maternal Attitudes (Kumar Robson y Smith, 1984), basada en la versión portuguesa de Figueiredo, Mendonça e Sousa (2004). La variable independiente incidió en: la consulta individual; el curso de preparación para el parto / parentalidad; y visita domiciliaria. Los resultados muestran una evolución positiva del ajuste a la maternidad respecto a los síntomas somáticos y actitudes ante el embarazo y el bebé y una evolución negativa de la imagen corporal y la relación conyugal. La intervención de enfermería no tuvo efectos significativos. <![CDATA[<b>Cultura de Seguridad del Enfermo percibida por enfermeros en hospitales distritales portugueses</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Contexto: a Cultura de Segurança do Doente (CSD) apresenta-se como uma componente estruturante da Qualidade em Saúde. Os enfermeiros, atendendo às suas crenças, competências e características do seu desempenho, influenciam-na em definitivo. Objetivos: caracterizar a Cultura de Segurança do Doente percepcionada por enfermeiros, em hospitais distritais. Metodologia: estudo quantitativo, descritivo-analítico e transversal, realizado a partir de questionário sobre CSD. Resultados: dos 136 profissionais incluídos, 55,1% tem menos de 44 anos. Quatro dos doze fatores da CSD revelaram-se “críticos/ problemáticos” e um “forte”. Dos 42 indicadores, cinco apresentam um percentual muito bom de respostas positivas (> 75%) e catorze apresentam-se “críticos/problemáticos”, com um percentual positivo inferior a 50%. Somente 46% dos enfermeiros atribui o grau de “muito bom” ou “excelente” à Segurança do Doente no seu serviço. O grupo dos 23-43 anos apresenta um percentual positivo inferior em nove fatores e superior num. Conclusão: a CSD apresenta-se como um fator crítico da Qualidade dos Cuidados, ao revelar apenas um fator forte. Estes profissionais revelaram-se céticos, sendo os mais novos menos positivos na sua apreciação. A Cultura identificada é caracterizada pelo paradigma da punição e ocultação do erro, com os enfermeiros convictos que, quando notificado, são eles o centro da atenção e não o evento.<hr/>Background: the Patient Safety Culture (PSC) is a structural component of the Quality in Health. Nurses, with their beliefs, competencies and characteristics of their performance, have a decisive influence in it. Objectives: to characterize the Patient Safety Culture perceived by nurses in district hospitals. Methodology: quantitative, descriptive-analytical and crossectional study conducted using a questionnaire on PSC. Results: 55.1% of the sample of 136 professionals was under 44 years of age. Four out of twelve factors of the PSC were considered “critical/problematic” and one “strong”. Of the 42 indicators, five had a very good percentage of positive answers (>75%) and fourteen were “critical/problematic”, with a positive percentage of 50%. Only 46% of the nurses considered patient safety in their services “very good” or “excellent”. Participants aged 23-43 had a lower positive percentagwe in nine factors and a higher percentage in one factor. Conclusion: PSC is a critical factor in the Quality of Care, because it presents only one strong factor. These professionals are sceptical, and the youngest ones are less positive in their evaluation. The culture identified is characterized by the paradigm of punishment and concealment of error. Nurses believe that, when an error is notified, they, instead of the action, become the centre of attention.<hr/>Contexto: la Cultura de Seguridad del Enfermo (CSD) se presenta como un componente estructurante de la Calidad en Salud. Los enfermeros, atendiendo a sus creencias, competencias y características de su desempeño, la influencian en definitivo. Objetivos: caracterizar la Cultura de Seguridad del enfermo percibida por enfermeros, en hospitales distritales. Metodología: estudio cuantitativo, descriptivo-analítico y transversal, realizado a partir de un cuestionario sobre la CSD. Resultados: de los profesionales incluidos, 55,1% tienen menos de 44 años. Cuatro de los doce factores de la CSD revelaron ser “críticos/problemáticos” y uno “fuerte”. De los 42 indicadores, cinco presentan un porcentaje muy bueno de respuestas positivas (>75%) y catorce presentan ser “críticos/problemáticos”, con un porcentaje positivo inferior a 50%. Solamente el 46% de los enfermeros atribuye el grado de “muy bueno” o “excelente” a la Seguridad del Enfermo en su servicio. El grupo de los 23-43, años presenta un porcentaje positivo inferior en nueve factores y superior en uno. Conclusión: la CSD se presenta como siendo un factor crítico, de la Calidad de los Cuidados, al revelar apenas un factor fuerte. Estos profesionales revelaron ser escépticos, los más jóvenes menos positivos en su apreciación. La Cultura identificada se caracteriza por el paradigma de la punición y ocultación del error, ya que los enfermeros están convencidos de que, cuando notificado el error, son ellos mismos el centro de la atención y no el evento. <![CDATA[<b>Depresión en adultos mayores institucionalizados en el distrito de Bragança</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta investigação pretende estudar a depressão em idosos institucionalizados do distrito de Bragança. Tem como objetivos determinar a prevalência da depressão e apurar a existência de alguns dos fatores de risco conhecidos para o seu aparecimento e manutenção. Participaram neste estudo 186 idosos residentes em 14 lares do distrito de Bragança. Foram utilizadas a Escala de Avaliação do Estado Mental, a Escala de Depressão Geriátrica e o Índice de Barthel. Para estimar a adaptação à situação institucional e a importância dada à participação em atividades de lazer, construíram-se os índices de Adaptação (a = 0.61) e de Atividade de Lazer (a = 0.63). O sentimento de solidão foi autoavaliado pelos sujeitos. Observou-se uma elevada taxa de prevalência de depressão (47%), mais prevalente entre as mulheres (51%) do que entre os homens (40%). A depressão relacionou-se com o menor nível cognitivo, menor adaptação à vida institucional, menor importância dada às atividades de lazer, maior índice de solidão e maior dependência nas atividades de vida diárias. Em suma, quase metade da população de idosos inquiridos apresenta depressão que foi prevista pela solidão, pela menor importância dada às atividades de lazer e em função de pertencer ao sexo masculino ou feminino.<hr/>The purpose of this research is to study depression in institutionalized older people in the district of Bragança. The aims are to determine the prevalence of depression and assess the existence of some known risk factors for its appearance and maintenance. The participants were 186 elderly residents in 14 residential homes in the district of Bragança. Instruments used were the Mini Mental State Examination, the Geriatric Depression Scale and the Barthel index. To estimate the adjustment to institutional status and importance given to participation in leisure activities, the Index of Adaptation (a = 0.61) and the Index of Activity and Recreation (a = 0.63) were created. The feeling of loneliness was self-reported by participants. A high prevalence rate of depression (47%) was observed. Depression was more prevalent among women (51%) than men (40%). Depression was also related to lower cognitive levels, lower adjustments to institutional life, reduced participation in leisure activities, higher rates of loneliness and greater dependency in activities of daily living. In summary, almost half of the older people studied in the district of Bragança were depressed. Depression in the institutional context was predicted by loneliness, less importance given to leisure activities and regarding the male or female condition.<hr/>Esta investigación pretende estudiar la depresión en adultos mayores institucionalizados en el distrito de Bragança. Tiene por objetivos determinar la prevalencia de la depresión y determinar la existencia de algunos de los factores de riesgo conocidos para su aparecimiento y mantenimiento. Participaron en este estudio 186 adultos mayores residentes en 14 residencias de ancianos del distrito de Bragança. Fueron utilizadas las escalas de Estado Mental y de Depresión Geriátrica, así como el Índice de Barthel. Para estimar la adaptación a la situación institucional y la importancia dada a la participación en actividades del tiempo libre se construyeron índices de Adaptación (a = 0.61) y de Actividad de Ocio (a = 0.63). El sentimiento de soledad fue autoevaluado por los sujetos. Se observó una elevada tasa de prevalencia de depresión (47%), más prevalente entre las mujeres (51%) que entre los hombres (40%). La depresión se relacionó con el menor nivel cognitivo, menor adaptación a la vida institucional, menor importancia dada a las actividades del tiempo libre, mayor índice de soledad y mayor dependencia en las actividades de la vida diaria. En suma, casi mitad de la población de adultos mayores encuestados presenta una depresión, la cual fue prevista por la soledad, por una menor importancia dada a las actividades del tiempo libre y dependiendo de ser hombre o mujer. <![CDATA[<b>Estrategias del miembro de la familia prestador de cuidados ante las manifestaciones de confusión de su familiar</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Estudo realizado com o objetivo de identificar as manifestações de Confusão Aguda (CA) que os doentes apresentam em casa, e as estratégias utilizadas pelo Membro da Família Prestador de Cuidados (MFPC) para lidar com essas manifestações. Face a essas intenções, utilizou-se uma estratégia metodológica em duas fases, uma primeira em ambiente hospitalar, recorrendo se a uma abordagem quantitativa e uma segunda em casa, suportada na metodologia do estudo de caso. Para a identificação dos elementos da amostra, num primeiro momento foi aplicada a Neecham Confusion Scale (NCS) aos doentes internados numa instituição hospitalar, tendo-se averiguado, um mês após a alta, o destino dos que apresentaram Confusão Aguda (CA). Constatou-se, então, que apenas 17,3% dos doentes, regressaram a casa. Destes, após avaliação com a NCS, selecionaram se aqueles que ainda mantinham confusão, para efetuar uma entrevista semiestruturada aos seus MFPC com o intuito de responder aos objetivos de estudo. Do discurso dos participantes emergiram três categorias relativas às manifestações de confusão: alterações psicomotoras; orientação e comportamento social inapropriado; e duas respeitantes às estratégias: estratégias não farmacológicas e estratégias farmacológicas. Além destas foi referenciada pelos MFPC, incapacidade de agir. São necessários outros estudos, em amostra maior, para uma melhor compreensão da problemática.<hr/>This study was conducted with the following goals: to identify manifestations of acute confusion (AC) that patients have at home and to identify the strategies used by Family Caregivers (MFPCs) to deal with these manifestations. Accordingly, the work was divided into two parts: a) the first took place in the hospital setting, using a quantitative approach, and b) the second took place at home, based on a qualitative case study methodology. For identification of the sample, at the first stage the NEECHAM Confusion Scale (NCS) was administered to in-patients in a hospital setting, and one month after discharge follow-up of those who had acute confusion (AC) was carried out. It was found that only 17.3% of patients returned home. Of these, after assessment with the NCS, only those who still had confusion were selected for semi-structured interview of their MFPC in order to achieve the study goals. In the interviews, participants revealed three categories related to manifestations of confusion: 1) psychomotor; 2) orientation and 3) inappropriate social behaviour, and two related to strategies: a) non-pharmacological strategies, and 2) pharmacological strategies. Inability to act was also revealed in the interviews. Further studies are needed with larger samples to better understand the problem.<hr/>Estudio realizado con el objetivo de identificar las manifestaciones de Confusión Aguda (CA) que los enfermos presentan en casa y las estrategias utilizadas por el Miembro de la Familia Prestador de Cuidados (MFPC) para lidiar con estas manifestaciones. Ante esas intenciones, se utilizó una estrategia metodológica en dos fases, la primera en ambiente hospitalario, recurriéndose a un enfoque cuantitativo y la segunda en casa, apoyada en la metodología del estudio de caso. Para la identificación de los elementos de la muestra, en primer lugar fue aplicada la escala de Neecham Confusion Scale (NCS) a los enfermos internados en una institución hospitalaria, habiendo, tras un mes del alta, averiguado el destino de los que presentaron Confusión Aguda (CA). Se constató entonces que apenas 17,3% de los enfermos, regresaron a casa. De estos, tras evaluación con la NCS, se seleccionaron aquellos en los que aún persistía el estado de confusión para efectuar una entrevista semi-estructurada a sus MFPC con el intuito de responder a los objetivos del estudio. Del discurso de los participantes emergieron tres categorías relativas a las manifestaciones de confusión: alteraciones psicomotoras; orientación y comportamiento social inapropiado; y dos respectivas a las estrategias: estrategias no farmacológicas; estratégias farmacológicas. Además de estas fue referida por los MFPC, la incapacidad de actuar. Son necesarios otros estudios, en una muestra mayor, para una mejor comprensión de la problemática. <![CDATA[<b>Importancia y aplicabilidad en la atención de enfermería del Método de Cuidados de <i>Humanitude</i> Gineste -Marescotti®</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Contexto: A filosofia dos cuidados de Humanitude enfatiza o valor da ligação relacional e fator humano (Simões, Rodrigues e Salgueiro, 2008). Gineste e Marescotti, destacam-se pelo contributo do seu método de cuidados de Humanitude publicado por Gineste e Pellissier (2007). Objetivos: conhecer a importância que os enfermeiros atribuem aos cuidados baseados na filosofia da Humanitude e no método de Gineste e Marescotti; Identificar em que medida os enfermeiros referem que aplicam na prática os princípios do método de Gineste e Marescotti. Metodologia: Estudo descritivo desenvolvido com dados recolhidos numa amostra de 160 enfermeiros, da população abrangida pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros e que voluntariamente responderam ao inquérito eletrónico. O instrumento de colheita de dados construído e validado, é constituído por 28 itens nas dimensões “aproximação sintonia” e “consolidação proação”. Resultados: Os enfermeiros inquiridos indicam ser muito e muitíssimo importantes os procedimentos de “aproximação sintonia” (90,31%) e de “consolidação proação” (85,47%). Apenas 2,21% desvalorizam o método. Na prática de cuidados, os enfermeiros dizem aplicar frequentemente, ou sempre, os princípios de “aproximação sintonia” (83,05%) e “consolidação proação” (69,69%). Conclusões: Seguindo uma estratégia observacional em contexto, pretende-se verificar em futura investigação a coerência entre a opinião expressa e a prática efetiva.<hr/>Context: The philosophy of care Humanitude emphasizes the value of relational connection and the human factor (Simões, Rodrigues e We focus on the important contribution of the Gineste Salgueiro 2008). and Marescotti Humanitude method of care published by Gineste and Pellissier (2007). Objectives: to understand the importance that nurses attach to the Humanitude philosophy of care based on Method and Humanitude by Gineste and Marescotti; to identify the extent to which nurses report that they apply the principles of the Method of Gineste and Marescotti in practice. Methods: Descriptive study developed from data collected from a sample of 160 nurses, the population covered by the Regional Section of the Center of the Order of Nurses and who voluntarily answered the survey online. The instrument for data collection, developed and validated, consists of 28 items in the dimensions “approach tuning” and “proactive consolidation". Results: The nurses interviewed stated that consistent approach procedures (90.31%) and proactive consolidation (85.47%) were important or very important. Only 2.21% downplayed the Method. In care practice, nurses said that they often or always applied the principles tuning approach (83.05%) and proactive consolidation (69.69%). Conclusions: Using a strategy of observation in context, we intend to verify in future research the consistency between the views expressed and actual practice.<hr/>Contexto: La filosofía de los cuidados de Humanitude enfatiza el valor de la conexión y del factor humano (Simões, Rodrigues e Salgueiro, 2008). Gineste y Marescotti, se destacaron por la importante contribución de su método de cuidados de Humanitude publicado por Gineste y Pellissier (2007). Objetivos: conocer la importancia que los enfermeros atribuyen a los cuidados basados en la filosofía de la Humanitude y en el Método de Gineste y Marescotti; Identificar en qué medida los enfermeros refieren que aplican en la práctica los principios del Método de Gineste y Marescotti. Metodología: Estudio descriptivo desarrollado a partir de datos recogidos en una muestra de 160 enfermeros, de la población abarcada por la Sección Regional Centro del Colegio de Enfermeros y que voluntariamente respondieron a la encuesta en línea. El instrumento de recolección de datos construido y validado está constituido por 28 ítems en las dimensiones “aproximación sintonía” y “consolidación pro-acción”. Resultados: Los enfermeros inquiridos indican que los procedimientos of de aproximación sintonía (90,31%) y de consolidación pro-acción (85,47%) son muy importantes e importantísimos. Apenas 2,21% desvalorizan el método. En la práctica de la atención, los enfermeros refieren aplicar frecuentemente o siempre los principios de aproximación sintonía (83,05%) y consolidación pro-acción (69,69%). Conclusiones: Siguiendo una estrategia observacional en contexto, se pretende verificar en una futura investigación la coherencia entre la opinión expresada y la práctica efectiva. <![CDATA[<b>Informatización de la documentación clínica de enfermería: expectativas de las enfermeras en su implementación</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo objectiva compreender as expectativas de enfermeiras, actuantes em sítios clínico-cirúrgicos de um hospital universitário, relativamente à realização do teste piloto de um sistema electrónico visando a informatização da documentação de enfermagem. Dez enfermeiras, participantes de um programa de capacitação teórico-práctico para uso do sistema eletrónico, foram entrevistadas e os dados obtidos analisados através da Técnica de Análise de Conteúdo. As enfermeiras manifestaram expectativas de que a informatização da documentação venha a conferir maior visibilidade ao seu raciocínio clínico e apoie as tomadas de decisões em relação aos diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem mais apropriadas a cada utente. Para essas enfermeiras o desafio da informatização é assumido com optimismo, pois esperam, também, que o sistema eletrónico diminua o tempo despendido na documentação e melhore a qualidade das informações registradas na hospitalização dos utentes. As enfermeiras do estudo constituem-se como importantes agentes de transformação da realidade institucional. Face à necessidade de implementação de processos de mudança, torna-se imprescindível que os responsáveis respeitem os valores dos participantes e conheçam suas expectativas, pois estes precisarão modificar sua forma de pensar, sentir e agir, para integrarem esses processos e contribuir para o êxito dos mesmos.<hr/>The aim of this study was to understand the expectations of nurses working in the medical-surgical units of a university hospital relating to the pilot test of an electronic system aimed at the documentation of nursing. Ten nurses participating in theoretical-practical training to use the electronic system were interviewed, and data were analyzed using content analysis. Nurses expressed expectations that the computerization of documentation would lead to more visibility of their clinical reasoning and support decisionmaking in relation to the diagnoses, outcomes and nursing interventions most appropriate for each patient. For these nurses, the challenge of computerization of documentation was met with optimism, because they also expected that the electronic system would decrease the time spent on documentation and improve the quality of information recorded during patients hospitalization. The nurses in the study are important agents in the institutional transformation of the situation. Given the need to implement change processes, it is essential that those responsible respect the values of participants and meet their expectations, because they need to change their ways of thinking, feeling and acting in order to integrate these processes and contribute to their success.<hr/>Este estudio objetiva comprender las expectativas de las enfermeras actuantes en unidades clæshy;nico-quirúrgicos de un hospital universitario respecto a la realización del test piloto de un sistema electrónico destinado a la informatización de la documentación de enfermería. Diez enfermeras, participantes en un programa de capacitación teórico-práctico para saber usar el sistema electrónico, fueron entrevistadas y los datos obtenidos fueron analizados mediante la Técnica del Análisis de Contenido. Las enfermeras manifestaron sus expectativas de que la informatización de la documentación confiriese mayor visibilidad a su raciocinio clínico y apoyara las tomadas de decisions en relación a los diagnósticos, resultados e intervenciones de enfermería más apropiadas a cada usuario. Para esas enfermeras, el desafío de la informatización se asume con optimismo, ya que esperan también que el sistema electrónico disminuya el tiempo despendido en la documentación y mejore la calidad de las informaciones registradas en la hospitalización de los usuarios. Las enfermeras del estudio constituyen importantes agentes de transformación de la realidad institucional. Ante la necesidad de implementación de procesos de cambio se hace imprescindible que los responsables respeten los valores de los participantes y conozcan sus expectativas, ya que estos necesitarán modificar su forma de pensar, sentir y actuar, para integrar esos procesos y contribuir al éxito de estos. <![CDATA[<b>El paciente colostomizado y la toma de decisiones sobre la adhesión a la irrigación</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es A pessoa colostomizada tem múltiplos problemas relacionados com a perda da continência fecal e a necessidade de ter que utilizar um dispositivo coletor de fezes. Cientes de que a irrigação contribui para a resolução de parte significativa destes seus problemas, decidimos realizar um estudo exploratório descritivo de abordagem quantitativa, com os objetivos de identificar e analisar os fatores que influenciam a opção do colostomizado a praticar ou não a técnica de irrigação. A recolha de dados foi efetuada através de um questionário e os dados obtidos submetidos a uma análise temática e estatística. Fizeram parte da amostra, 80 colostomizados. Dos principais resultados do estudo salientamos a identificação dos 7 fatores mais referenciados pelos inquiridos, como sendo os que mais interferem na opção de praticar irrigação, bem como, a de não a praticar. Constatámos, ainda, que o enfermeiro é o elemento da saúde que mais informa sobre a técnica de irrigação.<hr/>The colostomate faces many problems related to faecal incontinence and the consequent need to use a pouch. We are aware that the irrigation technique can be a solution for those problems. With the goal of identifying and analyzing the factors that influence the choice to adhere or not to the irrigation technique, we decided to carry out an exploratory descriptive study with a quantitative approach. Data collection was conducted through a questionnaire and data were subjected to thematic and statistical analysis. The sample included 80 colostomists. Major findings of this study emphasize the identification of seven factors most commonly reported by respondents as being the ones that interfere with the choice of practicing the irrigation technique as well as not-practising it. The sample included 80 participants with colostomy. An additional finding was that the nurse is the health professional who gives more information about irrigation technique.<hr/>El paciente colostomizado tiene múltiplos problemas relacionados con la pérdida de la continencia fecal y la necesidad de tener que utilizar un dispositivo colector de heces. Conscientes de que la irrigación contribuye a la resolución de parte significativa de estos problemas, decidimos realizar un estudio exploratorio descriptivo de enfoque cuantitativo, cuyos objetivos son los de identificar y analizar los factores que influencian la opción del paciente colostomizado en practicar o no la técnica de irrigación. La recolección de datos fue efectuada a través de un cuestionario y los datos obtenidos fueron sometidos a un análisis temático y estadístico. Formaron parte de la amuestra 80 personas colostomizadas. De los principales resultados del estudio destacamos la identificación de los 7 factores más referidos por los interrogados, al ser estos los que más interfieren en la opción de practicar irrigación así the como de no hacerlo. Constatamos además que, el enfermero es el elemento de la salud que más informa sobre la técnica de irrigación. <![CDATA[<b>El comportamiento profesional y personal de los enfermeros en contexto cardiovascular</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Contexto: As doenças cardiovasculares são cada vez mais frequentes e englobam uma série de fatores de risco que podem agravar esta situação. Conhecer o que é realizado a nível de prestação de cuidados,tendo em conta as ações de educação para a saúde, é essencial. Metodologia: Foi elaborado um estudo transversal para averiguar algumas informações sobre os comportamentos profissionais e pessoais dos enfermeiros num serviço de cardiologia. Objetivos: Analisar vários aspetos relacionados com a atividade profissional e pessoal dos enfermeiros no que diz respeito ao controlo dos fatores de risco cardiovascular. Resultados: Os resultados deste estudo demonstram que os enfermeiros consideram importante manter o cuidado personalizado ao doente cardiovascular, ensinando e educando de modo a capacitar a pessoa no controlo dos fatores de risco. Os enfermeiros e todos os profissionais de saúde são muito importantes, pois as suas competências, ponderação e capacidade educativa serão focos essenciais em toda esta dinâmica. Conclusões: Para o doente é essencial o processo de reabilitação e promoção da saúde, porque estará limitado a diversos níveis. Os profissionais de saúde têm um papel preponderante em todo o processo mas, sobretudo, na fase de educação para a saúde e de prevenção de comportamentos de risco.<hr/>Background: Cardiovascular diseases are very common, and include risk factors that may be exacerbated if there is no control of the situation. Knowing what is done at the care level, including health education measures, is essential. Methodology: A cross-sectional study was carried out to examine the facts about the professional and personal behavior of nurses in the cardiology service. Aims: To analyze several aspects related to the professional and personal of nurses regarding the control of cardiovascular personal risk factors. Results: The results of this study demonstrate that nurses think that is important to maintain personalized care to cardiovascular patients, teaching and educating in order to empower the person to control risk factors. Nurses and all health professionals are very important because their competence, thoughtfulness and educational capacity are an essential aspect of this whole process. Conclusions: For the patient the process of rehabilitation and health promotion is essential, because he will be limited at various levels. Health professionals have a major role throughout the process, but especially in the phase of health education and prevention of risk behaviors.<hr/>Contexto: Las enfermedades cardiovasculares son cada vez más y engloban una serie de factores de riesgo que pueden agravar esta situación.Conocer lo que está siendo realizado a nivel de la prestación de cuidados, teniendo en cuenta las acciones de educación para la salud, es esencial. Metodología: Fue elaborado un estudio transversal para obtener algunas informaciones sobre los comportamientos profesionales y personales de los enfermeros en un servicio de Cardiología. Objetivos: Analizar varios aspectos relacionados con la actividad profesional y activities de los enfermeros respecto al control de los factores de riesgo cardiovascular. Resultados: Los resultados de este estudio demuestran que los enfermeros consideran importante mantener el cuidado personalizado al enfermo cardiovascular, enseñándole y educándole de modo a capacitar a la persona para el control de factores de riesgo. Los enfermeros y todos los profesionales de la salud son muy importantes ya que sus competencias, ponderación y capacidad educativa serán focos esenciales en toda esta dinámica. Conclusiones: Para el enfermo son esenciales tanto el proceso de rehabilitación como el de promoción de la salud, porque estará limitado en diversos niveles. Los profesionales de la salud tienen un papel preponderante en todo el proceso, pero sobre todo en la fase de educación para la salud y de prevención de comportamientos de riesgo. <![CDATA[<b>Los factores determinantes de la rotatividad externa de los enfermeros</b>: <b>vínculo contractual, incentivos salariales o reconocimiento profesional</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nos últimos anos as organizações de saúde, a profissão e a carreira de enfermagem sofreram um conjunto de alterações estruturais, processuais e políticas. Estas alterações influenciaram a dinâmica e a estabilidade do futuro dos enfermeiros contribuindo para a ocorrência de altas taxas de rotatividade -com impactos potencialmente negativos no grupo de trabalho e na organização. O estudo pretende identificar os fatores determinantes da rotatividade externa dos enfermeiros. A investigação baseia-se num questionário aplicado a uma amostra de 772 enfermeiros a desempenhar funções no Hospital de Santa Maria. As hipóteses formuladas no estudo foram analisadas através de testes não-paramétricos. Os resultados sugerem que a necessidade de adquirir novas competências profissionais e de desenvolver um trabalho mais desafiante constituem fatores relevantes na explicação da rotatividade em enfermagem. Os fatores contratuais e remuneratórios são de extrema importância para explicar o fenómeno em causa, especialmente, para o grupo de enfermeiros contratados.<hr/>In recent years healthcare organizations in Portugal, as well as the nursing profession and career, have gone through a number of structural, procedural and political changes. These changes have influenced the dynamics and stability of nurses’ future contributing to high turnover rates. This has had a negative impact both in the work group and the organization itself. The goal of this study is to identify the main factors behind the external turnover of nurses. The research is based on a questionnaire administered to a sample of 772 nurses working at the Hospital of Santa Maria. The study hypotheses were analyzed using non-parametric tests. The results show that willingness to acquire new professional skills and to perform more challenging tasks are two relevant determinants of turnover among nurses. Contractual and salary factors are also very important in explaining this phenomenon, especially, among nurses who do not have a permanent contract.<hr/>En los últimos años las organizaciones de la salud, la profesión y la carrera de enfermería han sufrido un conjunto de alteraciones estructurales, políticas y en su forma de proceso. Estas alteraciones han influenciado la dinámica y la estabilidad del futuro de los enfermeros contribuyendo así al surgimiento de altas tasas de rotatividad - con impactos potencialmente negativos en el grupo de trabajo y en la organización. El estudio pretende identificar los factores determinantes de la rotatividad externa de los enfermeros. La investigación se basa en un cuestionario aplicado a una muestra de 772 enfermeros que ejercen en el Hospital de Santa María. Las hipótesis formuladas en el estudio fueron analizadas mediante tests no-paramétricos. Los resultados sugieren que la necesidad de adquirir nuevas competencias profesionales y de desarrollar un trabajo más desafiante constituyen fatores relevantes en la explicación de la rotatividad en enfermería. Los fatores contractuales y remuneratorios son de extrema importancia para explicar el fenómeno en causa, especialmente, para el grupo de enfermeros contratados. <![CDATA[<b>Calidad de vida de docentes de la educación básica de un municipio brasileño</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es A globalização tem influenciado o setor educacional, sobremaneira o professor, que vivencia um acúmulo de funções associado a baixa remuneração, implicando em uma notável queda em sua qualidade de vida. Com o objetivo de avaliar a Qualidade de Vida de professores dos períodos diurno e noturno de uma instituição municipal de ensino em Uberaba, Minas Gerais, Brasil, através do questionário Short Form-36; traçou-se este estudo quantitativo, observacional, de corte transversal, realizado em setembro de 2010. Entre os principais resultados destaca-se: 90,00% são do sexo feminino, na idade de 40 a 49 anos (43,46%), como docente do ensino fundamental por 10 a 19 anos (47,86%). Em termos de domínios, no período diurno o de menor escore foi o de vitalidade (60,00), seguido de saúde mental (69,20); enquanto no período noturno que apresentou melhores escores: limitações por aspeto emocional (66,83%) e aspectos sociais (72,91%) foram os mais prejudicados; os demais domínios nos dois períodos se apresentaram acima de 70,00%. Tais dados devem servir de sensores no sentido de se atentar a questão da vitalidade, questões emocionais e sociais, na qualidade de vida e saúde, em especial a professora de educação fundamental, como em maior número na população pesquisada.<hr/>The advent of globalization has influenced the educational sector, particularly teachers, who experience an accumulation of functions together with low pay, implying a noticeable fall in their quality of life. The aim of the study was to assess the Quality of Life of teachers of daytime and nighttime sessions at municipal institution of elementary education in Uberaba, Minas Gerais, Brazil, using the Short Form-36 questionnaire; this was a quantitative, observational, cross-sectional study, conducted in September 2010. The main results show that: 90.00% of respondents were female, aged 40-49 years (43.46%), and had been elementary school teachers for 10 to 19 years (47.86%). In terms of domains, those in the daytime sessions had the lowest score for vitality (60.00), followed by mental health (69.20), while for those in the nighttime sessions, who had the best scores, limitations in the emotional (66.83%) and social aspects (72.91%) had the highest scores; the other domains in the two sessions performed above 70.00%. These data can serve as indicators of the vitality, emotional and social scores for quality of life and health, in particular of women teachers in basic education, as they made up the greatest numbers in the population studied.<hr/>La globalización ha influido sobre el sector educacional, en especial sobre el profesor, que vivencia una acumulación de funciones asociado al bajo sueldo, conllevando así a un notable desmoronamiento de su calidad de vida. Con el propósito de a evaluar la Calidad de Vida de los profesores de los turnos diurno y nocturno de un establecimiento municipal de educación básica en Uberaba, Minas Gerais, Brasil, se les interrogó mediante el cuestionario Short Form-36>; y se configuró este estudio como cuantitativo, observacional, de corte transversal, y se llevó a cabo en septiembre de 2010. Entre los principales resultados se destacan que: 90,00% son del sexo femenino, entre los 40 a 49 años de edad (43,46%), y han sido docentes de la educación básica durante de 10 a 19 años (47,86%). Respecto a los dominios, dentro del turno diurno el de menor puntuación fue el de la vitalidad (60,00), seguido del de la salud mental (69,20); mientras que dentro del turno nocturno, el cual presentó mejores resultado, los dominio de limitaciones por aspecto emocional (66,83%) y aspectos sociales (72,91%) fueron los más perjudicados; los demás dominios en los dos turnos se presentaron arriba de 70,00%. Tales datos deben servir de sensores para prestar atención a la cuestión de la vitalidad, a las cuestiones emocionales y sociales en la calidad de vida y de la salud, y en especial a la profesora de educación básica, que representa el mayor número dentro de la población bajo investigación. <![CDATA[<b>Uso de los equipamientos de protección individual en unidad de terapia intensiva</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apesar dos grandes avanços na prevenção de infeções hospitalares, a adesão aos equipamentos de proteção individual continua sendo um importante desafio entre os trabalhadores da saúde. Foi objetivo deste estudo analisar a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos trabalhadores de enfermagem nas unidades de terapia intensiva de um hospital de emergência localizado no município de Fortaleza/CE, Brasil. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e transversal, realizado nas quatro unidades da referida instituição. A coleta de dados ocorreu nos meses de setembro e outubro de 2008, através de entrevista e observação, respeitando-se os aspetos ético-legais. Participaram do estudo 45 trabalhadores da equipe de enfermagem da UTI, nas categorias de técnico e auxiliar. Os resultados revelam que os técnicos e auxiliares de enfermagem têm consciência da importância do uso de EPIs, porém não os utilizam com a devida frequência na prática de seu cotidiano laboral, devido a problemas de ordem comportamental e de logística. Os resultados deste estudo oferecem bases para uma reflexão quanto à importância da identificação de facilidades e dificuldades encontradas pela equipe na utilização dos EPIs.<hr/>In spite of great advances in the prevention of cross-infection, adherence to the use of personal protective equipment among healthcare workers is a major challenge. This study aimed to analyze the use of Individual Protection Equipment (IPE) by nursing staff in the intensive care units of an emergency hospital in Fortaleza-CE, Brazil. This is an exploratory, descriptive and cross-sectional study, carried out at four units of that institution. Data collection occurred during September and October 2008, through interviews and observation, respecting ethical-legal aspects. Forty-five nursing ICU staff members in the technical and auxiliary categories have participated. The results show that nursing technicians and auxiliaries are aware of the importance of using IPE, but do not use them as frequently as necessary in their daily working practice, due to behavioral and logistic problems. These study results provide a basis for reflection on the importance of identifying the strengths and difficulties staff encounter in using IPE.<hr/>Apesar de los grandes avances en la prevención de infecciones hospitalarias, la adhesión a los equipamientos de protección individual sigue siendo un importante desafío entre los trabajadores de la salud. Este estudio tuvo por objetivo analizar la utilización de equipamientos de protección individual (EPIs) por los trabajadores de enfermería en las unidades de terapia intensiva de un hospital de emergencia localizado en el municipio de Fortaleza/CE, Brasil. Se trata de un estudio exploratorio, descriptivo y transversal, realizado en las cuatro unidades de la referida institución. La recolección de datos transcurrió durante los meses de septiembre a octubre de 2008, mediante entrevista y observación, respetando aspectos ético-legales. Participaron en el estudio 45 trabajadores del equipo de enfermería de la UTI, en las categorías de técnico y auxiliar. Los resultados revelan que los técnicos y auxiliares de enfermería son concientes de la importancia del uso de EPIs, aunque no los utilicen con la debida frecuencia en la práctica de su cotidiano laboral, debido a problemas de orden comportamental y de logística. Los resultados de este estudio ofrecen bases para una reflexión cuanto a la importancia de la identificación de facilidades y dificultades encontradas por el equipo en la utilización de los EPIs. <![CDATA[<b>Tratamiento de heridas colonizadas/infetadas mediante el uso de polihexanida</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Contexto: Na prática clínica o tratamento de feridas constitui, inevitavelmente, um importante foco de atenção da Enfermagem enquanto disciplina e ciência, bem como, do enfermeiro interessado em cuidar a pessoa com ferida. Com o aparecimento das novas abordagens e novos materiais cresce a necessidade/obrigatoriedade do enfermeiro acompanhar esta evolução. Assim, este artigo surge na sequência da utilização de um produto inovador - a polihexanida. Objetivo: Descrever a evidência científica disponível acerca da eficácia da polihexanida no tratamento de feridas colonizadas/infetadas. Métodos: Foram seguidos os princípios propostos pelo Cochrane Handbook, tendo sido realizada pesquisa manual e eletrónica em várias bases de dados que conduziram a sete artigos que cumpriam critérios previamente definidos. Resultados: Os estudos indicam que a polihexanida é eficaz no tratamento de feridas colonizadas/infetadas, verificando-se redução significativa do tempo de cicatrização, sinais inflamatórios, infeção/colonização e dor, quando esta é utilizada. Conclusão: Estas evidências permitem-nos concluir que a utilização da poliexamida é uma prática segura no tratamento de feridas colonizadas/infetadas.<hr/>Context: In clinical practice wound treatment is inevitably a nursing focus in terms of discipline and science, as well as nurses’ interest in caring for wounds. With the emergence of new approaches and new materials, the need/requirement increases for nurses to monitor these developments. Thus,this article considers the use of an innovative product - polyhexanide. Objective: To gather and synthesize the available scientific evidence about the efficiency of polyhexanide in the treatment of colonized or infected wounds. Methods: We followed the Cochrane Handbook principles and carried out manual and electronic searches in databases and and identified seven articles that followed previously defined criteria. Results: After analyzing the included studies, it can be said that polyhexanide is effective in the treatment of colonized/infected wounds, and there is a significant reduction in healing time, signs of inflammation, infection/colonization and pain.<hr/>Contexto: En la práctica clínica el tratamiento de heridas constituye inevitablemente un importante foco de atención de Enfermería en cuanto disciplina y ciencia, así como del enfermero interesado en cuidar a la persona herida. Con el aparecimiento de nuevos enfoques y nuevos materiales ha aumentado la necesidad/ obligatoriedad por parte del enfermero en acompañar esta evolución. Así, este artículo surge en la secuencia de la utilización de un producto innovador - la polihexanida. Objectivo: Describir la evidencia científica disponible acerca de la eficacia de la polihexanida en el tratamiento de heridas colonizadas/infetadas. Métodos: Se siguieron los principios propuestos por el Cochrane Handbook, no sin haber antes realizado una búsqueda manual y electrónica en varias bases de datos que condujeron a siete artículos que cumplían con los criterios previamente definidos. Resultados: Los estudios indican que la polihexanida es eficaz en el tratamiento de heridas colonizadas/infetadas, al comprobarse la reducción significativa del tiempo de cicatrización, señales inflamatorias, infección/colonización y dolor, cuando esta es utilizada. Conclusión: Estas evidencias nos permiten concluir que la utilización de la poliexamida es una práctica segura en el tratamiento de heridas colonizadas/infetadas. <![CDATA[<b>La alimentación humana y la Enfermería</b>: <b>en búsqueda de una dietética comprensiva</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es A vertente predominantemente biológica que tem caracterizado as linhas de pensamento no campo da nutrição, representa um obstáculo epistemológico ao reconhecimento do indivíduo como ser holístico. Objetivos: identificar as diferentes vertentes que envolvem a alimentação humana, sob um ponto de vista multidimensional e analisar a abordagem do enfermeiro no contexto alimentar dos utentes. Metodologia: foi realizada uma revisão bibliográfica com pesquisa em fontes de dados científicos online. A Scientific Electronic Library Online, a Biblioteca do Conhecimento online B-on, a Google Scholar, os sites da Direção Geral de Saúde e da Organização Mundial de Saúde constituíram fontes de dados utilizadas. Discussão: a alimentação é considerada um objeto de intervenção complexo. Foram identificadas e analisadas linhas conceptuais que reprovam ações padronizadas e subjugadas apenas a princípios nutricionais e meramente biológicos. O discurso normativo que tradicionalmente impera em torno da alimentação é posto em causa. Conclusão: a abordagem da alimentação deve ser analisada à luz do diálogo inter e transdisciplinar e não reduzido a uma área do conhecimento. Propõe-se que os enfermeiros, habituados a compreender a alimentação humana a partir dos nutrientes e das necessidades fisiológicas, incluam outras abordagens disciplinares, dando oportunidade à implementação de uma dieta de cariz compreensivo.<hr/>This review focuses on Nutrition and Nursing. The dominant biological perspective defining the lines of thought in the nutritional field is an epistemological obstacle to considering the individual as a holistic being. Aims: to identify the different components involved in human food, from a multidimensional perspective, and to analyse nurses’ approach in the context of food users. Methodology: a bibliographic review was carried out using online sources of data. The Scientific Electronic Library Online, the B-on (Biblioteca do Conhecimento Online), the Google Scholar, the Portuguese Ministry of Health and the World Health Organization sites were the data sources used. Discussion: nutrition is considered to be a complex subject of intervention. Conceptual directions were identified and analyzed which discount standardized and subordinate actions based simply on biological and nutritional principles. Conclusion: nutrition should be analyzed in the light of inter and transdisciplinary perspectives and not reduced to a specific knowledge area. It is proposed that nurses, who are used to understanding food from nutrient and physiological points of view, include other disciplinary approaches in order to provide a comprehensive diet.<hr/>El enfoque predominantemente biológico que ha caracterizado las líneas de pensamiento en el campo de la nutrición, representa un obstáculo epistemológico al reconocimiento del individuo. Objetivos: identificar los diversos enfoques que se relacionan con la alimentación humana, bajo un punto de vista multidimensional y analizar el abordaje del enfermero en el contexto alimentar de los usuarios. Metodología: se realizó una revisión bibliográfica que fue el resultado de una búsqueda en bases de datos científicos en línea. La Scientific Electronic Library Online, la Biblioteca do Conhecimento Online B-on, GoogleScholar, los sitios web de la Dirección General de la Salud y de la Organización Mundial de la Salud constituyeron las fuentes de datos utilizadas. Discusión: la alimentación se considera como un objeto de intervención complejo. Fueron identificadas y analizadas líneas conceptuales que reprueban acciones patronizadas y subyugadas apenas a principios nutricionales y meramente biológicos. El discurso normativo que tradicionalmente impera acerca de la alimentación está puesto en causa. Conclusión: el abordaje de la alimentación debe ser analizado bajo la luz del inter y transdisciplinario y sin reducirlo a un área del conocimiento. Se propone que los enfermeros, habituados a comprender la alimentación humana a partir de los nutrientes y de las necesidades fisiológicas incluyan otros abordajes disciplinarios, creando la oportunidad de implementar una dieta de cariz comprensivo. <![CDATA[<b>Afrontamiento y adhesión al régimen terapéutico</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Atualmente as doenças crónicas têm um grande impacto na saúde a nível mundial representando, nos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, uma considerável sobrecarga económica dos serviços de saúde, constituindo um enorme desafio para os profissionais da área, no sentido de identificar novas estratégias de atuação. Considerando a doença crónica como um evento stressor, a forma como ela é percebida pela pessoa (dependendo das suas representações de doença) e as estratégias que adota face à nova situação de saúde, influenciam os comportamentos de adesão e, consequentemente, o controlo da patologia, o que se poderá refletir no seu bem-estar e qualidade de vida. Na perspectiva de ir ao encontro das necessidades de aprofundamento do estudo nesta área, o presente trabalho tem por objetivo a realização de uma revisão bibliográfica sobre a temática, permitindo uma análise e reflexão aprofundada sobre a problemática da doença crónica, os efeitos do stresse sobre a mesma, bem como, a influência das estratégias de coping na adesão. Os estudos encontrados sugerem que estratégias de coping do tipo confrontativo, predominantemente focadas no problema, promovem a adesão ao regime terapêutico. Algumas variáveis sócio-demográficas poderão interferir no processo de coping adotado e, consequentemente, nos comportamentos de adesão.<hr/>Currently chronic diseases have a large impact on global health representing, in developed and developing countries, a considerable economic burden on health services and constituting an enormous challenge for healthcare professionals when identifying new strategies for action. Considering the chronic illness as a stressor event, how it is perceived by the person (depending on your illness representations) and the strategies they adopt to face the new situation of health, influencing the behavior of adherence and consequently the control of disease, which might reflect on their well-being and quality of life. From the perspective of meeting the needs of further studies in this area, the present work aims at conducting a literature review on the subject, allowing a thorough analysis and reflection on the problem of chronic disease, the effect of stress on the same, and the influence of coping strategies on adherence. Studies suggest that coping strategies of the confrontational type, predominantly focused on the problem, promote adherence to therapeutic regimens. Some socio-demographic variables can interfere with the coping process and thus with compliance behaviors.<hr/>Actualmente las enfermedades crónicas tienen un gran impacto en la salud a nivel mundial llegando a representar, en los países desarrollados y en vías de desarrollo, una considerable sobrecarga económica de los servicios de salud, por lo que constituyen un enorme desafío para los profesionales del área, en el sentido de identificar nuevas estrategias de actuación. Considerando la enfermedad crónica como un evento estresante, la forma cómo esta es percibida por la persona (dependiendo de sus representaciones de enfermedad) y las estrategias que adopta ante la nueva situación de salud, influyen en los comportamientos de adhesión y consecuentemente en el control de la patología, que se podrá reflejar en su bienestar y su calidad de vida. Para poder ir al encuentro de las necesidades de profundización del estudio en esta área, el presente trabajo se propone realizar una revisión bibliográfica sobre la temática, permitiendo un análisis y reflexión profundizada sobre la problemática de la enfermedad crónica, los efectos del estrés sobre esta, así como la influencia de las estrategias de afrontamiento en la adhesión. Los estudios encontrados sugieren que las estrategias de afrontamiento del tipo enfrentativo, predominantemente enfocadas en el problema, promueven la adhesión al regime terapéutico. Algunas variables sociodemográficas podrán interferir en el proceso de afrontamiento adoptado y, consecuentemente, en los comportamientos de adhesión. <![CDATA[<b>Resocialización del enfermero gerente</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000200017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se de estudo teórico cujo objetivo é contribuir para a compreensão sobre o processo de ressocialização profissional e organizacional do enfermeiro-gerente. Assim sendo, os autores indicam premissas fundamentadas na Teoria do U com vista a contribuir para o desenvolvimento dos recursos humanos da enfermagem. A Teoria do U apresenta valores ao processo gerencial caracterizando-o pelos atos de sentir, presenciar e concretizar. Com base em quatro estudos da literatura da enfermagem brasileira, sobre as funções do enfermeiro desenvolvidas durante três décadas, observa-se a consolidação de valores organizacionais baseados nos modelos clássicos da administração que enfatizam a visão mecanicista do Homem, não condizente com a compreensão dos serviços de saúde como entidades sociais. Nesse contexto, conclui-se que há possibilidade de inserção dos pressupostos da Teoria do U na atividade gerencial do enfermeiro, ressocializando-o frente a comportamentos e atitudes focalizados no sentir, no presenciar e no concretizar.<hr/>This is a theoretical study aimed at contributing to understanding of the professional and organizational resocialization process of the nurse manager. Thus, we report the premises of the U Theory in order to contribute to the development of human resources in Nursing. U Theory presents values for nursing managerial work characterized by the acts of feeling, living and concretizing. Based on four studies in the Brazilian Nursing literature about the nursing role over three decades, we noted a consolidation of organizational values based on classical management models, emphasizing the mechanical view of humans which does not match with an understanding of health services as social entities. In this context, we conclude that it is possible to include the premises of U Theory in nurses’ management activities, resocializing them in terms of behaviors and attitudes based on feeling, living and concretizing.<hr/>Se trata de un estudio teórico cuyo objetivo es el de contribuir a la comprensión sobre el proceso de resocialización profesional y organizacional del enfermero-gerente. Siendo así, los autores indican premisas fundamentadas de la Teoría U destinadas a contribuir al desarrollo de los recursos humanos de la enfermería. La Teoría U aporta valores al proceso gerencial caracterizándolo mediante actos de sentir, presenciar y concretizar. Basándose en cuatro estudios de la literatura de la enfermería brasileña sobre las funciones del enfermero desarrolladas durante tres décadas, se observa la consolidación de valores organizacionales basados en los modelos clásicos de la administración que enfatizan la visión mecanicista del Hombre, en desacuerdo con la comprensión de los servicios de salud como entidades sociales. En ese contexto, se concluye que existe la posibilidad de inserción de los principios de la Teoría U en la actividad gerencial del enfermero, resocializándolo por medio de comportamientos y actitudes focalizados en el sentir, el presenciar y el concretizar. <![CDATA[<b>Los inicios de la organización del Programa Nacional de Vacunación en Portugal</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000200018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os enfermeiros desempenham atualmente um papel destacado na consecução do Programa Nacional de Vacinação iniciado em 1965. As origens deste programa re-montam ao início do século XIX com a criação da Instituição Vacínica, pela Academia Real das Ciências de Lisboa. Este trabalho insere-se num projecto de investigação mais amplo sobre a saúde pública e os enfermeiros no período entre o Vintismo e a Regeneração e tem como objectivo descrever vários aspectos relacionados com o início da actividade desta Instituição Vacínica em Portugal. É um estudo qualitativo no âmbito da investigação histórica, com recurso a fontes secundárias. Descreve-se a criação e evolução da Instituição Vacínica e o ambiente sócio-político que caracteriza a primeira metade do século XIX. Sugerem-se outros estudos que abranjam o período seguinte até à criação do Pro-grama Nacional de Vacinação com o objectivo de desocultar o papel desempenhado pelos enfermeiros nesta área da saúde pública, com destaque para os Serviços de Luta Anti-Tuberculosa.<hr/>Nurses nowadays play a major role in achieving the National Vaccination Program, which began in 1965. The origins of this program go back to the early nineteenth century with the foundation of Instituição Vacínica by the Royal Academy of Sciences of Lisbon. This study is part of a broader research project on public health and un nurses between the historical periods of Vintismo and Regeneração and aims to describe a wide variety of aspects related to the beginning of Instituição Vacínica’s activity in Portugal. This is a qualitative historical research study, using secondary sources. It describes the foundation and evolution of Instituição Vacínica and the the social and political environment that characterized the first half of the nineteenth century. We suggest further studies covering the following period until the establishment of the National Vaccination Program in order to reveal the role played by nurses in this area of public health, with an emphasis on the Serviços de Luta Anti-Tuberculosa.<hr/>Los enfermeros desempeñan actualmente un papel destacado en la consecución del Programa Nacional de Vacunación iniciado en 1965. Los orígenes de este programa remiten al inicio del siglo XIX con la creación de la Instituição Vacínica, por la Academia Real de las Ciencias de Lisboa. Este trabajo está inserido en proyecto de investigación más amplio sobre la salud pública y los enfermeros en el período entre el Vintismo y la Regeneração y tiene por objetivo describir varios aspectos relacionados con el inicio de la actividad de esta Instituição Vacínica en Portugal. Es un estudio cualitativo and en el ámbito de la investigación histórica, con recurso a fuentes secundarias. Se describe la creación y evolución de la Instituição Vacínica y el ambiente sociopolítico que caracteriza la primera mitad del siglo XIX. Se sugieren otros estudios que abarcan el periodo siguiente hasta la creación del Programa Nacional de Vacunación con el intuito de descorrer el velo sobre el papel desempeñado por los enfermeros en esta área de la Salud Pública, con destaque para los Serviços de Luta Anti-Tuberculosa. <![CDATA[<b>Dados bibliométricos da Revista de Enfermagem Referência</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000200019&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os enfermeiros desempenham atualmente um papel destacado na consecução do Programa Nacional de Vacinação iniciado em 1965. As origens deste programa re-montam ao início do século XIX com a criação da Instituição Vacínica, pela Academia Real das Ciências de Lisboa. Este trabalho insere-se num projecto de investigação mais amplo sobre a saúde pública e os enfermeiros no período entre o Vintismo e a Regeneração e tem como objectivo descrever vários aspectos relacionados com o início da actividade desta Instituição Vacínica em Portugal. É um estudo qualitativo no âmbito da investigação histórica, com recurso a fontes secundárias. Descreve-se a criação e evolução da Instituição Vacínica e o ambiente sócio-político que caracteriza a primeira metade do século XIX. Sugerem-se outros estudos que abranjam o período seguinte até à criação do Pro-grama Nacional de Vacinação com o objectivo de desocultar o papel desempenhado pelos enfermeiros nesta área da saúde pública, com destaque para os Serviços de Luta Anti-Tuberculosa.<hr/>Nurses nowadays play a major role in achieving the National Vaccination Program, which began in 1965. The origins of this program go back to the early nineteenth century with the foundation of Instituição Vacínica by the Royal Academy of Sciences of Lisbon. This study is part of a broader research project on public health and un nurses between the historical periods of Vintismo and Regeneração and aims to describe a wide variety of aspects related to the beginning of Instituição Vacínica’s activity in Portugal. This is a qualitative historical research study, using secondary sources. It describes the foundation and evolution of Instituição Vacínica and the the social and political environment that characterized the first half of the nineteenth century. We suggest further studies covering the following period until the establishment of the National Vaccination Program in order to reveal the role played by nurses in this area of public health, with an emphasis on the Serviços de Luta Anti-Tuberculosa.<hr/>Los enfermeros desempeñan actualmente un papel destacado en la consecución del Programa Nacional de Vacunación iniciado en 1965. Los orígenes de este programa remiten al inicio del siglo XIX con la creación de la Instituição Vacínica, por la Academia Real de las Ciencias de Lisboa. Este trabajo está inserido en proyecto de investigación más amplio sobre la salud pública y los enfermeros en el período entre el Vintismo y la Regeneração y tiene por objetivo describir varios aspectos relacionados con el inicio de la actividad de esta Instituição Vacínica en Portugal. Es un estudio cualitativo and en el ámbito de la investigación histórica, con recurso a fuentes secundarias. Se describe la creación y evolución de la Instituição Vacínica y el ambiente sociopolítico que caracteriza la primera mitad del siglo XIX. Se sugieren otros estudios que abarcan el periodo siguiente hasta la creación del Programa Nacional de Vacunación con el intuito de descorrer el velo sobre el papel desempeñado por los enfermeros en esta área de la Salud Pública, con destaque para los Serviços de Luta Anti-Tuberculosa.