Scielo RSS <![CDATA[Economia Global e Gestão]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-744420120003&lang=en vol. 17 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Uma nova era</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442012000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Sovereign rating evaluation</b>: <b>the impact of economic, political and social variables</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442012000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A análise do impacto de variáveis econômicas, políticas e sociais nas classificações de risco soberano realizada pela agência Standard & Poor’s, no período de 2005 a 2009, para 88 países foi objeto deste artigo. A utilização de diferentes técnicas estatísticas, dentre as quais se destacam a Regressão Linear Múltipla, o Modelo Geral para Dados em Painel e o Painel com Efeito Fixo sobre Países permitiram identificar aspectos relevantes para explicação do rating soberano. Os resultados evidenciam que países com menores taxas de inflação, maiores taxas de crescimento do PIB, reduzido nível de endividamento em relação ao PIB, e nos quais os governos são mais efetivos na gestão de políticas públicas, tendem a apresentar melhores notas de rating. Outros fatores que demonstraram influência nas avaliações de risco foram o grau de desenvolvimento econômico e a localização geográfica dos países. Observou-se também a ausência de relação significativa entre o nível educacional e o rating soberano.<hr/>The analysis of the impact of economic, political and social variables in the classifications of sovereign rating made by Standard & Poor's from 2005 to 2009 for 88 countries was the object of this paper. The use of different statistical techniques, in which stand Multiple Linear Regression, the General Model for Panel Data and the Panel with Fixed Effect on Countries, allowed identifying important aspects for explanation of sovereign rating. The results show that countries with lower inflation rates, bigger GDP growth rates, reduced level of indebtedness in relation to the GDP, and where the governments are more effective in public policies management tend to present better score of rating. Other factors that demonstrated significant influence in the evaluations of sovereign rating were the degree of economic development and the geographic localization of the countries. The absence of significant relation between the educational level and the sovereign rating was also observed. <![CDATA[<b>The importance of environmental determinism to the development of strategic alliances of foreign subsidiaries</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442012000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo principal deste artigo é analisar como as condições do contexto competitivo nacional, contexto competitivo internacional e das redes de negócios favorecem o desenvolvimento das alianças estratégicas praticadas por subsidiárias estrangeiras. O artigo parte da premissa do modelo meta nacional que advoga que as subsidiárias desenvolvem suas capacidades tanto internamente, quanto externamente, por meio de alianças estratégicas. Nesse intuito, uma pesquisa realizada com as 1200 maiores multinacionais será usada para responder às hipóteses. Foram obtidas 172 respostas de subsidiárias. O resultado confirma as hipóteses levantadas e mostra que a formação de alianças estratégicas realizadas por subsidiárias estrangeiras está relacionada com as condições favoráveis do contexto competitivo nacional, internacional e com a presença de bons parceiros na rede de negócios. Por fim, são apresentadas proposições para a discussão da atuação de multinacionais em mercados emergentes, sugerindo como as alianças podem favorecer a inovação, o preenchimento de vazios institucionais, a exploração de externalidades e o estreitamento das relações com os grupos de interesse.<hr/>The main objective of this paper is to analyze the impact of national environment, international environment and business networks in the development of strategic alliances of foreign subsidiaries. The article begins with the premise of the metanational model advocating that subsidiaries develop their capabilities both internally and externally through strategic alliances. It was developed a survey with the 1200 largest multinationals in order to answer to our prospects. We obtained 172 responses from subsidiaries. The result confirms the hypothesis and shows that the formation of strategic alliances of foreign subsidiaries is related to the favorable conditions of the national and international environment and with the presence of good partners in business networks. Finally, propositions are presented to discuss the role of multinationals in emerging markets, suggesting that alliances can foster innovation, fill institutional gaps, exploit externalities and the strengthening of relationships with interest groups. <![CDATA[<b>Global management map</b>: <b>the Anglo-American, German, Japanese, and Chinese Models</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442012000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A globalização do mercado empresarial atual obriga, hoje em dia, a repensar as teorias de gestão existentes, exigindo-se, mais do que nunca, um mapa global mental aberto à diversidade cultural. O concorrente direto outrora existente no outro lado da rua, passou agora a poder estar colocado a quilómetros de distância em qualquer um dos «quatro cantos do mundo». O mapa global atual exige, por isso, aprendizagem, competência e, fundamentalmente, conhecimento, e não apenas conhecimento prático e técnico, mas um conhecimento marcadamente diversificado sobre todas as outras culturas e mercados que nos constituem, sejam elas fortes, emergentes ou fracas, pois mesmo estas últimas podem, a qualquer momento, projetar-se e começar a absorver o capital disponível nos mercados internacionais. Este artigo tem assim o objetivo de projetar o futuro e dar a conhecer como está o mundo organizado relativamente à forma cultural de fazer gestão e pensar a estratégia, apresentando, por isso, uma orientação teórica que permite que se cultivem os gestores, os académicos e os próprios estudantes sobre a forma como lutam e sobrevivem as empresas a nível mundial.<hr/>The globalization of the current business market forces us to rethink the main field management theories, demanding more than ever a global mental map open to cultural diversity. The direct competitor once known and on the other side of the road, may now be thousands of kilometers away anywhere in the world. The present global map demands therefore learning, competence and, above all, knowledge. And not only practical and technical knowledge, but most of all a diversified knowledge on all other cultures and markets we’re made of. Whether they are strong, emergent or weak, because even the later ones can at a moment’s glimpse project themselves and absorb the available capital in the international business markets. This article as thus the goal of projecting the future and let know how the world is organized regarding the cultural way of doing management and think strategy. Thus, presenting a theoretical orientation allowing the managers to cultivate themselves, the academics and even the students, on how firms fight and survive on a world scale. <![CDATA[<b>The corruption trails</b>: <b>a systemic view</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442012000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Brasil vive desde 2012 uma grande ofensiva política, promovida pela aliança entre as oligarquias tradicionais, o oligopólio da mídia e uma cunha no poder judiciário. O alvo, naturalmente, é o governo progressista que dirige o país desde 2003. O golpismo nunca saiu de cena na América Latina. Recentemente tivemos golpes na Venezuela, em Honduras e no Paraguai. A Argentina está sendo desestabilizada. No caso brasileiro, o golpismo se apoia em elevados sentimentos éticos, e justifica o movimento como luta contra a corrupção. Violências jurídicas à parte, a campanha navega numa ampla desinformação sobre como funciona a corrupção. No presente artigo, fizemos um exercício bastante simples, de explicitação dos mecanismos: a compra das eleições, o uso de juros oficiais, a cartelização do sistema financeiro, a apropriação do orçamento público, e o funcionamento dos paraísos fiscais, que asseguram segurança, segredo e rentabilidade ao dinheiro ilegal. A questão, na nossa interpretação, vai muito além do desvio do dinheiro: é a própria democracia que está sendo apropriada. O exemplo básico aqui analisado é o do Brasil, mas trata-se de todos nós.<hr/>In spite of its obvious success, the Brazilian progressive regime has been facing an impressive attack by the traditional oligarchy, supported by the four media giants and a segment of the Judiciary. Overthrowing governments is not a forgotten tradition in Latin America, and the recent coups in Venezuela (reverted), Honduras and Paraguay show that destabilization can be reached without generals. Argentina is reaching a tipping point. In the Brazilian case, the right-wing movement raised the virtuous flag of morality - a coffee-party of sorts, - in the name of clean politics. Political and economic interests apart, this movement navigates on the huge ignorance people have of how corruption works. This allows various manipulations of who the culprits are, preferably on the left. In this paper, we made a simple exercise of showing the main mechanisms of corruption, the nuts and bolts of election funding, use of public debt, support of the financial corporations, budget muddling, and of course the fiscal havens which allow the illegal money to be kept safe, in secret and well managed, an oasis for the happy few. This goes far beyond illegal money, since it deforms the democratic process itself. We are basically studying the Brazilian case here, but the tale concerns us all. <![CDATA[<b>Expanding the core insight of microfinance lending groups</b>: <b>towards a new multilevel framework</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442012000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en The lending groups (LGs) have been created upon the insight that their arrangement has the capacity to reduce the information asymmetry and enforcement problems which drive poor borrowers out of traditional banks. We aim to expand on this insight, proposing that the success of LGs depends not only on their structural arrangement, but also on the positive configuration of their macro (institutional environment), meso (borrowers’ social networks) and micro contextual levels (cognitive frameworks of borrowers and microfinance institutions’ (MFI)s key workers). We present seven effects that connect all three levels in a tentative multilevel framework and provide a real example of how the model works.<hr/>Os grupos de empréstimos (GEs) foram criados a partir do insight de que seu arranjo possui a capacidade de reduzir os problemas de assimetria de informação e de enforcement, os quais excluem os tomadores de crédito mais pobres dos bancos tradicionais. Neste artigo, objetivamos expandir este insight ao propor que o sucesso dos GEs não depende apenas do seu arranjo estrutural, mas também da configuração positiva de seus níveis contextuais macro (ambiente institucional), meso (a rede social dos seus tomadores de crédito) e micro (os quadros cognitivos dos tomadores de crédito e dos trabalhadores-chaves da IMF). Nós apresentamos sete efeitos que conectam todos os três níveis em uma primeira sugestão de um framework multinível. Por fim, apresentamos um exemplo real que demonstra o funcionamento deste framework. <![CDATA[<b>Why do companies withdraw from cooperative processes</b>: <b>contributions to the management of inter-organizational networks</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442012000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en CEOs use cooperation networks among companies as strategies to perform in the market. However, it is argued that studies on this kind of cooperation, from both a theoretical and an empirical point of view, have overemphasized the reasons and benefits of cooperative strategies, and under emphasized the factors that lead some companies to withdraw from horizontal networks. Thus, the objective of this work is to develop a conceptual framework for analyzing the factors that lead companies to withdraw from their collaborative arrangements. The conceptual framework proposed lists three stages during the formation and development of the networks: 1) background for collaboration; 2) collaborative processes, and 3) perceived outcomes of the collaboration. In simplified terms, it can be said that different aspects are related to the output of company networks, and the evolution of the network depends on its capacity to overcome the stages of development.<hr/>Os gestores de empresas usam redes de cooperação entre empresas como estratégia para atuar no mercado. No entanto, argumenta-se que os estudos sobre este tipo de cooperação, tanto teóricos quanto empíricos, têm enfatizado demais as razões e os benefícios dessas estratégias de cooperação, e focado pouco nos fatores que levam algumas empresas a retirarem-se de redes horizontais. Assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver um quadro conceitual para analisar os fatores que levam as empresas a sair das redes de colaboração. O esquema conceitual proposto lista três estágios da formação e desenvolvimento das redes: 1) antecedentes para colaboração; 2) os processos de colaboração, e 3) os resultados percebidos da colaboração. Em termos simplificados, pode-se dizer que diferentes aspectos estão relacionados à saída de empresas das redes, e que a evolução da rede depende da sua própria capacidade para superar os estágios de desenvolvimento. <![CDATA[<b>Institutional reorientation</b>: <b>The case of Universidade Aberta</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442012000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en The goal of this study is to provide guidelines for the restructuring process of Universidade Aberta, which is the Portuguese distance learning university. The external and internal assessments were performed using multiple instruments, of which we highlight a survey with responses from over twenty countries. This survey was analyzed using advanced data mining methods along three dimensions: educational offer, target publics and operating model. The specific guidelines are based on the assumption of a certain status quo in the higher education sector.<hr/>O presente estudo tem por objetivo fornecer linhas orientadoras para o processo de restruturação da Universidade Aberta, a instituição da rede de ensino superior público vocacionada para o ensino a distância em Portugal. As avaliações externa e interna foram efetuadas com recurso a vários instrumentos, com destaque para um inquérito em mais de vinte países. Este foi explorado através de técnicas avançadas e automatizadas de análise de dados, em torno de três pilares: oferta pedagógica, público-alvo e funcionamento. As linhas concretas de orientação para a redefinição da estratégia têm como pressuposto um certo status quo no setor. <![CDATA[<b>Sustainable world and lasting corporations</b>: <b>revamp business policy</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442012000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en This essay reviews the history of strategic management as a field of study and the reasons for its progressive inability to address today’s issues in order to make the case for a new approach on strategic challenges based on corporate social responsibility, corporate governance and moral philosophy. In conclusion, management science is invited to welcome more non mainstream insights to reinforce its knowledge base, and strategic management is called to revisit business policy.<hr/>Este ensaio recupera o percurso histórico da gestão estratégica enquanto disciplina científica, e as razões da sua progressiva perda de capacidade para ajudar a resolver os problemas do mundo atual, no sentido de propor uma nova abordagem aos problemas estratégicos baseada na responsabilidade social da empresa, governança corporativa e filosofia moral. Em conclusão, as ciências de gestão são convidadas a acarinhar mais contributos de correntes fora do mainstream para reforçar a sua base de conhecimento e a gestão estratégica é chamada a revisitar a política da empresa. <![CDATA[<b>Portela</b><b> Cafés</b>: <b>your home since 1977</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442012000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en The Portela Cafés case study is centred in the development of a chain of stores with origins in Portugal and a core business focused on coffee (production to distribution) and service but also offering complementary products such as chocolates, pastry, meals, teas and others. Specifically, the general idea of the business venture is to develop a chain of coffee retail stores and complementary products where one quickly becomes aware that despite the wide and varied range of products, service is what is at the heart of the company and coffee is somehow its soul. Currently with seven stores, Portela Cafés is facing a huge dilemma in strategic terms: growing seems to be the future in part because Portela Cafés has an excess of installed capacity in terms of coffee roasting, filling and packaging and also in the capsule filling format (coffee and tea) of distribution; on the other hand, the central question seems to be “is there enough market to sustain a growing chain that aims to be differentiated and practicing some market skimming?”.<hr/>O Caso de Estudo Portela Cafés está centrado no desenvolvimento de uma cadeia de lojas com origem em Portugal e um core business centrado no café (da produção à distribuição) e no serviço ao cliente, não deixando de oferecer produtos complementares como: chocolates, pastelaria, refeições, chás e outros. Especificamente, a ideia geral do negócio é desenvolver uma cadeia de lojas de retalho, e de produtos complementares, onde se possa perceber que, por entre a variedade de produtos, o serviço está, por comparação, para o coração da empresa tal como o café está para a sua alma. Atualmente com sete lojas, a Portela Cafés está perante um enorme dilema em termos estratégicos: por um lado crescer parece a opção mais viável para o futuro, em parte porque há capacidade excedentária em termos produtivos, quer na torrefação quer no enchimento e na embalagem (convencional ou em cápsula, incluindo cafés e chás); por outro lado, coloca-se a questão de saber se existe mercado suficiente para sustentar uma cadeia de retalho com características tão específicas que pretenda diferenciação e desnatação de mercado.