Scielo RSS <![CDATA[Etnográfica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-656120190002&lang=pt vol. 23 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Simone’s folder</b>: <b>objects, gender and foreign status in prison experience</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612019000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando como eje una carpeta compuesta de 129 documentos penitenciarios guardados por una mujer a la que he llamado Simone, este artículo pretende profundizar en el significado del encarcelamiento para las mujeres extranjeras recluidas en el País Vasco. Mediante un caso concreto e ilustrativo, y a partir de aportaciones antropológicas feministas y relativas a la cultura material, se abordan tres aspectos: (i) las interacciones entre sujeto y objeto; (ii) las desigualdades de género, clase social y etnia/raza en el sistema penitenciario; (iii) la agencia y las prácticas de resistencia cotidianas para mitigar los efectos del encierro.<hr/>A folder consisting of 129 prison documents kept by a woman I named Simone is the central topic of the current paper, which seeks to delve into the meaning of imprisonment for foreign women imprisoned in the Basque Country. Through a specific and illustrative case, and using feminist anthropological contributions and proposals about material culture, three topics will be addressed: (i) interactions between the subject and the object; (ii) inequalities related to gender, social class and ethic group/race; (iii) agency and daily resistance techniques to reduce the effects of imprisonment. <![CDATA[<b>Entre a política e a técnica</b>: <b>prática jurídica no Supremo Tribunal Federal brasileiro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612019000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do artigo é analisar as decisões e as relações no Supremo Tribunal Federal brasileiro a partir dos conceitos locais de técnica, direito e política. Há no país uma ideia corrente de que a interferência de interesses políticos externos ao tribunal seria perniciosa e que suas decisões deveriam se pautar apenas pela técnica jurídica. O presente texto busca refletir sobre os modos como se faz política no direito a partir da prática jurídica apreendida etnograficamente na composição do tribunal, na gestão dos processos e nas relações entre os ministros e seus gabinetes. As decisões, as relações e os processos são tomados como objetos que não só modulam as direções da verdade como estabelecem as possibilidades de sua transformação.<hr/>The purpose of this article is to examine the decisions and relations in the Brazilian Federal Supreme Court utilizing the local concepts of technique, law and politics. More than analyzing the decisions of the Supreme Court taking as a starting point the possibility of interference of political interests external to law, the goal of this article is to reflect on the ways that politics are made in the realm of law on the basis of a concept of legal practice seized in the composition of the court, the management of processes and the relationships between ministers and their offices. In this sense, decisions, relationships and processes are taken as objects that modulate the direction of truth and establish the possibilities of transformation. <![CDATA[<b>“And what do we benefit?”</b>: <b>identifications in ethnographic fieldwork with youth gangs in Costa Rica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612019000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El artículo se desprende de una investigación etnográfica realizada con integrantes de cuadrillas entre 2008 y 2009 en Guararí de Heredia: barrio urbano popular del Valle Central de Costa Rica (América Central). Algunas anécdotas etnográficas, vividas con estos jóvenes, me servirán para plantear una discusión en torno a la forma en que estos sujetos me identificaron durante mi trabajo de campo: siempre fui un extraño para ellos, papel que no imposibilitó la interacción etnográfica; es decir, decidí permanecer haciendo trabajo de campo con ellos, a pesar de dicha extrañeza.<hr/>The article is based on an ethnographic research conducted with cuadrilla (gang) members between 2008 and 2009 in Guararí de Heredia, an urban and popular neighborhood in the Central Valley of Costa Rica (Central America). Two ethnographic anecdotes lived with these young people will serve to raise a discussion about the way these subjects identified me during my fieldwork: I was always an outsider to them, a role that did not preclude ethnographic interaction; that is to say, I decided to keep doing fieldwork with them, despite this strangeness. <![CDATA[<b>Metáforas térmicas</b>: <b>turistas europeus no Nordeste brasileiro narrando a intimidade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612019000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Fomentado por uma etnografia das configurações de intimidade euro-brasileiras associadas ao turismo no bairro de Ponta Negra (Natal-RN, Nordeste do Brasil), o artigo centra-se nas representações, expectativas e experiências de turistas europeus envolvidos em relações passionais transatlânticas. Os discursos e as práticas destes turistas evidenciam desejos de construir alternativas às formas de convivência íntima na Europa e de encontrar circunstâncias favoráveis à (re)afirmação de identidades masculinas que, alegadamente, a emancipação feminina e o peso das obrigações quotidianas terão entorpecido. Na sua discursividade sobressaem metáforas térmicas de perfil binário nas quais o Brasil é simbolizado como triplamente “quente” (clima, sociabilidades e sexualidade), sempre em relação e por oposição à “fria” Europa. Enquanto elementos de indexação simbólica, estas metáforas permitem aceder à compreensão das subjetividades, expressões identitárias e vivências de intimidade masculinas nos trópicos e, simultaneamente, a alguns dos desígnios que fundam as mobilidades turísticas em causa.<hr/>Propelled by an ethnography of Euro-Brazilian intimacy configurations associated with tourism in the Ponta Negra district (Natal-RN, Northeastern Brazil), the article focuses on the representations, expectations and experiences of European tourists involved in transatlantic passionate affairs. The discourses and practices of these tourists show the desire to construct alternatives to the modes of intimate association in Europe and to find favorable circumstances to (re)affirm masculine identities that allegedly feminine emancipation and the burden of everyday obligations would have numbed. In the tourists’ discourse, binary thermic metaphors stand out in which Brazil is symbolized as triply “hot” (regarding climate, sociability and sexuality), always with reference and in contrast to the “cold” Europe. As symbolic indexing elements, these metaphors enable access to the understanding of subjectivities, identity expressions and experiences of male intimacy in the tropics, and, at the same time, to some of the purposes underlying these touristic mobilities. <![CDATA[<b>A vida na cidade e a invenção da “cultura”</b>: <b>imagens de desenvolvimento a partir da “roça”</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612019000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da história de vida de cinco egressos da “roça”, hoje residentes na sede municipal de Arinos (MG), analisa-se como memórias, signos e experiências tidas na transição à cidade operam em processos de (re)construção identitária que fazem frente à imagem pejorativa lançada sobre a origem e os modos de vida dos “da roça”. Em paralelo, a invenção da “cultura”, decorrente da recente circulação de valores positivos acerca de tradições populares, dentre as quais as “da roça”, marca a configuração de um campo artístico-cultural no qual grupos locais, ligados a uma rede de atores contestatórios, participam na tessitura de imagens que concorrem com uma ideia hegemônica de desenvolvimento.<hr/>Based on the life histories of five people who left the countryside to live in the municipal town of Arinos (MG), we analyze how memories, signs and experiences of the transition to the city operate in processes of identity (re)construction that challenge the pejorative image cast on the origin and ways of life of countryside people. In parallel, the invention of “culture,” resulting from the recent circulation of positive values associated to folk traditions, including rural ones, marks the configuration of an artistic-cultural field in which local groups linked to a contesting actors network participate in the designing of images that compete with a hegemonic idea of development. <![CDATA[<b>Políticas da hierarquia e movimentos da política no alto Rio Negro</b>: <b>algumas transformações indígenas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612019000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo busca refletir sobre algumas transformações que diferentes grupos indígenas do alto Rio Negro (Amazonas, Brasil) vêm experimentando, especialmente desde os anos 1980, no tocante à compreensão que eles têm de uma “hierarquia” entre eles. Fundamentalmente, isso vem ocorrendo no mesmo passo em que se embaralha a ela uma série de elementos que eles chamam de “políticos”, sobretudo a partir da consolidação de um movimento indígena cujo centro de gravidade está localizado na Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN). A partir desta, vemos como novas “lideranças” abrem um caminho paralelo a posições tradicionais, ao mesmo tempo que dialeticamente trabalham para sua manutenção em um lugar de “tradição cultural”, assegurando seu status original. Com isso, nosso argumento gira em torno do fato que o efeito colateral desse agenciamento em duas direções é uma “inflação” de uma nova classe política, correspondente a certas posições de “status mediano”, ao mesmo tempo que ocorre uma retificação das posições de “alta hierarquia” no complexo mutiétnico rionegrino.<hr/>This article aims to reflect on some transformations that different indigenous groups of the upper Rio Negro (Amazonas, Brazil) have been experiencing especially since the 1980s, with regard to their understanding of a “hierarchy” between them. Fundamentally, this is happening as that “hierarchy” is shuffled with a set of elements that they might call “political,” especially upon the consolidation of indigenous movement in the Federation of Indigenous Organizations of Rio Negro (FOIRN). From the FOIRN, we see how new “leaderships” open a parallel path to traditional positions, while at the same time they dialectically work for their maintenance in a place of “cultural tradition,” assuring an original status. With this, our argument turns around the fact that the side-effect of this double-way agency is an “inflation” of a new political class corresponding to certain positions of “middle status,” while simultaneously there occurs a rectification of “higher hierarchy” positions in the multiethnic complex <![CDATA[<b>Sobre a distância entre a “situação colonial” em Moçambique e o luso-tropicalismo</b>: <b>carta de António Rita Ferreira para Jorge Dias, com artigo anexo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612019000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este in memoriam revela que num artigo que ficou inédito, enviado em carta a Jorge Dias, António Rita Ferreira criticou a falta de fundamentação sociológica do luso-tropicalismo em Moçambique. Acrescenta densidade à figura do antropólogo amador que ficou conhecido pela polémica com Marvin Harris, mostra a cumplicidade entre os dois antropólogos portugueses, não obstante os seus diferentes percursos e perspetivas, e confirma as potencialidades da correspondência privada enquanto fonte histórica.<hr/>This in memoriam reveals that in an unpublished article attached to a letter to Jorge Dias, António Rita Ferreira criticized the lack of sociological foundation of the luso-tropicalism in Mozambique. It adds density to the figure of the amateur anthropologist who became known for the controversy with Marvin Harris, unveils the complicity between the two Portuguese anthropologists, despite their different paths and perspectives, and confirms the potentialities of private correspondence as historical source. <![CDATA[<b>Entre seres intangíveis e pessoas</b>: <b>uma introdução</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612019000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este dossiê reúne artigos que abordam diversas ordens de intersecção e participação entre as vidas de humanos e seres como espíritos, exus, pombagiras, encantados, mortos, ancestrais, caboclos e vários outros. Os estudos aqui apresentados tratam da copresença e da participação destes seres no mundo social e de como essa copresença e essa participação são pensadas e vividas em distintos contextos etnografados. Ao trazer esses debates, o dossiê pretende somar-se a contribuições recentes, que, ao tratar destes seres, propõem pensar em novos termos questões relativas à história, à política, à materialidade, expandindo o campo dos estudos do ritual e da religião na antropologia.<hr/>This special issue brings together articles that approach distinct orders of intersection and participation of the lives of humans and beings as spirits, eshus, pombagiras, encantados, dead, ancestors, caboclos, and many others. The articles here presented approach the co-presence and the participation of these beings in the social world, and how this co-presence and participation are thought and lived in different ethnographical contexts. Addressing these debates, the special issue aims to be an addition to recent studies that, in approaching these beings, propose to think in new terms questions related to history, to politics, to materiality, expanding the field of studies about ritual and religion in anthropology. <![CDATA[<b>“A família de Légua está toda na eira” </b>: <b>tramas entre pessoas e encantados</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612019000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O terecô é uma religião afro-brasileira encontrada no interior do estado do Maranhão, no Nordeste brasileiro. Nela, as pessoas convivem com encantados - seres recebidos em rituais, mas também presentes em momentos ordinários. Os encantados se fazem presentes na incorporação, em sensações físicas ou em objetos que lhes pertencem. Esse conjunto heterogêneo de seres se organiza em famílias, que são formadas por parentesco consanguíneo e também “por consideração”. Aqui, na Terra, eles se relacionam com pessoas possuidoras de “mediunidade” e com aqueles que as rodeiam. Neste texto, procuramos pensar as relações entre pessoas e encantados a partir de histórias onde esses seres se cruzam em tramas de parentesco - que envolvem partos realizados por entidades, casamentos por elas previstos e anunciados, conexões geracionais e heranças em momentos de morte. Trabalhamos, especialmente, com a família de um encantado chamado Légua Boji Buá, quando procuramos chamar atenção para os princípios que regem as relações entre os encantados, a agência e a multiplicidade de formas a partir das quais eles se apresentam às pessoas.<hr/>Terecô is an Afro-Brazilian religion found inland in Maranhão state, in the Northeast of Brazil. In this religious context, people coexist with enchanted beings who are received in rituals, through incorporation, but are also present in ordinary moments as physical sensations or through their belongings. This heterogeneous set of beings is organized in families, which are formed by blood ties and also by “respect”. Here on Earth they bond with people with “mediumistic” powers and with those around them. The article is focused in the relationships between people and enchanted beings, using as reference stories where those beings have a role in kinship affairs. Such stories involve births performed by those entities, weddings planned and announced by them, generational connections and inheritance following death. We work especially with the family of an enchanted being called Légua Boji Buá, seeking to draw attention to the principles governing the relations among those entities, their agency and the variety of forms by which they present themselves to people. <![CDATA[<b>Variações sobre “livusias”</b>: <b>coincidência entre a terra e os (fins de) mundos contidos numa ilha no rio São Francisco, Brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612019000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo se propõe pensar de que forma pessoas, “almas” e “caboclos”, em suas diversas modulações, convivem e povoam o espaço de uma ilha situada no trecho submédio do rio São Francisco, no Brasil, a Ilha do Massangano. Por viverem numa ilha em meio ao semiárido nordestino, seus habitantes articulam a presença desses seres à força dos regimes das águas do rio e sua relação com o sem-fim da “terra firme”, atualizado ali no bioma da caatinga. Em oposição à terra firme, a ilha ela própria anda, movida pela força das correntezas do rio. Junto a terra da ilha, também caminham com sua gente algumas modalidades de espíritos, as “almas” e os “caboclos”, que estão “por aí”, no dizer, povoando certos lugares, aqueles que carregam “livusias”. Diante disso, procuro pensar como os mundos e suas povoações contidos na ilha são afetados pelo regime de transformações que a terra em que habitam vem sofrendo.<hr/>The article explores how people cohabit with different kinds of “souls” and “caboclos,” all populating the space of the island of Massangano, located in the lower-middle region of São Francisco River, in Brazil. Living on an island in the semi-arid Northeast, its inhabitants associate the presence of those other beings to the power of the river’s waters and its relationship with the unending “dry land,” there taking the form of the caatinga biome. As opposed to the mainland, the island itself walks, moved by the force of the river’s streaming. Along the island’s ground, some modalities of spirits, the “souls” and “caboclos,” are “out there,” as they use to say, accompaning the people and populating certain places, those that carry “livusias.” Accordingly, I try to think how the worlds and their populations confined on the island are affected by the changes suffered by the land that they inhabit. <![CDATA[<b>Non-humans making history, the environment and the body in the Argentinean Chaco</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612019000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Exploramos los efectos de ciertas entidades no-humanas (fenómenos atmosféricos, muertos, dueños de animales, pájaros) en la vida cotidiana, en la historia y en el cuerpo de los indígenas tobas (qom) del Chaco argentino. Para eso, analizamos algunos relatos indígenas sobre la conquista estatal de sus territorios en finales del siglo XIX en los que el accionar de estas entidades incidió en el devenir de los antiguos qom y en sus desplazamientos mientras huían de los frentes de conquista y colonización. Mostramos que el entorno, un espacio vivido y cargado de intencionalidad y agencia, presenta características que son la consecuencia del accionar de estas entidades no-humanas. Estas dejan huellas que son leídas por los seres humanos en su permanente transitar por los lugares de su territorio. Por último, exponemos situaciones de la vida cotidiana ocurridas durante nuestra etnografía (desde 1997 hasta el presente) que dan cuenta de los efectos de las intencionalidades “otras” (más allá de las humanas) sobre el cuerpo. A partir de la etnografía llevada a cabo en el Chaco central profundizamos en la relación humano-no-humano y en el modo en que para este grupo indígena la historia, el entorno y el cuerpo no se hallan al margen del ensamblaje humano-no-humano sino que son co-construidos por él.<hr/>The article explores the effects of certain non-human entities (atmospheric phenomena, dead beings, masters of animals, birds) on everyday life, the history and the body of the Toba (Qom) native people in the Chaco region, Argentina. Native narratives are analyzed, regarding the State’s takeover of their territories in the late 19th century and how such entities impacted on the life of the ancient Qom and their displacements while fleeing conquest and colonization fronts. Likewise, the environment, in addition to being a lived space carrying intentionality and agency, presents certain features as a result of the mobilization of non-human entities. These leave traces that are read by humans in their constant transits throughout their territory. Finally, everyday-life situations observed during fieldwork (since 1997) show effects of “other” intentionalities (besides the human ones) on the body. Ethnography carried out in central Chaco is the basis for inquiring the human-non-human relationship and how history, the environment and the body among this native people are not detached from the human-non-human assemblage, but rather co-produced by it. <![CDATA[<b>Ontologia da confusão</b>: <b>Exu e o Diabo dançam o “Samba do Crioulo Doido”</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612019000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Argumenta-se que repertórios de saberes “religiosos” facilitam o reconhecimento e a compreensão de uma grande variedade de instâncias (ontológicas) de confusão. O método utilizado na investigação é etnográfico e recursivo. Parte da confusão que se manifesta na própria capacidade de reconhecer uma confusão deriva justamente da condição de que não há posição epistemológica fixa ou neutra para servir como base a partir da qual seria possível arbitrar com imparcialidade sobre a existência de confusões enquanto formas imanentes. Na tentativa de entender melhor os modos em que a confusão existe na vida diária de alguns amigos na Rocinha, descrevo e analiso eventos que vivi durante uma festa de Exu em um terreiro de umbanda. Discuto, ainda, episódios vividos com vizinhos evangélicos na favela. Discorro sobre as lutas e os conflitos de poder que asseguram ou negam a existência e o reconhecimento de confusões diversas: por exemplo, no campo da sexualidade, das doutrinas religiosas e dos conflitos de classe. Demonstro que o poder de perturbação que Exu e Pombagira oferecem contra uma ordem social opressora torna-se bastante importante em situações de discriminação. Sugere-se que parte da dimensão política que informa atos de reconhecimento da confusão enquanto forma específica é revelada ao interrogarem-se e confundirem-se contextos de ordem contra os quais “uma confusão” pode surgir.<hr/>Religious grammars of confusion may enable the recognition and understanding of a wide variety of other (ontological) forms of confusion in the daily life of different groups living in Favela da Rocinha, Rio de Janeiro. The method used in this investigation is ethnographic and recursive. Part of the confusion manifested in the capacity to recognise “a confusion” derives exactly from the fact that there is no fixed or neutral epistemological position that would serve as a basis to decide accurately about the existence of confusion as a form. I describe and analyse particular events that I experienced during an Afro-Brazilian (Umbanda) religious celebration and other more quotidian episodes with a different group: my Evangelical friends. What are the struggles and conflicts of power that warrant the existence of certain confusions? What confusions would normative sexual, religious and class-based orders rather prevent? I argue that the disruptive power that Eshu and Pombagira offer against an oppressive social order is part of the political dimension that informs acts of recognition of confusion as a form, revealed when we interrogate and confuse the context of order against which “a confusion” may emerge.