Scielo RSS <![CDATA[Etnográfica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-656120180002&lang=pt vol. 22 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Monitorização neoliberal e decisões éticas na etnografia</b>: <b>algumas reflexões</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612018000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Hypothetical, speculative ethical concerns are no match for real situations. As such, this paper argues that there is an unsurpassable gap between planned, prescriptive ethics and real-time, relational, ethnographic decision making. The enforcement of procedural ethics may actually prevent the development of ethnographic work. Also, we critically assess procedural ethics as being not really about ethics, but rather about the risk management embedded in contemporary academia. We organize ethical issues in three political vectors (the ethnographer him/herself, the relationships with the people in the field, and the ethnographic texts), and then offer suggestions for a humanistic research ethics that involves reclaiming the researchers’ ethical power, enlarging the notion of what is ethical, and accepting that there is a darker side to ethnography. The account offered here is based on the ethnographic experience of Portuguese and Scotland-based researchers.<hr/>Na ética, preocupações hipotéticas e especulativas não correspondem a situações reais. Existe um hiato insuperável entre uma ética processual e prescritiva e os processos de tomada de decisão etnográficos, relacionais e necessariamente em tempo real. A aplicação de uma ética processual pode chegar a impedir o desenvolvimento de trabalho etnográfico. Uma avaliação crítica da ética processual revela que o seu objeto não é realmente a ética, mas sim a gestão de riscos tal como tem sido incorporada na academia contemporânea. Organizamos as questões éticas em três vetores políticos (o/a etnógrafo/a, as relações com as pessoas no terreno e os textos etnográficos) e avançamos propostas para uma ética humanista de investigação, que passa pela recuperação do poder ético dos pesquisadores, por ampliar a noção do que é ético e por aceitar que a etnografia tem um lado mais sombrio. O relato aqui apresentado baseia-se na experiência etnográfica de investigadores portugueses e escoceses. <![CDATA[<b>Formas de “buscar Deus” e de ser assediado pelo demônio</b>: <b>objetos na vida de católicos brasileiros</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612018000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo propõe refletir sobre o modo como objetos propiciam, simultaneamente, a “busca por Deus” e o assédio pelo demônio entre católicos na cidade de São Paulo. Se, por um lado, o mal ataca por meio de uma ampla gama de objetos, sua neutralização se dá pela bênção de outros: sal, água, óleo de cozinha, roupas e documentos abençoados por um sacerdote. Discuto a importância dos objetos na “busca” e no assédio, uma vez que ocultam e revelam presenças divinas e maléficas por meio das “intenções” que aderem a eles ao longo das trocas em que tomam parte.<hr/>This article discusses how objects provide both the “search for God” and the risk of capture by the Devil among Catholics in the city of São Paulo. Whereas evil attacks through a wide range of objects, its neutralization occurs through the blessing of others: salt, water, cooking oil, clothes and documents blessed by a priest. It is argued that objects are important both to the “search” and the harassment because they are able to conceal and reveal divine and evil presences in accordance with the “intention” that adheres to them through the exchanges in which they take part. <![CDATA[<b>“Paizões”, “filhotes” e a “simbiose do amor”</b>: <b>regulações de gênero entre homens frequentadores da comunidade dos “ursos” no Recife (Brasil)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612018000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto analisa estilos de ser homem na comunidade dos “ursos” (homossexuais corpulentos e peludos) no Recife. Identifica entre “ursos” um sistema de gênero que, na regulação das relações afetivo-sexuais, estigmatiza a feminilidade e aciona significados de idade/parentesco (autonomia/dependência) e das práticas sexuais (ativo/passivo), expressos em “paizões”/“ativos”/autônomos e “filhotes”/“passivos”/dependentes. No entanto, no cotidiano, os binarismos e alinhamentos são matizados por desalinhamentos, hibridizações e posicionalidades expressos, por exemplo, nas categorias “comportamento neutro” e “postura sexual versátil”.<hr/>The text examines styles of being a man in the “bear” community (burly and hairy homosexual men) in Recife. It identifies among the bears a gender system that, in the regulation of sexual and affective relationships, stigmatizes femininity and uses meanings of age/kinship (autonomy/dependence) and sexual practices (“top”/“bottom”), expressed in “daddies”/“top”/autonomous and “cubs”/“bottom”/dependent. However, in everyday life, the binarisms and alignments are blurred by misalignments, hybridizations and positionalities expressed, for example, in the “neutral behavior” and “versatile sexual posture” categories. <![CDATA[<b>Etnografias urbanas</b>: <b>explorando as cidades contemporâneas - introdução</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612018000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto apresenta o dossiê “Etnografias urbanas: explorando as cidades contemporâneas”, focalizando em particular as potencialidades e constrangimentos do fazer etnográfico em contextos urbanos diferentes - Porto (Portugal), Barcelona (Espanha) e Yachay (Equador) -, operacionalizado a partir de formações disciplinares diversas (antropologia, sociologia, psicologia e ciência política). Os trabalhos aqui apresentados resultam de pesquisas atravessadas por eixos analíticos comuns e pelo debate sobre os horizontes da etnografia na cidade, incluindo relevantes questionamentos metodológicos, técnicos e sociopolíticos. Os trabalhos editados oferecem bons exemplos dos principais desafios da investigação atual no âmbito da etnografia urbana.<hr/>The dossier “Urban ethnography: exploring contemporary cities” focuses particularly on the potential and constraints of ethnographic practice carried out in different urban contexts - Oporto (Portugal), Barcelona (Spain) and Yachay (Ecuador) - and working from diverse disciplinary backgrounds (anthropology, sociology, psychology and political science). The papers share common analytical axes and are all crossed by the discussion about the possibilities of producing ethnography in the city, including relevant questioning of its sociopolitical, technical and methodological dimensions. Researches included in the dossier offer fine examples of the main challenges faced by current work in urban ethnography. <![CDATA[<b>Questões metodológicas de uma revisitação etnográfica a territórios psicotrópicos do Porto</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612018000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Discute-se a metodologia de uma revisitação etnográfica realizada nos bairros do Aleixo, Pinheiro Torres e Pasteleira, na zona ocidental do Porto. As revisitações etnográficas caracterizam-se pela descrição e compreensão de um contexto sociocultural previamente estudado, procurando as aproximações e distâncias relativamente à pesquisa inicial. Uma breve revisão de algumas revisitações clássicas mostra como admitem várias modalidades. Aqueles territórios foram caracterizados através do trabalho de campo etnográfico (1990-1995) de um dos autores. Os atores e os territórios envolvidos nas atividades e sociabilidades em torno das drogas constituem-se, na revisitação iniciada em 2014, tal como na investigação inicial, no principal foco do trabalho de campo. O texto organiza-se a partir de três eixos: (1) breve revisão da literatura sobre as revisitações etnográficas, discutindo as suas implicações éticas, epistemológicas e metodológicas; (2) descrição dos procedimentos metodológicos acionados nesta pesquisa, salientando as dimensões técnicas e relacionais do trabalho de campo; (3) as limitações, potencialidades e desafios metodológicos que se relacionam com a pesquisa de terreno, em particular com as diferentes modalidades de “estar no campo”. Por fim, são apresentadas algumas linhas temáticas emergentes, ao confrontar os dados trazidos até agora pela revisitação com a investigação inicial.<hr/>The article is focused on a methodological discussion of an ethnographic revisitation of Aleixo, Pinheiro Torres and Pasteleira neighbourhoods, in the western area of Oporto. Ethnographic revisitations imply describing and understanding a previously analysed sociocultural context, looking for differences and similarities relative to the initial research. A brief review of some classical revisitations shows that they encompass a range of operationalization modes. The authors’ ongoing revisitation began in 2014, following one of the authors characterisation of these territories through ethnographic fieldwork (1990-1995). Current fieldwork, like the original one, is focused on the agents and territories involved in drug-related activities and interactions. The article is organised along three axes: (1) a brief review of the literature on the ethical, epistemological and methodological implications of ethnographic revisitations; (2) a description of the authors’ research method, highlighting the technical and relational components of the fieldwork; (3) the limitations, advantages and methodological challenges related with fieldwork, particularly with the different modes of “being in the field.” Finally, some of the themes that have so far emerged in the confrontation between the old and the new research data are approached. <![CDATA[<b>Urbanismo utópico, realidades distópicas</b>: <b>una etnografía (im)posible en Yachay, “ciudad del conocimiento”</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612018000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Descrito como el proyecto más importante en la historia del Ecuador, Yachay, que significa conocimiento en quechua, es una iniciativa de desarrollo urbano concebido como el puente hacia una sociedad que no dependa de la naturaleza. Abrazando la actual ola de optimismo que rodea a las plataformas de código abierto de intercambio de información, Yachay se ha proyectado como un nuevo “paraíso del conocimiento”. Se trata de la utopía de una nueva ciudad que transforme un país basado en una economía extractiva en otro basado en el conocimiento y las nuevas tecnologías. El riesgo de perseguir este sueño es el ignorar las condiciones económicas y políticas existentes, pero también las esperanzas de construir “un país nuevo” que trajo consigo la así llamada Revolución Ciudadana. Quisimos pensar, reflexionar y aprender sobre uno de los planes urbanísticos más emocionantes que han surgido en América Latina. Este artículo informa sobre los intentos frustrados para llevar a cabo la investigación e interpreta los elocuentes silencios y renuencias de los responsables de este macroproyecto urbanístico.<hr/>Described as the most important project in Ecuador’s history, Yachay, meaning knowledge in Kichwa, is an urban development initiative conceived as the bridge towards a society free from the dependent exploitation of nature. Embracing the current wave of optimism that surrounds open-source platforms of information sharing, Yachay has been projected as a new “knowledge heaven.” This is the utopia of a new city converting a society based on an extractive economy into one based on knowledge. The risk of pursuing this dream is ignoring the existing economic and political conditions but also the hopes to build a “new country” that the so-called Citizen Revolution brought about. We wanted to think, reflect and learn about one of the most thrilling urban plans to have emerged in Latin America. This paper reports on frustrated attempts to conduct this research and interprets the eloquent silences and reluctance of those responsible for this urban macroproject. <![CDATA[<b>Mobile ethnography, between accompaniment and shadowing</b>: <b>notes from the study of daily mobility in the Metropolitan Area of Barcelona</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612018000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El estudio de la movilidad cotidiana en la RMB ha significado el replanteamiento de los instrumentos metodológicos necesarios para estudiar este fenómeno. La contextualización localizada de los sujetos bajo análisis ha sido substituida por el análisis de sus movilidades, de su direccionalidad y del significado que poseen en su vida cotidiana. Esta etnografía móvil se ha apoyado esencialmente en el instrumento del acompañamiento de los viajes y los desplazamientos de las personas para ir al trabajo, a estudiar o a solucionar todo el universo de necesidades surgidas de la vida personal, doméstica y reproductiva. Este énfasis en el acompañamiento desplaza la perspectiva analítica del shadowing, al considerar esta técnica demasiado intrusiva.<hr/>The study of the daily mobility in the Metropolitan Area of Barcelonaimplied rethinking the methodological instruments necessary to study this phenomenon. The localized contextualization of the subjects under analysis has been replaced by the analysis of people’s mobilities, their directionality and the meaning they assume in the subjects’ daily lives. This mobile ethnography has been essentially based on an instrument consisting of the accompaniment of travels and movements of people going to work, to school or solving the whole universe of needs arising from personal, domestic and reproductive life. This emphasis on accompaniment shifts the analytical perspective of the shadowing, considering this technique too intrusive. <![CDATA[<b>Práticas artísticas e espaço urbano</b>: <b>renovando compromissos com a observação etnográfica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612018000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O dossiê que propomos procura explorar novos caminhos quanto aos contributos da pesquisa etnográfica para o conhecimento das relações entre práticas artísticas e espaço urbano. Assumindo um compromisso renovado com uma observação etnográfica intimamente relacionada com os territórios e as comunidades que são o seu alvo de pesquisa, mobilizam-se os artistas e as práticas artísticas como objetos ativos do processo de investigação sobre os territórios urbanos, explorando novas práticas heurísticas e questionando o primado do investigador sobre o seu objeto de pesquisa. Os contributos reunidos exploram formas distintas de fazer esta aproximação, todas elas apostadas em esbater as fronteiras entre as práticas artísticas e as etnográficas: seja pela utilização da intervenção artística como objeto ativo de questionamento e de reflexividade das próprias comunidades; seja pela utilização da deambulação e da observação etnográfica urbana como formas de cartografar e entender as práticas artísticas; ou seja ainda pela mobilização da pesquisa etnográfica para apurar de modo detalhado e aprofundado as vivências e práticas dos protagonistas artísticos urbanos e a sua relação com os territórios.<hr/>The dossier seeks to explore new paths about the contributions of ethnographic research to the knowledge of the relationship between artistic practices and urban space. Assuming a renewed commitment with a kind of ethnographic observation which is intimately engaged with the territories and communities that are the target of its research, the artists and artistic practices are mobilized as objects with an active role in the research processes about urban territories, exploring new heuristics and questioning the primacy of the investigator upon his research object. The contributions gathered explore different ways to do this approach, all of the three wagered in blurring the boundaries between artistic and ethnographic practices: using the artistic intervention as an active object of questioning and of reflexivity for the communities; using urban wandering and urban ethnographic observation as forms of mapping and understanding the artistic practices; and mobilizing ethnographic research as a way to establish in a detailed and thorough mode the experiences and practices of urban artistic protagonists and their relationship with the territories. <![CDATA[<b>Dos dois lados do espelho</b>: <b>diálogos com um bairro cultural através da intervenção urbana</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612018000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As intervenções artísticas em bairros culturais podem ser uma boa forma de compreender as múltiplas camadas de usos, codificações e segregações que afetam estes espaços urbanos e que contribuem para a sua vitalidade quotidiana. Permitem também complementar e testar na prática muitos dos resultados obtidos pelos processos de investigação mais “convencionais” utilizados na pesquisa sobre esses territórios, possibilitando um diálogo a diferentes níveis com as comunidades locais e deslocando o foco das ferramentas conceptuais e analíticas do investigador para o próprio objeto de estudo. Os autores apresentam um conjunto de três intervenções urbanas que desenvolveram no Bairro Alto, em Lisboa, durante três anos consecutivos, em articulação com um programa de pesquisa sobre dinâmicas criativas em bairros culturais de diversas cidades, as quais lhes permitiram desenvolver novas heurísticas para a sua pesquisa e aprofundar a reflexão sobre o potencial da intervenção artística na relação com a comunidade e o conhecimento do território. Estas experiências exploraram abordagens participativas baseadas em diferentes disciplinas artísticas, permitindo testar um conjunto de ideias em relação às lógicas de apropriação do espaço, às dinâmicas de liminaridade e de conflito e à capacidade de vitalização urbana.<hr/>Artistic interventions in cultural quarters can be a good way to understand the multiple layers of uses, coding and segregation that affect these urban spaces and that contribute to their everyday vitality. Similarly, they enable us to complement and to test in practice many of the results obtained by more “conventional” research processes used in the study of these territories, allowing for a dialogue at different levels with local communities, and shifting the focus of the conceptual and analytical tools from the researcher to the own subject of study. The authors present a set of three urban interventions that they have developed in Bairro Alto, in Lisbon, during three consecutive years, in conjunction with a program of research on creative dynamics in cultural quarters of several cities. This program allowed them to develop new heuristics for their research and to further reflection on the potential of artistic intervention for the relationship with the community and knowledge of the territory. These experiences explored participatory approaches based on different artistic disciplines, enabling the testing of a set of ideas relating to the logics of space appropriation of, to the dynamics of liminality and conflict, and to the capability of urban revitalization. <![CDATA[<b>Arte como política de resistência</b>: <b>dispositivos cartográficos na apreensão de práticas culturais juvenis em uma cidade do Nordeste do Brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612018000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo pretende compreender o papel da arte nos processos de inserção social e política de jovens na cidade de Feira de Santana, Bahia, investigando a produção e difusão cultural de alguns coletivos e circuitos culturais juvenis, através de um estudo inspirado na etnografia urbana e na cartografia psicossocial. Estes circuitos são compreendidos como redes de sociabilidade, cujas dimensões formativas, estéticas, éticas e políticas são pouco conhecidas. Incluem grupos de músicos (hip-hop), dançarinos, artistas plásticos (grafiteiros), poetas, além de eventos que potencializam a sociabilidade entre jovens em suas diferenças culturais, étnicas, raciais e de gênero, criadas e gestadas à margem da cultura hegemônica. Aproximações empíricas com o campo implicam no olhar descentrado, captando o imprevisível, revelador de singularidades, em que sujeito e objeto são coemergentes. Os dispositivos metodológicos construídos foram observações participantes, acompanhando processos e percursos de jovens e coletivos culturais (ensaios, encontros); deambulações pela cidade, entrevistas realizadas à medida que caminhávamos por espaços afetivos escolhidos pelos jovens; registros fotográficos; grupos de diálogo e oficinas. Mais que delimitar territórios e suas formas de fruição, busca-se traçar as rotas ou redes onde os sujeitos se reinventam nas tensões e contradições do espaço urbano e como pensam sua relação com a cidade, seus desejos e projeções. Potencializar a construção de redes comunicativas, interativas e inventivas também são resultados esperados pela pesquisa-intervenção, contribuindo para uma perspectiva educadora (de si e do outro) que pode favorecer processos de pertencimento e cidadania.<hr/>This paper aims to understand the role of art in social and political integration of young people in the city of Feira de Santana, Bahia, Northeast of Brazil, investigating the production and cultural diffusion of some collectives and cultural circuits, through a study inspired by social cartography and urban ethnography. These circuits, connecting groups of musicians (hip-hop), K-pop dancers, visual artists (graffiti) and poets, are understood as social networks, whose formative, aesthetics, ethics and political dimensions are little known. Youth cultural circuits created and gestated on the margins of hegemonic culture can enhance sociability among young people in their cultural, ethnic, racial and gender differences. Empirical approaches imply ­capturing the unpredictable singularities, in which subject and object emerge dialogically and dialectically. The methodological strategies developed were participant observation, accompanying practices and events among cultural groups and collectives; photographic records; interviews, walking through affective spaces chosen by the participants; dialogue groups and workshops. We intended to map and trace the routes and networks where subjective processes occurred, taking into account the tensions and contradictions in the urban space appropriation and cultural meaning-making among different cultural circuits drawn by the youngsters. More than to delimit territories of cultural practices, the study was concerned with promoting the construction of communicative and collaborative networks, where an educational perspective (of self and other) can mediate belonging and citizenship processes. <![CDATA[<b>Arte colaborativa</b>: <b>uma observação localizada dos teatros e dos seus públicos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612018000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A abertura da arte e das suas estruturas às comunidades locais tem servido para um maior envolvimento dos públicos na cultura e nas decisões que sobre ela são tomadas. As atividades culturais e artísticas são hoje experienciadas como património da terra e representam muito trabalho colaborativo que está para lá das lógicas mais institucionalizadas de reconhecimento da cultura. Neste artigo analisamos três contextos de arte colaborativa e pretendemos extrair os sentidos daquilo que é localmente relevante para os indivíduos. O dinamismo das estruturas, dos artistas-diretores, das equipas e públicos, a sua ligação espontânea e informal, grande proximidade e envolvimento com os públicos merecem um trabalho de campo mais aturado. Procuramos desta forma interpretar as missões de cada estrutura e comunidade, tendo como compromisso a sua observação etnográfica. Esta é reveladora da diversidade de rotinas e ruturas dos quotidianos de trabalho artístico, práticas e interações colaborativas. Veremos que as estruturas que apelam à participação da população local oferecem ao público contextos de convivialidade que podem aumentar o bem-estar de um pequeno círculo de habitantes locais.<hr/>The opening of art and its structures to local communities has been helping to further the public’s involvement in culture and in the decisions made about it. Cultural and artistic activities are now experienced as local heritage and they represent a great deal of collaborative work that goes beyond the more institutionalized recognition logic of culture. In this article, we analyze three artistic contexts of collaborative art with the aim of extracting the meaning of what is locally relevant to these people. The dynamism of cultural structures, their artist-directors, teams and publics, their spontaneous and informal networks, proximity and involvement all warrant more in-depth fieldwork. Accordingly, we try to shed light on the missions of each structure and community by means of ethnographic observation. This reveals the diversity of routines and rupture in their day-to-day artistic work, practices and collaborative interactions. We see that the structures which call for the local population’s participation provide the public with contexts of conviviality which can enhance the well-being of a small circle of local inhabitants.