Scielo RSS <![CDATA[Etnográfica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-656120160003&lang=pt vol. 20 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Bakhtinianas</b>: <b>usar Mikhail Bakhtin para a etnografia das práticas quotidianas do trabalho</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612016000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto vamos mostrar, a partir de uma pesquisa sobre o mundo do trabalho industrial, a relevância que têm as propostas intelectuais de Mikhail Bakhtin para a etnografia. Depois de procedermos a uma caracterização do terreno de pesquisa, salientamos a pertinência que têm noções como “eventicidade”, “contexto de enunciação” e “cronotopo” para a etnografia. Estas noções não são tratadas com pretensões hermenêuticas, mas sempre para mostrar a sua heuristicidade para a pesquisa etnográfica das práticas quotidianas do trabalho. O texto termina avançando uma proposta de sintonização da etnografia com as exigências do modo de “pensamento participativo”. A implicação imediata do investigador com os eventos concretos e singulares, sem renunciar, muito pelo contrário, ao uso de instrumentos conceptuais da autorreflexividade, torna salientes os limites e virtualidades do entendimento da etnografia como processo de conhecimento em ato.<hr/>In this paper, we try to show, starting from a research on the industrial work, the relevance that Mikhail Bakhtin’s intellectual proposals have for the ethnography. After the characterization of the site of inquiry, we highlight the epistemic value of notions such as “eventness”, “context of enunciation” and “chronotope”. These notions are not treated under hermeneutic intentions, but always to point out their heuristic potential for the ethnography of everyday practices of working. The paper ends with the suggestion of tuning up the ethnography with the requirements of “participative thinking.” The immediate engagement of the researcher on unique and concrete events, while still allowing for the use of conceptual instruments and procedures of self-reflection, also shows the limits and virtues of understanding the ethnography as a process of knowledge in act. <![CDATA[<b>As drogas em combate</b>: <b>usos e significados das substâncias psicoativas na Guerra Colonial Portuguesa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612016000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresentam-se as principais questões suscitadas pelo trabalho em curso acerca do uso de substâncias psicoativas na Guerra Colonial Portuguesa (1961-1974). São identificados alguns aspetos-chave que emergem das narrativas dos ex-combatentes acerca da sua experiência de guerra e que contextualizam um conjunto de práticas, entre elas o uso de drogas. Confirma-se o abuso de álcool e o uso de canábis entre os militares das forças armadas portuguesas envolvidas no conflito, numa altura em que em Portugal surgiam as primeiras iniciativas de combate às drogas. Tanto o consumo de bebidas alcoólicas como de outras drogas pode ser entendido como uma forma de lidar com a ansiedade e a violência do quotidiano.<hr/>This paper presents the latest conclusions of an ongoing research on the use of psychoactive substances in the Portuguese Colonial War (1961-1974). The key aspects that emerge in the narratives of the former soldiers about their own war experience are identified. These aspects contextualize a set of practices, among them the use of legal and illegal drugs. Collected data show that the use of cannabis and the abuse of alcohol by Portuguese soldiers during this war was widespread, at the time when the first war-on-drugs initiatives were carried out in Portugal. The use of both alcoholic beverages and cannabis was, as research reveals, a way of dealing with anxiety and everyday violence. <![CDATA[<b>O uso do <i>crack</i> como ele é</b>: <b>o cachimbo, o “bloco” e o usuário</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612016000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o objetivo de obter um bom “trago”, ou seja, consumir satisfatoriamente o crack, seus usuários desenvolveram uma rica parafernália, assim como valores relacionados com a boa convivência e rituais de uso. O propósito coletivo de obter prazer consumindo, a cada tragada, uma fração da “pedra” de crack contribui para que certas relações se estabeleçam, nos locais de uso, em torno de papéis sociais específicos, como os de “vapor”, “contenção” e “parasita”. A partir de pesquisa etnográfica, realizada na região central da cidade de São Paulo, pôde-se acompanhar diferentes grupos de usuários com suas práticas e representações.<hr/>In order to get a good pull, meaning to satisfactorily consume crack, its users developed a rich paraphernalia, as well as values related to convivial relationships and rituals of use. The common purpose of obtaining pleasure by consuming, gradually, a fraction of the crack “rock” contributes to the establishment of certain relationships, in places of consumption, around specific social roles. Through ethnographic research, conducted in the central area of São Paulo, it was possible to follow different user groups, their practices and representations. <![CDATA[<b><i>Milongas</i></b><b> in the neighborhoods of the city of Buenos Aires</b>: <b>sense of place, socializing and tradition</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612016000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir de una investigación etnográfica centrada en cuatro milongas que se realizan en clubes barriales ubicados en el noroeste de la ciudad de Buenos Aires, en este artículo reflexionamos sobre los sentidos de lugar que construyen los participantes y organizadores de estos eventos. El análisis incluye tanto las narrativas que entrelazan a estos lugares con diferentes tradiciones y referencias al pasado, como las dinámicas de encuentro y sociabilidad que se despliegan dentro de estos eventos de danza. Específicamente indagamos estos aspectos a partir de las semejanzas y diferencias que se establecen entre aquellas milongas que se consideran más antiguas y tradicionales, frente a la aparición de algunas “nuevas milongas” que se ubican en la misma zona. A través de este análisis argumentamos que los sentidos de lugar, los modos de sociabilidad y las referencias al pasado que construyen las personas y grupos que participan de estas milongas no son necesariamente unívocos, del mismo modo que tampoco son inmunes a procesos de reconfiguración y cambio.<hr/>In this article we will reflect on the sense of place that is developed by the participants and organizers of “milongas”. This analysis is based on some ethnographic research conducted on four milongas that take place at local clubs in some neighborhoods from the northwest of the city of Buenos Aires. This analysis not only includes narrations that relate these dancing places with different traditions and references to the past, but also the dynamics of meeting and socializing that occur in these dancing events. We pay special attention to these aspects through the differences and similarities established between those milongas that have taken place for longer periods and which are considered more traditional, and the “new milongas” that take place around the same area. Moreover, based on this analysis, we claim that the sense of place, the form of socialization and the references to the past which are developed by the groups and the people that participate in these milongas are not necessarily univocal and that they are not immune to changing processes and reconfiguration. <![CDATA[<b>O verbo e o gesto</b>: <b>corporeidade e performance nas folias de reis</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612016000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Folias de reis são manifestações de religiosidade popular de grande importância em algumas localidades do Brasil. Durante o ciclo natalino as folias saem em peregrinação nas áreas urbanas e rurais levando a palavra sagrada aos devotos dos Santos Reis; em troca recebem doações, comida e pousada, colocando em circulação o sistema da dádiva. Não por acaso, a compreensão desses grupos precatórios encontra na obra de Marcel Mauss (1872-1950) uma fonte de análise inspiradora. Em especial o corpo, em sua dimensão performativa, gestual, emocional, ocupa uma centralidade simbólica nas folias, nos deixando ver um complexo sistema de “gestos elementares da reciprocidade”. A análise se desenvolve com base em etnografia realizada junto à folia Estrela Guia, em suas jornadas na região de Vassouras (RJ), nos anos de 2012 e 2013.<hr/>Folias de reis are popular religious manifestations which have great importance in some regions of Brazil. During the Christmas cycle, folias’ pilgrims start their journey in urban and rural areas conveying the sacred word to devotees of the Holy Kings; in return they receive donations, food and lodging, thus putting into movement the donation system. Not coincidentally, the understanding of these groups finds in the work of Marcel Mauss (1872-1950) a source of inspirational analysis. In particular, the body, in its performative, gestural, and emotional dimensions, occupies a symbolic centrality in folias, revealing a complex system of “elementary gestures of reciprocity”. The analysis is developed based on ethnography elaborated among a folia known as Estrela Guia, in its pilgrimage through the city of Vassouras (RJ), in the years 2012 and 2013. <![CDATA[<b>Cuidar, curar, resistir</b>: <b>corporeidade e violências entre mulheres tembé-tenetehara (Santa Maria, PA)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612016000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho problematiza as práticas de cuidado e proteção do corpo frente a situações de violência entre as mulheres tembé-tenetehara moradoras do hoje município brasileiro de Santa Maria do Pará. Consiste na revisão bibliográfica empreendida sobre as questões da pesquisa, bem como na reflexão sobre narrativas consideradas reveladoras para o entendimento do tema. Os objetivos são: (1) dialogar com o repertório bibliográfico investigado até o momento a partir dos atos e falas das interlocutoras, considerando as interpretações antropológicas e as das interlocutoras igualmente válidas; (2) refletir sobre as formas de empoderamento, cuidado e resistência das interlocutoras frente a situações de violência e brutalização dos corpos e trajetórias. Categorias como dor e terror, bem como o entendimento de marcadores sociais da diferença sob um ponto de vista interseccional estruturam o olhar sobre a pesquisa.<hr/>The article discusses the practices of care and protection of the body against situations of violence among women Tembé-Tenetehara living in the district of Santa Maria do Pará, Brazil. It focuses on the review of relevant bibliography on the issues under research, as well as on narratives considered revealing to a better understanding of the subject. The objectives are (1) to dialogue with the bibliographical repertoire called for the acts and statements of interlocutors, considering anthropological interpretations and the interlocutors’ interpretations as equally valid; (2) to discuss the forms of empowerment, care and resistance of the interlocutors in situations of violence and brutalization of bodies and trajectories. Categories such as pain and terror, and the understanding of social markers of difference under an intersectional perspective structure this overlook upon the ongoing research. <![CDATA[<b>Do uso e cobertura da terra à experiência etnográfica</b>: <b>croquis e imagens de satélite na Amazônia rural brasileira</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612016000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do artigo é explorar as potencialidades de uma experiência etnográfica entre duas perspectivas de uso e cobertura da terra em assentamentos agrícolas na Amazônia: a técnico-científica, com a produção / classificação de imagens de satélite; e a nativa, com a produção / classificação de desenhos de agricultores. Apresenta-se a pesquisa, as similitudes / discrepâncias entre as perspectivas, a experiência etnográfica entre os protagonistas e as potencialidades de uma análise equivalente entre diferentes percepções da espacialidade. Resultam três ordens de contribuições: uma, referente à equivalência de perspectivas nos estudos do uso e cobertura da terra; outra, sobre o exercício etnográfico na interseccionalidade afetivo-intelectiva; e, por fim, a identificação de uma perspectiva diagonal em movimento como expressão de espacialidade dos agricultores produzida na experiência etnográfica.<hr/>The objective of this work is to explore two perspectives on land use and land cover change (LULC) in agricultural settlements of the Amazon region within an ethnographic experience: a “technical-scientific” view that defines LULC from afar using remote sensing techniques (classification and analysis of satellite imagery), and a “local” perspective that defines LULC by local farmers and residents using participatory sketch maps. This paper summarizes research results and the ethnographic experiences through which these perspectives may be formed, especially similarities and differences among the two. The analysis and results are divided into three views: one in which these perspectives are given equivalency across LULC studies; another describing the ethnographic experience according to an affective-intellectual intersectionality; and, finally, one that identifies a diagonally-shifting perspective, described as an expression of the spatial understanding of farmers produced through the ethnographic experience. <![CDATA[<b>Correspondências de cientistas sociais brasileiros para Jorge Dias</b>: <b>duas margens de uma interlocução transatlântica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612016000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo centra-se nas correspondências entre estudiosos do folclore e cientistas sociais brasileiros com o antropólogo português Jorge Dias. Trata-se de, a partir destas correspondências, levantar questões sobre os estudos de folclore no Brasil e o desenvolvimento da antropologia brasileira, verificando-se alguns paralelos com a antropologia portuguesa. Discutiremos aqui as relações estabelecidas entre estudiosos do folclore e cientistas sociais brasileiros com o antropólogo português Jorge Dias. A análise destas relações revela alguns aspectos sobre: a busca das origens portuguesas da cultura brasileira por parte de intelectuais, sejam brasileiros, sejam portugueses; o lugar da cultura popular na construção de uma imagem de nacionalidade em ambos os lados do atlântico; e as relações entre ciências sociais e estudos de folclore.<hr/>The article focuses in letters written by Brazilian social scientists and intellectuals interested in folklore studies to the Portuguese anthropologist Jorge Dias. This correspondence raises questions about folklore studies and the development of anthropology in Brazil, showing parallels to Portuguese anthropology at the time. The analysis of the relationships established between Jorge Dias and Brazilian scholars is revealing of: how both Portuguese and Brazilian intellectuals looked for the Portuguese origins of Brazilian culture; the role of folk culture in the construction of an idea of nation in both sides of the Atlantic; the relations between social sciences and folklore studies. <![CDATA[<b>Para além das fronteiras disciplinares</b>: <b>lembrando Cláudia Sousa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612016000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This dossier pays homage to the primatologist Cláudia Sousa and is the result of a seminar held in her memory. It collates the presentations of Cláudia’s colleagues on themes that demonstrate not only the importance of her work but also the legacy that she left. It highlights the potential for novel ways to bring together social and human sciences and biological sciences in the field of anthropology.<hr/>Este dossiê em homenagem à primatóloga Cláudia Sousa resulta do seminário realizado em sua memória e reúne textos apresentados por colegas em torno de temas que ilustram não só a importância do trabalho desenvolvido pela Cláudia mas também o legado que nos deixou e o potencial para desenvolvimentos futuros de aproximação entre as ciências sociais e humanas e as ciências biológicas no campo da antropologia. <![CDATA[<b>Os esforços paralelos de Cláudia Sousa no laboratório e no terreno</b>: <b>do uso de tokens por chimpanzés em cativeiro à ontogenia do uso de ferramentas por chimpanzés em habitat natural</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612016000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Cláudia Sousa was one of a handful of researchers that conducted studies on chimpanzee tool use and cognition in the wild and in the laboratory. Her main contributions to better understand chimpanzee cognition are presented here.<hr/>Cláudia Sousa foi uma das investigadoras que desenvolveu trabalho sobre o uso de ferramentas por chimpanzés, quer em contexto de habitat natural, quer em laboratório. Apresenta-se aqui uma resenha dos seus principais contributos para o estudo da cognição dos chimpanzés. <![CDATA[<b>Inteligência social nos chimpanzés</b>: <b>em busca das origens da mente humana</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612016000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper presents experiments conducted by Cláudia Sousa on the use of “tokens” by chimpanzees at Kyoto’s Primate Research Institute, Japan. This research gave us a better understanding of chimpanzee cognition in a social context, informing research into prosociality and cooperation.<hr/>Esta comunicação apresenta experiências conduzidas por Cláudia Sousa no uso de tokens por chimpanzés no Primate Research Institute em Quioto, no Japão. Esta investigação permitiu uma melhor compreensão da cognição dos chimpanzés num contexto social, contribuindo para a investigação sobre prossocialidade e cooperação. <![CDATA[<b>Aos ombros de gigantes</b>: <b>o contributo de Cláudia Sousa para a fundação da arqueologia dos primatas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612016000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Cláudia Sousa was a founding member of the newly emerging and interdisciplinary field of primate archaeology. This discipline employs an archaeological approach to the study of nonhuman primates through the observation of their material culture - i. e. objects produced during tool use and manipulation - and has significant implications in the study of human evolution.<hr/>Cláudia Sousa foi uma das fundadoras da área emergente e interdisciplinar da arqueologia dos primatas. Esta disciplina emprega uma abordagem arqueológica no estudo dos primatas não humanos através da observação da sua cultura material - i. e. objetos produzidos durante a utilização e manipulação de ferramentas - e tem implicações significativas no estudo da evolução humana. <![CDATA[<b>Compaixão entre humanos, desde quando?</b>: <b>O que nos dizem os fósseis</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612016000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper explores the concept of compassion in an evolutionary framework, and presents pathological cases identified in fossil records. The paleopathological examples presented illustrate how the negative impact of disease and injury on individuals’ lives is minimized through empathy, cooperation and care towards conspecifics.<hr/>Esta comunicação explora o conceito de compaixão, num contexto de estudo da evolução humana, através da apresentação de casos patológicos identificados no registo fóssil. Os exemplos paleopatológicos descritos mostram como o impacto negativo na vida dos indivíduos é minorado pela empatia, cooperação e cuidado para com os indivíduos doentes do grupo. <![CDATA[<b>A origem e a evolução da linguagem</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612016000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This brief note introduces the hypothesis that language evolution was associated with tool use in the Palaeolithic and contributed to brain development. Cláudia Sousa shared a strong interest in chimpanzee vocalisations and how they could contribute to our understanding of human speech.<hr/>Esta breve nota introduz a hipótese de a evolução da linguagem associada à utilização de ferramentas no Paleolítico ter contribuído para o desenvolvimento cerebral. Cláudia Sousa partilhava um forte interesse nas vocalizações de chimpanzés e como poderiam contribuir para o nosso entendimento da evolução da fala humana. <![CDATA[<b>Flexibilidade comportamental dos chimpanzés e a sustentabilidade das interações entre humanos e chimpanzés no Parque Nacional de Cantanhez, Guiné-Bissau</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612016000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper incorporates research conducted by Cláudia Sousa and demonstrates the importance of examining chimpanzee behavioural flexibility alongside chimpanzee interactions with local people for the conservation of biodiversity in anthropogenic habitats.<hr/>Esta comunicação incorpora investigação conduzida por Cláudia Sousa e demonstra a importância de examinar a flexibilidade comportamental dos chimpanzés e a interação dos chimpanzés com as populações locais para a conservação da biodiversidade em habitats antropogénicos. <![CDATA[<b>Desafiando abordagens e cruzamentos na antropologia e na conservação na Guiné-Bissau</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612016000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This communication presents research conducted according to the theoretical viewpoint held passionately by Cláudia Sousa: the need for an interdisciplinary perspective between anthropology, primatology and conservation. Only then can a holistic understanding of human and chimpanzee interactions be achieved that includes local knowledge, and involves local populations in biodiversity conservation.<hr/>Esta comunicação apresenta estudos realizados de acordo com o posicionamento teórico defendido de forma empenhada por Cláudia Sousa: a necessidade de uma perspetiva interdisciplinar entre a antropologia, a primatologia e a conservação. Só assim uma compreensão holística da interação entre humanos e chimpanzés que inclua o conhecimento local e o envolvimento das populações locais na conservação da biodiversidade poderá ser alcançada. <![CDATA[<b>O primatólogo como ator social</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612016000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This communication explores the role of primatologists conducting fieldwork in human-impacted habitats and how they can become part of a complex social and political landscape. Cláudia Sousa was interested in how to avoid or mitigate negative interactions involving local populations, researchers and other stakeholders in biodiversity conservation programmes.<hr/>Esta comunicação explora o papel dos primatólogos que conduzem trabalho de campo em habitats com impacto humano e como podem tornar-se parte de panoramas políticos e sociais complexos. Cláudia Sousa estava interessada em analisar como evitar ou mitigar as interações negativas envolvendo as populações, os investigadores e outras partes interessadas em programas de conservação da biodiversidade. <![CDATA[<b>Política de chimpanzés</b>: <b>algumas reflexões pessoais sobre conservação de primatas <i>in situ</i> em África</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612016000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper discusses the importance of western influence and perceptions on the conservation of nonhuman primates and other biodiversity, and the need for an ethical approach to conservation that is centred in the involvement of the local population, a vision shared by Cláudia Sousa.<hr/>Esta comunicação discute a importância das perceções ocidentais e a sua influência na conservação de primatas não humanos e da biodiversidade, bem como a necessidade de uma abordagem ética da conservação centrada no envolvimento das populações locais, visão partilhada por Cláudia Sousa.