Scielo RSS <![CDATA[Etnográfica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-656120150002&lang=pt vol. 19 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>“Hoje é um inferno ter rapazes em França!”</b>: <b>gestão da emoção num centro francês para adolescentes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612015000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt How do contemporary health policies, especially those concerning the mastery of emotions in the psychiatric sector, weigh on individuals? Based on fieldwork in an Adolescent Center in a disadvantaged Parisian suburb from January 2010 to March 2011, this article analyses what these institutions reveal of and contribute to the fabrication of individuality in western societies. In these institutions at the crossroads of psychiatry and social work, the management of emotions appeared to be a useful tool for analyzing the transformation of power over individuals at the bottom of the social ladder, especially immigrants. Our analysis shows how the effects of this work are ambivalent, and vary according to gender and social trajectories.<hr/>Como pesam sobre os indivíduos as políticas de saúde, especialmente as relacionadas com o domínio das emoções no setor psiquiátrico? Com base em trabalho de campo realizado de janeiro de 2010 a março de 2011 num centro para adolescentes de um bairro desfavorecido nos arredores de Paris, o artigo analisa o modo como estas instituições revelam e contribuem para a construção da individualidade nas sociedades ocidentais. Nestas instituições, situadas na interseção da psiquiatria e do serviço social, a gestão das emoções parecia ser um instrumento útil para analisar a transformação do poder sobre indivíduos nos escalões sociais mais baixos, especialmente os imigrantes. Esta análise mostra como os efeitos deste trabalho são ambivalentes e variam segundo o género e as trajetórias sociais. <![CDATA[<b>Prazeres perigosos</b>: <b>o contrato e a erotização de corpos em cenários sadomasoquistas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612015000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Experiências sadomasoquistas são examinadas neste artigo de modo a descortinar articulações entre gênero e sexualidade. Como novas expressões do mercado erótico contemporâneo, tais práticas permitem refinar a análise sobre processos sociais complexos relativos à ampliação ou restrição de normatividades sexuais, em particular sobre a criação de âmbitos de maior tolerância e novas normas que vão sendo impostas, bem como situações em que aquilo que é considerado abusivo passa a ser qualificado como normal.<hr/>Sadomasochistic experiences are examined in this article in order to uncover links between gender and sexuality. As new expressions of the contemporary erotic market, such practices allow the refinement of the analysis of complex social processes related to the expansion or restriction of sexual normativities. In particular, it enables further knowledge on the creation of greater tolerance spheres, on the new rules being imposed, and on situations in which what is considered abusive becomes qualified as normal. <![CDATA[<b>Das nomeações às representações</b>: <b>os palavrões numa interpretação inspirada por H. Lefebvre</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612015000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao ganharem o estatuto de palavrões, por que razão algumas palavras se tornam interditas ou apenas evocadas através da mediação de alegorias e metáforas sugeridas por outras palavras? Para responder a este enigma, convocam-se as teorias da presença-ausência, propostas por Lefebvre, abordando-se dimensões de análise - o inconsciente, o imaginário, a cultura - frequentemente desconsideradas quando oscilamos entre o representante e o representado, desprezando a representação. Na esteira do método regressivo-progressivo, a análise dos palavrões evidencia a ordem caótica de significações que faz sobreviver o enigma da representação. As mediações entre o vivido, o percebido e o concebido mostram-nos que, por detrás do limbo das palavras e dos palavrões, encontramos um amplo campo de análise social.<hr/>In acquiring the status of swear words, why do some words become prohibited or are only evoked through the mediation of allegories and metaphors suggested by other words? In order to answer this riddle, Lefebvre's theories of presence-absence are called on, addressing dimensions of analysis - the unconscious, imagination, culture - often disregarded when we swing between the representative and the represented, ignoring representation. In line with the regressive-progressive method, the analysis of swear words highlights the chaotic order of meanings which causes the riddle of representation to survive. Mediations between what is lived, perceived and conceived show us that behind the literal meaning of words and swear words we may find ample scope for social analysis. <![CDATA[<strong>Masculinidades em tempos de incerteza e mudanças</strong>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612015000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This text introduces the articles in the dossier considering the contributions of studies of gender and masculinities for anthropological theory in the last two decades. Taking into account the scholarship of authors that marked these studies in the mid-1990s, we explore continuities and advances in the field. We show how current debates on gender and masculinity suggest that the main insights developed during this period are still relevant. The methods of anthropology are considered particularly suited for the study of masculinities, given their potential to destabilize “conventional” categories of analysis. The comparative nature of anthropology is seen as extremely productive in that it enables to challenge universal categories and raises key questions on the social contexts in which these categories are employed. At the same time, such variety of contexts, especially in situations of radical change and/or crisis, brings new questions to the fore for the analysis of masculinities. Among them the question of the analytical fruitfulness of the notion of hegemonic masculinity in situations in which force, rather than consensus, appears to acquire more salience.<hr/>Neste texto apresentamos os artigos que compõem o dossiê, considerando as contribuições dos estudos sobre gênero e masculinidades para a teoria antropológica durante as duas últimas décadas. Levando em conta as formulações de diversos autores que marcaram esses estudos na metade da década de 1990, exploramos as permanências e os avanços nesse campo. Mostramos como o debate sobre essa problemática sugere que os principais insights antropológicos alcançados nesse período ainda são significativos. Os métodos da antropologia continuam sendo considerados privilegiados para o estudo das masculinidades, por seu potencial para desestabilizar categorias “convencionais” de análise. A natureza comparativa da antropologia ainda é percebida como altamente produtiva por possibilitar desafiar a ideia da existência de categorias universais e levantar questões chave sobre os contextos sociais nos quais são utilizadas. No entanto, a variedade de novos contextos, particularmente em situações de mudança radical e/ou de crises, coloca novas perguntas em termos das análises das masculinidades. Entre elas adquire destaque a questão da fertilidade analítica da noção de masculinidade hegemônica em situações nas quais a força, no lugar do consenso, se torna particularmente relevante. <![CDATA[<b>Masculinidades porosas</b>: <b>corpos políticos com agência entre jovens do Hamas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612015000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Constructions of gender, embodiment and agency among male Hamas youths in the West Bank are discussed in this article through the prism of violence. It focuses on the constructions of uncertain masculinities in a complex interplay of violence, political Islam, suffering and loss, and the importance of analyzing the body in such processes - both as agential and as victimized - is highlighted. To be able to move away from the sensationalist Western media that often portray Middle Eastern Muslim men as "violent," and as terrorists, we need to understand the motivations and the meanings of violence. The method of analysis is to use a discourse-centered approach and to use experience-near ethnography that begins with men's own practices and attends to how they understand themselves, how their bodies are involved, and how they live out norms and ideologies in their everyday lives. Thereby we are able to understand how men's realities and identities are interpreted, negotiated and constructed and how the body is actively involved in these processes. This approach is relevant since it is possible to analyze the singularity of experience, not only as a form of social interaction, but as linked to social structures and discourses, which implies negotiations of tensions, conflicts, and uncertainties.<hr/>O artigo trata as construções de género, encorporamento (embodiment) e agência entre jovens de sexo masculino do Hamas da Cisjordânia, através do prisma da violência. A construção de masculinidades incertas numa articulação complexa de violência, Islão político, sofrimento e perda é analisada destacando a importância do corpo nesses processos, como veículo de agência e como alvo de vitimização. Para nos distanciarmos do sensacionalismo mediático do Ocidente, que frequentemente retrata os homens muçulmanos do Médio Oriente como “violentos” e terroristas, é preciso compreender as motivações e os significados da violência. A abordagem centra-se no discurso e numa etnografia próxima da experiência, que começa com as próprias práticas dos homens e leva em conta a maneira como eles se compreendem a si mesmos, como o corpo participa e como as normas e ideologias são elaboradas nas suas vivências quotidianas. Assim se compreende como são interpretadas, negociadas e construídas as realidades e identidades destes homens, e como o corpo é ativamente envolvido nesses processos. Esta abordagem permite analisar a singularidade da experiência, não apenas como forma de interação social, mas na sua relação com discursos e estruturas sociais, o que implica a negociação de tensões, conflitos e incertezas. <![CDATA[<b>Reconfigurações pentecostais de identidades masculinas em Bruxelas</b>: <b>a produção de masculinidades morais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612015000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Addressing the paradoxes of gender in Pentecostal churches attended by converts of African or Latin-American origin in Brussels, it is argued that religious and migratory experiences are intimately intermingled in these spaces and that, in most cases, the geographical shift experienced by male believers has led to questions regarding their “traditional” masculinity. Their capacity to hold the role of breadwinner has often been undermined and they experience a kind of vulnerability against which religious gendered ideology often provides assurance and self-esteem by affirming men as heads of the religious space and chiefs of the household unit. Pentecostal masculinity, although adhering to a model of hegemonic patriarchal masculinity regarding the sexual division of domestic tasks, the recognition of men's formal authority, and an exclusive focus on young women as the purity “capital” of churches, also reveals significant ruptures with that model: religious discourse values domestic involvement, sensibility and gentleness, encouraged and valorised as masculine characteristics. This hybrid posture of Pentecostal masculinity appears as a contrasted gender repertoire allowing men of the church to oscillate between various identifications and social locations according to specific situations and different contexts of enunciation.<hr/>O artigo trata os paradoxos de género nas igrejas pentecostais com fiéis africanos e latino-americanos em Bruxelas, argumentando que as experiências migratória e religiosa estão intimamente ligadas nestes espaços e que, na maioria dos casos, a mudança geográfica vivida pelos homens crentes conduziu a que questionassem a sua masculinidade “tradicional”. Estes homens veem muitas vezes ameaçada a sua capacidade para assegurar o sustento da família e experimentam por isso alguma vulnerabilidade, que a ideologia de género da sua religião contraria dando-lhes maior segurança e autoestima, ao afirmá-los como dirigentes do espaço religioso e chefes de família. Se bem que a masculinidade pentecostal adira a um modelo de masculinidade patriarcal hegemónica no que respeita à divisão sexual das tarefas domésticas, ao reconhecimento da autoridade formal dos homens e à visão das jovens mulheres como detendo a exclusividade do capital de “pureza” destas igrejas, ela revela também ruturas significativas relativamente a esse modelo: o discurso religioso valoriza o envolvimento doméstico, a sensibilidade e a brandura, encorajados como características masculinas. A masculinidade pentecostal torna-se assim um repertório de género variado, permitindo aos homens a oscilação entre várias identificações e ­posicionamentos sociais em função das situações específicas e dos diferentes contextos de ­enunciação. <![CDATA[<b>Masculinidade em crise</b>: <b>homens efeminados, a perda de virilidade e o Estado-nação na China pós-socialista</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612015000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The phenomenon of “fake women” sparked indignant discourses chastising it as an epitome of the loss of Chinese manhood and a threat to the nation-state. Experts, counselors, and educators called for “saving boys” through revamping the education system and underscoring gender-difference education in schools and families. Effeminate men have become a scapegoat upon which anxiety over the current social problems such as dissolved marriages is displaced. While a dissolved family is pinpointed as one of the key factors that can lead to a child's effeminacy and gender misrecognition, the media also portrays the lack of manhood not only as a public menace and a threat to the family, but also as a metaphor for passive masculinity and national crisis. Drawing on research of print and electronic media in China from 2010 to 2012, this paper enlightens the inextricably intertwined relationships between a lack of manhood and the strength of the state in the globalizing era of China. It is argued that the crisis of masculinity in effeminate men is considered a peril to the security of the nation because it reflects powerlessness, inferiority, feminized passivity, and social deterioration, reminiscent of the colonial past when China was defeated by the colonizing West and plagued by its image as the “sick man” of East Asia.<hr/>O fenómeno das “falsas mulheres” gera discursos indignados que o condenam como epítome da perda da virilidade chinesa e uma ameaça ao Estado-nação. Especialistas, conselheiros e educadores apelam ao “salvamento dos rapazes” por meio da renovação do sistema educativo e do reforço da educação sobre as diferenças de género nas escolas e nas famílias. Os homens efeminados tornam-se bodes expiatórios para os quais é transferida a ansiedade a respeito dos problemas sociais atuais, como a dissolução de casamentos. Ao mesmo tempo que aponta a dissolução das famílias como um dos principais fatores que conduzem a que uma criança seja efeminada e não distinga os géneros, a comunicação social retrata a falta de masculinidade como uma ameaça pública e um perigo para a família, e também como metáfora para a masculinidade passiva e a crise nacional. Com base numa investigação realizada em 2010-2012 a partir da imprensa e recursos eletrónicos chineses, o artigo explora a relação inextrincável que interliga uma carência de masculinidade e a força do Estado na era da globalização da China. Argumenta-se que a crise de masculinidade dos homens efeminados é considerada uma ameaça à segurança da nação porque reflete impotência, inferioridade, passividade feminizada e deterioração social, aspetos que remetem para o passado colonial em que a China foi derrotada pelo Ocidente colonizador e assolada pela sua imagem de “doente” da Ásia oriental. <![CDATA[<b>Negociação da desejabilidade e recursos materiais</b>: <b>mudanças das expetativas acerca dos homens na Havana pós-soviética</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612015000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In post-Soviet Havana, material resources emerge as a factor in terms of which women assess a man's desirability as a potential partner. These tendencies in current gender relations relate to the larger transformations in Cuba's political and economic context. The fall of Eastern European and Soviet state socialisms seriously diminished the Cuban state's ability to provide social services. Remittances generated through transnational kin ties and recent liberalistic changes in labour politics intensify the disparities of wealth. Moreover, Cuba's dependence on tourism as a source of national income has brought about changes to the possibilities for social mobility available through the promises of migration and affluence that relationships with foreigners can offer. This article focuses on the gendered consequences of these large-scale transformations, experienced as the increasing intertwining of material resources and desirability, especially when it comes to men's attractiveness. Coping with increasing demands from women, men draw on local notions of masculinity that include elements both of machismo and responsible manhood. Men thereby at times comply and at times resist women's expectations on them.<hr/>No contexto pós-soviético em Havana, os recursos materiais são critério para a mulher avaliar a desejabilidade de um homem como potencial parceiro. Tais práticas nas relações de género estão ligadas às transformações políticas e económicas mais vastas. A queda do socialismo soviético e no Leste da Europa diminuiu drasticamente a capacidade do Estado cubano para prestar serviços sociais. As remessas geradas através de redes transnacionais de parentesco e a liberalização recente das políticas laborais intensificaram as disparidades na distribuição da riqueza. A dependência do turismo como fonte de rendimento nacional gerou novas possibilidades de mobilidade social através do relacionamento com estrangeiros, pela promessa de migração e prosperidade. O artigo centra-se nas consequências destas transformações em termos de género, concretizadas numa maior interligação entre os recursos materiais e o que torna os homens desejáveis. Em resposta à exigência crescente das mulheres, os homens ativam noções locais de masculinidade que incluem elementos de machismo e responsabilidade masculina, por vezes correspondendo e outras vezes resistindo às expetativas das mulheres que sobre eles recaem. <![CDATA[<b>Provedores de sustento, máquinas sexuais e amantes românticos</b>: <b>masculinidades, moralidades e preocupações pragmáticas interligadas na Cuba turística</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612015000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Experiences of sexual and love relationships with tourist women lead Cuban men to articulate and act upon different - often contradictory - models of masculinity. Gossiping among peers, it is common to brag about one's sexual conquests and exploits with tourist women; in contrast, when interacting with foreigners, men tend to insist on their allegiance to a romantic lover ideal. Intimate experiences with tourist partners also lead to reassess relationships with Cuban women, in which the men's wealth is portrayed as the key for accessing (just) sex. These contradictory enactments of masculinity call for a situated and multilayered understanding of Cuban men's affective, moral, and pragmatic concerns as they move in and out of the world of tourism. Important dimensions of their paradoxical enactments of masculinities can thus be highlighted and explained. What emerges is that in struggling to respond to competing demands, aspirations, and vectors of power, Cuban men's purposeful alignments as “breadwinners,” “sex machines,” and “romantic lovers” afford different relational possibilities and expressions of masculinity. By taking seriously these possibilities, the article illuminates the transformations of masculinities that tourism engenders, assessing its potential to amplify and subvert (stereo)-typical configurations of “being a man” in present-day Cuba.<hr/>A experiência de relações sexuais e amorosas com turistas do sexo feminino leva os homens cubanos a articular diferentes modelos de masculinidade, frequentemente contraditórios entre si. Entre pares, esses homens gabam-se das suas conquistas sexuais entre as turistas, mas na interação com as estrangeiras insistem na lealdade ao ideal de amante romântico. A intimidade com turistas conduz também à reapreciação das relações com as mulheres cubanas, nas quais a riqueza do homem é vista como a chave de acesso ao sexo (apenas). Estas performances contraditórias da masculinidade convidam a uma compreensão situada e multidimensional das preocupações afetivas, morais e pragmáticas dos homens cubanos na sua relação com o mundo do turismo, o que permite esclarecer e explicar dimensões importantes dessas atuações paradoxais. Para dar resposta a exigências, aspirações e vetores de poder conflituais entre si, o alinhamento intencional dos homens cubanos com as categorias de “provedores de sustento”, “máquinas sexuais” e “amantes românticos” abre diferentes possibilidades de relacionamento e expressões da masculinidade. Encarando com seriedade tais possibilidades, o artigo contribui para a compreensão das transformações da masculinidade geradas pelo turismo, avaliando o seu potencial para ampliar e subverter configurações (estereo)típicas do que é hoje “ser um homem” em Cuba.