Scielo RSS <![CDATA[Etnográfica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-656120130002&lang=pt vol. 17 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Alfred Métraux</b>: <b>antropologia aplicada e lusotropicalismo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612013000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo explora um fragmento da longa trajetória de Alfred Métraux (1902-1963): sua relação ambígua com o legado intelectual de Gilberto Freyre. O locus desta relação se situa num momento específico da sua carreira, quando, no início da década de 1950, Métraux participa da coordenação do famoso projeto de pesquisa, promovido pela UNESCO, sobre “relações raciais” no Brasil. Métraux costumava se autodefinir como um etnógrafo e como um “homem de terreno”. Mesmo confiando no papel que as ciências sociais deviam assumir na luta contra o racismo, em algumas circunstâncias chegou a expressar certo ceticismo diante da suposta eficácia da antropologia aplicada. Por outro lado, ciente da importância da pesquisa empírica, soube desconfiar da ideologia lusotropicalista e, portanto, das narrativas em torno da chamada “democracia racial”. Contudo, seu diálogo com a antropologia cultural norte-americana o fez permanecer alerta diante da possibilidade de que as “relações raciais” no Brasil operassem no quadro de um “caráter nacional” singular e irredutível.<hr/>This article explores a fragment of the long career of Alfred Métraux (1902-1963): his ambiguous relationship with the intellectual legacy of Gilberto Freyre. The locus of this relationship is situated in a specific period of his career, when at the beginning of the 1950s, Métraux participated in the coordination of the famous research project, promoted by UNESCO, on “race relations” in Brazil. Métraux generally defined himself as an ethnographer and “a fieldworker”. Even though he trusted in the role that the social sciences should play in the struggle against racism, in some circumstances, he expressed a certain skepticism towards the supposed efficacy of applied anthropology. On the other hand, aware of the importance of empirical research, he had a certain distrust of the “lusotropicalist” ideology, and therefore, the narratives surrounding the so-called “racial democracy”. However, his dialog with North American cultural anthropology caused him to remain alert to the possibility that “race relations” in Brazil operated in the arena of a singular and irreducible “national character”. <![CDATA[<b>Vidas experimentais</b>: <b>humanos e roedores no laboratório</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612013000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O renovado interesse despertado pelo estudo das relações entre humanos e animais na antropologia envolve uma consideração sobre os modos como a vida e a morte de vários organismos vivos estão ligadas aos mundos sociais humanos, ou seja, o mundo comum é visto como um campo de relações mais amplo, povoado por uma miríade de seres com os quais os humanos se enredam. Em sintonia com as questões trazidas por esta literatura, a interrogação que conduz a discussão a seguir é: como pensar, a partir desta abordagem, as relações entre os pesquisadores e os ­roedores no laboratório, quando sabemos que estas são caracterizadas, de modo assertivo e direto, como meramente instrumentais? Neste artigo exploramos, a partir de investigação realizada em um laboratório e biotério pertencentes a uma instituição pública brasileira, qual o sentido prático da instrumentalidade neste contexto (os procedimentos formalizados para lidar com os animais, a produção de um modelo animal de doença, o aparato instrumental no qual os roedores estão inseridos), os modos de resposta dos animais e a existência de relações irredutíveis à objetificação entre os pesquisadores e os roedores.<hr/>Anthropology’s renewed interest in the study of human-animal relations leads to considerations regarding the ways in which the life and death of various living organisms are connected to human worlds. This implies a definition of the common world as a wider field of relations, inhabited by a myriad of beings with which humans are enmeshed. Closely in tune with the questions raised by the anthropological literature on human-animal relations, the question that guides the following discussion is how to think, on the basis of this approach, relations between researchers and mice in the laboratory, when we know that these relations are characterized in a very assertive and outright manner as merely instrumental. Based on fieldwork carried out in the laboratory of a Brazilian public institution for scientific research, the article explores the practical meaning of instrumentality in this context (the formal procedures for dealing with animals, the production of an animal model of disease, the instrumental apparatus in which the rodents are inserted). It also addresses the animals’ modes of answering to the experimental context and points to the existence of relations between researchers and rodents that are irreducible to objectification. <![CDATA[<b>“Era um hino de fábrica apitando”</b>: <b>a memória do trabalho negro na cidade de Novo Hamburgo (RS), Brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo propõe uma reflexão sobre cidade, memória, trabalho e relações etnicorraciais, reunindo elementos de pesquisa etnográfica desenvolvida na cidade de Novo Hamburgo, especialmente com trabalhadores negros que estiveram ligados às indústrias do Vale do Rio dos Sinos a partir de 1960. O artigo apoia-se no estudo das imagens fundacionais da cidade e da região e no estudo de narrativas etnobiográficas de trabalhadores negros, a fim de compreender como as trajetórias e itinerários urbanos desses sujeitos relacionam-se com o valor trabalho e com as representações e imagens da industrialização da cidade e da região.<hr/>The present article presents an analysis of aspects such as city, memory, work, and ethno-racial relations, including elements of an ethnographic research developed in the city of Novo Hamburgo. This study involved mainly black workers who have worked at the factories of Vale do Rio dos Sinos since 1960. The paper is based on the study of foundational images of the city and region and on the study of ethnobiographical narratives from the black workers in order to understand how their trajectories and urban itineraries relate to the work value and to the representations and images of industrialization of the city and region. <![CDATA[<b>Aspirações e constrangimentos da masculinidade nas trajetórias familiares de homens cabo-verdianos da Praia (1989-2009)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612013000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Transformations in male and female gender performance have been determinant in shaping the family trajectories of five men from Praia over the last twenty years. These men’s gender identifications have been performed through a hegemonic masculinity genre. Among the main elements that have affected their performance are the redefinition of social spaces, the various forces boosting women’s autonomy, their aging, and the Kriol narratives around the Cape Verdean collective identification. The propensity of men to depart from the genre learned early in their lives, or the depth of their conservatism depends on whether their aspirations and opportunities take them to social spaces where this genre is actually challenged or constantly re-enacted.<hr/>Algumas transformações na performance de género masculina e feminina foram determinantes nas trajetórias familiares de cinco homens da cidade da Praia ao longo dos últimos 20 anos. As identificações de género destes homens realizaram-se por meio de um estilo de masculinidade hegemónica. Entre os principais elementos que afetaram a sua performance contam-se a redefinição dos espaços sociais, as várias forças impulsionadoras da autonomia das mulheres, o seu envelhecimento e as narrativas crioulas em torno da identificação coletiva dos cabo-verdianos. A propensão destes homens para se afastarem do estilo que interiorizaram em novos ou, pelo contrário, para o conservarem profundamente depende de as suas aspirações e oportunidades os terem conduzido a espaços sociais em que este estilo é efetivamente posto em causa ou, em vez disso, constantemente reinstituído. <![CDATA[<b>A legitimação das aparições da Virgem Maria</b>: <b>estratégias e agências</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612013000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo analisamos a importância da Igreja Católica, por meio de seus representantes e movimentos, na produção de teorias e no estabelecimento de práticas devocionais sobre as aparições marianas. Por meio da observação dos argumentos e devoções dos agentes católicos e da intermediação realizada pelos movimentos leigos, como a Renovação Carismática Católica, observamos o importante papel desempenhado pela instituição católica para a constituição da legitimidade das aparições da Virgem Maria. Além disso, investigamos como a presença de novos modelos de ação entre os agentes católicos contribui para a manutenção dos fiéis no catolicismo, tornando-os fundamentais para a Igreja na atualidade e servindo para a sua continuidade.<hr/>The article analyzes the importance of the Catholic Church, through its agents and movements, in the production of theories and the establishment of devotional practices about Virgin Mary’s apparitions. By the observation of arguments and devotions of Catholic agents and the intermediation performed by lay movements, such as the Catholic Charismatic Renewal, the article observes the important role played by Catholic Church to establish the legitimacy of the apparitions of the Virgin Mary. In addition, the new models of action between the Catholic agents are investigated, focusing on their contribution to the maintenance of believers in Catholicism, making them essential for the Church nowadays. <![CDATA[<b>Por uma biografia das coisas</b>: <b>a vida social da marca <i>Havaianas </i>e a invenção da brasilidade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612013000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O antropólogo, de acordo com Roy Wagner, é aquele que usa muito a palavra cultura. O que acontece quando empresas, marcas e bens materiais passam também a reivindicá-la? O objetivo deste texto é pensar o processo de invenção da cultura brasileira por meio da marca de sandálias Havaianas. O percurso metodológico será o de descrever sua biografia social, objetivando realizar uma análise que possibilite compreender como entidades não humanas adquirem significados e, a partir de então, passam também a agir no ambiente social. A reflexão tem como base a trajetória do objeto, imagens publicitárias e o trabalho de campo realizado em empresas e agências de publicidade entre os anos de 2008 e 2010. Neste caso particular, observaremos o processo de invenção da cultura brasileira como expressão máxima dos agenciamentos exercidos pela marca Havaianas.<hr/>According to Roy Wagner, the anthropologist is the one that uses often the word culture. What happens when corporations, brands and material goods start to claim it as well? This article aims to think about the invention of Brazilian culture through the brand Havaianas. The methodological approach begins with the description of its social history, in order to perform an analysis which allows for a better understanding of how non-human entities acquire social meanings, and, from then on, their act in the social world. The reflection is based on the history of Havaianas, advertising images and fieldwork done in corporate environments between 2008 and 2010. Through this specific approach, the process of invention of Brazilian culture was observed as the highest expression of agency exercised by the Havaianas brand. <![CDATA[<b>Turismo e sentido de lugar em Óbidos</b>: <b>uma pousada como metáfora</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612013000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os estudos sobre o turismo tendem a centrar-se na mercadorização da cultura e nos encontros turísticos como práticas sociais que interagem com as economias e culturas dos destinos. Pesquisas realizadas na vila de Óbidos mostraram a necessidade de igualmente pensar o turismo na construção de um sentido de lugar. As perceções sociais sobre o património e o turismo fundem-se com as representações do passado em Óbidos. Esta construção é indissociável da constituição da cultura e história locais como enredo da produção do destino Óbidos, desde meados do século passado. Mas resulta também de um sentimento de exclusão social, hoje amplificado pela intensificação e profissionalização do turismo na vila. Perante novos atores e narrativas turísticas, uma parte significativa das populações de Óbidos convoca a autoridade de um património histórico e social e apropria-se dos discursos e práticas das elites como capital simbólico na construção do turismo como tradição local e prova da distinção cultural e social do lugar.<hr/>Tourism studies tend to focus on tourism encounters and commoditization of ­culture as social practices interplaying with destinations’ cultures and economies. A research carried out in the village of Óbidos showed the need to equally consider tourism in the construction of a sense of place. Heritage and tourism social perceptions intermix with representations of the past in Óbidos. This cannot be thought of outside the long-term production of local history and culture as the plots of Óbidos’ tourism. But it also has to be examined in light of the social exclusion awareness, amplified by today’s intensification and professionalization of the village’s tourism. Confronted with new tourism’ actors and narratives, a significant part of Óbidos’ population invokes the authority of social and historical heritage, and embrace elites’ representations and practices as a symbolic capital in the cultural and social distinction of place, and the construction of tourism as local tradition. <![CDATA[<b>Sobre o lugar e os usos das imagens na antropologia</b>: <b>notas críticas em tempos de audiovisualização do mundo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612013000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo discuto o lugar e os usos das imagens na antropologia social. Identificando insuficiências nos diálogos entre antropólogos visuais e não visuais, apelo à intensificação do uso das imagens (audiovisuais) como ferramentas de investigação (metodologia) e de análise (teoria) na antropologia. Esta reivindicação faz reconhecer não só o facto de os objetos (sujeitos) de estudo da antropologia serem hoje mais visíveis e visualizáveis na forma como podem, devem e querem ser abordados (ligando a correntes teóricas, epistemológicas, políticas e ideológicas emergentes na disciplina), mas também uma atitude mais reflexiva da parte dos antropólogos nas suas investigações, servindo as imagens como reveladoras dos encontros entre observados e observadores e dos processos de construção negociada, continuada e circunstancial do conhecimento e das representações produzidas durante e após o trabalho de campo. O argumento tem em atenção, por um lado, a crescente acessibilidade e difusão dos meios e produtos audiovisuais e, por outro, a necessidade do seu maior reconhecimento para efeitos dos currículos académico-científicos dos antropólogos.<hr/>In this text I discuss the significance and the uses of images in social anthropology. By identifying insufficiencies in the dialogues between visual and non-visual anthropologists, I claim for an intensification of the use of images (audio-visual) in anthropology, both as a research (methodology) and as an analysis tool (theory). This claiming acknowledges not only the fact that anthropology’s subjects are today more visible and visualisable in the way they can, must and want to be studied (connecting to emergent theoretical, epistemological, political and ideological frameworks in the discipline) but also a more reflexive attitude of the anthropologists in their research processes; accordingly, images may serve to reveal encounters between observed and observers as well as ongoing, negotiated and circumstantial construction processes of knowledge and representations both in the field and post-field moments. The overall argument considers not only the increasing accessibility and diffusion of audio-visual products and means but also its greater recognition regarding the anthropologists’ academic and scientific curricula. <![CDATA[<strong>Camponeses, Cultura e Revolução</strong>: Campanhas de Dinamização Cultural e Acção Cívica do M.<strong> F. </strong><strong> A. (1974-1975)</strong>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612013000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo discuto o lugar e os usos das imagens na antropologia social. Identificando insuficiências nos diálogos entre antropólogos visuais e não visuais, apelo à intensificação do uso das imagens (audiovisuais) como ferramentas de investigação (metodologia) e de análise (teoria) na antropologia. Esta reivindicação faz reconhecer não só o facto de os objetos (sujeitos) de estudo da antropologia serem hoje mais visíveis e visualizáveis na forma como podem, devem e querem ser abordados (ligando a correntes teóricas, epistemológicas, políticas e ideológicas emergentes na disciplina), mas também uma atitude mais reflexiva da parte dos antropólogos nas suas investigações, servindo as imagens como reveladoras dos encontros entre observados e observadores e dos processos de construção negociada, continuada e circunstancial do conhecimento e das representações produzidas durante e após o trabalho de campo. O argumento tem em atenção, por um lado, a crescente acessibilidade e difusão dos meios e produtos audiovisuais e, por outro, a necessidade do seu maior reconhecimento para efeitos dos currículos académico-científicos dos antropólogos.<hr/>In this text I discuss the significance and the uses of images in social anthropology. By identifying insufficiencies in the dialogues between visual and non-visual anthropologists, I claim for an intensification of the use of images (audio-visual) in anthropology, both as a research (methodology) and as an analysis tool (theory). This claiming acknowledges not only the fact that anthropology’s subjects are today more visible and visualisable in the way they can, must and want to be studied (connecting to emergent theoretical, epistemological, political and ideological frameworks in the discipline) but also a more reflexive attitude of the anthropologists in their research processes; accordingly, images may serve to reveal encounters between observed and observers as well as ongoing, negotiated and circumstantial construction processes of knowledge and representations both in the field and post-field moments. The overall argument considers not only the increasing accessibility and diffusion of audio-visual products and means but also its greater recognition regarding the anthropologists’ academic and scientific curricula. <![CDATA[<b>Identity Processes and Dynamics in Multi-Ethnic Europe</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612013000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo discuto o lugar e os usos das imagens na antropologia social. Identificando insuficiências nos diálogos entre antropólogos visuais e não visuais, apelo à intensificação do uso das imagens (audiovisuais) como ferramentas de investigação (metodologia) e de análise (teoria) na antropologia. Esta reivindicação faz reconhecer não só o facto de os objetos (sujeitos) de estudo da antropologia serem hoje mais visíveis e visualizáveis na forma como podem, devem e querem ser abordados (ligando a correntes teóricas, epistemológicas, políticas e ideológicas emergentes na disciplina), mas também uma atitude mais reflexiva da parte dos antropólogos nas suas investigações, servindo as imagens como reveladoras dos encontros entre observados e observadores e dos processos de construção negociada, continuada e circunstancial do conhecimento e das representações produzidas durante e após o trabalho de campo. O argumento tem em atenção, por um lado, a crescente acessibilidade e difusão dos meios e produtos audiovisuais e, por outro, a necessidade do seu maior reconhecimento para efeitos dos currículos académico-científicos dos antropólogos.<hr/>In this text I discuss the significance and the uses of images in social anthropology. By identifying insufficiencies in the dialogues between visual and non-visual anthropologists, I claim for an intensification of the use of images (audio-visual) in anthropology, both as a research (methodology) and as an analysis tool (theory). This claiming acknowledges not only the fact that anthropology’s subjects are today more visible and visualisable in the way they can, must and want to be studied (connecting to emergent theoretical, epistemological, political and ideological frameworks in the discipline) but also a more reflexive attitude of the anthropologists in their research processes; accordingly, images may serve to reveal encounters between observed and observers as well as ongoing, negotiated and circumstantial construction processes of knowledge and representations both in the field and post-field moments. The overall argument considers not only the increasing accessibility and diffusion of audio-visual products and means but also its greater recognition regarding the anthropologists’ academic and scientific curricula. <![CDATA[<b>Le patrimoine culturel immatériel</b>: <b>Premières expériences en France</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612013000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo discuto o lugar e os usos das imagens na antropologia social. Identificando insuficiências nos diálogos entre antropólogos visuais e não visuais, apelo à intensificação do uso das imagens (audiovisuais) como ferramentas de investigação (metodologia) e de análise (teoria) na antropologia. Esta reivindicação faz reconhecer não só o facto de os objetos (sujeitos) de estudo da antropologia serem hoje mais visíveis e visualizáveis na forma como podem, devem e querem ser abordados (ligando a correntes teóricas, epistemológicas, políticas e ideológicas emergentes na disciplina), mas também uma atitude mais reflexiva da parte dos antropólogos nas suas investigações, servindo as imagens como reveladoras dos encontros entre observados e observadores e dos processos de construção negociada, continuada e circunstancial do conhecimento e das representações produzidas durante e após o trabalho de campo. O argumento tem em atenção, por um lado, a crescente acessibilidade e difusão dos meios e produtos audiovisuais e, por outro, a necessidade do seu maior reconhecimento para efeitos dos currículos académico-científicos dos antropólogos.<hr/>In this text I discuss the significance and the uses of images in social anthropology. By identifying insufficiencies in the dialogues between visual and non-visual anthropologists, I claim for an intensification of the use of images (audio-visual) in anthropology, both as a research (methodology) and as an analysis tool (theory). This claiming acknowledges not only the fact that anthropology’s subjects are today more visible and visualisable in the way they can, must and want to be studied (connecting to emergent theoretical, epistemological, political and ideological frameworks in the discipline) but also a more reflexive attitude of the anthropologists in their research processes; accordingly, images may serve to reveal encounters between observed and observers as well as ongoing, negotiated and circumstantial construction processes of knowledge and representations both in the field and post-field moments. The overall argument considers not only the increasing accessibility and diffusion of audio-visual products and means but also its greater recognition regarding the anthropologists’ academic and scientific curricula.