Scielo RSS <![CDATA[Etnográfica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-656120110003&lang=pt vol. 15 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Relações de género e masculinidade em áreas de mineração do norte do Chile</b>: <b>etnografia em <i>schoperías</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper deals with an ethnography aimed at describing and understanding the gendered organization of schopería life and masculinity in northern Chile. Schoperías are characterized physically and socially and the effects these premises have on gender relations and masculinity assigned to them by waitresses and clients are studied. Schoperías are beer halls, mainly for men, served by women, located in cities near copper mines in Chile. They are strongly gendered and classed places. Schoperías are reference scenarios for men and their performance; they are premises that privilege masculine socialization and heterosexual hegemonic masculine performance. Paradoxically, they are at the same time unique places where male friendship and complicity take place, allowing homosociability and the expression of a certain type of affection and feelings among men.<hr/>O artigo baseia-se numa etnografia com a qual se pretendeu descrever e compreender a organização das schoperías em função do género e a masculinidade no Norte do Chile. As schoperías são caraterizadas física e socialmente e são estudados os efeitos que estes locais produzem nas relações de género e na masculinidade que lhes é atribuída pelas empregadas e pelos clientes. As schoperías são cervejarias destinadas sobretudo aos homens, que são servidos por mulheres, localizadas em cidades próximas de minas de cobre no Chile. São lugares fortemente marcados pelo género e pela classe. As schoperías são cenários de referência para os homens e a sua performance; são locais que privilegiam a socialização masculina e a performance masculina heterossexual e hegemónica. Paradoxalmente, são ao mesmo tempo lugares singulares onde a amizade e a cumplicidade masculinas têm lugar, permitindo a homossociabilidade e a expressão de um certo tipo de afeto e sentimentos entre homens. <![CDATA[<b>O pescador e o seu duplo</b>: <b>migrações transnacionais no mar europeu</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as migrações transnacionais no setor das pescas, adotando como estudo de caso o fenómeno das migrações temporárias nos mares europeus e a sua lógica económica e social específica. Neste projeto empírico apresento algumas situações profissionais de pescadores portugueses e práticas políticas que tendem a derivar dessas opções. A abordagem teórica cruza-se com os discursos de pescadores com diferentes percursos de vida e um olhar particular de um sindicalista sobre as alterações mais emergentes das relações de produção e dos novos desafios que se colocam a um sindicato num quadro de rápidas transformações económicas e políticas.<hr/>This paper analyzes the transnational migration in the fisheries sector, taking as case study the ­phenomenon of temporary migration in the European seas and their specific economic and social logic. In this project we present some empirical work situations of Portuguese fishermen and political practices that tend to derive from these options. The theoretical approach intersects with the discourses of fishermen with different life itineraries and a particular look of a labour union representative over the recent changes arising from the relations of production and new challenges to a union in a context of rapid economic and political transformation. <![CDATA[<b>Sofrimento social</b>: <b>idiomas da exclusão e políticas do assistencialismo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O conceito de sofrimento social emergiu nas últimas décadas como um novo paradigma das ciências sociais e como lente particularmente apropriada para olhar as relações profundas entre a experiência subjetiva do mal-estar e os processos históricos e sociais mais amplos. O presente artigo, e os contributos aqui reunidos, pretendem abordar o sofrimento social sob três pontos de vista que consideramos fundamentais: 1) a forma paradoxal como é retirado ou atribuído o poder às pessoas; 2) a apropriação, por parte das instituições que criam as condições para que o sofrimento tenha lugar, das teorias “salvíficas” sobre a utilidade do sofrimento com vista a um bem-estar maior e futuro da humanidade; 3) a evidência de quanto a assistência, os cuidados, o Estado-social, a proteção humanitária e até os direitos, podem ser manipulados e imbricados na definição e organização das modalidades de pertença ou exclusão nacional, até ao extremo da redução do indivíduo à sua “vida nua”.<hr/>The concept of social suffering has emerged in recent decades as a new paradigm in social sciences and as a particularly appropriated lens to look at the deep relationships between the subjective experience of malaise and the broader historical and social processes. This article and the contributions gathered in this dossier aim to address social suffering from three different basic points of view: 1) the paradoxical form by which power is taken from or given to the people; 2) the appropriation, by the institutions that create the conditions for that suffering to take place, of “salvific” theories about the usefulness of suffering in order to achieve a greater and future well-being of humanity; 3) the evidence of the extent to which care and cure, the welfare-state, humanitarian protection, or even rights can be manipulated and intertwined in the definition and organization of the modalities of national belonging or exclusion, to the extreme reduction of the individual to his “bare life”. <![CDATA[<b>Identidade e pertença</b>: <b>para além das dimensões materiais do sofrimento social</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Um olhar antropológico sobre as relações sociais em dois microcosmos etnográficos - um bairro e um centro de saúde - revela as limitações de encarar a pobreza material como o único critério para compreender os processos de sofrimento social. De forma a explorar como o sofrimento social pode ser vivenciado através das identificações e das pertenças, a identidade étnica e a identidade profissional são examinadas como exemplos da identidade social em geral. A relação dialética entre a identidade social e a identidade pessoal demonstra como o poder não está depositado nas pessoas, mas depende das suas relações sociais. Dado que o exercício de poder não pode ser garantido pelo simples estatuto de uma determinada categoria social, urge procurar vivências e subjetividades nas fissuras das categorias, distinguindo entre uma categoria de prática e uma categoria de análise, de forma a alargar o horizonte sobre a natureza dos processos de sofrimento social.<hr/>An anthropological view of social relations in the microcosms of a neighbourhood and a health centre reveals the limitations of using material poverty as the sole criterion for understanding processes of social suffering. In order to explore the ways in which social suffering may be experienced through identifications and belonging, ethnic and professional identity are both examined as examples of social identity. The dialectic relationship between social and personal identity shows how power is not deposited in people, but rather depends upon their social relations. Since the exercise of power is not guaranteed by the mere status of a given social category, we need to focus on the experiences and subjectivities to be found in the cracks between categories, always on guard to distinguish between categories of practice and categories of analysis,in order to widen our horizons regarding the nature of processes of social suffering. <![CDATA[<b>Suspeito empreendedor de si</b>: <b>trajeto e sofrimento de um adolescente durante intervenção socioeducativa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho analisa a natureza social e política do sofrimento de um jovem em cumprimento de medida socioeducativa. Partindo de uma perspectiva foucaultiana do poder, o artigo considera a experiência subjetiva do jovem em sua interação com o sistema socioeducativo; observa as manifestações do poder na ação de uns sobre os outros, no agir reiterado em torno de saberes e poderes que delineiam os modos de ação sobre o campo de ação do jovem. A análise da experiência subjetiva de um adolescente durante o cumprimento de medida socioeducativa revela o modo pelo qual a intervenção pode situá-lo no limite das possibilidades de integração, intensificando as aflições de uma vida sob constante suspeição. A abordagem adotada permite observar de que modo o jovem elabora significados sobre o sistema socioeducativo e como expressa por meio de palavras, gestos e movimentos as contradições desta política pública. A posição do jovem como alguém que deve explorar individualmente os riscos, as perdas e as benesses das suas escolhas constitui uma zona de confluência entre o discurso socioeducativo e o do crime. Simultaneamente, um aparato governamental difuso e um modelo de gestão do comércio de drogas acompanham o jovem no trajeto de cumprimento de medida socioeducativa, cada qual dos sistemas com suas próprias estratégias e esquemas de gestão da sua vida.<hr/>This study examines the social and political nature of the suffering of a young person subjected to “socio-educational measure”. From a Foucaultian perspective of power, the article considers the subjective experience of the young individual in his interaction with the socio-educational system, and observes how power is manifested in the acts of some over others, in the reiterated deeds revolving around knowledge and authority that delineate the ways of action of the youngster within his own field of action. The analysis of the subjective experience of the teenager subjected to a socio-educational measure shows how that intervention can place him at the limits of the possibility for integration, intensifying the sufferings of a life under constant suspicion. The adopted approach allows us to observe how this young person produces meanings about the socio-educational system and how he expresses through words, gestures and movements the contradictions of the public policy. The position of the teenager as someone who should individually explore the risks, the losses and the gains of his own choices defines an area of ​​confluence between the socio-educational speech and that of crime. Simultaneously, a diffuse government apparatus and a management model of the drugs trade compete in the path of the youngster subjected to socio-educational measure, each of the systems having its own strategies and management schemes for his life. <![CDATA[<b>Juventudes e contemporaneidade</b>: <b>entre a autonomia e a tutela</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A juventude vem ganhando discussões e ações públicas mundiais em proporções ascendentes, caracterizada como um grupo social plural e emergente. Contudo, a partir de uma visão homogeneizante, os jovens são predominantemente interpretados como um “problema político” que requer o desenvolvimento de intervenções disciplinares e de controle. Tais intervenções debatem-se com a constituição jurídica, cultural e social da juventude, questionando quem deve estar em proteção, sob tutela, e quem tem a liberdade e a autonomia de decisão sobre si. Os serviços sociais direcionados a essa população intencionam realizar seu cuidado com vistas à promoção de sua autonomia. A partir de um trabalho de campo de base etnográfica, realizado por quatro anos junto a instituições sociais e a jovens que as frequentavam, apresenta-se a trajetória de vida de um jovem no limiar de entrada para a vida adulta, compreendendo a passagem para a maioridade como um evento crítico de sofrimento social. Enfatiza-se o acesso, naquela história, a uma autonomia socioeconômica, mas que se apresenta como exceção, devido ao pequeno alcance concreto das ações dos serviços sociais junto aos jovens de grupos populares.<hr/>Youth, characterized as a plural and emerging social group, has been increasingly present in public debates and actions globally. However, young people from popular classes are predominantly being regarded though a homogenising perspective as a “political problem”, leading to the development of disciplinary intervention and control. Such interventions struggle with the legal, cultural and social constitution of youth, questioning who should be the youngsters under protection and guardianship, and which ones should have the freedom and autonomy to decide about their lives. Social services targeted to this population do intend to promote their autonomy. Based on ethnographic work, done for four years with social institutions and young people who attended them, the article presents the life story of a young man on the threshold to adult life, understanding the passage to adulthood as a critical event of social suffering. We emphasize the access gained, in his itinerary, to social and economic autonomy, but this case is presented as an exception, given the actual narrow effects of the actions of social services regarding young people of lower-class groups. <![CDATA[<b>Atenção à saúde, direitos e o diagnóstico como ameaça</b>: <b>políticas públicas e as populações em situação de rua</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesse texto discutimos questões de interface entre a política pública e a atenção à saúde para população em situação de rua, a partir de uma pesquisa realizada com essa população, que tratava de avaliar a sua relação com o controle da tuberculose. A pesquisa utilizou a contribuição etnográfica juntamente com a coleta de outros dados de caráter epidemiológico. Através de fragmentos de narrativas etnográficas, discute-se a questão das “margens sociais” a partir de uma dualidade entre a ação técnica sanitária e os mecanismos de evitação social. Tratar do tema da tuberculose significa evocar aspectos da sociabilidade desse grupo social, de sua relação com as instituições, e permite explicitar mais um aspecto do sofrimento social.<hr/>In this text we discuss issues of the interface between public policy and health care provided to the homeless population, from a survey of this population intended to assess its relationship with tuberculosis control. The contribution of ethnographic research has been used along with other data collection of epidemiological character. Through fragments of ethnographic narratives, we aim to discuss the issue of “social margins” taking as the starting point a duality between sanitary and technical action, and mechanisms of social avoidance. Addressing the issue of tuberculosis control among the homeless means to evoke aspects of the sociability of this social group, its relationship with the institutions, and allows for the clarification of yet a different aspect of social suffering. <![CDATA[<b>Tornar-se “noia”</b>: <b>trajetória e sofrimento social nos “usos de <i>crack</i>” no centro de São Paulo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto reflete sobre as trajetórias de sujeitos, das mais diversas idades, que passaram a ocupar regiões específicas do centro histórico da cidade de São Paulo, no Brasil, em torno do uso do crack. A partir da observação etnográfica feita nos últimos cinco anos na “Cracolândia” e dos relatos de algumas destas pessoas em situação de rua que fazem intenso uso de crack, buscamos compreender as trajetórias dos usuários até “tornar-se noia” e os agenciamentos que utilizam para a manutenção e sobrevivência cotidiana nos espaços de uso e para lidar com o sofrimento social decorrente dessa condição.<hr/>This text reflects on the trajectories of subjects of different ages who have come to occupy specific areas of the historic city center of São Paulo, in Brazil, around the use of crack. From the ethnographic observation made in the last five years in “Cracolândia” and from reports of some of these homeless people who make heavy use of crack, we intend to understand the trajectories of users in the process of “becoming noia” and the agency devices they use in their daily life seeking preservation and survival in the places where drug use occurs, and dealing with the social suffering resulting from this condition. <![CDATA[<b>O lugar e o tempo do objeto etnográfico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto reflete sobre as trajetórias de sujeitos, das mais diversas idades, que passaram a ocupar regiões específicas do centro histórico da cidade de São Paulo, no Brasil, em torno do uso do crack. A partir da observação etnográfica feita nos últimos cinco anos na “Cracolândia” e dos relatos de algumas destas pessoas em situação de rua que fazem intenso uso de crack, buscamos compreender as trajetórias dos usuários até “tornar-se noia” e os agenciamentos que utilizam para a manutenção e sobrevivência cotidiana nos espaços de uso e para lidar com o sofrimento social decorrente dessa condição.<hr/>This text reflects on the trajectories of subjects of different ages who have come to occupy specific areas of the historic city center of São Paulo, in Brazil, around the use of crack. From the ethnographic observation made in the last five years in “Cracolândia” and from reports of some of these homeless people who make heavy use of crack, we intend to understand the trajectories of users in the process of “becoming noia” and the agency devices they use in their daily life seeking preservation and survival in the places where drug use occurs, and dealing with the social suffering resulting from this condition. <![CDATA[<b>Cárcere Público</b>: <b>Processos de exotização entre brasileiros no Porto</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto reflete sobre as trajetórias de sujeitos, das mais diversas idades, que passaram a ocupar regiões específicas do centro histórico da cidade de São Paulo, no Brasil, em torno do uso do crack. A partir da observação etnográfica feita nos últimos cinco anos na “Cracolândia” e dos relatos de algumas destas pessoas em situação de rua que fazem intenso uso de crack, buscamos compreender as trajetórias dos usuários até “tornar-se noia” e os agenciamentos que utilizam para a manutenção e sobrevivência cotidiana nos espaços de uso e para lidar com o sofrimento social decorrente dessa condição.<hr/>This text reflects on the trajectories of subjects of different ages who have come to occupy specific areas of the historic city center of São Paulo, in Brazil, around the use of crack. From the ethnographic observation made in the last five years in “Cracolândia” and from reports of some of these homeless people who make heavy use of crack, we intend to understand the trajectories of users in the process of “becoming noia” and the agency devices they use in their daily life seeking preservation and survival in the places where drug use occurs, and dealing with the social suffering resulting from this condition. <![CDATA[<b>Experiência de consumo</b>: <b>Estudos de caso no interior da classe média</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto reflete sobre as trajetórias de sujeitos, das mais diversas idades, que passaram a ocupar regiões específicas do centro histórico da cidade de São Paulo, no Brasil, em torno do uso do crack. A partir da observação etnográfica feita nos últimos cinco anos na “Cracolândia” e dos relatos de algumas destas pessoas em situação de rua que fazem intenso uso de crack, buscamos compreender as trajetórias dos usuários até “tornar-se noia” e os agenciamentos que utilizam para a manutenção e sobrevivência cotidiana nos espaços de uso e para lidar com o sofrimento social decorrente dessa condição.<hr/>This text reflects on the trajectories of subjects of different ages who have come to occupy specific areas of the historic city center of São Paulo, in Brazil, around the use of crack. From the ethnographic observation made in the last five years in “Cracolândia” and from reports of some of these homeless people who make heavy use of crack, we intend to understand the trajectories of users in the process of “becoming noia” and the agency devices they use in their daily life seeking preservation and survival in the places where drug use occurs, and dealing with the social suffering resulting from this condition. <![CDATA[<b>Managing African Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto reflete sobre as trajetórias de sujeitos, das mais diversas idades, que passaram a ocupar regiões específicas do centro histórico da cidade de São Paulo, no Brasil, em torno do uso do crack. A partir da observação etnográfica feita nos últimos cinco anos na “Cracolândia” e dos relatos de algumas destas pessoas em situação de rua que fazem intenso uso de crack, buscamos compreender as trajetórias dos usuários até “tornar-se noia” e os agenciamentos que utilizam para a manutenção e sobrevivência cotidiana nos espaços de uso e para lidar com o sofrimento social decorrente dessa condição.<hr/>This text reflects on the trajectories of subjects of different ages who have come to occupy specific areas of the historic city center of São Paulo, in Brazil, around the use of crack. From the ethnographic observation made in the last five years in “Cracolândia” and from reports of some of these homeless people who make heavy use of crack, we intend to understand the trajectories of users in the process of “becoming noia” and the agency devices they use in their daily life seeking preservation and survival in the places where drug use occurs, and dealing with the social suffering resulting from this condition. <![CDATA[<b>A Dignidade</b>: <b>Konis Santana e a Resistência Timorense</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto reflete sobre as trajetórias de sujeitos, das mais diversas idades, que passaram a ocupar regiões específicas do centro histórico da cidade de São Paulo, no Brasil, em torno do uso do crack. A partir da observação etnográfica feita nos últimos cinco anos na “Cracolândia” e dos relatos de algumas destas pessoas em situação de rua que fazem intenso uso de crack, buscamos compreender as trajetórias dos usuários até “tornar-se noia” e os agenciamentos que utilizam para a manutenção e sobrevivência cotidiana nos espaços de uso e para lidar com o sofrimento social decorrente dessa condição.<hr/>This text reflects on the trajectories of subjects of different ages who have come to occupy specific areas of the historic city center of São Paulo, in Brazil, around the use of crack. From the ethnographic observation made in the last five years in “Cracolândia” and from reports of some of these homeless people who make heavy use of crack, we intend to understand the trajectories of users in the process of “becoming noia” and the agency devices they use in their daily life seeking preservation and survival in the places where drug use occurs, and dealing with the social suffering resulting from this condition. <![CDATA[<b>Searching for Africa in Brazil</b>: <b>Power and Tradition in Candomblé</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto reflete sobre as trajetórias de sujeitos, das mais diversas idades, que passaram a ocupar regiões específicas do centro histórico da cidade de São Paulo, no Brasil, em torno do uso do crack. A partir da observação etnográfica feita nos últimos cinco anos na “Cracolândia” e dos relatos de algumas destas pessoas em situação de rua que fazem intenso uso de crack, buscamos compreender as trajetórias dos usuários até “tornar-se noia” e os agenciamentos que utilizam para a manutenção e sobrevivência cotidiana nos espaços de uso e para lidar com o sofrimento social decorrente dessa condição.<hr/>This text reflects on the trajectories of subjects of different ages who have come to occupy specific areas of the historic city center of São Paulo, in Brazil, around the use of crack. From the ethnographic observation made in the last five years in “Cracolândia” and from reports of some of these homeless people who make heavy use of crack, we intend to understand the trajectories of users in the process of “becoming noia” and the agency devices they use in their daily life seeking preservation and survival in the places where drug use occurs, and dealing with the social suffering resulting from this condition.