Scielo RSS <![CDATA[Etnográfica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-656120090002&lang=pt vol. 13 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>A narrativa da degradação ambiental no Sul da Guiné-Bissau</b>: <b>uma desconstrução etnográfica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612009000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, através de um estudo de caso, é analisada a complexidade da relação entre crescimento populacional, agricultura e gestão sustentável dos recursos naturais e o reducionismo das designadas “narrativas da degradação ambiental”. Do ponto de vista epistemológico e metodológico pretende-se também demonstrar as vantagens da investigação empírica de cariz etnográfico e do seu complemento com a técnica de detecção remota e os sistemas de informação geográfica no estudo das alterações da paisagem, do impacte das estratégias produtivas dos agricultores e das múltiplas variáveis que condicionam as mudanças nos sistemas tradicionais de gestão dos recursos naturais.<hr/>Through a detailed case-study this paper aims not only to unveil the complexity of the relationship among population increase, agriculture and sustainable management of natural resources, but also to reveal the reductionism of the so-called “environmental crises narratives”. The paper highlights the methodological and epistemological advantages of linking ethnographic field research with remote sensing and geographical information systems in the study of landscape changes, the impact of farmers’ livelihood strategies and the multiple factors conditioning changes in local resource management systems. <![CDATA[<b>Anthropology of upbringing</b>: <b>the social production of “a responsible parent” in poor neighborhoods in the suburbs of Buenos Aires</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612009000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El objetivo de este artículo es analizar, desde una perspectiva antropológica, la producción social de la “responsabilidad parental” en contextos de desigualdad social. Exploraremos, a partir del registro etnográfico, las prácticas y los sentidos que se ponen en juego en barrios populares del Gran Buenos Aires respecto a la producción social de un “padre responsable”, con atención a los cambios que tienen lugar en esferas relevantes de la vida social. La hipótesis que sostenemos es que en los contextos contemporáneos, las definiciones sociales sobre las responsabilidades paterna y maternaincluyen un espectro amplio de actores sociales y también complejas apropiaciones de valoraciones que son típicas de la modernidad, muchas de ellas ligadas con las separaciones entre las esferas de lo “público” y lo “privado”.<hr/>The aim of this article is to analyze the social production of the “parental responsibility” in contexts of social inequality from an anthropological point of view. We will explore, based on ethnographic records, the practices and meanings related to the social production of a “responsible parent” in poor neighborhoods in the suburbs of Buenos Aires city, that go along with the changes produced in relevant spheres of social life. The hypothesis we maintain is that in contemporary contexts the social definitions regarding the paternal and maternal responsibilities include a wide range of social actors as well as complex appropriations of values typical of modernity, many of them related to the separation between the spheres of “public” and “private” life. <![CDATA[<b>Quem tem medo de mal-assombro?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612009000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo etnográfico tem como objeto analisar o que são os mal-assombros do ponto de vista dos adultos e das crianças na pequena cidade de Catingueira, semi-árido da Paraíba (Brasil). Além disso, pretendo analisar como o conceito de mal-assombro transforma-se ao longo dos anos, discorrendo sobre o processo que parece culminar com a cristianização das crianças pari passu a cristianização dos mal-assombros. Investigo em que idade o medo de mal-assombro é mais evidente para, entre outras questões, discutir como o sistema de parentesco está intrinsecamente ligado à ontologia dos mal-assombros.<hr/>This ethnographic paper analyses the belief in ghosts from the children’s and adults’ point of view in the village of Catingueira, Northeastern semi-arid region of Brazil, focusing on how this concept changes over time. It explores the process of becoming an adult, involving the Christianization both of children and of the ideas concerning ghosts (mal-assombros). In addition, it questions who fears such ghosts the most, suggesting the hypothesis of a close relationship between the kinship system and the ontology of the “mal-assombros”. <![CDATA[<b>Projectos de configuração de escala</b>: <b>novas perspectivas para a antropologia do turismo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612009000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Scale has recently entered social anthropology as both a unit of analysis and a heuristic tool. This paper highlights the applicability to the anthropology of tourism of what has been identified as “projects of scale-making” by Tsing (2000) and respective “modes of incorporation” by Glick Schiller, Caglar and Guldbrandsen (2006). Because tourism is one of the central industries shaping present-day understandings of what is global and what is local, scale as a theoretical and methodological tool is ideally suited to study this field. Central concerns of anthropological research on tourism, such as the industry’s political economy, its influence on the perception of landscapes and culture as well as the problematic notion of authenticity, are reconsidered. We argue that central shortcomings of the globalisation debate, such as a teleologically-minded futurism, euphemistic notions of economic circulation and conflations of mundane and scientific debates, shape both the tourism industry and too many anthropological studies on tourism. In light of the contributions collected in this dossier this paper instead develops an analytical framework that highlights the hidden relations of production in tourism economies and the impacts of projects of scale-making on the construction of landscapes and culture.<hr/>A escala foi recentemente incorporada na antropologia social como unidade de análise e ferramenta heurística. Este artigo centra-se naquilo que Tsing (2000) definiu como “projectos de configuração de escala” e nos respectivos “modos de incorporação” tal como explorados por Glick Schiller, Caglar e Guldbrandsen (2006), destacando a sua aplicabilidade à antropologia do turismo. Na medida em que o turismo é uma das indústrias centrais para a configuração das ideias actuais acerca do que é global e do que é local, a escala, enquanto instrumento teórico e metodológico, adequa-se de forma ideal ao estudo deste campo. Aspectos nucleares da pesquisa antropológica sobre o turismo, como a economia política desta indústria, a sua influência na percepção de paisagens e culturas, ou ainda a controversa noção de autenticidade, são aqui reconsiderados. Defendemos que as principais falhas do debate sobre a globalização, como o futurismo de fundo teleológico, as noções eufemísticas sobre a circulação económica e a mistura entre debates científicos e comuns, informam, simultaneamente, a indústria turística e demasiados estudos antropológicos sobre o turismo. Em alternativa, e à luz das contribuições reunidas neste dossiê, este artigo desenvolve um quadro analítico que destaca as relações de produção ocultas nas economias turísticas e o impacte de projectos de configuração de escala na construção de paisagens e culturas. <![CDATA[<b><i>Fent barri</i></b>: <b>políticas de turismo patrimonial e configuração da escala do bairro na Cidade de Maiorca</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612009000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper explores the meanings of the local expression fer barri (neighbourhood making) in a gentrifying area located in the Historic Centre of Ciutat de Mallorca (Spain). After closely examining the relation of fer barri with tourism in Mallorca, I analyse the tensions between the urban planning schemes unleashed by the public authorities upon this heritage-loaded territory and the practices of its inhabitants. I argue that the concept of neighbourhood scaling best accounts for the social relations that this sub-urban context embodies, given the hierarchy of forces impinging on it (urban, regional, national, global). Urban policy plans and organised residents scale the neighbourhood in conflictual terms. Some follow a tourism-dependent logic and try to promote the neighbourhood along the lines of heritage, its centrality or by setting up large events. In addition to State-led policies, tourism businesses and real estate enterprises, urban movements often depicted as oppositional groups have their own understanding of fer barri. This is an understanding of contradictory kind since in their attempts to contest capital accumulation by placing a value on the neighbourhood, urban movements can also unintentionally pave the way for both renewal and gentrification. A thorough analysis of the local term fer barri therefore reveals contrasting projects of neighbourhood scaling.<hr/>Este artigo explora os significados da expressão local fer barri (fazer o bairro) numa zona em processo de nobilitação no centro histórico da Cidade de Maiorca (Espanha). Após um exame detalhado da relação entre o fer barri e o turismo em Maiorca, são aqui analisadas as tensões entre os programas de planeamento urbano lançados pelas autoridades públicas sobre este território rico em património e, por outro lado, as práticas dos seus habitantes. Defendo que o conceito de “configuração da escala do bairro” é o que melhor se adequa às relações sociais a que este contexto urbano local dá forma, dada a hierarquia de forças (locais, regionais, nacionais e globais) a que está sujeito. Programas de intervenção urbana e organizações de residentes definem a escala do bairro de formas incompatíveis. Alguns seguem uma lógica dependente do turismo e procuram promover o bairro destacando o seu património ou a sua centralidade, ou ainda pela realização de grandes eventos. Paralelamente às políticas estatais, aos negócios turísticos e às empresas imobiliárias, também alguns movimentos urbanos, frequentemente retratados como grupos de oposição, mantêm noções próprias sobre o que significa fer barri. Esta coincidência é contraditória, uma vez que, no seu esforço de valorização do bairro como forma de contestação da acumulação de capital, estes movimentos urbanos podem involuntariamente abrir caminho à sua renovação e à sua nobilitação. Deste modo, a análise exaustiva da expressão local fer barri revela projectos contrastantes de configuração da escala do bairro. <![CDATA[<b>Escala e etnicidade no Sudeste da Polónia</b>: <b>turismo na periferia europeia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612009000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper discusses the staging of Ukrainian ethnicity during the celebrations of Kupaly Night, an annual community ritual in Southeast Poland. The argument embarks from an analysis of changing nation state policies in Poland after state socialism and emphasises the growing influence of European Union (EU) policies on the public representation of ethnicity. These policies have moved ethnicity from the level of everyday practice, but also from an arena of political tensions, into an institutionalised and policy dominated form of identification. In the region of Przemy´sl, where the events under scrutiny take place, tourism is another key factor facilitating the establishment of market forces in projects of heritage preservation, multiculturalism and the promotion of ethnic particularities. My analysis of how these factors have impeded on the region shows the emergence of a multicultural development project that does not have a unifying but an ambivalent effect. The paper investigates the way in which the Ukrainian minority in Przemy´sl is subject to wider processes of re-scaling ethnic policies from the national to both the European and the regional level and is in this process turned into a commodifiable group valued by the EU, the state, tourists and locals for its distinctive culture. I thus demonstrate the ambivalent relationship between ritual practice, public representations of authenticity, ethno-tourism and social change influenced by EU policies and discourses.<hr/>Este artigo aborda a encenação da etnicidade ucraniana durante as celebrações da Noite de Kupaly, um ritual comunitário que é realizado anualmente no Sudeste da Polónia. A argumentação parte de uma análise da mudança nas políticas nacionais polacas após o socialismo de Estado e sublinha a influência crescente das políticas da União Europeia (UE) na representação pública da etnicidade. Tais políticas fizeram com que o âmbito da etnicidade deixasse de ser o da prática quotidiana, ou mesmo o de uma arena de tensões políticas, tornando-se uma forma de identificação institucionalizada e dominada pelas políticas preconizadas. Na região de Przemy´sl, cenário dos acontecimentos aqui analisados, o turismo é um outro factor-chave a favorecer a influência das forças de mercado em projectos relacionados com a preservação do património, o multiculturalismo e a promoção de particularidades étnicas. A análise aqui desenvolvida acerca do modo como estes factores prejudicaram a região demonstra a emergência de um projecto multicultural que tem efeitos ambivalentes, mais do que unificadores. O artigo explora a forma como a minoria ucraniana em Przemy´sl é afectada por processos mais vastos de reconfiguração da escala relacionados com políticas étnicas, sejam elas nacionais, regionais ou europeias, tornando-se assim um grupo mercantilizável e que é valorizado pela UE, pelo Estado, pelos turistas e residentes locais devido à sua cultura distintiva. Demonstra-se assim a ambivalência das relações entre prática ritual, representações públicas da autenticidade, etnoturismo e mudança social sob a influência das políticas e discursos da UE. <![CDATA[<b>O degelo dos glaciares do Kilimanjaro</b>: <b>percepção e apropriação colonial e pós-colonial da natureza africana</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612009000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Over the past decade, the melting glaciers of Kilimanjaro have come to symbolise the effects of global warming. At the same time, increased tourism in the region has an ambivalent quality as the industry capitalises on the celebration of the same nature (and its western appropriation) that is threatened by tourism’s major influence on world climate. In European perceptions, Mount Kilimanjaro has, since its first discovery in the 18th century, become an epitome of overwhelming beauty, representing - until today - wilderness and adventure to the more than 20,000 international tourists who climb the mountain each year. This paper traces how these perceptions are grounded in the foundations of aesthetic modernity that continue to shape the attraction of Mount -Kilimanjaro. Further examinations focus on the consequences for the local population as well as the relationships between local inhabitants and international visitors attracted by the scale-making projects of an industry that continues the colonial conquest.<hr/>Ao longo da última década, o degelo dos glaciares do Kilimanjaro tornou-se um símbolo dos efeitos do aquecimento global. Simultaneamente, o aumento do turismo na região tem um carácter ambivalente, já que a indústria ganha com a celebração da natureza (e sua apropriação pelo Ocidente), a mesma natureza que é ameaçada pela enorme influência do turismo sobre o clima mundial. Nas percepções europeias, o monte Kilimanjaro tornou-se, desde a sua descoberta no século XVIII, epítome da beleza avassaladora, sendo até hoje representativo do estado selvagem e da aventura para os mais de 20 mil turistas estrangeiros que sobem a montanha todos os anos. Este artigo identifica os modos como tais percepções se inscrevem nos fundamentos da modernidade estética que continuam a moldar a atracção pelo monte Kilimanjaro. A análise prossegue centrando-se nas suas consequências para a população local e nas relações entre os habitantes locais e os visitantes estrangeiros que são atraídos pelos projectos de configuração de escala de uma indústria que dá continuidade à conquista colonial. <![CDATA[<b>Configurar a escala dos charutos na economia do turismo em Cuba</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612009000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Taking scale as an object of analysis (Tsing 2000), this article examines how competing scale-making projects emerge in different layers of the Cuban tourism economy. I consider how tourists and Cubans interact along contested chains of production and distribution of cigars, and therefore become entangled in bundles of ideas, discourses, practices and materialities. These constitute different scaling propositions on which tourists and Cubans converge or diverge, and which inform the success of encounters within the tourism economy. Highlighted is the importance of understanding how scaling propositions are enacted and negotiated within tourism. I conclude that the realm of tourism is a particularly fruitful platform to investigate how competing scale-making projects and notions of scale are played out in the contemporary world.<hr/>Tomando a escala (Tsing 2000) como objecto de análise, este artigo aborda a forma como emergem projectos concorrentes de configuração de escala a diferentes níveis da economia turística cubana. É examinada a interacção de turistas e cubanos no âmbito de cadeias de produção e distribuição controversas, e as formas como, assim, uns e outros se envolvem em conjuntos de ideias, discursos, práticas e materialidades. Estes constituem diferentes propostas de configuração de escala em que turistas e cubanos convergem ou divergem e que determinam o sucesso dos encontros no seio da economia turística. É aqui sublinhada a importância de compreendermos como as propostas de configuração de escala são apresentadas e negociadas no âmbito do turismo. Conclui-se que o campo do turismo constitui uma plataforma particularmente fértil para o estudo de como noções de escala e projectos de configuração de escala concorrentes se desenvolvem no mundo contemporâneo. <![CDATA[<b>Mais de mil e uma noites de experiência etnográfica</b>: <b>uma construção metodológica para pesquisadores-<i>performers</i> da religião</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612009000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto busca apresentar uma experiência etnográfica realizada em duas comunidades islâmicas em São Paulo e São Bernardo do Campo, Brasil, no âmbito do meu doutorado. Esta pesquisa estabelece um diálogo profícuo com a antropologia da performance e da experiência (ritual) proposta por Victor Turner, Richard Schechner e Ronald Grimes, sendo permeada também pela teoria do “ser afetado” de Favret-Saada. Busco desenvolver, portanto, uma metodologia que abarque tanto a antropologia da performance quanto a antropologia da religião. Para isso, procurei (a) argumentar a respeito da pesquisadora-performer, sendo esta mulher, mãe e antropóloga, e sobre o modo como esses elementos contribuem para uma etnografia performativa; (b) apresentar o percurso etnográfico; (c) destacar a experiência em um acampamento islâmico.<hr/>This essay presents an ethnographic experience which took place in two Muslim communities, in São Paulo and São Bernardo do Campo, Brazil, as part of my doctoral field work. This research not only establishes an interesting dialogue between the anthropology of performance of Richard Schechner and Ronald Grimes and the anthropology of experience of Victor Turner, but also evokes Favret-Saada’s theory of affectivity. In this way, an attempt is made to develop a methodology capable of dealing with questions of both the anthropology of performance and the anthropology of religion. The objective are threefold: a) to discuss the place of the researcher as a performer (as a woman, mother and anthropologist), within the framework of a performing ethnography; b) to present the course which this ethnography made possible; and c) to highlight the experience which took place in an Islamic camp. <![CDATA[<b>Apresentação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612009000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto busca apresentar uma experiência etnográfica realizada em duas comunidades islâmicas em São Paulo e São Bernardo do Campo, Brasil, no âmbito do meu doutorado. Esta pesquisa estabelece um diálogo profícuo com a antropologia da performance e da experiência (ritual) proposta por Victor Turner, Richard Schechner e Ronald Grimes, sendo permeada também pela teoria do “ser afetado” de Favret-Saada. Busco desenvolver, portanto, uma metodologia que abarque tanto a antropologia da performance quanto a antropologia da religião. Para isso, procurei (a) argumentar a respeito da pesquisadora-performer, sendo esta mulher, mãe e antropóloga, e sobre o modo como esses elementos contribuem para uma etnografia performativa; (b) apresentar o percurso etnográfico; (c) destacar a experiência em um acampamento islâmico.<hr/>This essay presents an ethnographic experience which took place in two Muslim communities, in São Paulo and São Bernardo do Campo, Brazil, as part of my doctoral field work. This research not only establishes an interesting dialogue between the anthropology of performance of Richard Schechner and Ronald Grimes and the anthropology of experience of Victor Turner, but also evokes Favret-Saada’s theory of affectivity. In this way, an attempt is made to develop a methodology capable of dealing with questions of both the anthropology of performance and the anthropology of religion. The objective are threefold: a) to discuss the place of the researcher as a performer (as a woman, mother and anthropologist), within the framework of a performing ethnography; b) to present the course which this ethnography made possible; and c) to highlight the experience which took place in an Islamic camp. <![CDATA[<b>Uma proposta antropológica para o futuro do Museu de Arte Popular</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612009000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto busca apresentar uma experiência etnográfica realizada em duas comunidades islâmicas em São Paulo e São Bernardo do Campo, Brasil, no âmbito do meu doutorado. Esta pesquisa estabelece um diálogo profícuo com a antropologia da performance e da experiência (ritual) proposta por Victor Turner, Richard Schechner e Ronald Grimes, sendo permeada também pela teoria do “ser afetado” de Favret-Saada. Busco desenvolver, portanto, uma metodologia que abarque tanto a antropologia da performance quanto a antropologia da religião. Para isso, procurei (a) argumentar a respeito da pesquisadora-performer, sendo esta mulher, mãe e antropóloga, e sobre o modo como esses elementos contribuem para uma etnografia performativa; (b) apresentar o percurso etnográfico; (c) destacar a experiência em um acampamento islâmico.<hr/>This essay presents an ethnographic experience which took place in two Muslim communities, in São Paulo and São Bernardo do Campo, Brazil, as part of my doctoral field work. This research not only establishes an interesting dialogue between the anthropology of performance of Richard Schechner and Ronald Grimes and the anthropology of experience of Victor Turner, but also evokes Favret-Saada’s theory of affectivity. In this way, an attempt is made to develop a methodology capable of dealing with questions of both the anthropology of performance and the anthropology of religion. The objective are threefold: a) to discuss the place of the researcher as a performer (as a woman, mother and anthropologist), within the framework of a performing ethnography; b) to present the course which this ethnography made possible; and c) to highlight the experience which took place in an Islamic camp. <![CDATA[<b>Da arte popular às culturas populares híbridas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612009000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto busca apresentar uma experiência etnográfica realizada em duas comunidades islâmicas em São Paulo e São Bernardo do Campo, Brasil, no âmbito do meu doutorado. Esta pesquisa estabelece um diálogo profícuo com a antropologia da performance e da experiência (ritual) proposta por Victor Turner, Richard Schechner e Ronald Grimes, sendo permeada também pela teoria do “ser afetado” de Favret-Saada. Busco desenvolver, portanto, uma metodologia que abarque tanto a antropologia da performance quanto a antropologia da religião. Para isso, procurei (a) argumentar a respeito da pesquisadora-performer, sendo esta mulher, mãe e antropóloga, e sobre o modo como esses elementos contribuem para uma etnografia performativa; (b) apresentar o percurso etnográfico; (c) destacar a experiência em um acampamento islâmico.<hr/>This essay presents an ethnographic experience which took place in two Muslim communities, in São Paulo and São Bernardo do Campo, Brazil, as part of my doctoral field work. This research not only establishes an interesting dialogue between the anthropology of performance of Richard Schechner and Ronald Grimes and the anthropology of experience of Victor Turner, but also evokes Favret-Saada’s theory of affectivity. In this way, an attempt is made to develop a methodology capable of dealing with questions of both the anthropology of performance and the anthropology of religion. The objective are threefold: a) to discuss the place of the researcher as a performer (as a woman, mother and anthropologist), within the framework of a performing ethnography; b) to present the course which this ethnography made possible; and c) to highlight the experience which took place in an Islamic camp. <![CDATA[<b>Museu de Arte Popular</b>: <b>oportunidades perdidas, novas oportunidades</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612009000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto busca apresentar uma experiência etnográfica realizada em duas comunidades islâmicas em São Paulo e São Bernardo do Campo, Brasil, no âmbito do meu doutorado. Esta pesquisa estabelece um diálogo profícuo com a antropologia da performance e da experiência (ritual) proposta por Victor Turner, Richard Schechner e Ronald Grimes, sendo permeada também pela teoria do “ser afetado” de Favret-Saada. Busco desenvolver, portanto, uma metodologia que abarque tanto a antropologia da performance quanto a antropologia da religião. Para isso, procurei (a) argumentar a respeito da pesquisadora-performer, sendo esta mulher, mãe e antropóloga, e sobre o modo como esses elementos contribuem para uma etnografia performativa; (b) apresentar o percurso etnográfico; (c) destacar a experiência em um acampamento islâmico.<hr/>This essay presents an ethnographic experience which took place in two Muslim communities, in São Paulo and São Bernardo do Campo, Brazil, as part of my doctoral field work. This research not only establishes an interesting dialogue between the anthropology of performance of Richard Schechner and Ronald Grimes and the anthropology of experience of Victor Turner, but also evokes Favret-Saada’s theory of affectivity. In this way, an attempt is made to develop a methodology capable of dealing with questions of both the anthropology of performance and the anthropology of religion. The objective are threefold: a) to discuss the place of the researcher as a performer (as a woman, mother and anthropologist), within the framework of a performing ethnography; b) to present the course which this ethnography made possible; and c) to highlight the experience which took place in an Islamic camp. <![CDATA[O preço da sombra: sobrevivência e reprodução social entre familias de Maputo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612009000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto busca apresentar uma experiência etnográfica realizada em duas comunidades islâmicas em São Paulo e São Bernardo do Campo, Brasil, no âmbito do meu doutorado. Esta pesquisa estabelece um diálogo profícuo com a antropologia da performance e da experiência (ritual) proposta por Victor Turner, Richard Schechner e Ronald Grimes, sendo permeada também pela teoria do “ser afetado” de Favret-Saada. Busco desenvolver, portanto, uma metodologia que abarque tanto a antropologia da performance quanto a antropologia da religião. Para isso, procurei (a) argumentar a respeito da pesquisadora-performer, sendo esta mulher, mãe e antropóloga, e sobre o modo como esses elementos contribuem para uma etnografia performativa; (b) apresentar o percurso etnográfico; (c) destacar a experiência em um acampamento islâmico.<hr/>This essay presents an ethnographic experience which took place in two Muslim communities, in São Paulo and São Bernardo do Campo, Brazil, as part of my doctoral field work. This research not only establishes an interesting dialogue between the anthropology of performance of Richard Schechner and Ronald Grimes and the anthropology of experience of Victor Turner, but also evokes Favret-Saada’s theory of affectivity. In this way, an attempt is made to develop a methodology capable of dealing with questions of both the anthropology of performance and the anthropology of religion. The objective are threefold: a) to discuss the place of the researcher as a performer (as a woman, mother and anthropologist), within the framework of a performing ethnography; b) to present the course which this ethnography made possible; and c) to highlight the experience which took place in an Islamic camp. <![CDATA[<b>A rua</b>: <b>espaço, tempo, sociabilidade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612009000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto busca apresentar uma experiência etnográfica realizada em duas comunidades islâmicas em São Paulo e São Bernardo do Campo, Brasil, no âmbito do meu doutorado. Esta pesquisa estabelece um diálogo profícuo com a antropologia da performance e da experiência (ritual) proposta por Victor Turner, Richard Schechner e Ronald Grimes, sendo permeada também pela teoria do “ser afetado” de Favret-Saada. Busco desenvolver, portanto, uma metodologia que abarque tanto a antropologia da performance quanto a antropologia da religião. Para isso, procurei (a) argumentar a respeito da pesquisadora-performer, sendo esta mulher, mãe e antropóloga, e sobre o modo como esses elementos contribuem para uma etnografia performativa; (b) apresentar o percurso etnográfico; (c) destacar a experiência em um acampamento islâmico.<hr/>This essay presents an ethnographic experience which took place in two Muslim communities, in São Paulo and São Bernardo do Campo, Brazil, as part of my doctoral field work. This research not only establishes an interesting dialogue between the anthropology of performance of Richard Schechner and Ronald Grimes and the anthropology of experience of Victor Turner, but also evokes Favret-Saada’s theory of affectivity. In this way, an attempt is made to develop a methodology capable of dealing with questions of both the anthropology of performance and the anthropology of religion. The objective are threefold: a) to discuss the place of the researcher as a performer (as a woman, mother and anthropologist), within the framework of a performing ethnography; b) to present the course which this ethnography made possible; and c) to highlight the experience which took place in an Islamic camp. <![CDATA[<b>Deriva cigana</b>: <b>um estudo etnográfico sobre os ciganos de Lisboa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612009000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto busca apresentar uma experiência etnográfica realizada em duas comunidades islâmicas em São Paulo e São Bernardo do Campo, Brasil, no âmbito do meu doutorado. Esta pesquisa estabelece um diálogo profícuo com a antropologia da performance e da experiência (ritual) proposta por Victor Turner, Richard Schechner e Ronald Grimes, sendo permeada também pela teoria do “ser afetado” de Favret-Saada. Busco desenvolver, portanto, uma metodologia que abarque tanto a antropologia da performance quanto a antropologia da religião. Para isso, procurei (a) argumentar a respeito da pesquisadora-performer, sendo esta mulher, mãe e antropóloga, e sobre o modo como esses elementos contribuem para uma etnografia performativa; (b) apresentar o percurso etnográfico; (c) destacar a experiência em um acampamento islâmico.<hr/>This essay presents an ethnographic experience which took place in two Muslim communities, in São Paulo and São Bernardo do Campo, Brazil, as part of my doctoral field work. This research not only establishes an interesting dialogue between the anthropology of performance of Richard Schechner and Ronald Grimes and the anthropology of experience of Victor Turner, but also evokes Favret-Saada’s theory of affectivity. In this way, an attempt is made to develop a methodology capable of dealing with questions of both the anthropology of performance and the anthropology of religion. The objective are threefold: a) to discuss the place of the researcher as a performer (as a woman, mother and anthropologist), within the framework of a performing ethnography; b) to present the course which this ethnography made possible; and c) to highlight the experience which took place in an Islamic camp. <![CDATA[<b>Le goût des autres</b>: <b>de l’exposition coloniale aux arts premiers</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612009000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto busca apresentar uma experiência etnográfica realizada em duas comunidades islâmicas em São Paulo e São Bernardo do Campo, Brasil, no âmbito do meu doutorado. Esta pesquisa estabelece um diálogo profícuo com a antropologia da performance e da experiência (ritual) proposta por Victor Turner, Richard Schechner e Ronald Grimes, sendo permeada também pela teoria do “ser afetado” de Favret-Saada. Busco desenvolver, portanto, uma metodologia que abarque tanto a antropologia da performance quanto a antropologia da religião. Para isso, procurei (a) argumentar a respeito da pesquisadora-performer, sendo esta mulher, mãe e antropóloga, e sobre o modo como esses elementos contribuem para uma etnografia performativa; (b) apresentar o percurso etnográfico; (c) destacar a experiência em um acampamento islâmico.<hr/>This essay presents an ethnographic experience which took place in two Muslim communities, in São Paulo and São Bernardo do Campo, Brazil, as part of my doctoral field work. This research not only establishes an interesting dialogue between the anthropology of performance of Richard Schechner and Ronald Grimes and the anthropology of experience of Victor Turner, but also evokes Favret-Saada’s theory of affectivity. In this way, an attempt is made to develop a methodology capable of dealing with questions of both the anthropology of performance and the anthropology of religion. The objective are threefold: a) to discuss the place of the researcher as a performer (as a woman, mother and anthropologist), within the framework of a performing ethnography; b) to present the course which this ethnography made possible; and c) to highlight the experience which took place in an Islamic camp.