Scielo RSS <![CDATA[Comportamento Organizacional e Gestão]]> http://www.scielo.mec.pt/rss.php?pid=0872-966220080001&lang=en vol. 14 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.mec.pt/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.mec.pt <![CDATA[<b>Conectando as conexões Luso-Brasileiras</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622008000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Re-conceituando estratégia de marketing sob uma perspectiva Luso-Brasileira</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622008000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estratégias de marketing têm sido importantes para empresas, consumidores e mercados por serem capazes de contornar a histórica dificuldade enfrentada pelo âmbito da estratégia corporativa e pela alta hierarquia em reconhecer diferenças e especificidades dos mercados e consumidores. Apesar disso a literatura dominante argumenta que o advento da era da globalização tornou obsoleto o âmbito da estratégia de marketing por causa do processo de convergência das economias nacionais em torno do modelo de economia liberal de mercado. O principal objetivo deste ensaio é argumentar que acadêmicos do contexto luso-brasileiro - com especial ênfase para pesquisadores do Brasil e de Portugal - devem desafiar a literatura dominante e promover a construção de uma perspectiva lusobrasileira para reconceituar a estratégia de marketing tanto em termos domésticos quanto em termos internacionais. O ensaio mostra que dimensões institucionais e históricas do contexto luso-brasileiro e o boom recente de investimentos estrangeiros feitos por organizações portuguesas no Brasil e por organizações brasileiras em Portugal contrariando o argumento de que o âmbito da estratégia de marketing está obsoleto e que este é importante demais para ser desprezado na era da globalização.<hr/>Marketing strategies have been important to business firms, consumers and markets due to their capacity of avoiding the historical difficulty faced by the domain of corporative strategy and the high hierarchy in recognizing differences and specificities of markets and consumers. In spite of this, the recent literature argues that the advent of the globalization era turned the marketing strategy domain obsolete due to the process of growing convergence of the national economies around the liberal market economic model. The major aim of this essay is to argue that researchers of the Luso-Brazilian context - with especial emphasis on researchers of Brazil and Portugal - should challenge this argument and promote the construction of a Luso-Brazilian perspective in strategy domain both in domestic and international terms. The essay shows that international, historical and institutional dimensions of the Luso-Brazilian context and the recent boom of foreign investments done by Portuguese business firms in Brazil and by Brazilian business firms in Portugal challenge the dominant argument that the marketing strategy is obsolete. <![CDATA[<b>Negócios internacionais</b>: <b>Estratégias de investimentos no contexto Luso-Brasileiro</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622008000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este ensaio descreve e analisa novos desafios e oportunidades no âmbito dos negócios internacionais no contexto Luso-Brasileiro. Inicialmente, o ensaio desafia a hegemonia do conhecimento acadêmico em negócios internacionais alcançado por conexões Anglo-Americanas para sustentar que a valorização das conexões Luso-Brasileiras em um mundo globalizado pode promover conexões mais sólidas com outros países e regiões. A seguir, o ensaio descreve e analisa dados referentes aos fluxos de entrada e saída de investimentos direto externo no contexto Luso-Brasileiro com propósito de destacar, dentre os desafios e oportunidades contemporâneos, a crescente internacionalização das empresas portuguesas e brasileiras nas últimas duas décadas. Como considerações finais, o ensaio sustenta que a intensificação das conexões Luso-Brasileiras em termos de fluxos de investimentos requer estudos interdisciplinares entre os âmbitos de economia política internacional, negócios internacionais e gestão internacional.<hr/>This essay describes and analyses major challenges and opportunities within the domain of international business in the Luso-Brazilian context. Initially, the essay challenges the knowledge hegemony of Anglo-American connections in the field of International Business to sustain that to value the Luso-Brazilian connections in a globalized world may promote more solid connections with other countries and regions. As follows, the essay describes and analyses data related to inward and outward flows of foreign direct investments with the purpose to stress out, among challenges and opportunities, the growing internationalization of Portuguese and Brazilian companies in the last two decades. As final considerations, the essay sustains that the intensification of Luso-Brazilian connections in terms of the flows of investments require interdisciplinaries studies among the fields of International Political Economy, International Business and International Management. <![CDATA[<b>Gestores brasileiros e portugueses</b>: <b>Estrutura única de valores de sentido de vida?</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622008000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Compreender o sentido da vida e os diferentes sentidos que os indivíduos atribuem a suas vidas são desafios que acompanham o ser humano desde os primórdios, auxiliando-o a lidar com perplexidades. Sentidos de vida podem ser considerados valores, uma vez que orientam a conduta humana, passíveis de aprendizado e compartilhamento. Este artigo teve como objetivo comparar a estrutura de valores relativos a sentido de vida de gestores brasileiros e portugueses. Teve como propósito, aprofundar a compreensão de semelhanças e diferenças entre gestores de duas culturas - brasileira e portuguesa - que possuem histórias imbricadas, no entanto, com identidades próprias. De natureza exploratório-descritiva, a pesquisa coletou dados mediante a aplicação da escala de valores de sentido de vida - VSV - a uma amostra de 187 gestores brasileiros e 71 portugueses, tendo os mesmos sido tratados mediante escalonamento multidimensional. Os resultados evidenciaram a existência de uma única estrutura de valores de sentidos de vida para ambas as amostras, no entanto há diferenças de nuances, quanto à composição das categorias nela contempladas, que foram interpretadas tendo em vista as peculiaridades de cada cultura. A estrutura encontrada caracterizou-se como radex, composta de dois círculos concêntricos onde, no externo, situou-se o valor de sentido de vida Evolução Espiritual, e no interno, uma estrutura polar bi-dimensional contemplando as demais categorias teoricamente previstas: Solidariedade Humana versus Auto-realização, Relacionamento com Pessoas Próximas versus Evolução Pessoal.<hr/>Understanding the meaning of life and the different meanings which individuals attribute to their lives are challenges which accompany the human being from their origins, helping them to deal with perplexities. Meanings of life can be regarded as values, once they orient the human being’s conduct, amenable to learning and sharing. This article was aimed at comparing the structure of values related to the meaning of life of Brazilian and Portuguese managers and to improve the comprehension of the similarities and differences between managers of two cultures - Brazilian and Portuguese - which have intertwined histories although with their own identity. Descriptive-Explanatory in nature, the research collected data through the application of scales of meaning-of-life values - VSV - to a sample of 187 Brazilian and 71 Portuguese managers, dealt with through multidimensional scaling. The results showed the existence of a single structure of meaning-of-life values for both samples, although with some subtle differences, with respect to the composition of the categories contemplated, which were interpreted based on the particularities of each culture. The structure found was made up of a radex composed of two concentric circles, where in the external it was found the meaningof-life value Spiritual Evolution, and in the internal a bi-dimensional polar structure contemplating the other categories theoretically forecasted: Human Solidarity versus Self-fulfilment, Relationship with Close People versus Personal Evolution. <![CDATA[<b>Cultura nacional e orientação empreendedora</b>: <b>Um estudo comparativo entre Brasil e Portugal</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622008000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo descreve um estudo realizado com o propósito de comparar empreendedoresproprietários de empresas em incubadoras no Brasil e em Portugal. A comparação entre estes dois países justificou-se pelo passado histórico comum, notadamente pela influência portuguesa na formação cultural brasileira, espelhada no estudo transcultural de Hofstede (1980). O objetivo deste estudo é comparar a orientação empreendedora desses empreendedores-proprietários de ambos os países. A orientação empreendedora revelou-se mais elevada no Brasil do que em Portugal, destacando-se as dimensões de propensão para o risco e a acompetitividade agressiva. Os empreendedores brasileiros, curiosamente, revelam uma maior rejeição a incertezas futuras mas concomitantemente, demonstram ter uma maior propensão para assumir riscos e se expor a incertezas. O presente estudo levanta questões sobre diferentes drives para empreender, e ao despertar a curiosidade sobre o assunto deixa como sugestões futuras de pesquisas o aprofundamento da análise do empreendedorismo por oportunidade e por necessidade nos dois países.<hr/>This paper describes a study aiming at comparing entrepreneurs-owners of firms in incubators in Brazil and in Portugal. The comparasion between the two countries was due to a common past mirrored, especially the Portuguese influence in brazilian`s cultural, reflected in Hofstede`s cross cultural study (1980). The entrepreneurial orientation was higher in Brazil, especially in the dimensions risk-taking and competitive aggressiveness. The Brazilian entrepreneurs revealed a higher rejection of future uncertainties, higher propensity to take risks and to expose themselves to uncertainty. This study rise important questions about the drives of entrepreneurship, and a curiosity about this. It suggests future researchs to study the opportunity and necessity entrepreneurial in two countries. <![CDATA[<b>Gestão de marcas e arranjos produtivos</b>: <b>A marca “Vinho do Porto”</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622008000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A gestão da marca, enquanto elemento distintivo organizacional, progressivamente, merece atenção especial no mundo dos negócios. Ativo intangível de especial significância cuja gestão profissional é essencial para a construção de sinergias com os objetivos organizacionais e implementação de estratégias de negócio. Este artigo tem como objetivo analisar características inerentes à gestão da marca “Vinho do Porto”, destacando a perspectiva da “marca-país” e relevância da gestão desta como vantagem competitiva, para o produto e país de modo geral, particular-mente, num ambiente em que as externalidades positivas são estimuladas, no âmbito do arranjo produtivo. A coleta de dados baseou-se na observação - durante período de vivência em Portugal por um dos autores -, informações levantadas em Institutos relacionados ao Vinho do Porto, empresas comerciantes, e obras publicadas sobre o Vinho. A análise baseou-se em referencial relacionado à gestão de marcas, publicidade, posicionamento e clusters. Destacam-se os esforços das empresas na divulgação da marca no mercado global, Institutos envolvidos e até mesmo do governo, por se tratar de um produto não só gerador de muitos empregos diretos e indiretos, mas um efetivo instrumento de difusão da marca-país/Portugal, além fronteiras.<hr/>Brand management in today’s business world is extremely related to the organizations purpose and improvement of their strategies. The goal of this study is to analyze the “Port Wine” brand management characteristics, who caries a strongly distinctive name, outstanding the “country equity” of and its importance in order to achieve competitive advantage, to the product and for the country. In a general way it’s based on information obtained from institutes related to the Port Wine, commercial companies, and studies already publicized about the wine, being analyzed and developed with the aid of works about brand management, publicity, positioning and clusters. This paper structure is based on the efforts made by the company’s, institutes and Portugal’s government to publicize the brand upon the global market, being the product not only the creator of innumerous direct and indirect employments, but also a Portuguese ambassador to the world <![CDATA[<b>Dinâmicas de poder nas organizações</b>: <b>A contribuição da governamentalidade</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622008000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Michel Foucault é um dos principais pensadores Ocidentais dos últimos cinquenta anos. Muito embora suas obras sejam utilizadas no campo de Estudos Organizacionais, o foco dos teóricos no campo tende a ser a questão do poder disciplinar em operação nas organizações. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo apresentar a noção de governametalidade nas obras de Michel Foucault e discutir as possíveis contribuições dessa noção para a compreensão das dinâmicas de poder em contexto organizacional. Para tanto, o artigo primeiro discutirá a noção de governamentalidade. Em seguida, debaterá os diferentes tipos de governamentalidade presente nas obras de Michel Foucault, para depois apresentar como essa noção poderia ser empregada para analisar relações de poder em contexto organizacional.<hr/>Michel Foucault is one of the key Western thinkers of the last 50 years. Even though his ideas have been used to discuss issues of power in Organizational Analysis, most of works drawing in his perspective have been addressed to discuss issues related to disciplinary power in organizational context. In this context, this paper aims to present Foucault’s work on governamentality and discuss its possible contribution to analyze power dynamics in organizational context. In order to do that, the paper will first discuss the notion of governamentality in Foucault’s work. Then, it will debate the different governamentalities addressed by the author to give some suggestions of how this notion can be deployed to analyze power relations in organizations. <![CDATA[<b>Estudo sobre a validação do “Modelo de Comportamento Organizacional” de Meyer e Allen para o contexto português</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622008000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Um dos modelos do comprometimento organizacional que tem revelado maior consistência nos diversos estudos em que foi utilizado, é o “Modelo das Três-Componentes” de Meyer e Allen (1991). Os autores (Meyer & Allen, 1997) propõem, também, três escalas que permitem a medição das componentes afectiva, calculativa e normativa do comprometimento organizacional. O presente trabalho tem como objectivo contribuir para o estudo da validação, no contexto português, do referido modelo e das três escalas a ele associadas. Os resultados obtidos permitiram identificar uma componente afectiva, calculativa e normativa do comprometimento organizacional, conforme o estabelecido pelos autores. No entanto, os resultados não permitiram a validação do modelo. Na realidade, foi encontrada uma estrutura de relações entre as três componentes que não está em linha com a do quadro teórico e empírico estabelecido. Por fim, os resultados permitiram validar as três escalas. Todavia houve a necessidade de considerar a eliminação de alguns dos itens originais. Foram discutidas as implicações destes resultados e sugeridos estudos futuros.<hr/>One of the organizational commitment models that have been revealing major consistence in the several studies in which was used is the “Three-Components Model” of Meyer and Allen (1991). The authors (Meyer & Allen, 1997) propose also three scales that allow the measurement of the affective, continuance and normative components of the organizational commitment. The present work has the objective to contribute for the study of the validation, for the Portuguese context, of the referred model and the three scales associated to it. The results obtained allowed to identify an affective, continuance and normative components of the organizational commitment, as established for the authors. However, the model was not validated. Actually, it was found a structure of relationships among the three components that was not in line with the theoretical and empiric framework established. Finally, the results allowed the scales validation. In spite of this, there was the need to consider the elimination of some of the original items. The implications of these results were discussed and it was suggested further studies.