Scielo RSS <![CDATA[Comportamento Organizacional e Gestão]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0872-966220070002&lang=en vol. 13 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622007000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<B>Obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622007000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo identifica os obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal. Assume a gestão do conhecimento como um processo colectivo e interactivo que envolve a geração, codificação e transferência do conhecimento. No âmbito duma pesquisa sobre gestão do conhecimento no ensino superior em Portugal, procedeu-se à aplicação de um questionário junto de docentes das escolas de gestão e economia do ensino público, tendo-se obtido 142 respostas válidas para tratamento de dados. Os dados foram submetidos a uma análise descritiva e factorial tendo-se identificado os seguintes principais obstáculos à gestão do conhecimento: liderança e organização, comunicação, e recursos organizacionais.<hr/>This article identifies the barriers to knowledge management in schools of management and economics of the Portuguese public higher education sector. It considers knowledge management as a collective and interactive process that comprises the generation, codification, and transference of knowledge. As part of a study on knowledge management activities in the Portuguese higher education sector, it was carried out a survey to the faculty of management and economics public schools. We collected 142 valid responses for data analysis. Descriptive and factorial analysis of data reveals thefollowing main barriers to knowledge management: leadership and organization; communication; organizational resources. <![CDATA[<B>Um estudo de caso sobre as organizações que aprendem</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622007000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Perante a actual envolvente, as organizações, para se tornarem competitivas, necessitam de recorrer a procedimentos, técnicas e instrumentos de gestão que assentem num processo de aprendizagem contínua. O objectivo deste artigo é, precisamente, conhecer e compreender melhor os procedimentos e mecanismos que a uma organização deve adoptar para se direccionar para o novo paradigma de gestão - as organizações que aprendem. Neste estudo propõe-se um modelo conceptual da "organização que aprende", que assenta em quatro dimensões: (1) Cultura Organizacional, (2) Desenho Organizacional, (3) Partilha de Informação e (4) Liderança. Para validar este modelo, foi adoptada uma abordagem de investigação qualitativa que se aproximou de uma investigação-acção. Para o estudo, foi seleccionado um único caso - empresa YDream - e como métodos de recolha de dados adoptou-se: entrevistas, observação participante e análise documental. Neste estudo concluiu-se que uma organização, para alcançar o novo paradigma - organização que aprende, necessita de introduzir mudanças na sua política de gestão. A própria liderança deve entender e concordar colectivamente com a lógica de reestruturação organizacional proposta e que este novo desenho e cultura organizacional, bem como todas as implicações que possam advir, sejam explicadas e partilhadas claramente à totalidade dos colaboradores que fazem parte da organização. Para futuras investigações, nesta área do conhecimento sugere-se a realização de outros casos de estudo adoptando, em maior nível de profundidade, a metodologia investigação-acção. Trata-se de uma modalidade de investigação cujo objectivo é promover a mudança, invocada aqui, no campo organizacional.<hr/>Face to the actual organizational environment, firms are intended to achieve a climate in the organization that makes possible the implementation of innovation behaviours, creativity and continuous learning. This paper aims at understanding procedures and mechanisms that an organization should adopt to meet a new organizational paradigm - learning organizations. In this research, based on four dimensions (1) Organizational Culture, (2) Organizational Design, (3) Share of Information and (4) Leadership, a conceptual model of "learning organization" was proposed. To validate this model, an approach of qualitative research close action-research was adopted. For the study, a single case was selected - YDream firm. In the empirical research the following sources were adopted: interview, direct observation and documental analysis. The results support that an organization, to achieve a new paradigm - learning organization, needs to apply changes in its policy. It’s crucial that leadership understands and agrees collectively with the logic of organizational restructuration proposed, and that this new organizational structure and culture, as well as all the implications that can happen, must be explained and shared clearly with all collaborators who belong to the organization. Future researches, in this field, should proceed to other case studies, at a deeper degree, using an action-research methodology. This research method aims at foster changes in organizational field. <![CDATA[<B>Gestão do conhecimento e competitividade organizacional</B>: <B>Um modelo estrutural</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622007000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A generalidade dos autores que se dedica ao estudo da gestão do conhecimento sustenta a existência de uma relação entre esta e o desempenho organizacional, numa óptica de criação e manutenção de vantagens competitivas sustentáveis. Neste artigo apresentamos um modelo de equações estruturais, através do qual se procura testar, na globalidade e para a mostra estudada (50 organizações industriais do Distrito de Viseu), a validade do pressuposto teórico enunciado, avaliando relações de dependência ou interdependência simultâneas entre um conjunto de variáveis que evidenciou possuir relações de maior magnitude em estudos prévios e no âmbito dos quais utilizámos análises de regressão múltipla. Os resultados obtidos sugerem a existência de um impacto positivo da gestão do conhecimento na competitividade organizacional, reforçando as conclusões retiradas a partir das análises de regressão múltipla previamente realizadas, e sustentando empiricamente o modelo teórico de que partimos.<hr/>Most authors who focus on the study of knowledge management claim the existence of a relationship between this and organizational performance, from a perspective of creating and maintaining sustainable competitive advantages. In this article we present a structural equation modelling, through which we aim to test, generally and for the sample under study (50 industrial organizations in the District of Viseu), the validity of the theoretical assumption mentioned, assessing relationships of simultaneous dependence or interdependence between a set of variables that showed relationships of greater magnitude in previous studies and to do so we used multiple regression analyses. The results obtained suggest the existence of a positive impact of knowledge management on organizational competitiveness, reinforcing the conclusions drawn from multiple regression analyses previously carried out, and holding up empirically the theoretical model we set out from. <![CDATA[<B>Ambigüidades identitárias na "Feira Hippie"/Brasil</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622007000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem por objetivo discutir as ambigüidades identitárias vivenciadas pelos atores sociais, representantes de organizações familiares que se agrupam na "Feira Hippie" de Belo Horizonte (Minas Gerais/Brasil). O embasamento teórico da discussão está ancorado na abordagem de identidade e nos processos de identificação social, enquanto que o material empírico provém de uma investigação em organizações familiares. O método de pesquisa adotado foi o qualitativo, baseado na Análise do Discurso e na história de vida dos gestores familiares ao longo dos seus 36 anos de atuação na Feira. A análise evidenciou os processos de construção e desconstrução de determinadas identificações por parte dos gestores familiares em relação à Feira em determinados contextos ao longo de sua história. Além disso, foi possível perceber que tais processos de identificação mantiveram uma estreita relação com a dinâmica dos grupos sociais na ocupação de um dado espaço físico e simbólico - onde os dois elementos: os grupos e o espaço - desempenharam papel ativo na construção dessas identificações sociais e organizacionais, no início como feira de artesanato e depois como feira de variedades.<hr/>This paper aims to discuss the identity ambiguities experienced by the social actors, which represent a set of small family businesses in "Feira Hippie" of Belo Horizonte (Minas Gerais/Brazil). The theoretical support comes from the studies of identity and the process of social identification. The empirical data comes from a longitudinal study about family business. The research method adopted was the qualitative method, based on Discourse Analysis and life history applied in the family managers about these lives and their 36 years of work in Belo Horizonte’s "Feira Hippie". The analysis showed that the process of construction and reconstruction of specific identifications in the Fair has a close relation with its family business. These ones looked for fill spaces (physical and symbolic) as a way of demarking their territories. Besides, it has observed that the family business’ dynamic as well the physical and symbolic spaces’ occupation, have an active role in the process of construction and reconstruction of identifications and identities (social and organizational). In the beginning it was conceived of as a cultural event, and nowadays as a commercial fair. <![CDATA[<B>Beyond human and intellectual capital</B>: <B>Profiling the value of knowledge, skills and experience</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622007000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en The concept of human capital is associated mainly with the Nobel Laureate Gary Becker and, in his usage, has a clear conceptual basis as investment in the costs of formal education. By contrast, this paper suggests that ‘intellectual capital’ is a re-branding of knowledge, skills and experience rather than re-conceptualisation of resource based learning. Becker also chose not to include informal knowledge, skills or experience within his concept of human capital, which remains limited by its constrained premises. This paper submits that both human capital and intellectual capital advocates fail to identify or measure the tacit knowledge and implicit learning which increasingly is recognised as a key to the competitive advantage of organisations. It first focuses on the conceptual basis of claims made for human capital and intellectual capital, outlines limits in their methodology, and contrasts these with insights from theories of tacit knowledge and implicit learning and the central role within them of informal or non-formal skill acquisition. It develops and illustrates instances of interfacing tacit and explicit knowledge before introducing a methodology for profiling the acquisition of knowledge, ability and skills. It does so by introducing the concepts of non-formal learning-from-work (LfW) and informal learning-from-life (LfL), with evidence from a four country EU case study commissioned within the lifelong learning remit of the Lisbon Agenda.<hr/>O conceito de capital humano está associado, de uma forma particular, ao Nobel atribuído a Laureate Gary Becker e ao seu uso como base conceptual para explicar os custos de investimento em educação formal. Este artigo, sugere que ‘capital intelectual’ é uma re-designação de conhecimento, competências e experiência mais do que uma re-conceptualização da aprendizagem baseada nos recursos. Mais ainda, Becker optou por não incluir conhecimento, competências e experiências informais no seu conceito de capital humano, o que reflecte constrangimentos nas suas premisas. Este artigo, ao argumentar que quer o conceito de capital humano quer o de capital intelectual não identificam e avaliam conhecimento tácito e aprendizagem implícita, evidencia o crescente reconhecimento deste tipo de conhecimento e aprendizagem como chave para a vantagem competitiva das organizações. Ao analisar o que está subjacente aos conceitos de capital intelectual e humano, identificam-se os seus limites metodológicos e apresenta-se o contributo das teorias do conhecimento tácito e aprendizagem implícita para melhor compreender a aquisição de competências informais e não formais. O artigo ainda desenvolve e exemplifica a interface entre conhecimento tácito e explícito, em particular no que se refere aos conceitos de aprendizagem não-formal no trabalho e informal da vida, com referência a um estudo realizado na perspectiva de abordagem ao longo da vida e que envolveu quatro países europeus. <![CDATA[<B>Insatisfação com sistemas organizacionais e repercussão no atendimento a clientes</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622007000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo central deste trabalho interdisciplinar é verter um facho de luz sobre a relação entre a insatisfação com sistemas organizacionais e a dissonância cognitiva no atendimento a clientes. Os vendedores e seus clientes, de três unidades de uma rede de vendas de veículos autorizada a atuar no Sul do Brasil, foram selecionados para a pesquisa. Dois instrumentos de coleta de dados foram construídos pelo autor, para investigar os selecionados. Eles foram aplicados em dois momentos distintos. No primeiro, os vendedores e seus clientes responderam a questões sobre atendimento, nas diversas fases de vendas. No segundo, os vendedores responderam a questões sobre o sistema organizacional da rede, por meio de instrumento construído com base nas proposições de Spitzer (1997). A teoria bidimensional de Herzberg foi utilizada na construção da ponte entre os resultados-chave observados nas duas pesquisas. A constatação desse autor, sobre a influência da insatisfação com fatores higiênicos na motivação, foi ratificada.<hr/>The main contribution of this interdisciplinary work is to shed some light upon the relation between dissatisfaction with organizational systems and cognitive dissonance in the customer attendance. A group of salesmen and their costumers of three units of a certified car retailer established in the South of Brazil were selected for the research. The author built two research instruments for the investigations. They were applied in two moments. Firstly, the salesmen and their customers answered questions on attendance of each sale phase. And secondly, the salesmen answered questions about organizational systems; these questions were based on Spitzer’s (1997) theory. On the basis of Herzberg’s bi-factorial theory, it was possible to build a bridge between the key-results of both researches. The Herzberg’s findings, on the negative influence of dissatisfaction with hygienic factors on the worker’ motivation, was confirmed. <![CDATA[<B>O plano de marketing</B>: <B>Um estudo discursivo</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622007000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo tem como propósito contribuir com a discussão sobre a relevância do plano de marketing no contexto das atividades de marketing. O trabalho foi estruturado sob a modalidade de ensaio, e compõe-se de uma revisão do referencial teórico, mediante uma análise conceitual crítica de alguns aspectos pertinentes ao assunto. O tema é tratado sob uma perspectiva de um sistema hierárquico de decisões, pondo-se em destaque o marketing como uma função da troca e o papel do marketing no direcionamento da gestão estratégica. É estudada, ainda, a importância do plano de marketing e principais equívocos. O trabalho conclui com a afirmação de que o plano de marketing não é uma solução para todos os problemas de uma empresa. Entretanto, ele auxilia na antecipação dos estados futuros desejados, direcionando o caminho a ser trilhado. É sobre tudo, um instrumento facilitador, integrador e "potencializador" das estratégias empresariais, em cenários competitivos caracterizados por crescente complexidade, volatilidade e incerteza.<hr/>The paper has as intention to contribute with the quarrel on the relevance of the marketing planning in the context of the activities of marketing. The paper was structuralized under the assay modality, and is composed in a revision of the theoretical referential, by means of a critical conceptual analysis of some pertinent aspects to the subject. The subject is dealt by under a perspective to a hierarchic system decisions, setting in prominence the marketing as a function of the exchange and the marketing function in the aiming of the strategically management. It is studied, still, the importance of the marketing plan and main mistakes. The paper concludes that the marketing plan is not a solution for all the problems of a company. However, it assists in the anticipation of the desired future states, directing the way to be trod. He is on everything, an instrument, and integrator of the enterprise strategies, in competitive scenes characterized by increasing complexity, volatileness and uncertainty.