Scielo RSS <![CDATA[Comportamento Organizacional e Gestão]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0872-966220060002&lang=pt vol. 12 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622006000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>A Administração Pública do século XXI</b>: <b>Aprendizagem organizacional, mudança comportamental e reforma administrativa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622006000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo pretende salientar a importância da Aprendizagem Organizacional, e consequentemente da mudança comportamental, no contexto da reforma da Administração Pública no século XXI. Para tal começamos por fazer uma breve resenha sobre a evolução dos mais proeminentes paradigmas da Ciência Administrativa da segunda metade do século XX. De seguida apresentamos o conceito de Aprendizagem Organizacional na perspectiva mais tradicionalista, mas sobretudo enquanto elemento dependente versus potenciador de novos tipos de relacionamento e de comportamento organizacional. Por fim, explora-se a questão da importância da mudança dos comportamentos no contexto da reforma administrativa. Para tal desenvolvemos os conceitos de: 1) mudança dos comportamentos; 2) resistência à mudança na Administração Pública; 3) associação "inovação/rotina " como força motriz das organizações públicas; 4) recurso à "ciência da complexidade" como tónico para a mudança comportamental na Administração Pública.<hr/>This paper intends to highlight the importance of Organizational Learning and, consequently, of behavioural change in the context of Public Administration reform in the 21st Century.It starts with a brief outline of the evolution of the most important paradigms in Administrative Science of the second half of the 20th Century. Then, the concept of Organizational Learning willbe presented, in its most traditionalist perspective, and also as a dependent element versus poweringelement of new types of relationship and organizational behaviour. At last, the importance of behavioural change in the context of administrative reform will be discussedand explored. For that purpose, the following concepts will be developed: 1) behavioural change; 2) resistance to change in public administration; 3) "innovation/routine" association as a driving force of public organizations; 4) the use of "complexity science" as a tonic for behavioural change in publicadministration. <![CDATA[<b>Análise do trabalho em agentes de contato-paciente</b>: <b>investigação das táticas utilizadas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622006000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A análise do trabalho a que nos propusemos transforma as operações da ação analisada não em instrumento de referência para reproduzi-las ou corrigi-las, mas sim em instrumento de descoberta de alternativas diversas a partir das quais a ação se constrói. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é verificar as táticas utilizadas pelos agentes de contato-paciente no atendimento de internação em um hospital, no intuito de avaliar o distanciamento entre o trabalho prescrito e o trabalho efetivamente real. Para tanto, utilizou-se a entrevista de explicitação como metodologia qualitativa. Também foi analisado o processo de atendimento ao paciente, identificando-se tarefas, ações e recursos para obter-se melhoria nos resultados com vistas na satisfação do cliente. As táticas específicas de contato-cliente foram classificadas em três categorias, baseadas numa tipologia de cliente. A primeira consiste em alterar as demandas que recaem sobre o agente de contato-paciente; a segunda, em tentar impedir os remetentes de dirigir demandas ao agente de contato-paciente; e a terceira em evitar e incluir táticas que permitem ao agente manipular e alterar as demandas recebidas. Nesse sentido, nove táticas foram identificadas.<hr/>An analysis of the work, which we have proposed to evaluate, transforms the operations of the action analyzed not in a reference tool to reproduce or correct them, but in fact, in a discovery tool of several alternatives from which the action develops by itself. In this sense, the aim of this work is to verify the tactics used by the patient-contact agents when caring for hospitalizations, attempting to evaluate how far the prescribed work and the effectively real work are from each other. For such, an explicit interview has been used as qualitative methodology. Also, the patient-caring process has been analyzed, identifying tasks, actions and resources in order to obtain improvement on the results aiming at satisfying the atient. The specific customer-contact tactics have been classified in three categories, based on customer typology. The first consists in changing the demands that fall upon the patient-contact agent; the second one consists in preventing the remitters from forwarding demands to the patient-contact agent and the third one consists in preventing and including tactics, which allow the agent to manipulate and change the demands received. In this sense, nine tactics have been identified. <![CDATA[<b>Construção e validação de uma Escala Multi-Factorial de Motivação no Trabalho (<i>Multi-Moti</i>)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622006000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta investigação tem como objectivo a construção e validação de uma Escala Multi-Factorial de Motivação no Trabalho para a população portuguesa. A ausência de instrumentos para medir várias dimensões da motivação levou ao desenvolvimento e elaboração desta escala de motivação. A escala integra 28 itens decorrentes de uma pesquisa teórica que contempla algumas teorias da motivação. Participaram nos estudos de validação da escala 444 colaboradores de empresas de novas tecnologias de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 19 e os 34 anos. A escala apresenta bons índices de consistência interna (valores entre 0.72 e 0.84) e uma análise factorial que revelou a existência de uma estrutura tetrafactorial com 49% de variância explicada: motivação com a organização do trabalho, motivação com realização e poder, motivação de desempenho e motivação associada ao envolvimento. Espera-se ainda que novos estudos possam ser desenvolvidos a partir desta mesma escala.<hr/>The main goal of this research is to develop and validate a new multi-factor scale of working motivation for the Portuguese population. The lack of motivation measuring instruments lead to the development and elaboration of this motivation scale. It includes 28 items resulting from a theoretical research project in motivational theories. The validation study was obtained from a sample of 444 workers from hi-tech enterprises of both sexes and with ages between 19 and 34 years. Results show high levels of internal consistence (reliability scores between 0,72 and 0,84) and a factorial analysis which revealed a tetrafactorial structure with 49% of explained variance: work structure motivation, achievement and power motivation, commitment motivation and goal-setting motivation. It is hope that future approaches and studies may result from this new factorial scale of motivation. <![CDATA[<b>Aprendizagem na ação revisitada e sua relação com a noção de competência </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622006000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como propósito abordar, discutir e propor, a partir de cuidadosa revisão da literatura e resultados de estudo exploratório, uma concepção que procura estabelecer conexões entre as diferentes definições sobre a aprendizagem experiencial e seu papel no desenvolvimento de competências no contexto organizacional. O estudo desenvolvido investigou os aspectos relacionados à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências na percepção de universitários que estavam trabalhando e cursando a etapa final do curso de administração. Os resultados revelam: a importância do contexto em que os indivíduos estão inseridos na construção de significados para o processo de aprendizagem; como as situações que surgem no cotidiano podem tornar-se veículo neste processo; e permitem dizer que, para instalar uma cultura de aprendizagem que possibilite o desenvolvimento de competências, é necessária compreensão clara das novas diretrizes de uma tarefa educativa voltada para aprendizagem. Na perspectiva de trazer alguma contribuição o estudo conclui propondo um quadro de referências relativamente integrado para a definição e o papel da aprendizagem na ação no desenvolvimento de competências.<hr/>The purpose of this paper is to approach, discuss, and suggest - after a careful literature review and from the results of exploratory study -, a conception that tries to establish connections between the different definitions of experiential learning and its role in the development of competences in organizational context. The study investigated the aspects related to learning and to the development of c ompetences, through the perception, of university students that were working, and attending their last year of a business administration program. The results revealed: the importance of the context in which individuals are inserted to the construction of meanings in the learning process; how situations that one encounters in everyday life can become a leverage in this process; and that it´s possible to state that, in order, to install a learning culture that allows the development of competences, it is necessary to have a clear understanding of the new directives of an educational method aimed at learning. This study aims to bring some contribution, suggesting a relatively integrated reference framework to the definition of learning in action, and its role in the development of competences. <![CDATA[<b>Los desafíos del diseño organizacional e institucional en un medio ambiente globalizador</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622006000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabajo tiene por objetivo analizar los desafíos de diseño organizacional e institucional en un medio ambiente globalizador. Este análisis se inicia a partir de las consideraciones de la emergencia de las nuevas asimetrías del poder en los procesos de globalización económica y su impacto en los procesos de cambio organizacional, institucional, del Estado y las políticas públicas y el diseño intergubernamental. La información y el conocimiento son insumos de las comunidades de aprendizaje y para la formación de redes Una característica de los arreglos institucionales y nuevas formas organizacionales es la creación del poder en los individuos (empoderamiento).<hr/>This paper has the objective to analyze the challenges of the organizational and institutionaldesign in a globalized environment. This analysis begins from the considerations of the emergenceof new power asymmetries in the economic globalization processes and their impact on change processesof organizational, institutional from the State and public policies and the intergovernmental design.Information and knowledge are the inputs pf learning communities and for the networking formation.One characteristic of the institutional arrangements and new organizational forms is the creation of powerin individuals (Empowerment). <![CDATA[<b>Cultural audit as a tool to increase employee involvement in small firms</b>: <b>a case study</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622006000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O envolvimento dos empregados é um objectivo frequente nas organizações. A presente investigação surgiu de uma oportunidade criada no seio de uma empresa familiar no sector da horticultura, quando se decidiu aumentar o envolvimento dos empregados e melhorar o clima organizacional. Os investigadores desenvolveram um instrumento de auditoria cultural, adaptado a pequenas empresas familiares. Este artigo revê a literatura sobre cultura organizacional, com particular destaque para os trabalhos em que se relaciona a cultura e o envolvimento dos empregados, e auditoria cultural. Em segundo lugar, é exposto o desenho e a implementação da auditoria cultural na empresa, para o que se recorre a um estudo de caso. Por fim, são discutidos sucessivamente a falta de confiança, a atmosfera criativa, e a visão partilhada, e sugeridas algumas recomendações sobre como desenvolver estes atributos.<hr/>Employee involvement is a common goal for most companies. This research started when managers of a family-run horticultural firm decided to increase employee commitment and improve organizational climate. To help them, we considered the possibility of developing a cultural audit, adapting the tool to the fact that it was a small family business. Therefore, this paper will firstly review the existing literature concerning organizational culture, specially which cultural characteristics should be more valuable to achieve employee commitment and involvement and how to run a cultural audit. Secondly, it will expose the design and implementation of a cultural audit at this company, through an explicative case study that aims to compare the existing culture with the characteristics described theoretically. The study discusses the lack of trust, of a creative atmosphere, and of a shared vission, and suggests some recommendations to develop these characteristics, in order to gain the desired level of employee involvement. <![CDATA[<b>Carreiras em transformação e seus paradoxais reflexos nos indivíduos</b>: <b>Metáforas de carreira e de competências</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622006000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa a evolução da carreira e seus diversos significados e apresenta um estudo realizado com profissionais de Administração de empresas, suas autopercepções e aspirações (âncoras) de carreira e as exigências em termos de competências profissionais. Foram realizadas entrevistas em profundidade, conjugadas com a aplicação do Inventário de Âncoras de Carreira de Edgar Schein, como etapa inicial e exploratória de um estudo mais amplo. As trajetórias estudadas, e as metáforas e âncoras encontradas, revelaram-se exemplares de tendências atuais, como a busca pela ampliação das competências e a carreira em ziguezague, com características de autodirecionamento da carreira proteana, defrontando-se com diversas alternativas e evidenciando uma postura mais pró-ativa. Essa metodologia permitiu o aprofundamento de questões internas dos sujeitos pesquisados, em relação ao trabalho e à carreira, possibilitando a manifestação de seus sentimentos, angústias e aspirações, assim como o repensar de suas escolhas e trajetórias profissionais, de forma livre e criativa.<hr/>This article analyzes the evolution of career and its several meanings and presents a study performed with professionals on Business Administration, their selfperceptions and aspirations (anchors) of career and the demands according to professional competences. Interviews in depth were made, associated to the utilization of the Inventory of Career Anchors by Edgar Schein, as an initial and exploring stage of a more extensive study. The studied trajectories, and the metaphors and anchors found have revealed themselves examples of current tendencies, like the search for extension of the competences and zigzag careers, characterized by self orientation, confronting several alter-natives and making evident a more proactive attitude. This methodology permitted the deepening of internal issues of the researched subjects, concerning the work and the career, making possible the manifestation of their feelings, anxieties and aspirations, as well as rethink their professional choices and trajectories in a free and creative way. <![CDATA[<B>Aprendizagem ao Longo da Vida</B>: <B>Um conceito utópico? </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-96622006000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A visão da evolução das sociedades europeias, apresentada pelo Livro Branco da União Europeia "Aprender e ensinar: rumo à sociedade cognitiva", dá especial primazia às aprendizagens, ao acesso à aquisição de competências e ao conhecimento, enquanto factores determinantes de uma adaptação do conjunto europeu à globalização das economias, às mudanças tecnológicas e sociais. Esta visão resulta de uma determinada orientação política: a Aprendizagem ao Longo da Vida. No entanto, esta ideia está longe de ser nova, o presente artigo pretende analisar a evolução deste conceito nas suas diversas configurações principais, em particular a sua realidade na actual prática educativa e empresarial.<hr/>The White Book of the European Union "Learn and teach: course to a cognitive society", focus mainly the evolution of the European societies and gives a special emphasis to different processes as learning, acquisition of abilities and knowledge, as important factors of adaptation to the globalization of the European economies and to technological and social changes. This vision is a result of a certain political orientation: The Long Life Learning. However this idea is not new, in this work we pretend to analyse the evolution of this concept in different perspectives, especially in the educational and business actual realities.