Scielo RSS <![CDATA[Sociologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0872-341920160002&lang=pt vol. 32 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192016000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Carreiras e circuitos de músicos brasileiros</b>: <b>uma exploração etnográfica no Bairro Alto, Lisboa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192016000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo de uma pesquisa etnográfica sobre o mundo da música popular brasileira (MPB) em lugares do Bairro Alto em Lisboa, este artigo coloca à discussão o modo como os percursos trilhados pelos artistas imigrantes de origem brasileira com objetivos de realização artística e de reconhecimento público, se desenham a par e passo com uma intensa sociabilidade coletiva entre pares, onde o trabalho e o lazer se misturam. A partir das noções de circuito e carreira analisaremos a relação entre um percurso de mobilidade espacial e de mobilidade social, assim como a relação entre a constituição de cenas musicais em diferentes escalas citadinas e artísticas<hr/>Starting from an ethnographic research on the Brazilian popular music world in some of Bairro Alto's places (Lisbon) this article discuss how the paths pinched by the Brazilian immigrant artists in search of artistic fulfillment and of public recognition are constructed side by side with an intensive sociability between peers, where work and leisure mix together. From the notions of circuit and career, we shall analyze the relationship between paths of spatial mobility and social mobility, as well as the relationship between the constitution of musical scenes in different urban and artistic scales<hr/>A partir d'une recherche ethnographique sur le monde de la musique populaire brésilienne à certains lieux du Bairro Alto (Lisbonne) cet article discute la façon dont les chemins des artistes immigrants brésiliens cherchent à l'accomplissement artistique et la reconnaissance publique, côte à côte avec une intense sociabilité, où travail et loisir se mélangent. Le rapport entre les chemins de la mobilité spatiale et la mobilité sociale est analysé à l'aide des notions circuit et de carrière, ainsi que la relation entre la formation des scènes musicales dans des différentes échelles urbaines et artistiques<hr/>A partir de una investigación etnográfica sobre el mundo brasileño de música popular en algunos lugares de Bairro Alto (Lisboa) este artículo discute cómo se construyen los caminos de los artistas inmigrantes brasileños en busca de plenitud artística y de reconocimiento público, junto con una sociabilidad intensa entre pares, donde el trabajo y el ocio se mezclan. A partir de las nociones de circuito y la carrera, vamos a analizar la relación entre las trayectorias de movilidad espacial y la movilidad social, así como la relación entre la formación de las escenas musicales en diferentes escalas urbanas y artísticas <![CDATA[<b>Consumo sustentável e ambiente</b>: <b>o papel do Estado e das políticas públicas na inculcação de disposições ambientalistas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192016000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os efeitos nefastos do consumo sobre o ambiente trouxeram para a agenda política as questões do consumo sustentável. Neste artigo propomo-nos realizar uma análise retrospetiva da centralidade que as questões do consumo sustentável e do ambiente assumiram para os diversos governos portugueses, de 1976 até 2015. Ancorados nas perspetivas teóricas do crescimento (“growth”) e do decrescimento (“degrowth”) e da sua relação com o conceito de consumo sustentável, e recorrendo à análise documental, discutiremos quer a relação entre o ambiente e a economia, quer a eficácia das estratégias privilegiadas pelos diferentes governos constitucionais com vista à inculcação de disposições ambientalistas<hr/>The harmful effects of consumption on the environment brought to the political agenda issues of sustainable consumption. In this article we propose to perform a retrospective analysis of the centrality that the issues of sustainable consumption and the environment assumed for the several Portuguese governments from 1976 to 2015. Grounded in the theoretical perspectives of ‘growth' and ‘degrowth' and its relationship with the concept of sustainable consumption using the documentary analysis, we discuss both the relationship between the environment and the economy, and likewise the effectiveness of strategies privileged by different constitutional governments in order to inculcate environmental dispositions<hr/>Les effets néfastes de la consommation sur l'environnement porte à l'ordre du jour les questions de la consommation durable. Dans cet article, nous proposons de mener une analyse rétrospective sur la centralité des questions de consommation durable et l'environnement pris pour les différents gouvernements portugais, dans les années 1976-2015. Ancré dans les perspectives de croissance théoriques (“growth”) et décroissance (“ degrowth”) et ses liens avec le concept de consommation durable, et en utilisant l'analyse de documents, nous discuterons la relation entre l'environnement et l'économie, aussi bien que l'efficacité des stratégies à l'intérieur des différents gouvernements constitutionnels en vue d'inculquer des dispositions environnementales.<hr/>Los efectos adversos del consumo sobre el medio ambiente llevaron a la agenda política los temas de consumo sostenible. En este artículo propone llevar a cabo un análisis retrospectivo de la centralidad que las cuestiones de consumo sostenible y del medio ambiente asumieron para los distintos gobiernos portugueses, desde 1976 a 2015. Anclado en las perspectivas teóricas del crecimiento (“growth”) y de la disminución (“degrowth”) y su relación con el concepto de consumo sostenible, y recurriendo al análisis de documentos, se discutirá la relación entre el medio ambiente y la economía, así como la eficacia de las estrategias privilegiadas por los diferentes gobiernos constitucionales con el fin de inculcar disposiciones ambientales. <![CDATA[<b>A gestão de recursos humanos nas Organizações Não Governamentais de Cooperação para o Desenvolvimento portuguesas</b>: <b>uma análise interpretativa exploratória</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192016000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt À luz do debate teórico-empírico sobre a instrumentalização do voluntariado e a precarização do mercado de trabalho problematizamos, neste artigo, a gestão de recursos humanos em Organizações Não Governamentais de Cooperação para o Desenvolvimento (ONGD), em termos da sua maior ou menor orientação para a profissionalização, enquanto estratégia de eficiência e eficácia organizacional. A partir dos dados de um inquérito por questionário aplicado a 23 ONGD portuguesas intencionalmente selecionadas, apresentamos uma caracterização geral dos seus recursos humanos assalariados e voluntários, bem como uma análise interpretativa das práticas de gestão de recursos humanos<hr/>In the light of the theoretical-empirical debate on the instrumentalization of volunteering and on the precarization of the labor market, in this article we problematize human resources management in Non- Governmental Development Organizations (NGDOs) regarding their higher and lower orientation to professionalization as an organizational strategy of efficiency and efficacy. Through data collected from a survey applied to 23 Portuguese NGDOs intentionally selected we present a general characterization of their paid workers and volunteers as well as an interpretative analysis of the human resources' management practices<hr/>A la lumière du débat théorique et empirique sur l'instrumentalisation des volontaires et la précarisation du marché du travail, nous posons le problème, dans cet article, de la gestion des ressources humaines des Organisation Non Gouvernementales de Développement, en termes de plus ou moins grande professionnalisation comme stratégie d'organisation efficiente et efficace. A partir d'un sondage effectué auprès de 23 ONGD portugaises spécialement sélectionnées, nous présentons les caractéristiques générales de leurs salariés et de leurs volontaires ainsi qu'une analyse interprétative des pratiques de gestion des ressources humaines<hr/>A la luz del debate teórico-empírico sobre la instrumentalización del voluntariado y la precarización del mercado de trabajo problematizamos en este artículo la gestión de recursos humanos en Organizaciones No Gubernamentales de Cooperación para el Desarrollo (ONGD) en términos de su mayor o menor orientación para la professionalización como estrategia de eficiencia y eficacia organizativa. A partir de datos de una encuesta a 23 ONGD portuguesas intencionalmente seleccionadas presentamos una caracterización general de sus recursos humanos pagos y voluntarios así como un análisis interpretativo de las prácticas de gestión de recursos humanos <![CDATA[<b>Modelos de representação sobre a parentalidade social do ponto de vista de jovens portugueses</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192016000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Grandir dans une famille recomposée est devenue une expérience de plus en plus commune face à l'évolution des familles modernes. L'étude se concentre sur comment les jeunes représentent les figures parentales sociales. L'auteur a administré un questionnaire auprès de 477 jeunes (entre 14 et 18 ans) et vivant dans une diversité de configuration familiale. Les principaux résultats indiquent ne pas avoir de différences significatives dans les représentations sur le beau-père et la belle-mère. Cependant, ils sont décrits comme «un autre différent». Par contre, quand associés aux rôles parentaux et au mode de coexistence, le beau-père et la belle-mère sont qualifiés comme des membres plus proches<hr/>Crescer numa família recomposta tornou-se uma experiência cada vez mais comum face à evolução das famílias modernas. O estudo incide sobre como os jovens representam as figuras parentais sociais. Para o efeito, a autora administrou um questionário a 477 jovens (entre 14 e 18 anos) provenientes de uma diversidade de tipologias familiares. Os principais resultados indicam não existir diferenças significativas nas representações relativas ao padrasto e à madrasta. No entanto, essas figuras são descritas como “um outro diferente”. Porém, quando associado a papéis parentais e modo de convivência, o padrasto e a madrasta são qualificados como membros mais próximos<hr/>Growing up in a stepfamily has become an increasingly common experience in dealing with the evolution of modern families. The aim of this research was to understand the views of young people about stepfamily. For this, the author administered a questionnaire to 477 teenager (14 and 18 years old) living in a family configuration diversity. The main findings indicate have no significant differences in the performances of the stepfather and stepmother. However, they are described as “another different”. But, when associated with parental roles and coexistence mode, the stepfather and stepmother are qualified as closest members<hr/>Crecer en una familia reconstituida se ha convertido en una experiencia cada vez más común a la vista de la evolución de las familias modernas. El estudio se centra en cómo los jóvenes representan el padrastro y la madrastra. Para ello, se aplicó un cuestionario a 477 jóvenes (entre 14 y 18 años) a partir de una diversidad de tipos de familia. Los principales resultados indican que no hay diferencias significativas en las representaciones con respecto al padrastro y/o la madrastra. Sin embargo, estas figuras se describen como «otro diferente». También, cuando se combina con los roles de los padres y el modo de convivencia, padrastro y madrastra se describen como los miembros más cercanos <![CDATA[<b>Inserção profissional dos licenciados em Direito</b>: <b>da formação académica ao acesso às profissões reguladas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192016000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura compreender a inserção profissional dos licenciados em direito enquanto processo moldado, por um lado, pela expansão do ensino superior português e a persistência das desigualdades sociais no acesso e na distribuição pelos seus susbsistemas e faculdades e, por outro, pelos mecanismos de ingresso às profissões reguladas, em particular a advocacia. O estudo debruça-se sobre uma amostra de 565 licenciados que concluíram a formação em direito entre os anos letivos de 2002/2003 e 2006/2007, e cujo título académico foi obtido numa das seis universidades públicas e privadas da região Norte<hr/>The article seeks to understand the transition of Law graduates as a process that id shaped, firstly, by the expansion of Portuguese higher education and the persistence of social inequalities in its entrance and distribution by subsystems and faculties. And secondly, by the entrance mechanisms of regulated professions, in particular, lawyers. The study focuses on a sample of 565 graduates who completed the graduation between the school years 2002/2003 and 2006/2007, and whose academic qualification was obtained in one of the six public and private universities of North Portugal<hr/>Cet article cherche à comprendre l'insertion des diplômés de Droit comme un processus, conditionné, d'une part, par l'expansion de l'enseignement supérieur Portugais et la persistance des inégalités sociales dans l'accès et répartition par leurs sous-systèmes et collèges et, d'autre part, par les mécanismes d'entrée dans les professions réglementées, en particulier, les avocats. L'étude analyse un échantillon de 565 diplômés qui ont complété la formation entre les années scolaires 2002/2003 et 2006/2007, dans l'une des six universités publiques et privée dans le Nord du Portugal.<hr/>En este artículo se busca entender la transición de los graduados de Derecho como un proceso que se moldea, por un lado, por la expansión de la educación superior y la persistencia de las desigualdades sociales en el acceso y la distribución de sus subsistemas y colegios y, por otro, por los mecanismos de entrada a las profesiones reguladas, en particular el caso de los abogados. El estudio se centra en una muestra de 565 licenciados que terminaron la formación entre los años académicos 2002/2003 y 2006/2007, y cuyo título académico se haya obtenido en una de las seis universidades públicas y privadas de la región Norte de Portugal <![CDATA[<b>Narrativas acerca da formação de professores de Educação Física em contexto de prática supervisionada</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192016000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo pretende captar o olhar interno de uma professora cooperante sobre a dinâmica da comunidade de prática na reconstrução da identidade profissional de três estagiários de Educação Física. Os autodiálogos registados em diário de bordo evidenciaram que a relação professora cooperante-estagiários requer alternância entre proximidade e distância, facilitando a conquista de uma autonomia crescente; e que a reconstrução do conhecimento prático integra as biografias individuais, o conhecimento construído na formação e as experiências práticas<hr/>This paper aims to capture the internal view of cooperating teacher about the reconstruction of the professional identity of three Physical Education preservice teachers. The selfdialogs reported in the logbook evidenced that the relationships require emotional balance between proximity and distance, making it easier to achievement of increased autonomy; and the reconstruction of the practical knowledge integrated the individual biographies, the knowledge construct in the initial teacher education, and the practice experiences<hr/>Cette étude porte sur le regard interne de l´enseignante coopérante sur la reconstruction de l´ identité professionnelle de trois enseignants stagiaires d´ Éducation Physique. Les autodialogues rapportés dans le journal de bord ont montré que a relation enseignante coopérante/ stagiaires appelle à l´alternance entre proximité et éloignement, rendant plus facile la conquise d´une plus grande autonomie, et que la reconstruction de la connaissance pratique intègre les biographies individuelles, la connaissance construite pendant la formation et les expériences pratiques<hr/>Este estudio intenta captar la mirada interna del maestro tutor en la dinámica de una comunidad de práctica en la reconstrucción de la identidad profesional de tres alumnos de Enseñanza de Educación Física. Los autodiálogos reportados en diario de a bordo han mostrado que la relación de cooperación profesores- alumnos requiere la alternancia entre proximidad y distancia, facilitando el logro de una mayor autonomía; y que la reconstrucción del conocimiento práctico integra las biografías individuales, el conocimiento constituido en la formación y las experiencias prácticas <![CDATA[<b>A Ciência Biomédica e o Processo Civilizador</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192016000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo compreender as práticas biomédicas, a partir de uma análise da ciência, sobretudo centrada na dicotomia fato e valor. Portanto, o texto diz respeito a uma problematização da ideia de neutralidade, enquanto preceito científico, frente às questões valorativas que a ciência biomédica produz na sociedade. Para isso, fora incorporada a ideia de “processo civilizador” de Norbert Elias, como ferramenta analítica para compreender a paradoxal normatividade que a ciência exerce sobre os individuos<hr/>This article aims to understand the biomedical practices, from an analysis of science, especially focused on the dichotomy fact and value. Therefore, the text refers to a questioning of the idea of neutrality, while scientific precept front of the evaluative questions that biomedical science produces in society. For this, outside incorporated the idea of “civilizing process” of Norbert Elias, as an analytical tool for understanding the paradoxical normativity that science has on individuals<hr/>Cette article vise à mieux comprendre les pratiques biomédicales, de l'analyse de la science, en particulier concentrée sur le fait de dichotomie et de la valeur. Par conséquent, le texte fait référence à une remise en cause de l'idée de neutralité, tout scientifique avant de précepte des questions d'évaluation que la science biomédicale produit dans la société. Pour cela, en dehors intégré l'idée de «processus de civilisation» de Norbert Elias, comme outil d'analyse pour comprendre la normativité paradoxale que la science sur les individus<hr/>Este artículo tiene como objetivo comprender las prácticas biomédicas, a partir de un análisis de la ciencia, sobre todo centrada en la dicotomía hecho y valor. Por lo tanto, el texto se refiere a un cuestionamiento de la idea de la neutralidad, en cuanto precepto científico, delante de las cuestiones valorativas que la ciencia biomédica produce en la sociedad. Para ello, fuera incorporada la idea de “proceso civilizador” de Norbert Elias, como herramienta de análisis para comprender la paradójica normatividad que la ciencia ejerce sobre los individuos <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192016000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 06:04:53 23-04-2024-->