Scielo RSS <![CDATA[Sociologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0872-341920120002&lang=en vol. 24 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192012000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>The Portuguese social change, in Lídia Jorge’s novels</b>: <b>a sociological interpretation of a literary interpretation</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192012000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Um dos eixos temáticos da obra literária de Lídia Jorge é a profunda mudança social vivida, entre os anos 1950 e 2000, quer pelo Algarve, quer pelo conjunto do país. Os 10 romances que a escritora publicou (de 1980 a 2010) constituem uma poderosa e criativa interpretação dessa mudança - que, a meu ver, a sociologia interessada também na sua análise não pode ignorar. O artigo é um exercício, com um fim demonstrativo. Quer mostrar a pertinência e a utilidade do diálogo entre a interpretação sociológica e a interpretação literária das dinâmicas sociais, procurando concretizá-lo na abordagem da criação de Lídia Jorge.<hr/>Changes and identities represent one of the thematic axes of the work of Lídia Jorge - a key figure in contemporary Portuguese literature. Be it at a regional level - the Algarve - be it at a national level, the 10 novels published by Jorge from 1980 to 2010 consider the crossroads faced by Portugal, its urban areas and its rural communities, as a major issue. In doing so, the novelist provides an in-depth assessment of structural transformations and challenges the Portuguese have to deal with. Such an interpretation cannot be ignored by sociologists. The paper presents an attempt to consider Jorge’s elaboration from a sociological point a view. This means an attempt to foster a dialogue between the two kinds of portraits - the one drawn by literary creativity and the one drawn by sociological analysis.<hr/>La transformation sociale et identitaire est un des thèmes principaux de l’œuvre de Lídia Jorge - une femme écrivain des plus importantes de la scène portugaise contemporaine. Les changements vécus par sa région natale (l’Algarve) et par l’ensemble de la nation sont un des enjeux des 10 romans qu’elle a publiés de 1980 à 2010. Une interprétation très poussée sur l’évolution sociale et les carrefours qu’elle a produits se dégage ainsi de l’œuvre de Jorge. Aucun sociologue ne se peut en passer. C’est pourquoi cet article, partant de ces romans-là, essaie de faire dialoguer l’approche littéraire et l’approche sociologique des réalités mouvantes que nous tous avons devant nous.<hr/>Uno de los temas mayores en la obra literária de la escritora portuguesa Lídia Jorge es el cambio vivido por su región, el Algarve, e por su país, Portugal, en el ultimo medio siglo. Sus romances publicados entre 1980 e 2010 ofrecen un sugestivo retrato de los cambios económicos, sociales y culturales. La sociología que estudia este mismo cambio no puede ignorar ese retrato. Aquí se propone un ejercicio de dialogo entre la interpretación sociológica y la interpretación literária teniendo en consideración la creación de Lídia Jorge. <![CDATA[<b>Historical city centres and cultural tourism</b>: <b>pelourinho as an example of a contradictory relationship</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192012000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A relação entre turismo, património e desenvolvimento territorial é central no domínio da planeamento urbano contemporâneo. Analisando o caso de Salvador da Bahia e, em particular, do Pelourinho, a partir do Plano de Ação Integrada do Centro Histórico de Salvador, discutem- se e registam-se dimensões contraditórias dessa relação. Em particular, a análise centra-se no confronto entre uma estratégia orientada para o turismo e para consumidores externos e uma estratégia que coloca a cidade e o seu património ao serviço dos seus residentes.<hr/>The relationship between tourism, heritage and territorial development is central in the field of contemporary urban planning. Analyzing the case of Salvador da Bahia, in particular, the Pelourinho, based on the Integrated Action Plan of the Historic Centre of Salvador, we discuss and highlight contradictory dimensions of this relationship. In particular, the analysis focuses on the confrontation between a targeted strategy for tourism and for external customers and a strategy that orients the city and its heritage towards its residents.<hr/>La relation entre le développement du tourisme, du patrimoine et des territoires est un élément central dans le domaine de l'urbanisme contemporain. Analyser le cas de Salvador da Bahia, en particulier, le Pelourinho, en partant du Plan d'action intégré du centre historique de Salvador, nous permet de discuter et de souligner les dimensions contradictoires de cette relation. En particulier, l'analyse se concentre sur la confrontation entre une stratégie ciblée pour le tourisme et pour les consommateurs externes et une stratégie qui met la ville et son patrimoine au service de ses résidents.<hr/>La relación entre turismo, patrimonio y desarrollo territorial es central en el campo de la planificación urbana contemporánea. Analizando el caso de Salvador de Bahía, en particular, el Pelourinho, con base en el Plan de Acción Integral del Centro Histórico de Salvador, se discute y se pone de relieve dimensiones contradictorias de esta relación. En particular, el análisis se centra en el enfrentamiento entre una estrategia definida para el turismo y para los clientes externos y una estrategia que pone a la ciudad y a su patrimonio al servicio de sus residentes. <![CDATA[<b>The problem of integration</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192012000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Integração é o conjunto de processos de constituição de uma sociedade a partir da combinação das suas componentes, sejam elas pessoas, organizações ou instituições. Na modernidade, a questão da integração tem particular relevância devido aos processos de individualização e de diferenciação, os quais se traduzem num aumento daquelas componentes. Neste artigo são conceptualizados os processos de diferenciação e de individualização e discutidas as suas consequências nos planos da integração social e sistémica das sociedades modernas.<hr/>Integration is the set of processes of constitution of a society from the combination of its components, be they people, organizations or institutions. In modernity, the question of integration is of particular relevance due to the processes of individualization and differentiation, which are reflected in an increase of those components. This paper conceptualizes the processes of differentiation and individualization, and discusses its consequences in terms of social and systemic integration of modern societies.<hr/>L'intégration est l'ensemble des processus de constitution d'une société par la combinaison de ses composants, qu'il s'agisse de personnes, organisations ou institutions. Dans la modernité, la question de l'intégration revêt une importance particulière en raison des processus d'individualisation et de différenciation, qui se traduisent par une augmentation de ces composants. Cet article conceptualise les processus de différenciation et l'individualisation et discute ses conséquences en termes de l’intégration sociale et systémique des sociétés modernes.<hr/>La integración es el conjunto de procesos de constitución de una sociedad mediante la combinación de sus componentes, ya sean personas, organizaciones o instituciones. En la modernidad, la cuestión de la integración es de particular importancia debido a los procesos de individualización y diferenciación, que se reflejan en un aumento de esos componentes. En este artículo se conceptualizan los procesos de diferenciación e individualización, y se discuten sus consecuencias en términos de la integración social y sistémica de las sociedades modernas. <![CDATA[<b>Seeds and “arupembas”</b>: <b>the relationship between different knowledges in the context of social movements</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192012000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Partindo dos conceitos de Sociologia das Ausências e das Emergências (Santos, 2006), o presente artigo analisa as relações entre as epistemologias dominantes e subalternizadas, a partir da voz de quatro sujeitos oriundos dos movimentos sociais brasileiros: dois membros de comunidades negras descendentes de escravos, os chamados quilombos, e dois participantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Os quatro depoimentos servem como base para reflexões a respeito das relações entre diferentes tipos de saberes e da apropriação do ensino formal como possíveis caminhos para o processo de emancipação social.<hr/>Based on the concepts of Sociology of Absences and Emergencies (Santos, 2006), this article analyzes the relationships between dominant and subordinated epistemologies. The text is constructed from the voices of four subjects from brazilian social movements: two members of black communities descended from slaves, called “quilombos”, and two participants of the Movement of Landless Workers (MST). The four testimonials serve as the basis for reflections about the relationship between different types of knowledge, and the appropriation of formal education, as possible paths for the process of social emancipation.<hr/>Basé sur les concepts de la Sociologie des Absences et des Émergences (Santos, 2006), cet article analyse les relations entre les épistémologies dominantes et subalternisées chez quatre sujets originaires des mouvements sociaux brésiliens: deux membres des communautés noires descendant d'esclaves, les “quilombos”, et deux participants du Mouvement des travailleurs Sans Terre (MST). Les quatre récits servent à la réflexion sur les relations entre les différents types de savoirs ainsi que sur l'appropriation de l'éducation formelle comme des chemins possibles menant à l'émancipation sociale.<hr/>Con base en los conceptos de Sociología de las Ausencias y de las Emergencias (Santos, 2006), este artículo analiza las relaciones entre las epistemologías dominantes y subordinadas, a partir de cuatro individuos de los movimientos sociales brasileños: dos miembros de las comunidades negras descendientes de esclavos, los “quilombos”, y dos participantes del “Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra” (MST). Estas serán las bases para las reflexiones sobre la relación entre los diferentes tipos de conocimientos y la apropiación de la educación formal como un camino posible para el proceso de emancipación social. <![CDATA[<b>The 12th March mobilization in Portugal</b>: <b>social movement or “explosion”? Actors, processes and consequences</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192012000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en No contexto das sociedades contemporâneas assistimos emergência e proliferação intensa de mobilizações sociais de vários tipos, decorrentes de transformações amplas de caráter diverso, mas sobretudo da imparável disseminação do programa neoliberal. Muitas configuram movimentos sociais, mas nem todas. O conceito movimento social ganhou uma amplitude tal que se torna necessária uma análise cuidadosa da sua aplicação. O nosso objetivo é analisar a possibilidade de aplicação do conceito de movimento social de Charles Tilly à mobilização do dia 12 de março. A tarefa levada a cabo apoia-se sobretudo no trabalho empírico realizado no âmbito de uma investigação em curso.<hr/>In the context of contemporary societies we are dealing with an intense emergence and proliferation of social mobilizations of every kind, which are a consequence of the great dissemination of the neoliberal program. Many of them are social movements, but others are not. The concept of social movement has been expanded and therefore a specific and careful analysis is needed before its application. Our aim is to evaluate the possibilities of application of Charles Tilly’s social movement concept to the 12th March mobilization. This task will be based on the field work of an on-going research.<hr/>Dans le contexte des sociétés contemporaines nous sommes confrontés avec l’émergence et prolifération intenses de tous les types de mobilisations sociales, que sont une conséquence d’une très forte dissémination du programme néolibérale. Beaucoup de celles - là se sont desmouvements sociaux, mais pas tous. Le concept de mouvement social a devenu très large, ce que détermine l’exigence d’un type d’analyse beaucoup plus rigoureuse par rapport à son usage. Notre but est évaluer jusqu’à quel point on peut appliquer avec assurance le concept de mouvement social de Charles Tilly à l’étude de cas du 12ème March. Ce travail est basé dans une investigation que n’est pas encore terminé.<hr/>En el contexto de las sociedades contemporáneas estamos delante de una emergencia y proliferación fuertes de movilizaciones sociales de todos los tipos, que resultan de la grande diseminación del programa neoliberal. Muchas de ellas son movimientos sociales, pero ni todas aunque parezcan. El concepto de movimiento social hay devenido demasiado inclusivo y por lo tanto es necesaria una análisis de gran rigor antes de la aplicación del concepto. Nuestro objetivo es evaluar cuales son las posibilidades de aplicación del concepto de movimiento social de Charles Tilly a el caso del 12 de Marzo. Este trabajo es respaldado por una investigación en curso. <![CDATA[<b>In front of the computer</b>: <b>the Internet as a producer of dependency and isolation</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192012000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Poucos anos após o surgimento da Internet, começaram os primeiros estudos sobre dependência do meio virtual. Episódios de isolamento e autoexclusão do convívio social têm preocupado especialistas do mundo todo, e o facto de que a Internet promove dependência tem gerado discussão.Mas é possível que o meio on-line incite tal dependência e isolamento dos indivíduos? Esta é a questão central que norteará o debate deste artigo. Para responder, o estudo apresenta um cruzamento entre a necessidade que os usuários têm em ter contacto com a Internet e a aliciante promoção da dependência pelos meios virtuais.<hr/>Few years after the advent of the Internet, began the first studies on dependence of the web. Episodes of isolation and self exclusion from social life have been worrying scholars around the world, and the fact that the Internet promotes dependence has generated discussion. But it is possible that the online that encourages dependency and isolation of individuals? This is the central question that will guide the discussion of this paper. To answer, this study presents a cross between a requirement that users have to have contact with the Internet and attractive promotion of dependency on virtual spaces.<hr/>Quelques années après l'avènement de l'Internet, a commencé les premières études sur la dépendance de l'Internet. Les épisodes de l'isolement et l'auto-exclusion de la vie sociale ont été préoccupante savants du monde entier, et le fait que l'Internet favorise la dépendance a suscité de nombreux débats. Mais il est possible que la ligne qui encourage la dépendance et l'isolement des individus? Telle est la question centrale qui guidera la discussion de cet article. Pour y répondre, cette étude présente un croisement entre une exigence que les utilisateurs doivent avoir un contact avec l'Internet et la promotion attrayante de la dépendance sur les espaces virtuels.<hr/>Pocos años después de la llegada de Internet, comenzaron los primeros estudios sobre la dependencia de la web. Los episodios de aislamiento y la exclusión propia de la vida social han preocupado los estudiosos de todo el mundo, y el hecho de que Internet fomenta la dependencia ha generado debate. Sin embargo, es posible que la Internet fomente la dependencia y el aislamiento de los individuos? Esta es la pregunta central que guiará la discusión de este artículo. Para responder, este estudio presenta una mezcla entre la necesidad que los usuarios presentan en tener contacto con la Internet y la promoción atractiva de la dependencia por los espacios virtuales. <![CDATA[<b>A supplement between two worlds</b>: <b>Causes and consequences of the paper to digital transition of DN Jovem</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192012000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O DN Jovem, suplemento que o Diário de Notícias começou a publicar em maio de 1983, rapidamente se tornou uma montra para novos prosadores, poetas, fotógrafos e ilustradores. Em junho de 1996, ano em que o acesso à Internet nos lares portugueses não atingia sequer um por cento, os seus conteúdos migraram do suporte impresso para o online. A transição, decidida pela Administração do DN no âmbito de uma reestruturação do jornal, anunciou a morte daquele que, segundo o escritor José Jorge Letria, foi “o mais importante espaço de revelação e de afirmação de novos valores literários” no Portugal democrático.<hr/>The DN Jovem, a supplement that the Portuguese newspaper Diário de Notícias (DN) began publishing in May 1983, quickly became a showcase for new prose writers, poets, publishing in May 1983, quickly became a showcase for new prose writers, poets, photographers and illustrators. In June 1996, when access to the Internet didn’t even reach one percent of Portuguese homes, its contents migrated from print to online. The transition, determined by the Administration of DN within a newspaper’s restructuring, announced the death of a supplement that was, according to Portuguese writer José Jorge Letria, “the most important spot for the revelation and affirmation of new literary values” in democratic Portugal.<hr/>Le DN Jovem, supplément que le quotidien portugais Diário de Notícias (DN) a commencé à publier en mai 1983, est rapidement devenu une vitrine pour prosateurs, poètes, photographes et illustrateurs. En Juin 1996, quand l’accès Internet dans les foyers portugais n’a pas atteint l’un pour cent, son contenu était migré du papier au support en ligne. La transition, déterminée par l’Administration du DN en vertu d’une restructuration du journal, a annoncé la mort d’un supplément que, selon l’écrivain portugais José Jorge Letria, était “l’endroit le plus important pour la révélation et l’affirmation de nouvelles valeurs littéraires” dans le Portugal démocratique.<hr/>El DN Jovem, suplemento que el periódico portugués Diário de Notícias (DN) comenzó a publicar en mayo de 1983, se convirtió rápidamente en un escaparate para los nuevos prosistas, poetas, fotógrafos e ilustradores. En junio de 1996, año en que el acceso a la Internet en los hogares portugueses no era siquiera el uno por ciento, su contenido migró del papel al online. La transición, determinada por la Administración de DN en el ámbito de una reestructuración del periódico, anunció la muerte de aquel que, según el escritor portugués José Jorge Letria, era “el lugar más importante para la revelación y la afirmación de nuevos valores literarios” en el Portugal democrático. <![CDATA[<b>Religion and other concepts</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192012000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo são abordadas as definições de religião, tanto as substantivas como as funcionais. As várias componentes da religião são referidas. Na visão substantiva, a religião é um sistema que engloba crenças, práticas, valores e organizações. Na visão funcional, a religião oferece normas, coesão, tranquilidade, estímulo, sentido, experiência, maturidade, identidade, redenção. O sagrado, a espiritualidade, a ideologia, a superstição e a magia são conceitos relacionados com a religião, sendo o seu significado também desenvolvido.<hr/>In this article the definitions of religion are approached. Both substantive and functional definitions are referred. The several components of religion are mentioned. In a substantive view, religion is a system that comprises beliefs, practices, values and organizations. In a functional view, religion offers norms, cohesion, tranquillity, stimulus, meaning, experience, maturation, identity, redemption. Sacred, spirituality, ideology, superstition and magic are concepts related with religion. Their meaning will be developed here.<hr/>Cet article aborde les définitions de la religion, substantives et fonctionnelles. Les différentes composantes de la religion sont concernées. Sur la conception substantive, la religion est un système qui englobe les croyances, les pratiques, les valeurs et les organisations. Dans la vue fonctionnelle, la religion fournit des normes, la cohésion, la tranquillité, la relance, le sens, l'expérience, la maturité, l'identité et de rédemption. Le sacré, la spiritualité, l'idéologie, la superstition et la magie sont des concepts liés à la religion; son sens sera développé ici.<hr/>Este artículo se refiere a las definiciones de la religión, tanto sustantivas como funcionales. Los diversos componentes de la religión se refieren. En la concepción sustantiva, la religión es un sistema que abarca creencias, prácticas, valores y organizaciones. En el punto de vista funcional, la religión proporciona las normas, la cohesión, la tranquilidad, el estímulo, el sentido, la experiencia, la madurez, la identidad y la redención. Lo sagrado, la espiritualidad, la ideología, la superstición y la magia son conceptos relacionados con la religión, siendo su significado también aquí desarrollado. <![CDATA[<b>Pilgrimage</b>: <b>possibilities for critical understanding of an experience</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192012000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo indaga as várias possibilidades de compreensão crítica da experiência - humana e religiosa - da peregrinação. Depois de se explorar a polaridade presente na própria noção de “experiência” tal como pensada pela mentalidade técnico-científica e pela convicção religiosa, mostra-se, ainda, como também as abordagens das ciências humanas reproduzem polaridades semelhantes, até ao ponto da rutura epistemológica. A consideração da peregrinação como “arquétipo” e “narração” completa as possibilidades de compreensão crítica desta experiência, as quais são, finalmente, submetidas a avaliação à luz da atual busca de espiritualidade.<hr/>This study inquires about the several possibilities of critical understanding of the - human and religious - experience of pilgrimage. After exploring the polarity present in the very idea of “experience” as conceived by the technical and scientific mentality and by the religious conviction, it is shown how the human sciences approach also reproduces similar polarities, to the point of epistemological rupture. The consideration of pilgrimage as “archetype” and “narrative” completes the possibilities for critical understanding of this experience, which are, finally, submitted to evaluation in the light of the current request for spirituality.<hr/>Cette étude enquête sur les différentes possibilités de compréhension critique de l’expérience - humaine et religieuse - du pèlerinage. Après l’exploration de la polarité présente dans la même notion d’ “expérience” telle que conçue par la mentalité technique et scientifique et par la conviction religieuse, on montre comment aussi les approches des sciences humaines reproduisent similaires polarités, jusqu’au point de la rupture épistémologique. La considération du pèlerinage en tant qu’ “archétype” et “narrative” complète les possibilités de compréhension critique de cette expérience, lesquelles sont, finalement, soumises à l’évaluation à la lumière de l’actuelle demande de spiritualité.<hr/>Este estudio indaga sobre las diversas posibilidades de comprensión crítica de la experiencia - humana y religiosa - de la peregrinación. Después de explorar la polaridad en la noción misma de “experiencia” tal como es concebida por la mentalidad técnica y científica y por la convicción religiosa, se muestra como también los enfoques de las ciencias humanas reproducen polaridades similares, hasta el punto de rutura epistemológica. La consideración de la peregrinación como “arquétipo” y “narrativa” completa las posibilidades de comprensión crítica de esta experiencia, las cuales son, finalmente, sometidas a evaluación a la luz de la actual demanda de espiritualidad. <![CDATA[<b>Das categorias de pensamento às categorias de conhecimento</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192012000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo indaga as várias possibilidades de compreensão crítica da experiência - humana e religiosa - da peregrinação. Depois de se explorar a polaridade presente na própria noção de “experiência” tal como pensada pela mentalidade técnico-científica e pela convicção religiosa, mostra-se, ainda, como também as abordagens das ciências humanas reproduzem polaridades semelhantes, até ao ponto da rutura epistemológica. A consideração da peregrinação como “arquétipo” e “narração” completa as possibilidades de compreensão crítica desta experiência, as quais são, finalmente, submetidas a avaliação à luz da atual busca de espiritualidade.<hr/>This study inquires about the several possibilities of critical understanding of the - human and religious - experience of pilgrimage. After exploring the polarity present in the very idea of “experience” as conceived by the technical and scientific mentality and by the religious conviction, it is shown how the human sciences approach also reproduces similar polarities, to the point of epistemological rupture. The consideration of pilgrimage as “archetype” and “narrative” completes the possibilities for critical understanding of this experience, which are, finally, submitted to evaluation in the light of the current request for spirituality.<hr/>Cette étude enquête sur les différentes possibilités de compréhension critique de l’expérience - humaine et religieuse - du pèlerinage. Après l’exploration de la polarité présente dans la même notion d’ “expérience” telle que conçue par la mentalité technique et scientifique et par la conviction religieuse, on montre comment aussi les approches des sciences humaines reproduisent similaires polarités, jusqu’au point de la rupture épistémologique. La considération du pèlerinage en tant qu’ “archétype” et “narrative” complète les possibilités de compréhension critique de cette expérience, lesquelles sont, finalement, soumises à l’évaluation à la lumière de l’actuelle demande de spiritualité.<hr/>Este estudio indaga sobre las diversas posibilidades de comprensión crítica de la experiencia - humana y religiosa - de la peregrinación. Después de explorar la polaridad en la noción misma de “experiencia” tal como es concebida por la mentalidad técnica y científica y por la convicción religiosa, se muestra como también los enfoques de las ciencias humanas reproducen polaridades similares, hasta el punto de rutura epistemológica. La consideración de la peregrinación como “arquétipo” y “narrativa” completa las posibilidades de comprensión crítica de esta experiencia, las cuales son, finalmente, sometidas a evaluación a la luz de la actual demanda de espiritualidad. <![CDATA[<b>A precariedade como modo de vida? Recensão crítica do livro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192012000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo indaga as várias possibilidades de compreensão crítica da experiência - humana e religiosa - da peregrinação. Depois de se explorar a polaridade presente na própria noção de “experiência” tal como pensada pela mentalidade técnico-científica e pela convicção religiosa, mostra-se, ainda, como também as abordagens das ciências humanas reproduzem polaridades semelhantes, até ao ponto da rutura epistemológica. A consideração da peregrinação como “arquétipo” e “narração” completa as possibilidades de compreensão crítica desta experiência, as quais são, finalmente, submetidas a avaliação à luz da atual busca de espiritualidade.<hr/>This study inquires about the several possibilities of critical understanding of the - human and religious - experience of pilgrimage. After exploring the polarity present in the very idea of “experience” as conceived by the technical and scientific mentality and by the religious conviction, it is shown how the human sciences approach also reproduces similar polarities, to the point of epistemological rupture. The consideration of pilgrimage as “archetype” and “narrative” completes the possibilities for critical understanding of this experience, which are, finally, submitted to evaluation in the light of the current request for spirituality.<hr/>Cette étude enquête sur les différentes possibilités de compréhension critique de l’expérience - humaine et religieuse - du pèlerinage. Après l’exploration de la polarité présente dans la même notion d’ “expérience” telle que conçue par la mentalité technique et scientifique et par la conviction religieuse, on montre comment aussi les approches des sciences humaines reproduisent similaires polarités, jusqu’au point de la rupture épistémologique. La considération du pèlerinage en tant qu’ “archétype” et “narrative” complète les possibilités de compréhension critique de cette expérience, lesquelles sont, finalement, soumises à l’évaluation à la lumière de l’actuelle demande de spiritualité.<hr/>Este estudio indaga sobre las diversas posibilidades de comprensión crítica de la experiencia - humana y religiosa - de la peregrinación. Después de explorar la polaridad en la noción misma de “experiencia” tal como es concebida por la mentalidad técnica y científica y por la convicción religiosa, se muestra como también los enfoques de las ciencias humanas reproducen polaridades similares, hasta el punto de rutura epistemológica. La consideración de la peregrinación como “arquétipo” y “narrativa” completa las posibilidades de comprensión crítica de esta experiencia, las cuales son, finalmente, sometidas a evaluación a la luz de la actual demanda de espiritualidad.