Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0871-918720190002&lang=pt vol. 32 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872019000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>A inserção profissional de um egresso do PIBID</b>: <b>O caso de uma professora de matemática</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872019000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo focaliza a inserção profissional de uma professora de matemática que passou pelo PIBID e hoje atua no Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal do Rio de Janeiro, Brasil. Foi realizado um estudo de caso etnográfico, de modo a que as experiências, a formação e as expectativas da professora fossem compreendidas por meio de entrevistas em profundidade e observação participante. Teoricamente, o artigo dialoga com Cochran-Smith, Fiorentini e Marcelo Garcia. Os resultados demonstram que: há uma tendência ao isolamento por parte da professora iniciante; existe uma força da área e uma crença epistemológica no ensino transmissivo; o PIBID aparece como uma contribuição no que se refere ao conhecimento do contexto profissional.<hr/>The paper focuses on the professional insertion of a mathematics teacher that held the PIBID scholarship and nowadays works on the second level of Elementary School in a municipal public school in Rio de Janeiro, Brazil. An ethnographic case study was performed, in a way that the teacher's experiences, education and expectations were understood by means of in-depth interviews and participating observation. Theoretically, the paper dialogues with Cochran-Smith, Fiorentini and Marcelo Garcia. The results show that: there's a tendency to the isolation by the beginning teacher; there's a force of the area and an epistemological belief in transmissive teaching; the PIBID scholarship appears as a contribution in what refers to the knowledge of the professional context.<hr/>El artículo se centra en la inserción profesional de una profesora de matemática que pasó por el PIBID y hoy actúa en los años finales de la Enseñanza Fundamental de una escuela pública municipal de Río de Janeiro, Brasil. Se realizó un estudio de caso etnográfico, de modo que las experiencias, la formación y las expectativas de la profesora fuesen comprendidas por medio de entrevistas en profundidad y observación participante. Teóricamente, el artículo dialoga con Cochran-Smith, Fiorentini y Marcelo García. Los resultados demuestran que: hay una tendencia al aislamiento por parte de la profesora principiante; existe una fuerza del área y una creencia epistemológica en la enseñanza transmisiva; el PIBID aparece como una contribución en lo que se refiere al conocimiento del contexto profesional. <![CDATA[<b>Satisfação Profissional dos Professores em Pré-Reforma</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872019000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A docência é uma das profissões que tem sofrido alterações tanto ao nível da sua prática como da carreira profissional. Com as diversas modificações que têm sido efetuadas, os professores veem-se confrontados com uma panóplia de fatores que influenciam o seu desempenho profissional e que poderão influenciar a sua satisfação profissional. A partir de uma amostra de 114 professores dos ensinos básico e secundário da Região Autónoma dos Açores (RAA), dos quais 73 são do género feminino (64%) e 41 do género masculino (46%), com idades compreendidas entre os 50 e os 65 anos, pretendeu-se analisar os níveis de satisfação profissional dos professores, saber se a satisfação profissional se altera em função da preparação para a reforma e de variáveis sociodemográficas. Para a recolha de dados foram utilizados três questionários, que permitem estudar as variáveis sociodemográficas dos participantes, a sua satisfação profissional e a sua preparação para a reforma. Os resultados obtidos indicam que a maioria dos professores do ensino básico e secundário da amostra não prepara a sua reforma, que as escolas básicas e secundárias da RAA não desenvolvem programas de preparação para a reforma, que os docentes estão relativamente satisfeitos com a sua profissão e que a satisfação profissional varia em função da idade, numa relação diretamente proporcional. O estudo evidencia a necessidade de uma intervenção organizada no âmbito da preparação para a reforma, junto dos professores do ensino básico e secundário da Região, muito embora se verifique que os docentes estão relativamente satisfeitos com o seu trabalho. Sugere-se, ainda, o desenvolvimento de novos estudos, no sentido de verificar se o facto de os professores estarem relativamente satisfeitos com a profissão influencia a falta de preparação a reforma.<hr/>Teaching is one of the professions that has undergone changes in both, its practice and career development. With the various modifications that have been made, teachers are faced with a panoply of factors that influence their professional performance and their professional satisfaction. From a sample of 114 teachers of elementary and secondary school in the Autonomous Region of the Azores (RAA), of which 73 are female (64%) and 41 male (46%), aged between 50 and 65, the aim was to analyse teachers' levels of job satisfaction, whether job satisfaction varies with preparation for retirement and sociodemographic variables. For data collection, three questionnaires were used to study participants' socio-demographic variables, their job satisfaction and their preparation for retirement. The results indicate that most of the primary and secondary school teachers do not prepare their retirement, that RAA primary and secondary schools do not develop retirement preparation programs, that teachers are relatively satisfied with their profession and that job satisfaction varies with age in a directly proportional relationship. The study highlights the need for organized intervention in the context of preparation for retirement among primary and secondary school teachers in the Region, although teachers are relatively satisfied with their work. Further studies are suggested to check whether the fact that teachers are relatively satisfied with the profession influences the lack of preparation for retirement.<hr/>La enseñanza es una de las profesiones que ha experimentado cambios tanto en su práctica como en la carrera profesional. Con las diversas modificaciones que se han realizado, los maestros se enfrentan a una serie de factores que influyen en su desempeño profesional y su satisfacción profesional. De una muestra de 114 maestros de educación primaria y secundaria en la Región Autónoma de las Azores (RAA), de los cuales 73 son mujeres (64%) y 41 hombres (46%), con edades entre 50 y 65 años, el objetivo era analizar los niveles de satisfacción laboral de los docentes, si la satisfacción laboral varía con la preparación para la jubilación y las variables sociodemográficas. Para la recopilación de datos, se utilizaron tres cuestionarios para estudiar las variables sociodemográficas de los participantes, su satisfacción laboral y su preparación para la jubilación. Los resultados indican que la mayoría de los maestros de escuelas primarias y secundarias no preparan su jubilación, que las escuelas primarias y secundarias de RAA no desarrollan programas de preparación para la jubilación, que los docentes están relativamente satisfechos con su profesión y que la satisfacción laboral varía con la edad de una manera directamente proporcional. El estudio destaca la necesidad de una intervención organizada en el contexto de la preparación para el retiro entre los maestros de escuelas primarias y secundarias de la Región, aunque los docentes están relativamente satisfechos con su trabajo. Se sugieren estudios adicionales para verificar si el hecho de que los docentes estén relativamente satisfechos con la profesión influye en la falta de preparación para la jubilación. <![CDATA[<b>Conhecimento de estatística bivariada de futuros professores portugueses dos primeiros anos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872019000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é analisar o conhecimento estatístico de uma amostra de futuros professores dos primeiros anos escolares quando resolvem uma tarefa envolvendo uma distribuição bidimensional, em relação à sua representação gráfica, à correlação linear e à regressão linear. No estudo participaram 50 estudantes que se encontravam a frequentar o 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica numa universidade do norte de Portugal. Os dados recolhidos dos estudantes foram obtidos através da aplicação de várias questões de probabilidades e estatística em ambiente formal de avaliação, das quais iremos aqui tratar apenas aquela que diz respeito à distribuição bidimensional. Finalmente, em termos de resultados, verificou-se que os estudantes foram mais sucedidos na representação gráfica da distribuição. Na avaliação do sinal e da intensidade da correlação linear, cerca de metade ou mais estudantes responderam corretamente. Finalmente, tiveram muitas dificuldades na regressão linear, aquando da determinação da estimativa do valor de uma das variáveis conhecido o valor da outra.<hr/>The aim of this paper is to analyse the statistics knowledge of a sample of prospective primary school teachers when they solve a task involving a two-dimensional distribution, in relation to the graphic representation, to the linear correlation and to the linear regression. The study involved 50 students, who were attending the 2nd year of the Bachelor in Basic Education at a university in the north of Portugal. The data were collected from the students answers through the application of several probability and statistics questions in a formal evaluation environment, of which we will deal here only with that concerning the two-dimensional distribution. Finally, in terms of results, the students were more successful in the graphic representation of the distribution. About half or more students were evaluated correctly in the signal and the intensity of the linear correlation. Finally, the students had many difficulties in the linear regression, when determining the estimation of the value for a variable known the value of the other.<hr/>El objetivo de este trabajo es analizar el conocimiento estadístico de una muestra de futuros profesores de educación primaria cuando resuelven una tarea sobre la distribución bidimensional, en relación a su representación gráfica, a la correlación lineal y a la regresión lineal. En el estudio participaron 50 estudiantes, que se encontraban en el 2.º año de la Licenciatura en Educación Básica en una universidad del norte de Portugal. Los datos recogidos se obtienen de las respuestas de los estudiantes a varias cuestiones referidas a la probabilidad y la estadística en un ambiente formal de evaluación. En este trabajo tratamos solo las tareas referidas a la distribución bidimensional. En términos de resultados, los estudiantes obtuvieron mayor éxito en la representación gráfica de la distribución, mientras que en la evaluación del signo y de la intensidad de la correlación lineal cerca de la mitad o más de los estudiantes respondieron correctamente a la tarea. Finalmente, tuvieron muchas dificultades en cuanto a la regresión lineal, en torno a la estimación de un valor en una de las variables conocido el valor de la otra. <![CDATA[<b>Educar para a mudança e a sustentabilidade</b>: <b>Avaliação de uma proposta de aprendizagem experiencial para capacitar os professores em formação inicial</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872019000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Uno de los principales retos que debe afrontar la educación es la búsqueda de la Sostenibilidad. Y, en este proceso, el profesorado es un pilar fundamental. Por ello, se presenta una propuesta educativa de formación inicial de profesorado basada en la experimentación y análisis de un ciclo de aprendizaje en torno a la problemática socioambiental del cambio climático. Para su evaluación se utilizó una metodología de carácter mixto. Los resultados obtenidos sugieren que este tipo de prácticas pueden contribuir a mejorar el compromiso del futuro profesorado con una Educación Ambiental orientada hacia la Sostenibilidad y crítica con el modelo actual de desarrollo, permitiendo la construcción de un marco educativo basado en metodologías globalizadas y participativas, así como a favorecer la adquisición de competencias docentes.<hr/>One of the main challenges that education must face is the search for Sustainability. And, in this process, the teaching staff is a fundamental pillar. Therefore, an educational proposal of initial teacher training based on experimentation and analysis of a learning cycle around the climate change socio-environmental problem is presented. For its evaluation, a mixed methodology was used. The results suggest that this type of practice can contribute to improve the commitment of the future teachers with an Environmental Education oriented towards Sustainability and critical with the current development model, allowing the construction of an educational framework based on globalized and participatory methodologies, as well as to favor the acquisition of teaching competences.<hr/>Um dos principais desafios que a educação deve enfrentar é a busca pela Sustentabilidade. E, nesse processo, o corpo docente é um pilar fundamental. Para tanto, apresenta-se uma proposta educacional de formação inicial de professores baseada na experimentação e análise de um ciclo de aprendizagem em torno do problema socioambiental da mudança climática. Para a sua avaliação, foi utilizada uma metodologia mista. Os resultados obtidos sugerem que esse tipo de prática pode contribuir para melhorar o comprometimento dos futuros professores com uma Educação Ambiental voltada à Sustentabilidade e crítica ao atual modelo de desenvolvimento, permitindo a construção de um arcabouço educacional baseado em metodologias globalizadas e participativas, bem como para favorecer a aquisição de competências de ensino. <![CDATA[<b>A deriva paralela pedagógica</b>: <b>Um fio educativo invisível entre o <i>Porto</i> e <i>Paris</i> através de narrativas pessoais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872019000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partimos de la deriva como práctica artística contemporánea, con reconocidos antecedentes históricos. El objetivo principal es experimentar las potencialidades pedagógicas de la observación de entornos urbanos de forma colaborativa y mediada por las TIC a través de la deriva, como artistas/investigadores/docentes encargados de la formación del profesorado, para poder introducir este tipo de iniciativas en el entorno educativo. La A/R/Tografía como método de Investigación Basada en las Artes facilita usar la deriva simultáneamente como práctica artística, proceso investigador y experiencia de aprendizaje docente. Los resultados se exponen a través de narrativas personales que muestran reflexiones sobre el proceso de comprensión compartida en torno a las ciudades de Porto y Paris. Las conclusiones establecen los requerimientos de lo que acuñamos como deriva paralela pedagógica: establecer filtros cognitivos para focalizar el proceso de enseñanza-aprendizaje; promover una actitud y mirada hacia la ciudad centrada en la experiencia estética y crítica; garantizar, para el aprendizaje colaborativo, la interdependencia positiva, la responsabilidad personal, la evaluación compartida y la interacción cara a cara final. Los valores que promueve la deriva paralela pedagógica, como el autoconocimiento, la empatía y la creación de lazos con otras personas, tendrían implicaciones positivas en su implementación en procesos de internacionalización educativa.<hr/>This research starts from the drift as a contemporary artistic practice, which has a recognized historical background. The main objective is to experience the pedagogical potential of the observation of urban environments in a collaborative manner mediated by ICT through the drift, and thus, as artists/researchers/teachers in charge of teacher training, to be able to introduce these kinds of initiatives in the educational environment. A/R/Tography as an Art-Based Research method facilitates the simultaneous use of the drift as an artistic practice, an investigative process and a teacher learning experience. The results are presented through personal narratives that show thoughts on the process of shared understanding in the cities of Porto and Paris. The conclusions set out the requirements of the pedagogical parallel drift: to establish cognitive filters to focus on the teaching-learning process; to promote an attitude and way of looking toward the city centred on the aesthetic and critical experience; to ensure positive interdependence, personal responsibility, shared assessment and face-to-face interaction for collaborative learning. The values that are promoted by the pedagogical parallel drift, like self-awareness, empathy, and the creation of bonds with other people, would have positive implications if implemented in education internationalization programs.<hr/>Partimos da deriva como prática artística contemporânea, com reconhecidos antecedentes históricos. O principal objetivo é experimentar as potencialidades pedagógicas da observação de ambientes urbanos, de forma colaborativa e mediada pelas TIC através da deriva, como artistas/investigadores/docentes responsáveis pela formação de professores, para podermos introduzir este tipo de iniciativas no ambiente educativo. A A/R/Tografia como método de Investigação Baseada nas Artes permite utilizar a deriva, simultaneamente, como prática artística, processo de investigação e experiência de aprendizagem docente. Os resultados são apresentados através de narrativas pessoais que mostram reflexões sobre o processo de compreensão partilhada, em torno das cidades do Porto e de Paris. As conclusões estabelecem os requisitos do que apelidamos de deriva paralela pedagógica: estabelecer filtros cognitivos para focalizar o processo de ensino-aprendizagem; promover uma atitude e um olhar sobre a cidade centrado na experiência estética e crítica; assegurar, para a aprendizagem colaborativa, a interdependência positiva, a responsabilidade pessoal, a avaliação partilhada e a interação cara a cara final. Os valores que promove a deriva paralela pedagógica, como a autoconsciência, a empatia e a criação de laços com outras pessoas, têm implicações positivas na sua implementação em processos de internacionalização na educação. <![CDATA[<b>Uma reflexão sobre um processo de transformação de práticas pedagógicas nos espaços exteriores em contextos de educação de infância</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872019000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A investigação realizada sobre espaços exteriores em contextos educativos aponta para cenários de desinvestimento e de desvalorização destes ambientes, apesar do seu contributo para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. A implementação de mudanças que potenciem uma valorização efetiva do brincar ao ar livre, em contextos de educação de infância, pressupõe a conceção de processos formativos que ajudem os profissionais de educação a transformar práticas enraizadas. Em resposta ao interesse manifestado por duas equipas de profissionais de educação de infância portugueses, desenvolvemos uma formação em contexto destinada à melhoria das práticas pedagógicas ao ar livre. Neste artigo apresentamos uma reflexão crítica sobre dimensões que emergiram a partir do processo formativo vivido e que parecem influenciar a concretização e sustentabilidade da mudança (disposição para a mudança; trabalho de equipa; recursos e equipamentos; envolvimento das famílias; imagens de criança, de aprendizagem e papel do adulto). Dentro destas dimensões, que se interligam, sobressaem desarticulações entre discursos e práticas, situando-se os principais desafios ao nível da transformação da imagem de criança e da consequente ação do educador, o que exige desenvolvimento de atitude crítica, avaliativa e reflexiva.<hr/>Research on outdoor spaces in education settings points to scenarios of disinvestment and devaluation of these environments, despite their contribution to children s learning and development. To introduce changes in professionals rooted practices and to promote an effective valuation of outdoor play, formative programs provide an important contribute. In response to the interest expressed by two teams of early childhood Portuguese professionals, we developed an in-context formative program aimed at improving outdoor pedagogical practices. In this article we present a critical reflection on dimensions that emerged from the formative process and that seem to influence pedagogical transformation in the outdoor practices (will to change, teamwork, resources and equipment, families involvement, conceptual images about children, learning and the adult role). The discussed dimensions are interconnected and reveal incongruences between professionals speeches and practices. Major challenges in promoting outdoor play practices arise from professionals views about children, so pedagogical transformation demands the development of a conscientiously attitude of self-evaluation and reflection.<hr/>La recherche sur les espaces extérieurs dans les établissements d enseignement met en évidence des scénarios de désinvestissement et de dévaluation de ces environnements, malgré leur contribution à l apprentissage et au développement des enfants. Pour introduire des changements dans les pratiques habituelles des professionnels et promouvoir une valorisation efficace du jeu en plein air, des programmes de formation peuvent apporter une contribution importante. En réponse à l'intérêt exprimé par deux équipes de professionnels Portugais de la petite enfance, nous avons développé un programme de formation en contexte visant à améliorer les pratiques pédagogiques en plein air. Dans cet article, nous présentons une réflexion critique sur les dimensions issues du processus de formation et qui semblent influencer la transformation pédagogique des pratiques de plein air (volonté de changement, travail d'équipe, ressources et équipements, implication des familles, image d enfant, apprentissage et rôle de l adulte). Les dimensions analysées sont interconnectées et révèlent des incohérences entre les discours et les pratiques des professionnels. Les perspectives des professionnels sur les enfants représentent un défi majeur pour la promotion des pratiques de jeu en plein air. La transformation pédagogique exige donc le développement d une attitude consciente d auto-évaluation et de réflexion. <![CDATA[<b>Predição de variáveis familiares que interferem no progresso académico em contextos multiculturais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872019000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo pretende examinar los principales factores culturales y familiares que condicionan el aprendizaje en el periodo infantil en contextos multiculturales, teniendo en cuenta la influencia de esta etapa en el desarrollo del niño. El objetivo de este estudio fue conocer que variables culturales inciden en los avances educativos de estos alumnos. Para analizar estos elementos se utilizó una muestra de 968 sujetos, de los cuales 633 correspondieron al alumnado del tercer curso de Educación Infantil de la C. A. de Ceuta y 335 a los padres de estos alumnos. A todos ellos se les aplicaron instrumentos de elaboración propia: a los alumnos se les midió el rendimiento académico de áreas del lenguaje, mientras que los padres cumplimentaron un cuestionario relacionado con la dinámica familiar. Los resultados obtenidos a través de los análisis estadísticos (descriptivos, inferencial y modelos de regresión) indicaron la existencia de diferencias de rendimiento en todas las áreas relacionadas con el lenguaje en aquellos alumnos con lengua materna distinta a la oficial. Este estudio verificó que los contrastes negativos tienen una relación directa con la dinámica familiar, definida por la religión que en ella se profesa, que en el caso de los musulmanes determina que la lengua cultural-familiar darija es la causa principal.<hr/>This article aims to examine the main cultural and family factors that condition childhood learning in multicultural contexts, considering the influence of this stage on the child's development. The objective of this study was to know what cultural variables affect the educational attainment of these students. To analyze these elements, a sample of 968 subjects was used, of which 633 corresponded to the students of the third child education course and 335 to the parents of this student. To all of them, instruments of own elaboration were applied: the students were measured in academic performance of language areas, while the parents completed a questionnaire related to family dynamics. The results obtained through statistical analyses (descriptive, inferential and regression models) indicated the existence of differences in performance in all areas related to language in those students with a mother tongue other than the official one. This study verified that negative contrasts have a direct relationship with family dynamics, defined by the religion professed in it, which in the case of Muslims determines that the cultural-family language darija is the main cause.<hr/>Este artigo pretende analisar os principais fatores culturais e familiares que condicionam a aprendizagem na infância em contextos multiculturais, levando em consideração a influência dessa etapa no desenvolvimento da criança. O objetivo deste estudo foi perceber que variáveis culturais interferem nos avanços educacionais desses alunos. Para a análise desses elementos, utilizou-se uma amostra de 968 sujeitos, dos quais 633 corresponderam aos alunos do terceiro curso de Educação Infantil, e 335 aos pais desses alunos. A todos eles foram aplicados instrumentos de elaboração própria: os alunos foram avaliados pelo desempenho académico nas áreas de linguagem, enquanto os pais preencheram um questionário relacionado com a dinâmica familiar. Os resultados obtidos por meio das análises estatísticas (descritiva, inferencial e modelos de regressão) indicaram a existência de diferenças de desempenho, em todas as áreas relacionadas com a linguagem, nos alunos com língua materna diferente da oficial. Este estudo verificou que os contrastes negativos têm uma relação direta com a dinâmica familiar, definida pela religião que professan, que no caso dos muçulmanos determina que a língua cultural-familiar darija é a causa principal. <![CDATA[<b>Evidências de validade para a Escala de Vitimização entre Alunos (EVA)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872019000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo avalia a Escala de Vitimização entre Alunos (EVA) quanto à validade da sua estrutura interna, consistência interna, e na relação com outra variável (stress). Para tal, foram analisadas respostas à EVA de 1.484 alunos de escolas públicas do 6.o ao 9.o ano do Ensino Básico provenientes de seis cidades de quatro estados do Brasil. Notou-se que a escala é formada por dois fatores: vitimização presencial e vitimização virtual, os quais conjuntamente explicam cerca de 50% da variância, obtendo um índice de consistência interna de 0,84 e 0,77 para os fatores. Adicionalmente, na cidade de Fortaleza (N=100) aplicou-se a EVA duas vezes num intervalo de 30 dias, obtendo-se um índice de precisão para o valor global de 0,64, e aplicou-se a Escala de Stress Infantil (ESI), tendo-se percebido correlações positivas significativas superiores a 0,65 entre os valores da EVA e da ESI. Assim, a EVA é uma alternativa promissora.<hr/>This study evaluated the Brazilian instrument Victimization among Students Scale s (VSS) in respect to the internal structure, internal consistence, and its relationship with another variable (stress). A database involving 1.484 students, from grades 6-9, in public schools of six cities from four Brazilian States was employed. Results indicated that the Scale comprehends two factors: face-to-face victimization and virtual victimization, which in conjunction explain about 50% of the variance, with an internal consistency index of 0,84 and 0,77. Additionally, the VSS was applied twice in a period of 30 days (N=100) in the city of Fortaleza, with a total reliability score of 0,64. Participants from Fortaleza also answered the Child Stress Scale (CSS), and positive significantly correlations above 0,65 were found between VSS and CSS. Thus, EVA is a promising alternative to evaluate the phenomenon.<hr/>Este estudio evaluó la Escala de Victimización entre Alumnos (EVA), en cuanto a la validez basada en la estructura interna, consistencia interna, y en la relación con otra variable (estrés). Para ello, se analizaron respuestas al EVA de 1.484 alumnos de escuelas públicas de 6.º a 9.º grado de la Educación Básica provenientes de seis ciudades de cuatro estados de Brasil. Se observó que la escala está formada por dos factores: victimización presencial y victimización virtual, los cuales conjuntamente explican cerca del 50% de la varianza, obteniendo un índice de consistencia interna de 0,84 y 0,77 para los factores. Adicionalmente, en la ciudad de Fortaleza (N=100) se aplicó a EVA dos veces en un intervalo de 30 días, obteniéndose un índice de precisión para el puntaje global de 0,64, y se aplicó la Escala de Estrés Infantil (EEI), habiendo percibido correlaciones positivas significativas superiores a 0,65 entre los escores de la EVA y de la EEI. Así, EVA es una alternativa prometedora. <![CDATA[<b>Estilos intelectuais, estratégias de aprendizagem e adaptação acadêmica no ensino superior brasileiro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872019000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetivou-se no presente estudo investigar como se apresentam os estilos intelectuais, as estratégias de aprendizagem e a adaptação acadêmica no ensino superior, sendo buscadas possíveis correlações e relações de dependência entre essas variáveis. Participaram 396 estudantes de cursos de graduação de três estados do Brasil (M = 22,8 anos, DP = 4,9), de ambos os sexos, que responderam ao Inventário de Estilos Intelectuais/Pensamento - Revisado II (TSI-R2), à Escala de Estratégias de Aprendizagem (EEA-U) e ao Questionário de Adaptação Acadêmica do ensino Superior (QAES). Os resultados indicaram a prevalência do estilo hierárquico, das estratégias de autorregulação social, e ainda que os estudantes se encontram mais bem adaptados ao planejamento de carreira. Houve correlação positiva e significativa entre o estilo hierárquico e a adaptação ao planejamento de carreira, sendo esta de magnitude média, e entre esse mesmo estilo e as estratégias de autorregulação cognitivas e metacognitivas, de magnitude pequena. Foram encontradas relações de dependência entre o estilo hierárquico e a adaptação ao planejamento de carreira, e entre o estilo externo e a adaptação social. As implicações psicoeducacionais foram discutidas no sentido de conjecturar explicações mais profundas para as dificuldades dos estudantes do ensino superior.<hr/>The objective of this study was to investigate how intellectual styles, learning strategies and academic adaptation are presented in higher education, seeking possible correlations and dependency relationships between these variables. Three hundred and ninety-six undergraduate students from three Brazilian states (M = 22.8 years, SD = 4.9), of both sexes, responded to the Intellectual/Thinking Styles Inventory - Revised II (TSI-R2), the Learning Strategies Scale (EEA-U) and the Higher Education Academic Adaptation Questionnaire (QAES). The results indicated the prevalence of hierarchical style, of social self-regulation strategies, and that students are better adapted to career planning. There was a positive and significant correlation between the hierarchical style and the adaptation to the career planning, which is of medium magnitude, and between this same style and the strategies of cognitive and metacognitive self-regulation, of small magnitude. Relationships were found between the hierarchical style and the adaptation to career planning, and between the external style and the social adaptation. The psychoeducational implications were discussed in order to conjecture deeper explanations for the difficulties of higher education students.<hr/>En el presente estudio se objetivó investigar cómo se presentan los estilos intelectuales, las estrategias de aprendizaje y la adaptación académica en la enseñanza superior, siendo buscadas posibles correlaciones y relaciones de dependencia entre esas variables. Participaron 396 estudiantes de cursos de graduación de tres estados de Brasil (M = 22,8, DP = 4,9), de ambos sexos, que respondieron al Inventario de Estilos Intelectuales/Pensamiento - Revisado II (TSI-R2), a la Escala de evaluación de las Estrategias de Aprendizaje (EEA-U) y al Cuestionario de Adaptación Académica a la Enseñanza Superior (QAES). Los resultados indicaron el predominio del estilo jerárquico, de las estrategias de autorregulação social, y todavía que los estudiantes están más bien equilibrados para la proyección de carrera. Había correlación positiva y significativa entre el estilo jerárquico y la adaptación a la proyección de carrera, siendo esto de magnitud media, y entre el mismo estilo y las estrategias de autorregulação cognoscitivo y metacognitivas, de pequeña magnitud. Las relaciones de dependencia se encontraron entre el estilo jerárquico y la adaptación de planificación de carrera, y entre el estilo del estilo externo y la adaptación social. Se discutieron las implicaciones psicoeducacionais en dirección de conjeturar explicaciones más profundas de las dificultades de los estudiantes de la enseñanza superior. <![CDATA[<b>A <i>síntese</i> como género escolar transdisciplinar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872019000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A síntese é um género textual cujo domínio se revela fundamental para o desempenho de tarefas socioprofissionais e académicas. A sua apropriação não é feita de forma espontânea, mas decorre essencialmente da aprendizagem formal, em contexto escolar, sobretudo no ensino secundário, nomeadamente na disciplina de Português. Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre a didatização do género textual síntese, focando-se o funcionamento social do género e a sua transposição didática nos programas curriculares do ensino secundário e em manuais escolares de Português. Por fim, apresentar-se-ão algumas propostas de didatização do género, assentes em três pilares: observação/análise de textos autênticos; produção textual regulada pelas características do género; reflexão metalinguística.<hr/>Synthesis is a textual genre and its domination is essential for socio-professional and academic tasks. Its appropriation is not made in a spontaneous way, but, most of the times, it takes place in a formal situation of learning, in a school context, namely in the Portuguese Language class. In this article, we present a reflection on the teaching of the textual genre synthesis, in the perspective of textual genres teaching - we focus on the social functioning of this genre and its didactic transposition in the current curricular programs, as well as in school manuals. Finally, we present some suggestions for teaching this genre, which are based on three principles: observation/analysis of authentic texts; textual production regulated by the characteristics of the genre; metalinguistic reflection.<hr/>La síntesis es un género textual cuyo dominio se muestra fundamental para el desempeño de actividades en el ámbito social, profesional y académico. Su apropiación no se hace de forma espontánea, pero transcurre del aprendizaje formal, en el contexto escolar, principalmente en la asignatura de portugués. En este artículo se presenta una reflexión sobre el didactismo del género textual síntesis, en una lógica de enseñanza de los géneros textuales - centrándonos en el funcionamiento social del género y su trasposición didáctica en los programas curriculares actuales y en los manuales escolares. Por último, se presentarán algunas propuestas de didactismo del género, basadas en tres pilares: observación/análisis de textos auténticos; producción textual regulada por las características del género; reflexión metalingüística. <![CDATA[<b>A Intervenção da Inspeção na Avaliação Externa das Escolas</b>: <b>um estudo com base nas perceções de diretores de escolas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872019000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em Portugal, o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior surge em 2002, com a publicação da Lei n.º 31/2002, determinando pela mesma via jurídico-normativa que as escolas sejam submetidas a processos de avaliação externa. Este processo avaliativo foi confiado à Inspeção da Educação, a partir de 2007, passando este a ser um dos principais domínios da intervenção inspetiva. O presente estudo tem por objetivo analisar como é percecionado, por diretores de escolas públicas portuguesas, o papel da Inspeção no processo de Avaliação Externa das Escolas. Com uma natureza descritiva, o estudo apoiou-se na aplicação de um inquérito por questionário, respondido por 111 diretores do território de Portugal Continental. Os resultados evidenciam que a Avaliação Externa das Escolas é uma atividade inspetiva valorizada pelos diretores de escolas e desenvolvida em alinhamento, por um lado, com a missão e funções da Inspeção da Educação no sistema educativo, e, por outro, com os objetivos consignados na lei para aquela atividade. Evidencia-se ainda que os diretores de escolas percecionam esta atividade como oportunidade de afirmação da figura do diretor, de acreditação da sua liderança no exercício da sua autonomia.<hr/>In Portugal, the system of evaluation of non-higher education and teaching appears in 2002, with the publication of Law nr. 31/2002, determining that the schools are subjected to external evaluation processes. This evaluation process was handed over to the School Inspectorate since 2007, being this one of the main domains of the inspective intervention. The present study aims to examine how is perceived, by school principals of Portuguese public schools, the role of the inspection in the process of the External Evaluation of Schools. With a descriptive nature, the study relied on a survey application, answered by 111 school principals of mainland Portugal. The results suggest that the External Evaluation of Schools is an inspective activity valued by the school principals and developed in alignment, on the one hand, with the mission and functions of the School Inspectorate in the educational system, and, on the other, with the objectives enshrined in law for that activity. Also, it is showed that the school principals perceived this activity as an opportunity to claim the principal role and accreditation of their leadership in the exercise of their autonomy.<hr/>En Portugal, el sistema de evaluación de la educación y de la enseñanza no superior surge en 2002, con la publicación de la Ley n.º 31/2002, determinando por la misma vía jurídica y normativa que las escuelas sean sometidas a procesos de evaluación externa. Este proceso de evaluación fue confiado a la Inspección de la Educación, a partir de 2007, pasando este a ser uno de los principales ámbitos de la intervención inspectiva. El presente estudio pretende examinar cómo es percibido, por los directores de las escuelas públicas de Portugal, el papel de la Inspección en el proceso de Evaluación Externa de las Escuelas. Con un carácter descriptivo, el estudio se ha apoyado en la aplicación de un cuestionario, contestado por 111 directores del territorio de Portugal continental. Los resultados muestran que la Evaluación Externa de las Escuelas es una actividad inspectiva valorada por los directores de las escuelas y desarrollada en línea con, por un lado, con la misión y funciones de la inspección de educación en el sistema educativo, y, por otro, con los objetivos consagrados, en la ley, a esa actividad. Aún, evidenciase que los directores de las escuelas perciben esta actividad como una oportunidad de afirmación de la figura de director, de acreditación de su liderazgo en el ejercicio de su autonomía. <![CDATA[<b>LOPES, J. Bernardino; VIEGAS, Clara & PINTO, Alexandre (Eds.) (2018). <i>Melhorar Práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia. Registar e Investigar com Narrações Multimodais</i>. Lisboa: Edições Sílabo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872019000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em Portugal, o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior surge em 2002, com a publicação da Lei n.º 31/2002, determinando pela mesma via jurídico-normativa que as escolas sejam submetidas a processos de avaliação externa. Este processo avaliativo foi confiado à Inspeção da Educação, a partir de 2007, passando este a ser um dos principais domínios da intervenção inspetiva. O presente estudo tem por objetivo analisar como é percecionado, por diretores de escolas públicas portuguesas, o papel da Inspeção no processo de Avaliação Externa das Escolas. Com uma natureza descritiva, o estudo apoiou-se na aplicação de um inquérito por questionário, respondido por 111 diretores do território de Portugal Continental. Os resultados evidenciam que a Avaliação Externa das Escolas é uma atividade inspetiva valorizada pelos diretores de escolas e desenvolvida em alinhamento, por um lado, com a missão e funções da Inspeção da Educação no sistema educativo, e, por outro, com os objetivos consignados na lei para aquela atividade. Evidencia-se ainda que os diretores de escolas percecionam esta atividade como oportunidade de afirmação da figura do diretor, de acreditação da sua liderança no exercício da sua autonomia.<hr/>In Portugal, the system of evaluation of non-higher education and teaching appears in 2002, with the publication of Law nr. 31/2002, determining that the schools are subjected to external evaluation processes. This evaluation process was handed over to the School Inspectorate since 2007, being this one of the main domains of the inspective intervention. The present study aims to examine how is perceived, by school principals of Portuguese public schools, the role of the inspection in the process of the External Evaluation of Schools. With a descriptive nature, the study relied on a survey application, answered by 111 school principals of mainland Portugal. The results suggest that the External Evaluation of Schools is an inspective activity valued by the school principals and developed in alignment, on the one hand, with the mission and functions of the School Inspectorate in the educational system, and, on the other, with the objectives enshrined in law for that activity. Also, it is showed that the school principals perceived this activity as an opportunity to claim the principal role and accreditation of their leadership in the exercise of their autonomy.<hr/>En Portugal, el sistema de evaluación de la educación y de la enseñanza no superior surge en 2002, con la publicación de la Ley n.º 31/2002, determinando por la misma vía jurídica y normativa que las escuelas sean sometidas a procesos de evaluación externa. Este proceso de evaluación fue confiado a la Inspección de la Educación, a partir de 2007, pasando este a ser uno de los principales ámbitos de la intervención inspectiva. El presente estudio pretende examinar cómo es percibido, por los directores de las escuelas públicas de Portugal, el papel de la Inspección en el proceso de Evaluación Externa de las Escuelas. Con un carácter descriptivo, el estudio se ha apoyado en la aplicación de un cuestionario, contestado por 111 directores del territorio de Portugal continental. Los resultados muestran que la Evaluación Externa de las Escuelas es una actividad inspectiva valorada por los directores de las escuelas y desarrollada en línea con, por un lado, con la misión y funciones de la inspección de educación en el sistema educativo, y, por otro, con los objetivos consagrados, en la ley, a esa actividad. Aún, evidenciase que los directores de las escuelas perciben esta actividad como una oportunidad de afirmación de la figura de director, de acreditación de su liderazgo en el ejercicio de su autonomía.