Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0871-918720180003&lang=pt vol. 31 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Educação cidadã e abandono escolar</b>: <b>a cidadania negada</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El artículo que presentamos expone las contradicciones entre la formación para la ciudadanía y el abandono escolar. La primera parte analiza las iniciativas curriculares en la política educativa chilena con respecto a la formación para la ciudadanía en la escuela desde la década del 90 hasta el año 2016. En la segunda parte, se aborda el abandono escolar en secundaria y la realidad cotidiana de los sujetos que abandonan la escuela y se sienten abandonados por ella, en contraste con el discurso curricular oficial. La vivencia de una ciudadanía negada, al no ser “parte de la parte” y no poder usufructuar del gran derecho a la educación, se visibiliza en las matrices emergentes producto del análisis del discurso de entrevistas realizadas a jóvenes en riesgo de abandono escolar en Chile (en las zonas norte, central y sur del país).<hr/>The article that we present exposes the contradictions between education for citizenship and school dropout. The first part analyzes the curricular initiatives in the Chilean educational policy with respect to education for citizenship in the school from the 90s to the year 2016. In the second part, dropout in secondary school and the daily reality of the subjects who leave school and feel abandoned by it, in contrast to the official curricular discourse, will be analysed. The experience of a denied citizenship, not being “part of the part” and not being able to benefit from the great right to education, is visible in the emerging matrices resulting from the analysis of the discourse of interviews with young people at risk of dropping out in Chile (in the north, centre and south of the country).<hr/>O artigo que apresentamos expõe as contradições entre a formação para a cidadania e o abandono escolar. A primeira parte analisa as iniciativas curriculares na política educacional chilena no que diz respeito à formação para a cidadania na escola desde os anos 90 até ao ano de 2016. Na segunda parte, aborda-se o abandono escolar e a realidade quotidiana dos sujeitos que abandonam a escola e se sentem abandonados por ela, em contraste com o discurso curricular oficial. A experiência de uma cidadania negada, não sendo “parte da parte” e não podendo beneficiar do grande direito à educação, é visível nas matrizes emergentes resultantes da análise do discurso de entrevistas com jovens em risco de abandono no Chile (no norte, centro e sul do país). <![CDATA[<b>A Educação Nova e o Novismo em Educação</b>: <b>o Novo como Ilusão Necessária</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo assinala as vertentes utópica e ideológica da visão educativa da Educação Nova. Distingue uma perspetiva do totalmente novo fechado sobre si próprio, que se absolutiza e visa instaurar um mundo totalmente outro, e uma perspetiva do novo relativo, que reconhece as partes da novidade que estão “aí” à espera de uma formulação sistemática que as acolha e lhes dê o sentido de um todo. Um todo sempre não completo e, por isso, inconfundível com o campo da experiência e aberto a outras partes da novidade de que o todo possa carecer, mesmo que o ignore. Discorre também analítica e criticamente sobre a natureza do “novo” que a “novidade” da Educação Nova seria suposto veicular, e indaga se ele não é mais uma ilusão provocada pela crença e pelo desejo dos fundadores da Educação Nova do que, na verdade, um facto substantivo e radicalmente inovador como eles o pretendiam fazer crer. Por fim, considera as trocas mútuas da ideologia e da utopia enquanto figuras da imaginação e, reconhecendo a incorporação de partes do Novo na Escola Tradicional, identifica o impoder da Educação Nova e reafirma o Novo como ilusão necessária a um movimento de renovação pedagógica.<hr/>In this article, we point out the utopian and ideological aspects of New Education educational vision, distinguishing between a totally new self-enclosed perspective, that absolutizes itself and seeks to establish a totally different world, and a relative new perspective, which recognizes parts of the novelty that are “there” waiting for a systematic formulation that recognizes and accepts them giving them the meaning of a whole. This whole is never complete and therefore unmistakable with the field of experience and open to other parts of the novelty which the whole may lack, even if it ignores it. We also discuss analytically and critically the nature of the “new” that the “newness” of New Education would be supposed to convey, and discuss whether it is not an illusion provoked by the belief and desire of the founders of New Education, a substantive and radically innovative fact as they intended to make people believe. Finally, considering the mutual exchanges between ideology and utopia as figures of the imagination and recognizing the incorporation of parts of the New into the Traditional School, we recognize the (lack of) power of New Education and reaffirm the New as a necessary illusion to renew the pedagogical movement.<hr/>Dans cet article, nous soulignerons les aspects utopique et idéologique de la vision éducative de l’Éducation Nouvelle tout en distinguant une perspective du totalement nouveau, qui s’ouvre et se referme sur elle-même, s’absolutise et vise à instaurer un monde totalement autre, et une perspective du nouveau relatif, qui reconnait des aspects de la nouveauté qui sont à portée de main et prêtes pour une formulation systématique qui les accueille et leur donne le sens d’un tout, un tout pas toujours complet et, dans ce sens, incomparable avec le domaine de l’expérience et ouvert aux autres aspects de la nouveauté qui puissent lui manquer même s’il l’ignore. Nous aborderons également de façon analytique et critique la nature du “nouveau” que la “nouveauté” de l’Éducation Nouvelle devrait véhiculer et nous nous interrogerons si ce tout ne consisterait pas plus en une illusion provoquée par la croyance et par le désir des fondateurs de l’Éducation Nouvelle qu’en un facteur substantiel et radicalement novateur comme ceux-ci prétendaient le faire croire. Finalement, tenant compte des échanges mutuels de l’idéologie et de l’utopie en tant que figures de l’imagination et reconnaissant l’incorporation d’aspects du Nouveau dans l’Ecole Traditionnelle, nous identifions l’(im)pouvoir de l’Éducation Nouvelle et nous confirmerons le Nouveau comme une illusion nécessaire pour un mouvement de rénovation pédagogique. <![CDATA[<b>A aprendizagem do pensar e a impossibilidade de ensinar filosofia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Numa abordagem fenomenológica, o artigo reflete o ensino da Filosofia, assumindo-o como possível enquanto experiência da aprendizagem do pensar. Nesta direção, o estudo possui por meta mostrar que a compreensão desta possibilidade se radica em uma impossibilidade de caráter ontológico, uma vez que o aprender a pensar não pode ser ofertado ou possibilitado por outrem. Tal impossibilidade é reconduzida para o modo de constituição da singularidade humana. Neste horizonte, a (im)possibilidade de aprender a pensar funda-se no questionamento filosófico, porém, entendido como responsabilidade do ser humano por decidir-se e apropriar-se de seu originário modo de ser. Para demonstrar esta fundamentação, o estudo parte do sentido ontológico de impossibilidade para o existir humano, definindo-a como remissão e salto para o possível, no caso, para o ser capaz do pensar e questionar. Em seguida, aclara-se o questionamento e seu caráter histórico, diferenciando-o do método de problematização das ciências positivas. Por fim, posiciona-se criticamente em relação às tendências dominantes em que se compreende o ensino da filosofia a partir das metas e dos métodos tecno-científicos, bem como da pedagogização do filosofar e, ainda, da sua burocratização em vista de seu enquadramento aos mecanismos institucionais de produção do conhecimento científico com suas atuais exigências.<hr/>In a phenomenological approach, this article reflects the teaching of philosophy, assuming it as a possibility to the experience of learning to think. In this way, the study aims to show that the understanding of this possibility lies in an impossibility which is ontological in character, since learning to think cannot be offered or made possible by others. Such impossibility goes back to the essence of human singularity. In this horizon, the (im)possibility to learn to think is based on philosophical questioning, however, understood as the responsibility of the human being to decide and appropriate his or her original way of being. In order to demonstrate this foundation, the study starts from the ontological sense of impossibility of human existence, defining it as remission and a leap to the possible, in this case, to be able to think and question. Next, the questioning and its historical character are clarified, differentiating it from the method of problematization of the positive sciences. Thus, we arrive at a critical position to the tendencies in which the teaching of philosophy is understood from the goals and the techno-scientific methods, as well as the pedagogization of the philosophical one, and also of its bureaucratization in view of its structuring to the mechanisms of producing scientific knowledge with its current requirements.<hr/>En un enfoque fenomenológico, el artículo refleja la enseñanza de la Filosofía, asumiéndola como posible en cuanto experiencia del aprendizaje del pensar. En esta dirección, el estudio tiene por meta mostrar que la comprensión de esta posibilidad radica en una imposibilidad de carácter ontológico, en cuanto el aprender a pensar no puede ser ofrecido o posibilitado por otro. Esta imposibilidad es reconducida para el modo de constitución de la singularidad humana. En este horizonte, la (im)posibilidad de aprender a pensar se funda en el cuestionamiento filosófico, sin embargo, entendido como responsabilidad del ser humano por decidirse y apropiarse de su originario modo de ser. Para demostrar esta fundamentación, el estudio parte del sentido ontológico de imposibilidad para el existir humano, definiéndolo como remisión y salto hacia lo posible, en el caso, para el ser capaz del pensar y cuestionar. A continuación, se aclara el cuestionamiento y su carácter histórico, diferenciándolo del método de problematización de las ciencias positivas. Así, se llega a un posicionamiento crítico a las tendencias en que se comprende la enseñanza de la filosofía a partir de las metas y de los métodos tecno-científicos, así como de la pedagogización del filosofar y, además, de su burocratización en vista de su marco a los mecanismos institucionales de producción del conocimiento científico con sus actuales exigencias. <![CDATA[<b>Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente ensaio tem como objetivo refletir sobre o Jogo como uma das dimensões do lúdico - a par do brincar e do competir. A reflexão vai fazer o elogio ao Jogo como um fim em si mesmo, contrariando a ideia do Jogo como um meio, um instrumento ao serviço de modelos teóricos e didáticos. O Jogo é capaz de emprestar a quem joga um movimento humano significativo, fundado a partir da concepção dialógica do movimento. Neste sentido serão apresentados alguns apontamentos que tornam o Jogo como parte essencial da Educação Física (e da educação em geral) e do movimento humano significativo; dentre eles, podemos citar a subjetividade, a criatividade, o sonho, a vontade, a possibilidade, a liberdade, … como constituintes do ser humano.<hr/>The essay aims to reflect on Game as one of the dimensions of the ludic (along with playing and competing). The reflection will praise Game as an end in itself, contradicting the idea of the Game as a medium, an instrument at the service of theoretical and didactic models. The Game is able to provide a significant human movement to those who play, founded on the dialogical conception of movement. In this sense, some notes that make Game an essential part of Physical Education (education in general) and significant human movement will be presented; among them, we can advance subjectivity, creativity, dream, willpower, possibility, freedom, … as constituents of the human being.<hr/>El presente texto tiene como objetivo reflexionar sobre el Juego como una de las dimensiones del lúdico (junto al juego y el competir). La reflexión va a hacer el elogio al Juego como un fin en sí mismo, contrariando la idea del Juego como un medio, un instrumento al servicio de modelos teóricos y didácticos. El Juego es capaz de prestar a quienes juegan un movimiento humano significativo, fundado a partir de la concepción dialógica de movimiento. En este sentido se presentarán algunos apuntes que hacen del Juego una parte esencial de la Educación Física (de la educación en general) y del movimiento humano significativo; de entre ellos, podemos citar la subjetividad, la creatividad, el sueño, la voluntad, la posibilidad, la libertad,… como constituyentes del ser humano. <![CDATA[<b>"<i>O pré-escolar faz a diferença</i>?" </b>: <b>Políticas educativas na educação de infância e práticas pedagógicas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A identificação de práticas sociopedagógicas tendencialmente reprodutoras da forma escolar, e de currículos de coleção e modos de transmissão pedagógica formais que enfatizam a literacia, a numeracia e a ciência apontam para a reconfiguração da Educação de Infância como contexto de crescente escolarização e alunização precoce das crianças e como estratégia de prevenção socioeducativa do insucesso escolar. Na interlocução entre Sociologia da Infância, Sociologia da Educação e Ciências da Educação, analisa-se o rumo das recentes mudanças políticas da Educação de Infância no quadro internacional e nacional, recuando aos anos 90, e alguns dos seus efeitos ao nível das práticas pedagógicas. A reconstituição deste trajeto assenta na análise crítica de documentos oficiais, nomeadamente as novas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016), e de observações realizadas em Jardins de Infância, públicos e privados, entre 2015 e 2017, em Portugal.<hr/>The identification of sociopedagogical practices tendentially reproductive of schooling forms, and the presence of collection curricula and formal modes of pedagogical transmission emphasizing literacy, numeracy and science point to the reconfiguration of Early Childhood Education as a context of schoolarisation and of early processes of children becoming pupils and as a socio-educational prevention strategy against school failure. From an interdisciplinary matrix between Sociology of Childhood, Sociology of Education and Educational Sciences it is analysed the trend of the recent Early Childhood Education political changes in international and national contexts, back to the 90s, and some of its effects on pedagogical practices. The reconstitution of this path rests on the critical analysis of official documents, namely the new Early Childhood Curriculum Guidelines (2016), and observations conducted in Portuguese kindergartens, public and private, between 2015 and 2017.<hr/>La identificación de prácticas socio pedagógicas tendencialmente reproductoras de la forma escolar, y de currículos de colección y modos de transmisión pedagógica formales que enfatizan la alfabetización, la numeración y la ciencia apuntan a la reconfiguración de la Educación Infantil como contexto de creciente escolarización y alunización precoz de los niños y niñas y como estrategia de prevención socioeducativa del fracaso escolar. En la interlocución entre Sociología de la Infancia, Sociología de la Educación y Ciencias de la Educación, se analiza el rumbo de los recientes cambios políticos de la Educación de Infancia en el marco internacional y nacional, retrocediendo a los años 90, y algunos de sus efectos a nivel de las prácticas pedagógicas. La reconstitución de este trayecto se basa en el análisis crítico de documentos oficiales, en particular las nuevas Directrices Curriculares para la Educación Preescolar (2016), y de observaciones realizadas en Centros de Educación Infantil, públicos y privados, entre 2015 y 2017, en Portugal. <![CDATA[<b>Análise das concepções de profissionais da educação sobre o desenvolvimento infantil</b>: <b>Um estudo em creches de uma cidade da Paraíba - Brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A educação infantil é um importante período do processo de aprendizado e desenvolvimento infantil e o conhecimento dos profissionais da educação é importante para mediar práticas pedagógicas que integrem os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais da criança, considerando o seu papel ativo no meio social. O objetivo deste estudo foi analisar e conhecer as concepções e ações de professoras da educação infantil, monitoras e psicólogas escolares sobre o desenvolvimento infantil em uma cidade do Estado da Paraíba. Participaram deste estudo 17 professoras, 17 monitoras e quatro psicólogas escolares, que atuavam em instituições públicas de educação infantil. Estas profissionais responderam a um questionário sociodemográfico e a uma entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram que a maioria das professoras e monitoras percebe o desenvolvimento infantil a partir das atividades propostas e pelas situações de brincadeira. Por sua vez, as psicólogas relataram que o desenvolvimento infantil é um processo contínuo e que pode ser percebido através das situações de interação entre o adulto e a criança. Esse estudo reafirmou a importância da influência das concepções sobre desenvolvimento infantil nas práticas dos profissionais.<hr/>Early childhood education is an important period in the child's learning process and the knowledge of education professionals is important to mediate pedagogical practices that integrate the physical, emotional, affective, cognitive, and social aspects of the children, considering their active role in the social environment. The objective of this study was to analyze and understand the conceptions and actions of kindergarten teachers, monitors and school psychologists about child development in a city located in the state of Paraíba. 17 teachers, 17 monitors and four school psychologists participated in this study. They worked in public institutions of early childhood education. These professionals answered a sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview. The results indicated that most teachers and monitors perceive child development from the proposed activities and play situations. In turn, psychologists have reported that child development is a continuous process that can be perceived through the interaction situations between the adult and the child. This study reaffirmed the importance of the influence of conceptions on child development in the practices of the professionals.<hr/>La educación infantil es un importante período del proceso de aprendizaje y desarrollo infantil y el conocimiento de los profesionales de la educación es importante para mediar prácticas pedagógicas que integren los aspectos físicos, emocionales, afectivos, cognitivos y sociales del niño, considerando su papel activo en el medio social. El objetivo de este estudio fue analizar y conocer las concepciones y acciones de profesoras de la educación infantil, monitores y psicólogas escolares sobre el desarrollo infantil en una ciudad ubicada en el Estado de Paraíba. En este estudio participaron 17 profesoras, 17 monitores y cuatro psicólogas escolares, que actuaban en instituciones públicas de educación infantil. Estas profesionales respondieron a un cuestionario sociodemográfico y una entrevista semiestructurada. Los resultados indicaron que la mayoría de las profesoras y monitores perciben el desarrollo infantil a partir de las actividades propuestas y por las situaciones de juego. Por su parte, las psicólogas relataron que el desarrollo infantil es un proceso continuo y que puede ser percibido a través de las situaciones de interacción entre el adulto y el niño. Este estudio reafirmó la importancia de la influencia de las concepciones sobre desarrollo infantil en las prácticas de los profesionales. <![CDATA[<b>Desafios dos professores na mediação das brincadeiras de crianças com necessidades educacionais especiais na educação infantil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil priorizam o desenvolvimento das capacidades infantis de crianças até cinco anos, tendo o brincar como eixo norteador do aprendizado. O objetivo deste estudo foi identificar a percepção dos professores sobre as dificuldades para realizar e mediar brincadeiras para crianças com necessidades educacionais especiais (NEE) na Educação Infantil. A pesquisa foi de caráter qualitativo e utilizou a entrevista como procedimento de coleta de dados, para 31 professores de 11 crianças incluídas em sete centros de Educação Infantil de um município do Estado do Paraná - Brasil. As entrevistas foram sujeitas a análise de conteúdo, que indicou dois temas principais: mediação e dificuldades. Os resultados apontaram que professores brincam mais com estas crianças quando há dois professores em sala; demonstraram dificuldades de mediação nas brincadeiras com as crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento e Deficiência Intelectual, o que não ocorre junto às crianças com Deficiência Física. Os resultados indicam a necessidade de maior interação com os profissionais da saúde, de uma percepção mais individualizada das crianças com necessidades educacionais especiais, e de maior investimento na formação dos professores em serviço, quanto ao conhecimento de estratégias para mediar as brincadeiras.<hr/>The National Education Standards for Early Childhood prioritize skills development of children up to five years old, taking play as a guideline of learning. The objective of this study was to identify the perceptions of teachers on the difficulties to perform and mediate the play of children with special educational needs (SEN) in early childhood education. It is a qualitative research, which collected data using interviews with 31 teachers of 11 children in seven Early Childhood Education centers, in Paraná state town. The interviews were analysed using content analysis procedures that revealed two main themes: mediation and difficulties. The results indicated that teachers play more with these children when there are two teachers in the room; they demonstrated difficulties in mediation when playing with children with pervasive developmental disorders and intellectual disabilities, which does not happen with children with physical disabilities. There is a need of greater interaction with health professionals, more individualized perception of children with special educational needs, and greater investment in in-service teacher training, mainly in what comes to knowing strategies to mediate play.<hr/>Les directives de programmes scolaires du Brésil pour l´éducation des enfants priorisent le développement des capacités des enfants jusqu´à cinq ans, ayant les jeux comme axe de guidage de l´apprentissage. Le but de cette étude a été d´identifier la perception des professeurs à propos des difficultés à effectuer et faire la médiation des jeux pour les enfants ayant besoins éducatifs spéciaux dans l´éducation des enfants. La recherche était qualitative, et il a été employé l´interview comme procédure pour faire la collecte de données avec 31 enseignants de 11 enfants inclus dans sept Centres d´Éducation des Enfants d´une ville de l´État de Paraná, Brésil. Les entretiens ont été soumis à une analyse de contenue celui a indiqué deux thèmes principaux: médiation e difficultés. Les résultats ont souligné que les enseignants jouent mieux avec ces enfants lorsqu’il y a deux enseignants ensembles dans la salle, ainsi qu´ils éprouvent des difficultés de médiation dans les jeux avec les enfants qui ont des Troubles du Développement Global et Déficience Intellectuelle, ce que n´arrive pas auprès des enfants avec Déficience Physique. Les résultats indiquent la nécessité d’une meilleure interaction entre les professionnels de la santé, une perception plus individualisée des enfants ayant besoins éducatifs spéciaux et un plus grand investissement dans les formations des enseignants en service par rapport à la connaissance des stratégies pour faire la médiation des jeux. <![CDATA[<b>O Bom Leitor</b>: <b>Preditores da Literacia de Leitura dos Alunos Portugueses no PIRLS 2016</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em 2016, 4642 alunos portugueses, selecionados aleatoriamente de todas as regiões de Portugal, a frequentar o 4.º ano de escolaridade em escolas públicas e privadas, participaram no PIRLS 2016, tendo alcançado um desempenho médio de 528 pontos (SE = 2,3), 13 pontos significativamente abaixo da média observada no PIRLS 2011. Neste artigo, por recurso a modelos de regressão linear hierárquica aplicados aos valores plausíveis de literacia dos alunos, procurou-se identificar as variáveis ao nível do aluno, das famílias, dos professores e das escolas capazes de explicar a variabilidade observada nos resultados de literacia de leitura dos alunos portugueses. Cerca de 26% e 32% desta variabilidade podem, respetivamente, ser explicadas por um conjunto reduzido de variáveis caracterizadoras do aluno e da família, e dos professores e das escolas. A confiança dos alunos como leitores e os recursos educativos disponíveis em casa são os melhores preditores da variação dos desempenhos ao nível do aluno e família. Ao nível da escola e dos professores, a ênfase da escola no sucesso académico e a perceção dos professores quanto à vontade de os alunos terem sucesso académico são os melhores preditores da variação observada nos desempenhos dos alunos portugueses no PIRLS 2016.<hr/>In 2016, 4642 Portuguese students, randomly selected from all Portuguese regions, attending fourth grade in public and private schools, participated in the PIRLS 2016. In this edition, Portuguese students achieved an average performance of 528 points (SE = 2.3), 13 points significantly below the average observed in PIRLS 2011. In this paper, using hierarchical linear regression models applied to the students' plausible values of literacy, variables at the students’ and the families’ level and at the teachers’ and the schools’ levels are identified that can better explain the variability observed in the PIRLS 2016 reading literacy. About 26% and 32% of this variability can, respectively, be explained by a reduced set of variables characterizing the student and their family, and teachers and schools. At the student and family level, student confidence as readers and the educational resources available at home are the best predictors of students’ performance variation. At the school and teacher level, the school's emphasis on academic success and teachers 'perceptions of students' willingness to succeed academically are the best predictors of the observed variation of the Portuguese students’ performance in PIRLS 2016.<hr/>En 2016, 4642 étudiants Portugais, sélectionnés au hasard dans toutes les régions Portugaises, fréquentant la 4ème année de scolarité dans les écoles publiques et privées, ont participé au PIRLS 2016. Dans cette édition, les élèves nationaux ont obtenu une performance moyenne de 528 points (SE = 2,3), soit 13 points de moins que la moyenne observée dans PIRLS 2011. Dans cet article, en utilisant des modèles de régression linéaire hiérarchique appliqués aux valeurs plausibles de la littéracie de lecture, nous avons tenté d'identifier les variables au niveau de l'élève, des familles, des enseignants et des écoles capables d'expliquer la variabilité observée dans les résultats de la littéracie de lecture d'étudiants Portugais. Environ 26% et 32% de cette variabilité peuvent, respectivement, s'expliquer par un ensemble réduit de variables caractérisant l'élève et la famille, les enseignants et les écoles. Au niveau de l'apprenant et de la famille, la confiance des élèves en tant que lecteurs et les ressources éducatives disponibles à la maison sont les meilleurs prédicteurs de la variation du rendement des élèves. Au niveau de l'école et de l'enseignant, l'accent mis par l'école sur la réussite scolaire et la perception des enseignants de la volonté des élèves de réussir sur le plan scolaire sont les meilleurs prédicteurs de la variation observée dans la performance des élèves Portugais dans PIRLS 2016. <![CDATA[<b>As vozes e perspetivas dos aprendentes no âmbito da investigação sobre a escrita</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A perspetiva dos alunos sobre a escrita constitui o eixo que percorre transversalmente este texto, a partir do contributo de estudos desenvolvidos em Portugal, desde a década de noventa até à atualidade. Nos primeiros três estudos considerados, essa perspetiva é captada no decurso do processo de escrita, focada na resolução de problemas por parte dos alunos, ao escreverem. As metodologias assentaram na escrita colaborativa e na integração, no processo, de estratégias facilitadoras da revisão. O segundo conjunto de estudos incide sobre as representações dos alunos em relação à escrita, considerando a pluralidade de contextos, géneros, recursos, saberes e atividades que implica. Metodologicamente, estes estudos mobilizaram textos explicitadores, questionários, entrevistas, diários, notas de campo. Os resultados mostram, em relação ao processo, uma progressão que torna salientes as limitações dos níveis de escolaridade mais baixos relativamente à reformulação e revisão. Quanto à relação com a escrita, surge em evidência o contraste entre a escrita escolar e extraescolar. As implicações remetem para a consideração didática das limitações encontradas e das potencialidades de dispositivos colaborativos e outros, facilitadores do processo, ao serviço de uma relação com a escrita que abranja a diversidade de géneros e motivações, em contextos escolares e extraescolares.<hr/>The students' perspective on writing is the axis that runs across this text, based on the contribution of several studies developed in Portugal, from the nineties to the present. In the first three studies described, this perspective is captured in the course of the writing process and focused on the problem solving strategies developed by students as they write. The methodologies were based on collaborative writing and on procedural facilitation strategies that aimed at enhancing text revision. The second set of studies focuses on the students' representations about writing, considering the plurality of contexts, genres, resources, knowledge and activities involved. Methodologically, these studies involved the analysis of students´ texts about their writing as well as questionnaires, interviews, journals, field notes. The results show students´ progression in the development of the writing process as they grow older and allow a better understanding of the difficulties of younger pupils in reviewing and reformulating. As far as students´ relationship with writing is concerned, the contrast between school and out-of-school writing emerges. These findings highlight the importance of collaborative writing and procedural facilitation strategies in a didactics of writing that considers the diversity of situations, genres and motivations within and outside the school context.<hr/>Le point de vue des étudiants sur l'écriture est l'axe qui traverse ce texte, basé sur la contribution des études développées au Portugal, des années 1990 à nos jours. Dans les trois premières études examinées, cette perspective est appréhendée au cours du processus d'écriture et axée sur la résolution de problèmes par les élèves pendant qu'ils écrivent. Les méthodologies se sont fondées sur l'écriture collaborative et l'intégration, dans le processus, de stratégies qui facilitent la révision. La deuxième série d'études se concentre sur les représentations des élèves en relation avec l'écriture, considérant la pluralité des contextes, des genres, des ressources, des connaissances et des activités impliquées. Méthodologiquement, ces études ont mobilisé des textes explicatifs, des questionnaires, des entretiens, des revues, des notes de terrain. Les résultats montrent une progression par rapport au processus, qui met en évidence les limites des niveaux inférieurs d'éducation en termes de reformulation et de révision. En ce qui concerne la relation avec l'écriture, le contraste entre l'école et l'écriture extrascolaire émerge. Les implications de ces résultats ont une incidence sur la prise en compte didactique des limites rencontrées et des potentialités des dispositifs collaboratifs et autres facilitateurs du processus, au service d'une relation à l'écriture qui couvre la diversité des genres et des motivations, scolaires et extrascolaires. <![CDATA[<b>Formação docente em processos de mudança</b>: <b>Análise de uma proposta de inovação curricular em cursos de licenciatura</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A recorrente denúncia de que a formação inicial não tem respondido às novas exigências do trabalho dos professores na sociedade contemporânea coloca em questão a revisão dos currículos que formam esses profissionais. Nesse contexto, o presente estudo tem como foco a análise crítica de uma organização curricular alternativa desenvolvida em cursos de licenciatura de uma universidade pública brasileira. Escolheu-se como questão orientadora investigar em que medida a proposta que vem sendo implementada nesses cursos traz referentes para inovação curricular na formação inicial de professores. Adota-se como caminho metodológico a abordagem qualitativa de pesquisa. Para obtenção dos dados privilegiou-se a análise documental. A análise dos dados compreendeu três etapas: pré-análise; exploração do material; tratamento dos resultados obtidos e interpretação.Os dados indicam que a inovação curricular em andamento se manifesta com movimentos de mudança em um conjunto de elementos centrais e relevantes, tais como concepção e organização curricular, saberes docentes, modelos de formação, atividades práticas/estágio e metodologia de ensino-aprendizagem.<hr/>The recurring complaint that the initial training has not offered appropriate responses to the new demands of teachers' work in contemporary society incites the review of curricula that aims at these professionals’ development. In this context, the present study focuses on the critical analysis of an alternative curriculum organization developed in undergraduate courses at a Brazilian public university. The chosen guiding question was to investigate to what extent the proposal that has been implemented in such courses brings indicators to curriculum innovation in initial teacher development. The methodological approach adopted was the qualitative research. The data was obtained primarily through documental analysis. Data analysis comprised three steps: pre-analysis; exploitation of the material; data analysis and interpretation.The data indicates that the curriculum reform in progress manifests itself in changing movements in a set of core and relevant elements such as curriculum design and organization, teaching knowledge, models for teacher development, practical activities/training and teaching-learning methodology.<hr/>La recurrente denuncia de que la formación inicial no está atendiendo las nuevas exigencias de trabajo de los profesores en la sociedad contemporánea plantea la cuestión sobre la revisión de los currículos que gradúan a dichos profesionales. En este contexto, el presente estudio se fija en el análisis crítico de una ordenación curricular alternativa que se desarrolla en cursos de licenciatura e una universidad pública brasileña. Se ha elegido como tema orientador investigar en qué medida la propuesta que se implementa en tales cursos vincula referentes para la innovación curricular en la formación inicial de profesores. Se toma como camino metodológico el abordaje cualitativo de investigación. Con el objetivo de colectar datos se privilegió un análisis documental. El análisis de datos estuvo compuesto por tres etapas: pre-análisis; estudio del material; tratamiento de los resultados obtenidos y interpretación. Los datos indican que la innovación curricular en marcha se manifiesta con el alzamiento a cambios en un conjunto de elementos centrales y relevantes, así como concepción y ordenación curricular, saberes docentes, modelos de formación, actividades funcionales/ práctica laboral y metodología enseñanza-aprendizaje. <![CDATA[<b>Opção sexual ou orientação sexual? </b>: <b>A compreensão de professores de um curso de Medicina sobre sexualidade </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta parte de resultados de um estudo que investigou a compreensão de docentes de um curso de Medicina sobre a dimensão humana da sexualidade para desvelar processos de educação sexual vividos numa proposta de currículo inovador. A pesquisa foi norteada pelo paradigma do materialismo histórico dialético que utiliza o método dialético para análise da realidade. Os instrumentos de coleta compreenderam questionários e entrevistas. A análise de conteúdo desvelou contradições na prática pedagógica, que representa vivências ancoradas na vertente médico-biológica somada ao paradigma da medicina científica. Como resultado, registrou-se o uso ainda constante das palavras “opção sexual”, “escolha sexual” e “homossexualismo”, o que sugere a compreensão da diversidade por abordagens biológicas, patologizantes e reducionistas. O fortalecimento da formação continuada e permanente dos docentes torna-se urgente e necessária. Contudo, as contradições também apontam para um curso vivo, dinâmico e em transição paradigmática, onde há possibilidades de se vivenciar com plenitude pedagógica processos de educação sexual numa abordagem emancipatória.<hr/>This article presents part of the results of a research that investigated the perceptions of teachers of a medical degree programme on the human dimension of sexuality so that processes of sexual education, which were presented in a proposal of an innovative curriculum, could be unveiled. The research was guided by the dialectical historical materialism paradigm that uses the dialectical method to analyse reality. Questionnaires and interviews were the instruments for data collection. Content analysis revealed contradictions in the pedagogical practice that represents experiences anchored in the medical-biological approach, coupled with the paradigm of scientific medicine. The words “sexual option”, “sexual choice” and “homosexualism” were often evidenced in the analysis, which suggests the understanding of diversity through biological, pathological and reductionist approaches. The strengthening of continuous and permanent teacher education becomes urgent and necessary. However, the contradictions also point to a programme that is alive, dynamic and in paradigmatic transition. There are possibilities of fully experiencing pedagogical processes of sexual education in an emancipatory approach.<hr/>El artículo presenta una parte del resultado de un estudio que investigó la comprensión de docentes de un curso de Medicina sobre la dimensión humana de la sexualidad para desvelar procesos de educación sexual vividos en una propuesta de currículo innovador. La investigación ha sido orientada por el paradigma del materialismo histórico dialéctico que utiliza el método dialéctico para el análisis de la realidad. Los instrumentos de recolección de datos comprendieron los cuestionarios y las entrevistas. En el análisis de contenido se desvelaron contradicciones en la práctica pedagógica de los docentes que representan vivencias ancladas, principalmente, en la vertiente médico-biológica sumada al paradigma de la medicina científica. Se registró el uso frecuente de las palabras opción sexual y elección sexual, además del término “homosexualismo”, lo que sugiere la comprensión de la diversidad por enfoques biológicos, patologizantes y reduccionistas. El fortalecimiento de la formación continuada y permanente de los docentes se vuelve urgente y necesaria. Sin embargo, las contradicciones también apuntan a un curso vivo, dinámico y en transición paradigmática, donde hay posibilidades de vivenciarse con plenitud pedagógica procesos de educación sexual en un abordaje emancipatorio. <![CDATA[<b>Atuar na indução de professores</b>: <b>Que implicações para os diretores escolares portugueses?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo centra-se no papel desempenhado pelos diretores escolares portugueses na promoção da integração e do desenvolvimento profissional dos professores principiantes nas suas organizações. Desenvolvido no quadro do Projeto Europeu The Outstanding New Teacher Programme (ONTP), o artigo apresenta os resultados do estudo de cariz quantitativo, com recurso à técnica de questionário, aplicado em formato eletrónico, procurando-se perceber que necessidades são sentidas por estes diretores para acolherem e potenciarem o crescimento profissional dos professores em início de atividade. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo a dois procedimentos: numa primeira fase, foram realizadas análises descritivas sobre cada item do instrumento e sobre as dimensões de análise das necessidades dos professores (no âmbito da promoção do desenvolvimento profissional e organizacional, liderança pedagógica e organização do trabalho); num segundo momento, procedeu-se a análises inferenciais em função de características dos sujeitos do estudo, consideradas como variáveis passíveis de explicar alguma variabilidade nas respostas. Os resultados permitem inferir uma valorização da observação e da reflexão entre pares enquanto estratégias de desenvolvimento profissional e organizacional, sendo bastante evidente a necessidade de apoio para cumprirem os desígnios do exercício da vertente de liderança pedagógica da sua ação enquanto diretores, necessidades declaradas de forma mais vigorosa quanto maior é o nível de qualificação académica.<hr/>The article focuses on the role played by the Portuguese school principals in promoting the integration and professional development of beginning teachers in their organisations. Developed within the framework of the European Project The Outstanding New Teacher Programme (ONTP), the article presents the results of a quantitative study, by using a questionnaire technique, applied in electronic format. We tried to understand what needs school principals have in order to welcome and foster the professional growth of teachers at the beginning of their activity. Data was analysed, primarily, through descriptive analyses on each item and the dimensions of analysis of teachers' needs (promotion of professional and organizational development, pedagogical leadership and work organization); secondly, through inferential analyses according to the characteristics of the subjects, seen as capable of explaining some variability in the responses. The results allow us to value observation and reflection among peers as strategies for professional and organizational development. It is evident the need for support to exercise pedagogical leadership by school principals, particularly considering that the higher their level of academic qualification, the stronger those needs are stated.<hr/>L'article se concentre sur le rôle des chefs d'établissement portugais dans la promotion de l'intégration et du développement professionnel des enseignants débutants dans leurs organisations. Développé dans le cadre du Projet Européen The Outstanding New Teacher Programme (ONTP), l'article présente les résultats de l’étude quantitative, en utilisant la technique du questionnaire, appliquée en format électronique, où l'on a cherché à percevoir quels sont les besoins ressentis par les directeurs pour accueillir et favoriser la croissance professionnelle des enseignants au début de leur activité. Les données collectées ont été analysées selon deux procédures: dans la première phase, des analyses descriptives ont été effectuées sur chaque élément de l'instrument et sur les dimensions de l'analyse des besoins des enseignants (dans le but de promouvoir le développement professionnel et organisationnel, la gestion pédagogique et l'organisation du travail); et, deuxièmement, des analyses inférentielles ont été effectuées en fonction des caractéristiques des chefs d'établissement, considérés comme des variables capables d'expliquer une certaine variabilité dans les réponses. Les résultats nous permettent de déduire une évaluation de l'observation et de la réflexion chez les enseignants en tant que stratégies de développement professionnel et organisationnel. Le besoin déclaré de soutien pour exercer la dimension de leadership pédagogique en tant que directeurs est assez évident, et il devient d'autant plus fort que le niveau de qualification académique est élevé. <![CDATA[<b>Sentidos atribuídos ao significante prática curricular nas produções científicas da ANPEd</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo inscreve-se no debate sobre o currículo, e mais especificamente sobre as práticas curriculares, e tem como objetivo identificar sentidos atribuídos ao significante prática curricular nas produções científicas da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), Brasil. Para isso, mobiliza conceitos de currículo que o compreendem como projeto formativo produzido pelas políticas e pelos agentes educativos que o configuram e praticam nos quotidianos escolares, reconhecendo-o como território de disputas. Neste sentido, foram selecionadas e analisadas, a partir da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (1987), as pesquisas circunscritas ao período de 2006-2015. Essa análise permitiu identificar uma articulação da prática curricular com outros significantes, configuradora de sentidos que reconhecem os quotidianos das escolas como espaços de criação e recriação curriculares, e que perspetivam os professores como intelectuais responsáveis pela organização do processo didático-pedagógico, isto é, como profissionais capazes de criarem conhecimentos que respondam às urgências sentidas pelo exercício da docência mas que não se enquadram necessariamente nos modelos determinados pelas políticas curriculares.<hr/>The article is part of the debate about the curriculum, specifically about the curricular practices, and aims to identify meanings attributed to the significant curricular practice in the scientific productions of ANPEd (National Association of Postgraduate and Research in Education), Brazil. To that end, it mobilizes curriculum concepts that understand it as a formative project produced by the policies and by the educational agents who configure and practice it in everyday school life recognizing it as a disputed territory. Taking this in consideration, we selected, read and analyzed the studies that were limited to the period 2006-2015, based on Ernesto Laclau and Chantal Mouffe’s Discourse Theory (1987). This analysis allowed us to identify an articulation of curricular practice with other signifiers, configuring meanings that recognize the daily life of schools as spaces of curricular creation and re-creation, and that regard teachers as intellectuals responsible for organizing the didactic-pedagogical process, i.e., as capable of creating knowledge that does not necessarily fit into the models proposed by the curricular policies, but respond to the urgencies felt by the teachers.<hr/>El artículo se inscribe en el debate sobre el currículo, y más específicamente sobre las prácticas curriculares, y tiene como objetivo identificar sentidos atribuidos al significante práctica curricular en las producciones científicas de la ANPEd (Asociación Nacional de Postgrado e Investigación en Educación), Brasil. Para ello, moviliza conceptos de currículo que lo comprenden como proyecto formativo producido por las políticas y por los agentes educativos que lo configuran y practican en los cotidianos escolares, reconociéndolo aún como territorio de disputas. Frente a esa comprensión, seleccionamos, leemos en su totalidad y analizamos las investigaciones circunscritas al período 2006-2015 a partir de una perspectiva basada en la Teoría del Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (1987). Este análisis permitió identificar una articulación de la práctica curricular con otros significantes, configuradora de sentidos que reconocen los cotidianos de las escuelas como espacios de creación y recreación curriculares, o sea, que consideran esas instituciones no más como lugares de ausencias, y que contemplan a los profesores como intelectuales responsables de la organización del proceso didáctico-pedagógico, capaces de crear conocimientos que no necesariamente se encuadren en los modelos propuestos por las políticas curriculares, sino que respondan a las urgencias sentidas por el ejercicio de la docencia. <![CDATA[<b>RIBEIRO DIAS, JOSÉ (2018). <i>Na Rota do Mistério. Viver, saber, amar</i>. Lisboa: Chiado Books</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo inscreve-se no debate sobre o currículo, e mais especificamente sobre as práticas curriculares, e tem como objetivo identificar sentidos atribuídos ao significante prática curricular nas produções científicas da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), Brasil. Para isso, mobiliza conceitos de currículo que o compreendem como projeto formativo produzido pelas políticas e pelos agentes educativos que o configuram e praticam nos quotidianos escolares, reconhecendo-o como território de disputas. Neste sentido, foram selecionadas e analisadas, a partir da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (1987), as pesquisas circunscritas ao período de 2006-2015. Essa análise permitiu identificar uma articulação da prática curricular com outros significantes, configuradora de sentidos que reconhecem os quotidianos das escolas como espaços de criação e recriação curriculares, e que perspetivam os professores como intelectuais responsáveis pela organização do processo didático-pedagógico, isto é, como profissionais capazes de criarem conhecimentos que respondam às urgências sentidas pelo exercício da docência mas que não se enquadram necessariamente nos modelos determinados pelas políticas curriculares.<hr/>The article is part of the debate about the curriculum, specifically about the curricular practices, and aims to identify meanings attributed to the significant curricular practice in the scientific productions of ANPEd (National Association of Postgraduate and Research in Education), Brazil. To that end, it mobilizes curriculum concepts that understand it as a formative project produced by the policies and by the educational agents who configure and practice it in everyday school life recognizing it as a disputed territory. Taking this in consideration, we selected, read and analyzed the studies that were limited to the period 2006-2015, based on Ernesto Laclau and Chantal Mouffe’s Discourse Theory (1987). This analysis allowed us to identify an articulation of curricular practice with other signifiers, configuring meanings that recognize the daily life of schools as spaces of curricular creation and re-creation, and that regard teachers as intellectuals responsible for organizing the didactic-pedagogical process, i.e., as capable of creating knowledge that does not necessarily fit into the models proposed by the curricular policies, but respond to the urgencies felt by the teachers.<hr/>El artículo se inscribe en el debate sobre el currículo, y más específicamente sobre las prácticas curriculares, y tiene como objetivo identificar sentidos atribuidos al significante práctica curricular en las producciones científicas de la ANPEd (Asociación Nacional de Postgrado e Investigación en Educación), Brasil. Para ello, moviliza conceptos de currículo que lo comprenden como proyecto formativo producido por las políticas y por los agentes educativos que lo configuran y practican en los cotidianos escolares, reconociéndolo aún como territorio de disputas. Frente a esa comprensión, seleccionamos, leemos en su totalidad y analizamos las investigaciones circunscritas al período 2006-2015 a partir de una perspectiva basada en la Teoría del Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (1987). Este análisis permitió identificar una articulación de la práctica curricular con otros significantes, configuradora de sentidos que reconocen los cotidianos de las escuelas como espacios de creación y recreación curriculares, o sea, que consideran esas instituciones no más como lugares de ausencias, y que contemplan a los profesores como intelectuales responsables de la organización del proceso didáctico-pedagógico, capaces de crear conocimientos que no necesariamente se encuadren en los modelos propuestos por las políticas curriculares, sino que respondan a las urgencias sentidas por el ejercicio de la docencia.